Anda di halaman 1dari 18

Guia Passo a Passo para Servios de Implantao do Windows no Windows Server 2008

http://technet.microsoft.com/pt-BR/library/7d837d88-6d8e-420c-b68f-a5b4baeb5248.aspx

Guia Passo a Passo para Servios de Implantao do Windows no Windows Server 2008
11 de 11 pessoas classificaram isso como til Atualizado: abril de 2009 Aplica-se a: Windows Server 2008, Windows Server 2008 R2 Este guia contm uma orientao passo a passo sobre como usar a funo dos Servios de Implantao do Windows no Windows Server 2008. Este guia no se refere Atualizao dos Servios de Implantao do Windows para o Windows Server 2003. Para obter mais informaes sobre a atualizao, consulte http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=66145 (essa pgina pode estar em ingls). Para baixar uma verso em .doc deste guia, consulte http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=89381 (essa pgina pode estar em ingls). Para fornecer comentrios sobre este guia, envie um email para wdsdoc@microsoft.com.

Observao Este guia aborda a funcionalidade da instalao completa dos Servios de Implantao do Windows (servio de funo Servidor de Implantao). Para obter informaes sobre o servio de funo Servidor de Transporte, consulte Usando o servio de funo Servidor de Transporte posteriormente neste guia.

Neste guia
O que so os Servios de Implantao do Windows? Atualizando em um servidor que executa o RIS no Windows Server 2003 SP1 ou SP2 Instalando os Servios de Implantao do Windows Configurando os Servios de Implantao do Windows Configurando o menu de inicializao Criando imagens de instalao personalizadas Criando imagens de descoberta Instalando uma imagem de instalao Executando uma instalao autnoma Criando uma transmisso multicast Usando o servio de funo Servidor de Transporte Desinstalando ou cancelando a inicializao dos Servios de Implantao do Windows Referncias adicionais

O que so os Servios de Implantao do Windows?


A funo Servios de Implantao do Windows no Windows Server 2008 a verso atualizada e reprojetada do RIS (Servios de Instalao Remota). Os Servios de Implantao do Windows permitem implantar os sistemas

1 de 18

18/02/2013 18:27

Guia Passo a Passo para Servios de Implantao do Windows no Windows Server 2008

http://technet.microsoft.com/pt-BR/library/7d837d88-6d8e-420c-b68f-a5b4baeb5248.aspx

operacionais do Windows, especialmente o Windows Vista e o Windows Server 2008. Voc pode usar essa funo para configurar novos computadores usando uma instalao baseada em rede. Isso significa que voc no precisa estar fisicamente presente em cada computador nem instalar cada sistema operacional diretamente de um CD ou DVD. Os componentes dos Servios de Implantao do Windows esto organizados nestas trs categorias:

Componentes do servidor. Esses componentes incluem um servidor PXE (Pre-Boot Execution Environment) e um servidor TFTP para redes que inicializam um cliente com o objetivo de carregar e instalar um sistema operacional. Tambm esto includos uma pasta compartilhada e um repositrio de imagens de inicializao, imagens de instalao e arquivos necessrios especificamente para a inicializao da rede. H ainda uma camada de rede, um componente multicast e um componente de diagnstico. Componentes do cliente . Esses componentes incluem uma interface grfica do usurio executada no Ambiente de Pr-Instalao do Windows (Windows PE). Quando um usurio seleciona uma imagem do sistema operacional, os componentes do cliente se comunicam com os do servidor para instalar a imagem. Componentes de gerenciamento. Esses componentes so um conjunto de ferramentas que voc pode usar para gerenciar o servidor, imagens do sistema operacional e contas de computador cliente.

O que h de novo nos Servios de Implantao do Windows?


Os Servios de Implantao do Windows para o Windows Server 2008 inclui vrias modificaes nos recursos do RIS. H modificaes dos Servios de Implantao do Windows que tambm podem ser instaladas em computadores com o Windows Server 2003.

Alteraes do RIS

Alteraes dos Servios de Implantao do Windows no Windows Server 2003

A capacidade de implantar o Windows Vista e o Windows Server 2008. O Windows PE o sistema operacional de inicializao. Instalao baseada em imagem usando o arquivo de imagem do Windows (.wim).

A capacidade de transmitir dados e imagens usando a funcionalidade multicast. A capacidade de transmitir dados e imagens usando a funcionalidade multicast em um servidor autnomo (ao instalar o Servidor de Transporte). Nenhum suporte a imagens RISETUP ou telas OSChooser.

A capacidade de transmitir dados e imagens usando a funcionalidade multicast. Um servidor TFTP aprimorado. A capacidade de transmitir dados e imagens usando a funcionalidade multicast em um servidor autnomo (ao instalar o Servidor de Transporte). Um componente de servidor PXE extensvel e de alto desempenho. Um novo formato de menu de inicializao para selecionar sistemas operacionais de inicializao. Uma nova interface grfica do usurio que pode ser usada para selecionar e implantar imagens e gerenciar clientes e servidores dos Servios de Implantao do Windows. Suporte a inicializaes de rede de computadores baseados em x64 com EFI. Relatrio de mtricas para instalaes.

Quem deve usar este guia?


Os Servios de Implantao do Windows destinam-se a especialistas responsveis pela implantao de sistemas operacionais Windows em uma organizao. Este guia pressupe que voc tenha um conhecimento operacional das tecnologias comuns de implantao de computadores, bem como de componentes de rede como protocolo DHCP, DNS e AD DS (Servios de Domnio Active Directory). Seu pblico-alvo :

Planejadores ou analistas de TI avaliando o Windows Vista ou o Windows Server 2008 Planejadores ou designers de TI Especialistas de implantao interessados em implantar imagens em computadores sem sistemas operacionais instalados

Vantagens dos Servios de Implantao do Windows

2 de 18

18/02/2013 18:27

Guia Passo a Passo para Servios de Implantao do Windows no Windows Server 2008

http://technet.microsoft.com/pt-BR/library/7d837d88-6d8e-420c-b68f-a5b4baeb5248.aspx

Os Servios de Implantao do Windows fornecem as seguintes vantagens de instalao e implantao:

Reduzem a complexidade de implantaes e os custos associados aos processos de instalaes manuais ineficientes. Permitem a instalao baseada em rede dos sistemas operacionais Windows, incluindo o Windows Vista e o Windows Server 2008. Implantam imagens do Windows em computadores sem sistemas operacionais. Oferecem suporte a ambientes mistos que incluem o Windows Vista, o Windows Server 2008, o Microsoft Windows XP e o Microsoft Windows Server 2003. Fornecem uma soluo de ponta a ponta para a implantao dos sistemas operacionais do Windows para computadores clientes e servidores. Usam tecnologias de instalao padro do Windows Server 2008, incluindo Windows PE, arquivos .wim e instalao baseada em imagem.

Atualizando em um servidor que executa o RIS no Windows Server 2003 SP1 ou SP2
H dois mtodos para mover uma infra-estrutura RIS existente para os Servios de Implantao do Windows. Esta seo descreve o mtodo 1.

Mtodo 1: Atualizar servidores RIS. Com este mtodo, voc instala os Servios de Implantao do Windows em servidores RIS existentes. Os trs modos de servidor e a capacidade de converter imagens RIPREP permitem fazer uma transio direta do RIS para os Servios de Implantao do Windows. Esse o mtodo recomendado para mover a infraestrutura RIS para os Servios de Implantao do Windows.

Mtodo 2: Instalar os Servios de Implantao do Windows em novos servidores. Com este mtodo, voc instala os Servios de Implantao do Windows em novos servidores no seu ambiente e mantm os servidores RIS existentes. Por fim, ao concluir a transio para os Servios de Implantao do Windows, os servidores RIS so desativados. Este mtodo no recomendado porque requer hardware adicional e sobrecarga administrativa. Hardware. Cada nova instncia dos Servios de Implantao do Windows executada em um servidor separado do RIS. Sobrecarga administrativa. Ter dois servidores PXE com configurao diferente no mesmo segmento de rede pode causar resultados imprevisveis. Em geral, para que este cenrio seja previsvel, necessrio pr-testar cada computador e especificar se o cliente deve ou no ser atendido pelo servidor dos Servios de Implantao do Windows ou pelo servidor RIS.

H trs mtodos de operao para os Servios de Implantao do Windows no Windows Server 2003: Herdado, Misto ou Nativo. Seu servidor deve estar no modo Nativo para ser atualizado para o Windows Server 2008. Sua atualizao ser bloqueada se o RIS estiver configurado ou se o servidor estiver no modo Herdado ou Misto. Para determinar em qual modo operacional o servidor est, execute o comando WDSUTIL /get-server /show:config. Especificamente, considere qual dos seguintes cenrios se aplica a voc:

Se o RIS estiver sendo executado no servidor mas os Servios de Implantao do Windows no estiverem instalados, ser necessrio instal-los antes da atualizao. Os Servios de Implantao do Windows esto includos no Windows AIK e no Windows Server 2003 Service Pack 2. Para obter mais informaes sobre como instalar e configurar os Servios de Implantao do Windows, consulte Guia Passo a Passo de Atualizao dos Servios de Implantao do Windows para o Windows Server 2003 (http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=94643) (essa pgina pode estar em ingls). Depois, use os procedimentos a seguir para alternar do modo Herdado (a configurao padro) para o modo Nativo. Se o RIS foi instalado no servidor quando voc instalou os Servios de Implantao do Windows, ele estar no modo Herdado ou Misto; ser necessrio alter-lo para o modo Nativo antes da atualizao. Se o RIS no foi instalado no servidor durante a instalao dos Servios de Implantao do Windows, o servidor estar no modo Nativo e, portanto, pronto para ser atualizado para o Windows Server 2008.

Use um dos procedimentos a seguir para alterar o modo do servidor para Herdado.

Para alterar o modo do servidor de Herdado para Misto

3 de 18

18/02/2013 18:27

Guia Passo a Passo para Servios de Implantao do Windows no Windows Server 2008

http://technet.microsoft.com/pt-BR/library/7d837d88-6d8e-420c-b68f-a5b4baeb5248.aspx

1. Inicialize o servidor com um dos seguintes procedimentos: Usando o snap-in MMC. No menu Iniciar, clique em Ferramentas Administrativas e em Servios de Implantao do Windows. Clique com o boto direito no servidor e selecione Inicializar Servidor. Usando WDSUTIL. Execute o comando WDSUTIL /Initialize-Server /RemInst:C:\RemoteInstall (supondo que C:\RemoteInstall seja o local da sua pasta compartilhada REMINST). 2. Quando o processo estiver concludo, use o procedimento a seguir para alterar o modo de servidor de Misto para Nativo.

Para alterar o modo de servidor de Misto para Nativo


1. Desative as imagens RISETUP e RIPREP ou converta-as ao formato .win. Para desativ-las, basta exclu-las. Se desejar convert-las, h duas opes: Convert-las offline (para imagens RIPREP somente). Para obter mais informaes, consulte a seo "Convertendo Imagens RIPREP" no tpico Criando imagens. Para obter instrues sobre como fazer isso, consulte Como gerenciar imagens. Implant-las e recaptur-las usando o assistente de captura de imagem (para imagens RIPREP ou RISETUP). Para obter mais informaes, consulte Criando imagens de instalao personalizadas posteriormente neste guia. 2. Execute o comando WDSUTIL /Set-Server /ForceNative. 3. Quando o processo estiver concludo, o servidor estar pronto para ser atualizado para o Windows Server 2008.

Instalando os Servios de Implantao do Windows

Pr-requisitos para a instalao dos Servios de Implantao do Windows


A seguir esto os requisitos para instalar essa funo, de acordo com o servidor escolhido (Servidor de Implantao ou o Servidor de Transporte) nesse processo.

Servidor de Implantao

Servidor de Transporte Credenciais. Para instalar o servio de funo, necessrio ser um membro do grupo Administradores Locais no servidor.

AD DS. Um servidor dos Servios de Implantao do Windows deve ser membro de um domnio AD DS ou um controlador de domnio para um domnio AD DS. O domnio AD DS e as verses de floresta so irrelevantes; todas as configuraes de floresta e domnio oferecem suporte aos Servios de Implantao do Windows. DHCP. necessrio ter um servidor DHCP funcionando com um escopo ativo na rede porque os Servios de Implantao do Windows usam PXE, que depende do DHCP para endereamento IP. DNS. necessrio ter um servidor DNS funcionando na rede para executar os Servios de Implantao do Windows. Volume NTFS. O servidor que executa os Servios de Implantao do Windows requer um volume de sistema de arquivos NTFS para o armazenamento de imagens. Credenciais. Para instalar a funo, necessrio ser um membro do grupo Administradores Locais no servidor. Para inicializar o servidor, voc deve ser um membro do grupo Usurios do Domnio. Para obter mais informaes a respeito, consulte o tpico Permisses necessrias.

Etapas para instalar os Servios de Implantao do Windows


possvel instalar os Servios de Implantao do Windows usando o Assistente de Configurao Inicial, o Gerenciador de Servidores ou a linha de comando.

Para instalar a funo usando o Assistente de Configurao Inicial, clique em Adicionar funes na tela de inicializao Tarefas de Configurao Iniciais. Clique em Avanar e selecione Servios de Implantao do Windows. Para instalar a funo usando o Gerenciador de Servidores, clique em Adicionar funes, que est localizado no painel Resumo de Funes. Clique em Avanar e selecione Servios de Implantao do Windows.

4 de 18

18/02/2013 18:27

Guia Passo a Passo para Servios de Implantao do Windows no Windows Server 2008

http://technet.microsoft.com/pt-BR/library/7d837d88-6d8e-420c-b68f-a5b4baeb5248.aspx

Para instalar a funo usando a linha de comando, execute um destes dois comandos: Para o Servidor de Implantao,execute ServerManagerCmd -install WDS. Para o Servidor de Transporte, execute ServerManagerCmd -install WDS-Transport.

Durante a instalao, voc tem os dois servios de funo a seguir sua escolha. Para obter uma comparao detalhada dessas opes, consulte o grfico Comparao entre o Servidor de Implantao e o Servidor de Transporte no tpico Usando o servidor de transporte.

Servidor de Transporte . Para instalar esta opo, desmarque a caixa se seleo Servidor de Implantao na segunda tela do assistente de instalao. Esta opo fornece um subconjunto da funcionalidade dos Servios de Implantao do Windows. Ele contm apenas as partes principais do sistema de rede. Voc pode usar o Servidor de Transporte para criar namespaces multicast que transmitem dados (inclusive imagens do sistema operacional) a partir de um servidor autnomo. Voc deve usar esta opo se quiser transmitir dados usando multicast, mas no quiser incorporar todos os Servios de Implantao do Windows. Para obter mais informaes, consulte Usando o servidor de transporte. Servidor de Implantao. Para instalar esta opo, verifque se o Servidor de Implantao e o Servidor de Transporte esto selecionados na segunda tela do assistente de instalao. Esta opo fornece a funcionalidade total dos Servios de Implantao do Windows, que voc pode usar para configurar e instalar remotamente sistemas operacionais Windows. Com os Servios de Implantao do Windows, possvel criar e personalizar imagens e depois us-las para criar novas imagens dos computadores. Observe que o Servidor de Implantao depende das partes principais do Servidor de Transporte.

Observao Se deseja gerenciar os Servios de Implantao do Windows em um servidor remoto que executa o Windows Server 2008, voc poder instalar as Ferramentas de Administrao de Servidor Remoto. Para isso, abra o Gerenciador de Servidores, clique com o boto direito do mouse no n Recursos, clique em Adicionar Recursos e localize Ferramentas de Administrao de Servidor Remoto. Isso instalar o WDSUTIL e o snap-in MMC dos Servios de Implantao do Windows.

Configurando os Servios de Implantao do Windows


Depois de instalar a funo de servidor, necessrio configurar os Servios de Implantao do Windows usando o snap-in MMC dos Servios de Implantao do Windows ou WDSUTIL no prompt de comando.

Observao Para ter acesso Ajuda para o comando WDSUTIL, digite WDSUTIL /? em um prompt de comando; ela tambm est disponvel online em Wdsutil.

Problemas conhecidos da configurao dos Servios de Implantao do Windows


Observe os seguintes problemas ao configurar seu servidor:

No h suporte para o protocolo IPv6 nesta verso dos Servios de Implantao do Windows. Na maioria dos casos, necessrio usar a imagem de inicializao padro includa na mdia do Windows Server 2008 (localizada em \Sources\boot.wim) sem modificao. No use o Boot.wim da mdia do Windows Vista a menos que sua verso do Windows Vista tenha o SP1 integrado ao DVD. Se voc estiver executando os Servios de Implantao do Windows e um servidor DHCP no-Microsoft no mesmo computador, alm de configurar o servidor para no escutar a porta 67, ser necessrio usar as ferramentas DHCP para adicionar a Opo 60 aos escopos de DHCP. Se o DHCP estiver instalado em um servidor localizado em outra sub-rede, ser necessrio seguir um destes procedimentos: (Recomendado) Configure as tabelas Auxiliar de IP. Todas as difuses DHCP de computadores clientes na porta 67 UDP devem ser encaminhadas diretamente para o servidor DHCP e o servidor PXE dos Servios de Implantao do Windows. Alm disso, todo trfego na porta 4011 UDP dos computadores clientes para o servidor PXE dos Servios de Implantao do Windows deve ser encaminhado apropriadamente (essas solicitaes direcionam o trfego, e no as difuses, para o servidor). Adicione as opes 66 e 67 de DHCP. Para obter mais informaes, consulte o tpico Managing Network Boot Programs.

5 de 18

18/02/2013 18:27

Guia Passo a Passo para Servios de Implantao do Windows no Windows Server 2008

http://technet.microsoft.com/pt-BR/library/7d837d88-6d8e-420c-b68f-a5b4baeb5248.aspx

Etapas para configurar os Servios de Implantao do Windows


Para configurar a funo de servidor, use o procedimento a seguir. Depois, consulte a seo seguinte para adicionar imagens ao servidor.

Para configurar os Servios de Implantao do Windows


1. Verifique se voc um Administrador de Domnio. 2. Clique em Iniciar, em Ferramentas Administrativas e em Servios de Implantao do Windows. 3. No painel esquerdo do snap-in MMC dos Servios de Implantao do Windows, expanda a lista de servidores. 4. Clique com o boto direito do mouse no servidor e em Configurar Servidor. 5. Siga as instrues do assistente. 6. Quando a configurao estiver concluda, desmarque a caixa de seleo Adicionar imagens ao Servidor de Implantao do Windows agora e clique em Concluir.

Etapas para adicionar imagens


Depois de configurar os Servios de Implantao do Windows, necessrio adicionar pelo menos uma imagem de inicializao e uma imagem de instalao antes de poder inicializar o servidor dos Servios de Implantao do Windows e instalar uma imagem.

Imagens de inicializao. As imagens de inicializao so imagens com as quais um computador cliente iniciado para executar uma instalao de sistema operacional. Na maioria dos cenrios, possvel usar um arquivo Boot.wiM no DVD de instalao do Windows Server 2008 (na pasta \Sources). O arquivo Boot.wim contm o Windows PE e o cliente dos Servios de Implantao do Windows (que basicamente o Setup.exe e os arquivos de suporte do Windows Vista). No use o Boot.wim da mdia do Windows Vista a menos que sua verso do Windows Vista tenha o SP1 integrado ao DVD. Imagens de instalao. So as imagens do sistema operacional que voc implanta no computador cliente. Voc tambm pode usar o arquivo Install.wim no DVD de instalao ou criar sua prpria imagem de instalao usando as etapas de Criando imagens de instalao personalizadas posteriormente neste guia.

Para adicionar as imagens padro, use os procedimentos a seguir. Depois de ter uma imagem de inicializao e uma de instalao no servidor, possvel executar uma inicializao PXE em um computador cliente para instalar um sistema operacional.

Para adicionar a imagem de inicializao padro includa no DVD de instalao do produto


1. No painel esquerdo do snap-in MMC dos Servios de Implantao do Windows, clique com o boto direito do mouse no n Imagens de Inicializao e clique em Adicionar Imagem de Inicializao. 2. Navegue para escolher a imagem de inicializao padro (Boot.wim) no DVD do Windows Server 2008, localizada na pasta \Sources. 3. Clique em Abrir e em Avanar. 4. Siga as instrues no assistente para adicionar a imagem.

Para adicionar a imagem de instalao padro includa no DVD de instalao do produto


1. No snap-in MMC dos Servios de Implantao do Windows, clique com o boto direito do mouse no n Instalar Imagens e clique em Adicionar Imagem de Instalao. 2. Especifique um nome para o grupo de imagens e clique em Avanar. 3. Navegue para selecionar a imagem de instalao padro (Install.wim) no DVD do Windows Vista ou do Windows Server 2008, localizada na pasta \Sources, e clique em Abrir. 4. Para adicionar um subconjunto de imagens includas no arquivo Install.wim, desmarque as caixas de seleo das imagens que no deseja adicionar ao servidor. Voc deve adicionar apenas as imagens para as quais possui licenas. 5. Siga as instrues no assistente para adicionar as imagens.

6 de 18

18/02/2013 18:27

Guia Passo a Passo para Servios de Implantao do Windows no Windows Server 2008

http://technet.microsoft.com/pt-BR/library/7d837d88-6d8e-420c-b68f-a5b4baeb5248.aspx

6. Agora que voc tem uma imagem de inicializao e uma imagem de instalao no servidor, possvel executar uma inicializao PXE em um computador cliente para instalar o sistema operacional.

Configurando o menu de inicializao


Imagens de inicializao so as imagens contendo o Windows PE que o cliente inicializa para selecionar a imagem a ser instalada. Quando houver vrias imagens de inicializao disponveis para os computadores clientes, eles tero um menu de inicializao que exibe essas imagens. Os usurios primeiro devem selecionar uma imagem de inicializao para que as imagens de instalao sejam exibidas. O menu de inicializao permite que haja imagens de inicializao para tarefas e tipos de arquitetura diferentes. Por exemplo, voc pode ter imagens de inicializao que fazem o seguinte:

Iniciam a Instalao do Windows. Reformatam os discos rgidos para oferecer suporte Criptografia de Unidade BitLocker (usando arquivo autnomo) e instalar o Windows. Contm o Ambiente de Recuperao do Windows (Windows RE) que voc deseja usar quando ocorre falha na inicializao de um computador. Contm o assistente de captura de imagem dos Servios de Implantao do Windows, que cria uma imagem de instalao no sistema operacional do computador cliente. Incluem uma imagem do Windows PE para administradores que desejam executar outras operaes no Windows PE.

Alm disso, computadores baseados em x64 podem executar imagens de inicializao baseadas em x86 ou x64. Portanto, para cada uma dessas tarefas, pode haver duas imagens de inicializao, uma para x86 e outra para x64. O menu de inicializao de computadores baseados em x86 exibir apenas as imagens de inicializao x86 (porque esses computadores no podem executar imagens de inicializao x64).

Observao O comportamento padro os computadores baseados em x64 exibirem imagens de inicializao tanto baseadas em x86 como em x64 quando ambas estiverem disponveis. Para alterar essa configurao padro, execute o comando WDSUTIL /Set-Server /Defaultx86x64ImageType:{x86|x64|both}.

Para obter informaes detalhadas, consulte o tpico Gerenciando o menu de inicializao [funo].

Problemas conhecidos na configurao do menu de inicializao


Observe os seguintes problemas e limitaes relacionados ao menu de inicializao:

O menu de inicializao no pode conter mais do que 13 imagens de inicializao. Isso devido a uma limitao no nmero de caracteres exibidos no menu de inicializao do carregador do sistema operacional. O nome do arquivo .wim que contm a imagem de inicializao no pode conter nenhum espao. Esse arquivo s pode conter letras e nmeros. Use o Boot.wim da mdia do Windows Server 2008. No use o Boot.wim da mdia do Windows Vista a menos que essa verso tenha o SP1 integrado ao DVD. Se voc usar a verso do Windows Vista que no contm o SP1, o multicast no funcionar corretamente. Conjuntos de caracteres de dois bytes usados como nomes de imagem podem no ser exibidos apropriadamente no menu de inicializao. Esse problema refere-se s cadeias de caracteres localizadas. As limitaes nos conjuntos de caracteres do BIOS impedem que os caracteres sejam exibidos de forma adequada.

Etapas para configurar o menu de inicializao


Os procedimentos a seguir explicam como adicionar mais imagens de inicializao ao menu de inicializao.

Para adicionar mais uma imagem de inicializao usando a interface do Windows


1. Abra o snap-in MMC dos Servios de Implantao do Windows. 2. Clique com o boto direito do mouse no n Imagens de Inicializao e clique em Adicionar Imagem de Inicializao. 3. Clique em Procurar para localizar a imagem de inicializao que voc deseja adicionar. A imagem de inicializao deve estar localizada no servidor e pode ter a mesma arquitetura ou uma arquitetura diferente.

7 de 18

18/02/2013 18:27

Guia Passo a Passo para Servios de Implantao do Windows no Windows Server 2008

http://technet.microsoft.com/pt-BR/library/7d837d88-6d8e-420c-b68f-a5b4baeb5248.aspx

4. Siga as instrues no assistente para adicionar a imagem de inicializao. 5. Ao concluir este procedimento e executar uma inicializao PXE em um computador cliente, um menu de inicializao ser exibido mostrando as duas imagens (caso ambas se apliquem ao computador).

Para adicionar outra imagem de inicializao em um prompt de comando


1. Abra uma janela elevada do Prompt de Comando. (Clique em Iniciar, clique com o boto direito do mouse em Prompt de Comando e clique em Executar como administrador.) 2. Execute o comando a seguir para adicionar mais uma imagem de inicializao, onde <imagem_de_inicializao> o caminho completo para a imagem de inicializao no servidor. A imagem pode ter a mesma arquitetura ou uma arquitetura diferente. WDSUTIL /Add-Image /ImageFile:<Imagem_de_inicializao> /ImageType:boot 3. Ao concluir este procedimento e executar uma inicializao PXE em um computador cliente, um menu de inicializao ser exibido mostrando as duas imagens (caso ambas se apliquem ao computador).

Observao Para ter acesso Ajuda para WDSUTIL, execute o comando WDSUTIL /? em um prompt de comando; a Ajuda tambm est disponvel online em Wdsutil.

Agora possvel fazer alteraes adicionais ao menu de inicializao usando a ferramenta Bcdedit.exe para editar o arquivo Default.bcd localizado em %REMINST%\boot\<arquitetura>. Para obter mais informaes, consulte a seo "Como usar Bcdedit para modificar o arquivo BCD" no tpico Gerenciando o menu de inicializao [funo].

Criando imagens de instalao personalizadas


Com os Servios de Implantao do Windows, possvel criar imagens de instalao personalizadas. Tambm possvel modificar imagens (para adicionar arquivos, drivers etc.) usando as ferramentas do Windows AIK. Os processos para essas operaes so semelhantes para as imagens de inicializao e de instalao, mas os conjuntos de ferramentas e a sintaxe variam entre os dois tipos de imagens. Para obter mais informaes, consulte o tpico Criando imagens. Para criar uma imagem de instalao, primeiro necessrio criar uma imagem de captura.

Pr-requisitos para criar imagens de instalao personalizadas


Para criar imagens de instalao, observe os seguintes pr-requisitos:

Voc deve verificar se h espao suficiente em disco para criar e armazenar as novas imagens. Voc deve ser um membro do grupo Administradores Locais no servidor dos Servios de Implantao do Windows.

Problemas conhecidos ao criar imagens de instalao personalizadas


Ao inicializar na imagem de captura, o assistente da imagem de captura ser iniciado. Observe as seguintes questes sobre esse assistente:

Voc s ver unidades que contm sistemas operacionais preparados com o Sysprep. Se no executar o Sysprep no computador antes de inicializar na imagem, voc no ver nenhuma unidade para capturar. necessrio inserir um local para salvar a nova imagem, caso contrrio, no ser possvel capturar a imagem. Esse requisito imposto para evitar a corrupo da imagem caso haja um problema na rede. Voc deve usar a extenso de nome de arquivo .wim no assistente de captura de imagem ao especificar o local para salvar uma cpia da imagem, caso contrrio, a operao apresentar um erro. Se adicionar uma imagem de inicializao x64 e fizer uma captura de imagem a partir dela, voc poder inicializar apenas em computadores baseados em x64 com ela (e no em computadores de 32 bits).

Etapas para criar uma imagem de captura


Para criar uma imagem de instalao, primeiro necessrio criar uma imagem de captura. As imagens de captura so imagens de inicializao com a qual voc inicializa um computador cliente para capturar o sistema operacional em um arquivo .wim. Tambm possvel criar uma mdia (um CD, DVD, unidade USB ou outro tipo) que contenha uma imagem de captura e inicializar um computador a partir dessa mdia. Essas imagens oferecem uma alternativa para o utilitrio de linha de comando, ImageX.exe. Exceto em cenrios avanados, possvel criar uma imagem de captura usando o arquivo Boot.wim da mdia do Windows Server 2008 (localizado na pasta

8 de 18

18/02/2013 18:27

Guia Passo a Passo para Servios de Implantao do Windows no Windows Server 2008

http://technet.microsoft.com/pt-BR/library/7d837d88-6d8e-420c-b68f-a5b4baeb5248.aspx

\Sources). Tambm possvel usar o arquivo WinPE.wim do Windows AIK para criar uma imagem de captura, que um pouco diferente do arquivo Boot.wim. Use um dos procedimentos a seguir para criar uma imagem de captura.

Para criar uma imagem de captura usando a interface do Windows


1. No snap-in Servios de Implantao do Windows do MMC, expanda o n Imagens de Inicializao. 2. Clique com o boto direito do mouse na imagem para us-la como imagem de captura. Na maioria dos casos, voc pode usar apenas o arquivo Boot.wim da mdia que adicionou na seo anterior deste guia, Etapas para adicionar imagens. 3. Clique em Criar Imagem de Inicializao de Captura. 4. Digite um nome, uma descrio e o local em que deseja salvar uma cpia do arquivo. necessrio especificar um local caso haja algum problema com a rede ao implantar a imagem de captura. 5. Continue seguindo as instrues no assistente e, quando terminar, clique em Concluir. 6. Clique com o boto direito do mouse na pasta de imagens de inicializao. 7. Clique em Adicionar Imagem de Inicializao. 8. Procure e selecione a nova imagem de captura e clique em Avanar. 9. Siga as instrues do assistente. 10. Depois de criar a imagem de captura, siga as instrues da seo Instalando uma imagem de instalao para inicializar um computador cliente na imagem de captura e capturar o sistema operacional.

Para criar uma imagem de captura em um prompt de comando


1. Abra uma janela elevada do Prompt de Comando. 2. Digite o comando a seguir, onde <imagem_de_inicializao> o nome da imagem de inicializao que voc deseja usar para criar a imagem de captura e <imagem_de_captura> o caminho e o nome do arquivo da nova imagem de captura: WDSUTIL /New-CaptureImage /Image:<imagem_de_inicializao> /Architecture:x86 /Filepath:<imagem_de_captura> 3. Digite o comando a seguir, onde <imagem_de_captura> o caminho e o nome do arquivo da nova imagem de captura que voc deseja adicionar ao armazenamento de imagens: WDSUTIL /Add-Image /Imagefile:<imagem_de_captura> /ImageType:boot

Observao Para ter acesso Ajuda para WDSUTIL, digite WDSUTIL /? em um prompt de comando; a Ajuda tambm est disponvel online em Wdsutil.

4. Depois de criar a imagem de captura, siga as instrues da seo Instalando uma imagem de instalao para inicializar um computador cliente na imagem de captura e capturar o sistema operacional.

Etapas para criar uma imagem de instalao


Agora que voc tem uma imagem de captura, necessrio preparar o computador de referncia e criar a imagem de instalao. O computador de referncia pode ser um computador com uma instalao padro do Windows ou com uma instalao do Windows configurada para um ambiente especfico. Primeiro, voc inicializa um computador (que foi preparado com o Sysprep) na imagem de captura. Em seguida, um assistente cria uma imagem de instalao do computador de referncia e a salva como um arquivo .wim. Depois disso, possvel implantar o arquivo .wim como uma imagem de instalao.

Para criar uma imagem de instalao personalizada.


1. Crie um computador de referncia (instale o sistema operacional e os aplicativos, e faa as alteraes desejadas).

9 de 18

18/02/2013 18:27

Guia Passo a Passo para Servios de Implantao do Windows no Windows Server 2008

http://technet.microsoft.com/pt-BR/library/7d837d88-6d8e-420c-b68f-a5b4baeb5248.aspx

2. Verifique se voc possui a verso correta do Sysprep.exe no computador. 3. Em um prompt de comando no computador de referncia, altere pastas para \Windows\System32\Sysprep ou a pasta que contm Sysprep.exe e Setupcl.exe. 4. Digite um destes comandos: Em computadores com o Windows Vista, execute o comando sysprep /oobe /generalize /reboot. Se preferir, voc pode usar a interface grfica do usurio do Sysprep clicando duas vezes em Sysprep.exe . Em computadores com o Windows XP, execute sysprep -mini -reseal. 5. Quando o computador reiniciar, execute uma inicializao de rede pressionando F12. 6. No menu de inicializao, selecione a imagem de captura que voc criou no procedimento anterior e clique em Avanar. 7. Escolha a unidade apropriada e fornea um nome e uma descrio para a imagem. Clique em Avanar para continuar.

Importante Voc s ver unidades que contm sistemas operacionais preparados com o Sysprep. Se voc no executar o comando na etapa 4, no ver nenhuma unidade a ser capturada.

8. Clique em Procurar e v para a pasta local na qual deseja armazenar a imagem de instalao capturada.

Importante necessrio inserir um local para salvar a nova imagem, caso contrrio, no ser possvel capturar a imagem. Esse requisito imposto para evitar a corrupo da imagem caso haja um problema na rede.

9. Digite um nome para a imagem usando a extenso de nome de arquivo .wim e clique em Salvar.

Importante Voc deve usar a extenso de nome de arquivo .wim ao especificar o nome, caso contrrio, a operao apresentar um erro.

10. Selecione Carregar imagem para servidor WDS. 11. Digite o nome do servidor dos Servios de Implantao do Windows e clique em Conectar. 12. Se for solicitado a fornecer credenciais, informe o nome de usurio e a senha de uma conta com permisses suficientes para se conectar ao servidor dos Servios de Implantao do Windows. 13. Na lista Grupo de Imagens, escolha o grupo de imagens no qual deseja armazenar a imagem. 14. Clique em Concluir.

Criando imagens de descoberta


Imagens de descoberta so imagens de inicializao que voc usa para instalar um sistema operacional em um computador que no habilitado para PXE. Quando voc cria uma imagem de descoberta e a salva em mdia (CE, DVD, unidade flash USB ou outro tipo de mdia), pode inicializar um computador na mdia. A imagem de descoberta na mdia localiza um servidor dos Servios de Implantao do Windows, que implanta a imagem de instalao no computador. possvel configurar imagens de descoberta direcionadas a um servidor especfico dos Servios de Implantao do Windows. Isso significa que, se voc tiver vrios servidores no ambiente, poder criar uma imagem de descoberta para cada um e depois nome-las com base no nome do servidor.

Pr-requisitos para criar imagens de descoberta


Ter um CD, DVD ou unidade flash para armazenar a imagem. Ter um utilitrio de gravao de disco para gravar a imagem no CD ou DVD.

10 de 18

18/02/2013 18:27

Guia Passo a Passo para Servios de Implantao do Windows no Windows Server 2008

http://technet.microsoft.com/pt-BR/library/7d837d88-6d8e-420c-b68f-a5b4baeb5248.aspx

Etapas para criar imagens de descoberta


possvel criar imagens de descoberta usando o snap-in dos Servios de Implantao do Windows ou o WDSUTIL. Depois de criar a imagem de descoberta, crie a mdia que contm a imagem. Voc deve criar imagens de descoberta usando o arquivo Boot.wim da mdia do Windows Server 2008 (localizado na pasta \Sources). No possvel usar o arquivo WinPE.wim do Windows AIK para criar uma imagem de descoberta.

Para criar uma imagem de descoberta usando a interface do Windows


1. No snap-in Servios de Implantao do Windows do MMC, expanda o n Imagens de inicializao. 2. Clique com o boto direito do mouse na imagem que deseja usar como imagem de descoberta. Ela deve ser o arquivo Boot.wim da mdia do Windows Server 2008. 3. Clique em Criar Imagem de Inicializao de Descoberta. 4. Siga as instrues no assistente e, quando terminar, clique em Concluir. 5. Clique com o boto direito do mouse na pasta de imagens de inicializao. 6. Clique em Adicionar Imagem de Inicializao. 7. Procure e selecione a nova imagem de descoberta e clique em Avanar. 8. Siga as instrues do assistente.

Para criar uma imagem de descoberta em um prompt de comando


1. Abra uma janela elevada do Prompt de Comando. 2. Digite este comando, onde <imagem_de_inicializao> o nome da imagem de inicializao que voc deseja usar para criar a imagem de descoberta e <imagem_de_descoberta> o caminho e o nome do arquivo no qual salvar a nova imagem de descoberta: WDSUTIL /New-DiscoverImage/Image:<imagem_de_inicializao> /Architecture:x86 /Filepath:<imagem_de_descoberta> 3. Se voc deseja colocar a imagem de descoberta de volta no armazenamento de imagens, digite este comando, onde <imagem_de_descoberta> o caminho e o nome do arquivo da imagem de descoberta: WDSUTIL /Add-Image /ImageFile:<Imagem_de_descoberta> /ImageType:boot

Para criar uma mdia que contenha a imagem de descoberta


1. Baixe e instale o Windows AIK (http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=81030) (essa pgina pode estar em ingls). 2. Abra a janela Prompt de Comando e digite o seguinte comando para alternar para a pasta PETools: Cd C:\Arquivos de Programas\Windows AIK\Tools\PETools 3. Para criar um ambiente de compilao do Windows PE, digite: CopyPE <arquitetura> C:\Winpe 4. Para copiar a imagem de descoberta criada no procedimento anterior, digite: Copy /y c:\boot.wim c:\Winpe\ISO\Sources 5. Para alterar novamente a pasta PETools, digite: Cd C:\Arquivos de Programas\Windows AIK\Tools\PETools 6. Para criar a imagem .iso inicializvel, digite:

11 de 18

18/02/2013 18:27

Guia Passo a Passo para Servios de Implantao do Windows no Windows Server 2008

http://technet.microsoft.com/pt-BR/library/7d837d88-6d8e-420c-b68f-a5b4baeb5248.aspx

Oscdimg -n -bc:\winpe\ISO\boot\etfsboot.com c:\winpe\ISO c:\winpe.iso 7. Use um utilitrio que possa criar um CD ou DVD para transferir a imagem .iso para a mdia apropriada.

Observao O uso do comando de cpia do Windows para copiar a imagem para a mdia no criar um disco inicializvel.

8. Inicialize o computador cliente na mdia. Pode ser necessrio alterar a ordem de inicializao no BIOS do cliente para fazer isso. Quando o cliente inicializado na mdia, a experincia exatamente a mesma de se inicializar na rede.

Instalando uma imagem de instalao


Depois de ter pelo menos uma imagem de inicializao no servidor, voc poder instalar uma imagem de instalao. Os Servios de Implantao do Windows contam com a tecnologia PXE para permitir que um computador cliente execute uma inicializao de rede e se conecte remotamente a um servidor dos Servios de Implantao do Windows em uma conexo de rede TCP/IP.

Pr-requisitos para instalar uma imagem de instalao


A seguir esto os pr-requisitos para se conectar remotamente a um servidor dos Servios de Implantao do Windows:

O computador cliente deve ser capaz de executar uma inicializao PXE. Sua conta de usurio deve ser um membro do grupo Usurios do Domnio. O computador cliente deve ter pelo menos 512 MB de RAM, que a quantidade mnima de RAM para usar o Windows PE. O cliente deve atender aos requisitos do sistema para o sistema operacional da imagem de instalao.

Etapas para instalar uma imagem de instalao


Para executar uma inicializao PXE em um computador para instalar uma imagem, use o procedimento a seguir.

Para instalar um sistema operacional


1. Configure o BIOS do computador para habilitar a inicializao PXE e defina a ordem de inicializao para que a rede seja inicializada primeiro. 2. Reinicie o computador e, quando solicitado, pressione F12 para comear a inicializao da rede. 3. Selecione a imagem de inicializao apropriada no menu. (Esse menu para seleo de imagens de inicializao s estar disponvel se houver duas ou mais imagens de inicializao no servidor. Para obter mais informaes, consulte Configurando o menu de inicializao anteriormente neste guia.) 4. Siga as instrues no cliente dos Servios de Implantao do Windows. 5. Quando a instalao estiver concluda, o computador reiniciar e a Instalao continuar.

Executando uma instalao autnoma


Com os Servios de Implantao do Windows, possvel automatizar o cliente dos Servios de Implantao do Windows e as etapas posteriores da instalao do Windows. Essa abordagem de duas etapas realizada usando-se dois arquivos autnomos diferentes. Um para automatizar as telas da interface do usurio do cliente de Servios de Implantao do Windows e outro para automatizar as fases restantes da instalao.

Arquivo autnomo de cliente dos Servios de Implantao do Windows. Esse arquivo usa o formato Unattend.xml e armazenado no servidor dos Servios de Implantao do Windows, na pasta C:\RemoteInstall \WDSClientUnattend. Ele usado para automatizar as telas da interface do usurio do cliente dos Servios de Implantao do Windows (como, inserir credenciais, escolher uma imagem de instalao e configurar o disco). Arquivo autnomo de imagem. Esse arquivo usa o formato Unattend.xml ou Sysprep.inf, dependendo da verso do sistema operacional na imagem. Ele armazenado em uma subpasta (estrutura $OEM$ ou \Unattend) na pasta por imagem e usado para automatizar as fases restantes de instalao (por exemplo, atendimento offline, especializao do Sysprep e mini-instalao).

12 de 18

18/02/2013 18:27

Guia Passo a Passo para Servios de Implantao do Windows no Windows Server 2008

http://technet.microsoft.com/pt-BR/library/7d837d88-6d8e-420c-b68f-a5b4baeb5248.aspx

Dois arquivos autnomos so necessrios porque o cliente dos Servios de Implantao do Windows podem implantar dois tipos de imagem: Imagens do Windows Vista, que oferecem suporte ao formato Unattend.xml, e imagens do Windows XP e do Windows Server 2003, que no oferecem suporte a esse formato.

Pr-requisitos para executar uma instalao autnoma


Verifique se voc um membro do grupo Administradores Locais no servidor dos Servios de Implantao do Windows. Verifique se voc possui credenciais suficientes para adicionar um computador a um domnio. Para obter mais informaes, consulte Permisses necessrias.

Problemas conhecidos com instalaes autnomas


As ferramentas de gerenciamento dos Servios de Implantao do Windows atribuem arquivos autnomos de imagem de instalao apenas para imagens do Windows Vista e do Windows Server 2008. Para imagens de sistemas operacionais anteriores, voc deve usar os arquivos Sysprep.inf existentes e criar manualmente uma estrutura de diretrio $OEM$.

Etapas para executar uma instalao autnoma


Para automatizar a instalao, crie o arquivo autnomo apropriado, dependendo se voc est configurando a instalao do Windows ou o cliente dos Servios de Implantao do Windows. recomendvel usar o Gerenciador de Imagem de Sistema do Windows (includo no Windows AIK) para compor os arquivos autnomos. Em seguida, copie o arquivo autnomo para o local apropriado e atribua-o para uso. Voc pode atribu-lo no nvel do servidor ou do cliente. A atribuio no nvel do servidor pode ser dividida posteriormente por arquitetura, permitindo configuraes diferentes para clientes baseados em x86 e em x64. A atribuio no nvel do cliente substitui as configuraes no nvel do servidor.

Configurando uma instalao autnoma para o cliente dos Servios de Implantao do Windows
Use os procedimentos a seguir para configurar uma instalao autnoma. Para obter mais informaes, consulte o tpico Executando instalaes autnomas.

Para associar um arquivo autnomo de cliente por arquitetura, usando a interface do Windows
1. Crie um arquivo Unattend.xml com as configuraes aplicveis ao cliente dos Servios de Implantao do Windows. Para obter exemplos, consulte o tpico Arquivos autnomos de exemplo. 2. Copie o arquivo autnomo de cliente para uma pasta na pasta RemoteInstall . Por exemplo: RemoteInstal\WDSClientUnattend. 3. Abra o snap-in Servios de Implantao do Windows do MMC, clique com o boto direito do mouse no servidor que contm a imagem do Windows Vista ou do Windows Server 2008 que voc deseja associar ao arquivo autnomo e clique em Propriedades. 4. Na guia Cliente, selecione Habilitar instalao autnoma, procure o arquivo autnomo apropriado e clique em Abrir. 5. Clique em OK para fechar a pgina Propriedades.

Para associar um arquivo autnomo de cliente usando uma linha de comando


1. Crie um arquivo Unattend.xml com as configuraes aplicveis ao cliente dos Servios de Implantao do Windows. Para obter exemplos, consulte o tpico Arquivos autnomos de exemplo. 2. Copie o arquivo autnomo de cliente para uma pasta na pasta RemoteInstall . Por exemplo: RemoteInstal\WDSClientUnattend. 3. Clique em Iniciar, clique com o boto direito do mouse em Prompt de Comando e clique em Executar como administrador. 4. Siga um destes procedimentos: Para associar o arquivo a uma arquitetura, digite o seguinte, onde <caminho_do_arquivo> o nome do caminho e o nome de arquivo do arquivo autnomo de cliente: WDSUTIL /Set-Server /WDSUnattend /Policy:enabled /File:<caminho_do_arquivo> /Architecture:[x86|x64] Para associar o arquivo a um computador, digite o seguinte, onde <caminho relativo> o caminho da pasta compartilhada C:\RemoteInstall at a pasta que contm o arquivo autnomo de cliente: WDSUTIL /Set-Device /Device:<nome_do_computador> /ID:<GUID ou endereo MAC> /WDSClientUnattend:<caminho relativo>

13 de 18

18/02/2013 18:27

Guia Passo a Passo para Servios de Implantao do Windows no Windows Server 2008

http://technet.microsoft.com/pt-BR/library/7d837d88-6d8e-420c-b68f-a5b4baeb5248.aspx

Configurando uma instalao autnoma para a instalao do Windows


Use os procedimentos a seguir para associar um arquivo autnomo de imagem a uma imagem.

Para associar um arquivo autnomo usando a interface do Windows


1. Crie um arquivo Unattend.xml (para Windows Vista) ou arquivo Sysprep.inf (para verses anteriores do Windows). Para obter exemplos, consulte o tpico Arquivos autnomos de exemplo. 2. As prximas etapas dependem do arquivo criado: Salve os arquivos Sysprep.inf. Salve esses arquivos na estrutura $OEM$ da imagem (por exemplo, D:\RemoteInstall\Images\Windows XP\winxpsp2\$OEM$\$1\sysprep\sysprep.inf). Agora quando implantar a imagem, a instalao automaticamente localizar e usar o arquivo Sysprep.inf. Arquivos Unattend.xml. Salve os arquivos Unattend.xml em qualquer local e associe o arquivo a uma imagem. Para isso, abra o snap-in MMC, clique com o boto direito do mouse na imagem que voc deseja associar ao arquivo autnomo e clique em Propriedades. Na guia Geral, clique em Permitir instalao de imagem em modo autnomo, clique em Selecionar Arquivo, navegue para selecionar o arquivo autnomo e clique em OK duas vezes.

Observao O arquivo Unattend.xml ser salvo no seguinte local: \RemoteInstall\Images\<nome_do_grupo_de_imagens>\<nome_da_imagem>\Unattend\ImageUnattend.xml.

Para adicionar um arquivo autnomo de imagem em um prompt de comando


1. Crie um arquivo Unattend.xml (para Windows Vista) ou arquivo Sysprep.inf (para verses anteriores do Windows). Para obter exemplos, consulte o tpico Arquivos autnomos de exemplo. 2. As prximas etapas dependem do arquivo criado: Arquivos Sysprep.inf. Salve esses arquivos na estrutura $OEM$ da imagem (por exemplo, D:\RemoteInstall\Images\Windows XP\winxpsp2\$OEM$\$1\sysprep\sysprep.inf). Agora quando implantar a imagem, a instalao automaticamente localizar e usar o arquivo Sysprep.inf. Arquivos Unattend.xml. Salve os arquivos Unattend.xml em qualquer local e associe o arquivo a uma imagem. Para isso, abra uma janela elevada do Prompt de Comando e digite o seguinte comando, onde <arquivo_autnomo> o caminho e o nome do arquivo autnomo que voc deseja associar imagem: WDSUTIL /Set-Image /Image:<nome_da_imagem> /ImageType:install /ImageGroup:<nome_do_grupo_de_imagens> /UnattendFile:<arquivo_autnomo>

Observao O arquivo Unattend.xml ser salvo no seguinte local: \RemoteInstall\Images\<nome_do_grupo_de_imagens>\<nome_da_imagem>\Unattend\ImageUnattend.xml.

Criando uma transmisso multicast


As transmisses multicast permitem implantar uma imagem em um grande nmero de computadores clientes sem sobrecarregar a rede. Quando voc cria uma transmisso multicast, a imagem enviada pela rede apenas uma vez, o que pode reduzir consideravelmente a largura de banda da rede que usada. Para obter informaes sobre como usar a funcionalidade multicast com o Servidor de Transporte, consulte o tpico Usando o servidor de transporte.

Pr-requisitos para criar uma transmisso multicast


Para implementar esse recurso em sua organizao, voc deve ter:

Roteadores com suporte a multicast. Especificamente, a infra-estrutura de rede deve oferecer suporte ao protocolo IGMP para encaminhar o trfego multicast de maneira apropriada. Sem o IGMP, os pacotes multicast so tratados como pacotes de difuso, o que pode causar a saturao da rede. Pelo menos uma imagem de instalao que voc deseja transmitir no servidor. O arquivo boot.wim fornecido na mdia do Windows Server 2008 (localizado na pasta \Sources).

14 de 18

18/02/2013 18:27

Guia Passo a Passo para Servios de Implantao do Windows no Windows Server 2008

http://technet.microsoft.com/pt-BR/library/7d837d88-6d8e-420c-b68f-a5b4baeb5248.aspx

O rastreamento do protocolo IGMP deve ser habilitado em todos os dispositivos. Isso far com que o hardware de rede encaminhe pacotes multicast somente para os dispositivos que solicitam dados. Se o rastreamento IGMP for desativado, os pacotes multicast sero tratados como pacotes de difuso e sero enviados para cada dispositivo na sub-rede.

Problemas conhecidos na criao de uma transmisso multicast


Podem ocorrer os seguintes problemas ao se implementar o multicast:

Se voc usar o Boot.wim do Windows Vista para transmisses multicast, poder criar a transmisso, mas quem fizer a inicializao nele no conseguir ingressar nela. Se vrios servidores usarem a funcionalidade de multicast em uma rede (Servidor de Transporte, Servidor de Implantao ou outra soluo), importante que cada servidor esteja configurado para que os endereos IP de multicast no entrem em conflito. Caso contrrio, poder haver trfego excessivo ao habilitar o multicasting. Observe que cada servidor dos Servios de Implantao do Windows ter o mesmo intervalo padro. Para contornar esse problema, especifique intervalos estticos que no se sobreponham para garantir que cada servidor use um endereo IP exclusivo ou o protocolo MADCAP. Para especificar essa opo, clique com o boto direito do mouse no servidor do snap-in MMC, clique em Propriedades e clique na guia Configuraes de Rede. Aps a configurao do servidor dos Servios de Implantao do Windows, se voc modificar o Endereo IP de Multicast, o Intervalo de Portas UDP ou o nmero da porta RPC (executando wdsutil /set-server /rpcport: <nmero_da_porta>), ser necessrio reiniciar o servio para que as alteraes entrem em vigor. Caso contrrio, o servidor usar os valores antigos e poder no responder a clientes. Para reiniciar o servio, siga um destes procedimentos: clique com o boto direito do mouse no snap-in MMC dos Servios de Implantao do Windows e clique em Reiniciar; ou execute wdsutil /stop-server e wdsutil /start-server em uma janela elevada do Prompt de Comando. Cada transmisso executada na mesma velocidade do cliente mais lento. Ou seja, a transmisso inteira ficar lenta se houver um cliente lento. Para resolver esse problema, primeiro identifique o cliente que est atrasando a transmisso (ele chamado de cliente principal). Para isso, exiba a sada do seguinte comando: WDSUTIL /Get-MulticastTransmission /Show-clients. Em seguida, desconecte o cliente principal. Isso forar o cliente principal a executar a transmisso usando o protocolo SMB, e o desempenho multicast dos outros clientes se acelerar. Se eles no acelerarem, o problema est no hardware do cliente (por exemplo, uma unidade de disco rgido lenta) ou na rede.

Etapas para criar uma transmisso multicast


possvel criar transmisses usando um dos seguintes mtodos:

Usando a interface do Windows Usando WDSUTIL

Usando a interface do Windows


Para habilitar o multicast para uma imagem, necessrio criar uma transmisso multicast para ela. No Windows, h duas opes para criar uma transmisso multicast:

Clique com o boto direito do mouse no n Transmisso Multicast e clique em Criar Transmisso Multicast. Clique com o boto direito do mouse em uma imagem e clique em Criar Transmisso Multicast.

Selecionando o tipo de multicast


Existem dois tipos de transmisso multicast:

Multicast automtico. Esta opo indica que, assim que um cliente aplicvel solicitar uma imagem de instalao, uma transmisso multicast da imagem selecionada ter incio. medida que outros clientes solicitam a mesma imagem, eles tambm ingressam na transmisso j iniciada. Multicast programado. Essa opo define os critrios para iniciar a transmisso, com base no nmero de clientes que estejam solicitando uma imagem e/ou um dia e hora especficos. Se voc no marcar nenhuma dessas caixas de seleo, a transmisso s acontecer se voc a iniciar manualmente. Observe que, alm desses critrios, voc pode iniciar uma transmisso manualmente a qualquer momento clicando com o boto direito do mouse na transmisso e clicando em Iniciar.

Observao O contedo ser transferido pela rede somente se os clientes solicitarem os dados. Se nenhum cliente estiver conectado (ou seja, a transmisso estiver ociosa), os dados no sero enviados pela rede.

15 de 18

18/02/2013 18:27

Guia Passo a Passo para Servios de Implantao do Windows no Windows Server 2008

http://technet.microsoft.com/pt-BR/library/7d837d88-6d8e-420c-b68f-a5b4baeb5248.aspx

Configurando transmisses
Depois que uma transmisso for criada, voc poder executar uma das seguintes aes:

Iniciar a transmisso. Se a transmisso for do tipo Multicast Programado, no tiver iniciado ainda e houver pelo menos um cliente, voc poder clicar com o boto direito do mouse na transmisso e clicar em Iniciar. Excluir a transmisso. Se voc clicar com o boto direito do mouse na transmisso e clicar em Excluir, a transmisso multicast ser interrompida e cada instalao de cliente voltar a usar a transmisso unicast. Ou seja, as instalaes de cliente no sero excludas nem interrompidas, mas no usaro a transmisso multicast para concluir a instalao. Desativar a transmisso. Se voc clicar com o boto direito do mouse e clicar em Desativar, cada cliente que est sendo instalado continuar, mas nenhum cliente novo ingressar na transmisso. Aps a concluso de todas as instalaes de cliente atuais, a transmisso excluda. Se no houver nenhum cliente quando voc clicar nesta opo, a transmisso ser excluda instantaneamente. Exibir as propriedades da transmisso. Para exibir as propriedades, clique com o boto direito do mouse na transmisso e clique em Propriedades. Observe que no possvel editar as propriedades de uma transmisso depois que ela criada. Para fazer uma alterao aps a criao de uma transmisso, necessrio exclu-la e cri-la novamente. Atualizar as transmisses e os dados. Para isso, clique com o boto direito do mouse na transmisso e clique em Atualizar. Tambm possvel atualizar os dados pressionando F5.

Configurando clientes em uma transmisso


Depois de criar a transmisso, os computadores clientes ingressam nela selecionando a imagem no cliente dos Servios de Implantao do Windows. Eles tambm podem fazer isso usando Wdsmcast.exe, uma ferramenta de linha de comando includa no Windows AIK. Quando h clientes em uma transmisso, possvel executar as seguintes aes:

Exibir clientes e ver o progresso. Para exibir os clientes conectados, expanda o n Transmisses Multicast e clique na imagem. Os clientes conectados (incluindo o tempo de instalao atual e a porcentagem concluda) aparecem no painel direito. Parar uma instalao de cliente . Para parar completamente a instalao, clique com o boto direito do mouse em um cliente e clique em Desconectar. Use esta opo com cautela porque a instalao falhar e o computador poder ficar inutilizvel. Desconectar um cliente de uma transmisso multicast. Para interromper a transmisso de determinado cliente, mas continuar a transferir a imagem por unicast, clique com o boto direito do mouse no cliente e clique em Ignorar multicast.

Usando WDSUTIL
Criando uma transmisso multicast para uma imagem de instalao
Voc tem duas opes para o tipo de transmisso: multicast automtico ou programado. Voc deve executar todos os comandos WDSUTIL em uma janela elevada do Prompt de Comando.

Para criar uma transmisso com multicast automtico Sintaxe: WDSUTIL /New-MulticastTransmission /Image:<nome da imagem> /FriendlyName:<nome amigvel> /ImageType:Install /ImageGroup:<nome do grupo de imagens> /TransmissionType:AutoCast Para criar uma transmisso com multicast programado Sintaxe: WDSUTIL /New-MulticastTransmission /Image:<nome da imagem> /FriendlyName:<nome amigvel> /ImageType:Install /ImageGroup:<nome do grupo de imagens> /TransmissionType:ScheduledCast [/Time: <dd/mm/aaaa:hh:mm>][/Clients:<n de clientes>]

Configurando transmisses
Depois de criada, a transmisso pode ser iniciada, excluda e desativada ou ter suas propriedades exibidas.

Para iniciar a transmisso Sintaxe: WDSUTIL /Start-MulticastTransmission /Image:<nome da imagem> /ImageType:Install /ImageGroup:<nome do grupo de imagens>

16 de 18

18/02/2013 18:27

Guia Passo a Passo para Servios de Implantao do Windows no Windows Server 2008

http://technet.microsoft.com/pt-BR/library/7d837d88-6d8e-420c-b68f-a5b4baeb5248.aspx

Observao S possvel iniciar a transmisso se ela for do tipo multicast programado, no tiver sido iniciada e houver pelo menos um cliente.

Para excluir a transmisso Sintaxe: WDSUTIL /Remove-MulticastTransmission /Image:<nome da imagem> /ImageType:Install /ImageGroup:<nome do grupo de imagens> /Force Para desativar a transmisso Sintaxe: WDSUTIL /Remove-MulticastTransmission /Image:<nome da imagem> /ImageType:Install /ImageGroup:<nome do grupo de imagens> Para exibir as propriedades da transmisso Sintaxe: WDSUTIL /Get-MulticastTransmission /Image:<nome da imagem> /ImageType:Install /ImageGroup:<nome do grupo de imagens>

Configurando clientes em uma transmisso


Depois de criar a transmisso, os computadores clientes ingressam nela selecionando a imagem no cliente dos Servios de Implantao do Windows. Isso tambm possvel por meio do Wdsmcast.exe, uma ferramenta de linha de comando includa no Windows AIK. Quando h clientes em uma transmisso, voc pode executar as seguintes aes:

Exibir clientes e ver o progresso Sintaxe: WDSUTIL /Get-MulticastTransmission /Image:<nome da imagem> /ImageType:Install /ImageGroup:<nome do grupo de imagens>/show:clients Parar completamente uma instalao de cliente Sintaxe: WDSUTIL /Disconnect-Client /ClientID:<ID> /Force.

Observao Use esta opo com cautela porque a instalao falhar e o computador poder ficar inutilizvel.

Desconectar um cliente de uma transmisso multicast mas continuar a transferir a imagem usando unicast Sintaxe: WDSUTIL /Disconnect-Client /ClientID:<ID> Exibir o <ID> do cliente para cada transmisso Sintaxe: WDSUTIL /Get-MulticastTransmission /Image:<nome da imagem> /ImageType:Install /ImageGroup:<nome do grupo de imagens>/show:clients

Usando o servio de funo Servidor de Transporte


Durante a instalao, voc pode optar por instalar apenas o Servidor de Transporte. Esta opo fornece um subconjunto da funcionalidade dos Servios de Implantao do Windows; ela contm apenas as partes principais do sistema de rede. Voc pode usar o Servidor de Transporte para criar namespaces multicast que transmitem dados (inclusive imagens do sistema operacional) a partir de um servidor autnomo. O servidor autnomo no precisa de AD DS, DHCP ou DNS. Voc pode escolher o Servidor de Transporte em cenrios avanados como parte de uma soluo de implantao personalizada. Para obter mais informaes, consulte o tpico Usando o servidor de transporte.

Desinstalando ou cancelando a inicializao dos Servios de Implantao do Windows


Para desinstalar o componente Servios de Implantao do Windows, siga um destes procedimentos:

Clique em Remover Funes no Gerenciador de Servidores. Execute o seguinte comando em um prompt de comando: ServerManagerCmd -remove WDS

17 de 18

18/02/2013 18:27

Guia Passo a Passo para Servios de Implantao do Windows no Windows Server 2008

http://technet.microsoft.com/pt-BR/library/7d837d88-6d8e-420c-b68f-a5b4baeb5248.aspx

Observao Os arquivos de log de depurao criados pelo servidor permanecero depois da desinstalao do componente.

possvel cancelar a inicializao do servidor se voc quiser reinici-lo em um estado no configurado, mas no deseja desinstalar os Servios de Implantao do Windows. Isso til quando voc deseja reiniciar mas quer manter as configuraes existentes. Por exemplo, se voc deseja mover a pasta RemoteInstall (caso tenha um novo disco rgido para o servidor e deseje mover essa pasta para ele), deve cancelar a inicializao do servidor, copiar a pasta para o novo local e depois reinicializ-lo usando o novo caminho. Para cancelar a inicializao do servidor, execute o comando WDSUTIL /uninitialize-server em uma janela elevada do Prompt de Comando.

Referncias adicionais
Para obter uma documentao detalhada sobre os Servios de Implantao do Windows, consulte http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=88439 (essa pgina pode estar em ingls). Para obter um grupo de notcias sobre os Servios de Implantao do Windows, consulte o tpico sobre configurao e implantao (http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=87628) (essa pgina pode estar em ingls). Consulte o Windows AIK (http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkID=54863) (essa pgina pode estar em ingls). Consulte a documentao do Windows AIK (http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=96016) (essa pgina pode estar em ingls). Consulte a Referncia tcnica do Sysprep (http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=87732) (essa pgina pode estar em ingls). Para obter mais informaes sobre a Atualizao dos Servios de Implantao do Windows para o Windows Server 2003, consulte os seguintes recursos: Guia Passo a Passo da Atualizao dos Servios de Implantao do Windows para o Windows Server 2003 (http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=66145) (essa pgina pode estar em ingls) Implantando e Gerenciando a Atualizao dos Servios de Implantao do Windows no Windows Server 2003 (http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=81031) (essa pgina pode estar em ingls).

Contribuies da comunidade
2013 Microsoft. Todos os direitos reservados.

18 de 18

18/02/2013 18:27

Anda mungkin juga menyukai