Anda di halaman 1dari 37

GOVERNO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE CINCIA E TECNOLOGIA CENTRO UNIVERSITRIO ESTADUAL DA ZONA OESTE

PINTURA NA PROTEO ANTICORROSIVA

Murillo de Carvalho Magnan

Rio de Janeiro 2011

MURILLO DE CARVALHO MAGNAN


Aluno do Curso de Tecnologia em Construo Naval Matrcula 0713800310

PINTURA NA PROTEO ANTICORROSIVA

Trabalho de Concluso de Curso, TCC, apresentado ao Curso de Graduao em Tecnologia em Construo Naval, da UEZO, como parte dos requisitos para a obteno do grau de Tecnlogo em Construo Naval. Orientador: rico Vincius Haller dos Santos da Slva.

Rio de Janeiro Janeiro de 2011

ii

PINTURA NA PROTEO ANTICORROSIVA


Elaborado por Murillo Aluno do Curso de Tecnologia em Construo Naval da UEZO Rio de Janeiro, janeiro de 2011.

___________________________________________ Prof. Carlos Alberto Martins Ferreira

_______________________________________ Profa. Ana Rosa Silva Santos

_________________________________________ Prof. rico Vinicius Haller dos Santos da Silva

RIO DE JANEIRO, RJ - BRASIL JANEIRO DE 2011

iii

EPGRAFE

Se voc pensa que vai fracassar, fracassar. Se voc pensa que vai triunfar, triunfar. Depende de voc. James Greene.

iv

AGRADECIMENTOS

Primeiramente agradeo a Deus; A toda minha famlia e amigos, por todo apoio nessa caminhada; Ao meu orientador rico Vincius Haller dos Santos da Silva; Aos demais professores, que tambm me auxiliaram durante todo esse tempo.

DEDICATRIA

Dedico este trabalho aos meus pais Waldir e Maria Jos; pelo esforo, dedicao e compreenso, durante todo o perodo do curso, e aos demais familiares e amigos, pelo incentivo.

vi

RESUMO

A pintura industrial dentre as tcnicas anticorrosivas existentes, uma das mais utilizadas e difundidas, principalmente na proteo do ao. E a maioria dos revestimentos por pintura so orgnicos e compostos por um esquema que envolve trs camadas de tintas: tinta de fundo, tinta intermediria e tinta de acabamento. E este desenvolvido em funo das condies de exposio e de trabalho dos equipamentos e das estruturas.

SUMRIO 1 2 2.1 2.1.1 2.1.2 3 4 5 5.1 5.2 5.3 6 6.1 6.1.1 6.1.2 6.1.3 6.1.4 6.1.5 7 7.1 7.2 7.3 8 9 9.1 9.1.1 9.1.2 INTRODUO CONCEITO E IMPORTNCIA DA CORROSO.................2 NATUREZAS DOS PROCESSOS CORROSIVOS.....................3 corroso eletroqumica.................................................................3 corroso qumica...........................................................................4 MEIOS CORROSIVOS...............................................................5 FORMAS DE CORROSO........................................................6 MTODOS DE RESISTNCIA CORROSO.....................7 REVESTIMENTO.........................................................................7 TCNICAS DE MODIFICAO DO MEIO..............................8 PROTEO CATDICA.............................................................8 PINTURA NA PROTEO ANTICORROSIVA....................9 PRINCIPAIS MTODOS DE APLICAO DAS TINTAS........11 aplicao com trincha....................................................................12 aplicao com rolo.........................................................................13 aplicao com pistola convencional..............................................14 aplicao com pistola sem ar........................................................14 imerso............................................................................................14 SISTEMAS DE PINTURA...........................................................15 APLICAES DE SISTEMAS DE PINTURA.............................16 RENDIMENTO TERICO............................................................18 RENDIMENTO PRTICO............................................................18 PINTURA DE NAVIO..................................................................19 FALHAS DURANTE APLICAO DAS TINTAS..................20 FALHAS MAIS COMUNS NA APLICAO DE TINTAS........20 escorrimento....................................................................................20 espessura irregular.........................................................................21

9.1.3 9.1.4 9.1.5 9.1.6 9.1.7 9.1.8 9.1.9 10 11

manchas............................................................................................21 pulverizao deficiente....................................................................22 porosidade........................................................................................22 sangramento.....................................................................................23 cratera...............................................................................................23 impregnao de abrasivos e/ou de materiais estranhos................24 incluso de plos...............................................................................24 CONCLUSO..................................................................................26 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS..........................................27

9.1.10 empolamento/bolhas.........................................................................25

1 INTRODUO

A pintura industrial constitui-se no mtodo de proteo anticorrosiva de maior utilizao na vida moderna. Pela sua simplicidade, de proteger por pintura tem sido exaustivamente utilizado pelos seres humanos nas construes e em objetos confeccionados em ao. O ao nos tempos atuais, e foi durante todo o sculo passado, o principal material de construo industrial. Porm, devido corroso, s foi possvel o sucesso de sua utilizao com o emprego de revestimentos eficazes, destacando-se neste caso o revestimento por tintas, que um revestimento anticorrosivo normalmente orgnico, aplicado sobre a superfcie que se quer proteger, com espessura inferior a 1 mm.

2 CONCEITO E IMPORTNCIA DA CORROSO

A corroso consiste na deteriorao dos materiais pela ao qumica ou eletroqumica do meio. Atravs do processo corrosivo, o material metlico passa da forma metlica, energeticamente metaestvel, forma combinada (forma inica), energeticamente mais estvel, resultando em desgaste, perda de propriedades, alteraes estruturais, etc. A corroso um processo que corresponde ao inverso dos processos metalrgicos de obteno do metal e pode ser assim esquematizada

CORROSO METAL CORROSO ENERGIA METALURGIA

As reaes de corroso so espontneas. Enquanto na metalurgia adiciona-se energia ao processo para obteno do metal, na corroso observa-se a volta espontnea do metal forma combinada, com a conseqente liberao de energia.

2.1 NATUREZA DOS PROCESSOS CORROSIVOS

De uma forma geral, os processos corrosivos podem ser classificados em dois grandes grupos, abrangendo quase todos os casos de deteriorao por corroso existente na natureza. Estes grupos podem ser assim classificados: Corroso Eletroqumica Corroso Qumica

2.1.1

CORROSO ELETROQUMICA

Os processos de corroso eletroqumica so os mais freqentes na natureza e se caracterizam basicamente por: Realizarem-se necessariamente na presena de gua lquida; Realizarem-se em temperaturas abaixo do ponto de orvalho, sendo a grande maioria na temperatura ambiente; Realizarem-se devido formao de pilhas de corroso. Em face da necessidade da gua lquida, na maioria dos casos, para formao do eletrlito, a corroso eletroqumica tambm denominada corroso em meio aquoso. Como conseqncia do funcionamento das pilhas tem-se a reao de oxidao em um local e a reao de reduo em outro, havendo um deslocamento dos eltrons envolvidos entre os dois locais.

2.1.2

CORROSO QUMICA

Os processos de corroso qumica so por vezes denominados corroso ou oxidao em altas temperaturas. Estes processos so menos freqentes na natureza e surgiram basicamente com a industrializao, envolvendo operaes em temperaturas elevadas. Tais processos corrosivos se caracterizam basicamente por: Realizarem-se necessariamente na ausncia de gua lquida; Realizarem-se, em geral, em temperaturas elevadas, sempre acima do ponto de orvalho; Realizarem-se devido interao direta entre o metal e o meio corrosivo, no havendo deslocamento de eltrons, como no caso das pilhas de corroso eletroqumica. Como na corroso qumica no se necessita de gua lquida, ela tambm denominada corroso em meio no-aquoso ou corroso seca.

MEIOS CORROSIVOS

Os meios corrosivos em corroso eletroqumica so responsveis pelo aparecimento do eletrlito. O eletrlito uma soluo eletricamente condutora constituda de gua contendo sais, cidos ou bases. a. Principais meios corrosivos e seus respectivos eletrlitos Atmosfera: o ar contm umidade, sais em suspenso, gases industriais, poeira, etc. O eletrlito constitui-se da gua que condensa na superfcie metlica, na presena de sais ou gases presentes no ambiente. Outros constituintes como poeira e poluentes diversos podem acelerar o processo corrosivo; Solos: os solos contm umidade, sais minerais e bactrias. Alguns solos apresentam tambm, caractersticas cidas ou bsicas. O eletrlito constitui-se principalmente da gua com sais dissolvidos; guas naturais (rios, lagos e do subsolo); estas guas podem conter sais minerais, eventualmente cidos ou bases, resduos industriais, bactrias, poluentes diversos e gases dissolvidos. Os outros constituintes podem acelerar o processo corrosivo; gua do mar: a gua do mar em virtude de presena acentuada de sais um eletrlito por excelncia. Outros constituintes como gases dissolvidos, podem acelerar os processos corrosivos; Produtos qumicos: os produtos qumicos, desde que em contato com a gua ou com a umidade e formem um eletrlito, podem provocar corroso eletroqumica.

4 FORMAS DE CORROSO

As formas segundo as quais a corroso pode manifestar-se so definidas principalmente pela aparncia da superfcie corroda, sendo as principais: Corroso uniforme: quando a corroso se processa de modo aproximadamente uniforme em toda a superfcie atacada. Esta forma comum em metais que no formam pelculas protetoras, como resultado do ataque; Corroso por placas: quando o produto de corroso forma-se em placas que se desprendem progressivamente. comum em metais que formam pelcula inicialmente protetora, mas que, ao se tornarem espessas, fratura e perde aderncia, expondo o metal a novo ataque; Corroso alveolar: quando o desgaste provocado pela corroso se d sob forma localizada, com o aspecto de crateras. freqente em metais formadores de pelculas semi protetoras ou quando se tem corroso sob depsito, como no caso da corroso por aerao diferencial; Corroso por pite: quando o desgaste se d em forma muito localizada e de alta intensidade, geralmente com profundidade maior que o dimetro e bordos angulosos. A corroso por pite freqente em metais formadores de pelculas protetoras, em geral passivas, que, sob a ao de certos agentes agressivos, so destrudas em pontos localizados, os quais tornam-se ativos, possibilitando corroso muito intensa. Exemplo comum representado pelos aos inoxidveis austenticos em meios que contm cloretos; Corroso intergranular ou intercristalina: quando o ataque se manifesta no contorno dos gros, como no caso dos aos inoxidveis austenticos expostos a meios corrosivos; Corroso transgranular ou transcristalina: quando o fenmeno se manifesta sob a forma de trincas que se propagam pelo interior dos gros do material, como no caso de corroso sob tenso de aos inoxidveis austenticos.

5 MTODOS QUE MELHORAM A RESISTNCIA CORROSO

Alguns materiais de elevado uso industrial possuem baixa resistncia a corroso na maioria dos meios. Esta resistncia pode ser melhorada, ampliada ou at mesmo obtida no seu mais elevado grau, utilizando tcnicas ou mtodos de proteo anticorrosiva que promovem a passivao ou a polarizao do material. Dentre estas tcnicas ou mtodos podem ser citados os revestimentos, os inibidores de corroso, as tcnicas de modificao do meio e a proteo catdica.

5.1

REVESTIMENTO

Os revestimentos constituem-se em pelculas interpostas entre o metal e o meio corrosivo, e esta pode dar ao material um comportamento mais nobre ou proteg-lo por ao galvnica, aumentando assim a resistncia do material corroso.

5.2 TCNICAS DE MODIFICAO DO MEIO CORROSIVO Alm dos inibidores que agem atravs do meio corrosivo h outras tcnicas de modificao do meio, dentre elas vale destacar a desaerao e o controle do ph. A desaerao consiste na retirada de oxignio do meio, porque sendo o oxignio um agente despolarizante, com sua retirada favorece-se a polarizao catdica com uma conseqente diminuio do processo corrosivo.

5.3

PROTEO CATDICA A proteo catdica um mtodo de aumento da resistncia corroso, que consiste em tornar a estrutura a proteger em catodo, forando um alto grau de polarizao catdica (formao de hidrognio e outros compostos sobre a superfcie do catodo

6 PINTURA COMO TCNICA DE PROTEO ANTICORROSIVA

Como tcnica de proteo anticorrosiva, a pintura possui uma srie de caractersticas importantes, tais como facilidade de aplicao e de manuteno, relao custo/ beneficio atraente e ainda pode proporcionar outras propriedades adicionais como

Finalidade esttica: Neste caso o objetivo tornar o ambiente agradvel; Sinalizao de estruturas ou de equipamentos; Identificao de fluidos em tanques ou tubulaes; Auxlio na segurana industrial; Impedir a incrustao de microrganismos marinhos nos cascos das embarcaes: A aplicao das chamadas tintas anticrustantes ou antifouling nos cascos das embarcaes evita a incrustao de microrganismos marinhos nos mesmos, o que contribui para evitar o consumo excessivo de combustvel e aumentar a durabilidade da proteo anticorosiva;

Permitir maior ou menor absoro de calor: Atravs do uso correto das cores das tintas pode-se, por exemplo, reduzir as perdas por evaporao em tanques de combustvel. A cor branca a mais indicada para esta finalidade. J a cor preta recomendada para os casos em que h necessidade de uma maior absoro de calor;

Diminuio da rugosidade superficial: A pintura pode ajudar a diminuir a rugosidade superficial, para facilitar o escoamento de fluidos; Identificao de falhas em isolamento trmico de equipamentos: Atravs da utilizao de tintas indicadoras de temperatura pode-se detectar a presena de falhas no isolamento trmico, uma vez, que nos locais de falhas do mesmo, a pintura muda de cor;

Quando se vai proteger uma estrutura ou um equipamento, por meio de revestimentos por pintura, na realidade o que se vai fazer a aplicao de um esquema de pintura sobre a superfcie a ser protegida. comum definir-se esquema de pintura como sendo um procedimento dentro do qual se especificam todos os detalhes tcnicos envolvidos em sua aplicao, como por exemplo: O tipo de preparao e o grau de limpeza da superfcie; As tintas de fundo (primer), intermediria e de acabamento a serem aplicadas; A espessura de cada uma das demos de tintas; Os intervalos entre demos e os mtodos de aplicao das tintas; Os critrios para a execuo de retoques na pintura; Os ensaios de controle de qualidade a serem executados na pintura; As normas e os procedimentos a serem seguidos para cada atividade a ser realizada (ex: Normas de aderncia, de medio, de espessura e etc.).

10

Para fins de proteo anticorrosiva de estruturas metlicas ou de equipamentos, um esquema de pintura composto, na maioria dos casos, por trs tipos de tinta: Tinta de fundo ou primria (primer), tinta intermediria e tinta de acabamento. importante ressaltar que nem sempre necessria a presena da tinta intermediria. Em alguns casos, de pendendo de especificao do esquema de pintura, ela pode ser substituda por uma demo adicional de tinta de fundo ou da tinta de acabamento.

Tintas de fundo ou primrias (primer): So aquelas que so aplicadas diretamente ao substrato. E so responsveis pela aderncia dos esquemas de pintura.

Tintas intermedirias: So tintas normalmente utilizadas nos esquemas de pintura com a funo de aumentar a espessura do revestimento, com um menor nmero de demos, com o objetivo de melhorar as caractersticas de proteo por barreira do mesmo

Tintas de acabamento: So as tintas que tm a funo de conferir a resistncia qumica ao revestimento, pois so elas que esto em contato direto com o meio corrosivo. Alm disso, so as tintas que conferem a cor final aos revestimentos por pintura.

11

6.1 PRINCIPAIS MTODOS DE APLICAO DE TINTAS Na pintura industrial os mtodos mais usuais para aplicao de tintas so: T - trincha R - rolo P - pistola convencional A pistola sem ar (airless spray)

A finalidade destes mtodos a mesma, ou seja, aplicar a tinta para obteno de um filme uniforme sobre uma superfcie. Estes mtodos podem ser classificados em 2 grupos:

a) Espalhamento Trincha e rolo A tinta lquida, como se encontra ao recipiente, aplicada espalhando-se na superfcie. Normalmente, a espessura aplicada no uniforme e no se consegue aplicar espessuras elevadas com as tintas de alta espessura (high build HB), requerendo neste caso, maior nmero de demos. Seu rendimento produtivo bastante baixo. b) Pulverizao pistola convencional e pistola sem ar (airless spray) A tinta lquida pulverizada antes de chegar superfcie. Esta pulverizao se faz na pistola convencional com auxlio de ar comprimido, e na pistola sem ar (airless spray) mediante elevada presso na tinta e posterior descompresso atravs de um bicho com geometria especial. A pulverizao tem vantagem sobre o espalhamento, por conseguir maior rendimento produtivo, melhor acabamento da pelcula, uniformidade e espessuras mais elevadas.

12

Existem outros mtodos de aplicao que daremos apenas noes sobre estes mtodos. So eles: Pintura eletrofortica, de imerso e pintura eletrosttica.

6.1.1 Aplicao com Trincha o mtodo de aplicao mais antigo e at hoje de grande utilidade, sendo considerada uma ferramenta insubstituvel na pintura industrial. Quesitos importantes a serem considerados so: largura, dimetro e dureza das fibras. Para a pintura de reas grandes, utilizam-se trinchas de at 5 e para pequenas reas trinchas de 1 a . muito importante observar se est ocorrendo desprendimento das fibras da trincha durante a aplicao. Fibras deixadas na pelcula de tinta so possveis pontos de corroso no futuro. Na pintura industrial, a trincha deve ser utilizada para recorte ou pintura de reforo (strioe coat) em cordes de solda, cantos, quinas, regies com pites severos, acessrios e locais de difcil acesso. A trincha deve ser usada para pintura de peas de pequena dimenso, tipo tubulaes de pequeno dimetro, estruturas leves e cantoneiras. Na pintura por pulverizao, a trincha deve ser usada como ferramenta auxiliar para correo de escorrimento, pintura de regies inacessveis para a pistola, etc. As tintas a base de silicato inorgnico de zinco no devem ser aplicadas trincha e rolo.

13

6.1.2

Aplicao a Rolo

Este mtodo tem a vantagem de proporcionar maior rendimento produtivo do que a pintura com trincha. Por ser tambm um mtodo de aplicao por espalhamento, a espessura final pode apresentar grande variao. O movimento do rolo no deve restringir a um sentido apenas. Fazer passes cruzados com o rolo para obter melhor uniformizao na pelcula quanto espessura. O rolo utilizado em pintura industrial confeccionado com plos de carneiro. O rolo epxi de plos aparados recomendvel para pintura de tintas epxi. Rolos de espuma no resistem a solventes orgnicos e se desmancham deixando grumos na pelcula. Fazer overlaping de 5 cm entre faixas adjacentes. Os defeitos mais comuns na aplicao trincha e rolo so: espessuras variveis, estrias, impregnao de pelos e fibras, acabamento rugoso, etc. A aplicao de tintas no conversveis, como a borracha clorada, tende a apresentar sangramento no mtodo de espalhamento.

6.1.3 Aplicao com Pistola Convencional Na pintura por pulverizao utilizando pistola convencional, a atomizao feita com auxlio de ar comprimido que entra na pistola por passagem distinta da tinta e so misturados e expelidos pela capa de ar, formando leque cujo tamanho e forma so controlveis. A alimentao da tinta pode ser por suco, presso e gravidade. Os mais comuns na pintura industrial so alimentao por presso (tanques) e por suco (caneca). A alimentao por suco, conhecido como pistola de caneca, feita criando-se vcuo com a passagem de ar comprimido na capa de ar que succiona a tinta contida num recipiente de um quarto de galo e aberto para o exterior. So ideais quando necessita de trocas frequentes de cores e pintura de pequenas reas. Bastante usado em oficina de pintura de automveis.

14

6.1.4 Aplicao com Pistola Sem Ar (Airless Spray) A pintura com pistola airless spray ou pistola sem ar, tambm conhecida como pistola hidrulica, um mtodo de aplicao por pulverizao indicado para pintura de grandes reas, como cascos de navios e tanques de armazenamento de petrleo devido ao elevado rendimento produtivo. Ideal para uma pintura por pulverizao de tintas com elevada viscosidade.

6.1.5 Imerso A pintura por imerso pode ser dividida em imerso eletrofortica e imerso simples. Na imerso eletrofortica, a pea a ser pintada mergulhada em um banho de tinta contida em um tanque, sendo que entre o tanque e a pea estabelecida uma diferena de potencial em torno de 300 volts, com pelcula uniforme, da ordem de 15 a 30 . o banho deve ser mantido com agitao constante. J na imerso simples, no estabelecida a diferena de potencial entre a pea e o tanque, havendo simplesmente o banho de tinta com agitao constante. A tinta no deve ter pot life curto. O mtodo de aplicao conhecido como Flooding pode substituir a pintura por imerso. Faz-se um esguicho com mangueira, dando banho de tinta na pea. Este mtodo utilizado para a pintura de transformadores eltricos. Como principal vantagem da pintura por imerso pode-se criar a minimizao de perdas. Entretanto, est tcnica possui a desvantagem de gerar muitos problemas de escorrimento.

15

SISTEMAS DE PINTURA

Os sistemas de pintura consistem de um conjunto constitudo por vrios elementos que, dentre os mais importantes pode-se destacar: Padro de limpeza da superfcie; Especificao das tintas: de fundo, intermediria e acabamento; Processo de aplicao das tintas; Nmero de demos de tintas e espessuras secas por demo; Intervalo entre demos; Ensaios para aceitao e qualificao do sistema de pintura (espessura seca final, aderncia, descontinuidade e outros). Na seleo ou elaborao de um sistema de pintura, principalmente aqueles destinados anticorrosiva, diversos fatores so levados em considerao a fim de se obter o desempenho esperado. Os mais importantes so: Condies de exposio das superfcies (submersa, entrerrada ou exposio atmosfrica); Agressividade do meio corrosivo ao qual o material a ser protegido ficar exposto; Condies operacionais de trabalho (temperatura, abraso, etc).

16

Alm destes, outros fatores podem determinar variaes no sistema de pintura, em funo de certas situaes, por exemplo:

Equipamentos ou instalaes de grande importncia, em um processo industrial e que dificilmente podem ser colocados em manuteno, necessitam de um sistema de pintura de alta performance;

Equipamentos ou instalaes de maior responsabilidade, que possuam utilizao em apenas certos perodos, ou que entrem em manuteno periodicamente, podem ser pintados com sistemas mais econmicos do que aqueles indicados exclusivamente do ponto de vista de ambiente corrosivo.

7.1 APLICAO DE SISTEMAS DE PINTURA

A eficincia da proteo anticorrosiva conferida por um sistema de pintura depende de uma srie de fatores que dentre os mais importantes podemos destacar: Especificao do sistema de pintura; Preparao da superfcie; Qualidade das tintas; Aplicao das tintas; Preparao do ao; Lay Out anticorrosivo

17

A especificao do sistema de pintura deve ser elaborada adequadamente em funo da agressividade do meio e das condies de trabalho das estruturas ou equipamentos, a fim de selecionar as tintas e os mtodos de preparao da superfcie mais apropriados. A preparao da superfcie um fator determinante para garantir a adeso das tintas aos substratos em geral e como e como conseqncia concorrer para aumentar a proteo anticorrosiva do sistema de pintura. A qualidade das tintas um fator muito importante, pois se elas no atenderem aos requisitos contidos nas suas especificaes e no resistirem s condies do meio que sero expostas, certamente a proteo anticorrosiva ficar prejudicada. A aplicao das tintas, uma das etapas que tambm se no for executada adequadamente todo o sistema de pintura ficar comprometido. Condies climticas durante a aplicao ( umidade relativa, temperatura do ar e do substrato), controle de espessura mida e seca, intervalo de repintura entre demos, adeso ao substrato metlico e verificao de porosidades, so algumas das principais propriedades que normalmente so observadas durante e aps a aplicao das tintas. A preparao do ao a etapa da pintura que consiste em quebrar quinas vivas, remover respingos de soldas, preencher porosidades, esmerilhar superfcie irregulares como cordes de solda manual e cortes a maarico. O lay out anticorrosivo se refere aos cuidados especficos que devem ser tomados durante a fase de projeto das estruturas ou equipamentos

18

7.2 RENDIMENTO TERICO O rendimento terico de uma tinta feito dessa forma: RT (m2/1) = SV (%) 10/ EFS (m) RT= Rendimento terico expresso em m2/l SV= Slidos por volume da tinta em % EFS= Espessura do filme seco em m

7.3 RENDIMENTO PRTICO RP= RT (1- FP)/100 RP= Rendimento prtico expresso em m2/l RT= Rendimento terico expresso em m2/l FP= Fator de perda expresso em % Portanto o rendimento prtico calculado multiplicando-se o rendimento terico por uma varivel chamada de fator de perda. O fator de perda normalmente na pintura industrial tem a seguinte grandeza: 30%, 35%, 40 %, 50%. Para pintura de manuteno de navios em docagem, o fator de perda para a pintura de casco externo com equipamento de pistola sem ar de 30%. Fator de perda no significa desperdcio. Desperdcio ou perda de tinta no fundo do balde, na mangueira, no equipamento de pintura, etc. est em torno de 3 a 5%.

19

PINTURA DE NAVIO A pintura de navios e embarcaes normalmente realizada em dique seco durante a fabricao ou docagem, executando pequenos reparos ou at mesmo demos de acabamento,que podem ser aplicadas com a embarcao flutuando. No caso de fabricao de navios, comum a aplicao de demos de tinta de fundo (primer) no recebimento das chapas, a fim de proteg-las durante a estocagem, bem como tornar mais rpido o processo de fabricao, ficando as demos de acabamento para serem aplicadas ao final da montagem OBRAS VIVAS: Deve ser selecionado um esquema para imerso em gua salgada, e aplicada uma tinta de acabamento anticrustante COSTADO, CONVSES EXPOSTOS E SUPERESTRUTURAS: Deve ser selecionado um esquema para atmosfera altamente agressiva (atmosfera marinha possui elevada umidade) TANQUES DE LASTRO, GUA POTVEL E CARGA: Deve ser selecionado um esquema para imerso no produto considerado. Para tanques de carga comum pintar o fundo, o teto e um metro das laterais junto ao fundo e ao teto, j tanques para transporte de produtos qumicos recebem pintura total PRAA DE MQUINAS: Nesta regio, a pintura sofre comumente muitos danos mecnicos, sendo freqente a utilizao de esquemas menos nobres, que so refeitos periodicamente.

20

FALHAS DURANTE A APLICAO DE TINTAS O reconhecimento do tipo de defeito que encontramos na pintura industrial, a

compreenso de sua causa e como corrigi-lo prontamente reduz o custo da manuteno enquanto permitem manter uma aparncia esttica de alto nvel de aceitao. Todas as tintas falham, eventualmente, por causa do intemperismo, sobretudo as externas. Contudo, falhas precoces so onerosas e frequentemente ocorrem. Quando as falhas da pintura concernentes a aplicao podem ser imediatamente detectadas. Modificaes nas condies de aplicao resultam no remdio imediato. Quando o defeito detectado aps a secagem da tinta, com ou sem exposio, a pintura tem que ser removida de substrato para evitar ocorrncia de corroso. Se, contudo o defeito restrito a aspectos superfcies como cor, brilho ou textura bastar, no geral, lixar e aplicar outra demo.

9.1 TINTAS

FALHAS MAIS COMUNS QUE OCORREM DURANTE A APLICAO DE

9.1.1 escorrimento Outra denominao: Descaimento Descrio: excessiva fluidez da tinta em superfcies verticais. Ocorre sob a forma de cordes (leve) ou de cortina (pesado). Causas: excesso de espessura, diluio excessiva da tinta, tixotropia insuficiente.

21

9.1.2 espessura irregular ( falta e/ou excesso) Outra denominao: desconhecemos Descrio: falta de uniformidade do filme, fora das tolerncias mdias. As reas em escassez apresentam pouca cobertura, sombreamento da demo anterior, podendo at favorecer a corroso. Causa: a) Falta de habilidade do pintor; b) Trincha ou rolo inadequados; c) Pintura a pistola com vento; d) Tinta muito viscosa ou com pouco alastramento; e) Diluio incorreta; f) Falta de controle da espessura molhada; g) Pistola com pulverizao; h) Superfcies difceis de pintar.

9.1.3

manchas Outra denominao: Manchamento Descrio: O filme apresenta-se manchado Causa: a) Contaminao da superfcie, dos equipamentos de aplicao ou da rea de trabalho; b) Tinta mal misturada, heterognea; c) Tinta defeituosa; d) Respingos de solvente sobre a tinta fresca ou seca;

22

9.1.4

pulverizao deficiente Outra denominao: Atomizao seca. Descries: Superfcie sem brilho, spera, porm o p da tinta no sai ao contato dos dedos. Causas: a) As partculas da tinta quase secas atingem a superfcie devido a evaporao muito rpida do solvente; b) Pistola muito distante da superfcie; c) Forte calor ambiente; d) Vento e) Presso de pulverizao muito alta.

9.1.5

porosidade Outra denominao: Poros Descrio: A pintura apresenta diminutas descontinuidades em forma de orifcios, invisveis a olho num, somente detectvel com aparelho. Causas: a) Ocluso de ar ou solvente no filme; b) Superfcie contaminada; c) Atomizao deficiente, muito grossa; d) Espessura insuficiente; e) Perfil de Ancoragem: rugosidade muito alta; f) Temperatura da superfcie muito quente; g) Falta de habilidade do pintor; h) Falta de controle do filme mido;

23

9.1.6

sangramento Outra denominao: Ressolubilizao Descrio: A pintura apresenta mancha grande, de cor diferente. Causas: a) Ressolubilizao de pintura existente do tipo termo-plstica pelo solvente da demo subsequente, independentemente do mtodo de aplicao quando a demo existente tinta betuminosa ou derivada que migra para a demo superior; b) Este defeito tambm ocorre com aplicao a trincha ou rolo de outro termo-plstico, por exemplo, acabamento branco de borracha clorada aplicada trincha sobre primer de borracha clorada vermelho. Devido ao mtodo de aplicao a ressolubilizao causar manchas rseo-avermelhadas no acabamento.

9.1.7

cratera Outra denominao: Craterizao Descrio: Defeito semelhante a pequenas e uniformes crateras que ocorre no filme de tinta e que so formadas de bolhas que aps romperem no mais se nivelam.

Causas: a) Ocluso de solvente ou ar durante a aplicao; b) gua no ar de atomizao da pistola; c) Superfcies quentes; d) Excessiva atomizao: presso alta;

24

9.1.8

impregnao de abrasivos e/ ou de materiais estranhos Outra denominao: Lixa Descrio: a superfcie fica spera, arenosa como uma lixa Causas: a) Pintura sobre superfcies contaminada com poeira e/ou gros de abrasivo; b) Contaminao da superfcies da tinta ainda mida pelo abrasivo que cai sobre ela; c) Tinta, rolo ou trincha contaminada por areia, terra, abrasivo, etc.

9.1.9 incluso de plos Outra denominao: desconhecemos Descrio: a pintura fica impregnada por plos ou fiapos que podem aflorar, tornando-se visveis ou ocludos no seio da pintura, marcando a superfcie. Causas: a) Contaminao da superfcie a ser pintada ou ainda com tinta fresca por plos (fios, fiapos, cabelos, etc.), originados de trinchas, rolos, trapos, panos, etc; b) Plos levados pelo vento e que caem sobre a tinta fresca; c) Tinta contaminada por estes tipos de impurezas;

25

9.1.10

empolamento / bolhas

Outra denominao: bolha Descrio: a primeira apresenta protuberncias semi-esfricas que variam de tamanho e intensidade. Causas: 1) Empolamento seco a) Ocorre em condies secas b) Ocluso de solvente ou ar no filme c) Tintas incompatveis d) Superfcies muito quentes. 2) Empolamento com lquido no interior e) Ocorre em condies de imerso f) Incompatibilidade com proteo catdica ou excesso de proteo catdica; g) Pintura sobre sal solvel.

26

10

COCLUSO

Conclumos que a pintura um mtodo de proteo anticorrosiva com satisfatria relao custo / benefcio e de alta qualidade. Porm para atingir tais parmetros devemos considerar fatores importantes como: Condies de exposio e de trabalho dos equipamentos e das estruturas que sero utilizadas em todo o processo de pintura.

27

11

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ASSOCIAO BRASILEIRA DE CORROSO; TOUCANART PINTURAS; CANAL DO PORTO DE SANTOS; TINTAS INTERNACIONAL; DISCOVERY CHANEL; NATIONAL GEOGRAPHIC; ESTALEIRO STX

28

Anda mungkin juga menyukai