Anda di halaman 1dari 8

CAPS E SERVIO SOCIAL: O TRABALHO DO (A) ASSISTENTE SOCIAL NO CAMPO DA SADE MENTAL

Nayane I. da C. Souza[1]

RESUMO: O presente artigo tem como objetivo refletir a prtica do Servio Social no campo da sade mental, junto ao CAPS Centro de Ateno Psicossocial. O trabalho apresenta um breve histrico do tratamento dado s pessoas com transtorno mental, bem como aborda o processo sade/doena mental em que a qualidade e o modo de vida esto vinculados ao conceito de sade ao exerccio de cidadania. Posteriormente, mostra que o/a Assistente Social contribui para uma viso global do paciente frente ao seu projeto teraputico individual, garantindo ao usurio, com transtorno mental, um tratamento digno, como sujeito de direitos, fundamentada na pesquisa bibliogrfica. Palavras-chave: Sade Mental; CAPS; Servio Social. ABSTRACT: This article aims to reflect on the practice of Social Work in mental health area, next to the CAPS - Psychosocial Attention Center. The paper presents a brief history of treatment of persons with mental disorders, and discusses the process of health / mental illness in which the quality and lifestyle are linked to the concept of health to the exercise of citizenship. Finally, it shows that the Social Worker contribute to an overall view of the patient toward their individual therapeutic project, providing the user with a mental disorder, a humane treatment, as subjects of rights, based on literature research. Keywords: Mental Health; CAPS; Social Work.

I. INTRODUO

Historicamente pessoas que possuem transrtonos mentais tem sido alvo de aes preconceituosas, fruto da criao de estigmas dessas pessoas que foram consideradas como um risco para a sociedade, sendo excludos do convvio social e isolados em hospitais psiquitricos submetidos a condies precrias. Atualmente, apesar da criao de redes de servios como os CAPS Centro de Ateno Psicossocial, que possuem uma perspectiva de tratamento inovadora, essa discriminao ainda perpetua nos valores da sociedade marcada, por uma condio de desigualdade causada pelo sistema capitalista. Tal sistema contrbui para a construo de uma ideologia individualista que possui reflexos significativos no cotidiano da populao e na concretizao dos direitos de todos (as) cidados, principalmente de segmentos que foram excludos no decorrer da histria. Exemplo disso, podemos ressaltar as pessoas que possuem algum tipo de transtorno mental e que so consideradas diferentes ou inferiores em relao aos outros cidados. Desta forma, importante ressaltar o que consta no Art. 5 da Constituio Federal de 1988: todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza e no artigo 196: a sade direito de todos e dever do Estado, portanto, o Servio Social tem o compromisso assumido com os (as) usurios/as em garantir seus direitos, levando sempre em considerao a autonomia de cada um. O Estado deve buscar a promoo, a proteo e a recuperao do bem estar fsico, mental e social dos cidados. Contudo, a ateno pessoa com transtorno mental requer esforos no s do CAPS e do Servio Social, mas tambm de todas as instituies sejam elas pblicas ou privadas, para

que tenhamos sim, a plena incluso dos usurios do CAPS, no exerccio de sua cidadania e sendo verdadeiramente inseridos na sociedade. Portanto, o trabalho tem como objetivo refletir sobre a prtica do Servio Social no campo da sade mental, junto ao CAPS, de modo a contribuir para incluso e o exerccio da cidadania dos usurios com transtornos mentais. A metodologia do estudo foi realizada a partir do levantamento bibliogrfico, em livros, Anais dos Congressos de Assistente Sociais, Manuais, Relatrios publicados no perodo de 1982 a 2007 e legislaes em vigor. Os resultados deste estudo contriburam para fomentar novos conhecimentos sobre a prtica do Servio Social na sade mental, essenciais qualidade de vida dos usurios.

II. BREVE HISTRICO ACERCA DA REFORMA PSIQUITRICA E A IMPLANTAO DO NOVO MODELO DE ATENDIMENTO EM SADE MENTAL NO BRASIL

No Brasil, os movimentos sociais, intelectuais, profissionais e filosficos orientam-se pela perspectiva de uma reforma da instituio psiquitrica, nos seus aspectos conceituais, funcionais e operacionais. Nesse contexto, desenvolve-se no Brasil o denominado Movimento de Reforma Sanitria, tendo como eixo a luta pela garantia do direito universal sade e pela organizao de um sistema nico, integral, universal e estatal de prestao de servios (ROSA, 2003). Nesta perspectiva, a Carta de Princpio do Movimento Nacional de Luta Antimanicomial de 1996 ressalta que o hospital psiquitrico tem sido condenado internacionalmente nas dimenses tica, tcnica e social; so evidentes os graves danos que produz s pessoas com transtornos mentais, desrespeito aos direitos humanos, cronificao, abandono e excluso no so situaes isoladas, mas caractersticas inerentes ao prprio modelo. A luta antimanicomial assumiu como bandeira a Reforma Psiquitrica, com nfase no processo de desinstitucionalizao do modelo oficial.

A reforma psiquitrica, enquanto movimento social, representa, desde o final da dcada de 40 em vrias partes do mundo, a construo de uma mudana da cultura de excluso existente na sociedade e do modelo asilar/carcerrio, herdado dos sculos anteriores, no tratamento da pessoa com um transtorno mental. A substituio da instituio total, que o hospital psiquitrico por uma rede de servios diversificados, regionalizados e hierarquizados orientada no exclusivamente para uma mera supresso de sintomas

e sim para a efetiva recontextualizao e reabilitao psicossocial, retomando a conscincia para com a diferena entre os humanos. (Frum de Sade Mental do Distrito Federal, 1997: 05).

O prprio avano cientfico no justifica a presena desta instituio criada no sculo XVIII, inmeras experincias realizadas demonstram que possvel sua substituio por uma rede de servios substitutivos ao manicmio, com tratamento mais humanizado, digno e dentro do convvio social. O perodo de 1992 a 1995 foi marcado pelas maiores e significativas mudanas nas polticas de sade mental no Brasil. Houve um aumento do nmero de profissionais na atuao em sade mental, inclusive de assistentes sociais, aumento de leitos psiquitricos em hospitais gerais e aumento de uma rede ampla de servios de ateno psicossocial como: hospitais-dia, centros (CAPS) e ncleos de ateno psicossocial (NAPS), havendo uma substituio do tipo de assistncia psiquitrica baseada na internao para servios abertos.

III. O PROCESSO SADE/DOENA MENTAL

O ser humano vive e move-se dentro de inmeras variveis, ele o produto da herana da educao, do ambiente ou do meio social em que vive. Das necessidades humanas, a sade uma das mais sentidas, assim, a Organizao Mundial da Sade OMS - define sade como um estado de completo bem-estar fsico, mental e social e no meramente a ausncia de doena ou enfermidade, a Constituio Federal Brasileira de 1988, em seu Artigo 196, reconhece a sade como um direito de todos e dever do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao, e a Lei Orgnica da Sade (LOS), que dispe sobre as condies para a promoo, proteo e recuperao da sade, a organizao e o funcionamento dos servios correspondentes e d outras providncias, coloca que

a sade tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentao, a moradia, o saneamento bsico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educao, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e servios essenciais: os nveis de sade da populao expressam a organizao social e econmica do Pas. (Art. 3, LOS n8.080 de 19 de setembro de 1990).

O processo sade/doena mental, segundo o novo paradigma dever ser entendido a partir de uma perspectiva contextualizada, onde a qualidade e o modo de vida so determinantes para a compreenso do sujeito, sendo de importncia fundamental vincular o conceito de sade ao exerccio da cidadania respeitando-se diferenas e as diversidades. A realidade social do doente mental hoje ainda de total excluso; ele vive submerso numa ordem social que o desqualifica, marcado por clichs como inadaptados, portadores de altos riscos e periculosidade social. Os sentimentos que permeiam as interaes e relaes da sociedade com os doentes mentais so impregnados pela ansiedade, embarao e desconforto, mediados pelo estigma e preconceito. A excluso do doente mental no se d apenas na sociedade, mas tambm na prpria famlia. A questo que envolve a famlia e o doente mental complexa, envolve o fator social, econmico, cultural, religioso e tambm o preconceito, o mito e a desinformao quanto doena mental e ao tratamento. O doente mental estigmatizado, sofre com o abandono, a rejeio e o tratamento diferenciado. A famlia, sendo um sistema micropoltico, estabelece relaes em seu interior vinculadas s polticas mais amplas desenvolvidas pela totalidade social. Quando um doente mental entra em crise psquica, um fato que escapa ao controle, algo ruim, agudo que requer intervenes e tratamento imediatos. Nesse processo de crise, a famlia sente medo, fato que se constitui historicamente em relao aos doentes mentais. Nesta linha de pensamento, Duarte (1988) coloca que se algum se afasta dos padres de comportamento prescrito para o complexo de papis, os agentes indicados pela sociedade: a polcia, os educadores, os psiquiatras, ou mesmo os cidados comuns executam determinadas operaes de invalidao. frequente isso acontecer com a cooperao ativa da famlia, especialmente no mbito da psiquiatria: os mais prximos e mais queridos preferem ver no indivduo um louco necessitando de tratamento (isto , de maior controle), a v-lo como mau eis um outro caminho familiar muito comum. A loucura enquanto modalidade de comportamento e relaes sociais no se restringe subjetividade de cada um, mas num interagir de diversos fatores entre os quais a relao familiar determinante. Tal afirmativa tem sustentao entre os tericos da antipsiquiatria, como Cooper (1967) para quem ainda quase revolucionrio pensar que o problema da doena mental no reside na chamada pessoa doente, porm na rede de internaes de pessoas, particularmente na sua famlia.

IV. SERVIO SOCIAL E SADE MENTAL

Vasconcelos (2002) constri um importante estudo sobre as origens do Servio Social Psiquitrico, como a primeira especialidade da categoria. Para o autor, o Servio social foi influenciado, em seus primrdios, pelo Movimento de Higiene Mental, o que trouxe

importantes repercusses ao seu processo de trabalho. Destaca que tal anlise no foi apropriadamente resgatada nos estudos sobre a histria e gnese da profisso,

caracterizando-se como uma discusso ainda a ser mais problematizada. Rosa (2004) contribui com a presente reflexo relatando que as primeiras sistematizaes da atuao do Assistente Social na rea da sade mental surgiram por volta de 1905, nos Estados unidos, com o Servio Social Psiquitrico que, por sua vez, tornou-se uma especialidade em 1918 transformando-se em tendncia dominante do Servio Social de Caso nos anos 20. A atuao da sade mental dirigia-se para o reajustamento dos enfermos, aps a alta hospitalar e havia uma preocupao de se trabalhar com o estigma, como maneira de se reintegrar socialmente as pessoas com transtorno mental. Neste contexto, a abordagem interventiva de atuao do Assistente Social no era somente com o indivduo, inclua a famlia e a comunidade que o cercava, considerando a necessidade de obteno de informaes scio-econmicas, hereditrias, fsicas e emocionais na elaborao dos estudos de uma perspectiva psicologizante da anlise da realidade dos usurios. Esta tendncia foi transportada para a realidade brasileira e denunciada no Movimento de Reconceituao da profisso. Segundo Bisneto (2001), a insero do Servio Social em hospitais psiquitricos deu-se por fora de exigncias do Ministrio da Previdncia e Assistncia Social MPAS, nos anos 70, a partir de 1973, quando o MPAS enfatiza a importncia da equipe interprofissional para a prestao de assistncia ao doente mental, numa de suas tentativas de melhor-la, que se abriu um maior espao para o Servio Social nas instituies psiquitricas. O Assistente Social ser o elo entre o paciente e sua famlia e entre o hospital e a comunidade do qual faz parte, devendo conhecer as tenses que influem nas vidas envolvidas, bem como as caractersticas de comportamento do pessoal e do grupo (BRASIL, 1973: 39). O manual do Ministrio da Sade de 2004 nos apresenta o Centro de Ateno Psicossocial CAPS, como um novo servio de Sade Mental, onde afirma que:

Os CAPS so instituies destinadas a escolher os pacientes com transtornos mentais. Estimular sua integrao social e familiar, apoi-lo em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecer-lhes atendimento mdico e psicolgico. Sua caracterstica principal buscar integr-los a um ambiente social e cultural concreto, designado como seu territrio, o espao da cidade onde se desenvolve a vida cotidiana de usurios e familiares. Os CAPS constituem a principal estratgia do processo de reforma

psiquitrica. (BRASIL, 2004: 09).

A partir do paradigma da desinstitucionalizao, os saberes e prticas em sade mental se alteraram, passando por uma reviso do modelo assistencial de atendimento. As mudanas so organizacionais, conceituais e buscam desenvolver uma identidade e mediao entre famlia/usurio/instituio, assim consideramos o Assistente Social imprescindvel nessa metodologia da articulao (FALEIROS, 1997). O processo da interveno desse(a) profissional na desinstitucionalizao trabalhar estabelecendo objetivos e metas atravs de um projeto que buscar mediao entre usurio/famlia/profissionais na conquista por espaos de controle social. Cabendo tambm ao Assistente Social desmistificar a relao de aspectos internos com o parente doente mental e aspectos externos na relao institucional e poltica. De acordo com Abade (2001), o Assistente Social contribui para uma viso global do paciente frente ao seu projeto teraputico individual, garantindo ao paciente um tratamento digno, tornando-o um sujeito social com direitos e deveres. A autora ressalta que a pessoa portadora de sofrimento mental, frente ao sistema social em que vivemos (sociedade baseada na explorao, no lucro e na excluso social) necessita de apoio e assistncia adequada para o exerccio pleno de sua cidadania em qualquer fase da vida e em qualquer circunstncia, de modo a permitir uma participao ampla e responsvel e a luta permanente pela conquista e conservao dos direitos fundamentais. O Servio Social uma profisso historicamente ligada ao campo de sade mental e famlia, e nesse contexto da desinstitucionalizao, recupera o compromisso tico e profissional da categoria, na luta pelo direito sade de qualidade e a necessria articulao entre os atores envolvidos nesse cenrio (usurio/famlia/profissionais) buscando conquistar espao de controle social. Os (as) Assistentes sociais nos CAPS se deparam em seu cotidiano de trabalho com usurios que por trs do transtorno mental se encontram em precrias condies de vida, que refletem diretamente em suas condies de sade, sendo necessria uma atuao que compreenda as necessidades sociais deste usurio, em sua totalidade, procurando viabilizar aes que ampliem o atendimento das demandas postas por ele. Assim, preciso ultrapassar o espao institucional sob o qual atua, articulando-se com outras instituies (Hospitais Gerais, INSS, Secretarias de Educao, Justia, outras, ONGs, Associaes, etc.) que atendam s demandas postas pela realidade social dos usurios numa perspectiva de acesso aos direitos sociais destes. Conforme escreveu Vasconcelos (2002: 28),

A ausncia de mediaes tericas e de instrumental metodolgico adequado para atuao na rea, dentro da profisso, criou um fosso que impede a interao com a cultura profissional mais

contempornea, incentivando uma autonomizao da formao no

campo da Sade Mental, que tende ento a ser polarizado apenas pelo instrumental terico ou metodolgico do prprio campo psi.

necessrio que o (a) assistente social no mbito da psiquiatria possua subsdios com relao sade mental, discutindo a necessidade de se buscar solues quanto aos interesses do portador de transtorno mental quer seja na sade psicossocial, como tambm ter conhecimentos acerca dos direitos de cidadania, que vo de encontro s concepes de outras prticas polticas que respondem poltica neoliberal. Compreendendo o Movimento de Reforma Psiquitrica observa-se a importncia de aprofundar os conhecimentos em torno da interveno do Servio Social junto ao campo de Sade Mental, pois apresenta a necessidade de que os profissionais reflitam sobre a sua prtica, uma vez que a mesma integrante de uma equipe interdisciplinar em servios abertos de Sade Mental. Neste sentido, o atual contexto da poltica de sade mental coloca novas possibilidades para os/as assistentes sociais, devendo estes/as adotarem uma prtica investigativa que seja problematizadora do real, pois s surge alternativas para uma interveno profissional crtica e competente, a partir de uma anlise crtica da realidade, isto , a partir de uma investigao concreta feita atravs de situaes concretas.

V. CONSIDERAES FINAIS

O estudo realizado, a partir pesquisa bibliogrfica levantada em livros, Anais dos Congressos de Assistentes Sociais, relatrio do Encontro Nacional do Movimento da Luta Antimanicomial e Fruns mostram o contexto de luta pelos direitos sociais, ampliao e consolidao da cidadania, acesso igualitrio, respeito s diferenas, melhores condies de vida, etc. Esse processo de lutas pelo resgate da cidadania est na base do movimento pela reforma psiquitrica, se confronta com as idias defendidas por um projeto da sociedade, posto por uma das profisses presentes no dia-a dia da realidade da sade mental, o Servio Social. O reconhecimento das pessoas com transtornos mentais como sujeitos de direito rumo construo efetiva da reforma psiquitrica, perpassado por sua insero num conjunto de processos histricos, sociais, polticos, econmicos, culturais, integrantes de um contexto amplo das diferentes determinaes de sua problemtica, construindo novos canais de construo social que possam reconhec-lo e inclu-los em novos espaos, atravs do estmulo e da participao nos movimentos sociais, que lutam pela ampliao e reconhecimento dos espaos dos portadores de transtorno mental na sociedade, possibilitando o resgate de sua cidadania, e neste sentido a contribuio do Servio Social ser fundamental na construo desse processo.

Os (as) assistentes sociais precisam reconhecer que eles possuem um espao legtimo na sade mental. As demandas postas profisso ao longo da poltica de sade mental, podem ampliar os espaos de reconhecimento destas no atendimento s necessidades sociais explicitadas pelos usurios da sade mental. Devido abertura de novos espaos de atuao nessa rea, cada vez mais se exige do (a) assistente social um conhecimento acerca da construo da poltica de sade mental e dos diferentes elementos que a perpassam, possibilitando assim, sua efetiva contribuio na construo e ampliao de novos espaos reconhecedores e garantidores dos usurios da sade mental como sujeitos de direitos.

VI. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ABADE, Flvia. Caracterizao do trabalho do Assistente Social em equipe: interdisciplinar de Sade Mental no Centro de Ateno Integral sade de Santa Rita Cais RS. 10 CBAS, Rio de Janeiro, 2001. BISNETO, Jos Augusto. A insero do Servio Social na sade mental nos anos 1970. 10 CBAS, Rio de Janeiro, 2001. BRASIL. Constituio da Repblica Federativado Brasil. Braslia, DF: Senado Federal, 1988. BRASIL. Sade Mental no SUS: os Centros de Ateno Psicossocial. Braslia: Ministrio da Sade, 2004. ______. Lei Orgnica da Sade. N. 8080. Braslia, set, 1990. ______. Movimento Nacional da Luta Antimanicomial (MNLA). Relatrio Final do I Encontro Nacional do Movimento da Luta Antimanicomial. Bahia, 1993. ______. Frum de Sade Mental do Distrito Federal. 1997 COOPER, David. Psiquiatria e antipsiquiatria. So Paulo: Perspectiva, 1989. DUARTE, Marco Jos de O. Os cuidadores e o cotidiano do cuidado: uma anlise micropoltica do processo de trabalho em sade. IX Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. Goinia, 1998. FALEIROS, Vicente de Paula. Estratgias em Servio Social. Cortez, 1999. ROSA, Lucia Cristina dos Santos. Transtorno mental e o cuidado na famlia. So Paulo: Cortez, 2003. VASCONCELOS, Eduardo Mouro. Sade Mental e Servio Social: o desafio da subjetividade e de interdisciplinaridade. So Paulo: Cortez, 2002.
[1] Discente do curso de Servio Social da Universidade Federal de Mato Grosso. Fez Estgio Curricular Obrigatrio do curso de Servio Social no Centro de Ateno Psicossocial Dr. Julio Strbing Muller Neto Cuiab MT no ano de 2010. Contato: nayizabel@gmail.com

Anda mungkin juga menyukai