Anda di halaman 1dari 7

1 3 Espao e Poder: Espao, vida social e poder. Extenso e distncia como base e obstculo da comunicao.

. Texto de apoio: Claval, P. (1979): Introduo, Cap 1 A sociedade e o poder e Cap 2 A geometria das formas elementares do poder in Claval , P. (1979): Espao e Poder Ed. Zahar, Rio de Janeiro.

1. As sociedades so modeladas pelo alcance das relaes assimtricas: algumas so necessariamente curtas; outras unem, sem nada perder de sua eficcia, os pontos mais distantes (p.08) 2. A reflexo sobre as relaes entre poder e o espao bem posterior reflexo que precisou a noo do alcance das relaes econmicas. Ela nasceu dos trabalhos contemporneos sobre a informao e sobre a comunicao [...] no tem mais de 20 anos [durante o sculo XX] [...] Era estranha geografia poltica [...] de princpios do sculo e sua variante aplicada, a geopoltica [...] cujas interpretaes nazistas deixaram triste lembrana (p.08) 3. [...] desde o sculo XVII, ela [a geografia poltica] se apresentava mais como uma reflexo normativa do que como uma teoria positiva; ignorava os pesos que modificam a aplicao dos princpios. Nada podia propor aos gegrafos [...] os melhores exemplos de estudo da poltica, no seu contexto espacial [...]: Mackinder [...] e o almirante Mahan [...] inspiravam-se na histria estratgica, Andr Siegfried [...] na sociologia e na economia, como Isaiah Bowman [...] nos Estados Unidos; Ancel [...] inspirava-se na histria do povoamento e dos Estados medievais. Esses estudos eram dspares e nada permitia a sua coordenao em bases lgicas [...] (p.08). 4. A ciberntica e a teoria dos sistemas revolucionaram a pesquisa em cincia poltica, ressaltando a anlise das redes de relao e dos circuitos de informao: o modelo de auto-regulao ou de sujeio recm-explorado no domnios das cincias aplicadas no definia um tipo de organizao que (p.08) operava em qualquer corpo poltico? (p.09). 5. [...] [essa nova postura insistia] no intercmbio de notcias, de ordens, de informaes na vida poltica (p.09). 6. Michel Foucault [foi tributrio desta interveno] fez avanar [...] as ideias nesse domnio. Focalizando as tcnicas de controle e de vigilncia, fazendo-se historiador minucioso do grande encarceramento da poca clssica e, depois, dos procedimentos penitencirios, aprendeu a explorar os meios aparentemente insignificantes pelos quais o organismo social exerce presso moral sobre os seus membros, exercendo em

2 relao a eles uma inquisio mais ou menos importante. Assim, o poder que ele analisa no simplesmente negativo: represso, certamente, mas tambm inovao, instituio de ordem nova. (p.09). 7. A noo de Autoridade: Gottman [...] encontrou o essencial da inspirao de obra sobre o territrio uma das que mais contriburam para o conhecimento racional das relaes entre o poder e o espao (p.10) 8. Comentrio Pessoal: O poder usando o territrio como escudo. A tcnica e a informao, ps-2GM introduz a tecnologia aeroespacial e a energia nuclear que desterram o poder [do espao vital ratzeliano] para colocar a disputa pela sua hegemonia na escala planetria. 9. Poder, autoridade, dominao ou influncia, so as categorias definidas h mais de meio sculo por Max Weber [...] a anlise moderna as escolhe como ponto de partida. Na medida em que a autoridade e o poder variam em funo das doutrinas daqueles que os exercem ou sofrem, a contribuio da reflexo normativa desde Hobbes, Locke ou Rousseau integrou-se, mas sob uma forma nova, teoria contempornea dos aspectos espaciais do poder (p.10) 10. Comentrio Pessoal: Analistas modernos so Ratzel, Mackinder, Mahan, Raffestin, Gottman. 11. A primeira parte desta obra parte da definio das formas de relaes assimtricas para explorar a maneira pela qual elas dependem da distncia, da extenso e da significao que os grupos humanos atribuem ao espao. Essa reflexo geral indispensvel para esclarecer os grandes traos das relaes de poder nas sociedades arcaicas, nas civilizaes histricas e nos pases industriais no mundo atual: a segunda parte mostra isso em detalhe. (p.10). 12. interessamo-nos [da geografia poltica] pela sua faceta mais importante para compreender a arquitetura espacial das sociedades e para apreender o jogo das assimetrias quo mesmo tempo limita e garante o exerccio da liberdade (p.10) 13. A grande lio dos fatos do poder que no h, no espao, liberdade sem um mnimo de organizao, mas que essa organizao uma ameaa para cada pessoa e restringe a autonomia das escolhas: as alienaes da humanidade moderna tem sua origem no desenvolvimento de dominaes indispensveis formao de reas de grande circulao e de livre descolamento. (p.10) 14. A SOCIEDADE E O PODER (p.11) 15. A vida social se inscreve no espao e no tempo. feita de ao sobre o meio ambiente e de interao entre os homens (p.11)

3 16. Poder alguma coisa estar em condies de realiz-la. A anlise do poder , numa primeira acepo, a anlise da gama das aes que sabe praticar para modificar o meio, explor-lo e dele tirar o necessrio vida (p.11). 17. Poder no apenas estar em condies de realizar por si mesmo as coisas, tambm ser capaz de fazer com que sejam realizadas por outros. (p.11) 18. o poder se traduz, nas relaes, pelo aparecimento de assimetrias e desequilbrios. Podem-se distinguir vrios nveis: [...] 1) a situao mais simples a do poder puro: a relao perfeitamente assimtrica, aquele que ordena nada deve aos que dirige; pode utiliz-los como meios para chegar aos fins que determinou; age dando ordens e fazendo-as executar sem hesitao; 2) o exerccio do poder facilitado quando os que a ele esto submetidos aceitam a situao como natural e reconhecem a natureza legtima da autoridade; 3) a assimetria nem sempre to (p.11) marcada como no poder puro e na autoridade; ela surge nas relaes em que cada qual d e recebe, mas de maneira desigual o caso dos jogos de influncia; 4) h, finalmente, os casos em que o desequilbrio no percebido pelos atores da relao: a liberdade de alguns reduzida sem que eles o percebam; fala-se ento do feito de dominao inconsciente. (p.12). 19. AS RAZES DO PODER (p.12) 20. O domnio dos homens sobre a natureza parece normal: s os ecologistas sentem, na violncia exercida sobre o meio ambiente, uma das razes da violncia e desigualdade sociais (p.12). 21. A igualdade dos filsofos e moralistas est postulada [...] O poder consequncia delas: muito natural, mesmo contrariando as aspiraes idealistas. (p.12) 22. a. A criana chega ao mundo num estado de dependncia total (p.12) 23. A criana vive intensamente sua dependncia (p.12) 24. A relao de poder adquire sua dimenso social atravs dos conflitos vividos pelo menino com seu pai (p.13) 25. b. O poder nasce, por vezes, do recurso ao constrangimento fsico: assim, os fortes impem aos fracos a sua vontade (p.13) 26. O poder nasce tambm da aptido de certas pessoas para influenciar aqueles com quem mantem contato: tornando-se sedutores, convincentes, insistentes, conseguem fazer aceitar seus pontos de vista, provocar dedicaes, suscitar apegos. (p.13) 27. c O poder indispensvel soluo de um grande nmero de problemas. O ambiente resiste iniciativa dos homens: (p.13)

4 28. O poder, como fenmeno central da organizao social est ligado dimenso das sociedades: a competio pelos bens e pelo prestgio existe em todas as civilizaes, mas nas clulas pequenas traduz-se mais por uma consequncia poltica aguda do que por uma estruturao geral (p.15) 29. O ESPAO, A VIDA SOCIAL E O PODER (p.15) 30. O espao intervm vrias maneias na vida social [...] e, portanto, no jogo do poder: 1) o apoio da vida e da atividade e intervm, ento, pela extenso; 2) obstculo vida de relao; 3) serve de base atividade simblica (p.15) 31. a O espao intervm primeiro pela extenso (p.15) 32. A valorizao e a utilizao do solo implicam [...] um mnimo de ordem (p.15) 33. Comentrio pessoal: O acesso terra definido pelo seu poder de compra. 34. b Como obstculo vida de relao, o espao torna-se oneroso o transporte dos bens, difcil e lento o deslocamento das pessoas; ele cria uma opacidade difcil de penetrar (p.17) 35. Os custos de deslocamento dos bens e pessoas so elevados, embora existam em geral distncias limites (p.17) 36. O espao dificulta igualmente a transmisso de informaes (p.17) 37. Com os modernos meios de comunicao distncia, o contato , com frequncia, imediato. (p.18) 38. O problema dos transportes e comunicaes no unicamente tcnico: tambm econmico (p.18). 39. Comentrio Pessoal: Segregao, isolamento geogrfico e insulamento em funo dos custos e distncia dos transportes. Falar a acelerao contempornea espao-temporal (o tempo das caravelas, quanto tempo demorava chegar uma correspondncia Europa e as mensagens instantneas do e-mail) 40. c A distncia no o nico elemento que dificulta a troca de informaes. A comunicao repousa sobre a existncia de sistemas de signos conhecidos daqueles que esto em ligao. Graas a eles, torna-se possvel trocar notcia, estabelecer um dilogo, concluir uma transao ou vencer a angstia que faz nascer a solido (p.19) 41. Comentrio Pessoal: A globalizao se baseia na unificao da economia, da cultura e da poltica: vencer as fronteiras da comunicao tambm corresponde um choque civilizacional e mortalidade das culturas. Mortalidades das lnguas e o embate entre o Ocidente e o No-Ocidente. Citar Edward Said e seu livro Orientalismo.

5 42. d O espao um dos apoios privilegiados da atividade simblica. Ele percebido e valorizado de forma diversa pelos que o habilitam ou lhe do valor [...] O espao vive assim sob a forma de imagens mentais (p.20). 43. A geometria das formas mais puras do poder, relao hierrquica absoluta e autoridade, relativamente simples, pois s coloca em jogo um pequeno nmero de elementos. A geometria dos fatos de influncia mais complexa e mais varivel: a cada figura da dominao se liga um tipo particular de configurao. importante analisar essa geometria das formas bsicas do poder. (p.21). 44. A GEOMETRIA DAS FORMAS ELEMENTARES DO PODER (p.22) 45. O poder puro e o espao (p.22) 46. A relao de puro , sem dvida, a forma mais simples de exerccio do poder social: ela que se desenvolve (p.22) entre um chefe capaz de impor sua vontade pela coero e os que lhe esto sujeitos. A assimetria dos participantes total: aquele que obrigado a executar no recebe nada em troca nem mesmo a segurana ou o bemestar que podem justificar, por um efeito de retorno, a dominao (p.23). 47. O poder puro s efetivo quando acompanhado de um controle permanente, ou quando fora um receio que aumenta a eficincia desse controle (p.23). 48. O exerccio do poder puro supe, portanto uma organizao particular do espao: s possvel nos limites de crculos onde todas as partes so igualmente acessveis quele que inspeciona e onde as aberturas esto guardadas, de tal modo que os movimentos de entrada e sada so controlado e, se necessrio, interditados (p.23). 49. A articulao do espao em reas bem delimitadas parece, assim, ser correlativa ao poder puro: sem essas decises, esses quadrados, suas injunes permanecem inaplicadas; quando estas vem de um senhor temido, a maioria a elas se conforma sem dvida, desde o incio; mas quando se percebe a possibilidade de furtar-se a elas sem risco, a insubmisso funciona como uma mancha de leo. (p.24). 50. O exerccio do poder puro envolve custos considerveis: articulao do espao em reas contnuas, organizao de sua vigilncia, colocao de controles nos limites das circunscries, contagem dos sditos, instituio de registros para acompanhar sua existncia o registro civil feito para isso e para marcar seus movimentos a carteira de identidade no basta. Os regimes onde o poder se exerce sob a forma mais pura a ela acrescentam passaportes internos e externos. (p.25). 51. A eficcia do controle depende do esforoo de enquadramento consentido. (p.25). 52. O exerccio do poder puro exige uma organizao ad hoc do espao e necessita de transferncias incessantes de informao. As ordens e injunes caminham de cima

6 para baixo: a parte teoricamente mais fcil da relao; da base para a cpula circulam as informaes sobre a boa execuo das tarifas prescritas (p.25). 53. Apesar de sua simplicidade aparente, a relao de poder puro incapaz de dar aos que a exercem o benefcio da dominao fcil de vastos espaos e grupos numerosos. (p.26) 54. A AUTORIDADE (p.26) 55. A figura do poder puro caso limite: ela implica tantos encargos para um resultado to incerto que as sociedades colocam em seu lugar, geralmente, uma organizao mais econmica. O senhor surge ento como detentor de uma autoridade legtima. [...] as normas que ele institui so voluntariamente interiorizadas por todos. [...] A relao de poder reduzida ao mximo. (p.26) 56. a Como se explica [...] a origem da autoridade? Weber designa trs fontes [..,] A primeira a tradio (p.27). 57. b [...] a segunda fonte da autoridade [...] melhor sujeitar-se a uma autoridade todo-poderosa, mas que assegura a ordem e a prosperidade, do que permanecer num estado em que as tenses tornam a vida insuportvel. (p.27). 58. Para Rousseau [...] a coletividade portadora de taras que destroem a pureza natural do indivduo. Para evita-las, conveniente firmar um contrato que concede sociedade no seu todo aquilo que no se pode fazer por si s: s a vontade geral tem o papel da autoridade legtima (p.27). 59. A terceira fonte de autoridade reside, [...] no chefe carismtico, capaz de suscitar pelo arrebatamento que cria, uma legitimidade nova e justificar, pelo seu prprio movimento, o poder que exerce. (p.29). 60. d As implicaes espaciais das trs formas de autoridade so, evidentemente, diferentes. O exerccio do tipo tradicional (p.29) s pode ser o resultado da aquisio dos mesmos valores, [...] aos mesmos princpios superiores. (p.30). 61. A autoridade racional transmite-se melhor e experimenta menos dificuldades para ampliar suas bases: ela repousa sobre uma srie de demonstraes que se podem fazer aqui e refazer ali, at obter o assentimento de todos. Tratando-se de provas racionais, a escrita to eficiente para veicul-las quanto a palavra ou o exemplo. (p.30) 62. Comentrio Pessoal: As trs AUTORIDADES DA TRADIO OCIDENTAL SO O SUPORTE PARA O MODERNO CONCEITO DE PODER: A ESCRITA uma das trs autoridades. SUA FORMA PURA O LIVRO. A PALAVRA a autoridade tradicional, da oralidade, da histria oral, do ancio que fala e que conta sobre as coisas e o

7 passado. SUA FORMA PURA ORATRIA, A DISCUSSO O DEBATE. O EXEMPLO o Orador, o carismtico, o possuidor da palavra, o poltico ou o religioso, o que detm o poder do carisma. SUA FORMA PURA O ORADOR. 63. Comentrio Pessoal: H alternativas para essa trade de Poder? No se trata se substituir a trade e sim, adicionar a PROVA REAL para essa trade. Uma alternativa o SILNCIO. Sua forma pura a MEDITAO. Outra alternativa pode ser parecida ao ANIMISMO. Sua forma pura a tentativa de estar na posio dos seres vivos no humanos. Ambas so produto de tradies no-ocidentais. O ANIMISMO est presente nas artes marciais e na YOGA e no Xamanismo. 64. A INFLUNCIA ECONMICA (p.34). 65. A fora da influncia econmica simples: no podemos viver sem recursos. (p.34). 66. a Quando a produo se faz em escala individual ou familiar e a autoconstruo a regra, a maioria das pessoas pode chegar a uma verdadeira autonomia econmica e escapa, por isso, a todas as sujeies. (p.35) 67. Comentrio Pessoal: O escambo. 68. b Quando a economia admite a troca, as condies do exerccio da influncia se modificam [...] um homem passa a depender sempre de outro para uma parte de seu abastecimento; para as empresas, as condies so idnticas. (p.34). 69. Na economia moderna, os capitais indispensveis para promover a produo constituem o fator mais difcil de conseguir para realizar uma combinao produtiva. Os sistemas bancrios permitem a mobilizao de recursos indispensveis para as experincias consideradas interessantes. (p.37). 70. A influncia econmica no est reservada a uma categoria estreita da populao: ela depende dos efeitos de classe (p.37). 71. Com a abertura da economia e o fim das agriculturas de auto-subsistncia, a assimetria das relaes econmicas toma novas formas, deixa de ser unilateral, mas no desaparece. D a certas classes um peso maior que a outras. Permite-lhes exercer presso, por meios diretos, sobre o desenvolvimento geral da economia, e, por meios indiretos, sobre os processos polticos. (p.38). 72. Os fatos do poder puro e da autoridade colocam em evidncia as estruturas hierrquicas que dominam a vida social, enquanto o estudo das influncias ideolgicas ou econmicas ressalta os efeitos de classe. (p.38).

Anda mungkin juga menyukai