Anda di halaman 1dari 33

ROSA LUXEMBURGO COMO MARXISTA

Os economistas nos explicam como se produz nas relaes mencionadas anteriormente, mas o que eles no nos explicam como essas relaes se produzem, isto , o movimento histrico que as faz nascer.
MARX, Elend

der Philosophie [Misria da filosofia]

1.

No o predomnio de motivos econmicos na explicao da histria que distingue de maneira decisiva o marxismo da cincia burguesa, mas o ponto de vista da totalidade. A categoria da totalidade, o domnio universal e determinante do todo sobre as partes constituem a essncia do mtodo que Marx recebeu de Hegel e transformou de maneira original no fundamento de uma cincia inteiramente nova. A separao capitalista entre o produtor e o processo global da produo, a fragmentao do processo de trabalho em partes que deixam de lado o carter humano do trabalhador, a atomizao da sociedade em indivduos que produzem irrefletidamente, sem planejamento nem coerncia, tudo isso devia ter tambm uma influncia profunda sobre o pensamento, a cincia e a filosofia do capitalismo. A cincia proletria revolucionria no somente pelo fato de contrapor sociedade burguesa contedos revolucionrios, mas, em primeiro lugar, devido

106

GEORG LUKCS

HISTRIA E CONSCINCIA DE CLASSE

107

essncia revolucionria do seu mtodo. O domnio da categoria da totalidade o portador do princpio revolucionrio na cincia. Esse princpio revolucionrio da dialtica hegeliana - no obstante todos os contedos conservadores de Hegel - havia sido freqentemente reconhecido antes de Marx, sem que se tenha podido desenvolver, a partir desse conhecimento, uma cincia revolucionria. Somente com Marx a dialtica hegeliana tornou-se, segundo a expresso de Herzen, uma "lgebra da revoluo". Mas ela no se tornou isso simplesmente por uma inverso materialista. Pelo contrrio, o princpio revolucionrio da dialtica hegeliana s pde se manifestar nessa inverso e por meio dela porque a essncia do mtodo, isto , o ponto de vista da totalidade, a considerao de todos os fenmenos parciais como elementos do todo, do processo dialtico, que apreendido como unidade do pensamento e da histria, foi salvaguardado. O mtodo dialtico em Marx visa ao conhecimento da sociedade como totalidade. Enquanto a cincia burguesa confere uma "realidade" com realismo ingnuo, ou certa autonomia com esprito "crtico", quelas abstraes que, para uma cincia no pertence ao mbito da filosofia, so necessrias e teis do ponto de vista metodolgico e resultam, de um lado, da separao prtica dos objetos da investigao e, de outro, da diviso do trabalho e da especializao cientficas, o marxismo supera essas separaes elevando-as e rebaixando-as categoria de aspectos dialticos. O isolamento - por abstrao - dos elementos, tanto de um domnio de investigao quanto de conjuntos especficos de problemas ou de conceitos no interior de uma rea de pesqui-

sa, certamente inevitvel. O que permanece decisivo, no entanto, saber se esse isolamento somente um meio para o conhecimento do todo, isto , se ele se integra sempre no contexto correto de conjunto que ele pressupe e ao qual apela, ou ainda se o conhecimento abstrato do domnio parcial isolado conserva sua "autonomia", e permanece um fim "em si". Para o marxismo, em ltima anlise, no h, portanto, uma cincia jurdica, uma economia poltica e uma histria etc. autnomas, mas somente uma cincia histrico-dialtica, nica e unitria, do desenvolvimento da sociedade como totalidade. O ponto de vista da totalidade no determina, todavia, somente o objeto, determina tambm o sujeito do conhecimento. A cincia burguesa - de maneira consciente ou inconsciente, ingnua ou sublimada - considera os fenmenos sociais sempre do ponto de vista do indivduo1. E o ponto de vista do indivduo no pode levar a nenhuma totalidade, quando muito pode levar a aspectos de um domnio parcial, mas na maioria das vezes somente a algo fragmentrio: a "fatos" desconexos ou a leis parciais abstratas. A totalidade s pode ser determinada se o sujeito que a determina ele mesmo uma totalidade; e se o sujeito deseja compreender a si mesmo, ele tem de pensar o objeto como totalidade. Somente as classes representam esse ponto de vista da totalidade como sujeito na sociedade moderna. Ao con-

1. Isso no casual, mas resulta da essncia da sociedade burguesa, conforme Marx comprovou de maneira convincente no que concerne s "robinsonadas" econmicas. Zur Kritik der politischen konomie, Introduo, MEW 13, pp. 615 ss.

108

GEORG LUKCS

HISTRIA E CONSCINCIA DE CLASSE

109

siderar todo problema por essa tica, particularmente em O capital, Marx corrigiu Hegel, que ainda hesitava entre o ponto de vista do "grande homem" e o do esprito abstrato do povo. Ainda que seus sucessores o compreendessem menos nessa questo do que naquela referente ao "idealismo" ou ao "materialismo", essa correo se mostrou mais decisiva e fecunda. A economia clssica e sobretudo seus vulgarizadores sempre consideraram a evoluo capitalista do ponto de vista do capitalista individual e se envolveram, por conseguinte, numa srie de contradies insolveis e de falsos problemas. Em O capital, Marx rompe radicalmente com esse mtodo. No que ele considere - como um agitador - cada momento direta e exclusivamente do ponto de vista do proletariado. Uma atitude to unilateral poderia dar origem apenas a uma nova economia vulgar com um sinal de mais e menos invertido. Antes, considera os problemas de toda a sociedade capitalista como problemas das classes que a constituem, sendo a dos capitalistas e a dos proletrios apreendidas como conjuntos. Meu objetivo neste estudo simplesmente demonstrar o problema relativo ao mtodo, e no investigar o modo como toda uma srie de questes acaba sendo considerada de um ponto de vista totalmente novo. Tambm no minha inteno descobrir como surgem novos problemas que a economia clssica no foi capaz de perceber e menos ainda de resolver, nem como muitos desses falsos problemas so eliminados. Trata-se aqui somente de chamar a ateno para duas premissas de uma aplicao verdadeira - e no ldica, como nos epgonos de Hegel - do mtodo dialtico sobre a exigncia da totalidade tanto como objeto determinado quanto como sujeito que determina.

2.

Aps dcadas de vulgarizao do marxismo, a obra principal de Rosa Luxemburgo, A acumulao do capital, retoma o problema a partir desse ponto. Essa banalizao do marxismo, sua inflexo num sentido "cientfico" burgus encontraram sua primeira expresso clara e aberta nos Pressupostos do socialismo, de Bernstein. No absolutamente um acaso se o mesmo captulo desse livro, que comea com um ataque ao mtodo dialtico em nome da "cincia" exata, termina com uma acusao de blanquismo lanada contra Marx. No um acaso, pois to logo se abandonam o ponto de vista da totalidade, o ponto de partida e o termo, a condio e a exigncia do mtodo dialtico, to logo a revoluo deixa de ser compreendida como um momento do processo para ser vista como ato isolado, separado da evoluo global, o aspecto revolucionrio de Marx deve necessariamente aparecer como uma recada no perodo primitivo do movimento operrio, no blanquismo. E todo o sistema do marxismo se desfaz com o princpio de que a revoluo o resultado de um ponto de vista em que a categoria da totalidade dominante. Mesmo em seu oportunismo, a crtica de Bernstein oportunista demais para que todas as reivindicaes dessa posio possam se manifestar2. No entanto, o curso dialtico da histria, que os oportunistas buscavam antes tudo expurgar do mar2. Alis, o prprio Bernstein admite isso. "De fato", diz ele, "devido s exigncias de propaganda do partido, nem sempre tirei concluses dos meus princpios crticos." Voraussetzungen ds Sozialismus, 9- ed., p. 260.

110

GEORG LUKCS

HISTRIA E CONSCINCIA DE CLASSE

111

xismo, imps-lhes mesmo assim outras conseqncias inevitveis. O desenvolvimento econmico da poca imperialista tornou cada vez mais difcil acreditar nos simulacros de ataque contra o sistema capitalista e a anlise "cientfica" dos seus fenmenos considerados isoladamente, no interesse da "cincia exata e objetiva". Seria preciso tomar partido, no apenas politicamente, a favor ou contra o capitalismo. Quanto teoria, tambm seria preciso fazer uma escolha: ou considerar toda a evoluo da sociedade de um ponto de vista marxista e ento dominar b fenmeno do imperialismo de modo terico e prtico, ou furtar-se a esse encontro, limitandose ao estudo de aspectos isolados de alguma cincia especfica. O ponto de vista monogrfico o que limita, de uma maneira mais segura, o horizonte do problema que toda a socialdemocracia tornada oportunista teme enfrentar. Encontrando nos domnios particulares descries "exatas", "leis vlidas intemporalmente" para casos especficos, ela apagou a separao entre o imperialismo e o perodo anterior. Estvamos no capitalismo "em geral" - cuja persistncia lhes parecia to conforme razo humana, "s leis da natureza", como a Ricardo e a seus sucessores, economistas vulgares burgueses. Seria contra o marxismo e a dialtica querer saber se essa recada terica na metodologia dos economistas vulgares foi a causa ou o efeito do oportunismo pragmtico. Pela maneira como o materialismo histrico considera as coisas, ambas as tendncias esto relacionadas: formam o meio social da socialdemocracia antes da guerra. Os conflitos tericos em torno da Acumulao do capital, de Rosa Luxemburgo, s podem ser compreendidos a partir desse meio.

Pois o debate conduzido por Bauer, Eckstein, entre outros, no girava em torno da questo de saber se a soluo do problema da acumulao do capital, proposta por Rosa Luxemburgo, era objetivamente correta ou incorreta. Discutia-se, ao contrrio, se existia realmente um problema e contestava-se com extrema energia a existncia de um problema efetivo. No que se refere ao mtodo da economia vulgar, isso perfeitamente compreensvel e at necessrio. Pois, se a questo da acumulao, por um lado, tratada como um problema particular da economia poltica, por outro, do ponto de vista do capitalista individual, percebe-se que no existe um verdadeiro problema3. Essa recusa de todo o problema est estreitamente ligada ao fato de que os crticos de Rosa Luxemburgo ignoraram a parte decisiva do livro ("As condies histricas da acumulao") e, por conseguinte, formularam a questo da seguinte forma: so corretas as frmulas de Marx, que se baseiam no fundamento de uma hiptese metodologicamente isolante de uma sociedade composta apenas de capitalistas e proletrios? Qual a melhor maneira de interpret-las? Os crticos ignoravam por completo o fato de que essa hiptese, em Marx, era apenas uma hiptese metodolgica para compreender o problema de maneira mais clara, antes de avanar para a questo mais abrangente, que situava o problema em relao totalidade da sociedade. Ignoraram o fato de que o prprio Marx deu esse passo no primeiro volume de O capital, a propsito do que se chama a
3. Em sua anticrtica, Rosa Luxemburgo demonstra isso de maneira irrefutvel, especialmente em relao ao seu crtico mais srio, Otto Bauer, pp. 66 ss.

112

GEORG LUKCS

HISTRIA E CONSCINCIA DE CLASSE

113

acumulao primitiva. Ocultaram - consciente ou inconscientemente - o fato de que, justamente em relao a essa questo, todo O capital apenas um fragmento incompleto, que se interrompe no momento em que esse problema deveria ser solucionado. Nesse sentido, o que Rosa Luxemburgo fez foi retomar o fragmento de Marx e complet-lo conforme seu esprito. No entanto, ao ignorarem esses fatores, os oportunistas agiram de maneira totalmente coerente. Pois, do ponto de vista do capitalista individual, do ponto de vista da economia vulgar, esse problema, com efeito, no deve ser colocado. Do ponto de vista do capitalista individual, a realidade econmica aparece como governada por leis eternas da natureza, s quais ele deve adaptar sua atividade. A realizao da mais-valia e a acumulao se realizam para ele sob a forma de uma troca com outros capitalistas individuais (na verdade, no o que sempre ocorre; trata-se apenas do caso mais freqente). E todo o problema da acumulao refere-se apenas a uma das formas das mltiplas transformaes que sofrem as frmulas D-M-D (dinheiro-mercadoria-dinheiro) e M-D-M (mercadoria-dinheiro-mercadoria) no curso da produo, da circulao etc. Assim, para a economia vulgar, a questo da acumulao torna-se um detalhe isolado, no relacionado ao destino do capitalismo em seu conjunto; sua soluo garante suficientemente a exatido das "frmulas" marxistas, que precisam apenas ser atualizadas, como realizado por tto Bauer. Tal como, em sua poca, os alunos de Ricardo no haviam compreendido a problemtica marxista, Otto Bauer e seus colegas no compreenderam que com essas frmulas a realidade econmica, por princpio, nunca pode ser abarcada, visto que essas fr-

mulas pressupem uma abstrao (a sociedade considerada como composta unicamente de capitalistas e proletrios) da realidade em seu todo, portanto, essas frmulas podem servir apenas ao esclarecimento do problema, como um trampolim para colocar o problema verdadeiro. A acumulao do capital retoma o mtodo e a problemtica do jovem Marx, da Misria da filosofia. Do mesmo modo como na primeira obra so analisadas as condies histricas que tornaram possvel e vlida a economia poltica de Ricardo, nesta ltima o mesmo mtodo aplicado a pesquisas fragmentrias do segundo e terceiro volumes de O capital. Os economistas burgueses, enquanto representantes ideolgicos do capitalismo ascendente, identificavam as "leis naturais" descobertas por Smith e Ricardo com a realidade social, para encontrar na sociedade capitalista a nica sociedade possvel conforme a "natureza" do homem e a razo. Do mesmo modo, a socialdemocracia - expresso ideolgica dessa aristocracia operria tornada pequeno-burguesa, que tem sua parte de interesse na explorao imperialista do mundo inteiro durante a ltima fase do capitalismo, mas tenta escapar do seu destino necessrio, a guerra mundial - devia obrigatoriamente conceber a evoluo como se a acumulao capitalista estivesse a ponto de ser realizada nesse espao vazio das frmulas matemticas (isto , sem problema e, portanto, sem guerra mundial). Assim, em relao compreenso e capacidade de previso polticas, eles ficaram muito aqum das camadas capitalistas da grande burguesia, que estavam interessadas na explorao imperialista e nas suas conseqncias militares. No entanto, j nessa poca puderam assumir no plano teri-

114

GEORG LUKCS

HISTRIA E CONSCINCIA DE CLASSE

115

co seu papel atual: o de guardies da eterna ordem econmica capitalista, guardies contra as conseqncias catastrficas e fatais a que os verdadeiros representantes do capitalismo imperialista levavam com olhos videntes e cegos ao mesmo tempo. Do mesmo modo como a identificao das "leis naturais" de Ricardo com a realidade social era um meio de autodefesa ideolgica para o capitalismo ascendente, a interpretao de Marx pela escola austraca, a identificao das abstraes de Marx com a totalidade da sociedade, tambm constituem um meio de autodefesa para a "racionalidade" do capitalismo decadente. E do mesmo modo como a concepo da totalidade pelo jovem Marx havia iluminado nitidamente os sintomas patolgicos do capitalismo ainda florescente, o ltimo brilho do capitalismo adquire na perspectiva de Rosa Luxemburgo, pela integrao do seu problema fundamental na totalidade do processo histrico, o carter de uma dana macabra, de uma marcha de dipo para seu inelutvel destino.

3.

Rosa Luxemburgo dedicou refutao da economia vulgar "marxista" uma brochura especial, publicada aps a sua morte. No entanto, essa refutao teria seu lugar mais adequado, do ponto de vista da exposio e do mtodo, no fim da segunda parte de A acumulao do capital, como quarta investida no estudo da questo crucial da evoluo capitalista. Pois a originalidade desse livro decorre do fato de ele ser consagrado principalmente a um estudo histrico dos problemas. Isso no significa somente que a anlise, feita por Marx,

da reproduo simples e da ampliada forma com isso o ponto de partida da investigao e o preldio ao estudo efetivo e definitivo do problema. O ncleo do livro constitudo por uma anlise histrico-literria das grandes discusses sobre o problema da acumulao: a discusso de Sismondi com Ricardo e sua escola, a de Rodbertus com Kirchmann, e a de Narodniki com os marxistas russos. Mesmo nesse mtodo de exposio, Rosa Luxemburgo no abandona a tradio de Marx. Seu modo de composio significa, antes, um retorno ao marxismo original e autntico: ao procedimento de exposio do prprio Marx. Pois sua primeira obra, acabada, completa e madura, Misria da filosofia, refuta Proudhon remontando s fontes verdadeiras de suas concepes: a Ricardo, de um lado, a Hegel, de outro. A anlise de onde, como e sobretudo por que Proudhon tinha de compreender mal Ricardo e Hegel a fonte de luz que no apenas expe sem piedade as contradies internas de Proudhon, como tambm penetra nas razes obscuras, desconhecidas do prprio Proudhon, que alimentam esses erros: as relaes de classe, das quais suas concepes so a expresso terica. Ora, "as categorias econmicas so apenas as expresses tericas, as abstraes das relaes sociais de produo", diz Marx4. E se sua principal obra terica adotou apenas parcialmente esse mtodo de exposio histrica dos problemas devido s suas dimenses e abundncia dos problemas particulares que so tratados nessa exposio, isso no deve mascarar a similitude real na maneira de tratar
4. Elend der Philosophie, MEW 4, p. 130.

116

GEORG LUKCS

HISTRIA E CONSCINCIA DE CLASSE

117

problemas. O capital e as Teorias sobre a mais-valia so, pela essncia do seu objeto, obras cuja estrutura interna significa, no fundo, uma soluo do problema que a Misria da filosofia colocava e esboava brilhantemente e de modo abrangente. Essa forma interna da estruturao do problema remete ao problema central do mtodo dialtico, compreenso exata da posio dominante que ocupa a categoria da totalidade e, assim, filosofia hegeliana. O mtodo filosfico de Hegel, que sempre foi - de maneira mais convincente na Fenomenologia do esprito histria da filosofia e filosofia da histria ao mesmo tempo, jamais foi abandonado por Marx em relao a esse ponto essencial. Pois a unificao hegeliana - dialtica - do pensamento e do ser, a concepo de sua unidade como unidade e totalidade de um processo, formam tambm a essncia da filosofia da histria do materialismo histrico. Mesmo a polmica materialista contra a concepo "ideolgica" da histria dirigida bem mais contra os epgonos de Hegel do que contra o prprio mestre que, a esse respeito, estava muito mais prximo de Marx do que este pde imaginar em sua luta contra a esclerose "idealista" do mtodo dialtico. O idealismo "absoluto" dos epgonos de Hegel chega, com efeito, a dissolver a totalidade primitiva do sistema5, a separar a dialtica da histria viva e, por
5. Sobre a relao de Hegel com seus discpulos, cf. o excelente trabalho do hegeliano Lassale, "Die Hegelsche und die Rosenkranzsche Logik", Werke. Cassirer, vol. VI. Para saber at que ponto Hegel faz um mau uso do seu prprio sistema, cf. o ensaio "O que marxismo ortodoxo?". Marx o corrige em vrios aspectos e d continuidade ao seu trabalho d maneira decisiva.

fim, a suprimir a unidade dialtica do pensamento e do ser. Contudo, o materialismo dogmtico dos epgonos de Marx repete a mesma dissoluo da totalidade concreta da realidade histrica. Se o mtodo dos epgonos de Marx no degenera como o dos epgonos de Hegel num esquematismo intelectual vazio, ele se esclerosa, numa cincia especfica e mecanicista, em economia vulgar. Se os primeiros acabaram perdendo a capacidade de combinar os acontecimentos histricos com suas construes puramente ideolgicas, os segundos se mostram igualmente incapazes de compreender tanto o elo das formas ditas "ideolgicas" da sociedade com seu fundamento econmico, como a prpria economia como totalidade, como realidade social. Seja qual for o tema em discusso, o mtodo dialtico trata sempre do mesmo problema: o conhecimento da totalidade do processo histrico. Sendo assim, os problemas "ideolgicos" e "econmicos" perdem para ele sua estranheza mtua e inflexvel e se confundem um com o outro. A histria de um determinado problema torna-se efetivamente uma histria dos problemas. A expresso literria ou cientfica de um problema aparece como expresso de uma totalidade social, como expresso de suas possibilidades, de seus limites e de seus problemas. O estudo histrico-literrio do problema acaba sendo o mais apto a exprimir a problemtica do processo histrico. A histria da filosofia torna-se filosofia da histria. Por isso, no simplesmente um acaso que as duas obras fundamentais com as quais comea o renascimento terico do marxismo, A acumulao do capital, de Rosa Luxemburgo, e O Estado e a revoluo, de Lnin, recorram tambm ao modo de abordagem adotado pelo jo-

118

GEORG LUKCS

HISTRIA E CONSCINCIA DE CLASSE

119

vem Marx. Para fazer com que o problema real de suas obras surja dialeticamente diante dos nossos olhos, oferecem uma exposio de certo modo histrico-literria da sua gnese. Ao analisarem a mudana e a reverso das concepes que precederam sua maneira de colocar o problema, ao considerarem cada uma dessas etapas do esclarecimento ou da confuso intelectuais no conjunto histrico de suas condies e de suas conseqncias, fazem surgir o prprio processo histrico cujo resultado constitui sua abordagem e sua soluo, com uma intensidade que no pode ser atingida de outro modo. No h maior contraste do que o existente entre esse mtodo e aquele que consiste em "tomar em considerao os predecessores" na cincia burguesa ( qual tambm pertencem os tericos da socialdemocracia). Pois, ao distinguir metodicamente teoria e histria, ao separar os problemas particulares uns dos outros por princpio e por mtodo, ao eliminar, portanto, o problema da totalidade por razes de exatido cientfica, a cincia burguesa faz da histria do problema um peso morto na exposio e no estudo do prprio problema, algo que s pode ter interesse para os especialistas, cujo carter indefinidamente extensvel abafa cada vez mais o sentido verdadeiro dos problemas reais, favorecendo o desenvolvimento de uma especializao insensata. Devido a essa relao com as tradies de mtodo e de exposio referentes a Marx e a Hegel, Lnin fez da histria do problema uma histria interna das revolues europias do sculo XIX; a abordagem histricoliterria dos textos por Rosa Luxemburgo se desenvolve numa histria das lutas em torno da possibilidade e da expanso do sistema capitalista. Os primeiros grandes abalos sofridos pelo capitalismo ascendente e ainda no

desenvolvido e as grandes crises de 1815 e de 1818-19 introduzem o debate com os Nouveaux principes dconomie- politique, de Sismondi. Trata-se do primeiro conhecimento - reacionrio sem dvida - da problemtica do capitalismo. A forma no desenvolvida do capitalismo se exprime ideologicamente nos pontos de vista igualmente unilaterais e falsos dos adversrios. Enquanto o ceticismo reacionrio de Sismondi v nas crises um sinal da impossibilidade da acumulao, o otimismo ainda intacto dos porta-vozes da nova ordem de produo nega que as crises so inevitveis e a existncia de uma problemtica. Ao fim da srie, a repartio social daqueles que se interrogam e a significao social de sua resposta j esto completamente invertidas; o tema da discusso, ainda que sem a devida conscincia, j o destino da revoluo, o declnio do capitalismo. fato de a anlise de Marx ter desempenhado no plano terico um papel decisivo nessa transformao de sentido serve para indicar que mesmo a liderana ideolgica da sociedade comea a escapar cada vez mais burguesia. Mas enquanto a essncia pequeno-burguesa e reacionria de Narodniki se manifesta abertamente em sua tomada de posio terica, interessante observar como os "marxistas" russos se transformam cada vez mais claramente em campees da evoluo capitalista. Tornam-se, quanto s possibilidades de evoluo do capitalismo, os herdeiros ideolgicos do otimismo social de Say, de MacCulloch etc. "Os marxistas russos 'legalistas'", diz Rosa Luxemburgo6, "triunfaram, sem dvida nenhuma, sobre seus contraditores 'populistas',
6. Akkumulation des Kapitals, p. 296.1a ed.

120

GEORG LUKCS

HISTRIA E CONSCINCIA DE CLASSE

121

mas triunfaram demais [...] Tratava-se de saber se o capitalismo em geral, e na Rssia em particular, seria capaz de evoluir, e os ditos marxistas deram uma demonstrao to completa dessa atitude que chegaram at mesmo a provar teoricamente a possibilidade de o capitalismo durar eternamente. claro que quando se admite a acumulao ilimitada do capital, demostra-se tambm sua viabilidade ilimitada [...] Se o modo de produo capitalista est em condio de assegurar sem limites o crescimento das foras de produo, o progresso econmico, ento ele invencvel." Aqui se coloca a quarta e ltima investida contra o problema da acumulao, a investida de Otto Bauer contra Rosa Luxemburgo. A questo do otimismo social sofreu uma nova mudana de funo. Em Rosa Luxemburgo, a dvida quanto possibilidade da acumulao se livra da sua forma absolutista. Ela se transforma na questo histrica das condies da acumulao e, assim, na certeza de que uma acumulao ilimitada impossvel. Pelo fato de ser tratada em seu meio social corno um todo, a acumulao torna-se dialtica. Ela se desenvolve em dialtica de todo o sistema capitalista. "No momento em que o esquema de Marx sobre a reproduo ampliada corresponde realidade", diz Rosa Luxemburgo7, "ele indica o fim, o limite histrico do movimento de acumulao, portanto, o fim da produo capitalista. A impossibilidade da acumulao significa, no plano capitalista, a impossibilidade do desenvolvimento ulterior das foras produtivas e, com isso, a necessidade histrica objetiva do declnio do capitalismo . Dis7. Ibid., p. 393.

so resulta o movimento pleno de contradies da ltima fase, aquela imperialista, enquanto perodo conclusivo na carreira histrica do capital." Ao se transformar em certeza dialtica, a dvida deixa para trs e sem vestgios todo o carter pequeno-burgus e reacionrio do seu passado: torna-se otimismo, certeza terica da revoluo social vindoura. A mesma mudana de funo imprime tomada de posio oposta, afirmao da acumulao sem limites, um carter pequeno-burgus oscilante, hesitante, ctico. A afirmao de Otto Bauer no tem o otimismo radiante de um Say ou de um Tugan-Baranovski. Ainda que usando de uma terminologia marxista, Bauer e aqueles que partilham de suas opinies so proudhonianos quanto essncia de sua teoria. Suas tentativas para resolver o problema da acumulao, ou antes, para no ver nela um problema, levam, no fim das contas, aos esforos de Proudhon para conservar o "lado bom" da evoluo capitalista, desviando de seu "lado ruim"8. Reconhecer a questo da acumulao significa reconhecer que esse "lado ruim" est inseparavelmente ligado essncia mais ntima do capitalismo. Significa, por conseguinte, que o imperialismo, a guerra e a revoluo mundiais devem ser entendidas como necessidades da evoluo. Contudo, como se sublinhou, isso contradiz o interesse imediato daquelas camadas que tiveram nos marxistas do centro seus porta-vozes ideolgicos, camadas que desejam um capitalismo altamente desenvolvido, sem "excrescncias" imperialistas, uma produo "bem regrada", sem as "perturbaes" da
8. Elend der Philosophie, MEW 4, pp. 131-3.

122

GEORG LUKCS

HISTRIA E CONSCINCIA DE CLASSE

123

guerra etc. "Essa concepo", diz Rosa Luxemburgo9, "visa a persuadir a burguesia de que o imperialismo e o militarismo seriam prejudiciais do ponto de vista dos seus prprios interesses capitalistas. Espera-se, com isso, poder isolar o punhado de aproveitadores, por assim dizer, desse imperialismo e formar um bloco com o proletariado e as largas camadas da burguesia para 'atenuar' o imperialismo, [...] para 'retirar dele o seu espinho'. Do mesmo modo como, na poca de sua decadncia, o liberalismo transferiu seu apelo da monarquia mal-informada quela que precisava de mais informao, o 'centro marxista' transfere seu apelo da burguesia mal-aconselhada burguesia que precisa ser instruda." Bauer e seus camaradas capitularam diante do capitalismo, tanto econmica como ideologicamente. Essa capitulao se exprime teoricamente em seu fatalismo econmico, em sua crena no capitalismo que teria a durao eterna das "leis da natureza". No entanto - enquanto autnticos pequeno-burgueses -, como so apenas apndices ideolgicos e econmicos do capitalismo, como seus desejos se dirigem a um capitalismo sem o "lado ruim", sem "excrescncias", encontramse numa "oposio" - tambm autenticamente pequeno-burguesa - ao capitalismo: numa oposio tica.

4.

Fatalismo econmico e nova fundamentao tica do socialismo esto estreitamente ligados. No por
9. Antikritik, p. 118.

acaso que os reencontramos da mesma maneira em Bernstein, Tugan-Baranovski e Otto Bauer. E no somente pela necessidade de encontrar um sucedneo subjetivo via objetiva para a revoluo, via obstruda por eles mesmos. tambm uma conseqncia metdica do seu ponto de vista econmico-vulgar, uma conseqncia do seu individualismo metodolgico. A nova fundamentao "tica" do socialismo o aspecto subjetivo da ausncia da categoria da totalidade, a nica capaz de sntese. Para o indivduo - seja ele capitalista ou proletrio -, o mundo ao seu redor, o meio social (e a natureza, enquanto seu reflexo e projeo terica) devem aparecer como submetidos a um destino brutal e absurdo, como sendo para ele eternamente estranhos. Esse mundo s pode ser compreendido por ele se assumir, na teoria, a forma de "leis eternas da natureza", isto , se adquirir uma racionalidade estranha ao homem, incapaz de ser influenciada ou penetrada pelas possibilidades da ao do indivduo; se o homem adotar a seu respeito uma atitude puramente contemplativa e fatalista. Num mundo como esse, a possibilidade de ao oferece apenas dois caminhos, que, no entanto, so dois modos aparentes de mudar o mundo. Em primeiro lugar, a utilizao para fins humanos determinados (a tcnica, por exemplo) das "leis" imutveis, aceitas com fatalismo e conhecidas segundo o modo j indicado. Em segundo, a ao dirigida apenas para o interior, a tentativa de realizar a transformao do mundo no nico ponto do mundo que permaneceu livre, o homem (tica). Mas como a mecanizao do mundo mecaniza necessariamente tambm seu sujeito (o homem), essa tica permanece igualmente abstrata, ape-

124

GEORG LUKCS

HISTRIA E CONSCINCIA DE CLASSE

125

nas normativa, e no realmente ativa e criadora de objetos, mesmo em relao totalidade do homem isolado do mundo. Ela simplesmente permanece prescritiva, com um carter imperativo. O elo metdico entre a Crtica da razo pura e a Crtica da razo prtica, de Kant, obrigatrio e inelutvel. E todo "marxista" que abandonou a considerao da totalidade do processo histrico, o mtodo de Hegel e Marx, no estudo da realidade econmica e social, para se reaproximar de algum modo da considerao "crtica" do mtodo no-histrico de uma cincia especfica que busca "leis", deve necessariamente - desde que se ataque o problema da ao - retornar tica imperativa abstrata da escola kantiana. Afinal, o rompimento com a considerao da totalidade rompe tambm a unidade da teoria e prtica. A ao, a prxis - nas quais Marx faz culminar suas Teses sobre Feuerbach - implicam, por essncia, uma penetrao, uma transformao da realidade. Mas a realidade s pode ser compreendida e penetrada como totalidade, e somente um sujeito que ele mesmo uma totalidade capaz dessa penetrao. No a toa que o jovem Hegel10 pe como primeira exigncia de sua filosofia o princpio segundo o qual "o verdadeiro deve ser compreendido e exprimido no somente como substncia, mas igualmente como sujeito". Ele desmascarou, assim, a falha mais grave, o limite ltimo da filosofia clssica alem, ainda que o cumprimento real dessa exigncia tenha sido recusado sua prpria filosofia; esta permaneceu, sob vrios aspectos, prisioneira dos mesmos limites que a dos seus predecessores. Somente a
10. Phnomenologie des Geistes. Prefcio.

Marx estava reservado descobrir concretamente essa "verdade enquanto sujeito" e estabelecer, assim, a unidade da teoria e da prxis, ao centrar na realidade do processo histrico e limitar a ela a realizao da totalidade reconhecida e ao determinar, portanto, a totalidade cognoscvel e aquela a ser conhecida. A superioridade metdica e cientfica do ponto de vista da classe (em oposio ao do indivduo) j foi esclarecida no que precede. Agora tambm o fundamento dessa superioridade que se torna claro: somente a classe, por sua ao, pode penetrar a realidade social e transform-la em sua totalidade. Por isso, por ser a considerao da totalidade, a "crtica" que se exerce a partir desse ponto de vista a unidade dialtica da teoria e da prxis. Ela , numa unidade dialtica indissolvel, ao mesmo tempo fundamento e conseqncia, reflexo e motor do processo histrico-dialtico. O proletariado, como sujeito do pensamento da sociedade, rompe de um s golpe o dilema da impotncia, isto , o dilema do fatalismo das leis puras e da tica das intenes puras. Se, portanto, para o marxismo, o conhecimento do carter historicamente limitado do capitalismo (o problema da acumulao) torna-se uma questo vital, porque somente esse elo, a unidade da teoria e da prtica, pode fazer manifestar como fundamentado a necessidade da revoluo social, da transformao total da totalidade da sociedade. somente no caso de o carter cognoscvel e o prprio conhecimento desse elo poderem ser concebidos como produtos do processo que o crculo do mtodo dialtico - essa determinao da dialtica que tambm vem de Hegel - pode se fechar. Rosa Luxemburgo, j em suas primeiras polmicas com Bernstein, sublinha a diferena essencial entre uma con-

126

GEORG LUKCS

HISTRIA E CONSCINCIA DE CLASSE

127

siderao total e uma considerao parcial, uma considerao dialtica e uma considerao mecanicista da histria (seja esta alis oportunista ou terrorista). "Nisso reside", explica ela11, "a principal diferena entre os golpes de estado blanquistas de uma 'minoria resoluta' que estouram sempre como tiros de pistolas e, por isso, sempre a contratempo, e a conquista do poder de Estado pela grande massa do povo, consciente do seu interesse de classe. Essa conquista s pode ser o produto de um incio de desmoronamento da sociedade burguesa e, portanto, traz em si mesma, assim, a legitimao econmica e poltica do seu aparecimento propcio." E, em seu ltimo escrito, explica de maneira semelhante12: "A tendncia objetiva da evoluo do capitalismo para o seu termo basta para agravar de tal maneira e com tanta antecedncia os conflitos sociais e polticos na sociedade, que eles devem, necessariamente, preparar o fim do sistema reinante. Esses conflitos sociais e polticos, no entanto, so por si ss, em ltima anlise, apenas o produto do carter economicamente insustentvel do sistema capitalista e tiram justamente dessa fonte seu agravamento crescente, na medida exata em que esse carter insustentvel torna-se sensvel." Sendo assim, o proletariado , ao mesmo tempo, o produto da crise permanente do capitalismo e o executor das tendncias que impelem o capitalismo para a crise. "O proletariado", diz Marx13, "executa o julgamento que a propriedade privada inflige a si mesma
11. Soziaheform oder Revolution?, p. 47. 12. Antikritik, p. 37. 13. Die heilige Familie, MEW 2, p. 37.

ao produzir o proletariado." Ao reconhecer sua situao, ele age. Ao combater o capitalismo, reconhece sua situao na sociedade. No entanto, a conscincia de classe do proletariado, a verdade do processo como "sujeito", est longe de ser estvel, ou de progredir segundo "leis" mecnicas. Ela a conscincia do prprio processo dialtico; ela igualmente um conceito dialtico. Pois o aspecto prtico e ativo da conscincia de classe, sua essncia verdadeira, s pode se tornar visvel em sua forma autntica quando o processo histrico exige imperiosamente sua entrada em vigor, quando uma crise aguda da economia a leva ao. Do contrrio, correspondendo crise permanente e latente, ela permanece terica e latente14: confronta as questes e os conflitos individuais da atualidade com suas exigncias como "mera" conscincia, como "soma ideal", segundo as palavras de Rosa Luxemburgo. No entanto, na unidade dialtica da teoria e da prxis, que Marx reconheceu e descreveu na luta emancipatria do proletariado, no pode haver uma simples conscincia, nem como "pura" teoria, nem como simples exigncia, como simples dever ou norma de ao. A exigncia tambm tem sua realidade. Isto , o nvel do processo histrico que imprime conscincia de classe do proletariado um carter de exigncia, um carter "latente e terico", deve se transformar em realidade correspondente e, enquanto tal, intervir de maneira ativa na totalidade do processo. Essa forma da conscincia de classe proletria o partido. Rosa Luxemburgo reco14. Massenstreik, 2a ed., p. 48.

128

GEORG LUKCS

HISTRIA E CONSCINCIA DE CLASSE

129

nheceu antes e mais claramente que muitos outros o carter essencialmente espontneo das aes da massa revolucionria (sublinhando, assim, outro aspecto dessa constatao anterior, segundo a qual essas aes so o produto necessrio de um processo econmico necessrio). No um acaso, portanto, o fato de ela ter compreendido, igualmente muito antes de outros, o papel do partido na revoluo15. Para os vulgarizadores mecanicistas, o partido era uma simples forma de organizao, e o movimento de massa, bem como a revoluo, no passavam de um problema de organizao. Rosa Luxemburgo reconheceu cedo que a organizao , antes, uma conseqncia do que uma condio prvia do processo revolucionrio, do mesmo modo como o proletariado s pode se constituir em classe no processo e por ele. Nesse processo, que o partido no pode nem provocar, nem evitar, cabe, portanto, ao partido o papel elevado de ser o portador da conscincia de classe do proletariado, a conscincia de sua misso histrica. Enquanto a atitude aparentemente mais ativa e mais "real" para um observador superficial - que atribui ao partido, antes de tudo ou exclusivamente, as tarefas de organizao - reduzida a uma posio de fatalismo inconsistente quando confrontada com a realidade da revoluo, a concepo de Rosa Luxemburgo torna-se a fonte da verdadeira atividade revolucionria. Se o partido tiver a preocupao "de realizar, em cada fase e em cada momento da luta, a soma total do poder existente, j exercido e ativo, do proletariado, exprimindo-a na sua posi15. Sobre os limites da sua viso, cf. os ensaios "Notas crticas [...]" e "Observaes metodolgicas sobre a questo da organizao". Contentamo-nos por ora em apresentar seu ponto de vista.

o de combate; de nunca deixar que a ttica da socialdemocracia, em termos de deciso e rigor, fique abaixo do nvel efetivo da relao de foras, mas de fazer com que caminhe frente dessa relao"16, no momento agudo da revoluo, o partido transformar seu carter de exigncia em realidade ativa, pois far penetrar no movimento de massa espontneo a verdade que lhe imanente, elevar-se- da necessidade econmica de sua origem liberdade da ao consciente. E essa passagem da exigncia realidade acaba se tornando a alavanca da organizao verdadeiramente revolucionria e conforme classe do proletariado. O conhecimento torna-se ao, a teoria torna-se palavra de ordem, a massa ativa, seguindo as palavras de ordem, incorpora-se de forma cada vez mais forte, consciente e estvel no nvel da vanguarda organizada. As palavras de ordem corretas do origem organicamente s condies e s possibilidades da organizao tcnica do proletariado em luta. A conscincia de classe a "tica" do proletariado, a unidade de sua teoria e de sua prxis, o ponto em que a necessidade econmica de sua luta emancipadora se transforma dialeticamente em liberdade. Uma vez reconhecido o partido como forma histrica e portador ativo da conscincia de classe, ele se torna, ao mesmo tempo, o portador da tica do proletariado em luta. Essa funo deve determinar sua poltica. Nem sempre essa poltica estar de acordo com a realidade emprica momentnea; em tais momentos, suas palavras de ordem podem ser ignoradas; a marcha necessria da histria
16. Massenstreik, p. 38.

130

GEORG LUKCS

HISTRIA E CONSCINCIA DE CLASSE

131

lhe render no somente justia, mas a fora moral de uma conscincia de classe correta e de uma ao tambm correta e conforme classe trar igualmente seus frutos - no plano da poltica prtica e real17. Pois a fora do partido uma fora moral: ela alimentada pela confiana das massas espontaneamente revolucionrias, coagidas pela evoluo econmica a sublevar-se, pelo sentimento das massas de que o partido a objetivao de sua vontade mais ntima, ainda que no inteiramente clara para si mesmas, a forma visvel e organizada de sua conscincia de classe. Somente depois que o partido lutar por essa confiana e merec-la poder tornar-se um lder da revoluo. Pois somente ento o impulso espontneo das massas tender, com toda a sua energia e cada vez mais instintivamente, na direo do partido e de sua prpria tomada de conscincia. Ao separar o que indivisvel, os oportunistas fecharam-se a esse conhecimento, ou seja, a um autoconhecimento ativo do proletariado. Desse modo, seus defensores - na verdade, livres-pensadores pequenoburgueses - tambm falam ironicamente da "crena religiosa" que estaria na base do bolchevismo, do marxismo revolucionrio. Essa acusao encerra a declarao de sua prpria impotncia. Esse ceticismo interiormente minado e corrodo se envolve em vo com o nobre manto de um "mtodo cientfico" frio e objetivo. Cada palavra e cada gesto denunciam o desespero dos melhores e o vazio interior dos piores, que se esconde atrs desse ceticismo: o isolamento total em relao ao proletariado, s suas vias e sua vocao. O que eles cha17. Cf. a bela passagem na brochura de Junius, Futurus-Verlag, p. 92.

mam de crena e procuram rebaixar, qualificando de "religio", somente a certeza do declnio do capitalismo, a certeza da vitria final da revoluo proletria. No pode haver garantia "material" para essa certeza. Ela est garantida somente metodicamente - pelo mtodo dialtico. E essa garantia tambm s pode ser provada e adquirida pela ao, pela prpria revoluo, pela vida e pela morte para a revoluo. Um marxista que cultive a objetividade do estudo acadmico to repreensvel quanto algum que acredite que a vitria da revoluo mundial pode ser garantida pelas "leis da natureza". A unidade da teoria e da prtica no existe somente na teoria mas tambm para a prxis. Do mesmo modo como o proletariado enquanto classe s pode conquistar e conservar sua conscincia de classe e elevar-se ao nvel de sua tarefa histrica - objetivamente dada - no combate e na ao, o partido e o militante individual tambm s podem se apropriar realmente de sua teoria se estiverem em condio de fazer passar essa unidade para sua prxis. A chamada crena religiosa simplesmente a certeza metodolgica de que, a despeito dos fracassos e recuos momentneos, o processo histrico persegue seu caminho at o fim em nossas aes e por meio delas. Para os oportunistas, h aqui tambm o velho dilema da impotncia; ele dizem: se os comunistas prevem a "derrota", devem abster-se de toda ao ou ser aventureiros sem conscincia, polticos da catstrofe e terroristas. Em sua inferioridade intelectual e moral, so incapazes de perceber a si mesmos e o instante de sua ao como um aspecto da totalidade e do processo, de ver a "derrota" como etapa necessria para a vitria. uma caracterstica da unidade da teoria e da prtica na obra de Rosa Luxemburgo o fato de essa unidade

132

GEORG LUKCS

de vitria e derrota, de destino individual e processo total constiturem o fio condutor de sua teoria e de sua vida. Em sua primeira polmica contra Bernstein18, ela j afirmava que a tomada "prematura" do poder pelo proletariado seria inevitvel. Desmascarou o ceticismo resultante, oportunista e amedrontado em relao revoluo "como um absurdo poltico que parte de uma evoluo mecnica da sociedade e pressupe como condio prvia vitria da luta de classes um ponto determinado no tempo, externo luta de classes e independente dela". Essa certeza sem iluses inspira Rosa Luxemburgo em suas lutas pela emancipao do proletariado: sua emancipao econmica e poltica da servido material do capitalismo, sua emancipao ideolgica da servido intelectual do oportunismo. Como grande lder intelectual do proletariado, conduziu sua luta principal contra esse ltimo adversrio - bem mais perigoso porque bem mais difcil de vencer. Sua morte, obra dos seus contraditores mais reais e obstinados, Scheidemann e Noske, o coroamento lgico do seu pensamento e da sua vida. Teoricamente, ela previu a derrota da insurreio de janeiro muitos anos antes de seu acontecimento; taticamente, ela a previu no instante da ao. O fato de ter apoiado as massas e partilhado de sua sorte nessas condies uma conseqncia totalmente lgica da unidade da teoria e da prxis na sua ao, tanto quanto o dio que lhe haviam declarado a justo ttulo seus assassinos, os oportunistas da socialdemocracia. Janeiro de 1921.

18. Soziale Reform oder Revolution?, pp. 47-8.

NOTAS CRTICAS SOBRE A CRTICA DA REVOLUO RUSSA, DE ROSA LUXEMBURGO1

Paul Levi julgou oportuno editar uma brochura que a camarada Rosa Luxemburgo comeou a esboar na priso de Breslau e que permaneceu como fragmento. A publicao ocorreu em meio aos mais violentos combates contra o Partido Comunista Alemo e a III Internacional; ela uma etapa dessa luta tanto quanto as revelaes do Vorwrts e a brochura de Friesland, embora sirva a outros objetivos, mais profundos. A inteno desta vez no abalar a reputao do Partido Comunista Alemo nem a confiana na poltica da III Internacional, mas os prprios fundamentos tericos da organizao e da ttica bolcheviques. A respeitvel autoridade de Rosa Luxemburgo precisa ser posta a servio dessa causa. Sua obra pstuma deve fornecer a teoria para a liquidao da III Internacional e de suas sees. Por isso, no basta lembrar que Rosa Luxem1. Rosa Luxemburgo, Die russische Revolution. Verlag: Gesellschaft und Erziehung, 1922.

490

GEORG LUKCS

HISTRIA E CONSCINCIA DE CLASSE

491

burgo modificou seus pontos de vista posteriormente. Importa verificar em que medida ela tem razo ou no. Pois, abstratamente, seria bem possvel que nos primeiros meses da revoluo ela tenha evoludo na direo errada ou que a alterao dos seus pontos de vista, constatada pelas camaradas Warski e Zetkin, signifique uma falsa tendncia. Portanto, a discusso tem de se ater, antes de tudo, a esses mesmos pontos de vista - independentemente da atitude posterior de Rosa Luxemburgo em relao s opinies aqui transcritas. Tanto mais que algumas das controvrsias entre Rosa Luxemburgo e os bolcheviques j so visveis na brochura de Junius e na crtica que Lnin faz a ela, e at mesmo na crtica que Rosa Luxemburgo publicou em 1904 sobre o livro de Lnin, Um passo frente, dois atrs, na Neue Zeit. Tais polmicas tambm desempenharam um papel importante na redao do programa dos espartacistas.
1.

O que importa, portanto, o contedo efetivo da brochura. Porm, nesse caso tambm, o princpio, o mtodo, o fundamento terico, a avaliao geral sobre o carter da revoluo que condiciona, em ltima anlise, a tomada de posio em relao s questes individuais so mais importantes do que a atitude adotada em relao aos problemas particulares da Revoluo Russa. Estes foram, em grande parte, resolvidos com o passar do tempo. O prprio Levi o reconhece no caso da questo agrria. Quanto a isso, portanto, j no mais necessrio polemizar. Vale destacar apenas o ponto me-

todolgico que nos aproxima um passo a mais do problema central dessas observaes, ou seja, da falsa avaliao do carter da revoluo proletria. Rosa Luxemburgo salienta: "Um governo socialista que tenha alcanado o poder precisa sempre fazer o seguinte: tomar medidas que se coloquem na direo daqueles pr-requisitos fundamentais para uma futura reforma socialista das relaes agrrias; alm disso, tem de evitar, pelo menos, tudo o que possa eventualmente oferecer obstculos ao cumprimento dessas medidas" (p. 84). E reprova Lnin e os bolcheviques por no terem cumprido essa tarefa e ainda terem feito justamente o oposto. Se esse ponto de vista se encontrasse isolado, poder-seia apelar para o fato de que a camarada Rosa Luxemburgo - como quase todos em 1918 - no estava suficientemente informada sobre os acontecimentos reais na Rssia. Mas se considerarmos essa reprovao no contexto de suas outras perspectivas, perceberemos imediatamente que ela superestima consideravelmente o poder efetivo de que dispunham os bolcheviques para escolher a forma de regulamentao da questo agrria. A revoluo agrria era um fato dado, completamente independente da vontade dos bolcheviques e at mesmo do proletariado. Os camponeses teriam repartido a terra de qualquer maneira, com base na manifestao elementar dos seus interesses de classe. E, caso os bolcheviques tivessem resistido, esse movimento elementar os teria varrido do mesmo modo como varreu os mencheviques e os socialistas revolucionrios. O modo correto de propor o problema da questo agrria no indagar se a forma agrria dos bolcheviques era uma medida socialista ou se, pelo menos, se colocava

492

GEORG LUKCS

HISTRIA E CONSCINCIA DE CLASSE

493

na direo do socialismo, mas sim se, na situao daquela poca, quando o movimento ascendente da revoluo se lanava para um momento decisivo, todas as foras elementares da sociedade burguesa em decomposio deviam ser reunidas contra a burguesia que se organizava na contra-revoluo (quer fossem "puramente" proletrias ou pequeno-burguesas, quer se movessem na direo do socialismo). Pois era preciso tomar uma posio diante do movimento campons elementar que se lanava partilha das terras. E essa tomada de posio s podia ser um claro e inequvoco sim ou no. Era preciso escolher entre colocar-se frente desse movimento ou derrot-lo com a fora das armas. Em qualquer um dos casos, o responsvel pela iniciativa se tornaria prisioneiro da burguesia, que naquele momento se encontrava necessariamente unida, o que de fato ocorreu com os mencheviques e os socialistas revolucionrios. No se podia pensar, naquele momento, em "desviar" gradativamente tal movimento "em direo ao socialismo". Isso podia e tinha de ser tentado mais tarde. No nos cabe analisar aqui em que medida essa tentativa fracassou realmente (cujo dossi, a meu ver, ainda permanecer inconcluso por muito tempo; existem "tentativas fracassadas" que, no obstante, trazem frutos em contextos posteriores) nem quais foram as causas do seu fracasso. O que queremos discutir a deciso dos bolcheviques no momento da tomada de poder. Quanto a isso, preciso constatar que os bolcheviques no podiam escolher entre uma reforma agrria que tendesse ao socialismo e outra que se afastasse dele. Sua nica alternativa era ou mobilizar as energias desencadeadas com o levante campons para a revoluo proletria ou,

lanando-se contra os camponeses, isolar o proletariado sem esperana e colaborar para a vitria da contra-revoluo. Mesmo Rosa Luxemburgo admite isso sem rodeios: "Como medida poltica, visando consolidao do governo socialista-proletrio, era uma excelente ttica. Mas, infelizmente, ela tinha dois lados, e o seu avesso consistia no fato de que a tomada imediata da terra pelos camponeses na maioria das vezes no tinha absolutamente nada em comum com a economia socialista" (p. 82). Apesar disso, quando associa sua crtica da ao social e econmica dos bolcheviques justamente apreciao correta que faz da ttica poltica deles, mostra a essncia de sua avaliao da Revoluo Russa e proletria: a superestimao do seu carter puramente proletrio. Ou seja, a superestimao tanto do poder exterior como da clareza e da maturidade interiores que a classe proletria pode possuir e de fato possuiu na primeira fase da revoluo. Tal aspecto se mostra simultaneamente como o inverso, isto , a subestimao da importncia dos elementos no-proletrios na revoluo. E isso inclui tanto a subestimao dos elementos no-proletrios e exteriores classe como o poder de tais ideologias no interior do prprio proletariado. Essa avaliao equivocada das verdadeiras foras motrizes conduz ao ponto mais decisivo da sua interpretao errnea: a subestimao do papel do partido na revoluo, a subestimao da ao poltica consciente em oposio engrenagem elementar que move a necessidade do desenvolvimento econmico.

494

GEORG LUKCS

HISTRIA E CONSCINCIA DE CLASSE

495

2.

Fazer disso uma questo de princpios parecer exagerado para alguns leitores. Para mostrar mais que nossa avaliao objetivamente correta, temos de retornar s questes particulares da brochura. A posio de Rosa Luxemburgo sobre a questo das nacionalidades na Revoluo Russa nos reconduz s discusses crticas do tempo da guerra, brochura de Junius e crtica que Lnin lhe fez. A tese, combatida obstinadamente por Lnin (e no apenas por ocasio da brochura de Junius, em que tal tese encontra sua verso mais clara e marcante), a seguinte2: "Na era do imperialismo desenfreado, no pode mais haver guerras nacionais." Pode parecer uma divergncia meramente terica, j que Junius e Lnin estavam completamente de acordo quanto ao carter imperialista da guerra mundial. E concordavam tambm quanto ao fato de mesmo aqueles aspectos parciais da guerra que, considerados isoladamente, pareciam guerras nacionais, terem de ser julgados como fenmenos imperialistas, em virtude de sua relao com o complexo geral do imperialismo (como no caso da Srvia e da atitude correta dos camaradas srvios). Porm, no plano prtico e objetivo, logo se apresentam questes da maior importncia. Em primeiro lugar, trata-se de um desenvolvimento em que a guerra nacional torna-se novamente possvel, algo que, se no provvel, tambm no est excludo. O seu surgimento depende do ritmo de transio desde a fase das guer2. Lesatze ber die Aufgaben der internationalen Sozialdemokratie, These 5, Futurus-Verlay, p. 105.

ras imperialistas at a guerra civil. De maneira que equivocado generalizar o carter imperialista do presente a ponto de negar a possibilidade das guerras nacionais, pois isso poderia eventualmente levar o poltico socialista a uma situao em que, por confiana nos princpios, ele agiria de forma reacionria. Em segundo lugar, os levantes das populaes coloniais e semicoloniais so necessariamente guerras nacionais s quais os partidos revolucionrios tm de dar todo o seu apoio. Uma atitude de indiferena para com elas seria diretamente contra-revolucionria (como a de Serrati em relao a Kemal). Em terceiro, no se deve esquecer que as ideologias nacionalistas permaneceram vivas no apenas nas camadas pequeno-burguesas (cujo comportamento, sob certas circunstncias, podem ser muito favorveis revoluo), mas tambm no prprio proletariado, especialmente no proletariado das naes oprimidas. E sua receptividade ao verdadeiro internacionalismo no pode ser despertada pelos utopistas intelectuais, que agem como se a futura situao socialista j tivesse se concretizado e a questo das nacionalidades no mais existisse. Tal receptividade s pode ser despertada pela demonstrao prtica de que o proletariado vitorioso de uma nao oprimida rompeu com as tendncias opressoras do imperialismo at as ltimas conseqncias, at o direito pleno de autodeterminao, "inclusive o da libertao poltica". Contudo, palavra de ordem do proletariado dos povos oprimidos deve ser contraposta, como complemento, a palavra de ordem da afinidade, da federao. Mas somente essas duas palavras de ordem juntas podem ajudar o proletariado, que ainda no est livre de ser envenenado pelas ideologias nacional-ca-

496

GEORG LUKCS

HISTRIA E CONSCINCIA DE CLASSE

497

pitalistas pelo simples fato de sua vitria, a sair da crise ideolgica do perodo de transio. A poltica dos bolcheviques demonstrou ser a correta nessa questo, apesar dos insucessos de 1918. Pois, mesmo sem a palavra de ordem do pleno direito autodeterminao, a Rssia sovitica teria perdido os Estados fronteirios e a Ucrnia depois de Brest-Litovsk. Sem essa poltica, porm, no teria reconquistado nem esta ltima, nem as repblicas caucasianas etc. A crtica de Rosa Luxemburgo foi refutada pela prpria histria. E ns no teramos nos ocupado to detalhadamente com essa questo, cuja teoria Lnin j refutou em sua crtica brochura de Junius (Contra a corrente), se no tivssemos percebido nela a mesma concepo do carter da revoluo proletria, que j analisamos na questo agrria. Tambm nesse caso, Rosa Luxemburgo no percebe a imposio que o destino faz revoluo proletria, obrigando-a a escolher entre necessidades no "puramente" socialistas. Ignora que necessrio para o partido revolucionrio do proletariado mobilizar todas as foras revolucionrias no momento dado e assim levantar claramente e com o maior poder possvel o fronte da revoluo no instante de medir as foras com a contra-revoluo. Contrape sempre s exigncias dirias princpios de estgios futuros da revoluo. Essa atitude constitui o fundamento das explanaes at ento decisivas dessa brochura: sobre a violncia e a democracia, sobre o sistema dos sovietes e o partido. O que importa, portanto, conhecer esses pontos de vista em sua verdadeira essncia.

3.

Nesse escrito, Rosa Luxemburgo junta-se queles que condenam decididamente a dissoluo da Assemblia Constituinte, a construo do sistema de sovietes, a supresso dos direitos da burguesia, a falta de "liberdade", o recurso ao terror etc. Encontramo-nos, assim, diante da tarefa de revelar quais posies tericas fundamentais levaram Rosa Luxemburgo - que sempre foi uma divulgadora insupervel, a mestra e dirigente inesquecvel do marxismo revolucionrio - a uma oposio to aguda poltica revolucionria dos bolcheviques. J indiquei os principais aspectos da avaliao da situao. Avanaremos agora um passo no escrito de Rosa Luxemburgo, a fim de conhecer o ponto a partir do qual decorrem logicamente essas opinies. Trata-se da superestimao do carter orgnico do desenvolvimento histrico. No debate com Bernstein, Rosa exps de maneira pertinente a inconsistncia de uma "transio" pacfica para o socialismo. Demonstrou convincentemente a marcha dialtica do desenvolvimento, a intensificao permanente das contradies internas do sistema capitalista; e isso no apenas no plano puramente econmico, mas tambm quanto relao entre economia e poltica. o que encontramos claramente formulado na seguinte passagem3: "As relaes de produo da sociedade capitalista aproximam-se cada vez mais da sociedade socialista, suas relaes polticas e jurdicas, ao contrrio, erguem uma parede cada vez mais alta entre a sociedade capitalista
3. Soziale Reform oder Revolution?, Vulkan-Verlag, p. 21.

498

GEORG LUKCS

HISTRIA E CONSCINCIA DE CLASSE

499

e a socialista." Isso demonstra a necessidade de uma mudana revolucionria violenta a partir das tendncias de desenvolvimento da sociedade. Evidentemente, podemos perceber que aqui se escondem os germes daquela concepo segundo a qual a revoluo teria apenas de remover do caminho do desenvolvimento econmico os obstculos "polticos". S que as contradies dialticas da produo capitalista so to claramente elucidadas, que muito dificilmente - nesse contexto chega-se a semelhantes concluses. Rosa Luxemburgo tambm no contesta a necessidade da violncia no caso da Revoluo Russa. "O socialismo", diz ela, "tem como pressuposto uma srie de medidas de violncia, contra a propriedade etc." (p. 110). Do mesmo modo, mais tarde o programa de Spartacus declara a seguinte concluso: " violncia da contra-revoluo burguesa tem de ser contraposta a violncia do proletariado."4 No entanto, esse reconhecimento do papel da violncia se refere somente ao aspecto negativo, ao afastamento dos obstculos, mas de modo algum construo social. Esta no poder ser "outorgada, introduzida por meio de ucasses". "O sistema da sociedade socialista", diz Rosa Luxemburgo, "deve e pode ser apenas um produto da histria, nascido da prpria escola da experincia que, como a natureza orgnica da qual em ltima anlise ela parte, tem o bom hbito de sempre produzir, juntamente com uma necessidade social efetiva, os meios para sua satisfao, e, com a tarefa, simultaneamente a soluo."
4. Bericht ber den Grndungsparteitag der K.P.D., p. 53.

No quero deter-me por muito tempo no carter estranhamente no dialtico dessa linha de pensamento na grande dialtica que Rosa Luxemburgo. Basta observar que uma confrontao rgida, uma separao mecnica do "positivo" e do "negativo", da "destruio" e da "construo", contradiz diretamente o fato da revoluo. Pois, nas medidas revolucionrias do Estado proletrio, particularmente logo aps a tomada do poder, no se pode separar o "positivo" do "negativo" nem mesmo conceitualmente, quanto mais na prtica. A luta contra a burguesia, o ato de arrebatar s suas mos os instrumentos de poder, empregados na luta de classes econmica, coincide - especialmente no incio da revoluo - com os primeiros passos para a organizao da economia. evidente que essas primeiras tentativas tm de ser corrigidas em grande parte posteriormente. Seja como for, as formas posteriores de organizao tambm preservaro, enquanto durar a luta de classes por muito tempo, portanto -, esse carter "negativo" de luta, essa tendncia destruio e represso. Mesmo que as formas econmicas das revolues proletrias, futuramente vitoriosas na Europa, sejam muito distintas da Revoluo Russa, parece muito improvvel que a etapa de "comunismo de guerra" (a que se refere a crtica de Rosa Luxemburgo) venha a ser evitada por completo e sob todos os seus aspectos. Contudo, ainda mais importante do que o lado histrico da passagem citada acima o mtodo que nela se manifesta, a saber, uma tendncia que talvez pudesse ser designada mais claramente da seguinte maneira: a transio ideolgica para o socialismo. Sei que Rosa Luxemburgo foi uma das primeiras a chamar a ateno

500

GEORG LUKCS

HISTRIA E CONSCINCIA DE CLASSE

501

para o lado contrrio, para a transio do capitalismo ao socialismo, marcada por muitas crises e recuos5. Nesse escrito tambm no faltam passagens semelhantes. Se, no obstante, falo de tal tendncia, no a entendo, evidentemente, no sentido de um oportunismo qualquer, como se Rosa Luxemburgo tivesse imaginado uma revoluo em que o desenvolvimento econmico levaria o proletariado to longe que, quando ele atingisse uma maturidade ideolgica adequada, precisaria simplesmente colher os frutos da rvore desse desenvolvimento e utilizar efetivamente a violncia apenas para afastar os obstculos "polticos". Rosa Luxemburgo conhecia perfeitamente os recuos necessrios, as correes e falhas prprias dos perodos revolucionrios. Sua tendncia sobrevalorizao do elemento orgnico no desenvolvimento mostra-se apenas na convico - dogmtica - de que, "juntamente com uma necessidade social real, so produzidos os meios para sua satisfao, e com a tarefa, simultaneamente a soluo". Essa sobrevalorizao das foras espontneas e elementares da revoluo, especialmente no que se refere classe convocada pela histria para governar, determina sua posio em relao Assemblia Constituinte. Ela reprova em Lnin e Trotski uma "concepo esquemtica e rgida" (pp. 100-1), porque, a partir da composio da Assemblia Constituinte, eles concluram que se tratava de um rgo inadequado da revoluo proletria. E ela exclama: " incrvel como toda experincia histrica contradiz isso! Ela nos mostra, inversamente, que o fluido vivo do nimo popular envolve constantemente
5. Soziale Reform oder Revolution?, p. 47.

os corpos de representao, penetra-os e orienta-os" (p. 101). E reporta-se, efetivamente, numa passagem anterior (pp. 78-9), s experincias das revolues inglesas e francesas em relao s mudanas do corpo parlamentar. A constatao dos fatos perfeitamente correta. S que Rosa Luxemburgo no enfatiza com clareza suficiente o fato de que essas "mudanas", em sua essncia, eram muito semelhantes difamao da Assemblia Constituinte. Com efeito, as organizaes revolucionrias dos elementos, poca, mais progressistas da revoluo (os "conselhos de soldados" do exrcito ingls, as sees de Paris etc.) sempre removeram violentamente do corpo parlamentar os elementos de entrave, reformulando esse corpo conforme o padro da revoluo. Semelhantes reformulaes numa revoluo burguesa s podiam ser, no mais da vezes, deslocamentos no interior do rgo de luta da classe burguesa, ou seja, do parlamento. H que se notar, porm, quo poderosa a intensificao que experimenta essa influncia de elementos extraparlamentares (semiproletrios) na grande Revoluo Francesa em comparao inglesa. A Revoluo Russa de 1917 - passando pelas etapas de 1871 e 1905 - leva transformao repentina dessa intensificao quantitativa em qualitativa. Os sovietes, as organizaes dos elementos progressistas mais conscientes da revoluo, no se contentaram dessa vez em "purificar" a Assemblia Constituinte de todos os outros partidos que no o dos bolcheviques e dos socialistas revolucionrios de esquerda (contra o que, de acordo com suas prprias anlises, Rosa Luxemburgo nada teria a objetar). Foram mais longe e tomaram seu lugar. De rgos proletrios (e semiproletrios) de controle e promoo da revolu-

502

GEORG LUKCS

HISTRIA E CONSCINCIA DE CLASSE

503

co burguesa, tornaram-se organizaes de luta e governo do proletariado vitorioso.

4. Ora, Rosa Luxemburgo recusa-se decididamente a participar desse "salto". E no apenas porque subestima muito o carter abrupto, violento e "inorgnico" daquelas transformaes passadas das instituies parlamentares, mas tambm porque no reconhece os sovietes como forma de luta e governo do perodo de transio, como forma de luta para conquistar e impor as condies do socialismo. Encara os sovietes mais como a "superestrutura" de uma poca do desenvolvimento social e econmico, em que a transformao no sentido do socialismo, em grande parte, j foi efetuada. "No faz sentido qualificar o direito de voto como um produto utpico da fantasia, desligado da realidade social e que, exatamente por isso, no um instrumento srio da ditadura proletria. um anacronismo, uma antecipao da situao jurdica que tem lugar numa base econmica socialista j slida, e no no perodo de transio da ditadura proletria" (p. 106). Rosa Luxemburgo toca aqui, com a inabalvel coerncia de pensamento que lhe prpria mesmo nas opinies equivocadas, numa das questes mais importantes do exame terico do perodo de transio. Trata-se do papel atribudo ao Estado (aos sovietes enquanto forma de Estado do proletariado vitorioso) na remodelao econmica e social da sociedade. Estaramos levando em conta apenas uma situao da sociedade, produzi-

da pelas foras motrizes econmicas (que atuam alm da conscincia ou, no mximo, se refletem numa "falsa" conscincia), a ser protegida pelo Estado proletrio, pelo seu direito etc. e sancionada posteriormente? Ou seria o caso de uma funo conscientemente determinante, atribuda a essas formas de organizao do proletariado na construo econmica do perodo de transio? No h dvida de que a afirmao de Marx na Crtica ao programa de Gotha, segundo a qual "o direito nunca pode estar acima da forma econmica da sociedade" permanece inteiramente vlida. Mas isso no significa que a funo social do Estado proletrio e, conseqentemente, sua posio no sistema geral da sociedade proletria, seja a mesma que a do Estado burgus na sociedade burguesa. Numa carta a Konrad Schmidt, Engels6 define esta ltima de modo essencialmente negativo. O Estado pode promover um desenvolvimento econmico existente, reagir a ele ou "barrar-lhe determinadas direes e prescrever outras". " claro, porm," acrescenta, "que, no segundo e no terceiro casos, o poder poltico do desenvolvimento econmico pode causar grandes danos e gerar um desperdcio macio de energia e matria." A questo, portanto, saber se a funo econmica e social do Estado proletrio a mesma do Estado burgus. Pode ele, na melhor das hipteses, apenas acelerar ou entravar um desenvolvimento econmico independente dele (isto , completamente primordial em relao a ele)? claro que a resposta objeo de Rosa Luxemburgo aos bolcheviques depende da resposta a essa questo. Se a resposta sim, ento Rosa Luxemburgo
6. MEW37,p.491.

504

GEORG LUKCS

HISTRIA E CONSCINCIA DE CLASSE

505

tem razo: o Estado proletrio (o sistema dos sovietes) pode surgir apenas como "superestrutura" ideolgica aps e em conseqncia da transformao scio-econmica j ocorrida. Contudo, a situao modifica-se totalmente se considerarmos que a funo do Estado proletrio estabelecer os fundamentos da organizao socialista e, portanto, consciente, da economia. Ningum acredita (e muito menos o Partido Comunista Russo) que se possa afinal simplesmente "decretar" o socialismo. Os fundamentos do modo de produo capitalista e com eles a "necessidade de leis naturais" que se impe inevitavelmente no so de modo algum eliminados quando o proletariado toma o poder ou quando impe s instituies uma socializao dos meios de produo, mesmo que bastante ampla. Mas a sua erradicao e substituio pelo modo de economia socialista, conscientemente organizado, no deve ser concebida simplesmente como um processo lento e complicado, mas, antes, como uma luta obstinada e conduzida conscientemente. preciso lutar para tomar aos poucos o terreno dessa "necessidade". Toda sobrevalorizao da maturidade das circunstncias, do poder do proletariado, toda subestimao do poder das foras opostas paga amargamente sob a forma de crises, recuos, de desenvolvimentos econmicos que nos levam inevitavelmente de volta ao ponto de partida. No entanto, a observao de que o poder do proletariado e a possibilidade de controlar conscientemente a ordem econmica so freqentemente muito limitados no deveria nos levar a concluir que a "economia" do socialismo ir prevalecer por si mesma ou pelas "leis cegas" de suas foras motrizes, como no capitalismo.

Interpretando uma carta a Kautsky, de 22 de setembro de 1891, Lnin7 diz: "Engels no considera absolutamente que a 'econmica' removeria imediatamente por si mesma todas as dificuldades do caminho [...] A adaptao da poltica economia ocorrer infalivelmente, mas no de uma s vez nem de maneira simples, fcil e imediata." O controle consciente e organizado da ordem econmica s pode ser efetuado conscientemente, e o rgo de sua efetuao justamente o Estado proletariado, o sistema dos sovietes. Portanto, os sovietes so, de fato, "uma antecipao da situao jurdica" de uma fase posterior da diviso de classes, mas no significam uma utopia vazia e suspensa no ar; pelo contrrio, so o nico meio apropriado para um dia dar vida a essa situao antecipada. Pois o socialismo jamais seria alcanado "por si mesmo", como resultado de um desenvolvimento econmico natural. De fato, as leis naturais do capitalismo levam inevitavelmente sua ltima crise, mas no fim do seu caminho se encontraria a aniquilao de toda civilizao, uma nova barbrie. exatamente esta a diferena mais profunda entre as revolues burguesas e proletrias. A essncia brilhantemente arrebatadora das revolues burguesas baseia-se no fato de que, numa sociedade cuja estrutura absolutista e feudal est profundamente minada pelo capitalismo j fortemente desenvolvido, elas tiram as conseqncias polticas, estatais e jurdicas, entre outras, de um desenvolvimento socioeconmico j amplamente executado. Porm, o elemento efetivamente revolucionrio a transformao econmica da ordem de produo feudal em or7. Lenin-Zinoviev, Gegen den Strom, p. 409.

506

GEORG LUKCS

HISTRIA E CONSCINCIA DE CLASSE

507

dem de produo capitalista, de modo que, do ponto de vista terico, seria plenamente concebvel a realizao desse desenvolvimento sem revoluo burguesa, sem transformao poltica por parte da burguesia revolucionria, e aquilo que no foi eliminado da superestrutura feudal e absolutista mediante as "revolues vindas de cima", esgota-se "por si mesmo" na poca do capitalismo j desenvolvido. (O desenvolvimento alemo corresponde em parte a esse esquema.) Certamente, uma revoluo proletria tambm seria inconcebvel se seus pressupostos e precondies econmicas j no tivessem sido produzidos no seio da sociedade capitalista pelo desenvolvimento da produo capitalista. A enorme diferena entre os dois tipos de desenvolvimento consiste, porm, no fato de que o capitalismo desenvolveu-se como modo econmico j no interior do feudalismo, exaurindo-o. Em contrapartida, seria uma fantstica utopia imaginar que no interior do capitalismo pudesse surgir algo que tendesse ao socialismo e diferisse, de um lado, dos pressupostos econmicos objetivos de sua possibilidade (que s aps e em conseqncia da derrocada do capitalismo poderiam ser convertidos em elementos reais do modo de produo socialista), e, de outro, do desenvolvimento do proletariado como classe. Que se pense no desenvolvimento sofrido pela manufatura e pelo sistema capitalista de arrendamento ainda durante a existncia da ordem social feudal. Para ambos, bastava remover as barreiras jurdicas ao seu livre desenvolvimento. J a concentrao do capital em cartis, trustes etc. constitui, ao contrrio, um pressuposto incontornvel da transformao do modo de produo capitalista em socialista.

No entanto, mesmo a concentrao capitalista mais desenvolvida permanecer qualitativamente distinta, inclusive em termos econmicos, de uma organizao socialista e no permitir transformar-se "por si mesma" em socialista nem converter-se "legalmente" em socialista, no quadro da sociedade capitalista. O fracasso tragicmico de todas as "tentativas de socializao" na Alemanha e na ustria uma prova bastante clara dessa ltima afirmao. O fato de que aps a derrocada do capitalismo se ponha em marcha um complexo e doloroso processo nessa direo no contradiz essas oposies. Pelo contrrio, a partir da constatao de que o socialismo s pode ser realizado como transformao consciente da totalidade da sociedade, seria um modo de pensar totalmente antidialtico e anti-histrico exigir que o socialismo ocorra de um nico golpe e no como o resultado de um processo. Esse processo, porm, qualitativamente diverso da transformao da sociedade feudal em burguesa. E justamente essa diversidade qualitativa que se exprime nas funes qualitativamente distintas atribudas ao Estado na revoluo - que por isso, como diz Engels, "j no mais Estado no sentido prprio". Tal diversidade se exprime de modo ainda mais claro na relao qualitativamente distinta da poltica com a economia. J a conscincia acerca do Estado na revoluo proletria, em oposio ao seu travestimento ideolgico nas revolues burguesas, isto , a conscincia preventiva e revolucionria do proletariado em oposio ao necessrio conhecimento post festum da burguesia, apontam cruamente para essa oposio. Rosa Luxemburgo ignora esse fato em sua crtica substituio da Assem-

508

GEORG LUKCS

HISTRIA E CONSCINCIA DE CLASSE

509

blia Constituinte pelos sovietes: ela pensa a revoluo proletria sob a forma estrutural das revolues burguesas.
5.

A ntida confrontao entre a avaliao "orgnica" e a dialtico-revolucionria da situao pode nos levar a um maior aprofundamento do pensamento de Rosa Luxemburgo, mais exatamente, ao problema do papel do partido na revoluo. Por conseguinte, pode nos levar tambm tomada de posio diante da concepo bolchevique de partido e de suas conseqncias tticas e organizativas. A oposio entre Lnin e Luxemburgo remonta a um passado relativamente distante. sabido que, na poca das primeiras polmicas sobre a organizao entre mencheviques e bolcheviques, Rosa Luxemburgo tomou posio contra os ltimos. Sua divergncia com eles no era ttico-poltica, mas puramente organizacional. Em quase todas as questes de ttica (greve de massa, avaliao da revoluo de 1905, imperialismo, combate guerra mundial vindoura etc.), Rosa Luxemburgo e os bolcheviques sempre tomaram caminhos comuns. Tanto que, em Stuttgart, ela foi representante dos bolcheviques justamente na questo da resoluo decisiva sobre a guerra. No obstante, essa oposio muito menos episdica do que poderia parecer em vista de tantos acordos tticos e polticos; embora, por outro lado, ela no nos permita concluir uma divergncia estrita de caminhos. Lnin e Rosa Luxemburgo concordavam politicamente e por princpio que o oportunismo devia ser combatido. O conflito entre eles consistia, portan-

to, em saber se a luta contra ele uma luta intelectual no interior do partido revolucionrio do proletariado ou se essa luta deve ser decidida no campo da organizao. Rosa Luxemburgo se ope a essa ltima concepo. Em primeiro lugar, porque v um exagero no papel central atribudo pelos bolcheviques s questes de organizao como garantias do esprito revolucionrio no movimento operrio. Em sua opinio, ao contrrio, o verdadeiro princpio revolucionrio deve ser buscado exclusivamente na espontaneidade elementar das massas. Em relao a elas, as organizaes partidrias centralizadas tm sempre uma funo conservadora e de entrave. Acredita8 que, no caso de uma centralizao efetivamente implementada, apenas se intensificaria a "ciso entre as massas tempestuosas e a social-democracia hesitante". Em segundo lugar, porque considera a prpria forma de organizao como algo que "se desenvolve" e no como algo que " feito". "No movimento da social-democracia, a organizao tambm [...] um produto histrico da luta de classes, ao qual a socialdemocracia apenas acrescenta a conscincia poltica."9 E essa concepo sustentada, por sua vez, por sua concepo geral sobre o decurso previsvel do movimento revolucionrio, e com cujas conseqncias prticas j deparamos na crtica reforma agrria bolchevique e palavra de ordem do direito de autodeterminao. Ela diz10: "A afirmao de que a social-democracia uma representante de classe do proletrio e, ao mesmo tem8. Neue Zeit XXII, vol. II, p. 491. 9. Ibid., p. 486 (grifado por mim). 10. Ibid., pp. 533-4.

510

GEORG LUKCS

HISTRIA E CONSCINCIA DE CLASSE

511

po, a representante de todos os interesses progressistas da sociedade e de todas as vtimas oprimidas da ordem social burguesa, no deve ser interpretada simplesmente no sentido de que no programa da social-democracia esto resumidos idealmente todos esses interesses. Essa afirmao torna-se verdadeira sob a forma do processo histrico de desenvolvimento, por fora do qual a social-democracia, tambm como partido poltico, tornase pouco a pouco o refgio dos mais diversos elementos insatisfeitos e, portanto, o partido do povo contra uma minoria insignificante da burguesia dominante." Por isso, evidente que, do ponto de vista de Rosa Luxemburgo, as frentes da revoluo e da contra-revoluo surjam gradualmente (antes ainda da prpria revoluo tornar-se atual), de "maneira orgnica", e que o partido se torne o ponto organizacional da unificao de todas as camadas mobilizadas contra a burguesia pelo curso do desenvolvimento. importante apenas que a idia de luta de classes no seja mitigada nem se torne uma idia pequeno-burguesa. Quanto a isso, a centralizao organizacional pode e deve ajudar. Mas apenas no sentido de que "simplesmente um meio externo de poder para a maioria proletria revolucionria do partido exercer uma influncia determinante"11. Rosa Luxemburgo parte, por um lado, da premissa de que a classe operria entrar na revoluo como um grupo coeso, uniformemente revolucionrio, sem ser contaminado pelas iluses democrticas da sociedade burguesa ou desviado para um falso caminho12; por
ll.Ibid.,p. 534.
12. Massenstreik, 2a ed., p. 51.

outro, parece supor que aquelas camadas pequeno-burguesas da sociedade burguesa, ameaadas mortalmente em sua existncia social pelo agravamento revolucionrio da situao econmica, iro se unir partidria e organizacionalmente ao proletariado em luta. Se essa suposio estiver correta, segue-se ento, de modo esclarecedor, a recusa da concepo bolchevique de partido. O fundamento poltico dessa concepo exatamente o reconhecimento de que o proletariado h de conduzir a revoluo em aliana, com outras camadas em luta contra burguesia, mas no como parte da mesma organizao. Nesse processo, ser necessrio entrar em conflito com certas camadas proletrias que lutam ao lado da burguesia contra o proletariado revolucionrio. No devemos esquecer que a causa da primeira ruptura com os mencheviques foi no apenas a questo do estatuto da organizao, mas tambm o problema da aliana com a burguesia "progressista" (o que na prtica tambm significou, entre outras coisas, o abandono do movimento campons revolucionrio) e da coalizo com ela, a fim de levar a cabo e garantir a revoluo burguesa. Em todas as questes tticas e polticas, Rosa Luxemburgo apoiou os bolcheviques contra seus adversrios oportunistas; sempre foi no apenas a mais perspicaz e diligente, mas tambm a mais profunda e radical a desmascarar todo e qualquer oportunismo. Apesar disso, vemos claramente por que ela devia seguir outro caminho na avaliao do perigo do oportunismo e, por conseguinte, quanto ao mtodo de combat-lo. Com efeito, a luta contra o oportunismo concebida exclusivamente como luta intelectual no interior do partido, tendo assim, evi-

512

GEORG LUKCS

HISTRIA E CONSCINCIA DE CLASSE

513

cientemente, de ser conduzida de tal maneira que todo o peso incida no convencimento dos partidrios do oportunismo, na obteno de uma maioria no interior do partido. bvio que, dessa maneira, a luta contra o oportunismo se decompe numa srie de combates isolados, em que o aliado de ontem pode ser o inimigo de hoje, e vice-versa. A luta contra o oportunismo como tendncia no pode cristalizar-se dessa maneira: o terreno das "lutas intelectuais" modifica-se a cada questo e com ele modifica-se a composio dos grupos rivais (Kautsky na luta contra Bernstein e na polmica sobre a greve de massas; Pannekoek nesta e na polmica em torno da questo da acumulao; a atitude de Lensch nesta questo e na guerra etc.). Por certo, esse andamento desorganizado no era capaz de impedir completamente o surgimento de uma direita, de um centro e de uma esquerda, mesmo nos partidos no-russos. Mas o carter meramente ocasional dessas coligaes impedia que essas oposies se distinguissem em termos intelectuais e organizacionais (portanto partidrios), conduzindo necessariamente a agrupamentos totalmente falsos, que, no entanto, uma vez consolidados na organizao, tornaram-se importantes obstculos ao trabalho de esclarecimento no interior da classe operria (Strbel no grupo "Internacional"; o "Pacifismo" como elemento de separao da direita; Bernstein no Partido Socialista Independente; Serrati em Zimmerwald; Klara Zetkin na Conferncia Internacional das Mulheres). Esses perigos ainda se intensificaram visto que - como na Europa central e ocidental o aparato partidrio na maioria das vezes se encontrava nas mos da direita ou do centro a luta no organizada, meramente intelectual, contra o

oportunismo se transformou muito facilmente e com freqncia em luta contra a forma partidria em geral (Pannekoek, Rhle etc.). Esses perigos, com certeza, no eram claramente visveis na poca e imediatamente aps os primeiros debates entre Lnin e Luxemburgo, pelo menos no para aqueles que no estavam em condio de avaliar criticamente a experincia da primeira Revoluo Russa. Embora Rosa Luxemburgo tenha sido uma das melhores conhecedoras da situao russa, ela acabou adotando como essencial o ponto de vista da esquerda no-russa, recrutada principalmente entre a camada radical do movimento operrio que no dispunha de qualquer experincia revolucionria prtica. O fato de ela ter agido dessa forma s pode ser compreendido a partir de sua viso "orgnica" do conjunto. Aps essas explicaes, ter ficado evidente por que em suas - comumente magistrais - anlises dos movimentos de greve em massa na primeira Revoluo Russa ela no fala de modo algum do papel dos mencheviques nos movimentos polticos daquele ano. Todavia, sempre viu com clareza e combateu energicamente os perigos polticos e tticos de toda atitude oportunista. Era da opinio, porm, de que essas oscilaes para a direita devem ser e so resolvidas - de certo modo espontaneamente - pelo desenvolvimento "orgnico" do movimento operrio. Por isso, encerra seu artigo de combate a Lnin com as seguinte palavras13: "Sejamos francos: os tropeos cometidos por um movimento operrio efetivamente revolucionrio so, do ponto de vista histrico, incomen13. Loc. dl., p. 535.

514

GEORG LUKCS

HISTRIA E CONSCINCIA DE CLASSE

515

suravelmente mais fecundos e valiosos do que a infalibilidade do melhor 'Comit Central'." 6. Com a ecloso da guerra mundial, com a atualidade da guerra civil, essa questo, que ento era "terica", tornou-se uma questo prtica candente. O problema da organizao torna-se um problema ttico-poltico. O problema do menchevismo converte-se na questo sobre o destino da revoluo proletria. A vitria sem resistncias da burguesia imperialista sobre o conjunto da II Internacional nas questes de mobilizao de 1914 e a possibilidade de ampliar e consolidar sua vitria durante a guerra mundial dificilmente poderiam ser compreendidas e avaliadas como "acidente" ou como mera conseqncia da "traio" etc. Se o movimento operrio revolucionrio quisesse se recuperar dessa derrota e mesmo utiliz-la como apoio para futuros combates vitoriosos, seria imprescindvel ento compreender esse fracasso, essa "traio" no contexto da histria do movimento operrio; seria preciso entender o social-chauvinismo, o pacifismo etc. como a extenso lgica do oportunismo enquanto orientao. Esse conhecimento uma das principais conquistas permanentes da atividade de Lnin durante a guerra mundial. E sua crtica brochura de Junius comea exatamente nesse ponto, na falta de uma discusso do oportunismo como orientao. Certamente, a brochura de Junius e, antes dela, a "Internacional" estavam cheias de polmicas teoricamente corretas contra a direita traidora e o centro vacilante do movimento operrio

alemo. Mas essa polmica permaneceu no mbito da teoria e da propaganda, e no no da organizao, porque era sempre animada pela crena de que se tratava simplesmente da "diversidade de opinies" no interior do partido revolucionrio do proletariado. A exigncia organizacional das diretrizes anexas brochura de Junius , na verdade, a fundao de uma nova Internacional (Teses 10-12). Mas essa exigncia fica suspensa no ar, pois faltam os caminhos intelectuais e, portanto, organizacionais, para sua efetuao. A essa altura, o problema da organizao se transforma num problema poltico de todo o proletariado revolucionrio. O fracasso de todos os partidos operrios diante da guerra mundial precisa ser compreendido como um fato da histria mundial, portanto, como conseqncia inevitvel da histria do movimento operrio at ento. Dois so os fatos que precisam ser tomados como pontos de partida para a avaliao da situao e da tarefa do partido operrio revolucionrio: o de que uma parcela influente da liderana dos partidos operrios se coloca abertamente e quase sem exceo ao lado da burguesia, sendo que uma outra parte encontra-se em aliana secreta e inconfessa com ela; e o de que possvel a ambas manter no plano intelectual e organizacional sob seu controle as parcelas determinantes do proletariado. preciso reconhecer claramente que, nas duas frentes da guerra civil que se formam gradualmente, o proletariado entrar na luta, num primeiro momento, dividido e interiormente cindido. Essa ciso no pode ser eliminada por meio de discusses. uma esperana v contar com a possibilidade de "convencer" aos poucos essas camadas dirigentes a respeito da exatido dos pontos de vista revolucionrios; portanto, no seguro acreditar que

516

GEORG LUKCS

HISTRIA E CONSCINCIA DE CLASSE

517

o movimento operrio poder produzir sua uniformidade - revolucionria - "organicamente", de "dentro" para fora. Surge ento um problema: como arrancar dessa liderana aquela grande massa do proletariado, que instintivamente revolucionria, mas nunca chegou a uma clara conscincia? No h dvida de que justamente o carter "orgnico" e terico da discusso que permite aos mencheviques esconder do proletariado, da maneira mais duradoura e cmoda, o fato de que na hora decisiva ele est do lado da burguesia. Apesar da situao geral de agravamento revolucionrio incessante e objetivo, no se pode pensar na guerra civil enquanto aquela parcela do proletariado, que se insurge espontaneamente contra essa atitude dos seus dirigentes e aspira direo da revoluo, no se reunir numa organizao, e enquanto os partidos e os grupos efetivamente revolucionrios assim surgidos no conseguirem conquistar, pelas suas aes, a confiana das grandes massas e arranc-las da liderana dos oportunistas (para tanto, so indispensveis as prprias organizaes partidrias revolucionrias). A situao mundial , objetivamente, de agravamento revolucionrio incessante. Em seu clssico livro A acumulao de capital, que o movimento proletrio, para prejuzo prprio, ainda no soube apreciar e avaliar com ateno suficiente, Rosa Luxemburgo lanou o fundamento terico para o conhecimento da essncia - objetivamente - revolucionria dessa situao. Ao expor o desenvolvimento do capitalismo como a decomposio daquelas camadas que no so nem capitalistas, nem operrias, ela apresenta a teoria socioeconmica da ttica revolucionria dos bolcheviques diante das camadas no-proletrias dos trabalhadores. Alm disso, mostra que, com a

aproximao do desenvolvimento quele ponto em que o capitalismo se completa, esse processo de decomposio tem de assumir formas cada vez mais veementes. Camadas cada vez mais amplas desprendem-se da estrutura - aparentemente - slida da sociedade burguesa, levam confuso s fileiras da burguesia, desencadeiam movimentos que, por si prprios, no tendem ao socialismo, mas que pela fora do seu impacto podem acelerar em muito a precondio do socialismo: a derrocada da burguesia. Nessa situao que decompe cada vez mais fortemente a sociedade burguesa e impele o proletariado - quer ele queira ou no - revoluo, os mencheviques passaram, aberta ou secretamente, para o campo da burguesia. Encontram-se no fronte inimigo, contra o proletariado revolucionrio e outras camadas instintivamente em sublevao (e talvez contra alguns povos). Porm, reconhecer esse fato significa perceber o fracasso da concepo de Rosa Luxemburgo acerca da marcha da revoluo, na qual ela baseou coerentemente sua oposio forma de organizao dos bolcheviques. Contudo, em sua crtica Revoluo Russa, no tirou as concluses necessrias dessa percepo cujo fundamento econmico mais profundo ela prpria estabeleceu em A acumulao do capital e de cuja formulao precisa estava a apenas um passo em certas passagens da brochura de Junius (como Lnin tambm destacou). Mesmo no ano de 1918 e aps as experincias do primeiro perodo revolucionrio na Rssia, ela parece ter adotado ainda a antiga postura em relao ao problema do menchevismo.

518

GEORG LUKCS

HISTRIA E CONSCINCIA DE CLASSE

519

7.

Isso explica sua defesa do "direito de liberdade" contra os bolcheviques: "Liberdade", diz ela, " sempre a liberdade dos que pensam diferente" (109), ou seja: liberdade para as outras "correntes" do movimento operrio, para os mencheviques e socialistas revolucionrios. claro que Rosa Luxemburgo nunca aborda a defesa banal de uma democracia "em geral". Tambm nesse ponto, sua tomada de posio antes de tudo apenas o resultado lgico de sua avaliao equivocada do agrupamento de foras no estado atual da revoluo. Pois a tomada de posio de um revolucionrio a respeito dos chamados problemas de liberdade no perodo da ditadura do proletariado depende, em ltima anlise, exclusivamente do seguinte: deve-se considerar os mencheviques como inimigos da revoluo ou como uma "corrente" de revolucionrios que tem uma "opinio diferente" sobre questes particulares de ttica, organizao etc.? Tudo o que Rosa Luxemburgo diz sobre necessidade de crtica, controle pblico etc. subscrito por todo bolchevique, sobretudo por Lnin - como a prpria Rosa Luxemburgo destacou. Depende apenas de como tudo isso se realiza, como a "liberdade" (e tudo o que ela implica) consegue manter uma funo revolucionria e no contra-revolucionria. Otto Bauer, um dos adversrios mais perspicazes dos bolcheviques, reconheceu esse problema com bastante clareza. Ele combate a essncia "no-democrtica" da instituio do Estado bolchevique no apenas com razes abstratas de direito natural ao modo de Kautsky, e sim com a justificativa de que o sistema sovitico impede o "real" agrupa-

mento das classes na Rssia, impede ainda a afirmao dos camponeses e os coloca a reboque da poltica do proletariado. E com isso depe - contra a sua vontade - a favor do carter revolucionrio da "represso bolchevique da liberdade". O exagero do carter orgnico do desenvolvimento revolucionrio impele Rosa Luxemburgo s mais flagrantes contradies. Assim como o programa espartacista constituiu o fundamento terico do bizantinismo centrista sobre a diferena entre "terror" e "violncia", da negao daquele e afirmao deste, nessa brochura de Rosa Luxemburgo tambm j est formulada a palavra de ordem do Partido Comunista Operrio holands sobre a oposio entre ditadura do partido e ditadura do proletariado (115). E claro que mesmo quando duas pessoas fazem a mesma coisa (e especialmente quando dizem a mesma coisa) h diferenas. Contudo, tambm nesse caso Rosa Luxemburgo aproxima-se perigosamente - justamente porque se distancia do conhecimento da estrutura real das foras em luta - da exaltao das expectativas utpicas e da antecipao de fases futuras do desenvolvimento. Essas palavras de ordem acabaram tendo como destino a utopia, um destino do qual a ao prtica e infelizmente breve de Rosa Luxemburgo na revoluo por sorte preservou-a. A contradio dialtica do movimento social-democrata - diz Rosa Luxemburgo em seu artigo contra Lnin14 - consiste justamente no fato de que, "pela primeira vez na histria, as prprias massas populares, e contra todas as classes dominantes, impem sua von14. Loc. dl., p. 534 (grifado por mim).

520

GEORG LUKCS

HISTRIA E CONSCINCIA DE CLASSE

521

tade, mas essa vontade s pode ser satisfeita alm dos limites da sociedade atual e acima dela. Por outro lado, no entanto, somente na luta cotidiana contra ordem a existente, portanto somente no mbito dessa ordem, podem as massas desenvolver sua vontade. O vnculo das grandes massas populares com um objetivo que ultrapasse toda a ordem existente, da luta cotidiana com a transformao revolucionria, tal a contradio dialtica do movimento social-democrata [...]". Mas essa contradio dialtica no de modo algum atenuada no perodo da ditadura do proletariado: ocorre apenas que os seus membros, o quadro presente da ao e o objetivo que existe "alm" dela se modificam em sua respectiva matria. E justamente o problema da liberdade e da democracia, que parecia simples enquanto a luta era travada no mbito da sociedade burguesa, j que todo palmo de terreno livre conquistado era um terreno conquistado pela burguesia, agora se intensifica dialeticamente. Mesmo a conquista efetiva de "liberdade" sob a burguesia no corre de maneira linear, embora a ttica do proletariado de fixar um objetivo seja linearmente ascendente. Agora, essa atitude tambm tem de modificar-se. Lnin diz o seguinte sobre a democracia capitalista15: "O desenvolvimento no leva de uma maneira simples, direta e tranqila a uma democratizao cada vez mais ampla." E nem pode levar a isso, porque, em conseqncia da crise econmica, a essncia social do perodo revolucionrio consiste justamente no fato de as estratificaes de classe se modificarem de maneira constante, abrupta e violenta, tanto
15. Staat una Revolution, p. 79.

no capitalismo em dissoluo como na sociedade proletria que luta para nascer. Isso tambm explica por que um reagrupamento constante das energias revolucionrias constitui uma questo vital para a revoluo. No h dvida de que a situao geral da economia mundial deve, cedo ou tarde, impelir o proletariado a uma revoluo em escala mundial, e que essa revoluo deve ser a primeira a ter condies de implementar efetivamente medidas econmicas no sentido do socialismo. No interesse do desenvolvimento da revoluo, importante que o proletariado use todos os recursos para conservar o poder de Estado sob seu controle em quaisquer circunstncias. O proletariado vitorioso no deve estabelecer antecipadamente sua poltica, de maneira dogmtica, nem no plano econmico, nem no ideolgico. Assim como tem de manobrar livremente sua poltica econmica (socializao, concesses etc.), conforme a estratificao das classes, a possibilidade e a necessidade de conquistar certas camadas dos trabalhadores para a ditadura, ou pelo menos neutraliz-las, no podem ser rgidas na questo da liberdade. No perodo da ditadura, o tipo e a medida da "liberdade" dependero do estado da luta de classes, do poder do inimigo, da intensidade da ameaa ditadura, das reivindicaes das camadas a conquistar, da maturidade daquelas classes aliadas ao proletariado e influenciadas por ele etc. A liberdade no pode (assim como, por exemplo, a socializao) representar um valor em si. E ela que tem de estar a servio da dominao do proletariado, e no o contrrio. S um partido revolucionrio como o dos bolcheviques capaz de executar essa modificao freqentemente repentina; s ele tem flexibilidade, capacidade de manobra e imparcialidade suficientes para avaliar as for-

522

GEORG LUKCS

as realmente atuantes, a fim de avanar, passando por Brest-Litovsk, pelo comunismo de guerra daquela que foi a mais selvagem guerra civil, em direo a uma nova poltica econmica e, a partir dela (modificando novamente a situao de poder), a um novo agrupamento de foras, mantendo sempre intacto o essencial, ou seja, o domnio do proletariado. Mas nesse fluxo de fenmenos restou um plo fixo: a posio contra-revolucionria das outras "correntes do movimento operrio". De Kornilov a Kronstadt estende-se uma linha reta. A crtica dessas correntes ditadura no , portanto, uma autocrtica do proletariado - cuja possibilidade tem de ser assegurada institucionalmente mesmo durante a ditadura -, mas uma tendncia de desagregao a servio da burguesia. A elas se referem, com razo, as palavras de Engels numa carta a Bebei16: "Enquanto o proletariado utilizar o Estado, f-lo no em vista da liberdade, mas da represso do seu adversrio." Se, no curso da Revoluo Alem, Rosa Luxemburgo modificou as opinies aqui analisadas, isso se deve seguramente ao fato de que, nos poucos meses que lhe foram concedidos de convivncia mais intensa e determinante com a revoluo ento atual, ela se convenceu do equvoco de suas concepes antigas sobre a revoluo, principalmente do equvoco de sua opinio sobre o papel do oportunismo, sobre a forma de combat-lo e, por isso, sobre a estrutura e a funo do prprio partido revolucionrio. Janeiro de 1922.
16. Ibid., p. 57; MEW 19, p. 7.

Anda mungkin juga menyukai