Anda di halaman 1dari 6

Biologia

Projeto pHinal UERJ Aula 23


1) As figuras abaixo representam trs diferentes explicaes para a diversidade da vida: o criacionismo, o lamarckismo (transformismo) e o darwinismo.

a) Associe cada figura a uma dessas explicaes. Justifique sua resposta. b) Explique como a epigentica pode fundamentar algumas ideias lamarquistas.

2) Embora as clulas do corpo usem energia continuamente, a maioria dos animais no come continuamente. Portanto, devem armazenar molculas energticas que possam ser consumidas de acordo com as suas necessidades. O grfico abaixo mostra, numa situao de jejum completo, a utilizao, pelo organismo humano, de protenas, lipdios e carboidratos.

(Adaptado de PURVES, W. K et al. Life, the science of Biology. Sunderland: Sinauer Associates, Inc., 1997.)

a) Identifique as curvas que representam a utilizao de cada um desses tipos de alimentos. Justifique suas respostas. b) Explique as aes do principal hormnio envolvido nos processos mostrados no grfico acima. b) Determine o principal tipo de carboidrato e o principal tipo de lipdeo armazenado pelos animais.

3) O cdigo gentico dos seres vivos j foi completamente desvendado. A partir da informao da sequncia de nucleotdeos do RNA mensageiro (mRNA) possvel deduzir a seqncia de aminocidos da protena sintetizada. Sabe-se que, dos 20 aminocidos, apenas a metionina e o triptofano so codificados por somente um nico cdon. As seqncias de nucleotdeos e de aminocidos, mostradas abaixo, representam um mRNA e o peptdeo codificado por ele. Esse peptdeo contm 12 resduos de aminocidos e no sofre modificaes ps-traducionais. mRNA 5 GGC UCA AUG GCC AGA AGU AGU UU AGC CGG CCA UUU AAG GCA UUA GUU ACUA 3 Peptdeo 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Met-Ala-Arg-Ser-Ser-Leu-Ala-Gli-His-Leu-Arg-His Dados: Cdon de iniciao: AUG Cdons de terminao: UAA, UAG e UGA 1

Biologia
Projeto pHinal UERJ Aula 23
a) Na sntese do peptdeo mencionado, apenas um dos aminocidos foi traduzido, valendo-se da caracterstica de degenerao do cdigo gentico. Indique esse aminocido e justifique sua resposta. b) A partir da estrutura primria de um peptdeo qualquer, que no tenha sofrido modificaes ps-traducionais, possvel deduzir uma sequncia codificante desse peptdeo? Por que isso impossvel em eucariotos? c) Explique o que so modificaes ps-traducionais e por que elas afetariam a capacidade de deduzir a sequncia de um RNA a partir de um peptdeo.

4) A atividade pesqueira antes de tudo extrativista, o que causa impactos ambientais. Muitas espcies j apresentam srio comprometimento em seus estoques e, para diminuir esse impacto, vrias espcies vm sendo cultivadas. No Brasil, o cultivo de algas, mexilhes, ostras, peixes e camares, vem sendo realizado h alguns anos, com grande sucesso, graas ao estudo minucioso da biologia dessas espcies. Os crustceos decpodes, por exemplo, apresentam durante seu desenvolvimento larvrio, vrias etapas com mudana radical de sua forma.

Algumas das fases larvrias do camaro No s a sua forma muda, mas tambm a sua alimentao e habitat. Isso faz com que os criadores estejam atentos a essas mudanas, porque a alimentao ministrada tem de mudar a cada fase. Se para o criador, essas mudanas so um problema para a espcie em questo, essa metamorfose apresenta uma vantagem importante para sua sobrevivncia. a) Apresente uma vantagem em uma espcie apresentar fase larvar, como a descrita no texto. b) Determine um grupo de invertebrados, alm do crustceos, que apresente fase larvar, bem como um de vertebrados.

5) Analise os resultados obtidos nos dois cruzamentos abaixo e responda, sabendo que pelo longo e branco so condicionados por genes recessivos. 1 ratos: P: curto preto x longo branco F1: curto preto 350 curto branco 346 longo preto 352 longo branco 349 2 coelhos: P: curto preto x longo branco F1: curto preto 42 curto branco 160 longo preto 168 longo branco 40

a) Em qual dos dois cruzamentos ocorreu a distribuio independente dos genes, obedecendo 2 Lei de Mendel? b) Qual a distncia entre os genes que ocupavam o mesmo par de cromossomos homlogos?

6) Sabe-se que a bactria E.coli usa para seu crescimento preferencialmente glicose (um monossacardeo) do que lactose (um dissacardeo). O grfico abaixo resultou de experimento em que E.coli foi inoculada num meio contendo uma mistura de glicose e lactose. As curvas no grfico ao lado representam a concentrao da enzima betagalactosidase, que digere lactose, a concentrao de glicose e o nmero de bactrias no meio de cultura em funo do tempo. Identifique as curvas correspondentes concentrao de glicose; concentrao de beta-galactosidase. Explique sua resposta.

Biologia
Projeto pHinal UERJ Aula 23
7) O endemismo ocorre especialmente em ilhas ocenicas e depende, entre outros fatores, da distncia entre a ilha e o continente e da idade geolgica da ilha. No arquiplago de So Tom e Prncipe, por exemplo, localizado em frente costa da Guin, na frica, e surgido h mais de 200 milhes de anos, h 4 ilhas, sendo que o endemismo mais observado na ilhas a mdia distncia do continente; ilhas muito prximas tm bitopo extremamente semelhante ao continental e as ilhas mais distantes apresentam biodiversidade geral muito reduzida. a) Apresente a principal razo para ilhas muito prximas ao litoral apresentarem baixa taxa de endemismo e as ilhas muito distantes apresentarem baixa biodiversidade. b) O arquiplago de Fernando de Noronha, por outro lado, surgido h apenas 5 milhes de anos, apesar de localizado a uma distncia equivalente s ilhas de alto endemismo de So Tom e Prncipe, apresenta baixo endemismo. Apresente a principal razo para isso.

8) Aps uma competio, a anlise da urina de alguns nadadores mostrou a presena de furosemida (um diurtico), sendo que a sua presena na urina pode indicar um possvel caso de doping. Para justificar a branda punio que os nadadores receberam, um mdico emitiu uma declarao imprensa sobre os resultados das anlises das urinas. a) Inicialmente o mdico declarou: Quando o atleta tenta esconder alguma coisa, ele usa diurticos nos dias anteriores da competio... A urina encontrada estava muito concentrada. De que maneira o uso de diurticos poderia enganar o teste anti-doping? b) Como est a concentrao de ADH no sangue do atleta de cuja urina o mdico se referia? Explique sua resposta. c) Outros tipos de doping se utilizam da eritropoietina (ou EPO). De que modo o uso de EPO pode resultar em aumento de performance e para que tipo de competio ela indicada?

9) Uma seringa descartvel, contendo 10 mL de sangue humano recm-colhido com anticoagulante, foi mantida na posio vertical, com a agulha voltada para cima. Passadas vrias horas, o contedo da seringa sedimentou e fracionou-se em trs fases distintas, representadas na figura. Comprimindo-se o mbolo da seringa, foram descartadas as fases 1 e 2. O contedo da fase 3 foi misturado a gua destilada, transferido para um tubo e submetido centrifugao. a) Que elementos do tecido sangneo seriam encontrados nas fases 1, 2 e 3? b) Aps centrifugao da fase 3, que elementos celulares seriam encontrados no precipitado? Justifique.

10) Diferentes espcies de peixes herbvoros marinhos do mesmo gnero so encontradas nas regies tropicais do Oceano Atlntico, tanto na costa do Continente Americano, quanto na costa do Continente Africano. Aps estudos sobre este grupo, foi possvel elaborar o diagrama e o quadro abaixo, onde espcies supostamente distintas foram representadas por diferentes letras.

a) Considerando os mecanismos de especiao, como poderia ser explicado o surgimento das espcies C e D a partir de uma espcie ancestral? b) Das espcies citadas, qual delas mais se assemelha espcie ancestral? c) Que tipo de relao/interao ecolgica pode ocorrer entre D e E? Justifique sua resposta. d) A especiao mostrada ocorreu por anagnese ou cladognese?

Biologia
Projeto pHinal UERJ Aula 23
11) Na produo de frutos comerciais so cuidadosamente escolhidas as mudas que originaro os pomares. Entretanto, nenhum cuidado tomado com a origem dos gros-de- plen que atuaro na polinizao. a) Por que importante a polinizao para a formao da maior parte dos frutos? b) Por que, porm, a qualidade do plen no fundamental para garantir a qualidade do fruto?

12) Colocar razo gasto energtico / massa A taxa metablica, definida como sendo o gasto energtico total do organismo em suas atividades vitais (crescimento, reproduo, etc.), medida pelo consumo de O2 por grama de massa corprea. O grfico abaixo apresenta as taxas metablicas de vrios animais.

a) Por que o consumo de O2 usado como medida de taxa metablica? b) Qual ser a curva esperada para os animais da curva B, quando ocorrer uma diminuio da temperatura ambiente? Justifique. E se esses animais fossem rpteis? c) A curva C poderia corresponder aos peixes? Justifique. d) Explique por que a razo taxa metablica /massa menor em um lagarto de que em um coelho.

13) Os vertebrados surgiram h cerca de 500 milhes de anos, e os primeiros fsseis no possuam mandbulas. Posteriormente, ocorreram inovaes evolutivas que permitiram aos vertebrados ocuparem o meio terrestre. a) Explique por que a aquisio da mandbula foi importante para os vertebrados. Indique em qual nmero mostrado na figura surgiu essa novidade evolutiva. b) Indique em que nmeros mostrados na figura abaixo surgiram inovaes evolutivas que permitiram aos vertebrados ocuparem o meio terrestre. Quais foram essas inovaes? Por que essas inovaes foram importantes nessa ocupao? c) Determine uma caracterstica que poderia corresponder ao nmero 4. E aos nmeros 7 e 8?

Biologia
Projeto pHinal UERJ Aula 23

14) Carotenides so pigmentos amarelo-alaranjados que se distribuem junto s clorofilas, nos cloroplastos, onde captam energia luminosa e a transferem para a clorofila a, tendo papel acessrio na fotossntese. Um dos carotenides mais comuns o beta-caroteno, ou pr-vitamina A, encontrado em altas concentraes no s nos cloroplastos, mas tambm nos xantoplastos (plastos amarelos). Mamo, manga, cenoura, urucum e dend so alimentos ricos em carotenides. O licopeno, pigmento vermelho dos tomates, tambm um carotenide. No caso dos animais, os carotenides ficam associados s gorduras, s penas e na gema dos ovos. a) Explique a principal funo dos carotenides nas folhas e nos frutos. b) Determine duas patologias que podem ser evitadas pela ingesto de mamo, manga e dend. c) Explique por que os carotenides animais ficam associados s gorduras.

15) Ao longo do processo evolutivo, foram selecionadas plantas capazes de desenvolver mecanismos de resposta, que so acionados assim que se reconhecem as agresses.

a) Este esquema representa o corte transversal do caule de uma planta. Identifique, entre os tecidos indicados nesse esquema, aquele de que as plantas holoparasitas podem retirar nutrientes para sua sobrevivncia. Justifique sua resposta. b) Indique um mecanismo que as plantas podem apresentar para se proteger de insetos predadores.

Aprofundamento e Contedo: Um exemplo de controle de expresso de um gene o Operon Lac Um dos aspectos mais fascinantes sobre a regulao da atividade celular como as clulas sabem o momento exato de ativar ou desativar um gene. Um dos modelos mais aceitos foi proposto para o controle da produo de enzimas responsveis pela digesto de lactose em bactrias, especificamente a Escherichia coli, e ficou conhecido como Operon Lac. A lactose um dissacardeo composto por uma molcula de glicose e uma molcula de galactose. Este acar pode servir como fonte de carbono para a bactria Escherichia coli. Para tanto, a lactose deve poder penetrar na clula da bactria e ser quebrada nos seus monossacardeos constituintes. Nessa bactria os genes que controlam o metabolismo da lactose se encontram organizados em um operon, denominado operon lac, constitudo por trs genes estruturais seqenciais precedidos por uma regio reguladora que controla sua transcrio destes genes. O primeiro gene codifica a enzima -galactosidase que quebra a lactose em glicose e galactose. O segundo gene a protena -galactosdeo-permease, que auxilia o carreamento de lactose para dentro do citoplasma. O ltimo gene codifica a sntese da enzima transacetilase responsvel eliminao dos 5

Biologia
Projeto pHinal UERJ Aula 23
galactosdeos no hidrolisados. A regio reguladora constituda por um promotor, onde se liga a enzima RNA polimerase, sucedida por uma curta seqncia de nucleotdeos denominada operador que funciona como stio de ligao da protena repressora da expresso do operon. As seqncias de nucleotdios que constituem tanto o promotor quanto o operador no codificam protenas. Na ausncia de lactose no meio, a protena repressora se liga ao operador, impedindo a RNA polimerase de se ligar ao promotor e transcrever os genes estruturais. Se houver a entrada de lactose na clula, esta (na forma de uma molcula modificada, a alolactose), se liga protena repressora e provoca sua dissociao do operador. Com o operador desimpedido, a RNA polimerase pode efetuar a transcrio dos genes estruturais do operon e, consequentemente, se tem a sntese das enzimas necessrias para a entrada da lactose na clula e para sua quebra em glicose e galactose. Se os nveis de lactose noo meio se tornarem muito baixos, as molculas desse acar associadas aos repressores sero metabolizadas pela -galactosidase e os repressores sero liberados. Um repressor ativo associa-se ao operador bloqueando a ao da RNA polimerase e reprimindo a expresso do operon. A sntese das trs enzimas envolvidas no metabolismo da lactose, agora desnecessrias, deixa de ocorrer. Modelo do Operon Lac Sem Lactose: A RNA polimerase se liga ao promotor do gene regulador, produzindo uma protena repressora. Esta se liga ao operador dos genes estruturais, impedindo que a RNA pol se ligue ao promotor destes genes, que no sero transcritos. Assim, a clula no produz as enzimas necessrias ao uso da lactose. gene promotor regulador

promotor

operador

genes estruturais

transcrio e traduo A protena repressora ... ... se liga ao operador...

... e impede a ligao da RNA

Os genes para uso da lactose no

Com lactose: A protena repressora continua a ser transcrita, mas um indutor, a lactose, se liga a ela, impedindo-a de se ligar ao operador. O promotor dos genes estruturais est livre para a ligao da RNA pol que transcreve os genes estruturais e a clula pode usar a lactose gene promotor regulador promotor operador genes estruturais

transcrio e traduo

... que no pode mais se ligar ao operador.

Os genes para uso da lactose sero

A lactose se liga protena repressora ...

Anda mungkin juga menyukai