Anda di halaman 1dari 25

DISCIPLINA: Psicologia Jurdica PSICOLOGIA JURDICA APRESENTAO DO CURSO. Caros alunos! Bem-vindos ao curso de Psicologia Jurdica!

! As aulas so baseadas em um breve roteiro de estudo, que orientar o aluno para a leitura indicada. Espera-se que o aluno esteja apto a responder o questionrio aps a leitura do roteiro e do texto. A leitura bsica ser a parte de Psicologia Jurdica do livro Vade Mecum Humanstico, da Editora Revista dos Tribunais. A indicao bibliogrfica acima no exclui outras leituras que possam se fazer necessrias, e que sero indicadas conforme a aula. Todas as avaliaes sero realizadas com questes extradas dos questionrios das aulas.

Para acompanhamento, o roteiro de aulas abordar os seguintes assuntos: AULA 1 Fundamentos da Psicologia Jurdica. AULA 2 Funes mentais superiores. AULA 3 Behaviorismo. AULA 4 Gestalt. AULA 5 Psicanlise. AULA 6 Personalidade AULA 7 Transtornos de personalidade. AULA 8 Psicologia e Direito Civil. AULA 9 Alienao Parental e Abandono Moral. AULA 10 Psicologia e Direito Penal. AULA 11 Assdio Moral. AULA 12 Assdio Sexual.

Qualquer dvida, entrem em contato. Cordialmente, Dalton Oliveira.

Objetivos da disciplina

Direito e Psicologia buscam um dilogo que tem como objetivo mximo a justia e a garantia dos direitos humanos e o respeito pela individualidade de cada ser humano. A disciplina Psicologia Jurdica, por sua vez, tem por finalidade o estudo e a anlise do comportamento humano na contemporaneidade, sobretudo no que tange aos conflitos e

disputas no mbito jurdico. luz das cincias psicolgicas procura-se compreender os principais conflitos jurdicos que se desenrolam tanto na esfera civil, quanto criminal e colaborar na resoluo destes conflitos. Com a discusso de algumas concepes da Psicologia durante a formao em Direito,espera-se ampliar o conhecimento e a compreenso acerca dos fatores psicossociais subjacentes s questes jurdicas. O estudo da Psicologia Jurdica pretende auxiliar os futuros operadores do Direito a observarem os aspectos latentes dos diversos problemas, entender melhor quem a parte que clama por justia, possibilitando atender de forma ampla, buscando garantias e legitimando espaos.

DISCIPLINA: Psicologia Jurdica Semana 1 FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA JURDICA O Direito uma cincia que possui natureza interdisciplinar, visto que se comunica com outras reas do conhecimento. O Direito e a Psicologia so cincias que tm por objeto comum o comportamento humano. Enquanto o Direito busca regul-lo, a Psicologia procura investig-lo.

Dessa forma, para que o Direito possa melhor regular o comportamento da sociedade, fundamental que se conhea o comportamento do indivduo, cujos elementos so fornecidos pela Psicologia. Na realidade, as duas cincias se relacionam por diferentes maneiras. Por exemplo, uma das preocupaes do Direito Penal justamente investigar as circunstncias do crime e a motivao do agente criminoso na prtica do delito. A anlise de aspectos com personalidade do ru ou crime praticado com forte emoo requer fundamentos que, necessariamente, a psicologia ir fornecer.

Por outro lado, o Direito de Famlia ir tratar de questes circundantes s relaes afetivas. As disposies legais a respeito da famlia regulam questes decorrentes dos fatos relativos esse grupo, tais como casamento, divrcio, guarda de filhos, direito de visita.

Dessa forma, quem ser o melhor genitor para a guarda dos filhos, se um dos genitores impede o outro de exercer seu regular direito de visita, se tal pessoa ou casal preenche ou no os requisitos para adotar uma criana so questes a serem enfrentadas pelo direito que carecero de fundamentos da psicologia.

Outro ramo do Direito Civil ir se debruar sobre os danos morais. Ora, mas que aspectos sero analisados na valorao sobre tais danos, seno a vergonha, a humilhao, o constrangimento sofridos pela vtima? E tais sentimentos so nada mais que aspecto a serem estudados no campo emocional que, por sua vez, encontra eco no estudo do psiquismo.

Sem esgotar a grande possibilidade de exemplos que se travam entre as duas reas, est cada vez mais em voga o estudo do impacto jurdico da violncia psquica, que se manifesta em fenmenos conhecidos pelo aluno no noticirio, como assdio moral (incluindo o bullying), o assdio sexual e stalking (perseguio obsessiva). Como se verifica, faz-se imperioso para o estudante de Direito dominar os mnimos fundamentos da Psicologia, dada a sua importncia para compreender determinados fenmenos jurdicos que demandem conhecimentos da psique humana. Para saber mais sobre essas relaes, leiam os textos indicados e respondam as questes abaixo. TEXTOS INDICADOS:
FRANA, Ftima. Reflexes sobre psicologia jurdica e seu panorama no Brasil. Psicologia:

Teoria e Prtica, 6(1), p. 73-80, 2004. (disponvel em daltonoliveira.com.br/psicologia-juridica senha de acesso: disciplina)
OLIVEIRA, Dalton. Psicologia Jurdica in VADE MECUM HUMANSTICO (coord. por lvaro de

Azevedo Gonzaga). 2 Edio. Ed. Revista dos Tribunais: So Paulo, 2011. QUESTES: 1)De que maneira a Psicologia pode se relacionar com o Direito Penal? 2)Como se manifesta a violncia psicolgica e qual seu impacto no Direito?

DISCIPLINA: Psicologia Jurdica Semana 2 Funes mentais superiores 1. Conceito de Psicologia.

A psicologia a cincia que estuda os processos mentais e a influncia desses no comportamento humano. Etimologicamente, o termo psicologia provm da juno das palavras gregas psyche (alma) e logos (conhecimento), ou seja, estudo da alma.

O comportamento humano objeto de estudo de diversas cincias humanas, como a sociologia, a economia e o direito. O que distingue a psicologia das demais reas do conhecimento o enfoque direcionado ao funcionamento da unidade formada pela mente e corpo do indivduo, centralizando seu estudo na psique humana.

O crebro o palco onde esto presentes as funes mentais superiores, que so fundamentais no modus operandi da construo da realidade psquica do indviduo e a maneira como ele se comporta. As funes mentais superiores so:

a)Sensao; b)Percepo; c)Ateno; d)Memria; e)Linguagem e pensamento; f)Emoo.

A psicologia trabalha com a realidade psquica, elaborada pelo indivduo a partir dos contedos armazenados na mente. O crebro o palco das funes mentais superiores; o que a mente comanda no ultrapassa os limites de funcionamento das estruturas cerebrais. As funes mentais superiores constituem uma espcie de programao por meio da qual os indivduos desenvolvem imagens mentais de si mesmos e do mundo que os rodeia, interpretam os estmulos que recebem, elaboram a realidade psquica e emitem comportamentos.

So apresentadas a sensao, a percepo, a ateno, a memria, o pensamento, a linguagem e a emoo, esta, o maestro na orquestrao dos comportamentos.

TEXTOS INDICADOS:

OLIVEIRA, Dalton. Psicologia Jurdica in VADE MECUM HUMANSTICO (coord. porlvaro de Azevedo Gonzaga). 2 Edio. Ed. Revista dos Tribunais: So Paulo, 2011.

QUESTES: Com base no texto acima indicado, responda:

1.Como a percepo se relaciona com a sensao? 2.O que memria e quais so seus tipos?
DISCIPLINA: Psicologia Jurdica Semana 3 BEHAVIORISMO

Tambm conhecida como Psicologia Comportamental, o Behaviorismo prope que o comportamento observvel, mensurvel e objeto que pode ser reproduzido.

O resultado da pesquisa que se inicia com John B. Watson nos Estados Unidos em 1913 foi a formulao da teoria S-R (Stimulus estmulo e Responsio resposta), que procurava explicar como a relao entre estmulo do ambiente e resposta do organismo constitua a base para descrever todo tipo de comportamento Dessa relao estabelece-se o conceito de condicionamento respondente, o qual est associado ao comportamento respondente.

O comportamento respondente um comportamento involuntrio provocado por estmulos ambientais. O estmulo frio provoca a resposta de arrepio e a emisso de som, quando se sente dor, so exemplos de estmulos que compelem um comportamento involuntrio ou reflexo. , portanto, um estmulo incondicionado.

Com Skinner (1904-1990), surge o que conhecemos por behaviorismo radical, termo que designa a Cincia do Comportamento. O autor se dedica ao estudo das respostas e observa que h um outro tipo de relao entre o organismo e seu ambiente o que ele ir chamar de comportamento operante, sendo este distinto do comportamento respondente. J ocomportamento operante o comportamento voluntrio e inclui tudo aquilo que fazemos e que tem efeito sobre nosso mundo exterior, ou seja, que operam nele. Este comportamento visa obter o efeito desejado ou evitar uma consequnciaindesejada. Assim, enquanto que o comportamento respondente controlado por um estmulo antecedente (S-R), o comportamento operante controlado por suasconsequncias estmulos que se seguem resposta (R-S). A partir da, formula-se o modelo de anlise do comportamento, o fundamento para a descrio das interaes organismo-ambiente:

Portanto, tem-se, primeiramente, um comportamento que responde a um estmulo do ambiente, o qual, por sua vez, inevitavelmente levar a uma consequnciaainda no aprendida. Num segundo momento, a resposta ser dada j objetivando aconsequncia, pois, agora, conhecida pelo indivduo por intermdio da experincia anterior.

O comportamento operante, uma vez vinculado ao estmulo consequente, tornasecondicionado a este. Esta relao descrita por Skinner como condicionamento operante.

O condicionamento operante mantido pelo reforo (todo estmulo que aumenta a probabilidade de resposta futura), que pode ser: a)reforo positivo. Consolida o comportamento desejado. Ex. Se o cachorro faz brincadeiras, recebe o biscoito preferido. b)reforo negativo. Incita o comportamento que remove o efeito indesejado. Ex. uma pessoa toma um analgsico para cessar com as dores. Da mesma forma que Skinner props o condicionamento, ele tambm previu a possibilidade de descondicionamento do comportamento atravs do que ele denominou deextino. Tal extino do comportamento pode se dar tanto pela ausncia do reforo (retirada do estmulo consequente) ou pela apresentao de um estmulo aversivo, ambos constituindo formas de punio. TEXTOS INDICADOS: OLIVEIRA, Dalton. Psicologia Jurdica in VADE MECUM HUMANSTICO (coord. porlvaro de Azevedo Gonzaga et al). 2 Edio. Ed. Revista dos Tribunais: So Paulo, 2011.

QUESTES:

1)Qual a diferena entre comportamento respondente e operante? 2)Qual a diferena entre reforo positivo e reforo negativo?

DISCIPLINA: Psicologia Jurdica Semana 4 GESTALT

A Gestalt uma palavra que provm do alemo e tem um sentido aproximado aideia de forma. Tal teoria nasceu de uma iniciativa de pesquisadores alemes que se preocupavam com os fenmenos de percepo. Interessava compreender processos psicolgicos envolvidos na iluso de tica, ou seja, quando um estmulo fsico percebido de forma diferente da qual se apresenta na realidade.

Em contraponto ao behaviorismo, que defende o comportamento baseado na relao entre estmulo e resposta, a Gestalt sustenta que o comportamento deveria considerar

aspectos globais, tendo em vista as condies que possam alterar a percepo. Portanto, a relao deve ser a seguinte:

Estmulo Processo de percepo Resposta

Defendem o processo de percepo como essencial para a compreenso do comportamento humano, enfatizando que o comportamento, quando isolado de seu contexto mais amplo, perde seu significado. Os psiclogos da Gestalt afirmavam que, quando os elementos sensoriais so combinados, forma-se um novo padro ou configurao. Juntemos algumas notas musicais e algo novo uma melodia ou tom surge da combinao. Quando olhamos para fora de uma janela, vemos imediatamente as rvores e o cu, e no pretensos elementos sensoriais, como brilhos e matizes, que possam constituir a nossa percepo das rvores e do cu.

Os gestaltistas tentaram identificar as regras que governam a forma como as pessoas percebem os estmulos separados e lhes atribuem sentido formando uma unidade. Afirmam que as pessoas extraem significado da totalidade de um conjunto de estmulos e no de um estmulo individual, explicitando a premissa: O todo distinto da soma de suas partes.

Por meio dos fenmenos perceptivos alcanada a boa forma, ou seja, a compreenso global do evento apreendido. A boa forma a tendncia restaurao do equilbrio parte-todo, superando a iluso de tica. Os princpios que orientam a percepo so: a)Proximidade: Partes que esto prximas no tempo ou no espao parecem formar uma unidade e tendem a ser percebidas juntas. b)Continuidade: H uma tendncia na nossa percepo de seguir uma direo, de vincular os elementos de uma maneira que os faa parecer contnuos ou fluindo numa direo particular. c)Semelhana: Partes semelhantes tendem a ser vistas juntas como se formassem um grupo. d)Complementao: H uma tendncia na nossa percepo de completar figuras incompletas, preencher as lacunas.

e)Simplicidade: Tendemos a ver uma figura tio boa quanto possvel sob as condies do estmulo; os psiclogos da Gestalt denominaram isso prgnanz ou boa forma. Uma boa Gestalt simtrica, simples e estvel, no podendo ser tomada mais simples ou mais ordenada.

f)Figura/Fundo: Tendemos a organizar percepes no objeto observado (a figura) e o segundo plano contra o qual ela se destaca (o fundo).

Exemplo:

Pela relao figura-fundo, o indivduo destaca uma figura principal de um cenrio. Quando no h clara separao entre as figuras mais difcil buscar a boa forma em razo da iluso de tica. Na ilustrao, possvel ver dois perfis ou uma taa.

Descoberta importante atribuda Gestalt o insight, que a compreenso imediata de um fenmeno em sua totalidade. O insight ocorre aps ser despendido esforo para uma situao que no parece clara a princpio, mas que se desvenda de maneira instantnea para o indivduo, pela percepo do todo. TEXTOS INDICADOS: OLIVEIRA, Dalton. Psicologia Jurdica in VADE MECUM HUMANSTICO (coord. porlvaro de Azevedo Gonzaga et al). 2 Edio. Ed. Revista dos Tribunais: So Paulo, 2011.

QUESTES: Observe a figura abaixo e responda as questes abaixo:

1)Que figura possvel enxergar entre os objetos escuros? 2)Quais princpios propiciam enxergar tal figura?

DISCIPLINA: Psicologia Jurdica Semana 5 PSICANLISE

Teoria formulada pelo mdico austraco Sigmund Freud (1856-1939), que tem como base duas contribuies primordiais: primeiro, a descoberta do inconsciente e, segundo, a formulao da teoria sexual infantil. A psicanlise se desenvolveu contempornea s outras escolas de psicologia, porm emerge de uma vertente fora do mbito das cincias naturais e dos experimentos acadmicos em laboratrio. Sua principal influncia tem origem na psicopatologia.

A psicanlise nasce de uma oposio aos tratamentos dos distrbios mentais da poca, os quais eram precrios e desumanos. A aplicao da psicanlise ao tratamento das neuroses divergia do objetivo da psicologia, o de descobrir leis do comportamento humano, uma vez que seu objeto de estudo detinha-se ao comportamento anormal.

As escolas de pensamento em psiquiatria atribuam causas fsicas aos comportamentos anormais como, por exemplo, leses cerebrais, subestimulao dos nervos ou nervos demasiado contrados. A psicanlise se desenvolveu como um aspecto darevolta contra essa orientao somtica. Assim, afirmava a existncia de fatores emocionais como causa de distrbios comportamentais, atribuindo-lhes explicaes mentais ou psicolgicas.

Sugerindo a existncia de um contedo desconhecido e de regies obscuras do psiquismo, Freud formula o conceito de inconsciente. O autor prope- se a estudar esse contedo dito inconsciente, como as fantasias, sonhos e os esquecimentos, tpicos ignorados pelos outros sistemas de pensamento em psicologia.

Foi por intermdio de sua atuao mdica e do tratamento de seus pacientes histricos que Freud se perguntou por que os pacientes esqueciam fatos de sua vida. Logo, concluiu que estes fatos teriam sido reprimidos para uma parte inconsciente do psiquismo. Nestes termos, represso seria o processo que visa oprimir fatos indesejados do plano consciente. E chamou de resistncia a fora psquica que inibe o contedo inconsciente arevelar-se conscincia. De acordo com a teoria de Freud, nada ocorre ao acaso, existe um determinismo psquico. H conexes entre todos os eventos mentais e as conexes entre eles esto no inconsciente. Existem processos mentais conscientes e inconscientes e a maior parte deles

absolutamente inconsciente. No inconsciente, no existe conceito de tempo, de certo ou errado e no h contradio. As pulses, ou instintos, so as foras motivadoras do desejo humano que impulsionam o comportamento e localizam-se no inconsciente. O mdico vienense definiu pulso como uma espcie de energia orientadora do comportamento, sendo Eros a pulso da vida (energia sexual e de autopreservao) eTanatos a pulso da morte (pulso autodestrutiva). A teoria do aparelho psquico de Freud (segunda tpica, 1920-1923) composta de trs elementos que interagem e conflitam entre si: a)Id: o reservatrio das pulses, sendo a parte da mente mais primitiva, formada de contedos inconscientes e guiada pelo princpio do prazer; b)Ego: regido pelo princpio da realidade. um regulador na medida em que responsvel pela orientao e controle dos instintos do id, considerando as condies objetivas da realidade. O ego no impede a satisfao dos desejos, mas decide quando e como os instintos do id podem ser satisfeitos. instncia psquica responsvel pelo equilbrio das exigncias da realidade, dos desejos do id e das ordens do superego. c)Superego: atua como impositor de limites ao id, sendo o local do aparelho psquico onde se encontram as proibies internalizadas pelo indivduo. o aspecto moral da personalidade, a introjeo das leis morais, exigncias sociais e dosideais. Ainternalizao da autoridade externa mantm a proibio dentro de si e no mais necessria a ao externa para se sentir culpado. O sentimento de culpainstalasedefinitivamente no interior do indivduo. Outra grande contribuio da teoria psicanaltica refere-se formulao dateoria sexual infantil. Freud descreve o desenvolvimento do comportamento sexual da infncia idade adulta, sugerindo que o impulso sexual aparece j nos primrdios da vida dos bebs. As principais descobertas so as seguintes: a)A vida sexual no comea apenas na puberdade, mas se inicia, com manifestaes claras, logo depois do nascimento. b) necessrio distinguir nitidamente entre os conceitos de sexual e genital. O primeiro o conceito mais amplo e inclui muitas atividades que no tm nenhuma relao com os rgos genitais. c) A vida sexual inclui a funo de obter prazer das zonas do corpo funomais tarde posta a servio da reproduo. As duas funes muitas vezes deixam de coincidir completamente.

A atividade sexual surge na tenra infncia, chegando a um clmax perto do final do quinto ano de vida, seguindo-se ento uma calmaria (perodo de latncia). A vida sexual volta a avanar com a puberdade.

TEXTOS INDICADOS: OLIVEIRA, Dalton. Psicologia Jurdica in VADE MECUM HUMANSTICO (coord. porlvaro de Azevedo Gonzaga et al). 2 Edio. Ed. Revista dos Tribunais: So Paulo, 2011.

QUESTES:

1)Quais foram as duas maiores contribuies da Psicanlise? 2)Quais so as instncias do aparelho psquico e como elas interagem entre si?

DISCIPLINA: Psicologia Jurdica Semana 6 PERSONALIDADE

Um dos maiores temas de interesse de estudo da Psicologia, que ao mesmo tempo bastante utilizado pelo Direito, a personalidade. A personalidade se refere aos aspectos da subjetividade do indivduo, resultado da interao de seus aspectos fsicos com seus aspectos psquicos. Ou ainda, na lio de Ana Mercs Bahia Bock et al (Psicologias. 12. ed. So Paulo: Saraiva, 1999, p. 114):

De modo geral, a personalidade refere-se ao modo relativo constante e peculiar de perceber, pensar, sentir e agir do indivduo. A definio tende a ser ampla e acaba por incluir habilidades, atitudes, crenas, emoes, desejos, o modo de comportar-se e, inclusive, os aspectos fsicos do indivduo. A definio de personalidade engloba tambm o modo como todos esses aspectos se integram, se organizam, conferindo peculiaridade e singularidade ao indivduo.

Ainda, segundo a mesma obra, a psicologia geral se ocupa de estabelecer leis gerais sobre o funcionamento da personalidade humana (ou seja, o que existe em comum em todos os seres humanos), ao mesmo tempo em que uma psicologia diferencial busca o singular em cada personalidade, permitindo a descoberta da individualidade.

Ressalte-se que no h valorao de aspectos da personalidade, isto , no existem bons ou maus atributos, mas sim, caractersticas que se repetem de modo relativamente constante no indivduo. Existem diversas teorias da personalidade propostas pelas correntes psicolgicas, cada uma com um determinado enfoque. Ana Mercs Bahia Bock et al nos fornece os princpios que norteiam a abordagem da personalidade ( Psicologias. 12. ed. So Paulo: Saraiva, 1999, p. 117): a) Alguns estudiosos colocam em destaque na formao da personalidade determinantes conscientes (Kurt Lewin), enquanto outros sustentaram a predominncia dos determinantes inconscientes; b)Dependendo da teoria adotada, a personalidade humana pode ser produto do determinismo ambiental, ou seja, o homem nasce como uma folha em branco sendo preenchida ao longo do tempo em sua vida, ou do determinismo psquico, que defende aideia do indivduo como fonte de seus atos; c)Destaca-se a relevncia de aspectos genticos e a base biolgica sobre a formao da personalidade, variando a intensidade da influncia desses fatores sobre o indivduo. Assim, alguns estudiosos sustentaro que as caractersticas hereditrias ou biolgicas determinaro de forma preponderante a personalidade do homem, enquanto outros autores defendero a influncia de forma bastante relativa;

d)Para teorias isoladas, a personalidade fruto do contexto sociocultural em que vive, defendendo que o comportamento pode ser moldado pelas condies culturais do meio.

O instituto da personalidade sofre tratamento multifacetado pelo Direito, obtendo desde proteo constitucional at a previso nos mais diversos diplomas legais. A ttulo de exemplo, o Cdigo Civil trata de aspectos da personalidade em seus dois primeiros captulos. Por sua vez, o art. 59 do Cdigo Penal determina que o juiz atentar para a personalidade do agente, dentre outras circunstncias, para a fixao da pena. TEXTOS INDICADOS: OLIVEIRA, Dalton. Psicologia Jurdica in VADE MECUM HUMANSTICO (coord. porlvaro de Azevedo Gonzaga et al). 2 Edio. Ed. Revista dos Tribunais: So Paulo, 2011.

QUESTES:

1)Como pode ser definida a personalidade? 2)Como se justifica o estudo da personalidade para a compreenso do Direito?

DISCIPLINA: Psicologia Jurdica Semana 7 Transtornos de personalidade

No se tem o intuito de esgotar todas as psicopatologias, mas apenas desfilar alguns transtornos mais comuns. Transtornos de personalidade so padres de comportamento rgidos e constantes, que comprometem o desenvolvimento da vida social do indivduo, sendo acompanhado de sofrimento subjetivo. somente quando os traos de personalidade so inflexveis emal-adaptativos que se constituem como distrbios da personalidade. Dentre os trantornos j diagnosticados, listam-se os mais comuns:

TEXTOS INDICADOS: OLIVEIRA, Dalton. Psicologia Jurdica in VADE MECUM HUMANSTICO (coord. porlvaro de Azevedo Gonzaga et al). 2 Edio. Ed. Revista dos Tribunais: So Paulo, 2011.

QUESTES:

1)O que transtorno de personalidade? 2)Conceitue dois transtornos de personalidade e explique sua relao com o Direito?

DISCIPLINA: Psicologia Jurdica Semana 8 PSICOLOGIA E DIREITO CIVIL

A Psicologia se relaciona com o Direito Civil de diversas formas. Primeiramente, como j se observou, importante o estudo da personalidade para saber quais aspectos seus so protegidos pelo Direito. Ou ainda, aspectos psicolgicos devem ser levados em conta no que tange aos defeitos dos negcios jurdicos. Por exemplo, o art. 138 do Cdigo Civil dispe que so anulveis os negcios jurdicos, quando as declaraes de vontade emanarem de erro substancial que poderia ser percebido por pessoa de diligncia normal, em face das circunstncias do negcio. No artigo acima, interessante notar que est envolvida a percepo de uma pessoa de diligncia normal, o que correspondia ao que se costumava chamar de homem mdio, ou seja, uma pessoa que se encontra em um padro social e psquico do que se considera como comum no lugar e na poca em que se encontra.

Em geral, os defeitos do negcio jurdico (erro, dolo, coao, leso, etc.) so institutos jurdicos criados a partir da percepo que o indivduo possui em relao realidade.

Contudo, com o Direito de Famlia que a Psicologia ter maior contato, visto que o ponto em comum sero as relaes afetivas. Divrcio, guarda de filhos, regime de visitas, entre outras questes, so casos tpicos que potencialmente envolvem necessidade de percia psicolgica a depender do grau de conflito existente.

Em primeiro lugar, a prpria relao conjugal enseja uma srie de obrigaes entre seus participantes previstas no prprio Cdigo Civil. Ocorre que o descumprimento de tais obrigaes no se assemelham a outros inadimplementos contratuais. Ao contrrio, exatamente porque esto inseridos em relao conjugal, o conflito que da se origina envolve uma srie de danos emocionais, como magoas e ressentimentos. Exatamente em razo dessa situao, conjugado com a possibilidade de se aplicar a responsabilidade civil, tem se admitido a configurao de dano moral de um dos cnjuges por inadimplemento de deveres para com o outro cnjuge como, por exemplo, o dever de lealdade.

Noutra esteira, a situao que comumente necessita de interveno de um psiclogo forense a que envolve guarda de filhos, pois esses consubstanciam a partehipossuficiente em relao ao conflito que participam seus pais. Em caso de dissoluo da unio conjugal, comum que um dos genitores permanea com a guarda da prole (se houver), enquanto o outro exerce seu direito de visitas fixado pelo Judicirio. Surgem, ento fenmenos razoavelmente modernos, como a alienao parental e o abandono afetivo, que sero vistos na aula seguinte.

TEXTOS INDICADOS: OLIVEIRA, Dalton. Psicologia Jurdica in VADE MECUM HUMANSTICO (coord. porlvaro de Azevedo Gonzaga et al). 2 Edio. Ed. Revista dos Tribunais: So Paulo, 2011.

QUESTES:

1)Como a psicologia pode ajudar a compreender a personalidade no mundo jurdico?

2)Como a Psicologia pode se relacionar com o Direito Civil?

DISCIPLINA: Psicologia Jurdica Semana 9 Alienao Parental e Abandono Moral 1. Alienao parental.

A alienao parental consiste em incutir na criana sentimentos negativos em relao a um dos genitores, ao promovida pelo genitor ou familiar que detm o convvio por maior tempo. Ou, segundo o art. 2 da Lei 12.318/10 (Lei de Alienao Parental), consideraseato de alienao parental a interferncia na formao psicolgica da criana ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avs ou pelos que tenham a criana ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilncia para que repudie genitor ou que cause prejuzo ao estabelecimento ou manuteno de vnculos com este.

O pargrafo nico do art. 2 da referida lei exemplifica medidas de alienao parental:


realizar campanha de desqualificao da conduta do genitor no exerccio da paternidade ou

maternidade;
dificultar o exerccio da autoridade parental; dificultar contato de criana ou adolescente com genitor; dificultar o exerccio do direito regulamentado de convivncia familiar; omitir deliberadamente a genitor informaes pessoais relevantes sobre a criana ou adolescente,

inclusive escolares, mdicas e alteraes de endereo;

apresentar falsa denncia contra genitor, contra familiares deste ou contra avs, para obstar ou

dificultar a convivncia deles com a criana ou adolescente; mudar o domiclio para local distante, sem justificativa, visando a dificultar a convivncia da criana ou adolescente com o outro genitor, com familiares deste ou com avs. Havendo indcio da prtica de ato de alienao parental, em ao autnoma ou incidental, o juiz, se necessrio, determinar percia psicolgica ou biopsicossocial.

A Lei de Alienao Parental prev medidas a serem aplicadas para coibir a infrao. Alm das medidas emergenciais previstas no art. 4, h instrumentos dispostos no art. 6 aptos a inibir ou atenuar os efeitos da alienao:
declarar a ocorrncia de alienao parental e advertir o alienador;

ampliar o regime de convivncia familiar em favor do genitor alienado;

estipular multa ao alienador;

determinar acompanhamento psicolgico e/ou biopsicossocial;

determinar a alterao da guarda para guarda compartilhada ou sua inverso;

determinar a fixao cautelar do domiclio da criana ou adolescente;

declarar a suspenso da autoridade parental.

2.Abandono moral.

O abandono moral se configura pela abdicao do convvio e amparo emocional de um genitor em relao a seu filho, independente de eventual adimplemento da obrigao alimentcia. Segundo a doutrina que defende a existncia de tal fenmeno, o genitor que deixa de oferecer afeto ao filho gera um dano e deve ser responsabilizado civilmente. Nesse sentido, pedaggico o voto da Min. Nancy Andrighi do Superior Tribunal de Justia nos autos do RECURSO ESPECIAL N 1.159.242 SP: Sob esse aspecto, indiscutvel o vnculo no apenas afetivo, mas tambm legal que une pais e filhos, sendo montono o entendimento doutrinrio de que, entre os deveres inerentes ao poder familiar, destacam-se o dever de convvio, de cuidado, de criao e educao dos filhos, vetores que, por bvio,envolvem a necessria transmisso de ateno e o acompanhamento do desenvolvimento scio-psicolgico da criana. E esse vnculo que deve ser buscado e mensurado, para garantir a proteo do filho quando o sentimento for to tnue a ponto de no sustentarem, por si s, a manuteno fsica e psquica do filho, por seus pais biolgicos ou no. Nessa mesma ao, julgada em maio de 2012, o pai da autora foi condenado a pagar a ela R$ 200 mil pelo abandono afetivo.

A tese no pacfica, dividindo bastante a opinio dos juristas, pois h a preocupao de se banalizar a situao como dano moral, criando uma indstria de indenizaes.

Outra questo a discusso sobre se o desamor algo indenizvel. Em outra ao sobre o mesmo tema, o Desembargador do Tribunal de Justia de So Paulo Maia da

Cunha escreveu em seu voto A lei pode obrigar o pai a reconhecer legalmente o filho, bem como aregistr-lo e sustent-lo financeiramente, mas no pode ser obrigado a am-lo

Portanto, uma tema bastante polmico e que est sendo construdo jurisprudencialmente, sem possuir todos os contornos definidos. TEXTOS INDICADOS:

Lei

n.

12.318/10

(Lei

de

Alienao

Parental),

disponvelemhttp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12318.htm Acrdo do RECURSO ESPECIAL N 1.159.242 SP, emhttps://ww2.stj.jus.br/revistaeletronica/ita.asp?registro=200901937019&dt_pub licacao=10/05/2012 QUESTES: 1)Cite dois atos que podem caracterizar a Alienao Parental? 2)Qual a principal divergncia dos juristas em relao ao abandono moral? disponvel

DISCIPLINA: Psicologia Jurdica Semana 10 Psicologia e Direito Penal

Desde que a Psicologia se emancipa no final do sculo XIX como cincia autnoma, com o Direito Penal da poca que ocorrem as primeiras relaes disciplinares.

Tambm cincia do sculo XIX, a criminologia tinha por escopo estudar o comportamento criminoso sob uma anlise jurdica, sociolgica e tambm psicolgica.

Os elementos estudados pela criminologia sob o aspecto psicolgico so o infrator, a vtima e as instituies de excluso que fazem parte do processo de controle social do comportamento delitivo. Fiorelli & Mangini (vide texto indicado) propem a seguinte classificao dedelinquncia:

Delito doloso: o crime cometido com vontade consciente, com inteno em cometer o crime. Delito culposo: o agente criminoso no comete o crime com inteno, mas em uma das

modalidades previstas no Cdigo Penal: imprudncia, negligncia ou impercia.

Delinquncia ocasional: o delito cometido por uma pessoa aparentemente ajustada aos padres

de comportamento social, mas que comete um delito motivado por um fator externo ou por uma forte emoo.
Delinquncia psictica: a prtica criminosa cometida em razo de um transtorno mental,

devidamente diagnosticada como tal pelo especialista.


Delinquncia neurtica: o delito cometido em virtude de conflitos do indivduo consigo mesmo,

que os projeta no ato criminoso para aplacar um sentimento de culpa de outra origem.
Delinquncia profiltica: a pessoa age pretendendo que se evite um mal maior.

TEXTO INDICADO: FIORELLI, Jos Osmir; MANGINI, Rosana C. R. Psicologia Jurdica. So Paulo: Atlas, 2009. Captulo 9. QUESTES: 1)Qual a diferena entre delito doloso e delito culposo? 2)Explique o objeto de estudo da criminologia.

DISCIPLINA: Psicologia Jurdica Semana 11 ASSDIO MORAL

Assdio moral ou mobbing a violncia moral e/ou psicolgica exercida contra indivduo, em ambientes coletivos de convivncia, por meio de condutas humilhantes ou vexatrias, causando vtima srios problemas de ordem psquica e atingindo seus direitos de personalidade. . O assdio moral evento tpico do meio laboral, em que o trabalhador est subordinado s ordens do empregador e sujeito s normas sociais de convvio do ambiente corporativo onde se encontra inserido. No entanto, o assdio moral pode estar presente em outros ambientes coletivos, na medida em que o sujeito esteja exposto compulsoriamente ao convvio do grupo, como escolas, monastrios, hospitais etc. Outro ambiente de relevante ocorrncia desse tipo de assdio o escolar.Nesse caso, o assdio a violncia psicolgica exercida contra a criana ou adolescente pelos colegas, constitudo de palavras e gestos ofensivos, em geral dirigidos por causa de uma caracterstica peculiar da vtima como excesso de peso; uso de culos; ser estudioso; ter sardas; ser gago etc.

O assdio moral exercido entre e contra crianas e adolescentes recebe a denominao de bullying (ou mobbing infantil). Tal espcie de assdio assume gravidade ainda maior em virtude de trs fatores: a)A hipossufincia da vtima, visto que a criana no possui desenvolvimento psicolgico completo, no tendo, portanto, mecanismos de defesa apropriados para suportar a agresso; b)A hipossufincia do agressor, considerando que, em geral, o agressor tambm criana ou adolescente e, por isso, as medidas adotadas para sancionar a infrao devero ser adequadas reeducao do indivduo, para evitar que venha a repetir os atos de agresso; c)A perpetuao dos efeitos do bullying na vida adulta, podendo gerar graves transtornos psquicos que impossibilitam a plena realizao pessoal do indivduo. Alguns elementos constituintes do assdio moral so: a)Condutas abusivas; b)Sujeitos da relao; c)Continuidade; d)Objetivo ou finalidade. So condutas que visam isolar ou humilhar a pessoa diante do grupo. Tais condutas podem ser divididas em trs espcies: a)Aes de comunicao: desprezo (no dirigir mais a palavra); excluso; gritos; reprovao reiterada no trabalho; b)Aes sobre a reputao da pessoa: piadas, mentiras,

ofensas,ridicularizao de um defeito fsico, derriso pblica, por exemplo, de suas opinies ouideias, humilhao geral; c)Aes sobre a dignidade profissional: trabalho sem sentido, humilhante ou perigoso; metas de alcance duvidoso; atribuio de tarefas aqum da capacidade ou inferiores ao cargo que ocupa; roubo de ideias. O assdio a agresso desferida pelo agressor vtima. No polo ativo, possvel a existncia de um ou mais agressores. O assdio exercido pelo chefe ao subordinado, em geral, realizado por uma pessoa, embora ele possa agir em conluio com outros chefes ou subordinados. J o assdio moral exercido por colegas exige a participao de vrias pessoas.

No h uma caracterizao precisa da pessoa a ser vtima de assdio moral, podendo qualquer pessoa ser vtima da agresso. Para a caracterizao do assdio moral, indispensvel que a conduta seja reiterada, ou seja, deve haver ataques constantes e continuados vtima. Por fim, o bem atingido no assdio moral so os direitos de personalidade. Assim, a finalidade do assediador (ou assediadores) fragilizar, de maneira intencional, a constituio psquica da vtima, atingindo-a em sua autoestima, confiana e autoimagem.

No ambiente laboral, uma finalidade secundria seria o afastamento do trabalhador do local de trabalho, ou at mesmo sua demisso. O assdio moral no trabalho pode ser classificado em quatro espcies: a)Assdio moral vertical (ou vertical descendente): a relao em que o chefe assedia o subordinado (de cima para baixo). a espcie mais comum no ambiente laboral;

b)Assdio moral horizontal: ocorre quando a vtima sofre agresso por parte dos colegas. o assdio que caracteriza o bullying, sendo relevante tambm na seara laboral;

c)Assdio moral ascendente (ou vertical ascendente): a hiptese em o superior

hierrquico sofre assdio por parte de seus subordinados (de baixo para cima). a espcie de assdio com menor ocorrncia no ambiente laboral; d)Assdio moral misto: o assdio exercido por pessoas de diversos nveis hierrquicos, como aquele proveniente ao mesmo tempo de chefe e colegas. Cabe, ainda, ressaltar que o assdio moral um fenmeno que tem sido verificado com mais densidade (frequncia e nmero de casos) no servio pblico do que na iniciativa privada. Tal fato ocorre em razo da estabilidade adquirida pelo ocupante de cargo efetivo.

O assdio moral uma agresso que se d de forma contnua, reiterada. Na iniciativa privada, a consequncia mais grave do assdio moral a demisso, seja ela pedida pelo empregado ou determinada pela empresa, de forma que se encerra a agresso com a extino do vnculo entre trabalhador e empregador.

J na Administrao Pblica, conquanto o servidor seja estvel, o vnculo funcional s rompido em hipteses muito restritas. Dessa forma, o assdio moral pode se

prolongar por perodos significantemente longos, considerando que o servidor no consiga alterao de lotao do cargo, submetendo-se agresso do superior hierrquico.

TEXTO INDICADO: OLIVEIRA, Dalton. Psicologia Jurdica in VADE MECUM HUMANSTICO (coord. porlvaro de Azevedo Gonzaga et al). 2 Edio. Ed. Revista dos Tribunais: So Paulo, 2011.

QUESTES:

1)Como se classificam as condutas abusivas no assdio moral? 2)De que tipo de assdio o bullying?

DISCIPLINA: Psicologia Jurdica Semana 12 ASSDIO SEXUAL

Assdio sexual uma conduta reiterada para obteno de favores sexuais da vtima pelo assediador. Pode ser promovida por uma ou mais pessoas, que agem de forma a coagir outra a satisfazer desejos sexuais, aproveitando-se de sua situao de ascendncia sobre a vtima, mediante ameaa ou chantagem. Os ambientes principais de ocorrncia do assdio sexual so: a)Ambiente laboral: sem dvida, o ambiente de trabalho o principal local para a ocorrncia do assdio sexual, levando-se em considerao a subordinao hierrquica entre empregador ou chefe e empregado(a); b)Ambiente familiar: a conduta sexual indesejada ocorre em uma famlia quando no h subordinao, mas ascendncia de uma pessoa sobre outra mais vulnervel;

c)Ambiente hospitalar: nesse caso, a relao imprpria pode dar entre mdicos/enfermeiros e pacientes, dada a vulnerabilidade e a confiana despendida pela vtima ao profissional de sade. Esse tipo de assdio ocorre em hospitais e em outros locais de internao destinados aos cuidados relativos sade, tais como hospcios, casas de repouso, casas de sade, casas de recuperao de viciados etc.; d)Ambiente religioso: o assdio sexual imprimido pelo sacerdote ou lder aos fiis da denominao religiosa. Independe da religio, podendo ocorrer sempre que haja uma ascendncia do sacerdote sobre os membros daquela denominao;

e)Ambiente escolar ou acadmico: em estabelecimentos de ensino, a figura doassediador se encontra entre professores ou funcionrios responsveis pela superviso, cujas vtimas potenciais so os alunos.

H quatro elementos coincidentes encontrados de modo geral entre os estudiosos para configurar o assdio sexual: 1)Sujeitos: O assdio se d entre duas ou mais pessoas, podendo haver mais de um assediador ou mais de uma vtima 2)Conduta de natureza sexual: As condutas de natureza sexual se constituem por comunicao verbal ou corporal, ou at mesmo por contatos fsicos, que tm por objetivo a obteno de favores sexuais. So exemplos desse tipo de conduta:

a)Piadas, comentrios e insinuaes de natureza sexual; b)Cantadas; c)Gestos obscenos; d)Carcias; e)Toques; f)Ameaas ou chantagens.

c) Rejeio conduta do agente; A vtima deve rejeitar expressamente a conduta que caracteriza o assdio sexual contra o agente que intenta a ao. importante que fique claro que a vtima tenha recusado de maneira incisiva as investidas do assediador. d) Reiterao da conduta. Em geral, comum que a conduta de que configura o assdio sexual ocorra por diversas vezes em diferentes situaes e intensidades. No entanto, excepcionalmente, o assdio sexual pode se materializar em um nico ato, quando o agente contrange, flagrantemente, na presena de vrias testemunhas, a vtima. Para ilustrar, tome-se o caso do chefe do setor que, na confraternizao de final de ano na empresa, aps consumir bebida alcolica, resolve investir contra determinada funcionria mediante benefcio, sem perceber que esto cercados por outras pessoas. A doutrina divide o assdio sexual em dois tipos: a)Assdio sexual por chantagem ou quid pro quo: a forma clssica de assdio sexual em que o superior hierrquico ou a pessoa com ascendncia quer obter favores

sexuais da vtima, mediante ameaa de uma punio (por exemplo, demisso) ou oferta de alguma vantagem (por exemplo, uma promoo ou um aumento de salrio); b)Assdio sexual ambiental ou por intimidao: nesta espcie, o assdio no ocorre necessariamente numa relao vertical, ou seja, entre subordinados, mas tambm em uma relao horizontal, isto , entre colegas do mesmo nvel hierrquico. No Brasil, o assdio sexual foi tipificado como crime pela Lei 10.224/2001, a qual inseriu o art. 216-A no Cdigo Penal, e penaliza o ato de constranger algum com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente da sua condio de superior hierrquico ou ascendncia inerentes ao exerccio de emprego, cargo ou funo.

TEXTOS INDICADOS: OLIVEIRA, Dalton. Psicologia Jurdica in VADE MECUM HUMANSTICO (coord. porlvaro de Azevedo Gonzaga et al). 2 Edio. Ed. Revista dos Tribunais: So Paulo, 2011.

QUESTES:

1)Quais so os quatros elementos do assdio sexual? Explique. 2)O que assdio sexual ambiental?
Convert PDF to HTML

Anda mungkin juga menyukai