Anda di halaman 1dari 6

Universidade Federal de Uberlndia

Relatrio Pndulo Simples

Amanda Rodrigues Coelho 11311EAB045 Danilo Phillipe

Uberlndia 2013

Resumo
Um pndulo simples um corpo ideal que consiste num pequeno corpo de massa puntiforme (m) suspenso em um ponto fixo por um fio inextensvel (que no se estende) e de massa desprezvel. Quando afastado de sua posio de equilbrio e abandonado, o pndulo oscilar em um plano vertical sob ao da gravidade. Para pequenos deslocamentos, o movimento pode ser considerado em Movimento Harmnico Simples, sendo assim, pode-se determinar o perodo (tempo gasto para uma oscilao completa) do movimento.

Objetivo
O objetivo do presente experimento foi realizar medidas de perodo de um pndulo simples e verificar quais grandezas interferem no perodo. Assim, sendo determinada a grandeza dependente deve-se atravs da analise dimensional, determinar o valor constante de K.

Teoria
Os movimentos peridicos ou oscilatrios so aqueles que se repetem em intervalos regulares ou indefinidamente. Em nosso dia-a-dia estamos cercados destes movimentos: barcos oscilando no cais, movimento dos pistes nos motores dos carros, vibraes sonoras produzidas por um clarinete, por exemplo, entre outros. E por, isso que as oscilaes desempenham um papel fundamental em todos os ramos da fsica (mecnica, ptica, acstica, etc.).Um tipo importante desses movimentos o pndulo simples, que consiste em um sistema idealizado composto por um fio leve e inextensvel de comprimento L

(como mostrado na figura 1). Sua extremidade superior fica fixada a um ponto que permite sua livre oscilao, na extremidade inferior uma massa m presa. Quando esse corpo retirado de sua posio de equilbrio e depois largado, passa a oscilar em um plano vertical, a fora restauradora acontece sob a ao da gravidade. O esquema das foras em um pndulo simples pode ser observado na figura 1, a seguir:

Figura 1 Esquematizao de um pndulo simples e as foras atuantes em seu movimento

Como pde ser observado, alm da ao da fora da gravidade em decorrncia do peso massa, tambm existe a fora trao T do fio. A equao que representa a fora restauradora se d por:

Onde m a massa, g a acelerao da gravidade e F a fora restauradora, lembrando que o sinal negativo indica a restaurao. Alm disso, temos ainda que o perodo de uma oscilao depende apenas do comprimento do fio e da acelerao da gravidade, como pode ser observado na equao a seguir:

Onde L o comprimento do fio, g a acelerao da gravidade e T o perodo.

Procedimento Experimental.

Iniciam-se os experimentos, aps a identificao e verificao dos instrumentos utilizados para o experimento. Mede-se com o auxlio de uma trena mtrica o comprimento do fio de sustentao da massa pendular, e registra-se. Prepara-se o cronmetro digital em segundos, zera-se este, impulsiona-se a massa pendular para a esquerda, ao mesmo tempo em que um dos integrantes do grupo solta o pndulo, o outro cronometra o tempo de 10 oscilaes produzidas pelo pndulo, enquanto um terceiro integrante registra tais dados experimentais. Assim registra-se na tabela I o tempo total das 10 oscilaes, o tempo mdio dessas oscilaes, e o comprimento do fio de sustentao da massa pendular. Aps repetir trs vezes esse procedimento, modifica-se o comprimento do fio de sustentao da massa pendular e mede-se o novo comprimento deste, e repete-se mais trs vezes o procedimento de cronometrar 10 oscilaes do pndulo, modifica-se novamente o comprimento do fio do pndulo e repete-se

mais cinco vezes o procedimento com o outro novo comprimento do fio de sustentao da massa pendular.

Resultados e analise de dados.

P(m) 0,60 0,70 0,80 0,90 1,00

20T (s)

T(s)

T(s)

TP (sm)

(T) (s)

Concluso
Observou-se a experincia de Galileu, que o perodo T de um pndulo simples oscilando depende apenas do comprimento do fio. A partir da experincia, podemos observar que vrios fatores contriburam para que houvesse erros, pois o experimento no foi feito sobre condies controladas, podendo ser influenciado pelos erros de leitura das medidas, leitura de tempo, assim como as aproximaes nos clculos.

Referncias Bibliogrficas
HALLIDAY, D., RESNICK, R., WALKER, J. Fundamentos de Fsica 2 So Paulo: Livros Tcnicos e Cientficos Editora, 4 edio, 1996. SOUZA, M., GUERRINI, I. Experimento 6 Pndulo simples e a medio da acelerao da gravidade Disponvel em: http://educar.sc.usp.br/sam/pendulo.html Acesso em: 25 de novembro de 2013.

Anda mungkin juga menyukai