Anda di halaman 1dari 2

Wallaceeee

Barcelona a maior cidade e a capital da comunidade autnoma da Catalunha, no nordeste da Espanha; , tambm, a capital da comarca de Barcelons e da provncia de Barcelona. a segunda maior cidade da Espanha, aps Madrid. Possui uma populao de cerca de 1 621 537 habitantes e uma rea de 101,4 km. A rea urbana de Barcelona, porm, se estende alm dos limites administrativos da cidade e abriga uma populao de mais de 4,2 milhes de habitantes em uma rea de 803 km , sendo a sexta rea urbana mais populosa na Unio Europeia, aps Paris, Londres, Vale do Ruhr, Madrid e Milo. Cerca de 5 milhes de pessoas vivem na rea metropolitana de Barcelona. a maior metrpole da Europa dentre as localizadas na costa do Mediterrneo. a parte principal de uma unio de cidades e municpios adjacentes chamada rea Metropolitana de Barcelona, com uma populao de 3 186 461 habitantes em uma rea de 636 km (densidade de 5 010 habitantes por km). Barcelona est localizada na costa do Mediterrneo, entre a foz do Rio Llobregat e a foz do Rio Bess, sendo limitada a oeste pela Serra de Collserola (512 metros de altitude).Em Barcelona, se encontram as instituies mais importantes do governo da Catalunha: a Generalidade da Catalunha (governo autnomo) e o parlamento autnomo. A histria da cidade de Barcelona comeou a ser escrita no sculo VII a.C. quando, nestas terras, se instalaram os Layetanos, um povo ibero que comeou a povoar estas terras, ao qual se seguiu os Cartagineses, que ocupou as terras durante a Segunda Guerra Pnica. Depois, chegaram os Romanos, que, decorria o ano de 218 a.C., batizaram Barcelona como Julia Augusta Paterna Faventia Barcino. Anos mais tarde, a cidade cresceu de tal forma, que ultrapassou os 10000 habitantes.

Carloooooos
Os Romanos estiveram nestas terras at chegada dos Visigodos, no sculo V, mas o seu reinado durou pouco, uma vez que, no sculo VIII, os rabes conquistaram estas terras, atravs da aco de Al-Hurr. Aps vrios sculos de contendas, a cidade foi finalmente recuperada por Borrel II e j no sculo IX o Imprio Carolngio converteu de novo a cidade ao Cristianismo. Foi um perodo florescente durante o qual ocorreu a reconstruo da cidade. Nesta poca, Barcelona passou a fazer parte das mais importantes cidades da Coroa de Araga, no tendo sido por acaso que, nos sculos XIII e XIV, Barcelona foi uma das mais importantes cidades do Mediterrneo, juntamente com Gnova e Veneza. A partir do sculo XIV, a cidade iniciou uma era de decadncia que se estendeu durante os sculos seguintes. A unio dos reinos de Arago e Castela, oficializada com o casamento entre os reis Fernando de Arago e Isabel de Castela, gerou um ambiente tenso entre catales e castelhanos que chegou ao momento mais crtico com a Guerra dos Segadores (de 1640 a 1652) e, posteriormente, com a Guerra da Sucesso Espanhola (de 1702 a 1714), que terminou com a abolio das leis institucionais prprias da Catalunha, com a destruio de boa parte do bairro da Ribera e com a construo, em seu lugar, da fortaleza conhecida como Cidadela (no local do atual Parque da Cidadela). Posteriormente, houve vrios altos e baixos at ao sculo XIX, primeiro com a unio entre Fernando de Arago e Isabel de Castela, que, no sculo XVIII, conduziu Guerra da Secesso. Posteriormente, no sculo XIX, a Revoluo Industrial afectou Barcelona de forma significativa. O urbanismo cresceu e com ele a cidade e a indstria, chegando Barcelona a ser em 1888 e em 1929, o local escolhido para duas exposies universais.

Eeeeeeeeu
O sculo XX o sculo da instalao definitiva. Devemos comear assinalando tanto a construo do porto um dos mais importantes da Europa - e do metropolitano, que contribuiu para o crescimento da cidade. As primeiras dcadas deste sculo foram de prosperidade, at chegada do franquismo, que trouxe represso. Depois, chegou a democracia, durante a qual foram organizadas as Olimpadas de 1992. Barcelona esperou quase 70 anos para realizar suas Olimpadas em 1992. Os Jogos haviam sido prometidos para 1924, mas o Baro de Coubertin, fundador das Olimpadas Modernas, acabou optando por Paris para a sede daquele ano. Mas a espera valeu a pena. A cidade catal, antes escondida no interior da Espanha, ganhou notoriedade, valorizou-se e ficou marcada pela alegria dos 20 dias de disputas esportivas. Uma oportunidade que foi muito bem aproveitada, de acordo com Pere Alcober, presidente do Instituto de Esportes de Barcelona que diz: Durante os 20 dias dos Jogos Olmpicos tivemos uma oportunidade nica, que no se sabe quando poder se repetir. Essa oportunidade teria que servir para vrias coisas. Uma delas tentar fazer os melhores Jogos Olmpicos. Depois dos Jogos, a cidade se tornou reconhecida em todo mundo. Orgulho - O empresrio Juan Martinez Palhares considera que as Olimpadas foram importantes para a populao de Barcelona, que passou a ter orgulho da cidade. Valorizao - A economista Maria Consol diz que a maior transformao foi na infraestrutura. O empresrio Palhares destaca que os apartamentos da Vila Olmpica foram vendidos a preos altos e a cidade toda sofreu valorizao imobiliria. Criatividade - O representante do Departamento de Marketing da Infraestrutura Olmpica, Joaquim Romero, explica que cerca de 1 milho de pessoas visitam a rea olmpica de Barcelona, inclusive o Museu das Olimpadas de 1992. De acordo com ele, muita criatividade ajuda a manter o ginsio ocupado, local que pode receber at 18 mil pessoas.

Anda mungkin juga menyukai