Anda di halaman 1dari 9

RESENHA. Ser e verdade, de Martin Heidegger (A questo fundamental da losoa e Da essncia da verdade). Traduo de Emmanuel Carneiro Leo.

(Petrpolis, Bragana Paulista: Vozes, Ed. Univ. S. Francisco, 2007.) Em busca da essncia da verdade
Antonio Ianni Segatto
Doutorando em Filosofia na Universidade de So Paulo e bolsista da FAPESP

Composto a partir das prelees de Heidegger nos anos de 1933 e 1934, o volume que ora vem a pblico em portugus pode ser lido como a conrmao literal da observao de Plotino segundo a qual toda losoa pouco mais que um comentrio, ainda que em certos casos no deliberado, de Plato e Aristteles. Com efeito, losoa grega, mais especicamente aos dilogos platnicos a Repblica e o Teeteto , que Heidegger retorna a m de recuperar o questionamento sobre o sentido do ser e sobre a essncia da verdade. Ainda que apresente a maneira como Descartes e Hegel recolocam a questo fundamental da losoa no quadro da metafsica moderna, ele o faz apenas para mostrar como tais autores se desviam da reexo primordial acerca daquelas questes. O primeiro, aferrando-se ao mtodo matemtico, tem de determinar de antemo o fundamento do que se pode pensar e do que pode ser. O segundo, transformando a metafsica no em uma lgica, como pretendia, mas em uma teo-lgica, prope uma lgica do absoluto, que no seno outro nome para Deus. Heidegger no se limita a apontar os descaminhos da metafsica na modernidade. Ele faz a etiologia dos enganos que culminam na losoa hegeliana, entendida aqui como o desfecho da metafsica moderna. Nesse ponto, decisivo o comentrio que faz do prprio termo metafsica. Inicialmente, o termo se referia apenas e to somente aos escritos de Aristteles que no se en149

Cadernos de Filosoa Alem

n 12 p. 149-157 jul.-dez. 2008

quadravam em seus tratados de fsica. O prexo meta designava que aqueles escritos deveriam vir depois destes tratados. Em suas origens, metafsica no mais do que o nome para uma perplexidade: sem saber-se o que fazer, certos escritos de Aristteles, encontrados no primeiro sculo da era pr-crist, foram justapostos aos tratados cientcos, sendo colocados na seqncia, atrs ou depois destes. Na Idade Mdia, porm, o termo sofre uma inexo importante. A partir da constatao de que o contedo dos escritos em questo dizia respeito ao que ultrapassa o mundo natural, no-natureza, e a partir da constatao de que aquilo que est alm da natureza o divino, Deus, a metafsica passou a designar aquela disciplina ocupada com o que est alm do sensvel: o supra-sensvel. Nas palavras de Heidegger:
a partir desta compreenso do conceito de no-natureza, no sentido de sobre-natureza divina, a palavra metafsica adquire uma outra signicao; j no remete para uma referncia tcnica na seqncia dos escritos: post, e sim para um contedo determinado, entendido cristmente, dos respectivos escritos: trans, alm da natureza. A natureza acessvel pelos sentidos em contraste com o supra-sensvel. A metafsica, ao contrrio, o conhecimento das coisas divinas, do supra-sensvel. O ttulo de uma perplexidade tornase, ento, o nome para a espcie mais elevada possvel do conhecimento humano (p. 37).1

Dada essa inexo, o pensamento cristo determinou, segundo Heidegger, os trs domnios sobre os quais incidiria o questionamento sobre o ser do ente (o ser do sendo (Seiende), na traduo do volume que estamos resenhando): o ente do que conhecemos como mundo, o ente que ns mesmos somos, isto , o homem, o ente criador e divino que est acima do mundo e do homem. Assim, a espcie particular de conhecimento que dene a metafsica divide-se em trs setores: o conhecimento do conjunto da natureza, o conhecimento da alma humana e o conhecimento de Deus. Da a diviso das chamadas metafsicas especiais: a cosmologia, a psicologia e a teologia.
1. Todas as referncias ao livro que estamos resenhando sero fornecidas entre parnteses no corpo do texto.

150

Antonio Ianni Segatto

RESENHA: Ser e verdade

Na losoa moderna, entra em cena um novo elemento: a idia de mtodo. A metafsica no apenas tem por objeto os trs domnios mencionados, mas deve guiar-se por um mtodo especco. aqui, porm, que aparecem os pontos fracos dos empreendimentos de Descartes e Hegel. No que diz respeito ao primeiro, a objeo a seguinte: no apenas o possvel carter do fundamentum est antecipadamente predeterminado pelo predomnio da idia matemtica do mtodo, como tambm este mtodo decide previamente, de modo especco, o nico fundamento que, como tal, pode vir ao caso (p. 55). No que diz respeito ao segundo, a objeo a seguinte:
a metafsica como cincia do ser do sendo lgica, e esta lgica lgica do absoluto, isto , Deus. Um genitivo deliberadamente ambguo! No apenas um genitivus objectivus: exposio de Deus, mas genitivus subjectivus: a essncia de Deus, tal como ele , em ser e ao ser esprito absoluto. A lgica o sistema da conscincia absoluta de si mesmo de Deus, em sua essncia, depende e se funda em Deus. A metafsica de Hegel lgica no sentido de teolgica (p. 90).

Frente a isso, cabe recuperar o questionamento sobre a essncia do ser tal como ele havia sido formulado pelos gregos. Na verdade, para estes a prpria losoa dene-se como esse questionamento: Filosoa a paixo da tendncia para o faro antecipado da essncia das coisas: o combate incessante e questionador pela essncia e pelo ser do sendo, isto , do que e est sendo (p. 25). Mais especicamente, a losoa o combate que, sem cessar, questiona sobre a essncia e o ser do ente, no sendo, pois, uma cincia, uma viso de mundo, um saber absoluto ou uma investigao sobre a existncia do indivduo (da que o rtulo existencialismo talvez no caiba losoa de Heidegger). Mas a losoa tambm um questionamento histrico, algo que se impe a um povo e que este deve assumir como seu destino. Na segunda parte de suas prelees, Heidegger volta-se para a questo sobre a essncia da verdade. Ele lembra que nas origens da losoa a questo estava vinculada questo sobre a possibilidade da no-verdade, da falsidade, do erro. apenas por meio da discriminao das condies que permitem pensar e dizer o que
151

Cadernos de Filosoa Alem

n 12 p. 149-157 jul.-dez. 2008

no que se pode alcanar a essncia do que , assim como a essncia do pensamento e do discurso verdadeiros. E a discriminao dessas condies tem como mola propulsora a dissoluo das diculdades a que o princpio de Parmnides conduz. Na verso do autor, o princpio diz: o sendo , o no-sendo no . Ora, se o no-sendo o no-ser, nas tradues mais usuais simplesmente no , nada se pode pensar ou dizer a seu respeito. Um pensamento errneo no seria, portanto, pensamento algum: seria algo como pensar o nada ou no pensar. Da mesma forma, um discurso falso no diria nada e sequer poderia ser chamado de discurso. Assim, ou pensamos algo e esse pensamento diz respeito ao que ou no pensamos nada; ou dizemos algo e nosso discurso verdadeiro ou no dizemos nada e a cadeia de sons que proferimos sequer compe um discurso signicativo. Entre ns, esse aparente beco sem sada conhecido como paradoxo do discurso falso.2 E tal paradoxo que Heidegger tem em vista quando escreve: Se, pois, o erro como o falso, se o nulo um negativo e o no-sendo no pode ser, ento no pode haver nem erro, nem falsidade (p. 242); ou quando escreve: o falso o nulo. O nulo, porm, o nada. Pensar alguma coisa falsa signica, pois: no pensar nada (...) quando no penso nada, no h pensamento algum. O pensamento se dissolve em si mesmo. Ou h alguma coisa ou no h (p. 261). Diante desse quadro, lembra o autor, coube a Plato, no Sosta, cometer o famoso parricdio, abandonando o princpio de que alguma coisa ou ou no e reconhecendo que mesmo o no-sendo, mesmo o nulo . Concentrando-se sobretudo na anlise do Teeteto, Heidegger nota que as mesmas diculdades se colocam na investigao sobre a essncia daquilo que os gregos denominavam epistme, e que ele traduz por saber. Aparentemente no possvel ter um conhecimento falso de alguma coisa, pois, para sabermos se aquilo que conhecemos falso, deveramos saber anteriormente o que no o conhecimento falso desse algo, o que esse algo verdadeiramente. Isso ca mais claro na exposio do exemplo de Plato feita por Heidegger:
2. Cf. Santos, L. H. L. dos. A harmonia essencial. In: Novaes, A. (org.). A crise da razo. So Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 439.

152

Antonio Ianni Segatto

RESENHA: Ser e verdade

Suposto que me tenha de movimentar uma tal falsa viso, para tanto, eu j deveria ter, de certo modo, um conhecimento de quem encontro: nariz chato e olhos esbugalhados; e, ao mesmo tempo, porm, visto que tenho Teeteto por Scrates, no tenho conhecimento de quem encontro. Exige-se, pois, que tenha e no tenha conhecimento da mesma coisa (da mesma pessoa). Ora, a respeito de um mesmo objeto s h a possibilidade de conheclo ou no, ou desconhec-lo. Deveramos, pois, conhecer e, ao mesmo tempo, no conhecer o mesmo objeto. Isso impossvel. Assim prova-se, em princpio, que no pode haver nenhuma viso falsa (p. 260-1). Mesmo sem entrar nos pormenores da anlise heideggeriana, preciso ressaltar a concluso a que chega. Como j dissemos, a questo sobre a essncia da verdade est vinculada possibilidade mesma da verdade e da no-verdade. E, como dito no ttulo da ltima seo das prelees, a essncia da verdade entendida como a luta do homem histrico contra a noverdade. Ao longo do comentrio ao Teeteto, Heidegger ressalta que a no-verdade era possvel porque o homem vai em direo errncia. Da que a essncia da verdade seja a luta contra essa tendncia e que ela deva ser assumida como uma tarefa histrica. Nas palavras do autor: Temos que conquistar a verdade, a deciso de nossa misso. Somente com a deciso desta luta abre-se para ns a possibilidade de um destino. S h e se d destino l onde, numa deciso livre, o homem se expe ao perigo de sua presena (p. 271). Essa concluso talvez que mais clara se lembrarmos a maneira como Heidegger pensava o conceito de verdade no perodo concomitante s prelees. No famoso texto Sobre a essncia da verdade, elaborado ao longo da dcada de 1930, Heidegger retoma sua antiga militncia contra a denio tradicional da verdade como adequao ou correspondncia; denio esta que era resumida na conhecida frmula: Veritas est adaequatio rei et intellectus. Ele argumenta, sendo el ao que j dissera em Ser e Tempo, de 1927, que a concepo tradicional de verdade tem um carter derivado em relao a uma forma mais originria de verdade fundada na estrutura existencial do
153

Cadernos de Filosoa Alem

n 12 p. 149-157 jul.-dez. 2008

ser-a.3 No entanto, dando um passo alm, ele pensa a essncia da verdade no apenas como a abertura do mundo ao ser-a, mas como liberdade.4 Denida como o que pe o comportamento do homem em harmonia com o ente na sua totalidade, a liberdade o que permite ao homem estar na verdade. E, dada essa centralidade do homem, a no-verdade ser pensada por Heidegger como um modo de comportamento deste, mais especicamente como errncia, como o espao aberto para o desvio em relao verdade essencial. Tais colocaes j adiantam o comentrio que Heidegger faz, nas prelees de 1933 e 1934, alegoria da caverna de Plato. Toda a anlise centra-se em dois aspectos fundamentais: a distino de duas concepes concorrentes acerca da verdade e a vinculao entre a essncia da verdade e a essncia do homem. Traduzindo o termo grego por desvelamento ou descobrimento (como prefere o tradutor do volume resenhado), Heidegger nota que a verdade aqui entendida como reao ao fato originrio do velar, do encobrir. Essa concepo vai de encontro quela que tem primazia ao longo da histria da lo3. Na seo 44 de Ser e Tempo, intitulada Ser-a, abertura e verdade, Heidegger escrevia: O enunciado no o lugar primrio da verdade, mas, ao contrrio, o enunciado, enquanto modo de apropriao da descoberta e enquanto modo de ser-no-mundo, funda-se no descobrimento, na abertura do ser-a. A verdade mais originria o lugar do enunciado e a condio ontolgica de possibilidade para que o enunciado possa ser verdadeiro ou falso (descobridor ou encobridor). Heidegger, M. Sein und Zeit. 18. Au. Tbingen: Max Niemeyer Verlag, 2001, p. 226. A seguinte passagem nos parece bastante ilustrativa: A liberdade assim compreendida, como deixar-ser do ente, realiza e efetua a essncia da verdade sob a forma do desvelamento do ente. A verdade no uma caracterstica da proposio correta, enunciada por um sujeito relativamente a um objeto e que ento vale no se sabe em que mbito; a verdade o desvelamento do ente graas ao qual se realiza uma abertura. Em seu mbito se desenvolve, expondo-se, todo comportamento, toda tomada de posio do homem. por isso que o homem ao modo da ek-sistncia. Heidegger, M. Vom Wesen der Wahrheit. In: _____. Wegmarken (Gesamtausgabe Band 9). 2. Au. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1996, p. 190.

4.

154

Antonio Ianni Segatto

RESENHA: Ser e verdade

soa: a concepo de verdade como correo, que provm do fato de reger uma coisa por outra, de estabelecer uma medida. No primeiro caso, a verdade tomada em um sentido negativo, como a privao de um estado de no-verdade. Isso se mostra j na prpria formao do termo grego -, em que o prexo - indica a negao do que est encoberto, do que permanece escondido (). No segundo caso, supe-se a possibilidade de estabelecer uma equivalncia entre dois elementos heterogneos, a sentena e a coisa. A verdade no um estado do homem, mas uma propriedade das sentenas: o lugar da verdade a sentena; o ser verdadeiro da sentena, ao mesmo tempo e decide sobre o ser das coisas (p. 134). No que diz respeito ao segundo aspecto, a vinculao entre a essncia da verdade e a essncia do homem, Heidegger nos diz que o estado original de no-verdade, de encobrimento, no uma propriedade das sentenas ou das coisas, mas um estado no qual o homem se encontra. Da que a essncia da verdade no se nos abre como conhecimento ou propriedade, mas como o acontecimento fundamental na essncia do homem, pois o homem aquele que, enquanto aberto e manifesto, se abre e manifesta seu ser para si mesmo (p. 187 e 185). O comentrio de Heidegger alegoria da caverna permite, ento, recuperar o sentido original do termo grego e estabelecer o vnculo com a tarefa que cabe ao homem cumprir: A (na caverna) , decerto, real, mas como tal, encobre a realidade l fora. Junto com a realidade das sombras, realiza-se o desencobrimento l fora. Com o retorno caverna, o libertado aprende, ento, pela primeira vez, a compreender que, juntamente com o desencobrimento, acontece tambm e deve acontecer o encobrimento, a aparncia, o engano. somente agora, pois, que se percebe a necessidade da libertao; que a libertao no pode levar para um gozo tranqilo e para uma posse pacca fora da caverna, mas que o desencobrimento se d e acontece na histria humana num debate ininterrupto e contnuo com a falsidade e a aparncia. daqui que nasce a percepo fundamental de que no se d nem se pode dar verdade em si e por si, mas que toda verdade se d e acontece no mais ntimo debate com o encobrimento, no sentido de deslocar e
155

Cadernos de Filosoa Alem

n 12 p. 149-157 jul.-dez. 2008

encobrir (...) O homem existe, simultaneamente, na verdade e na no-verdade, no encobrimento e no desencobrimento. No so duas esferas separadas, de vez que todo ser e estar na verdade disputa, uma luta. Permanecer na no-verdade esmorecer na luta. Quanto mais agudamente o homem histrico, quanto mais intensamente um povo for tomado e pressionado, tanto mais necessria a luta pela verdade; isso inclui o debate, a disputa e discusso com a no-verdade (p. 193). Mas aqui as coisas parecem descambar para um lado sombrio. Enquanto acontecimento na histria de um povo, a libertao para a essncia de seu ser e para a essncia da verdade deve ser assumida como uma luta. Para os gregos, a libertao comea com Homero e tem seu acabamento na constituio do Estado grego e nas realizaes culturais, sobretudo no despertar da losoa. Tudo isso era o projeto de mundo no seio do qual o povo grego existia. Em 1934, Heidegger via nas profundas transformaes por que passava a Alemanha a luta contra a no-verdade, contra um estado de encobrimento: Quando, hoje em dia, o Fhrer fala sempre de novo em mudar a educao para a concepo de mundo nacional-socialista, isso no signica: fornecer uma palavra de ordem qualquer, mas produzir uma mudana total, um projeto de mundo em cuja base se educa todo o povo. O nacional-socialismo no uma doutrina, mas a transformao, pela base, do mundo alemo e, como acreditamos, do mundo europeu inclusive (p. 232-3). O mximo que se pode dizer a respeito desse diagnstico que ele est circunscrito a um perodo muito especco da trajetria do lsofo e que, a partir de 1935,
o nacional-socialismo deixa denitivamente de aparecer para Heidegger como um recurso histrico contra a errncia. Ele se torna antes, tanto em sua idia quanto em sua realidade, a forma mais crepuscular da prpria errncia. Os lderes (Fhrer), ao contrrio do que pensam, no conduzem a nada.5
5. Aubenque, P. Ainda Heidegger e o Nazismo. In: Novos Estudos CEBRAP, n 22, 1988, p. 96.

156

Antonio Ianni Segatto

RESENHA: Ser e verdade

BIBLIOGRAFIA:
AUBENQUE, P. Ainda Heidegger e o Nazismo. In: Novos Estudos CEBRAP, n 22, 1988. HEIDEGGER, M. Vom Wesen der Wahrheit. In: _____. Wegmarken (Gesamtausgabe Band 9). 2. Au. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1996. _____. Sein und Zeit. 18. Au. Tbingen: Max Niemeyer Verlag, 2001. SANTOS, L. H. L. dos. A harmonia essencial. In: NOVAES, A. (org.). A crise da razo. So Paulo: Companhia das Letras, 1996.

157

Anda mungkin juga menyukai