Anda di halaman 1dari 22

Artigo publicado em DUARTE CNDIDO, Manuelina Maria. Cultura material: interfaces disciplinares da Arqueologia e da Museologia.

In: Cadernos do CEOM, Ano 18 no 21. Junho 2005, Chapec: Unochapec, 2005. p. 75-90. Resumo Este artigo apresenta a base conceitual da Arqueologia e da Museologia sobre os estudos de cultura material, mapeando as semelhanas e diferenas no tratamento que as duas disciplinas do cultura material e a historicidade desses tratamentos.

Abstract This article introduces base concepts of Archeology and Museology related to the studies of material culture making a map of the similarities and the differences in the treatment that these two disciplines give to the material culture and the historicity of these treatments.

Palavras-chave Arqueologia; Museologia; cultura material

Key words Archeology; Museology; material culture

Artigo:

Cultura material: interfaces disciplinares da Arqueologia e da Museologia

Writing the past is not an innocent and disinterested reading of

autonomous past produced as image. Writing the past is drawing it into the present, re-inscribing it into the face of the present.1 (Tilley in Hodder, 1989: 193)

Este artigo traz uma parte das discusses inseridas na dissertao de mestrado intitulada Arqueologia Musealizada: patrimnio cultural e preservao em Fernando de Noronha, defendida este ano no Programa de Ps-Graduao em Arqueologia da Universidade de So Paulo em agosto de 2004. Devido formao tambm em Museologia da autora, foi inevitvel que a reflexo ganhasse os contornos de uma busca pelas interseces entre as

Traduo: Escrever o passado no uma inocente e nem uma desinteressada leitura do passado autnomo apresentado como imagem. Escrever o passado desenh-lo no presente, reinscrevendo-o a partir de um olhar do presente.

duas reas e este foi o tema de um dos captulos, que enfocou a cultura material como sendo um forte denominador comum, embora no o nico. A Arqueologia, disciplina que se caracteriza como um projeto de cincia da cultura material (Funari, 1998) tem parceiros entre as reas do conhecimento que surgiram com a necessidade de compreenso do universo material que circunda o homem e que floresceram a partir do estabelecimento de processos de coleta e classificao de vestgios ou espcimes, como a Antropologia, a Geologia, a Zoologia, a Botnica, a Etnologia. Tais disciplinas vincularam seu desenvolvimento criao de instituies capazes de guardar estes acervos e de responsabilizarem-se pela manuteno de sua materialidade e, mais recentemente, pela devoluo social do conhecimento por elas produzido: os museus. Pearce (1990: 31) afirma que a Arqueologia , acima de tudo, uma disciplina ligada compreenso da cultura material2 em amplo sentido no necessariamente ligada ao produto de escavaes , e que muito disto est preservado nas colees dos museus. Da mesma forma, Francisco Alves, ento diretor do Museu Nacional de Arqueologia e Etnologia de Portugal declarou que a reorganizao das reservas que originou a exposio Das Origens poca Romana (1989 a 1994) tinha sido, at aquele momento, a maior escavao arqueolgica portuguesa (Alves, apud Raposo e Silva, 1996: 165).

O homem o seu objeto, mas a materialidade sua fonte de pesquisa.

A responsabilidade sobre esta herana, redimensionada para atender no somente a objetivos de salvaguarda mas tambm de comunicao patrimonial leia-se: democratizao deste patrimnio e do conhecimento produzido a partir dele para pblicos em geral, indo alm dos meios acadmicos, onde as reas do conhecimento citadas costumam realizar sua divulgao cientfica a preocupao central de uma outra disciplina, a Museologia. Voltando nosso olhar para a musealizao da Arqueologia, colocamo-nos no cruzamento de dois campos que se caracterizam por serem eminentemente interdisciplinares: a Museologia, voltada que para a comunicao do conhecimento produzido em outras reas, e a Arqueologia, cada vez mais incluindo em suas discusses a necessidade de democratizao do saber que produz, por intermdio de processos diversos, que possuem inclusive uma denominao especfica na rea, a Arqueologia pblica3. Publicaes como Public Archaeology (desde 2000) e Journal of Material Culture (desde 1996) sobretudo aquela, dedicada especificamente ao tema tm discutido as questes sobre a divulgao do conhecimento cientfico produzido em Arqueologia e para quem este conhecimento produzido.
No World Archaeological Congress de 1999, na frica do Sul, houve uma sesso especialmente destinada a este tema, organizada por Nick Merriman e Tim Schadla-Hall e da qual participou, entre outros, o arquelogo brasileiro Pedro Paulo Funari, tendo resultado no livro Public Archaeology, ed. Nick Merriman, Londres e Nova Iorque, Routledge, 2004, com um captulo de Funari sobre o Brasil.
3

Entretanto, parte da comunidade acadmica envolvida com a Arqueologia ainda realiza a divulgao cientfica somente entre seus pares e esquece que seu exerccio profissional s se justifica pelo benefcio da sociedade. Em contrapartida, essa mesma sociedade que no conhece e no valoriza o patrimnio arqueolgico a no ser como curiosidade (Almeida, 2002: 10), tem ainda outros motivos para se desobrigar de sua proteo: "Uma das possibilidades de explicao deste desrespeito pelo patrimnio pblico no Brasil pode estar na relao da populao com o Estado. (...) esta relao de clientela, de tutela, , por conseguinte, de dependncia, de obrigao, de sujeio. (...) A questo vai mais alm, uma vez que, ao burlar as regras estabelecidas pelo Estado, o indivduo demonstra sua insatisfao exercendo, mesmo que equivocadamente, uma atitude de resistncia" (Almeida, 2002: 17). Esta preocupao tambm permeia obras como "Archaeological curatorship", de Susan Pearce, que afirma: "Archaeological curators have a particular responsibility here, because an important part of our role is to act as bridge between people in general and the professional archaeological community. Museums, together with interpreted open-air sites with curators are much involved, are the principal means through which an experience of the past, and, especially, of the genuine objects made in the past, can be mediated to people."4 (Pearce, 1990: 01-02). Desta forma, a autora coloca o que vamos
Traduo: Curadores de Arqueologia tm uma responsabilidade especial aqui, porque uma importante parte do nosso papel de atuar como ponte entre as pessoas em geral e a
4

chamar, genericamente, de processos de musealizao (a compreendidos museus em seus vrios modelos, stios a cu aberto, etc.), como possibilidades importantes de mediao entre a pesquisa arqueolgica e o pblico. As discusses que se seguem procuram entrecruzar as bibliografias provenientes da Arqueologia e da Museologia, que alm de serem as disciplinas formadoras do domnio da musealizao da Arqueologia, nosso interesse de pesquisa, so reas que se definem pela inextricabilidade das relaes com a cultura material. Consideramos possveis e imprescindveis contribuies mtuas entre as reas mencionadas, especialmente no que diz respeito s discusses sobre o envolvimento entre cultura material, poder e identidades, que permeiam obras como "Historical Archaeology" (Funari, Jones e Hall, 1999) e igualmente as discusses contemporneas da Museologia. A interpretao e a construo dos significados da cultura material ou do patrimnio5 como partes de um processo social de negociao e renegociao ponto comum nas reflexes de ambas as reas (Shanks e Tilley, 1987; Pearce, 1990; Funari, 2001b, 2004; Bruno, 1995; Spencer-Wood 1999; Tamanini, 2000; Funari,

comunidade arqueolgica profissional. Museus, assim como stios interpretados a cu aberto cujos curadores esto envolvidos, so os principais meios aos quais uma experincia do passado e especialmente de objetos genunos feitos no passado, podem servir mediadores para as pessoas. 5 A Museologia, como veremos adiante, tem se caracterizado por uma abertura conceitual que engloba na idia de patrimnio novas facetas que no somente a material, mas tambm o intangvel. A preservao, em qualquer caso, entretanto, depende de uma seleo de referncias patrimoniais que sero mantidas tambm em sua integridade fsica.

Oliveira e Tamanini, Archaeology to the lay public in Brazil: three experiences manuscrito indito -, entre muitos outros). Os estudos de cultura material tm demonstrado inquietaes cada vez mais profundas quanto validade das interpretaes de seus significados. Para Tilley (1989), uma significativa ruptura ocorreu com a publicao de Symbolic and structural archaeology, por Hodder, em 1982, onde foi refutada a idia de que o significado da cultura material se exaure na anlise formal dos objetos. Passou-se a aceitar o pressuposto de que sua produo envolve aspectos subjetivos da cultura de uma sociedade, como crenas, valores, idias e atitudes. Alm disto, a Arqueologia Ps-Processual incluiu a discusso sobre o papel ativo desta cultura material, vista no somente como reflexo mas como agente social. Segundo Bucaille e Pesez (1989: 13), a noo e no conceituao de cultura material possivelmente surgiu na segunda metade do sculo XIX, quando a exigncia de objetos materiais e de fatos concretos para o estabelecimento de experimentaes, provas e leis, se imps ao mundo cientfico. Para os autores, publicaes como a de Boucher de Perthes, Antiquits celtiques et antdiluviennes, de 1847, e De lhomme antdiluvien, de 1860, provocaram uma reavaliao do objeto da Arqueologia, at ento centrada na excepcionalidade esttica das civilizaes clssicas. As rupturas epistemolgicas da poca, ao seu ver, incluem ainda o materialismo

histrico de Marx e o surgimento da Sociologia de Durkheim, espaos tericos em que a noo de cultura material teve chances de se desenvolver. Teria sido entre 1920 e a II Guerra Mundial que essa noo ganhou uso corrente nas cincias humanas, especialmente na Histria. Sua apropriao pela Arqueologia permitiu avanos ainda maiores para sua compreenso e sua explorao cientfica: necessidade geral de remediar as carncias das fontes escritas carncias mais ou menos clamorosas consoante os pases e os sculos junta-se um outro facto: a documentao clssica, escrita ou visual, pode englobar amplos sectores da cultura material, mas s d deles uma imagem reflectida, subjectiva e j interpretada, necessitando, portanto, de certa prudncia. Alm disso, quando um texto cita um objecto concreto, no se pode, na maior parte dos casos, dar dele uma imagem precisa; a arqueologia, pelo contrrio, pe-nos directamente em contacto com o prprio material, que se pode tocar, examinar e interpretar sem o perigo de erro devido subjectividade da documentao. (Bucaille e Pesez, 1989: 19) Para definir a noo de cultura material, os autores partem de quatro caractersticas, sendo duas ligadas ao termo cultura e as outras ao carter material: como fenmeno cultural, a cultura material refere-se coletividade e a uma repetitividade que a aproxima da noo de cotidiano; o aspecto material relativo aos fenmenos infra-estruturais e ateno aos objetos concretos. Sob seu ponto de vista, a noo de cultura material, por demais imprecisa para ser conceito, e convive com os riscos da apreenso imediata dos aspectos

tcnicos e funcionais, pela facilidade com que se sobrepem aos outros significados do objeto (Bucaille e Pesez, 1989: 25). Os significados, entretanto, so aspectos existentes para alm das caractersticas tcnico-funcionais e da materialidade dos objetos. Tambm no so definidos exclusivamente no momento da produo, mas em todo o processo social que envolve seu posterior uso, valorizao, descarte, reaproveitamento. Estes significados relacionam-se com a forma como a memria construda, no presente, e como esta contribui para a diferenciao entre os valores materiais, intrnsecos natureza fsica de determinados bens, e os culturais, atribudos no mbito das relaes sociais. Afinal, todo objeto pode ser interpretado no somente como instrumento, mas como signo (Maquet, 1995) e enquanto tal, ele no possui um significado nico, mas polissmico (Tilley, 1989). Estruturas de significados so, segundo Hodder (1989), criadas e recriadas no mbito das relaes de poder assim como estas tambm so igualmente criadas e recriadas. Pearce (1990: 33) elabora esta questo considerando a prpria Arqueologia como parte da negociao social e como um projeto de persuaso, e que sua presena nos museus contribui tambm para uma negociao do passado, iniciada com a prpria formao da coleo e reforada pelos processos de curadoria, estudo, publicao e exibio, todos permeados pelo carter seletivo das aes. Outros autores fazem referncia a esta rearticulao dos significados da cultura material seja considerando que os objetos passam a

ter um estatuto simblico (Baudrillard, 1993: 83); seja que o objeto passa a um nvel particular de interpretao e valor nos museus, pois l existe exatamente para significar e se torna objeto rei (Jeudy, 1990); ou que ele portador de sentidos e significaes nem sempre ligados funo original, mas a um discurso que construdo por interpretaes do presente, marcadamente autoral (Shanks e Tilley: 07-08, 1987; Funari, 2001a). Victor Buchli, discutindo o confronto cultura material versus texto, afirma que exatamente a habilidade da cultura material em subverter e resistir ao seu valor de uso por meio da fetichizao e recontextualizao que a faz to dinmica. Pois justamente a materialidade que garante a fcil passagem de um contexto a outro. O gerenciamento da materialidade permite o acesso aos objetos, a partir de quatro possveis estratgias de visibilidade que o autor encontra em Felipe Criado: inibir, esconder, exibir e monumentalizar (Buchli, 1995: 185). Hodder ressalta o carter linear das linguagens escrita e oral em contraponto complexidade da linguagem dos objetos, acrescida dessa durabilidade materialmente garantida que permite que logo estejam fora do seu contexto de produo e com ainda mais espao para sua ambigidade. (Hodder, 1989: 73-74). O muselogo holands Peter Van Mensch (comunicao pessoal, 2001) distingue trs contextos bsicos para a cultura material: contexto primrio

(P), contexto arqueolgico6 (A) e contexto museolgico (M), sendo o homem responsvel pelas informaes que sobrevivem passagem dos artefatos entre um e outro contexto e determinam seu potencial informativo para os museus. Quanto mais intermediada a passagem do contexto primrio para o museolgico, maior o nmero de processos de interpretao e seleo pelo qual o objeto passou. Assim, o resultado da passagem de P diretamente para M muito diferente da passagem P-A-M. Ainda mais se pensarmos que cada vez mais arquelogos se interessam por tudo o que possa ser encontrado no stio, mesmo em microescala, e que os museus no podem absorver tudo que resulta das pesquisas arqueolgicas7. Mensch fala, especialmente, de instituies de pesquisa que muitas vezes no querem se responsabilizar pela preservao de material arqueolgico aps seu estudo, e que pretendem transferi-los para museus. Estes, por sua vez, no desejam receber grandes quantidades de material das quais usaro somente 1% nas exposies o que gera uma necessidade de seleo e descarte, prejudicando possveis retomadas das anlises. Desse conflito entre museus e instituies de pesquisa surgiu, segundo ele, nos EUA, o conceito de CRM Cultural Resource Management que inclui mesmo a preservao dos stios arqueolgicos sem escavao. Assim, a transformao do contexto arqueolgico para o museolgico (A-M), mais
Refere-se especialmente a material proveniente de escavaes e coletas em stios arqueolgicos. 7 Problema ainda mais potencializado pela expressividade das pesquisas de Arqueologia de contrato (ou salvamento arqueolgico) realizadas atualmente.
6

conceitual que fsica e a interpretao dos significados ocorre por uma viso ainda mais ampla. As pesquisas arqueolgicas geram, no raro, uma quantidade infindvel de material coletado, proveniente de escavaes. Mesmo com a atual tendncia utilizao de mtodos no destrutivos pela Arqueologia (Andrade Lima, 2000), h uma gigantesca parcela do patrimnio arqueolgico fora dos seus locais de origem, sob a guarda dos mais diversos modelos institucionais mas, particularmente, nos museus. Recentemente, alguns pesquisadores brasileiros tm defendido a adoo de uma tica eminentemente preservacionista, atravs do gerenciamento dos bens culturais e de aes sociais (Andrade Lima, 2000; Caldarelli, 2000; Martins, 2000). necessrio refletir sobre o fato de que o patrimnio cultural no renovvel e que as geraes futuras tm o direito de conhec-lo. Entretanto, as pesquisas arqueolgicas tm tradicionalmente se firmado numa tendncia divulgao de seus resultados nos meios acadmicos por meio de congressos e publicaes cientficas, de forma que os arquelogos, no raramente, restringem a comunicao dos resultados dos trabalhos aos seus pares. Felizmente, a preocupao com a necessidade de divulgao das pesquisas arqueolgicas para o pblico leigo em geral tem comeado a fazer parte de discusses na Arqueologia (Funari, 2001a; Andrade Lima, 2000). Da mesma forma, o interesse pela idia de desenvolvimento sustentvel e a afirmao do uso como estratgia de preservao do patrimnio, presentes no

referido texto, so aproximaes das questes que permeiam os debates contemporneos da Arqueologia e Museologia, como exemplo, a Carta de Santa Cruz, oriunda do II Encontro Internacional de Ecomuseus Comunidade, Patrimnio e Desenvolvimento Sustentvel (2000). Contemporaneamente, a dilatao do conceito de patrimnio (Desvalles, 1989; Guarnieri, 1990) possibilitou a atribuio de valor a objetos antes excludos da esfera da salvaguarda e tambm os relacionados a parcelas da sociedade com noes diferenciadas do que seja importante preservar e do como preservar. So os casos de objetos de culto ainda em uso, dos objetos ligados a grupos indgenas que tm no fazer, refazer e utilizar o sentido mximo de construo e preservao da sua cultura. Por outro lado, o surgimento de modelos institucionais e experimentos museolgicos ligados chamada nova Museologia trouxeram para o primeiro plano novos temas e demandas, como a possibilidade de preservao do patrimnio ainda em poder da comunidade, desvinculando a problemtica da salvaguarda museolgica da recolha e tesourizao de acervos. No que diz respeito ao patrimnio arqueolgico, os modelos preservacionistas tm tambm se ampliado e passado a incluir perspectivas ligadas musealizao in situ e ao uso da arqueologia experimental esta ltima, como uma atividade educativa entre outros. O debate a este respeito tende a crescer devido tendncia para queda de barreiras entre as diversas formataes das instituies culturais e procura por atrativos tursticos qualificados tanto nos aspectos culturais como de entretenimento.

A cultura material, cerne do fazer arqueolgico, tem significados somente compreensveis em um contexto. Portanto, pode ser levada a participar de discursos inteiramente diversos (autorais e datados), de acordo com as relaes de poder a envolvidas, o que nos remete ao mundo dos museus, poderosos e perigosos lugares de construo de significados, de memrias e de identidades, responsveis que so pela salvaguarda e pela comunicao da herana patrimonial passada de uma gerao a outra. O gerenciamento da memria representada em especial por parcelas materiais da realidade justamente um dos problemas bsicos da Museologia, cujos principais desafios foram sistematizados por Bruno (1995) da seguinte forma: 1o) identificar e analisar o comportamento individual e/ou coletivo do homem frente ao seu patrimnio 2o) desenvolver processos tcnicos e cientficos para que, a partir dessa relao, o patrimnio seja transformado em herana e contribua para a construo das identidades. A necessidade de transitar entre a exibio e a inibio, entre a seleo e o descarte, constante no mundo dos museus. a conscincia desta problemtica que pde levar superao de um modelo de cincia baseado no discurso da neutralidade nas reas voltadas para o estudo e tratamento do patrimnio, passando-se a perceb-lo como instrumento ideolgico da construo das identidades e de fomento de aes polticas:

Deveramos, entretanto, procurar encarar estes artefactos como socialmente construdos e contestados, em termos culturais, antes que como portadores de significados inerentes e ahistricos, inspiradores, pois, de reflexes, mais do que de admirao (Potter s.d.). Uma abordagem antropolgica do prprio patrimnio cultural ajuda a desmascarar a manipulao do passado (Haas 1996). A experincia brasileira, a esse respeito, muito clara: a manipulao oficial do passado, incluindo-se o gerenciamento do patrimnio, , de forma constante, reinterpretada pelo povo. (Funari, 2001a: 24) Funari (2001b) relaciona, ainda, os problemas brasileiros no que dizem respeito conservao de seu patrimnio problemtica educacional, visto que a importncia do passado e da cultura material ainda no amplamente difundida e aceita. Para ele, alm do ensino formal, escolar, o museu o principal locus de ao educativa sobre os bens arqueolgicos (Funari, 1993: 22), no que se coloca em acordo com Shanks e Tilley (1987) que afirmam que o museu a principal instituio a realizar a conexo entre Arqueologia e sociedade. As preocupaes das duas reas do conhecimento, Arqueologia e Museologia, convergem no seu entendimento de que s a conscincia sobre o patrimnio e sua apropriao na realidade cotidiana das comunidades podero preserv-lo (Funari, 2000; Bruno, 1995 e 1996; Tamanini, 1998). No que diz respeito especificamente ao patrimnio arqueolgico, podemos dizer que a

questo fundamental deste debate seria o que fazer com os objetos retirados dos stios arqueolgicos (Martins, 2000: 04) e a atitude mais provvel, segundo a anlise mencionada, resultaria em um verdadeiro jogo de empurra sobre quem deve recair as responsabilidades da preservao destes vestgios (idem). Iniciativas interdisciplinares na Arqueologia tm gerado excelentes resultados em experincias que aliam pesquisas cientficas, preservao patrimonial e desenvolvimento comunitrio, como exemplo a Vila-Museu e Campo Arqueolgico de Mrtola, em Portugal (Bruno, 1995: 89).

Particularmente, consideramos que propostas ligadas musealizao da Arqueologia geram debates e resultados oportunos por aliarem a devoluo do conhecimento ao pblico leigo com a institucionalizao de acervos que permitem garantias para sua salvaguarda e para sua contnua retomada em novas pesquisas cientficas.

Agradecimentos:

Ao orientador do mestrado, Prof. Dr. Pedro Paulo Funari, s professoras Dra. Cristina Bruno, Dra. Adriana Mortara Almeida, Dra. Marisa Coutinho Afonso. Aos professores e colegas de disciplinas, a todos de Fernando de Noronha que colaboraram com a pesquisa, Capes pela bolsa de pesquisa.

BIBLIOGRAFIA:

ALMEIDA, Mrcia Bezerra.

O Australopiteco corcunda: as crianas e a So Paulo:

Arqueologia em um projeto de Arqueologia pblica na escola. FFLCH/USP, 2002. (Tese de Doutorado) ANDRADE LIMA, Tania.

A tica que temos e a tica que queremos: (ou

como falar de princpios neste conturbado fim de milnio). In: MENDONA DE SOUZA, S. M. F. (org.) Anais do IX Congresso de Arqueologia

Brasileira [CD ROM], 1 Edio [Rio de Janeiro], SAB, agosto/2000. BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. So Paulo: Ed. Perspectiva, 1993. BRUNO, Maria Cristina Oliveira. Musealizao da Arqueologia: um estudo de modelos para o Projeto Paranapanema. (Tese de Doutorado). BUCAILLE, Richard; PESEZ, Jean-Marie. Cultura material. In: HomoSo Paulo: FFLCH/USP, 1995.

domesticao/ cultura material. Lisboa: Imprensa Nacional/ Casa da Moeda, 1982. p. 11-47. (Enciclopdia Einaudi, 16.) BUCHLI, Victor A. (eds.) Interpreting material culture. In: HODDER, Ian et alli London and

Interpreting Archaeology: fiding meanings in the past.

New York: Routledge, 1995. p. 181-193. CALDARELLI, Solange B. A Arqueologia como Profisso. In:

MENDONA DE SOUZA, S. M. F. (org.)

Anais do IX Congresso de

Arqueologia Brasileira agosto/2000.

[CD ROM], 1 Edio [Rio de Janeiro], SAB,

CNDIDO, Manuelina Maria Duarte; FORTUNA, Carlos Alexandre; POZZI, Henrique Alexandre. A Arqueologia na tica Patrimonial: uma proposta para ser discutida pelos arquelogos brasileiros. In: Canind Revista do Museu de Arqueologia de Xingo, no 1. Sergipe, Dezembro/2001. p. 129-156. CARTA de Santa Cruz. II Encontro Internacional de Ecomuseus Aracaju: Universidade Federal de

Comunidade, Patrimnio e Desenvolvimento Sustentvel, 2000. DESVALLES, Andr. A Museologia e os museus: mudanas de conceitos. Cadernos Museolgicos, 1. Rio de Janeiro: Ministrio da Cultura/SPHANPr-Memria, 1989. FUNARI, Pedro Paulo A. Reassessing archaeological significance: heritage of value and archaeological of renown in Brazil. In: MERRIMAN (org.).

Public Archaeology in Brazil. Routledge: Londres, 2004. ________. Os desafios da destruio e conservao do patrimnio cultural no Brasil. Trabalhos de Antropologia e Etnologia. V. 41 Porto: Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia, 2001a. p. 23-32. ________. Destruction and conservation of cultural property in Brazil: Destruction and Conservation of

academic and practical challenges.

Cultural Property. Edited by R. Layton, P.G. Stone and J. Thomas. London and New York: Routledge, 2001b. p. 93-101.

________.

Archaeology and education in Brazil. American Antiquity, 74,

283. Washington: The Society, 2000. p. 182-185. ________. Memria histrica e cultura material. p. 17-31. Revista Brasileira de

Histria V. 13, no 25-26.

So Paulo: ANPUH, Ed. Marco Zero,

SCT- CNPq -FINEP, set. 92/ ago. 93. ________. Arqueologia. So Paulo: tica, 1988. FUNARI, Pedro Paulo A.; OLIVEIRA, Nanci Vieira; TAMANINI, Elizabete. Archaeology to the lay public in Brazil: three experiences. indito. FUNARI, Pedro Paulo A.; JONES, S; HALL, M. Introduction: Archaeology in History. In: Historical Archaeology: back from the edge. FUNARI, P. P. Manuscrito

A.; Hall, M.; JONES, S.. Londres e Nova Iorque: 1999. p. 284-307. GUARNIERI, Waldisa Russio Camargo. Conceito de cultura e sua interIn: Cadernos

relao com o patrimnio cultural e a preservao Museolgicos, 3. Rio de Janeiro: IBPC, 1990. HODDER, IAN. archaeology.

Post-modernism, post-structuralism and post-processual The meaning of things: material culture

In: HODDER, Ian.

and symbolic expression. Boston: Unwin Human, 1989. p. 64-78. JEUDY, Henri-Pierre. Universitria, 1990. Memrias do social. Rio de Janeiro: Forense

MAQUET, Jacques. Objects as instruments, objects as signs. In: S. Lubar & W. D. Kingery (eds), History from things: essays on material culture.

Smithsonian Inst. Presss, 1995. p. 30-40. MARTINS, Luciana Conrado. Arqueologia de salvamento e os desafios dos processos de musealizao. So Paulo: MAE/USP, 2000. (Monografia do

Curso de Especializao em Museologia) PEARCE, Susan. Archaeological curatorship. Leicester: Leicester

University Press, 1990. (Leicester Museum Series) RAPOSO, Lus; SILVA, Antnio Carlos. A Linguagem das coisas: ensaios e crnicas de Arqueologia. Lisboa: Publicaes Europa-Amrica, 1996. RUSSIO, Waldisa. Museu? Um aspecto das organizaes culturais num So Paulo: FESP, 1977. (Dissertao de

pas em desenvolvimento. Mestrado).

SHANKS, Michael; TILLEY, Christopher.

Re-constructing archaeology.

Theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1987. SPENCER-WOOD, Suzanne. Jewish communities in Boston. edge. The formation of ethnic-American identities: In: Historical Archaeology: back from the Londres e Nova Iorque:

FUNARI, P. P. A.; Hall, M.; JONES, S..

1999. p. 284-307. TAMANINI, Elizabete. Vidas transplantadas: museu, educao e a cultura Campinas: Unicamp/ Faculdade de

material na (re)construo do passado. Educao: 2000. (Tese de Doutorado)

________.

O museu, a Arqueologia e o pblico: um olhar necessrio.

In:

FUNARI, P. P. A.. (org.)

Cultura material e Arqueologia histrica.

Campinas: IFCH-Unicamp, 1999. p. 179-220. TILLEY, Christopher. Interpreting Material Culture. In: HODDER, Ian. The meaning of things: material culture and symbolic expression. Boston: Unwin Human, 1989. p. 185-194.

SOBRE A AUTORA:

Manuelina Maria Duarte Cndido historiadora, especialista em Museologia e mestre em Arqueologia (concludo em 2004, na USP). Atua como consultora para instituies museolgicas e, como docente, ministrou as disciplinas Introduo Museologia e Histria da Cultura em cursos tcnicos e superiores, alm de cursos de extenso e seminrios. Coordena o Ncleo de Ao Educativa do Centro Cultural So Paulo.

PRINCIPAIS PUBLICAES:

DUARTE CNDIDO, Manuelina Maria. Museolgico Brasileiro. Sociomuseologia, 20). 259 p.

Ondas do Pensamento (Cadernos de

Lisboa: ULHT, 2003.

DUARTE CNDIDO, Manuelina Maria. Conceitos e proposies presentes em Vagues, a antologia da Nova Museologia. In: Cincias & Letras Revista da Faculdade Porto-Alegrense de Educao, Cincias e Letras, no 31. Porto Alegre: Faculdade Porto-Alegrense de Educao, Cincias e Letras, 2002. 63-75. DUARTE CNDIDO, Manuelina Maria; FORTUNA, Carlos Alexandre; POZZI, Henrique Alexandre. A Arqueologia na tica Patrimonial: uma In: Canind
o

p.

proposta para ser discutida pelos arquelogos brasileiros. Revista do Museu de Arqueologia de Xing, n 1. Federal de Sergipe, Dezembro/2001. 28 p..

Aracaju: Universidade

DUARTE CNDIDO, Manuelina Maria. Imagens de vida, trabalho e arte. Um estudo de caso de documentao museolgica: a coleo de imaginria do Museu Dom Jos (Sobral-Cear-Brasil). Lisboa: ULHT, 1998. (Cadernos de Sociomuseologia, 12) 130p.

Anda mungkin juga menyukai