Anda di halaman 1dari 13

XI Congresso Brasileiro de Sociologia proposta individual para o GT "Teorias Sociolgicas Contemporneas e Pensamento Social"

Jean Carlo Faustino


Mestrando em Sociologia / I.F.C.H. / UNICAMP

Ttulo:
O Idiota de Dostoivski

Resumo:
O presente artigo descreve uma proposta interdisciplinar de anlise, j em execuo, de uma das grandes obras-primas do escritor russo Fdor Mikhailovitch Dostoivski: o romance O Idiota publicado entre os anos de 1866 a 1868. Essa proposta, que se justifica (dentre outros motivos) pela inexistncia de uma anlise semelhante na sociologia brasileira, fundamenta-se em pressupostos metodolgicos tanto da sociologia da literatura (Lucien Goldmann) quanto da teoria literria (Mikhail Bakhtin). Com base nessas premissas, o presente trabalho de pesquisa tem-se realizado no contexto do programa de mestrado com o objetivo de realizar uma anlise internalista da obra em questo.

O Idiota de Dostoivski

Pgina 2 de 13

Introduo e Objetivo O romance e a sociologia estiveram muito prximos em suas origens: ambos foram forjados em meio s transformaes do sculo XIX; ambos ocupavam-se das temticas humanistas decorrentes dessa poca de mudana; e ambos ocuparam-se, tambm, com o substrato social e as suas repercusses na vida e no imaginrio do indivduo. Mas cada rea tinha os seus propsitos especficos e por isso tiveram que, em determinado momento, diferenciarem-se para o estabelecimento das fronteiras cientficas e disciplinares 1 fronteiras essas que, hoje, a interdisciplinariedade procura romper em favor de uma compreenso maior da realidade social2. Mas apesar da separao entre romance e sociologia, os pensadores sociais do sculo XIX (alguns, hoje, chamados de socilogos) continuaram a aprender da sociedade do seu tempo atravs dos romances. Veja-se, por exemplo, a notria passagem em que Engels afirma ter aprendido mais sobre a economia francesa atravs da leitura dos romances de Balzac do quem em qualquer outro tratado cientfico3, o que vem a reforar o argumento, posteriormente colocado por Lukcs, sobre o fundamento terico dessa aproximao entre romance e sociologia. "Os grandes romancistas tm que investigar profundamente os fundamentos sociais da ao individual, tm que analis-los atravs de mltiplas mediaes para faz-los aparecer como qualidades e como paixes vividas por pessoas particulares, eles tm que percorrer vias extremamente complicadas para resgatar, sobre o plano sensvel, entre o que aparece como "partculas isoladas", as verdadeiras conexes scio-econmicas - tudo isto para alcanar o novo sublime romanesco, o sublime que nasce do "materialismo da sociedade burguesa" (Marx)4

Assim, tendo-se em mente que a compreenso de uma obra literria ajuda a compreender tambm a prpria sociedade na qual (e para a qual) essa obra foi escrita, a nossa proposta de trabalho tomou como objetivo principal o encaminhamento do estudo na direo da sociologia da literatura, atravs da anlise de

1 2

LEPENIES, Wolf. As Trs Culturas. Traduo de Maria Clara Cescato. So Paulo, Edusp, 1996 Cf. XXVI Encontro Anual da ANPOCS 2002, Mesa Redonda O Futuro das Cincias Sociais 3 "E essa srie de romances, afirma Engels, ensinou-lhe mais "at mesmo nos detalhes econmicos (por exemplo, a redistribuio da propriedade real ou pessoal, depois da Revoluo) do que todos os historiadores, economistas e estatsticos profissionais do perodo juntos. FRANK, Joseph. Dostoivski: As Sementes da Revolta, 1821-1849. Traduo de Vera Pereira. So Paulo. Edusp, 1999. Pginas 150 e 151. 4 LUKCS, Georg. Nota Sobre o Romance in Netto, Jos Paulo (org.). Georg Lukcs. So Paulo, Editora tica, pgina 179

O Idiota de Dostoivski

Pgina 3 de 13

uma das grandes obras de Dostoivski quem Lucien Goldman entendia como um gnio, particularmente, pelo fato de que suas obras conseguiam sintetizar os problemas gerias de uma poca e civilizao em mudana5.

Entretanto, para dar prosseguimento realizao do nosso trabalho, tivemos que fazer um recorte na vasta obra do escritor russo, ou seja, tivemos que escolher uma obra especfica para realizar o nosso projeto de uma sociologia da literatura de Dostoivski. A obra escolhida foi o romance O Idiota escrito entre os anos de 1866 a 18686. A anlise sociolgica deste romance passou, ento, a ser o nosso objetivo especfico de trabalho. A este, porm, somou-se um segundo objetivo especfico: o de realizar uma anlise internalista porque o que desejo, aqui, o de ressaltar o aspecto artstico e universal da obra, ou seja, a sua beleza esttica interna.

GOLDMANN, Lucien. Dialtica e Cultura. Traduo de Luiz Fernando Carodo, Carlos Nelson Coutinho e Giseh Vianna Konder. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1979. 2 Edio. Pgina 86 6 GROSSMAN, Leonid. Dostoivski Artista. Traduo de Boris Schnaiderman. Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 1967. Pginas 222 a 238.

O Idiota de Dostoivski

Pgina 4 de 13

No momento (julho de 2003), esta proposta de pesquisa vem sendo efetivada no programa de mestrado do Instituto de Filosofia e Cincias Humanas da UNICAMP, com a perspectiva de ser submetida ao processo de qualificao no ms de agosto de 2003 e de ser concluda no ms de agosto de 2004. A seguir, depois de apresentar as justificativas de nossa escolha e das consideraes sobre a metodologia adotada, sero apresentados tambm alguns dos resultados preliminares do trabalho em questo.

Justificativa O Idiota era no somente um dos romances preferidos do seu prprio autor como, tambm, segundo Leonid Grossman, era tambm um dos mais bem estruturados e acabados dentre as suas grandes obras-primas7. Mas, apesar desses motivos terem contribudo para que esse romance se tornasse o objeto especfico de nossa anlise, a sua escolha tambm se pautou por outros dois motivos. O primeiro desses motivos a indicao de Carlos Nelson Coutinho, de que esse romance representa o pice das questes anteriormente colocadas pelo escritor 8 significando, portanto, que estaremos lidando com uma obra que representa a maturidade do pensamento de um autor com grande sensibilidade para o social9. J o segundo motivo nasceu como resultado de nossa pesquisa sobre as obras crticas existentes no Brasil, a qual apontou para uma provvel inexistncia de um trabalho que tenha se dedicado anlise sociolgica e integral de uma das grandes obras de Dostoivski em particular do romance O Idiota. As anlises existentes no Brasil, mesmo aquelas que no so propriamente sociolgicas, ocupam-se ou de amplos panoramas da obra do escritor ou de estudos de pequenos textos. Como exemplos do primeiro desses grupos podemos citar o livro de Hamilton Nogueira 10 , o artigo de Carpeaux 11 , a

GROSSMAN, Leonid. Dostoivski Artista. Traduo de Boris Schneiderman. Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 1967. 8 COUTINHO, Carlos Nelson. Atualidade de Dostoivski in Literatura e Humanismo: Ensaios de Crtica Marxista. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1967. 9 SCHNAIDERMAN, Boris. Dostoivski - Prosa Poesia: O Senhor Prokhartchin. So Paulo, Perspectiva, 1982. Pgina 104; SCHANAIDERMAN, Boris. Dostoivski: a fico como Pensamento in ArtePensamento. So Paulo, Cia das Letras, 1994. Pgina Pgina 246; SCHNAIDERMAN, Boris. Turbilho e Semente: ensaios sobre Dostoievski e Bakhtin. So Paulo, Duas Cidades, 1983. Pgina 38. 10 NOGUEIRA, Hamilton. Dostoivski. Rio de Janeiro, Jos Olympio Editora, 1974, 2 Edio revista e aumentada. 11 CARPEAUX, Otto Maria. Ensaios de Interpretao Dostoivskiana in A Cinza do Purgatrio. Rio de Janeiro, Casa do Estudante do Brasil, 1942.

O Idiota de Dostoivski

Pgina 5 de 13

biografia de Virgnio Santa Rosa 12 e, dentre outros, o livro Turbilho e Semente, de Boris Schnaiderman 13 . Quanto ao segundo grupo, so exemplos as teses de livre docncia de Boris Schnaiderman, sobre o livro O Sr. Prokhartchin14, e a tese de Paulo Bezerra, sobre o conto Bobk15. Porm, no que se refere s anlises especificas das grandes obras-primas de Dostoivski, a produo cientfica bastante escassa seno nula. , portanto, para o preenchimento desta lacuna que o nosso projeto de mestrado se props a dar o seu primeiro passo.

Metodologia

A sociologia da literatura pauta-se tradicionalmente por duas perspectivas de anlise: a internalista e a externalista. Um exemplo bastante ilustrativo de uma anlise externalista aquela empreendida por Pierre Bourdieu quando, em As Regras da Arte, analisou o romance Educao Sentimental (de Flaubert) e a formao do campo literrio francs16. Quanto anlise internalista, o exemplo possivelmente mais famoso o de Lucien Goldman quando, em Le Dieu Cach, analisou a obra de Pascal e Racine17.
Ambas as perspectivas possuem suas limitaes e, consequentemente, suas crticas. Entretanto, a nossa escolha foi pela perspectiva internalista porque a perspectiva externalista inevitavelmente haveria de conduzir o foco de interpretao para a problemtica ideolgica da obra de Dostoivski incorrendo, assim, no mesmo problema das anlises crticas mencionadas, por Bakhtin em Problemas da Potica de Dostoivski:

A agudeza transitria dessa problemtica encobria momentos estruturais mais slidos e profundos de sua viso artstica. Amide esquecia-se quase inteiramente

12

SANTA ROSA, Virgnio. Dostoivski: um cristo torturado. Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 1980. 13 SCHNAIDERMAN, Boris. Turbilho e Semente: ensaios sobre Dostoievski e Bakhtin. So Paulo, Duas Cidades, 1983. 14 SCHNAIDERMAN, Boris. Dostoivski - Prosa Poesia: O Senhor Prokhartchin. So Paulo, Perspectiva, 1982. 15 BEZERRA, Paulo Azevedo. Bobk :polmica e dialogismo. Tese de Livre Docncia FFLCH/ USP. So Paulo, 1997 16 BOURDIEU, Pierre. As Regras da Arte: Gnese e Estrutura do Campo Literrio. Traduo de Maria Lucia Machado. So Paulo, Cia das Letras, 1996. 17 GOLDMANN, Lucien. Le Dieu Cach tude sur la vision trafique dnas les Penses de Pascal et dans le thtre de Racine. Paris, Gallimard, 1959.

O Idiota de Dostoivski

Pgina 6 de 13

que Dostoivski era acima de tudo um artista (de tipo especial, bem verdade) e no um filsofo ou jornalista poltico18.

Alis, este livro de Mikhail Bakhtin (Problemas da Potica de Dostoivski) uma das referncias auxiliares obrigatrias de nossa anlise porque a sua anlise sobre a especificidade da potica dostoivskiana ajuda no somente a observar o que h de particular como, tambm, a compreender melhor a prpria obra em questo19. Alm disso, h tambm uma afinidade intelectual com o nosso trabalho dado que neste livro que Bakhtin refere-se obra de Dostoivski como sendo um valioso material para a sociologia.

18

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da Potica de Dostoivski. Traduo de Paulo Bezerra. So Paulo, Forense Universitria, 1981. Introduo, Grifo do autor 19 A principal tese de Bakhtin no seu livro " Problemas da Potica de Dostoivski" a de que este escritor criou um novo gnero literrio: o romance polifnico, o que, por sua vez, determina todos os elementos da estrutura dos seus livros. Diz tambm Bakhtin que " somente luz da tarefa central de Dostoivski por ns formulada podem tornar-se compreensveis a profunda organicidade, a coerncia e a integridade de sua potica." BAKHTIN, op. cit, pgina 4.

O Idiota de Dostoivski

Pgina 7 de 13

Entretanto, se a perspectiva internalista de anlise no se norteia pela problemtica ideolgica do autor, por outro lado sabido que este aspecto no pode (assim como no deve) ser evitado particularmente na obra de Dostoivski onde, segundo Bakhtin, a verdade sobre o mundo, segundo Dostoivski, inseparvel da verdade do indivduo 20 ou, segundo Walter Benjamin, onde h uma interdependncia entre os destinos de seus personagens e o destino da Rssia 21 ou, segundo Lukcs, onde nos destinos pessoais dos seus personagens que revelam-se os grandes problemas da sua poca22 ou ainda, segundo Otto Maria Carpeaux, onde a arte de Dostoivski freqentemente recebe a interveno das suas convices polticas e ideolgicas que suprime e modifica o dinamismo natural de seus personagens 23. Portanto, independentemente da perspectiva internalista ou externalista, trabalhar com a obra de Dostoivski trabalhar inevitavelmente com o pensamento social do autor. A diferena, porm, reside na nfase que se quer dar; e a nfase deste trabalho diz respeito ao Dostoivski artista ou, dito de outra maneira, na anlise da beleza da sua obra a partir dela prpria o que acreditamos ser possvel a partir das premissas metodolgicas (internalistas) de Lucien Goldmann.

A metodologia de Goldman orienta-se pela integrao dos elementos ao conjunto, das partes ao todo24, o que se baseia no fundamento da coerncia interna que caracteriza as grandes obras de arte e literatura como, a propsito, o caso do romance O Idiota. Sendo assim, evidenciar a coerncia interna de uma obra, fazendo concordar todas as passagens contrrias, no somente um instrumento de anlise como tambm o primeiro passo a ser dado alis, j realizado em nosso trabalho de pesquisa. O mtodo de Goldmann tambm tem como pressuposto uma segunda integrao, a saber: a da obra na vida do grupo (ou classe social) ao qual o seu autor pertence25. Isto deve-se a um postulado metodolgico fundamental: a influncia da viso de mundo

20 21

BAKHTIN, op. cit., pgina 64. BENJAMIN, Walter. Dostoevskys The Idiot in Selected Writings, volume 1 (1913-1926).The Belknap Press of Harvard University Press, London/England, 1996. 22 FRANK, Joseph. Pelo Prisma Russo: ensaios sobre literatura e cultura Traduo de Paula Cox Rolim, Francisco Achcar. So Paulo. Edusp, 1992. 23 CARPEAUX, Otto Maria. Ensaios de Interpretao Dostoivskiana in A Cinza do Purgatrio. Rio de Janeiro, Casa do Estudante do Brasil, 1942. 24 GOLDMANN, Lucien. Dialtica e Cultura. Traduo de Luiz Fernando Carodo, Carlos Nelson Coutinho e Giseh Vianna Konder. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1979. 2 Edio, pgina 13. 25 GOLDMANN, op. cit., pgina 8

O Idiota de Dostoivski

Pgina 8 de 13

sobre a criao literria - uma perspectiva segundo a qual o escritor visto como aquele que pensa ou sente essa viso de mundo at suas ltimas conseqncias. verdade que este mtodo - no particularmente o de Goldman, mas toda a escola marxista da sociologia da literatura - foi severamente criticada por Bourdieu no texto Por Uma Cincia das Obras, no qual afirmou que este tipo de anlise marxista baseavam-se em pressupostos extremamente ingnuos de imputao de paternidade espiritual, que acabam por supor que um grupo pode agir diretamente como causa determinante ou causa final (funo) sobre a produo da obra26. Para suprir essa limitao metodolgica Bourdieu props o uso da teoria do campo, o qual exerceria um efeito de refrao (agindo como um prisma) nas determinaes externas invocadas pelos marxistas. Assim, o campo exerceria uma funo de intermediao entre o grupo social a que o autor pertence e a determinao da sua obra. Entretanto, deve-se notar que Bourdieu, ao criticar as anlises externas da escola estruturalista, coloca Adorno, Lukcs e Goldman em um mesmo bloco27 deixando de considerar certas particularidades metodolgicas distintas em cada um desses autores. Por exemplo, Goldman diz que a viso de mundo do grupo ou classe social a que o pensador pertence resulta da situao concreta desse grupo no decurso da histria, e que sua influncia na obra do autor pode ocorrer de diferentes maneiras: por adaptao; como uma reao de recusa; ou ainda como sntese das idias de seu meio. Como se v, alm dessa metodologia possuir certa abertura para o prprio desenvolvimento da teoria de campo literrio de Bourdieu, ela tambm parece estar bem longe de ser um pressuposto extremamente ingnuo. No entanto, no ser preciso, aqui, adentrarmos por demais nessa discusso visto que a crtica de Bourdieu refere-se apenas s anlises externas da escola estruturalista enquanto que o objetivo, deste trabalho, o de realizar uma anlise
26

BOURDIEU, Pierre. Por uma Cincia das Obras in Razes Prticas: Sobre a Teoria da Ao. Traduo de Mariza Corra. Campinas, Editora Papirus, pgina 59.

O Idiota de Dostoivski

Pgina 9 de 13

internalista da obra literria, a qual Bourdieu reconhece, no mesmo texto, que o estruturalistmo a direo terica mais pujante, intelectual e socialmente, sendo que "socialmente, ela assumiu o controla da doxa internalista e conferiu uma aura de cientificidade leitura interna como desmonte formal de textos atemporais 28 ". E justamente, fazer um desmonte formal de textos atemporais procurando, inclusive, ressaltar o que torna esses textos atemporais o que norteia este trabalho conforme j mencionado em nosso segundo objetivo especfico na introduo deste artigo.
Retomando, ento, a exposio do mtodo de Goldman tem-se que: aps as duas integraes j expostas (a das partes ao todo e da obra na vida do grupo), as quais procuram explicar a significao objetiva da obra, tem-se que essa mesma significao objetiva deve ser relacionada com outros fatores externos obra: econmicos, sociais e culturais da poca. Esta , portanto, a suma da metodologia que norteia nosso trabalho.

Com relao biografia do autor, a metodologia de Goldmann diz que ela no se constitui num elemento essencial para a explicao da obra sendo til apenas para explicar as suas inconseqncias e fraquezas. E, neste aspecto, a escolha desse mtodo afina este trabalho com a superao da crtica levantada por Joseph Frank, no livro Pelo Prisma Russo: a de que as novas anlises das obras de Dostoivski deveriam superar as deficincias das interpretaes anteriores que se baseavam fundamentalmente nos conflitos emotivos do autor em termos de antinomias filosficas ou dilemas existenciais.29 A isto, a sociologia da literatura certamente tem a sua contribuio a dar.

Resultados Alcanados

Conforme exposto anteriormente, a metodologia de Lucien Goldman possui trs momentos principais: 1) a integrao das partes ao todo; 2) a integrao da obra na

27 28

BOURDIEU, Pierre. Por uma Cincia das Obras, op. cit., pgina 59 BOURDIEU, Pierre. Por uma Cincia das Obras, op. cit., pgina 55 29 FRANK, Joseph. Pelo Prisma Russo: ensaios sobre literatura e cultura Traduo de Paula Cox Rolim, Francisco Achcar. So Paulo. Edusp, 1992, pgina 106..

O Idiota de Dostoivski

Pgina 10 de 13

vida do grupo do autor e; 3) a integrao dos fatores externos obra. O nosso trabalho encontra-se com a primeira parte j concluda, a qual ser submetida ainda em agosto deste ano ao processo de qualificao. Nessa primeira parte concluda de nosso trabalho, ou seja, na integrao das partes ao todo tivemos inicialmente que analisar a idia dominante do romance, ou seja, aquele elemento que estrutura a distribuio de todos os elementos e as relaes dialgicas do romance. Assim, com base na anlise realizada por Joseph Frank 30 , assumimos como pressuposto que a idia dominante do romance O Idiota a de revelar a imagem de um "homem admiravelmente perfeito" que, em ltima instncia, refere-se ao prprio Cristo. Com base, ento, nesse pressuposto que responde pelo todo estruturador do romance, demos prosseguimento aquele que mais tarde viria a ser o primeiro captulo da nossa tese de mestrado: a integrao das partes ao todo. No entanto, para realizar essa integrao, tivemos que fazer inmeras leituras no somente de trechos do romance O Idiota como, tambm, de trechos dos prprios Evangelhos bblicos, uma vez que a nossa anlise concluiu que esses trechos dos Evangelhos constituem-se em elementos chaves para a compreenso do sentido da ao do romance. Ao longo da anlise em questo, conforme havia sido previsto no item relativo metodologia, fizemos uso da teoria de Bakhtin como referncia auxiliar para a compreenso da polifonia e do dialogismo presente na obra em questo. Mas, devido s relaes da ao do romance com os trechos dos Evangelhos, tivemos tambm que fazer uso de uma referncia auxiliar no prevista: a teoria da ao social de Weber 31. Pois, foi somente a partir desta que descobrimos como que o comportamento de Michin (o

30

FRANK, Joseph. Dostoivski: os anos milagrosos (1865 a 1871). Traduo de Geraldo Gerson de Souza. So Paulo, Edusp, 2003.

O Idiota de Dostoivski

Pgina 11 de 13

protagonista do romance) caracteriza-se por uma orientao segundo os valores, em oposio ao comportamento tradicional. Ao opor-se ao comportamento tradicional, Michin est tambm trazendo uma alternativa aos valores que regem a sua sociedade e, desta maneira, realiza-se uma daquelas particularidades observadas por Walter Benjamin, Lukcs e Bakhtin, as quais foram aqui j mencionadas quando tratamos da metodologia adotada: a existncia de uma relao entre os destinos, dos personagens das obras de Dostoivski, com o destino da sua prpria nao da sua prpria sociedade, da sua prpria poca. Temas, esses, que sero ainda retomados nas prximas etapas da anlise em desenvolvimento tanto no que se refere integrao da obra na vida do grupo do autor quanto na integrao dos fatores externos com a obra.

Consideraes Finais

Este artigo procurou apresentar sumariamente os objetivos, as justificativas, a metodologia e os resultados j alcanados deste trabalho de pesquisa o que fruto de um ano e meio de pesquisa dentro do programa de mestrado em sociologia do Instituto de Filosofia e Cincias Humanas da UNICAMP. Restando, ainda, um ano para a concluso deste trabalho, o esforo de pesquisa, anlise e redao agora se voltar para os outros dois passos seguintes sugeridos pela metodologia que foi adotada: integrao da obra na vida do grupo do autor e a integrao dos fatores externos obra. No que se refere integrao obra na vida do grupo do autor, procuraremos enfatizar a atividade poltico ideolgica de Dostoivski. No somente no panorama geral de sua trajetria como escritor como, em especial, aquele importante perodo que

31

WEBER, Max. Conceitos Sociolgicos Fundamentais in Economia e Sociedade Fundamentos da Sociologia Compreensiva. Traduo de Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa e reviso tcnica de Gabriel Cohn. So Paulo, UnB.

O Idiota de Dostoivski

Pgina 12 de 13

antecedeu elaborao do romance O Idiota. Neste perodo, compreendido entre 1860 e 1865, Dostoivski fundou duas revistas agregando junto de si um conjunto de pensadores que constituram-se no seu grupo intelectual mais prximo. Unidos por um conjunto de idias que orientavam a sua revista, Dostoivski realizou diferentes debates com as outras revistas da poca que possuam idias muitas vezes radicalmente opostas s suas, em relao a vrios assuntos inclusive, sobre os destinos da prpria Rssia32. J com relao a integrao dos fatores externos obra, a nossa anlise pretende se voltar especialmente para as particularidades daquela estrutura social da Rssia do sculo XIX, que obviamente so diferentes da nossa sociedade atual. Assim, para evitarmos anacronismos, pretendemos utilizar no somente das premissas estabelecidas pela teoria sociolgica de Norbert Elias, presente no apndice do primeiro volume da sua obra O Processo Civilizador 33 , como, tambm, de relaes com o seu trabalho emprico publicado no livro A Sociedade de Corte34 uma vez que a sociedade russa de So Petersburgo, do contexto do romance O Idiota, uma sociedade em grande parte estruturada segundo os valores ocidentais da sociedade de corte. Ainda com relao integrao dos fatores externos obra, outros importantes aspectos precisaro ser relacionados como, por exemplo, o papel da prpria cidade de So Petersburgo onde alm de se reunir o grupo social de Dostoivski passa-se grande parte da ao do romance O Idiota. Sobre esse aspecto, j possumos algumas informaes levantadas na pesquisa realizada ainda no contexto de monografia de concluso do curso de graduao.

32

FRANK, Joseph. Dostoivski: os efeitos da libertao (1860 a 1865) . Traduo de Geraldo Gerson de Souza. So Paulo, Edusp, 2002. 33 ELIAS, Norbert. O Processo Civilizador, volume I. raduo de Ruy Jungm. Rio de Janeiro, Editora Zahar, 1990. 34 ELIAS, Norbert. A Sociedade de Corte. Traduo de Ana Maria Alves. Portugal, Lisboa, Estampa,1987.

O Idiota de Dostoivski

Pgina 13 de 13

Possivelmente, outros fatores externos como o econmico e a questo feminina precisaro ser tambm integrados mas sobre isso, no momento de nossa pequisa, ainda temos pouco a dizer.

Anda mungkin juga menyukai