Anda di halaman 1dari 7

1- Introduo

Uma importante propriedade mecnica dos fluidos a viscosidade. A viscosidade pode ser definida como a frico interna de um fluido. Definida como a resistncia de um fluido para a criao e movimento de fluxo, a uma determinada temperatura, a viscosidade s se manifesta quando o movimento do fluido configurado. A velocidade no interior do fluido pode variar, dependendo da localizao. Fluidos Newtonianos Considere um lquido entre duas placas paralelas espaadas como se mostra na Figura 1. Uma fora F, aplicada sobre a placa de topo faz com que o fluido adjacente ao prato superior seja arrastado na direo de F. A fora aplicada comunicada s camadas vizinhas de fluido abaixo, cada uma acoplada camada de conduo acima, mas diminuindo a sua magnitude. Isto resulta na diminuio progressiva da velocidade de cada camada de fluido, como mostrado pelo vetor de velocidade decrescente a medida que se afasta da placa superior. Neste sistema, a fora aplicada chamada de cisalhamento (quando aplicada sobre uma rea que chamada de tenso).

Figura 1- A deformao de um elemento fluido

A expresso matemtica que relaciona a tenso cisalhante com a variao de velocidade :

Onde cis a tenso de cisalhamento, a viscosidade absoluta e dUx/dz a taxa de deformao do fluido. Essa equao conhecida como a lei de Newton da viscosidade e somente aplicvel em fluidos chamados fluidos Newtonianos. Os fluidos mais comuns, como a gua, o ar e a gasolina so newtonianos em condies

normais. No estudo da mecnica dos fluidos a razo entre a viscosidade absoluta, , e a massa especfica, , aparece frequentemente. Sendo assim, esta razo ganhou o nome de viscosidade cinemtica e representada pelo smbolo .

Fluidos No-Newtonianos Existem tambm fluidos que no obedecem a lei de Newton, so chamados fluidos No-Newtonianos e neles a tenso de cisalhamento no diretamente proporcional taxa de deformao, como podemos ver na Figura 2.

Figura 2- O comportamento de alguns fluidos no-newtonianos

Dimenso e Unidades de Viscosidade De acordo com a lei de Newton da viscosidade, a viscosidade absoluta tem a dimenso dada por M L-1 T-1, ento no sistema internacional sua unidade Pa.s. J a viscosidade cinemtica tem a dimenso de L2 T-1 e a unidade em SI de m2/s. Para se ter uma melhor noo do que significa a viscosidade na Tabela 1 tem os valores da viscosidade absoluta de alguns fluidos muito conhecidos 20 e 1atm.

Fluido Ar gua Mercrio leo lubrificante (SAE 10W30) Detergente Xarope de milho

Viscosidade absoluta [Pa.s] 1,8 x 10-4 1,0 x 10-3 1,6 x 10-3 1,3 x 10-1 4,0 x 10-1 6,0

Tabela 1- Valores da viscosidade de alguns fluidos

2- Viscosmetros
Os instrumentos para medir viscosidade so feitos com um propsito: determinar a resistncia do fluido ao movimento. O fluxo do fluido em determinado instrumento, que tem formas geomtricas especficas, pode determinar a sua taxa de deformao e assim, considerando um fluido newtoniano, se soubermos a tenso que est causando esta deformao poderemos chegar a viscosidade. Veremos a seguir os principais sistemas mecnicos que so utilizados para esta utilidade. A grande vantagem dos instrumentos rotacionais comparados com outros que eles conseguem operar continuamente com determinada tenso, sendo assim possvel fazer as medies em um estado mais estvel dos parmetros, por isso vamos ver estes de forma mais detalhada.

Cilindros Concntricos O viscosmetro com cilindros concntricos so especialmente bons para fluidos com viscosidade baixa e altas taxas de deformao do fluido, entretanto quando a diferena do raio pequena a sua limpeza pode se tornar complicada dependendo do fluido. Este instrumento, como diz seu nome, formado de dois cilindros concntricos, sendo que o vo que se forma por suas diferenas de dimetros preenchido com uma amostra do fluido cuja viscosidade se deseja ser medida. Depois uma velocidade angular estabelecida entre eles. Frequentemente, no regime estacionrio, o cilindro externo permanece parado, enquanto o interno gira a uma velocidade constante, criando um torque T em relao ao primeiro cilindro, que ento medido. A Figura 3 ilustra este sistema.

A uma certa distncia r do eixo de rotao, a fora viscosa Fvisc que existe devido a diferena de velocidade entre duas camadas do fluido de rea A = 2rL :

Figura 3- Cilindros cocntricos

Note que se soubermos a variao de velocidade tangencial em relao a r saberemos a taxa de deformao dUt/dr. Neste caso Ut = r mas variar de acordo com r fazendo com que o gradiente de Ut = r d/dr. Logo, presumiremos que: .

Sendo o torque T = -r x Fvisc:

Nosso objetivo achar a viscosidade em funo do torque, para isso precisaremos resolver r3d/dr. Fazemos isso sabendo que o torque no deve depender da posio r, logo r3 d/dr =Cte. Ento integrando d temos:

Podemos achar os valores das constantes sabendo que em R1 e R2 o valor de conhecido. Sendo assim os valores para C1 e C2 sero:

e Ento j podemos calcular d/dr como os outros parmetros so conhecidos podemos achar em funo destes. E o resultado :

Wells-Brookfield ou Prato e Cone Este o viscosmetro mais popular para fluidos no newtonianos, ele faz a experincia com tenses homogneas. Porm para seu bom funcionamento necessrio muito cuidado com o alinhamento. Est demonstrado na Figura 4.

Figura 4- Prato e cone

Nesta montagem enquanto o cone gira com uma velocidade angular conhecida o prato em baixo do fluido sofre um torque que tambm medido. A geometria desta montagem permite que a soluo fique bastante simplificada se usarmos derivadas em coordenadas esfricas. Fazendo isso sabemos que:

Onde R e 0 so o raio e o ngulo do cone, respectivamente. Neste caso a viscosidade pode ser facilmente calculada por:

Discos Paralelos

Figura 5- Discos paralelos

Com a mesma lgica do cone e prato, o viscosmetro de discos paralelos tem algumas insemelhanas. Por exemplo, a tenso no homognea alm de ser mais simples para colocar a amostra do fluido.

A ideia basicamente a mesma, porm neste caso o cisalhamento no uniforme e depende da distncia radial do eixo de rotao, r, e da distncia entre os discos, h.

Fazendo uma integrao sobre a rea do disco o torque, T, fica em funo da viscosidade. E assim temos:

Viscosmetro de Stokes O viscosmetro de Stokes muito simples e bom para medies em altas temperaturas e presses. Neste viscosmetro uma esfera cai pelo o efeito da gravidade dentro de um tanque com o fluido que se deseja pesquisar. O tempo para ela percorrer uma distncia, d, observado e usado para calcular sua velocidade dentro do fluido. Essa velocidade usada para calcular o cisalhamento e em conseqncia a viscosidade.

Anda mungkin juga menyukai