Anda di halaman 1dari 47

Sistemas operacionais Windows XP O Windows XP uma famlia de sistemas operacionais de 32 e 64-bits produzido pela Microsoft, para uso em computadores

es pessoais, incluindo computadores residenciais e de escritrios, notebooks e media centers. O nome "XP" deriva de eXPerincia. O Windows XP o sucessor de ambos os Windows 2000 e Windows Me e o primeiro sistema operacional para consumidores produzido pela Microsoft construdo em nova arquitetura e ncleo (Windows NT 5.1). A ltima verso foi a XP SP3 (Service Pack 3) Windows Vista O Microsoft Windows Vista uma linha de sistemas operacionais desenvolvido pela Microsoft para uso em computadores pessoais, incluindo computadores residenciais e de escritrios, laptops, Tablet PCs e computadores Media Centers. No solicitado em concursos pblicos devido ao baixo nmero de usurios. Windows 7 O Windows 7 a mais recente verso do Microsoft Windows, uma srie de sistemas operativos produzidos pela Microsoft para uso em computadores pessoais, incluindo computadores domsticos e empresariais, laptops e PC's de centros de mdia, entre outros. Verses do Windows 7: Starter Edition, Home Basic, Home Premium, Professional, Enterprise e Ultimate. Linux Linux o termo geralmente usado para designar qualquer sistema operacional que utilize o ncleo Linux. Foi desenvolvido pelo finlands Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O seu cdigo fonte est disponvel sob licena GPL para qualquer pessoa utilizar, estudar, modificar e distribuir de acordo com os termos da licena. Inicialmente desenvolvido e utilizado por grupos de entusiastas em computadores pessoais, o sistema Linux passou a ter a colaborao de grandes empresas, como a IBM, a Sun Microsystems, a Hewlett-Packard (HP), Red Hat, Novell, Oracle, Google e a Canonical. Distribuies Linux: Internacionais: Arch Linux, Chrome OS, Debian, Fedora, Gentoo, Knoppix, Mandriva, Mint, OpenSUSE, Red Hat, Sabayon, Slackware (SLAX), Ubuntu (Kubuntu Lubuntu Xubuntu Fluxbuntu). Brasileiras: Big, Satux, DreamLinux, Kurumin (Kurumin Games), Poseidon, Tutoo. Semelhanas entre Windows e Linux Ambos os sistemas usam o conceito de rea de trabalho; Ambos usam um sistema de utilizao por mais de uma pessoa (multiusurio), pelo menos a partir do Windows 2000 (a saber, ordem de verses: 95, 98, 2000, Me, XP, Vista, 7); Ambos utilizam interfaces grficas, cones e cliques para acesso a programas, pastas e arquivos; Ambos acessam Internet de diversas maneiras. Possibilitam o trabalho em rede, acessando dados e compartilhando informaes atravs de um servidor de rede. Programas populares, como navegadores de Internet (Firefox, Opera, Google Chrome), aplicativos de escritrio (OpenOffice.org, BrOffice.org), bancos de dados (MySQL, PostgreSQL), comunicadores instantneos (Skype, Pidgin), entre muitos outros esto disponveis para ambos.

Sistemas Operacionais - Pg. 1

Diferenas entre Windows e Linux No Linux voc pode configurar entre 1 e 64 reas de trabalho distintas. No Windows, apenas 1. O Linux um conjunto de softwares, a maioria livre, ou seja, o cdigo da maioria dos programas includos na distribuio pode ser lido, alterado, copiado e distribudo a terceiros por qualquer pessoa que queira se aprofundar e aprender com eles. O Windows um conjunto de softwares proprietrios, cuja posse e execuo so limitadas por clusulas contratuais e licenas de uso, e cujo contedo no disponibilizado, no pode ser alterado, copiado ou distribudo. O Linux gratuito e est disponvel para download na Internet. O Windows pago e qualquer gratuidade, ou ilegal, ou limita de alguma forma as funcionalidades do sistema. O Linux no afetado por vrus e invases de maneira fcil. O Windows o principal alvo e o principal vetor de disseminao de pragas digitais, especialmente pela quantidade de usurios O Linux pode ser executado a partir de um disco ou pendrive, sem a necessidade de instalao. Ele tambm permite que outros sistemas sejam instalados em paralelo, possibilitando a escolha de qual deles se quer utilizar a cada momento. O Windows somente roda instalado em um disco local e a sua instalao danifica as instalaes de outros sistemas operacionais, no dando a opo de escolha. S possvel usar duas ou mais verses de Windows com a opo multi-boot. possvel rodar grande parte dos programas do Windows no Linux, sem perda de velocidade, mas no possvel rodar programas desenvolvidos para o Linux em um sistema Windows, especialmente os softwares Microsoft. Bibliotecas O Windows 7 vem com bibliotecas para documentos, msicas, fotos e vdeos. Mas voc pode personalizlas ou criar suas prprias bibliotecas, com apenas alguns cliques. Tambm possvel classificar rapidamente e mudar suas bibliotecas de lugar por exemplo, documentos por tipo, fotos por data em que foram tiradas ou msica por gnero. E compartilhe facilmente as bibliotecas com pessoas em uma rede local. Os arquivos so armazenados simbolicamente nas bibliotecas quando armazenados em mdias removveis. No Windows XP, bibliotecas significam arquivos DLL. A definio mudou, e desta forma, existem dois tipos de bibliotecas no Windows 7. arquivos DLL so bibliotecas do sistema e pastas com arquivos do usurio.

Sistemas Operacionais - Pg. 2

Gadgets Os gadgets colocam informao e diverso como notcias, fotos, jogos e as fases da Lua diretamente na sua rea de trabalho. Arraste um gadget para perto da borda da tela ou outro gadget e observe como ele se ajusta direitinho no lugar, para um visual melhor. A principal diferena dos gadgets do Windows 7 para os gadgets do Windows Vista a possibilidade de arrastar ele para qualquer local da rea de trabalho. Reparo da inicializao Problemas de inicializao de um PC podiam ser difceis de corrigir, porque o Windows no tinha uma oportunidade de carregar as ferramentas para soluo de problemas. Algumas pessoas simplesmente desistem e reinstalam o Windows. O Reparo de Inicializao foi projetado para impedir uma reinstalao demorada, diagnosticando e reparando problemas que impedem a inicializao do Windows. Apresentado no Windows Vista, o Reparo de Inicializao est ainda mais fcil de usar porque o Windows 7 agora o instala na unidade de disco rgido. Em qualquer sistema operacional, no devemos formatar, e sim reparar os arquivos. A formatao um procedimento pouco recomendado, e completamente negado nas questes de concursos. A reparao no Windows XP conhecida por dois mecanismos: inicializao via tecla F8 ou reparo da instalao via CD de instalao do XP. Aero Os destaques visuais do Aero incluem animaes sutis e janelas translcidas que voc pode personalizar. Escolha uma cor na palheta inclusa ou crie suas prprias cores personalizadas com a mixagem de cores. As funes do Aero esto disponveis nas verses do Windows 7, exceto a Starter Edition. A verso SE foi desenvolvida e comercializada em pases em desenvolvimento. No possui DVD de instalao e no est a venda. uma verso OEM (de integrador de software), que vem pr-instalada em computadores (desktop, notebooks, netbooks) novos. Peek Para mostrar rapidamente uma janela escondida, aponte para a sua miniatura na barra de tarefas. Agora, apenas essa janela aparece na rea de trabalho. Shake Basta clicar na parte de cima de painel e sacudir o mouse. Pronto! Todas as janelas abertas desaparecem, exceto a que voc escolheu. Sacuda de novo - e todas as janelas voltam. Snap Dependendo de onde voc arrastar uma janela, ser possvel expandi-la verticalmente, coloc-la na tela inteira ou exibi-la lado a lado com outra janela. Se arrastarmos a janela para cima, alm da rea do monitor, ela maximizada e todas as demais minimizadas. uma forma de organizar as janelas abertas automaticamente.

Sistemas Operacionais - Pg. 3

Windows XP Mode O Modo Windows XP permite executar programas corporativos antigos do Windows XP na rea de trabalho do Windows 7. Desenvolvido com foco principal nas pequenas e mdias empresas, o Modo Windows XP um download separado e funciona apenas nos Windows 7 Professional, Ultimate e Enterprise. O Modo Windows XP tambm exige um software de virtualizao como o Windows Virtual PC. Ambos esto disponveis gratuitamente no site da Microsoft. Permite a execuo de softwares 32 bits em sistemas 64 bits. utilizado especialmente para a instalao de impressoras que no possuem driver para Windows 7, softwares que operam somente em 32 bits ou em 16 bits. Segurana no Windows O Windows 7 oferece diversas ferramentas de segurana: Firewall do Windows (filtro de entrada e sada de pacotes via rede), Windows Update (atualizaes de segurana, crticas e drivers), Proteo contra vrus (monitoramento), Proteo contra spywares e softwares indesejados (Windows Defender), Configuraes de Segurana da Internet (acesso e execuo de scripts), Controle de Contas de Usurio (UAC User Acount Control) e Proteo de Acesso Rede (para administradores de rede). Podemos conferir o status de cada item no Painel de Controle, Central de Aes, ilustrado na imagem a seguir.

Sistemas Operacionais - Pg. 4

Firewall do Windows Usar um firewall como trancar a porta da frente da sua casa - ele ajuda a manter os intrusos (nesse caso, hackers e softwares mal-intencionados) de fora. O Firewall do Windows ativado por padro no Windows 7. No Windows XP e Vista necessrio o usurio ativar manualmente no Painel de Controle, item Firewall. O Windows 7 oferece trs possibilidades de configurao do firewal: casa, trabalho, pblico.

Windows Update As atualizaes so classificadas como Importantes, Recomendadas, Opcionais e em Destaque. Veja a seguir o que elas significam: As atualizaes importantes oferecem benefcios significativos, como segurana, privacidade e confiabilidade aprimoradas. Elas devem ser instaladas assim que estiverem disponveis e podem ser instaladas automaticamente com o Windows Update. As atualizaes recomendadas solucionam problemas no crticos ou ajudam a aperfeioar sua experincia de computao. Como essas atualizaes no solucionam problemas bsicos com o computador ou o software Windows, elas podem oferecer aprimoramentos significativos. Elas podem ser instaladas automaticamente. As atualizaes opcionais podem incluir atualizaes, drivers ou novos softwares da Microsoft para aperfeioar sua experincia ao usar o computador. Voc apenas pode instal-las manualmente.

Sistemas Operacionais - Pg. 5

Windows Defender O Windows Defender sua primeira linha de defesa contra spywares e outros programas indesejados. E, no Windows 7, ele mais fcil de usar, com notificaes mais simples, mais opes de verificao e menos impacto no desempenho do seu computador. O Windows Defender agora parte da Central de Aes. Ele no um software antivrus. O Windows no possui software antivrus padro, sendo necessrio a instalao de um aplicativo de terceiros, como o Microsoft Security Essentials, AVAST, AVG, Kaspersky, entre outros. No site www.av-comparatives.org existem vrias opes para download com testes comparativos de performance. Ainda sobre o antivrus, o Windows faz apenas o monitoramento de seu status, se est atualizado ou desatualizado, avisando pela Central de Aes.

Sistemas Operacionais - Pg. 6

Configuraes de segurana da Internet Acessveis pelo Painel de Controle ou pelas Opes de Internet, Segurana no navegador Internet Explorer menu Ferramentas, permite definir nveis de proteo para o acesso via Internet, Intranet local (rede interna com acesso restrito), identificar os sites confiveis (que podem ser acessados mesmo com problemas de autenticao ou certificado digital) e sites restritos (endereos que devem ser bloqueados).

Controle de Contas de Usurio O Controle de Conta de Usurio (UAC) o notificar antes que sejam feitas alteraes no computador que exijam uma permisso no nvel de administrador. A configurao de UAC padro o notificar quando programas tentarem fazer alteraes no computador. Existem quatro nveis de configurao: Sempre notificar, Notificar-me somente quando programas tentarem fazer alteraes no meu computador (padro), Notificar-me somente quando programas tentarem fazer alteraes no meu computador (no esmaecer minha rea de trabalho) e Nunca notificar.

Sistemas Operacionais - Pg. 7

Proteo de Acesso Rede A Proteo de Acesso Rede (NAP Network Access Protector) uma plataforma que os administradores de rede podem usar para ajudar a proteger a segurana de uma rede. Quando voc se conecta a uma rede corporativa que usa NAP, o computador verificado para garantir que tem o software e as configuraes necessrios e que eles esto atualizados. Se algo estiver ausente ou desatualizado, pode ser que o computador seja atualizado automaticamente. Seu acesso rede pode ficar limitado durante esse tempo, mas em geral o processo realizado rapidamente, aps o qual o acesso total rede restaurado. Painel de Controle Permite acesso s configuraes do computador. Ele pode ser apresentado de diferentes maneiras. A imagem est como cones pequenos, mas poderia ser por Categoria ou cones Grandes. O modo Categoria o mais comum, entretanto no muito usado nos concursos porque eles so auto-explicativos. As categorias so: Sistema e Segurana, Rede e Internet, Hardware e Sons, Programas, Contas de Usurio e Segurana Familiar, Aparncia e Personalizao, Relgio, Idioma e Regio e Facilidade de Acesso.

Sistemas Operacionais - Pg. 8

BitLocker Aprimorado para o Windows 7 e disponvel nas edies Ultimate e Enterprise, o BitLocker protege tudo, de documentos a senhas, criptografando toda a unidade na qual o Windows e seus dados esto. Quando o BitLocker ativado, qualquer arquivo salvo na unidade criptografado automaticamente. Esta uma ferramenta de segurana do Windows. Criptografia um meio de aprimorar a segurana de uma mensagem ou arquivo embaralhando o contedo de modo que ele s possa ser lido por quem tenha a chave de criptografia correta para desembaralh-lo. Se perder a chave bitlocker, poder perder o acesso s informaes.

A chave de criptografia simtrica pblica e fcil de ser decodificada. A chave de criptografia assimtrica privada e mais difcil de ser decodificada. As unidades criptografadas aparecem com uma chave frente do cone simblico.

E-mail - Windows Live Mail O Windows Live Mail um programa do Windows Live Essentials, um download gratuito que inclui o Messenger, a Galeria de Fotos, o Movie Maker e outros softwares que ajudam voc a fazer mais com o Windows 7. A sua principal diferena poder acessar vrias contas simultaneamente. Sistema Windows XP Windows Vista Windows 7 Microsoft Office XP (2002) ao 2007 Linux Cliente de e-mail Microsoft Outlook Express Windows Mail Windows Live Mail Microsoft Outlook Mozilla Thunderbird, entre outros.

Sistemas Operacionais - Pg. 9

Tabela compartiva de recursos entre os Sistemas Operacionais


Linux Windows XP Windows Vista Windows 7 Recurso (nome popular)

Navegue na Web com mais facilidade e segurana. Navegue na Web com mais facilidade e segurana. Navegue entre vrias janelas com facilidade. Gerenciamento de impressoras, cmeras e outros dispositivos. Manter arquivos organizados com o mnimo de esforo. Execute programas de produtividade do Windows XP. Ajuda a manter a privacidade e a segurana dos seus dados.

Internet Explorer Mozilla Firefox Peek, Shake, Snap Device Stage

Bibliotecas do Windows Modo Windows XP

BitLocker

Sistemas Operacionais - Pg. 10

Teclas de atalhos bsicas para os comandos mais usados


Tecla ou combinao de teclas
CTRL+C CTRL+X CTRL+V CTRL+Z CTRL+Y DELETE SHIFT+DELETE F2 CTRL+SHIFT com uma tecla de seta SHIFT com qualquer tecla de seta CTRL com qualquer tecla de seta + BARRA DE ESPAOS CTRL+A F3 ALT+ENTER ALT+F4 ALT+BARRA DE ESPAOS CTRL+F4

Ao
Copiar o item selecionado (aciona a rea de Transferncia) Recortar o item selecionado (aciona a rea de Transferncia) Colar o item selecionado (aciona a rea de Transferncia) Desfazer uma ao (aciona a rea de Transferncia) Refazer uma ao (quando possvel) Excluir o item selecionado e mov-lo para a Lixeira (unidade fixa) Excluir o item selecionado sem mov-lo para a Lixeira primeiro Renomear (trocar o nome) o item selecionado Selecionar um bloco de texto Selecionar mais de um item em uma janela ou na rea de trabalho ou selecionar o texto dentro de um documento Selecionar vrios itens individuais em uma janela ou na rea de trabalho Selecionar todos os itens de um documento ou janela (a letra A de All tudo) Procurar um arquivo ou uma pasta (acionar o Windows Search Desktop [7] ou Windows Companion [XP]) Exibir as propriedades do item selecionado Fechar o item ativo ou sair do programa ativo Abrir o menu de atalho para a janela ativa Fechar o documento ativo (em programas que permitem vrios documentos abertos simultaneamente, como o Microsoft Word e Internet Explorer 7, 8 e 9 com navegao por guias) Alternar entre itens abertos (programas e caixas de dilogo) Usar as teclas de seta para alternar entre itens abertos Percorrer programas na barra de tarefas com o Flip 3-D Usar as teclas de seta para percorrer programas na barra de tarefas usando o Flip 3-D do Windows Percorrer os itens na ordem em que foram abertos Percorrer os elementos da tela em uma janela ou no desktop Exibir a lista da Barra de endereos no Windows Explorer Exibir o menu de atalho para o item selecionado Abrir o menu Iniciar, equivale a tecla WINDOWS (WinKey) Exibir o menu correspondente Executar o comando do menu (ou outro comando sublinhado) Ativar a barra de menus no programa ativo Atualizar a janela ativa. Nos navegadores de Internet servem para recarregar a pgina atual. Exibir a pasta um nvel acima no Windows Explorer Cancelar a tarefa atual. ESC a abreviatura de ESCape. Abrir o Gerenciador de Tarefas, que tambm pode ser acessado pela combinao de teclas Ctrl+Alt+Del, Iniciar Gerenciador de Tarefas

ALT+TAB CTRL+ALT+TAB Windows tecla de logotipo +TAB CTRL+Windows tecla de logotipo +TAB ALT+ESC F6 F4 SHIFT+F10 CTRL+ESC ALT+letra sublinhada ALT+letra sublinhada F10 F5 ALT+SETA PARA CIMA ESC CTRL+SHIFT+ESC

Sistemas Operacionais - Pg. 11

Tipos de arquivos
No sistema Windows, a extenso do arquivo determina o seu tipo. Assim como a extenso, o cone que representa o contedo outra forma de conhecer e lembrar o significado e funcionalidade do arquivo. Na tabela a seguir, as principais extenses usadas (e solicitadas) em concursos. No Linux a extenso no tem um significado associado. Apenas algumas convenes so adotadas, como o ponto no incio do nome indicar um arquivo oculto e o asterisco no final do nome indicar um arquivo executvel. Os arquivos no Windows so configurados atravs das Propriedades disponveis no clique com o boto esquerdo do mouse no cone correspondente.

Extenso .bak

cone

Comentrios cpia de segurana. Alguns programas, quando realizam modificaes em arquivos do sistema, costumam guardar uma cpia do original com essa extenso. arquivo executvel em ambiente DOS. Esta extenso pode conter comandos maliciosos, e ser bloqueado. arquivo de texto capaz de armazenar dados referentes ao formato do texto que contm. Para edit-lo preciso ter o Microsoft Word ou a ferramenta de sistema Wordpad (bloco de notas), entre outros editores de texto. arquivo de texto capaz de armazenar dados referentes ao formato do texto que contm. Para edit-lo preciso ter o Microsoft Word 2007/2010 ou pacote de compatibilidade instalado no 2002/2003 arquivo executvel. Qualquer programa que queiramos instalar em nosso computador ter essa extenso. Fazendo clique duplo sobre um arquivo com esta extenso iniciamos um processo de instalao ou um programa. Esta extenso pode conter comandos maliciosos, e ser bloqueado. Hiper Text Markup Language. Formato no qual se programam as pginas Web. capaz de dar formato a texto, acrescentar vnculos a outras pginas, chamar imagens, sons e outros complementos. Editvel com um editor de textos ou software especfico. arquivo de imagem comprimido, pode ser editado em qualquer editor de imagens. formato de udio que aceita compresso em vrios nveis. O reprodutor mais famoso para estes arquivos o Winamp, ainda que tambm se possa utilizar o Windows Media Player. No o formato de udio padro do Windows. arquivo de vdeo comprimido, visvel em quase qualquer reprodutor, por exemplo, o Real One ou o Windows Media Player. o formato para gravar filmes em formato VCD.

.com

.doc

.docx

.exe

.html ou .htm .jpg

.mp3

.mpg

Sistemas Operacionais - Pg. 12

Extenso .pdf

cone

Comentrios documento eletrnico visvel com o programa Adobe Acrobat Reader e que conserva as mesmas propriedades de quando foi desenhado para sua publicao impressa. Os manuais online de muitos programas esto nesse formato. arquivo do software de apresentaes PowerPoint (exceto 2007/2010), da Microsoft.

.ppt

.pptx

arquivo do software de apresentaes PowerPoint 2007/2010, da Microsoft.

.rar

formato de compresso de dados muito popular e que pode ser manipulado pelo Winrar, entre outros. Rich Text Format, ou formato de texto enriquecido. Permite guardar os formatos de texto mais caractersticos. Pode ser gerado e editado no WordPad e outros. extenso dos protetores de tela que funcionam em Windows e que costumam encontrar- se na pasta em que est instalado o sistema. Esta extenso pode conter comandos maliciosos, e ser bloqueado.

.rtf

.scr

.txt

arquivo de texto que se abre com qualquer editor de texto. arquivo de udio sem compresso. Os sons produzidos pelo Windows costumam estar gravados neste formato. Padro Windows. arquivo de vdeo. Existem outros, como AVI e MPG, mas o WMV padro Windows. arquivo do software de planilhas Excel (exceto 2007/2010), da Microsoft.

.wav .wmv

.xls

.xlsx

arquivo do software de planilhas Excel (2007/2010), da Microsoft. talvez seja o formato de compresso mais utilizado. O programa mais popular para comprimir e descomprimir este arquivos o WinZip. Formato padro para Windows na compactao automtica de arquivos e pastas.

.zip

Sistemas Operacionais - Pg. 13

Uso do mouse
O mouse possui algumas funes e outras estendidas com o apoio do teclado. Algumas destas combinaes j foram comentadas nas aulas anteriores. Vejamos todas as combinaes de teclas + mouse, suas funcionalidades, e a seguir, questes que j foram aplicadas em alguns concursos sobre o uso do teclado. Arrastar um item na mesma unidade Mover o arquivo/pasta

Arrastar um item para outra unidade

Copiar o arquivo/pasta (veja as imagens)

Sistemas Operacionais - Pg. 14

Arrastar um item para a Barra de Inicializao rpida Fixar o item na inicializao rpida na forma de atalho o objeto permanece no local original e um atalho criado.

CTRL enquanto arrasta um item Copiar o item selecionado, independente de qual a unidade de origem ou destino envolvidas na operao.

CTRL+SHIFT enquanto arrasta um item

Criar um atalho para o item selecionado

Segurar o boto esquerdo do mouse por 3 segundos facilitar o processo de arrastar e soltar.

Quando ativado, gera a trava de clique, para

Sistemas Operacionais - Pg. 15

Questes de concursos (1 bloco 16 questes)


Prova: CESGRANRIO - 2011 - Petrobrs - Tcnico de Administrao e Controle Jnior 01. No sistema operacional Windows 7, ao se acessar o Windows Explorer e abrir a opo Propriedades, obtida por um clique com o boto direito do mouse sobre a unidade de disco rgido, possvel, por meio da guia hardware, a) visualizar apenas o espao disponvel e o tamanho desse disco. b) aumentar o tamanho fsico do disco rgido. c) formatar o disco rgido. d) visualizar uma listagem dos discos disponveis no computador. e) remover um tipo de arquivo. Prova: FUNIVERSA - 2011 - EMBRATUR - Tcnico Especializado II 02. Com base na figura a seguir, pertencente ao Painel de Controle do Windows 7, assinale a alternativa que indica a categoria adequada para ajustar a resoluo da tela.

a) Relgio, Idioma e Regio b) Aparncia c) Programas

d) Facilidade de Acesso e) Rede e Internet

Prova: CESPE - 2011 - PC-ES - Escrivo de Polcia - Bsicos 03. Para organizar os arquivos e pastas de um computador, o Windows 7 tambm usa bibliotecas que podem reunir itens do prprio computador ou de um disco rgido de outra mquina.

Certo

Errado

Prova: CESPE - 2010 - DETRAN-ES - Analista de Sistemas 04. O Windows 7 permite a gravao de CD e DVD no formato sistema de arquivos dinmico ou no formato mastered, mas no est habilitado para gravao de DVD-Vdeo.

Certo

Errado

Sistemas Operacionais - Pg. 16

05. No Windows 7, sempre que um arquivo excludo, ele transferido e enviado automaticamente para a lixeira, a menos que o usurio selecione o arquivo e pressione definitiva do arquivo. o que provoca a excluso

Certo

Errado

06. As bibliotecas, no Windows 7, gerenciam arquivos, mas no os armazenam, embora tenham a capacidade de monitorar as pastas que contm os itens, permitindo que os arquivos sejam acessados e organizados de vrias maneiras.

Certo

Errado

07. A ferramenta de backup do Windows 7 permite escolher a mdia em que as cpias sero gravadas. Entretanto, quando a mdia escolhida for CD ou DVD, no ser possvel gerar backups incrementais. Nessas mdias, sempre que houver a necessidade de gerar uma cpia de segurana, ela ser uma cpia completa.

Certo

Errado

Prova: CESPE - 2010 - MPU - Tcnico de Informtica 08. O utilitrio Windows Defender propicia, quando instalado em computadores que utilizam o sistema operacional Windows XP ou Windows 7, proteo contra ataques de vrus.

Certo

Errado

Prova: FCC - 2010 - TRT - 22 Regio (PI) - Tcnico Judicirio - Tecnologia da Informao 09. No Windows 7, a barra de menus do Windows Explorer, que padro no Windows XP, pode ser exibida por meio de simples toque na tecla d) Alt. a) Ctrl. e) F9. b) Shift. c) F3. Prova: FGV - 2010 - CAERN - Engenheiro Eltrico 10. Com Windows Vista e recentemente com o Windows 7, ficaram mais em evidncia os processadores de 32 e 64 bits. Com um barramento de endereamento e um barramento de dados em alta velocidade operando em placas-me de 64 bits, as mquinas tambm tero maior velocidade de entrada/sada e isso vai acelerar os discos rgidos e as placas de vdeo, e vo aumentar drasticamente o desempenho dos computadores. Os servidores certamente sero beneficiados com os 64 bits, e as pessoas que trabalham com edio de vdeos e com grandes imagens sero beneficiadas por esse tipo de microprocessador. Numa anlise comparativa, os processadores de 32 bits apresentam uma grande desvantagem no que diz respeito limitao de acesso memria RAM, que de a) 3 GBytes. d) 4 GBytes. b) 1 GBytes. e) 5 GBytes. c) 2 GBytes.

Sistemas Operacionais - Pg. 17

Prova: FGV - 2010 - BADESC - Engenheiro 11. A figura a seguir exemplifica o uso da janela do Windows Explorer no sistema operacional Windows 7 BR Ultimate, de forma semelhante ao que acontece com outros sistemas da linha Windows.

Um usurio deseja selecionar todos os arquivos e pastas em Documentos. Para isso, ele deve marcar a pasta "Documentos" e pressionar, simultaneamente, as teclas: a) Ctrl e A d) Alt e T b) Alt e A e) Ctrl e T c) Ctrl e S Prova: FCC - 2011 - TRT - 4 REGIO (RS) - Tcnico Judicirio - Tecnologia da Informao 12. O Gerenciador de tarefas do Windows Seven conta com uma guia que no existe no Gerenciador de tarefas do Windows XP. Trata-se da guia a) Desempenho. d) Servios. b) Processos. e) Usurios. c) Rede. Prova: FCC - 2011 - TRT - 4 REGIO (RS) - Tcnico Judicirio - Tecnologia da Informao 13. No ambiente Windows, ao se conectar rea de Trabalho Remota, possvel configurar recursos para serem utilizados local ou remotamente. Nesse sentido, correto afirmar: a) Configuraes de tamanho de tela, reproduo de udio local ou remoto, so recursos disponveis tanto no Windows XP quanto no Windows Seven. b) Combinaes de teclas do Windows podem ser habilitadas no Windows Seven, apenas.

Sistemas Operacionais - Pg. 18

c) A escolha de velocidade de conexo um recurso disponvel apenas no Windows XP, j que no Windows Seven ela detectada automaticamente. d) Reproduo de udio local ou remoto funcionalidade disponvel apenas no Windows Seven. e) A interface de configurao do Windows Seven contm itens de configurao que inexistem no Windows XP. Prova: FCC - 2007 - TJ-PE - Analista Judicirio - rea Administrativa 14. Ao salvar o arquivo que contm o texto, o Windows Explorer no modo de exibio Detalhes: a) no tem como reconhecer o seu tamanho. b) ir classific-lo com Tamanho e Tipo mas no com Data de modificao. c) no tem como classificar o seu tipo. d) somente poder identificar o seu tipo. e) ir classific-lo com Tamanho, Tipo e Data de modificao. Prova: FCC - 2007 - TRE-MS - Analista Judicirio - rea Judiciria 15. O Gerenciador de dispositivos do Windows tem, dentre as suas funes, a atribuio de a) remover programas aplicativos do computador. b) atualizar o software de dispositivos de hardware. c) alterar a BIOS do computador. d) carregar o sistema operacional no dispositivo de memria. e) configurar o dispositivo de hardware para carregar o sistema operacional. Prova: FUNRIO - 2009 - MPOG - Analista Administrativo 16. O programa do Windows responsvel por reorganizar e otimizar os arquivos que esto no disco, tornando o seu acesso mais eficiente : a) Scandisk. b) Limpeza de disco. c) Windows Explorer. d) Chkdsk. e) Desfragmentador de disco.

Sistemas Operacionais - Pg. 19

Gabarito comentado das questes de concursos (1 bloco)


01. Letra D. A opo hardware permite exibir uma lista com os dispositivos de hardware instalados no computador, especificamente, os discos fixos, removveis e ticos. 02. Letra B. O cone Aparncia substitui o antigo Vdeo, e permite acesso s configuraes de vdeo do Windows 7. 03. Certo. O princpio da Biblioteca pode funcionar de forma local ou remoto, ao acessar dados de uma unidade de rede, por exemplo. 04. Errado. O Windows 7 permite a gravao nos mais diferentes formatos, inclusive como DVD-Vdeo. O que vai determinar o modo (formato mastered, por exemplo) a mdia, que poder ser CD-R, CD-RW, DVD-R ou DVD-RW. 05. Errado. O comando Shift+Del apenas sinaliza que o arquivo ser excludo sem ser armazenado na lixeira do Windows. Mas a combinao, por si s, no exclui definitivamente o arquivo. necessrio confirmar, seja clicando em Sim, ou ento pressionando Enter. Na imagem a seguir, observe que o Sim a opo default, logo, teclar Enter suficiente para a excluso.

06. Certo. Quando os arquivos no esto no local, a Biblioteca cria links (atalhos) para eles, organizando localmente arquivos do prprio computador ou remotos. 07. Errado. O erro est em afirmar que no possvel adicionar arquivos em um backup pr-existente armazenado em um CD ou DVD. Isto possvel. Sendo CD ou DVD tipo R ou RW, possvel. O modelo ROM nem considerado como alternativa, porque somente leitura. 08. Errado. O software permite a proteo especfica contra spywares e est na Central de Aes do Windows 7. 09. Letra D. Fcil... A tecla Alt usada para exibir a barra de menus, indicando a primeira opo. 10. Letra D. A quantidade de memria enderevel em um computador de 32 bits de 4 GB (gigabytes). Para computadores com 64 bits, o limite de 1 TB (terabyte). 11. Letra A. A seleo de tudo no Windows Explorer (inclusive nas Bibliotecas do Windows) com Ctrl A (all - tudo). 12. Letra D. A guia Servios exclusiva do Windows 7. Veja na imagem.

Sistemas Operacionais - Pg. 20

13. Letra A. Configuraes de tamanho de tela, reproduo de udio local ou remoto, so recursos disponveis tanto no Windows XP quanto no Windows Seven. s configuraes de tamanho da tela, esto no Windows XP est em Painel de Controle, Vdeo, enquanto que no Windows 7 est em Painel de Controle, Aparncia. As configuraes de reproduo de udio local ou remoto esto no item Painel de Controle, Som. 14. Letra E. O arquivo tem o seu tamanho exibido., e pode ser classificado pela data de modificao. A classificao por tipo tambm possvel, e a identificao por tipo s poder ocorrer quando estamos visualizando cones. 15. Letra B. Os dispositivos de hardware citados so os drivers. 16. Letra E. A) Scandisk - Esse programa s existe no Windows 9x e ME. No Windows XP ou superior ele no existe com este nome, mas como Checagem de Erros. B) Limpeza de disco - Utilitrio que pode remover arquivos temporrios, esvaziar a lixeira e eliminar restauraes do sistema armazenadas em disco. C) Windows Explorer - Utilitrio para navegar e manipular as unidades disco, pastas e arquivos do sistema. D) Chkdsk - Tem a funo de reparar inconsistncias encontras em arquivos, ele uma verso melhorada do scandisk. O Desfragmentador de Disco do Windows ou simplesmente Desfragmentador de Disco um aplicativo includo no Windows que visa a melhorar a velocidade com que o computador l as parties de arquivos fragmentados. Como o nome j diz, ele procura em todo o HD por arquivos que esto fragmentados (em pedaos) e os "une" novamente tornando a leitura dos mesmos mais fcil e rpida.

Sistemas Operacionais - Pg. 21

Questes de concursos (2 bloco 09 questes)


Prova: CESPE - 2010 - PGM-RR - Procurador Municipal 01. A data de criao do arquivo vai estar de acordo com a data configurada no sistema.

Certo

Errado

02. Se o usurio movimentar o arquivo para dentro de uma pasta criada previamente, a hora de criao do arquivo ser modificada para a mesma hora de criao da pasta.

Certo

Errado

Prova: CESPE - 2009 - MDS - Agente Administrativo 03. Para encerrar uma sesso de trabalho e desligar um computador com sistema Windows, deve-se clicar o boto Iniciar, solicitar o logoff, depois, na janela disponibilizada, clicar o boto Desativar e, em seguida, o Cancelar.

Certo

Errado

04. O menu principal de acesso no Windows, ativado pelo boto Iniciar, pode oferecer um conjunto de cones que permitem acesso direto a pastas especficas do usurio como Documentos recentes, Meus locais de rede, Meus documentos e Meu computador.

Certo

Errado

05. O desktop, ou rea de transferncia do Windows, um ambiente de trabalho em que ficam armazenados temporariamente os arquivos ou parte de documentos que foram excludos ou que foram copiados e aguardam ser colados em outro destino.

Certo

Errado

Prova: CESPE - 2010 - MS - Todos os Cargos 06. No Windows XP, as teclas CTRL e ALT, quando pressionadas simultaneamente, permitem alternar rapidamente entre os programas abertos.

Certo

Errado

Prova: CESPE - 2010 - BASA - Tcnico Cientfico - Servio Social 07. No Windows XP, a barra de inicializao rpida oferece um espao para cones associados a programas utilizados com mais frequncia, os quais podem ser acionados com apenas um clique do mouse.

Certo

Errado

Prova: CESPE - 2008 - Banco do Brasil - Escriturrio - 003 08. Ao se aplicar um clique duplo no cone INSTALL, mostrado na desktop de um computador, ser iniciado procedimento de execuo de software do Windows que permite instalar, no computador em uso, um aplicativo que esteja armazenado em mdia DVD.

Sistemas Operacionais - Pg. 22

Certo

Errado

Prova: CESPE - 2009 - Prefeitura de Ipojuca - PE - Todos os Cargos - Nvel Superior 09. O Windows Explorer utilizado tanto para acesso aos diretrios e arquivos armazenados na mquina do usurio como para acesso a reas de armazenamento na rede, caso o computador esteja conectado a um ambiente de rede ou Internet.

Certo

Errado

Gabarito comentado das questes de concursos (2 bloco)

01. Correto. E no apenas a data de criao, assim como a data de modificao, data de acesso, etc. As datas so registradas a partir da informada pelo computador. A alterao de data e hora do computador pode ser realizada de duas formas: via SETUP (BIOS), configurando diretamente a informao na inicializao ou via Painel de Controle, Data e Hora. 02. Errado. O que ser atualizado a data de modificao da pasta e no do arquivo. 03. Errado. Logoff (ou Trocar usurio) e Desativar so opes distintas. 04. Correta. No Windows XP o possessivo MEU/MINHA aparece na frente dos nomes de pastas do sistema. 05. Errado. Desktop a rea de trabalho, enquanto que a rea de Transferncia, como observado na aula sobre Word, a clipboard. Itens diferentes dentro do Windows. 06. Errado. Para alternar entre as janelas abertas, pode-se utilizar as teclas ALT + TAB. Pressionando vrias vezes, sem soltar o ALT, percebe-se que a janela que receber o foco modificada em uma sequncia horria, enquanto que pressionando ALT + SHIFT + TAB move o faco na sequncia contrria. E, ainda, ATL + ESC. 07. Certo. A barra de Inicializao Rpida uma barra de ferramentas personalizvel que permite a voc exibir a rea de trabalho do Windows ou iniciar um programa com um nico clique. Voc pode adicionar botes para iniciar seus programas favoritos. 08. Errado. Se o cone est na desktop (rea de trabalho do computador), a instalao ser iniciada a partir do aplicativo que est armazenado ali, e no em outro local como o drive de DVD. 09. Certo. Se o computador est em um ambiente de rede, basta informar o nome do computador precedido de duplas barras invertidas, e a seguir o caminho desejado. Se o computador possui acesso Internet, basta digitar o endereo URL do site, que o Internet Explorer ser executado (ou outro navegador padro).

Sistemas Operacionais - Pg. 23

Questes de concursos (3 bloco 07 questes)


Prova: CESPE - 2010 - TRE-BA - Tcnico Judicirio - rea Administrativa 01. O Linux um sistema operacional que pode ser usado apenas em servidores, no sendo adequado para a utilizao em estaes de trabalho do tipo PC. No entanto, um sistema cujo cdigo-fonte fica disponvel para alteraes, permitindo que os usurios contribuam para a sua melhoria.

Certo

Errado

Prova: CESPE - 2010 - MS - Tcnico de Contabilidade 02. SQL Server, Nautilus e Mozilla so ferramentas utilizadas no Linux para gerenciar bancos de dados.

Certo

Errado

Prova: CESPE - 2009 - ANATEL - Tcnico Administrativo 03. O Linux, sistema operacional bastante difundido atualmente e adotado por grandes empresas, possui capacidade de multitarefa, multiprocessamento, memria virtual por paginao e bibliotecas compartilhadas.

Certo

Errado

Prova: CESPE - 2010 - BASA - Tcnico Bancrio 04. O Linux, um sistema multitarefa e multiusurio, disponvel em vrias distribuies, entre as quais, Debian, Ubuntu, Mandriva e Fedora.

Certo

Errado

Prova: CESPE - 2008 - Banco do Brasil - Escriturrio - 001 05. Sabendo que um usurio acessa a Internet a partir de um computador que tem instalado, como sistema operacional, o Red Hat, correto concluir que esse computador utiliza uma verso Linux de sistema operacional.

Certo

Errado

Prova: CESPE - 2010 - MS - Todos os Cargos 06. No sistema operacional Linux, um ponto (.) no incio do nome identifica os arquivos ocultos.

Certo

Errado

Prova: CESPE - 2010 - UERN - Agente Tcnico Administrativo 07. No que se refere ao sistema operacional Linux, assinale a opo correta. a) No Linux, Konqueror um editor de textos que tem funcionalidades semelhantes s do Word, mas permite acesso a arquivos em diversos formatos, alm do .doc. b) No possvel instalar o Linux em uma mquina em que j esteja instalado outro sistema operacional, pois isso gera incompatibilidade entre eles.

Sistemas Operacionais - Pg. 24

c) O Linux tem-se tornado atrativo para uso em funo da reduo progressiva do custo de suas verses, que se tornam mais baratas quando comparadas s solues de mercado, alm de ser mais fcil de se instalar. d) O KDE Control Center oferece opes de configurao do ambiente Linux, tendo funcionalidades equivalentes s do Painel de controle do Windows. e) A segurana do sistema operacional Linux est no fato de permitir o uso de apenas um usurio por computador, o que evita a necessidade de senhas ou outras formas de restrio de acesso.

Gabarito comentado das questes de concursos (3 bloco)


01. Errado. Linux o termo geralmente usado para designar o sistema operacional que utilize o ncleo Linux. Foi desenvolvido pelo finlands Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O seu cdigo fonte est disponvel sob licena GPL( a licena com maior utilizao por parte de projetos de software livre, em grande parte devido sua adoo para o projeto GNU e o sistema operacional GNU/Linux). para qualquer pessoa que utilizar, estudar, modificar e distribuir de acordo com os termos da licena. Ele no restrito apenas a servidores, e pode ser utilizado em estaes de trabalho. 02. Errado. Firebird, mySQL, PostgreeSQL, Oracle so ferramentas de banco de dados para Linux. O Mozilla um navegador de internet, enquanto que o Nautilus o gerenciador de arquivos default do Gnome (uma distribuio Linux). 03. Certo. Por ser gratuito, torna-se muito interessante para grandes empresas, que ao invs de gastar com a compra de licenas de softwares, pode investir mais em equipamentos. 04. Certo. Distribuio um sistema operacional Unix-like incluindo o kernel Linux e outros softwares de aplicao, formando um conjunto. Distribuies (ou distros) mantidas por organizaes comerciais, como a Red Hat, Ubuntu, SUSE e Mandriva, bem como projetos comunitrios como Debian e Gentoo montam e testam seus conjuntos de software antes de disponibiliz-los ao pblico. Segue uma lista parcial de distribuies de Linux para facilitar sua escolha: Conectiva (brao brasileiro da Mandriva) Kurumin (brasileira) Debian BR CDD (brasileira) Debian Fedora Gentoo Knoppix Mandriva Red Hat Slackware SUSE Ubuntu Yellow Dog Linux (para Mac) 05. Certo. Red Hat Linux uma distribuio de Linux muito conhecida, lder do mercado nos EUA. 06. Certo. Arquivos cujo nome iniciam com (.) so arquivos ocultos. Arquivos executveis so marcados com um asterisco ao final do nome. 07. Letra D. A) Incorreta. Konqueror funciona como web browser ou at mesmo como um visualizador de arquivos. Ele pode reproduzir vdeo, som, visualizar imagens, pginas html, locais e em rede, documentos de texto, etc. B) Incorreta. Uma entre as vrias vantagens do LINUX, o fato dele ser instalado juntamente com outro Sistema Operacional. C) Incorreta. Em relao ao LINUX no h que se falar em verses baratas, pois todas as Distribuies so gratuitas, trata-se de um software livre. D) Correta. O KDE (K Desktop Environment) O KDE Control Center o lugar onde pode se alterar todas as configuraes que afetam todos o seu ambiente KDE. uma espcie de painel de controle do Windows, pois nele pode se alterar aparncias e temas, Internet e Rede, Desktop, perifricos, segurana e privacidade, administrao do sistema, etc. E) Incorreta. O LINUX multi-usurio.

Sistemas Operacionais - Pg. 25

Questes de concursos (4 bloco 17 questes)


Prova: VUNESP - 2009 - TJ-SP - Oficial de Justia 1. No Explorer do Windows XP, na sua configurao padro, quando um arquivo selecionado e a tecla Del pressionada, ele apagado e colocado na Lixeira. Para apagar um arquivo sem coloc-lo na lixeira, devese pressionar a) Shift + Del d) Home + Del b) Ctrl + Del e) End + Del c) Tab + Del Prova: NUCEPE - 2010 - SEJUS- Agente Penitencirio 2. Associe os itens da coluna da direita com os itens da coluna esquerda e, em seguida, marque a alternativa com a sequncia CORRETA de associaes. 1 Uma figura que representa um programa, uma unidade de disco, um ( ) Windows Explorer arquivo, uma pasta ou outro item. 2 Ferramenta do Windows utilizada para se visualizar pastas e arquivos ( ) MS-Outlook Express 3 Centro das configuraes do Windows, onde pode ser acessado cada um dos ( ) Painel de Controle dispositivos componentes do computador, harmonizando o software ao hardware 4 Ferramenta que permite o envio e recebimento de e-mails ( ) cone a) 2,4,3,1 b) 4,2,3,1 c) 2,4,1,3 d) 4,3,1,2 e) 1,2,3,4

Prova: IF-SE - 2010 - Assistente Social 3. Dentre as funes de gerenciamento de pastas e/ou arquivos pode-se dizer que dessas opes qual est ERRADA: a) Classificar d) Ocultar b) Selecionar e) Justificar c) Recortar Prova: CESPE - 2010 - Caixa - Tcnico Bancrio 4. Quanto ao Windows Explorer, assinale a opo correta. a) O Windows Explorer utilizado para gerenciar pastas e arquivos e por seu intermdio no possvel acessar o Painel de Controle, o qual s pode ser acessado pelo boto Iniciar do Windows. b) Para se obter a listagem completa dos arquivos salvos em um diretrio, exibindo-se tamanho, tipo e data de modificao, deve-se selecionar Detalhes nas opes de Modos de Exibio. c) No Windows Explorer, o item Meus Locais de Rede oferece um histrico de pginas visitadas na Internet para acesso direto a elas.

Sistemas Operacionais - Pg. 26

d) Quando um arquivo estiver aberto no Windows e a opo Renomear for acionada no Windows Explorer com o boto direito do mouse, ser salva uma nova verso do arquivo e a anterior continuar aberta com o nome antigo. e) Para se encontrar arquivos armazenados na estrutura de diretrios do Windows, deve-se utilizar o stio de busca Google, pois ele que d acesso a todos os diretrios de mquinas ligadas Internet. Prova: FCC - 2006 - TRF - 1 REGIO - rea Judiciria - Execuo de Mandados 5. O Windows Explorer em uma nica exibio de sua janela mostra normalmente, no quadro esquerda da mesma, a) a estrutura hierrquica de arquivos, pastas e unidades do computador e, no quadro direita, os diretrios, pastas e arquivos do item selecionado no quadro esquerda. b) a estrutura hierrquica somente das unidades do computador e, no quadro direita, uma lista simples de todos os diretrios, pastas e arquivos contidos nos meios de armazenamento. c) a estrutura hierrquica somente das unidades do computador e, no quadro direita, os detalhes de todos os diretrios, pastas e arquivos contidos nos meios de armazenamento. d) uma lista simples de todos os diretrios, pastas e arquivos contidos nos meios de armazenamento do computador e, no quadro direita, os detalhes de todas as pastas e arquivos do quadro esquerda. e) uma lista simples de todos os diretrios, pastas e arquivos contidos nos meios de armazenamento do computador e, no quadro direita, os detalhes da pasta ou do arquivo selecionado no quadro esquerda. Prova: CESGRANRIO - 2008 - CAPES - Assistente em Cincia e Tecnologia 6. Considere o Sistema Operacional Windows XP com suas configuraes padres. No aplicativo Windows Explorer, comum que o smbolo + aparea ao lado esquerdo de um diretrio. A figura abaixo ilustra um exemplo do referido smbolo ao lado de um diretrio denominado "x". Nesse cenrio, correto afirmar que

a) "+" possui o arquivo "x". b) "x" possui permisso de escrita. c) "x" possui um ou mais subdiretrios.

d) "x" possui o arquivo "+" com permisso de escrita. e) "x" possui planilhas de clculo do aplicativo Microsoft Excel com frmulas de soma.

7. Suponha que um usurio tenha selecionado trs arquivos de uma pasta, chamada "p1", utilizando o Windows Explorer do Windows XP, em portugus, com configuraes padres. Se este usurio tentar renomear simultaneamente este conjunto de arquivos para "xyz", utilizando a funcionalidade arquivo => renomear, a) todos os arquivos sero renomeados para "xyz". b) todos os arquivos sero renomeados para "p1". c) o Windows apresentar uma mensagem de erro. d) os arquivos sero renomeados para "p1 (0)", "p1 (1)", "p1 (2)". e) os arquivos sero renomeados para "xyz(1), "xyz (2)", "xyz (3)".

Sistemas Operacionais - Pg. 27

Prova: FCC - 2009 - TRE-PI - Tcnico Judicirio - Transporte V. As informaes jurdicas mais importantes devem ser guardadas em pastas separadas e organizadas por ano, assunto dentro do ms e documento. Ex. 2009, Junho, Filiao de Partidos e Relatrios.doc 8. Para atender corretamente ao solicitado no item (V) e organizar a colocao dos documentos correspondentes, necessrio criar a respectiva estrutura de pastas no Windows Explorer composta de a) pasta, sub-pasta e sub-sub-pasta, apenas. d) sub-pasta, sub-sub-pasta e arquivo, apenas. b) pasta e arquivo, apenas. e) arquivo, pasta, sub-pasta e sub-sub-pasta. c) pasta e sub-pasta, apenas. Prova: CESPE - 2010 - Caixa - Tcnico Bancrio - Administrativo

9. Tendo como base a janela, assinale a opo correta acerca do Windows Explorer. a) Denomina-se desktop o diretrio raiz do Windows, no qual esto armazenados todos os outros diretrios do sistema operacional. b) Em Meus locais de rede, esto listados os stios da Internet recentemente acessados pelo usurio. c) Para se alterar o modo de exibio da lista de arquivos e diretrios exibidos na janela, deve-se acionar o boto PASTAS. d) O boto ACIMA utilizado para se abrir, com o mouse, um diretrio selecionado pelo usurio. Esse procedimento para se abrir um diretrio pode tambm ser realizado por meio de clique duplo. e) A barra de endereo permite tanto navegar pela estrutura de diretrios quanto acessar a Web ou outros servios de Internet, tais como o FTP.

Sistemas Operacionais - Pg. 28

Prova: CESPE - 2010 - UERN - Agente Tcnico Administrativo

10. Considerando a figura acima, que ilustra a janela Meus documentos do Windows, assinale a opo correta a respeito da organizao de arquivos e pastas. a) As teclas CTRL+C permitem copiar um arquivo ou diretrio para a rea de transferncia do Windows, e as teclas CTRL+V permitem colar esse arquivo ou diretrio em outro local de destino desejado. b) O boto ACIMA permite abrir um diretrio escolhido previamente para ter acesso a um arquivo nele contido. c) Ao se clicar o sinal de mais no cone MEU COMPUTADOR, obtm-se acesso ao Painel de controle do Windows, para configurao, instalao de programas e outras funcionalidades correlatas. d) Para listar as pastas de uma rea de armazenamento em sequncia por ordem alfabtica, exibindo-as no lado direito da janela mostrada, deve-se utilizar o boto PASTAS. e) Por meio do boto LUPA, para facilitar a leitura do texto, possvel variar, entre os valores de 9 a 20, o tamanho da fonte usada na janela mostrada. Prova: FAURGS - 2010 - TJ - Oficial Escrevente 11. Para visualizar informaes relativas ao hardware do computador (propriedades do sistema), qual conjunto de aes deve ser feito a partir da janela "Painel de Controle" do menu "Iniciar"? a) Abrir "Desempenho e manuteno", clicar sobre "sistema" e abrir a aba "hardware". b) Abrir "Adicionar dispositivo de hardware" e abrir a aba "hardware". c) Abrir "Central de segurana", clicar sobre "sistema" e abrir a aba "geral". d) Logar-se como administrador da mquina e clicar com o boto direito em qualquer ponto da tela para abrir o menu "propriedades". e) Abrir a "janela de prompt de comando" e usar o comando ipconfig /all. Prova: FCC - 2010 - TCE-SP - Agente da Fiscalizao Financeira 12. Servios, Administrao das extenses de servidor e Servios de componente so disponibilizados no Painel de controle do Windows em a) Conexes de rede. c) Ferramentas administrativas. b) Ferramentas do Sistema. d) Opes de acessibilidade.

Sistemas Operacionais - Pg. 29

e) Sistema. Prova: FCC - 2009 - TRT - 4 REGIO - Analista Judicirio I. A necessidade de ativar no Windows XP (edio domstica) a proteo contra invases e outras ameaas (p. ex. vrus). 13. O atendimento da necessidade I, isto , para atingir o local que permite a ativao, uma sequncia possvel de passos : a) Menu Iniciar; Propriedades; Barra de tarefas; Proteo contra vrus. b) Barra de tarefas e menu Iniciar; Propriedades; Central de Segurana; Proteo contra vrus. c) Iniciar; Programas; Acessrios; Assistente de compatibilidade de programa. d) Iniciar; Configuraes; Painel de controle; Central de Segurana. e) Iniciar; Programas; Acessrios; Proteo contra vrus. Prova: CESGRANRIO - 2009 - IBGE - Agente Censitrio 14. O programa do Windows XP, utilizado para cpia, excluso, organizao, movimentao e todas as atividades de gerenciamento de arquivos, a) Adicionar Hardware. d) Painel de Controle. b) Windows Explorer. e) Servios de Componentes. c) Windows Firewall. Prova: FUNIVERSA - 2010 - MPE - Engenheiro Ambiental 15. Considerando que um usurio est utilizando um computador cujo sistema operacional instalado o Windows XP, verso Portugus, na sua configurao padro de instalao, assinale a alternativa que demonstra corretamente uma utilizao das funcionalidades desse sistema operacional. a) Para configurar as Opes de acessibilidade, basta clicar o boto direito do mouse na rea de trabalho e escolher o item Opes regionais no menu que aparece. b) Para remover qualquer programa previamente instalado, obrigatria a formatao do disco rgido e a reinstalao do Windows XP. c) Para ver os logs e alertas de desempenho, basta, no Painel de controle, na pasta Ferramentas administrativas (exibio clssica), clicar o atalho Desempenho. d) Em Opes do sistema no Painel de controle (exibio clssica), pode-se alterar o Fuso horrio. e) No item Teclado, do Painel de controle (exibio clssica), podem ser alteradas tambm as propriedades do mouse.

Sistemas Operacionais - Pg. 30

Gabarito comentado das questes de concursos (4 bloco)


1. Letra A. Shift + Del. O procedimento correta e completo inclui a confirmao com a tecla Enter, ou o clique em Sim, para efetivamente remover o arquivo definitivamente. 2. Letra A. 3. Letra E. Justificar um comando de editor de textos, portanto, no se aplica ao gerenciamento de arquivos ou pastas. 4. Letra B. Para se obter a listagem completa dos arquivos salvos em um diretrio, exibindo-se tamanho, tipo e data de modificao, deve-se selecionar Detalhes nas opes de Modos de Exibio. Na imagem, do Windows 7, podemos ver quais so as opes de exibio disponveis.

5. Letra A. A estrutura hierrquica de arquivos, pastas e unidades do computador e, no quadro direita, os diretrios, pastas e arquivos do item selecionado no quadro esquerda. No Windows 7, a sinalizao com mais, menos e vazia foi substituda por tringulos.

Sistemas Operacionais - Pg. 31

6. Letra C. "x" possui um ou mais subdiretrios. Subdiretrios sinnimo de sub-pastas. No Windows XP existem 3 modos para representao da rvore hierrquica: sem smbolo indicar que no existem pastas abaixo da atual, com sinal de mais indicamos que existem pastas abaixo da atual e estas esto recolhidas no painel esquerdo, e sinal de menos, para indicar que existem, e estas esto sendo mostradas no painel esquerdo. O Windows 7 substituiu esta simbologia por tringulos. 7. Letra E. Os arquivos sero renomeados para "xyz(1)", "xyz (2)", "xyz (3)". Veja as imagens:

8. Letra A. pasta, sub-pasta e sub-sub-pasta, apenas. A questo pergunta sobre a estrutura de pastas, portanto o Relatrios.doc no entra na resposta (como sugerido nas letras B, D e E). 9. Letra E. A barra de endereo permite tanto navegar pela estrutura de diretrios quanto acessar a Web ou outros servios de Internet, tais como o FTP. O Windows Explorer est integrado com o Windows Internet Explorer, portanto, a digitao de um endereo de Internet na barra de endereos do Windows Explorer, aciona o navegador. Na letra A, o diretrio raiz representado pela barra invertida, tanto no Windows como no Linux. A pasta Desktop uma sub-pasta de Documents and Settings/usurio. O item Meus locais de rede permitem navegao atravs da rede onde o computador est conectado, como servidores e outros computadores com recursos compartilhados, e no os sites recentemente visitados. O boto Pastas exibe ou no o painel de pastas localizado esquerda da janela do Windows Explorer. E a letra D o boto acima volta um nvel na estrutura de pastas.

Sistemas Operacionais - Pg. 32

10. Letra A. As teclas CTRL+C permitem copiar um arquivo ou diretrio para a rea de transferncia do Windows, e as teclas CTRL+V permitem colar esse arquivo ou diretrio em outro local de destino desejado. Este o procedimento bsico para copiar um arquivo, que aciona a rea de Transferncia do Windows. Lembrando que esta separada da rea de Transferncia do Office, que pode armazenar mais itens, porm acessveis apenas dentro da sute do Microsoft Office. 11. Letra A. Abrir "Desempenho e manuteno", clicar sobre "sistema" e abrir a aba "hardware". Esta opo tambm pode ser acessada pelo menu Propriedades de Meu Computador, Sistema, Hardware.

12. Letra C. Ferramentas administrativas. No Windows 7 esta opo est em Ferramentas de Sistema, Informaes de Sistema, Ambiente de Sistema, Servios. 13. Letra D. Iniciar; Configuraes; Painel de controle; Central de Segurana. 14. Letra B. Windows Explorer. 15. Letra C. Para ver os logs e alertas de desempenho, basta, no Painel de controle, na pasta Ferramentas administrativas (exibio clssica), clicar o atalho Desempenho.

Sistemas Operacionais - Pg. 33

Questes de concursos (5 bloco 18 questes)


Prova: FCC - 2008 - MPE - Assessor - rea Administrao 01. A modificao geral do smbolo de moeda de R$ para $, por exemplo, feita na edio domstica do Windows XP a partir do acesso ao Painel de controle no modo de exibio clssico e, neste, a partir de a) Opes regionais e de idioma. d) Sistema. b) Opes de acessibilidade. e) Ferramentas administrativas. c) Opes de pasta. Prova: FCC - 2010 - MPE - Analista de Tecnologia da Informao - Suporte Tcnico 02. Se no computador, alm do Windows XP, houver um ou mais sistemas operacionais instalados, o Windows XP capaz de definir o sistema operacional padro de inicializao. Isso pode ser feito no Painel de Controle, opo a) Sistema, guia Restaurao do Sistema. b) Ferramentas Administrativas, guia Restaurao do Sistema. c) Ferramentas Administrativas, guia Inicializao e Restaurao. d) Geral, guia Gerenciamento do Computador. e) Sistema, guia Avanado. Prova: FCC - 2009 - TJ - Analista Judicirio - Anlise de Sistemas - Desenvolvimento 03. Nos modos de exibio clssicos do Windows XP, edio domstica, uma das formas de se obter o status de Servios (local) por meio do item Servios mediante o acesso a a) Ferramentas administrativas, no Painel de controle. b) Configuraes, em Propriedades da Barra de tarefas. c) Opes de pasta, no Painel de controle. d) Sistema, em Propriedades da Barra de tarefas. e) Sistema, no Painel de controle. Prova: CESPE - 2009 - TRE - Analista Judicirio - rea Judiciria 04. A respeito do sistema operacional Windows XP, assinale a opo correta. a) O Painel de controle do Windows uma ferramenta de gerenciamento de arquivos e diretrios utilizada para localizar, armazenar e excluir arquivos, bem como compactar ou fazer backup de informaes. b) A rea de trabalho (desktop) composta por diversos itens, entre eles, o boto Iniciar, a barra de tarefas, a rea de notificao da barra de tarefas, o relgio, assim como os cones criados pelo usurio. c) Para se fazer a troca de usurios cadastrados no Windows, deve-se acionar o boto Fazer logoff e imediatamente reiniciar o computador para que o novo usurio no tenha acesso aos documentos de outros usurios.

Sistemas Operacionais - Pg. 34

d) A opo de propriedades de disco local, contida na janela Meu computador, apresenta a lista dos arquivos armazenados localmente, para facilitar a execuo de um programa sem a necessidade de se usar o boto Iniciar. e) A central de segurana do Windows XP oferece duas opes de configurao do firewall do Windows: ativado (no recomendada), que no permite excees; e desativado (recomendada), que oferece uma lista de excees disponibilizadas pelo fabricante. Prova: FCC - 2009 - MPE - Tcnico do Ministrio Pblico rea Administrativa 05. O Windows XP abrir diretamente um programa, pasta, documento ou site da Internet, se tiver, por meio do boto Iniciar, digitado o nome do recurso desejado na caixa d) Conectar. a) Ajuda e suporte. e) Painel de controle. b) Pesquisar. c) Executar. Prova: FCC - 2009 - MPE - Analista do Ministrio Pblico 06. No Windows XP, estando no Painel de controle, possvel visualizar eventos do sistema por intermdio de d) Sistema. a) Ferramentas administrativas. e) Contas de usurio. b) Tarefas agendadas. c) Atualizaes automticas. Prova: CESPE - 2010 - UERN - Agente Tcnico Administrativo 07. Acerca do sistema operacional Windows XP, assinale a opo correta. a) Na rea de transferncia do Windows XP, so disponibilizados atalhos usados para se acessar os aplicativos mais utilizados pelo usurio. Por padro, Meu Computador, Lixeira e Internet Explorer podem ser acessados por cones encontrados nessa rea. b) No Windows XP, a opo Fazer LogOff, encontrada no menu Iniciar, faz que um usurio utilizando correntemente o computador saia do sistema operacional. Nesse caso, a mquina ser automaticamente reiniciada, permitindo a outro usurio conectar-se. c) No Painel de Controle, a opo Sistema permite, entre outras opes, o acesso s informaes do sistema operacional, como a verso correntemente instalada, e quantidade de memria do computador. d) A partir da pasta Arquivos de Programas do Windows Explorer, possvel excluir o diretrio inteiro de um programa que se pretende remover, sem impactos ao sistema operacional. e) A central de atendimento da Microsoft disponibiliza ferramenta que permite o acesso a informaes como o tamanho de um arquivo ou diretrio no Windows. Para isso, o usurio deve enviar uma mensagem de e-mail com o arquivo em anexo, para o retorno da resposta desejada

Sistemas Operacionais - Pg. 35

Prova: FCC - 2009 - TRE - Tcnico Judicirio 08. As teclas de bloqueio, tais como: CAPS LOCK, SCROLL LOCK e NUM LOCK, emitiro sons quando pressionadas se, nas Opes de acessibilidade do Painel de controle do Windows (qualquer verso), for ativada a) Teclas de aderncia. d) Mostrar sons. b) Teclas de alternncia. e) Alto contraste. c) Sinalizador de sons. Prova: CESPE - 2009 - TRE - Tcnico Judicirio - rea Administrativa 09. Com relao ao Windows XP, assinale a opo correta. a) O Painel de controle disponibiliza recursos por meio dos quais possvel alterar configuraes do computador, relacionadas, por exemplo, com som, energia, segurana e impressora. b) O programa Internet Explorer 7.0 permite a navegao em pginas internas e externas, alm de possibilitar a organizao de pastas e arquivos. c) O Windows XP um programa de exibio de informaes facilitada pelo uso de janelas dinmicas, enquanto as outras verses do Windows so sistemas responsveis pela gesto de informaes estticas. d) A opo Documentos armazena os primeiros arquivos acessados no computador. e) A barra de iniciao rpida permite acelerar a velocidade de processamento do computador. Prova: FCC - 2008 - MPE - Agente Administrativo 10. Os aplicativos abertos pelos usurios no Windows XP, que podem ser alternados como janela ativa ou inativa, so apresentados na forma de d) ferramentas no painel de controle. a) botes na barra de tarefas. e) cones na rea de notificao. b) cones na rea de trabalho. c) opes no menu iniciar. Prova: FCC - 2003 - TRT - 21 Regio - Tcnico Judicirio - rea Administrativa 11. A maneira mais indicada de eliminar programa instalado no computador, utilizando o Windows XP, a) mover o cone do programa para a lixeira. b) deletar o cone do programa da rea de trabalho. c) deletar a pasta que contm o programa instalado. d) remover o programa por meio do painel de controle. e) mover a pasta que contm o programa instalado para a lixeira. Prova: ESAF - 2009 - Receita Federal - Tcnico Administrativo 12. Em um computador executando o sistema operacional Windows (qualquer verso), possvel listar todos os componentes de hardware instalados ao selecionar, no 'Painel de Controle', a opo a) Gerenciador de dispositivos, em Sistema, Hardware. b) Centro de rede e compartilhamento, em Sistema, Redes. c) Gerenciador de programas e recursos, em Adicionar ou remover programas.

Sistemas Operacionais - Pg. 36

d) Gerenciador de desempenho, em Sistema, Hardware. e) Gerenciador de segurana, em Opes de Internet. Prova: FCC - 2009 - TRE - Analista Judicirio X - Em caso de instalao de software duvidoso, devem ser adotados, no Windows XP, procedimentos para garantir a recuperao do sistema, se necessrio. 13. Para atender recomendao contida em (X), deve-se optar pelo modo de exibio do Painel de controle por categoria; escolher Desempenho e manuteno e, aps, a) Restaurao do sistema, procedendo opo Criar backup. b) Restaurao do sistema, procedendo opo Criar um ponto de restaurao. c) Reestruturao do sistema, procedendo opo Reparar o sistema. d) Reestruturao do sistema, procedendo opo Reinstalar o Windows. e) Recuperao em caso de perda, procedendo opo Criar um ponto de manuteno. IX - Inibir a exibio de pastas e arquivos ocultos no Windows XP (edio domstica) 14. Uma das formas de atender recomendao em (IX) acessar o Painel de controle, escolher a) Opes de pasta e a guia Tipos de arquivo. d) Contas de usurio e a guia Modo de exibio. b) Opes de pasta e a guia Modo de exibio. e) Contas de usurio e a guia Tipos de arquivo. c) Opes de pasta e a guia Geral. Prova: FCC - 2005 - TRE - Tcnico Judicirio - rea Administrativa 15. No sistema operacional Windows XP, a) o ScanDisk pode ser utilizado para procurar arquivos com vrus e reparar as reas danificadas. b) o desfragmentador de disco pode ser utilizado para reorganizar arquivos e espao no disco rgido, a fim de que os programas sejam executados com maior rapidez. c) a janela "Painel de Controle" permite indicar ao Windows que diferentes usurios podem personalizar suas configuraes na rea de trabalho. d) pode-se colocar um atalho para qualquer programa, documento ou impressora, desde que restrita aos limites da rea de trabalho do Windows. e) o comando "Documentos" permite criar backup de arquivos, automaticamente. Prova: CESGRANRIO - 2007 - TCE - Tcnico em Informtica 16. No Windows XP, que opo do Painel de Controle permite a configurao de variveis de ambiente do sistema? a) Sistema. d) Opes da Internet. b) Opes de Pasta. e) Opes de Acessibilidade. c) Opes Regionais e de Idioma.

Sistemas Operacionais - Pg. 37

Prova: FCC - 2007 - TRE - Tcnico Judicirio 17. Para alterar a instalao dos componentes do Windows XP dentro do Painel de Controle, a opo correta clicar em a) Ferramentas administrativas. d) Adicionar ou remover programas. b) Sistema. e) Geral. c) Desempenho e manuteno. Prova: ESAF - 2005 - Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal 18. Em relao aos recursos do Painel de Controle do Windows XP correto afirmar que a) a opo Vdeo exibe as propriedades de vdeo e permite alterar a resoluo da tela. b) para saber a identificao de um computador na rede deve-se usar o recurso Opes de acessibilidade. c) para configurar uma rede domstica ou conectar-se Internet deve-se utilizar o recurso Adicionar ou remover programas. d) a inverso das funes dos botes direito e esquerdo do mouse feita por meio do recurso Opes de acessibilidade. e) a soluo de problemas que possam estar ocorrendo no hardware pode ser feita por meio do recurso Solues de hardware.

Gabarito comentado das questes de concursos (5 bloco)


1. Letra A. Opes regionais e de idioma.

2. Letra E. Sistema, guia Avanado.

Sistemas Operacionais - Pg. 38

3. Letra A. Ferramentas administrativas, no Painel de controle.

4. Letra B. A rea de trabalho (desktop) composta por diversos itens, entre eles, o boto Iniciar, a barra de tarefas, a rea de notificao da barra de tarefas, o relgio, assim como os cones criados pelo usurio. Este o tipo de questo que mais solicitado em concursos, seja sobre Windows XP ou Windows 7. 5. Letra C. Executar. Acessvel pela combinao WIN+R (Run, executar) 6. Letra A. Ferramentas administrativas. Veja comentrio da questo 3. 7. Letra C. No Painel de Controle, a opo Sistema permite, entre outras opes, o acesso s informaes do sistema operacional, como a verso correntemente instalada, e quantidade de memria do computador. Estas informaes so acessveis pela combinao Win+Pause. 8. Letra B. Teclas de alternncia. So trs formatos, a seguir na imagem.

9. Letra A. O Painel de controle disponibiliza recursos por meio dos quais possvel alterar configuraes do computador, relacionadas, por exemplo, com som, energia, segurana e impressora. 10. Letra A. Botes na barra de tarefas. No Windows XP, a partir de um certo nmero de botes na Barra de Tarefas, eles sero agrupados. No Windows 7, estes botes so agrupados imediatamente.

Sistemas Operacionais - Pg. 39

11. Letra D. Remover o programa por meio do painel de controle. Entre as opes citadas, esta a mais indicada, ou seja, Painel de Controle, Adicionar ou Remover Aplicativos. Opcionalmente usamos o program Uninstall, quando disponvel. 12. Letra A. Gerenciador de dispositivos, em Sistema, Hardware. 13. Letra B. Restaurao do sistema, procedendo opo Criar um ponto de restaurao. O ponto de restaurao diferente da opo ltima configurao vlida que aparece no menu de inicializao no momento em que ligamos o Windows e apertamos F8. 14. Letra B. Opes de pasta e a guia Modo de exibio. 15. Letra B. O Desfragmentador de Disco pode ser utilizado para reorganizar arquivos e espao no disco rgido, a fim de que os programas sejam executados com maior rapidez. Os arquivos so armazenados em clusters, portanto, quanto maior o arquivo, maior ser o seu nvel de fragmentao, diminuindo o tempo de leitura. 16. Letra A. Sistema. Conforme comentado anteriormente. 17. Letra D. Adicionar ou remover programas. Esta opo permite alterar as configuraes do aplicativo e tambm dos itens do Windows. 18. Letra A. a opo Vdeo exibe as propriedades de vdeo e permite alterar a resoluo da tela. No Windows 7, conforme comentado, nas verses Starter, isto no possvel.

Sistemas Operacionais - Pg. 40

Questes de concursos (6 bloco 15 questes)


Prova: VUNESP - 2011 - TJ-SP - Escrevente Tcnico Judicirio 01. Um escrevente est usando o programa Windows Explorer, que integra o Microsoft Windows XP em sua configurao padro, para a visualizao das pastas e arquivos de seu computador. Sabendo que a tela apresentada pelo programa a que est reproduzida na figura a seguir, assinale a alternativa que contm a afirmao correta.

a) Ao se clicar sobre o cone 1 a rea direita da tela do programa ir exibir os itens existentes no Disco Local (C:). b) Ao se clicar sobre o cone 2 ser iniciada a apresentao Gama.ppt que est armazenada na pasta denominada Beta. c) Clicando-se sobre o cone 3 a pasta selecionada pelo usurio ser removida do disco rgido do computador. d) Clicando-se sobre o cone 4 sero ocultadas as pastas Alfa, Beta e tambm os arquivos Delta.doc e Gama.ppt. e) No arquivo Delta.doc existe menor quantidade de informao armazenada em bits do que existe no arquivo Gama.ppt.

Sistemas Operacionais - Pg. 41

Prova: CESPE - 2010 - DETRAN-ES Agente de Fiscalizao 02. Na tabela ASCII, empregada para representar caracteres em computadores, apresentam-se 256 combinaes desses caracteres, e cada caractere equivale a oito bits.

Certo

Errado

Prova: FCC - 2011 - TRT - 14 Regio - Tcnico Judicirio - rea Administrativa 03. No Windows XP, o Windows Explorer permite o gerenciamento da rvore de diretrios e tem como uma de suas funes organizar a) arquivos e pastas no painel esquerdo da janela. b) apenas arquivos, no painel esquerdo da janela. c) arquivos e pastas no painel direito da janela. d) apenas pastas, no painel direito da janela. e) apenas arquivos, no painel direito da janela. Prova: FGV - 2011 - TRE - Analista Judicirio 04. No Windows Explorer, possvel a) renomear um arquivo sem mov-lo, mesmo estando ele aberto. b) mesclar documentos do Word, comparando as alteraes realizadas em verses diferentes. c) copiar um documento do Microsoft Excel e salv-lo como documento do Word. d) copiar um arquivo para outra pasta, mesmo estando ele aberto. e) mover um arquivo de uma pasta para a rea de trabalho, mesmo estando ele aberto. Prova: CESPE - 2010 - Caixa - Tcnico Bancrio 05. Quanto ao Windows Explorer, assinale a opo correta. a) O Windows Explorer utilizado para gerenciar pastas e arquivos e por seu intermdio no possvel acessar o Painel de Controle, o qual s pode ser acessado pelo boto Iniciar do Windows. b) Para se obter a listagem completa dos arquivos salvos em um diretrio, exibindo-se tamanho, tipo e data de modificao, deve-se selecionar Detalhes nas opes de Modos de Exibio. c) No Windows Explorer, o item Meus Locais de Rede oferece um histrico de pginas visitadas na Internet para acesso direto a elas. d) Quando um arquivo estiver aberto no Windows e a opo Renomear for acionada no Windows Explorer com o boto direito do mouse, ser salva uma nova verso do arquivo e a anterior continuar aberta com o nome antigo. e) Para se encontrar arquivos armazenados na estrutura de diretrios do Windows, deve-se utilizar o stio de busca Google, pois ele que d acesso a todos os diretrios de mquinas ligadas Internet. 06. Acerca dos sistemas operacionais Windows e Linux, assinale a opo correta. a) Arquivos criados no Linux podem ser lidos no Windows por meio da ferramenta Restaurao do sistema, existente no menu Iniciar do Windows.

Sistemas Operacionais - Pg. 42

b) No Linux, o programa PlanCalc permite a elaborao de planilhas eletrnicas, de forma equivalente ao Excel no Windows. c) No sistema Windows, o aplicativo Windows Explorer tem a funo exclusiva de facilitar o gerenciamento das informaes em um computador, permitindo criar, excluir e renomear arquivos e pastas; enquanto o Internet Explorer um browser que permite a navegao na Internet. d) Por ser software livre, o usurio tem a liberdade de copiar e modificar uma distribuio do Linux, sem solicitar qualquer tipo de permisso. e) Por meio da opo Windows UpDate, possvel ajustar data, hora e fuso horrio do computador. Prova: CESPE - 2009 - TRE-Analista Judicirio - rea Judiciria 07. Entre as diferentes distribuies do sistema operacional Linux esto d) Debian, Conectiva, Turbo Linux e Slackware. a) Conectiva, OpenOffice, StarOffice e Debian. e) Fedora, RedHat, Kurumim e Posix. b) GNU, Conectiva, Debian e Kernel. c) KDE, Blackbox, Debian e Pipe. Prova: CESPE - 2011 - FUB - Mdico 08. O Linux suporta o protocolo IP e possui navegadores web, o que permite acesso Internet.

Certo

Errado

09. Na partio de boot do Linux, esto localizados os diretrios /etc e /root, que so responsveis, entre outras coisas, pela manuteno dos arquivos binrios executveis do Linux.

Certo

Errado

Prova: CESPE - 2011 - FUB - Cargos de Nvel Mdio - Conhecimentos Bsicos 10. No Linux, os arquivos de log so gravados, por padro, no diretrio /home.

Certo

Errado

11. Durante o processo de desligamento (shutdown) do sistema operacional, o Linux, independentemente da verso utilizada, salva todo e qualquer documento que estiver aberto no diretrio /bin.

Certo

Errado

Prova: INSTITUTO CIDADES - 2009 - UNIFESP - Analista de Tecnologia da Informao 12. O modo de comando, no Sistema Operacional Linux, uma forma de se comunicar com o sistema com mais opes do que seria possvel atravs de um utilitrio grfico e obtendo respostas mais rpidas. Acerca de comando do Sistema Linux, marque a alternativa INCORRETA: a) O comando cd serve para acessar as pastas, o comando cd / volta ao diretrio Raiz e o comando cd .. sobe uma pasta. b) O comando startx serve para abrir a interface grfica a partir do prompt, caso voc tenha escolhido inicializar o sistema em modo texto.

Sistemas Operacionais - Pg. 43

c) O comando ls serve para listar uma pasta.. O comando "ls l more" quebra a lista em pginas e serve para pausar a listagem, para que o usurio consiga ler tudo. d) O comando rm serve tanto para mover arquivos quanto para renomear arquivos. Prova: CESPE - 2011 - PREVIC - Tcnico Administrativo - Bsicos 13. No Linux, para se ajustar as permisses via linha de comando, utilizam-se os comandos CHMOD e CHOWN. O primeiro permite transferir a posse, especificando a qual usurio e grupo determinada pasta ou arquivo pertence, e o segundo permite ajustar as permisses dos arquivos e pastas.

Certo

Errado

Prova: FCC - 2010 - SJCDH-BA - Agente Penitencirio 14. Ao clicar em uma pasta (duplo clique) do Windows, este apresenta o contedo da pasta que pode ser composto por outras pastas e/ou por arquivos. O comando Linux equivalente (lista arquivos) d) ls a) in e) id b) rm c) mv Prova: FGV - 2010 - DETRAN-RN - Assessor Tcnico - Administrao de Rede 15. So exemplos de softwares classificados como Sistema Operacional: d) Linux e Broffice. a) Unix e Windows. e) Linux e Gimp. b) Windows e Internet Explorer. c) Windows e MS-Word.

Gabarito comentado das questes de concursos (6 bloco)


1. Letra D. Clicando-se sobre o cone 4 , sero ocultadas as pastas Alfa, Beta e tambm os arquivos Delta.doc e Gama.ppt. Questo conhecida como rvore de diretrios, quando temos um (-) menos significa que aquele contedo esta aberto, mais no o que est sendo mostrado ao lado, na figura temos o ltimo menos na pasta ARTIGOS, nota que abaixo dele mostrado suas sub pastas e ao lado mostra suas sub pastas e os artigos que esto dentro dele Delta.doc e Gama.ppt, sendo assim quando clicamos em DADOS que a pasta que contm a sub pasta ARTIGOS, ocultamos a pasta ARTIGOS e conseqentemente suas sub pasta e arquivos. 2. Certo. So 256 caracteres, entre eles 33 smbolos no-imprimveis (tabulao, enter, etc). 3. Letra C. 4. Letra D. No possvel renomear um arquivo aberto (exceto arquivos TXT) como descrito na alternativa A. A comparao de alteraes e mesclagem de documentos possvel dentro do Word, com os dois arquivos abertos, e no pelo Windows Explorer como sugere a alternativa B. No possvel mudar o formato de XLS/XLSX para DOC/DOCX pelo Windows Explorer, apenas copiar parte do documento e colar ele como Scrap, portanto a alternativa C tambm no verdadeira. E no possvel mover m arquivo que est aberto, como sugerido pela alternativa E. possvel copiar

Sistemas Operacionais - Pg. 44

um arquivo para outra pasta, mesmo estando ele aberto, entretanto a cpia ser idntica ao arquivo que j est em disco. Alguma alterao realizada durante a sesso, enquanto ele est aberto, no ser considerada. 5. Letra B.

6. Letra D. A opo A est incorreta, pois a ferramenta Restaurao do Sistema no tem como objetivo ler arquivos do Linux; A opo B est incorreta, pois o nome correto do aplicativo Calc; A opo C est incorreta, pois o Windows Explorer capaz tambm de funcionar como um browser, tanto que possui o menu Favoritos; A opo E est incorreta, pois para se ajustar a data, hora e fuso horrio, usa-se a opo Data e Hora no Painel de Controle. 7. Letra D. Na letra A, OpenOffice no uma distribuio Linux, e sim um pacote de aplicativos equivalente ao Microsoft Office. Na letra B o termo Kernel significa ncleo de um sistema operacional. Na letra C, pipe o barramento de uma placa me. Na letra E, Posix um conjunto de normas para programao. 8. Certo. Como todo sistema operacional. E no Linux, o navegador ser o Mozilla Firefox ou o Google Chrome, por exemplo. 9. Errado. O diretrio "/bin" armazena os executveis de alguns comandos bsicos do sistema. O diretrio "/etc" concentra os arquivos de configurao do sistema, substituindo de certa forma o registro do Windows. 10. Errado. Diretrio / /bin /boot Descrio e comentrios raiz do sistema, o diretrio que ''guarda'' todos os outros diretrios. arquivos/comandos utilizados durante a inicializao di sistema e por usurios (aps a inicializao). O termo BIN referncia ao tipo de informao, binrio. arquivos utilizados durante a inicicializao do sistema. Boot uma expresso comum a

Sistemas Operacionais - Pg. 45

Diretrio /dev /etc /etc/sysconfig /etc/passwd /etc/fstab /etc/group /etc/include /etc/inittab /home /lib /lib/modules /misc /mnt /proc /root /sbin /tmp /usr /usr/bin /usr/sbin /usr/lib /usr/local /usr/man /usr/info /usr/X11R6 /var

/var/lib

Descrio e comentrios vrios sistemas para indicar a inicializao. drivers de controle de dispositivos. DEV vem de device, dispositivo. arquivos de configuraes do computador arquivos de configurao do sistema para os dispositivos. dados dos usurios, senhas criptografadas... PASSWORD = senha sistemas de arquivos montados no sistema grupos header para programao em C, atravs do comando include arquivo de configurao do init. pasta pessoal dos usurios comuns. Comparativamente ao Meus Documentos. bibliotecas compatilhadas. LIB vem de library, biblioteca. modulos externos do kernel usados para inicializar o sistema... arquivos variados (misc de miscelnia) ponto de montagem de sistemas de arquivos (CD, floppy, parties...) MNT vem de mount, montagem sistema de arquivos virtual com dados sobre o sistema. PROC vem de procedure diretrio pessoal do root. Equivalente a pasta raiz da unidade de inicializao C: arquivos/comandos especiais (geralmente no so utilizados por usurios comuns) arquivos temporrios Unix System Resources. Contm arquivos de todos os programas para o uso dos usurios de sistemas UNIX. executveis para todos os usurios. Equivale a pasta All Users (todos os usurios) executvies de administrao do sistema bibliotecas dos executvies encontrados no /usr/bin arquivos de programas instalados localmente manuais informaes Arquivos do X Window System e seus aplicativos. Contm arquivos que so modificados enquanto o sistema est rodando no compartilhado em rede por ser especfico de cada sistema, estando em constantes modificaes. bibliotecas

11. Errado. Existe um comando no Linux chamado shutdown que voc utiliza quando est trabalhando em um programa Shell de comandos. O comando shutdown tem como funo desligar ou reiniciar um computador veja abaixo alguns exemplos: shutdown -r +10 reinicia o computador aps 10 minutos (opo R Restart) shutdown -h +5 desliga o computador aps 5 minutos (opo H Halt)

Sistemas Operacionais - Pg. 46

Quando desligado ou reiniciado o sistema ele pede para voc salvar os documentos abertos, o prprio usurio escolhe o diretrio que deseja salvar. O diretrio/bin tem com a funo armazenar os arquivos binrios. So equivalentes aos arquivos executveis que conhecemos no Windows. 12. Letra D. O comando RM para remover (deletar) arquivos e pastas, enquanto que o comando para renomear o MV (que tambm move os arquivos e pastas). 13. Errado. Os conceitos esto exatamente invertidos. CHMOD para ajustar as permisses de pastas e arquivos, enquanto que CHOWN para transferncia de posse (owner, proprietrio). 14. Letra D. Comandos para manipulao de Arquivo Linux: a) in: cria links simblicos (symlinks) para arquivos ou diretrios. Equivale aos atalhos/links. b) rm: deletar arquivos. Equivale ao comando DEL, (excluir arquivos e pastas). c) mv: mover ou renomear arquivos. d) ls: listagem do diretrio. e) id: mostra qual o nmero de identificao do usurio especificado no sistema; 15. Letra A. Internet Explorer um navegador de Internet, assim como o Mozilla Firefox, Google Chrome, Safri e Opera. MS-Word um editor de textos, assim como o BrOffice Writer, Windows WordPAD e at Bloco de Notas (com suas respectivas caractersticas e limitaes). BrOffice um pacote de aplicativos para escritrios, assim como o Microsoft Office. Gimp um editor de imagens, assim como o Adobe Photoshop.

Prxima aula: Internet e Intranet + Comunicao + Hardware

Estatstica do curso Modalidade Questes de concursos (Certo/Errado) Questes de concursos (Alternativas) Total Esta aula 27 53 80 Total 27 53 80

Fernando Nishimura de Arago Administrador de Redes e Professor de Informtica


Colaborador Microsoft - Profissional 5 Estrelas (Brasil) e Microsoft Community Contributor (mundo)

Endereo eletrnico: mediugorie@hotmail.com Twitter = http://twitter.com/mediugorie Blog = http://mediugorie.wordpress.com Facebook - http://www.facebook.com/mediugorie

LinkedIn http://www.linkedin.com/in/fernandonishimura Microsoft - http://bit.ly/profile-microsoft Technet - http://bit.ly/profile-answers Answers - http://bit.ly/profile-answer MSDN - http://bit.ly/profile-msdn

Sistemas Operacionais - Pg. 47

Anda mungkin juga menyukai