Anda di halaman 1dari 11

Carga Eltrica Lei de Coulomb

prof. Csar Augusto

Modelo Atmico Simplificado


ncleo atmico prtons nutrons

Massa de repouso Prtons Nutrons Eltrons 1,67x10-27kg 1,68x10-27kg

Carga Smbolo Eltrica positiva nula p+ n0 e-

eletrosfera{ eltrons

9,11x10-31kg negativa

Carga eltrica = capacidade de acumular eletricidade. Carga eltrica elementar (e) quantidade mnima de eletricidade que um corpo pode adquirir. Ocorre quando este ganha ou perde 1 eltron. Corpo eletricamente neutro Corpo eletrizado positivamente Corpo eletrizado negativamente np = ne np > ne np < ne cedeu eltrons recebeu eltrons

prof. Csar Augusto

No S.I.: e = 1,610-19C onde C: coulomb a unidade de carga eltrica no Sistema Internacional de Unidades. 1C corresponde a 6,251018 eltrons em excesso (se a carga do corpo for negativa) ou em falta (se a carga do corpo for positiva). Eletroscpios Submltiplos do coulomb: 1mC = 10-3C (mili) 1C = 10-6C (micro) 1nC = 10-9C (nano) So instrumentos que servem para indicar se um corpo est ou no eletrizado. Existem vrios tipos de eletroscpio.
prof. Csar Augusto

(A) Princpio de Du Fay Cargas eltricas de mesmo sinal se repelem; cargas eltricas de sinais opostos se atraem.

(B) Princpio da Quantizao da Carga Eltrica A carga eltrica adquirida uma quantidade inteira da carga elementar.

Q=ne
n: nmero de eltrons ganhos ou perdidos.

prof. Csar Augusto

(C) Princpio da Conservao da Carga Eltrica Em um sistema isolado, a quantidade de carga eltrica permanece constante. Por exemplo, uma reao qumica, a quantidade de carga eltrica a mesma antes e aps o fenmeno.

QDEPOIS = QANTES
EXEMPLO
UNIFOR/CE Duas pequenas esferas condutoras e idnticas esto eletrizadas com cargas de 6,0C e 10C, respectivamente. Colocando-se as esferas em contato, o nmero de eltrons que passa de uma esfera para outra vale: (Dado: carga elementar e = 1,610-19C).

prof. Csar Augusto

De forma geral, um material dito condutor de eletricidade quando o mesmo facilita o movimento dos eltrons livres no seu interior. Por outro lado, o material se comporta como isolante eltrico quando ele dificulta o movimento dos eltrons livres no seu interior. Os principais condutores eltricos so os metais (eltrons), as solues eletrolticas (ons) e os gases ionizados (ons e os eltrons). Por outro lado, so exemplos de isolantes: borracha, porcelana, madeira seca, plstico, etc.

prof. Csar Augusto

O metal um material condutor. Neste caso h transferncia de cargas devido metal esferas.

A madeira um material isolante no h transferncia de carga pelo contato da madeira.

prof. Csar Augusto

Eletrizar um corpo alterar o seu nmero de eltrons livres. Os processos de eletrizao so: eletrizao por atrito, eletrizao por contato e eletrizao por induo eletrosttica. Eletroscpio de folhas Quando se aproxima um corpo eletrizado da esfera condutora, as lminas de ouro do eletroscpio se abrem, pois o corpo

eletrizado induz na esfera condutora, cargas de sinal contrrio s dele, produzindo assim a repulso entre as folhas.

prof. Csar Augusto

ELETRIZAO POR ATRITO

CONDIES DESCRIO DO CONDIES INICIAIS PROCESSO FINAIS Ao final do processo, os Tomam-sedois Esfrega-seum corpo corpos eletricamente contra o outro. Observa-se corpos ficam eletrizados neutros e a transfernciade eltrons com cargas eltricas de constitudos por para o materialmais mesmomdulo e de materiaisdistintos. eletronegativo. sinais opostos. Colocando-se em contato Tem-se um corpo j dois condutores,A eletrizadoe os eletrizadoe B neutro, demais eletricamente verifica-se que B se eletriza neutros. Podem ser com carga eltrica de materiaisidnticos. mesmosinal a deA. Aproxima-se o indutor do induzido. Na presena do indutor, verifica-se a separao de cargas eltricasno induzido (dipolo). Na presena do indutor, aterra-seo induzido. Tem-se uma nova distribuio de cargas no induzido. No final do processo de eletrizaopor contato, os corpos ficam carregadoscom cargas do mesmo sinal.

REPRESENTAO

ELETRIZAO POR CONTATO

indutor induzido
Ao final do processo de eletrizaopor induo, temos dois corpos eletrizadoscom cargas de sinais opostos.

INDUO ELETROSTTICA

Tem-se um corpo eletrizado(indutor) e o outro eletricamente neutro (induzido).

prof. Csar Augusto

O fsico francs Charles Coulomb investigou, por volta de 1780, as foras eltricas usando uma balana de toro. Ele observou que fora eltrica atrativa ou
Charles Augustin de Coulomb (1736-1806)

repulsiva entre duas cargas eltrica proporcional ao mdulo do produto das cargas eltricas (q1 e q2) e inversamente proporcional ao quadrado da distncia r entre elas.

k | q1 q 2 | F= d2
prof. Csar Augusto

k: constante dieltrica do meio No S.I. e para o vcuo:


2 N m k = 9 10 9

C2

A constante k algumas vezes escrita em termos de outra constante

0, permissividade do vcuo. Estas duas constantes esto


relacionadas por:

k=

1 4 0

EXEMPLO Duas cargas puntiformes esto no vcuo, separadas por uma distncia d = 4,0 cm. Sabendo que seus valores so Q1 = - 6,0C e Q2 = +8,0C, determine as caractersticas das foras entre elas.

prof. Csar Augusto

Anda mungkin juga menyukai