Anda di halaman 1dari 4

EXPERINCIA N 04

Curvas Caractersticas do Transstor


Fundao Universidade Federal de Rondnia Ncleo de Tecnologia Departamento de Engenharia Eltrica - DEE Disciplina de Eletrnica I

I. O BJETIVOS

Levantar as curvas caractersticas de trabalho de um transstor operando com diferentes correntes de base; Simular o experimento em programas como Isis ou Multisim e comparar os resultados simulados e obtidos em laboratrio; Projetar um regulador com transstor. II. I NTRODUO

P).Conforme a gura I abaixo possvel observar seus terminais laterais(emissor e coletor) e o terminal central(base). O transstor funciona basicamente como um controlador de corrente. Mais facilmente podemos enxerga-lo como uma "torneira". Por um lado entra a tenso eltrica e o outro envia o sinal amplicado. O terminal do meio responsvel pelo controle desse processo, pois a corrente eltrica entra e sai pelos outros dois terminais somente quando aplicada tenso eltrica ao terminal do meio.

A. Histria do transstor Entre 1904 e 1947 a vlvula foi o dispositivo eletrnico mais visado em todo o mundo. Em 1904 o diodo a vlvula foi criado por J.A. Fleming. Em seguida, em 1906, Lee De Forest criou o triodo. Nos anos que se sucederam, o rdio e a televiso inuenciaram fortemente a indstria de vlvulas. Ainda foram criados o tetrodo e o pentodo. Com o passar dos anos essa indstria cresceu muito e se tornou uma das mais importantes, conseguindo grandes avanos em termos de projeto, tcnicas de fabricao, aplicaes de alta potncia, alta frequncia e miniaturizao. Em 23 de dezembro de 1947, Walter H. Brattain e John Bardeen demonstraram a primeira amplicao transistorizada em laboratrio. As vantagens eram inmeras desse novo dispositivo em relao vlvula, pois era menor, mais leve, absorvia menos potncia era mais robusto e eciente, no necessitava de um pr-aquecimento e nem era alterado por aquecimento e funcionava com tenses mais baixas. Este dispositivo de trs camadas de material semicondutor recebeu o nome de transstor. Em 1951, Shockley inventou o primeiro transstor de juno, um dispositivo semicondutor que amplicava sinais de rdio e TV. Suas vantagens superavam de longe as desvantagens de uma vlvula. Primeiro, o transstor no tem lamento aquecedor, logo, consome menos potncia. Segundo, por ser um dispositivo semicondutor, sua durabilidade indenida. Terceiro, devido s suas pequenas dimenses, ele ocupa muito pouco espao. Quarto, como ele gera pouco calor, os equipamentos podem funcionar com temperaturas internas mais baixas. B. Ideia geral do transstor O transstor um componente formado por trs camadas de material semicondutor os quais intercalam dois tipos de materiais semicondutores(materiais do tipo N ou do tipo

Figura 1.

Transstor.

C. Funcionamento do transstor Polarizando diretamente a juno base-emissor e inversamente a juno base-coletor, a corrente de coletor IC passa a ser controlada pela corrente de base IB . Um aumento na corrente de base IB provoca um aumento na corrente do coletor IC e vice-versa. A corrente de base sendo bem menor que a corrente do coletor deixa o sistema muito sensvel a variaes de IB . Uma pequena variao de IB provocar uma grande variao de IC . Isto signica que a variao da corrente de coletor um reexo amplicado da variao da corrente na base. D. Fonte de tenso estabilizada Uma aplicao de transistores a construo de fontes de tenso estabilizadas. Uma fonte de tenso estabilizada ideal aquela que matem a tenso de sada constante, independentemente da corrente solicitada pela carga. Na prtica, isto s acontece dentro de uma faixa de valores de correntes na sada. A gura 1 mostra dois circuitos estabilizadores de tenso, sendo o circuito "a" usado para tenses de sada positiva (com transistor NPN) e o circuito "b" usado para tenses de sada negativa (com transistor PNP). O circuito utilizado para implementar esta fonte baseado na congurao base comum.

Figura 2.

Fontes Estabilizadas.

A tenso de entrada vE pode ser constante (desejando estabiliz-la num valor menor) ou vir de um circuito reticador com ltro, cuja sada apresenta ondulao (ripple). O diodo zener garante a estabilizada e o transistor permite ampliar a faixa de valores de correntes de sada, sem sobrecarregar o diodo zener. RS um resistor limitador de corrente para o diodo zener. Como os dois circuitos so similares, a anlise a seguir ter como referncia o circuito estabilizador de tenso positiva, considerando que o mesmo est alimentando uma carga RL qualquer.

diminuio de vE , ou seja, vCE compensa as variaes de tenso na entrada. Como vCB = vRS , as variaes de tenso provocam variaes na corrente iRS , que so absorvidas pelo diodo zener com variaes de iZ , sem que sua tenso de sada se altere. Como se v, as variaes de tenso de entrada e na corrente de sada so sempre compensadas pelas variaes de vCE e iZ . Por outro lado, existem limites mximos e mnimos tanto para vCE como para iz , o que limita os valores mximos e mnimos da tenso de entrada e da corrente de sada, para que haja tanto a estabilizao da tenso como a proteo do transistor e do diodo zener.

Limitaes da tenso de entrada:

O diodo zener limita a tenso mnima de entrada na garantia de regulao (IZm ): VEm = (IB + IZm ).RS + VZ (4)

O diodo zener limita a tenso mxima de entrada por sua corrente mxima de conduo (IZM ): VEM = (IB + IZM ).RS + VZ (5)

O transistor limita a tenso mnima de entrada na sua condio de saturao (VCEmax ): VEm = VCEsat + VS (6)

O transistor limita a tenso mxima de entrada por sua tenso mxima (VCEmax ):
Figura 3. Anlise do Circuito Estabilizador de Tenso.

VEM = VCEmax + VS

(7)

A tenso de sada pode ser determinada pela malha externa e pela malha de sada: Malha Externa: VS = vE vCE (1) Malha de Sada: VS = VZ VBE (2) Sendo este um circuito estabilizador de tenso, ele deve compensar tanto as variaes de tenso de entrada vE , como as variaes de corrente de sada iS (causadas pelas variaes na carga RL ). Pela equao 2, nota-se que a tenso de sada VS constante, pois tanto a tenso zener VZ como a tenso VBE so estveis. Assim, qualquer variao na carga compensada pela variao de iS , mantendo a tenso de sada constante. No transistor, tem-se que: vCE = vCB VBE (3)

Das tenses mnimas VEm , escolhe-se a maior, e das tenses mximas VEM , escolhe-se a menor.

Limitaes impostas pela corrente de sada:

A corrente mnima de sada zero (circuito sem carga) e, neste caso, IB = 0 e IZ = IRS . Portanto, a corrente de sada zero faz com que toda a corrente passe pelo diodo zener, limitando os valores mnimo e mximo de RS : RSm = VEm VZ VEM VZ e RSM = IZM IZm (8)

A corrente mxima de sada ISM (carga muito baixa) limitada pela corrente mxima de coletor do transistor (ICmax ) que por sua vez, depende da potncia mxima que o transistor pode dissipar (PCmax ). Considerando IS = IC , tem-se: ISM = ICmax e PCmax = (VEM VS ).ISM (9) As equaes anteriores, referentes s limitaes do circuito e dos dispositivos, devem ser utilizadas conforme as especicaes do projeto e sem funo dos dispositivos disponveis ou escolhidos.

Deste modo, um aumento na entrada vE , causa um aumento em vCB . Como VBE constante, vCE aumenta. Portanto, pela equao 1, VS permanece constante. O mesmo ocorre para

III. M ATERIAIS UTILIZADOS


Gerador de tenso DC Instrutherm FA-3030; Multmetro ICEL MD-6601; 01 resistor de 1K ; 01 resistor de 10K ; 01 potencimetro de 10K ; 01 transstor NPN BC546A; Protoboard. IV. PARTE E XPERIMENTAL

A. Primeiro passo Curva de entrada IB xVBE Monte o circuito da gura 2 no protoboard.


Figura 5. Curva de entrada IB x VBE .

Figura 6.

Congurao 2.

Figura 4.

Congurao 1.

Aps montagem, mea a tenso VBE e ajuste o potencimetro para obter as tenses citadas na tabela I. Para cada tenso VBE da tabela, encontre o valor da corrente de base IB e anote os valores.
VBE [V] IB [mA] 0,20 0,30 0,40 0,50 0,60 0,64 0,68

Ao trmino do preenchimento, trace a curva de sada IC x VCE do transstor:

Tabela I VALORES DE IB EM FUNO DE VBE .

Aps completar a tabela, construa a curva IB x VBE abaixo: B. Segundo passo Curva de sada IC x VCE : Monte o circuito da gura 3 a seguir: Aps montado o circuito, ajuste o potencimetro (R2 ) at obter corrente de base(IB ) aproximadamente igual a 10A, ou seja, a tenso sobre o resistor R1 dever ser de 100mV . Em seguida, com IB = 10A, varie a tenso da fonte V2 at obter uma tenso de coletor-emissor (VCE ) igual a (0,2V; 0,4V; 0,6V; 2V; 5V; 12V). Agora com o multmetro mea a tenso sobre R3 e calcule a corrente do coletor (IC ) para todos os valores de VCE e IB da tabela II utilizando a equao 10: IC = VR3 R3 (10)
Figura 7. Curva de sada IC x VCE .

Aps a construo do grco especique as trs regies de operao do transstor (saturao, ativa e corte) desenhando sua respectiva reta de carga. Calcule o ganho ( ) do transstor para VCE = 6V para cada corrente IB , onde calculado por: = IC IB (11)

Agora preencha a tabela III com os respectivos ganhos:

VCE [V] IB = 10A IB = 20A IB = 30A IB = 40A IB = 50A

0,2

0,3

0,6

2,0

5,0

12,0

Tabela II VALORES DE IC EM FUNO DE VBE E IB .

IB

10 [A]

20 [A]

30 [A]

40 [A]

50 [A]

Tabela III VALORES DE EM FUNO DE IB .

C. Terceiro passo Fonte Estabilizada: Monte a congurao 3 apresentada na gura 8.

Figura 10.

Quadro 2 - Sinal de sada do regulador.

Figura 8.

Congurao 3.

Agora utilizando o osciloscpio, analise o sinal de entrada e de sada do regulador com as pontas de prova do osciloscpio. Compare os sinais desenhe-os nos quadros 1 e 2 presentes respectivamente nas guras 9 e 10. Em seguida mea a tenso VS com o multmetro.

Projete uma fonte estabilizada para obter uma tenso na sada do regulador (VS ) igual a 7, 5V e uma potncia de 1, 125W . Para isso, siga os seguintes passos: Escolha o circuito de entrada do estabilizador de tenso. Adote VE 1, 5VS ; Escolha o transformador com base na tenso de sada VS desejada; Escolha os diodos reticadores e o capacitor de ltro. A isolao do ltro deve ser maior que a tenso de pico de sada do reticador; Analise as caractersticas de entrada e sada do circuito reticador com ltro; Escolha o transstor com base em sua potncia mxima utilizando a equao 9; Escolha o diodo zener conforme os conceitos vistos em experimentos anteriores; Por m escolha o resistor limitador RS de acordo com a equao 8. R EFERNCIAS

[1] BOYLESTAD, Robert; NASHELSKY, Louis. Dispositivos Eletrnicos e Teoria de Circuitos, 6a edio. Rio de Janeiro: LTC, 1998. [2] MALVINO, Albert Paul. Eletrnica Volume 1, 4a edio. So Paulo: Pearson Education. [3] Marques, Angelo Eduardo B. Dispositivos semicondutores: diodos e transistores / Angelo Eduardo B. Marques, Salomo Choueri Jnior, Eduardo Cesar Alves Cruz. 11a ed. So Paulo: rica, 2007

Figura 9.

Quadro 1 - Sinal de entrada do regulador.

D. Comparaes, anlise e projeto

Simule os resultados em um software e compare-os com os resultados encontrados experimentalmente.

Anda mungkin juga menyukai