Anda di halaman 1dari 32

1

FACULDADES INTEGRADAS REGIONAIS DE AVAR

PESQUISA E CONSTRUO DO CONHECIMENTO

Prof MSc. Mary Ftima Gomes Rodrigues

AVAR 2013

<

1. Introduo
As coisas esto no mundo, s que eu preciso aprender. (Paulinho da Viola)
O mundo humano construdo pela cultura, pelos sujeitos em suas relaes interpessoais e com o ambiente em que vivem. Vivemos no mundo em constante ao: observamos, sentimos e a imos, mas sempre ! e isso nos di"erencia de outras espcies vivas ! pensamos. #odos os nossos atos so acompanhados de pensamento, de re"le$es sobre o observado, o sentido e o vivido. %nto, necessitamos, alm de viver no mundo, pens&'lo, compreend('lo, isto , conhec('lo. %ssa ao di"erenciada de pensar o mundo e suas coisas o movimento humano de dar si ni"icado a tudo, de compreender da "orma mais apro"undada possvel nossas relaes com o mundo e ap)s , com as coisas. #emos como pressupostos b&sicos que o conhecimento s) nasce da pr&tica com o mundo, en"rentando os seus desa"ios e resist(ncias, e que o conhecimento s) tem sentido pleno na relao com a realidade. *+,-.%/0, 1123, p.415

6 busca do conhecimento uma atitude essencialmente humana, buscar compreender e dar si ni"icado para o mundo e as coisas uma atitude que "a7 parte da ess(ncia do ser humano. 8o entanto, o processo de elaborao de conhecimento sobre o mundo no um processo individual. Os si ni"icados produ7idos para sua compreenso "oram e so produ7idos durante toda hist)ria da humanidade pelo conjunto dos sujeitos sociais. 0sso si ni"ica di7er que o conhecimento hist)rico e social. 9ist)rico porque cada conhecimento novo um apro"undamento de conhecimentos anteriores e social porque nenhum sujeito constr)i, a partir de nada, um novo conhecimento: todo conhecimento se ap)ia em conhecimentos anteriores, produ7idos por outros sujeitos, portanto, ele produto socialmente produ7ido. /e o conhecimento o ponto central da concreti7ao dos seres humanos como humanos, devemos instrumentali7&'los para pensar e a ir sobre o mundo. %m sua pr&tica social, a pesquisa uma atividade comple$a que se reali7a em todos os momentos da vida humana. :esquisar produ7ir conhecimentos para ao. :ortanto, pesquisamos sempre e a todo o momento. Ocorre que, no mundo acad(mico, dedicamo' nos a uma pr&tica de pesquisa mais sistemati7ada, mais or ani7ada, para que a produo dos conhecimentos necess&rios ;s "ormas cient"icas de compreenso das coisas possa

N ser, ela tambm, a pr&tica da pesquisa, um conhecimento elaborado e sistemati7ado ao alcance de todos os pesquisadores.

2. O que pesquisa!
O termo pesquisa si ni"ica, se undo o dicion&rio 6urlio =inda ao ou busca minuciosa para averi uao da realidade> investi ao, inquirio?. 6lm disso, tambm si ni"ica =investi ao e estudo, minudentes e sistem&ticos, com o "im de descobrir ou estabelecer "atos ou princpios relativos a um campo qualquer do conhecimento?. %ssas de"inies ajudam a compreender a pesquisa como uma ao de conhecimento da realidade, seja ela natural ou social. O importante aqui compreender a pesquisa como um processo de produo de conhecimentos para a compreenso de uma dada realidade, isto , conhecimentos que au$iliem na interpretao da realidade. *#O@O8%'A%0/,<BBC, p.C'25 %ntendemos por pesquisa a atividade b&sica da -i(ncia na sua inda ao e construo da realidade. D a pesquisa que alimenta a atividade de ensino e a atuali7a "rente ; realidade do mundo. :ortanto, embora seja uma pr&tica te)rica, a pesquisa vincula o pensamento e ao, ou seja, nada pode ser intelectualmente um problema, se no tiver sido, em primeiro lu ar, um problema da vida pr&tica. *E086FO, 1112, p.1C5 Pesquisa um procedimento racional e sistem&tico que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que so propostos.G...H. 6 pesquisa desenvolvida mediante o concurso dos conhecimentos disponveis e a utili7ao cuidadosa de mtodos, tcnicas e outros procedimentos cient"icos G...H ao lon o de um processo que envolve inImeras "ases, desde a adequada "ormulao do problema at a satis"at)ria apresentao dos resultados. *J0+, 111K, p.115

2.1.

A import"ncia da pesquisa em #ducao

Le acordo com os :arMmetros -urriculares 8acionais:


*...5 6 nova sociedade, decorrente da revoluo tecnol) ica e seus desdobramentos na produo e na &rea da in"ormao, apresenta caractersticas possveis de asse urar ; educao uma autonomia ainda no alcanada. 0sto ocorre na medida em que o desenvolvimento das compet(ncias co nitivas e culturais e$i idas para o pleno desenvolvimento humano passa a coincidir com o que se espera na es"era da produo. *...56 arantia de que todos desenvolvam e ampliem suas capacidades indispens&vel para se combater a duali7ao da sociedade, que era desi ualdades cada ve7 maiores.

4 Le que compet(ncias se est& "alandoO La capacidade de abstrao, do desenvolvimento do pensamento sist(mico, ao contr&rio da compreenso parcial e "ra mentada dos "enPmenos, da criatividade, da curiosidade, da capacidade de pensar mIltiplas alternativas para a soluo de um problema, ou seja, do desenvolvimento do pensamento diver ente, da capacidade de trabalhar em equipe, da disposio para procurar e aceitar crticas, da disposio para o risco, do desenvolvimento do pensamento crtico, do saber comunicar'se, da capacidade de buscar conhecimento. %stas so compet(ncias que devem estar presentes na es"era social, cultural, nas atividades polticas e sociais como um todo, e que so condies para o e$erccio da cidadania num conte$to democr&tico. 8o h& o que justi"ique memori7ar conhecimentos que esto sendo superados, ou cujo acesso "acilitado pela moderna tecnolo ia. O que se deseja que os estudantes desenvolvam compet(ncias b&sicas que lhes permitam desenvolver a capacidade de continuar aprendendo. D importante destacar, tendo em vista tais re"le$es, as consideraes oriundas da -omisso 0nternacional sobre a educao para o sculo QQ0, incorporadas nas determinaes da +ei nR 1.N14S1K: a5 6 educao deve cumprir um triplo papel: econPmico, cient"ico e cultural> b5 a educao deve ser estruturada em quatro alicerces: aprender a conhecer, aprender a "a7er, aprender a viver e aprender a ser.T 6tualmente, o "enPmeno cient"ico assumiu um lu ar de destaque, assentando'se em um quinto desa"io: o aprender a aprender. 8o aprender a aprender, e$iste o encontro propcio da qualidade "ormal e poltica, tornando a vida acad(mica, ao mesmo tempo educativa e cient"ica. 6 educao superior deve ter em espec"ico, nesse conte$to, educar pela ci(ncia. O ambiente educativo universit&rio pode ser alimentado de muitas maneiras e$trnsecas, como atividades culturais, aes sociais, or ani7ao poltica estudantil, mas deve, principalmente, nutrir'se de sua especi"icidade intrnseca, que a pesquisa.

3 8esse sentido, a pesquisa precisa ser compreendida como uma necessidade e como um dos maiores e mais importante desa"io para uma educao de qualidade. %ssa relevante questo deve ainda ser considerada como promotora da cidadania e do processo emancipat)rio de cada indivduo. -ada indivduo deve ser compreendido como construtor e reconstrutor da sociedade em que vive. /ociedade que, tambm, est& sempre em constante trans"ormao, necessitando assim de novas idias, pr&ticas e inovaes que podem ser construdas e reconstrudas por meio da pesquisa. O #rabalho de -oncluso de -urso *#--5 uma oportunidade para apro"undar o conhecimento sobre os processos investi ativos, desenvolvendo a habilidade de elaborar e e$ecutar projetos de pesquisa, an&lise biblio r&"ica e instrumentos de pesquisa, alm da compet(ncia do Uaprender a "a7erU, a "im de aprimorar a capacidade de analisar e interpretar dada realidade ou situao. /e o produto "inal, ou seja, o #--, importante, convm ressaltar que mais importante ainda o processo, ou seja, aprender a reali7ar uma investi ao mediante o e$erccio da "aculdade de lidar com temas de estudo, desenvolvendo a capacidade de elaborao pr)pria por meio da produo de te$tos e documentos, do levantamento e tratamento de dados e in"ormaes.

2.2.

A pesquisa nos cursos de $raduao


Vuaisquer que sejam as distines que se possam "a7er para caracteri7ar as

v&rias "ormas de trabalhos cient"icos, preciso a"irmar preliminarmente que todos eles t(m em comum a necess&ria proced(ncia de um trabalho de pesquisa e de re"le$o que seja pessoal, autnomo, criativo e rigoroso. Pessoal no sentido em que qualquer pesquisa, em qualquer nvel, e$i e do pesquisador um envolvimento tal que seu objetivo de investi ao passa a "a7er parte de sua vida.6 tem&tica deve ser realmente uma problem&tica vivenciada pelo pesquisador, ela deve lhe di7er respeito.

K Autnomo quer di7er que ele "ruto de um es"oro do pr)prio pesquisador. 6utonomia esta que no si ni"ica desconhecimento ou despre7o da contribuio alheia mas, ao contr&rio, capacidade de um inter'relacionamento enriquecedor, portanto dialtico, com outros pesquisadores, com os resultados de outras pesquisas, e at mesmo com os "atos. D reconhecendo e assumindo, mas simultaneamente ne ando e superando o le ado do outro, que o pensamento autPnomo se constitui. Criativo, pois no se trata mais de apenas aprender, de apropiar'se da ci(ncia acumulada, mas de colaborar no desenvolvimento da ci(ncia, de "a7er avanar este conhecimento aplicando'se o instrumental da ci(ncia aos objetos e situaes, buscando' se seu desvendamento e sua e$plicao. Rigoroso: no h& lu ar, neste nvel, para o espontanesmo, para o diletantismo, para o senso comum e para a mediocridade. 6qui se de"ine a e$i (ncia da lo icidade e da compet(ncia. 8o se "a7 ci(ncia sem es"oro, perseverana e obstinao. 6ssim sendo, a reali7ao de um trabalho de p)s' raduao e$i ir& muita dedicao ao estudo, ; re"le$o, ; investi ao. %le s) se concreti7ar& e amadurecer& na medida em que o p)s' raduando criar um conte$to de vida cient"ica sistem&tica, mantida com insistente perseverana, sempre em busca de uma imprescindvel "undamentao te)rica, tanto cient"ica como "ilos)"ica.

%. A construo da compet&ncia do 'uturo pesquisador


:ara que voc( possa construir'se como pesquisador, entendido como aquele que busca, testa ou cria novos conhecimentos, procedimentos e solues para problemas que inquietam o ser humano, em todos os nveis de sua atuao, precisam predispor'se a en"rentar e vencer v&rios desa"ios. %ntre eles priori7am'se al umas atitudes que devem ser construdas radativamente por voc( e todo pesquisador que almeje produ7ir um bom trabalho.

%.1.Paci&ncia

C 6o lon o de sua trajet)ria, a escola brasileira tem "ormado alunos repetidores de in"ormaes "echadas, prontas e predeterminadas pela autoridade superior do pro"essor, e$i idos, na maioria das situaes, a e$ercitar sua capacidade de memori7ao de quantidade de in"ormaes. 8o entanto, a produo cient"ica e$i e do aluno capacidades para raciocnios mais comple$os que a simples memori7ao de conhecimentos. 6 construo da autonomia consciente radativa e vai e$i ir do aluno

paci(ncia consi o mesmo e com seu orientador, entendido como o pro"issional que vai, no direcionar, mas orientar a sua caminhada em busca dessa autonomia construda e da compet(ncia para produo cient"ica de qualidade. %.2. Persist&ncia Outra qualidade a ser construda pelo pesquisador em desenvolvimento aprender a no esmorecer diante das di"iculdades e procurar entender todas ss ve7es em que, jul ando seu trabalho j& concludo encontra, em sua caminhada cient"ica, um outro estudioso, um orientador consciente, honesto e competente, que problemati7a sua produo, desa"iando'o a novas conquistas, au$iliando'o a entender que o conhecimento um eterno construir e que, em cada nvel do processo, deve'se procurar atin ir a maior per"eio possvel para o momento e recomear sempre em busca do melhor, considerando bem de"inido o nvel de comple$idade a ser atin ido no trabalho cient"ico a e"etivar. Persistir, persistir sempre, apesar de todos os empecilhos e di'iculdades uma das maiores qualidades de todo pesquisador.

%.%. (onsci&ncia e responsa)ilidade tica, social e pol*tica


Outra qualidade a ser construda por voc(, como pesquisador a conscienti7ao poltica aliada ; responsabilidade tica. D necess&rio no ser in (nuo a ponto de pensar que a pesquisa a ser reali7ada ser& e$clusivamente sua e servir& a prop)sitos pessoais, eralmente e ostas. /ua

2 pesquisa ser& de domnio pIblico e estar& sujeita a crticas destrutivas e construtivas e servir& a interesses que talve7 no sejam os ima inados por voc(. :or isso construa sua compet(ncia como pesquisador hist)rico'poltico e tico, cujos trabalhos devam contribuir no s) para atin ir seus interesses pessoais, acad(micos ou pro"issionais, como para o aper"eioamento da sociedade, das ci(ncias, das tecnolo ias e, principalmente, para a melhoria das condies de vida e para o bem' estar das pessoas, cidads do mundo.

%.+. (ora,em para en'rentar desa'ios e -encer ta)us tradicionais


6costumado sempre a memori7ar e repetir in"ormaes, como pesquisador voc( precisa aprender a ultrapassar'se descobrindo seu potencial e tambm suas limitaes. 6prenda a cultivar sua capacidade ima inativa, considerada "ora motri7 de qualquer produo cient"ica de qualidade e para o seu desenvolvimento como pessoa e pesquisador. :aralelamente v& eliminando o medo da incompet(ncia e do erro. :ara reali7ar trabalhos cient"icos voc( precisa con"iar nas pr)prias potencialidades e ir e$ercitando'as aos poucos, mas persistentemente. %... /umildade %ste , realmente, a maior conquista de todo estudioso, que se prope contribuir para que a sociedade avance em todos os seus campos de atuao. 6 humildade uma prerro ativa e uma virtude dos homens que conse uiram conciliar a importMncia de suas conquistas com o muito a descobrir e conhecer e se entre aram, totalmente, a essa busca, a essa descoberta constante, radativa, permanente e que, de uma "orma ou de outra, d& sentido ; pr)pria vida e ao pr)prio ser.

+0

Al,uns requisitos para o pesquisar

1 Vualquer que seja o problema, o re"erencial te)rico ou a metodolo ia empre ada, uma pesquisa implica o preenchimento de tr(s requisitos: W W W a e$ist(ncia de uma per unta que se deseja responder> a elaborao *e sua descrio5 de um conjunto de passos que permitam obter a in"ormao necess&ria para respond('la> a indicao do rau de con"iabilidade na resposta obtida.

%m outras palavras, necess&rio haver um problema de pesquisa, um procedimento que ere in"ormaes relevantes para a resposta e, "inalmente, preciso demonstrar que esta in"ormao decorre do procedimento empre ado e que a resposta produ7ida no apenas uma resposta possvel, como tambm a melhor nas circunstMncias.

+.10

A escolha do assunto
O primeiro cuidado com a escolha do tema e do problema de pesquisa, que esto

sempre apoiados num XassuntoT, partir de um assunto conhecido, "amiliar, que o pesquisador tem interesse, disponibilidade, acesso e, necessariamente, conhecimento. %scolhido o assunto, a pr)$ima provid(ncia do pesquisador escolher o tema de investi ao. :odemos di7er que comea aqui o trabalho de pesquisa propriamente dito.

+.20

Al,umas re,ras para a seleo do tema


8este conte$to, o autor ,mberto %co sistemati7a quatro re ras b&sicas para a

escolha do tema: 1' Vue o tema corresponda aos interesses do candidato *quer esteja relacionado com o tipo de e$ames "eitos, com as suas leituras, com o seu mundo poltico, cultural ou reli ioso5> <' Vue as "ontes a que recorre sejam acessveis, o que quer di7er que estejam ao alcance material do candidato> N' Vue as "ontes a que recorre sejam manuse&veis, o que quer di7er que estejam ao alcance cultural do candidato>

1B 4' Vue o quadro metodol) ico da investi ao esteja ao alcance da e$peri(ncia do candidato. O aluno, portador de uma e$peri(ncia necessariamente limitada, no se deve dei$ar cair na tentao dos temas demasiados eneralistas, j& que esta atitude pode revelar'se peri osa para ele. %"etivamente, o trabalho obtido acabar& necessariamente por no "ocar todos os assuntos propostos com a e$i (ncia e a pro"undidade pretendidas o que no s) ir& contribuir para a reali7ao de trabalhos incompletos e poucos re"letidos, como no trar& as contribuies esperadas de um trabalho de pesquisa. 6 escolha do tema dever& ainda, pre"erencialmente, motivar o aluno, pois caso contr&rio corre'se o risco de se estar e"etuando um trabalho s) para ter uma nota "inal. Os trabalhos de pesquisa esto ainda sujeitos a al umas condies: W W W o tema selecionado tem de estar devidamente delimitado> o tema deve ser pre"erencialmente contemporMneo> a biblio ra"ia e documentao dever& e$istir e ser acessvel ao aluno. 6ntes de selecionar o tema "inal, o aluno dever& sempre e"etuar um ri oroso levantamento biblio r&"ico. 8o entanto, necess&rio tomar cuidado com a consulta e$a erada de materiais biblio r&"icos nesta "ase como "orma de delimitar um tema do seu a rado, pois, esta atitude condu7 invariavelmente ; desmotivao, uma ve7 que o e$cesso de in"ormao pode no permitir a desej&vel e correta assimilao das mesmas.

+.%0

O pro)lema da pesquisa.
O problema da pesquisa uma inda ao vi orosa do tema, um aspecto do tema

que vale a pena ser revelado, investi ado. 6 problemati7ao do tema nortear& todo o processo de investi ao, todo es"oro ser& empreendido para responder a inda ao que a "ormulao do problema tra7. /alomon *<BB45 de"ine problema de pesquisa como sendo Xa questo que se coloca diante do estudioso como um desa"io ; sua capacidade solucionadora, revestida

11 de notas de relevMncia: operativa, contemporMnea, humanaT. -om essa a"irmao ele est& de"inindo tr(s critrios de relevMncia de um problema de pesquisa: 1' operati-a: o problema tra7 a possibilidade de produ7ir novos conhecimentosO <' contempor"nea: o problema atual o su"iciente para justi"icar uma investi aoO N' humana: o problema produ7ir& conhecimentos para contribuir na soluo de problemas humanos e sociais relevantesO 6 "ormulao do problema de pesquisa, portanto, nortear& todo processo de pesquisa.

+.+0

As hipteses
9ip)teses so XrespostasT provis)rias ao problema de pesquisa, so

possibilidades ! ainda ima inadas ! de soluo do problema de pesquisa. 6s hip)teses so tambm, no processo de pesquisa, norteadoras dos estudos empreendidos e podem ser comprovadas ! ou no ! durante o trabalho.

.. 1i'iculdades comuns entre os que pesquisam


6 mais "reqYente a di"iculdade para XescreverT, pois a e$presso escrita requer, antes de mais nada, uma apropriao do objeto da escrita. O ato de apropriao do objeto da escrita pressupe uma e$austiva pesquisa anterior sobre o tema, que deve ser compreendido em seus v&rios aspectos. ,m dos produtos da di"iculdade para escrever a chamada Xcolcha de retalhosT. 8ela, o pesquisador, por no possuir ainda um discurso escrito pr)prio, utili7a'se ou apropria'se do discurso alheio, e, ao somar te$tos, no percebe que muitas ve7es estes so descone$os ou con"litantes.

1< %screver um h&bito que vai sendo aprimorado apenas no seu contnuo e$erccio. Li"iculdade semelhante ; da escrita as ve7es encontrada na e$presso oral: comumente uma escrita truncada decorre de bloqueios no "alar. #al como a escrita, a e$presso oral tambm requer contnuo e$erccio. Outra di"iculdade ao desenvolvimento da pesquisa o medo de no ter o problema plenamente delimitado no projeto de pesquisa inicial. 8este caso, interessante lembrar que o projeto inicial acaba passando por inImeras trans"ormaes, e v&rios pesquisadores s) conse uem de"inir seu problema com clare7a ao "inal da pesquisa. O importante aqui que o pesquisador tenha a cora em de rede"inir seu projeto inicial sempre que necess&rio, sem abandon&'lo, mas sempre voltando a ele para perceber com clare7a o porqu( dos desvios pretendidos e em que direo se pretende avanar.

2. 3uno da Pesquisa
D a interpretao do que vivemos, -onhecimento da realidade mais apro"undado> 6 pr&tica social de conhecimento.

4. Pesquisa 5ualitati-a
6 pesquisa em educao, assim como a pesquisa em outras &reas das ci(ncias humanas e sociais, essencialmente qualitativa.

4.10

O que pesquisa qualitati-a!

1N Euito se tem discutido sobre essa aborda em de pesquisa. :esquisadores das ci(ncias e$atas e naturais tendem a desconsiderar essa aborda em como uma aborda em cient"ica. 8o entanto, muito se tem avanado na idia de que preciso considerar que os "enPmenos humanos e sociais nem sempre podem ser quanti"ic&veis, pois, como a"irma EinaZo *11125, trata'se de um Xuniverso de si ni"icados, motivos, aspiraes, crenas, valores e atitudes, o que corresponde a um espao mais pro"undo das relaes dos processos e dos "enPmenos que no podem ser redu7idos ; operacionali7ao de vari&veisT. 6 pesquisa qualitativa de"ende a idia que, na produo de conhecimentos sobre os "enPmenos humanos e sociais, nos interessa muito mais compreender seus conteIdos do que descrev('los, e$plic&'los. 6 di"erena entre a aborda em quantitativa e a aborda em qualitativa na pesquisa de nature7a, isto , enquanto a primeira d& (n"ase aos dados visveis e concretos, a se unda apro"unda'se naquilo que no aparente, Xno mundo dos si ni"icados das aes e relaes humanasT *EinaZo, 11125. %m educao, a pesquisa de car&ter essencialmente qualitativo, sem perder o ri or metodol) ico, busca compreender os diversos elementos dos "enPmenos educacionais. %sses "enPmenos, na aborda em qualitativa, devero ser compreendidos em sua comple$idade hist)rica, poltica, social e cultural, para que tenhamos a arantia de produ7ir conhecimentos comprometidos com a educao crtica e trans"ormadora. 6 aborda em qualitativa parte do "undamento de que h& uma relao dinMmica entre o mundo real e o sujeito, uma interdepend(ncia viva entre o sujeito e o objeto, um vnculo indissoci&vel entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito. O conhecimento no se redu7 a um rol de dados isolados, conectados por uma teoria e$plicativa> o sujeito'observador parte inte rante do processo de conhecimento e interpreta os "enPmenos, atribuindo'lhes um si ni"icado. O objeto no um dado inerte e neutro, est& possudo de si ni"icados e relaes que sujeitos concretos criam em suas aes.

4.1.1. O pesquisador

14 O pesquisador parte "undamental da pesquisa qualitativa. %le deve, preliminarmente, despojar'se de preconceitos, predisposies, para assumir uma atitude aberta a todas as mani"estaes que observa, sem adiantar e$plicaes nem condu7ir'se pelas e$peri(ncias imediatas, a "im de alcanar uma compreenso "enPmenos. O conhecimento uma obra coletiva e todos os envolvidos na pesquisa podem identi"icar criticamente seus problemas e suas necessidades, encontrar alternativas e propor estrat ias adequadas de ao. lobal dos

4.1.2. Os dados
Os dados no so coisas isoladas, acontecimentos "i$os, captados em um instante de observao. %les se do em um conte$to "luente de relaes: so "enPmenos que no se restrin em ;s percepes sensveis e aparentes, mas se mani"estam em uma comple$idade de oposies, de revelaes e de ocultamentos. D preciso ultrapassar sua apar(ncia imediata para descobrir sua ess(ncia.

4.1.%. As t cnicas
6 pesquisa qualitativa privile ia al umas tcnicas que coadjuvam a descoberta de "enPmenos latentes, tais como a observao participante, hist)ria ou relatos de vida, an&lise de conteIdos, entrevista no'diretiva, etc., que reIne um corpus qualitativo de in"ormaes que, se undo 9abermas, se baseia na racionalidade comunicacional. Observando a vida cotidiana em seu conte$to ecol) ico, ouvindo as narrativas, lembranas e bio ra"ias e analisando documentos, obtm'se um volume qualitativo de dados ori inais e relevantes, no "iltrados por conceitos operacionais, nem por ndices quantitativos. 6 pesquisa uma criao que mobili7a a acuidade inventiva do pesquisador, sua habilidade artesanal e sua perspic&cia para elaborar a metodolo ia adequada ao campo de pesquisa, aos problemas que ele en"renta com as pessoas que participam da investi ao.

13

6. 7odalidades de Pesquisa em #ducao


6.10 Introduo
[& e$iste hoje certo consenso nas ci(ncias humanas e sociais, no qual se situa a ci(ncia da %ducao, de que a pesquisa qualitativa ocupa lu ar de destaque. :or pesquisa qualitativa entendemos um tipo de pesquisa em que a compreenso dos conteIdos mais importante da sua descrio ou e$plicao. 8esse sentido, o papel do pesquisador mais do que o de mero observador dos "enPmenos, ele o principal instrumento de investi ao na pesquisa qualitativa. 6ssim como o pesquisador um elemento importante no processo de pesquisa, tambm o campo se destaca como determinante do conhecimento a ser produ7ido. O campo o lu ar no qual o pesquisador coleta os dados que, interpretados, discutidos e analisados, constroem os si ni"icados buscados. Lo ponto de vista pr&tico, a "onte dos dados indica tambm a modalidade de pesquisa. Lentre as muitas modalidades de pesquisa presentes nos estudos em %ducao, temos a pesquisa )i)lio,r8'ica, a pesquisa de campo, a pesquisa documental e a pesquisa0ao. Vejamos como o campo de coleta de dados, entre outros elementos, caracteri7a cada uma delas.

6.20

A pesquisa )i)lio,r8'ica
6 pesquisa biblio r&"ica tem como principal caracterstica o "ato de que a "onte

de dados, o campo onde ser& "eita a coleta de dados, a biblio ra"ia especiali7ada. 0sso si ni"ica di7er que todas as modalidades de pesquisa e$i em uma reviso biblio r&"ica, uma busca de conhecimento sobre os "enPmenos investi ados na biblio ra"ia especiali7ada, mas somente a pesquisa biblio r&"ica tem como campo Inico de coleta de dados a biblio ra"ia. 8a pesquisa biblio r&"ica vamos buscar, nos autores e obras selecionados, os dados para a produo do conhecimento pretendido.

1K 8a pesquisa biblio r&"ica no vamos XouvirT entrevistados nem observar situaes vividas, mas XouvirT, XconversarT e XdebaterT com os autores atravs de seus escritos. 6 leitura, para an&lise e interpretao dos dados a atividade espec"ica em todo o processo, e e$i e do pesquisador maturidade e muita disciplina. -omo salienta /everino,
Interpretar, num sentido restrito, tomar uma posio pr)pria a respeito das idias enunciadas, superar a estrita mensa em do te$to, ler nas entrelinhas, "orar o autor a um di&lo o, e$plorar toda a "ecundidade das idias e$postas, cotej&'las com outras, en"im, dialo ar com o autor. */%V%A08O, 1123, p.KB5

6ssim, a produo de conhecimentos que resulta do trabalho de investi ao cient"ica que toma a pesquisa biblio r&"ica como modalidade, no se redu7 a uma apresentao das idias de di"erentes autores acerca do tema estudado e suas complementaes, mas e$i e do pesquisador a produo de ar umentaes sobre o tema, interpretao pr)pria, resultado de um estudo apro"undado do assunto, tema e problema da pesquisa. -oncordar, discordar, discutir, problemati7ar os temas ; lu7 das idias dos autores lidos so os procedimentos dessa modalidade de pesquisa.

6.%0

A pesquisa de campo
%ssa modalidade de pesquisa, como o pr)prio nome indica, tem a "onte de dados

no XcampoT em que ocorrem os "enPmenos, no caso da pesquisa em %ducao, o campo so os espaos educativos escolares e no'escolares. 6 pesquisa de campo em %ducao, portanto, caracteri7a'se pela ida do pesquisador ao campo, aos espaos educativos para coleta de dados, com o objetivo de compreender os "enPmenos que nele ocorrem e, pela an&lise e interpretao desses dados, contribuir, pela produo de conhecimentos, para a construo do saber educacional e o avano dos processos educativos.

1C 6 coleta de dados, levando em conta a pesquisa que se pretende, pode ser reali7ada de "orma bastante variada, isto , pela utili7ao de di"erentes tcnicas e instrumentos de pesquisa, se undo os critrios estabelecidos pelo pesquisador e se undo as condies, objetivos e pr&ticas de sua reali7ao. 6s tcnicas mais usadas nas pesquisas de campo nas ci(ncias da educao so a observao e a entrevista. O mais importante aqui a sistemati7ao dessas tcnicas em instrumentos adequados ao campo investi ado, sistemati7ao essa que deve ser, ao mesmo tempo, ri orosa e "le$vel.

6.+0

A pesquisa documental
6 pesquisa documental tem como principal caracterstica o "ato de que a "onte

dos dados, o campo onde se proceder& a coleta dos dados, um documento *hist)rico, institucional, associativo, o"icial, etc.5. 0sso si ni"ica di7er que a busca de in"ormaes *dados5 sobre os "enPmenos investi ados reali7ada nos documentos. 6 pesquisa documental em %ducao , portanto, uma XvisitaT que o pesquisador "a7 a documentos que tenham si ni"icado para a or ani7ao da educao ou do ensino com o objetivo de empreender uma an&lise, em eral crtica, das propostas em questo.

6..0

A pesquisa0ao
6 metodolo ia da pesquisa ao articula, radicalmente, a produo de

conhecimentos com a ao educativa, isto , por um lado investi a, produ7 conhecimentos sobre a realidade a ser estudada e, por outro lado, reali7a concomitantemente um processo educativo para o en"rentamento dessa mesma realidade. %ssa modalidade da pesquisa qualitativa tambm conhecida como pesquisa participante, pesquisa participativa ou pesquisa'ao'participativa. D uma modalidade alternativa de pesquisa qualitativa que coloca a ci(ncia a servio da emancipao social, tra7endo duplo desa"io: o de pesquisar e o de participar,

12 o de investi ar e educar, reali7ando, nesse processo educativo, a articulao entre teoria e pr&tica *L%EO, 111<5 6qui, os participantes dei$am de ser XobjetosT de estudo para serem pesquisadores, produtores de conhecimentos sobre sua pr)pria realidade. O sujeito que vive a realidade s)cioambiental em estudo , portanto, um sujeito'parceiro das investi aes de"inidas participativamente, um pesquisador comunitrio que constr)i e produ7 conhecimentos sobre essa realidade em parceria com aquele que seria identi"icado, numa outra modalidade de pesquisa, como pesquisador, aqui de"inido como pesquisador acadmico. 6ssim, pesquisadores acad(micos e pesquisadores comunit&rios tornam'se parceiros de investi ao da realidade e da reali7ao da ao educativa sobre ela, compartilham conhecimentos que tra7em de suas di"erentes e$peri(ncias s)cio' hist)ricas com o objetivo de promover, pela ao're"le$o'ao, trans"ormaes na realidade s)cioambiental que investi am.

11

9. Orienta:es preliminares para ela)orao de pro;eto de pesquisa


9.10 <oteiro de um pro;eto de pesquisa
6 estrutura de um projeto de pesquisa deve proporcionar ao pesquisador e ao leitor o maior nImero possvel de in"ormaes sobre cada um desses elementos. /endo assim, podemos pensar numa estrutura b&sica para um projeto de pesquisa, tomando o cuidado obviamente de adapt&'lo a cada situao espec"ica:

W W W W W W W W W

capa, "olha de rosto, introduo, justi"icativa, objetivos, problema, hip)teses, metodolo ia, re"er(ncias biblio r&"icas.

<B

*capa5

3A(=>1A1#? I@A#$<A1A? <#$IO@AI? 1# AVA<B


*maiIscula, letra 12, ne rito

$raduao em Arte
*maiIscula s) no incio das palavras, letra 12, ne rito5

A*tulo do Ara)alho
*maiIscula s) no incio das palavras, letra 12, ne rito5

Nome do autor
*maiIscula s) no incio das palavras, letra 14, ne rito e it&lico5

A-ar 2C1%

<1

Introduo
#odo trabalho cienti"ico, seja ele uma proposta ou um relat)rio de pesquisa em "orma de arti o ou te$to completo *mono ra"ias, dissertaes e teses5, tem incio com a introduo. 8um projeto de pesquisa, ela tem o objetivo de traar um panorama eral do estudo proposto, isto , apresentar em linhas bem erais o estudo proposto. 6 introduo deve in"ormar ao leitor o ponto a partir do qual o autor da proposta concebe o assunto e o tema a ser estudado. :ara isto, necessitamos, em primeiro lu ar, apresentar o assunto em estudo, para em se uida empreender uma ri orosa reviso biblio r&"ica sobre ele e ento apresentar o tema. ,m assunto, no processo de investi ao cienti"ica, di7 respeito a uma aborda em mais eral do tema a ser estudado. 6ssim, se vamos estudar, por e$emplo, um tema como aprendi7a em atravs do teatro, podemos considerar que o assunto teatro educao. Lesta "orma, recomenda'se que na introduo o pesquisador conte$tuali7e seu tema partindo do assunto mais eral. %la no deve ser lon a a ponto de tornar'se um captulo, nem tra7er consideraes erais, mas ser objetiva, tratar do assunto e do tema estudado, pois tem o papel de Uintrodu7irU o leitor, pro ressivamente, ao te$to. O importante aqui apresentar ao leitor o trabalho para que ele decida se se ue ou no a leitura. %le deve ser in"ormado, na introduo, o que e como ser& tratada a tem&tica a ser desenvolvida no decorrer do te$to para que possa avaliar a pertin(ncia do estudo aos seus interesses.

<< /e o assunto mais eral, o tema *mais especi"ico5 uma problemati7ao do assunto. 6 de"inio do tema de pesquisa indica uma sub&rea de interesse a ser investi ada a partir de uma rande &rea, o assunto. :or e$emplo, se o assunto de um estudo mono r&"ico teatro, o tema pode ser Uo teatro na escolaT. %sse tema necessita, num primeiro momento, ser e$plorado de tal "orma pelo pesquisador *a partir de estudos sobre ele que levem a muitas inda aes e questionamentos5 a ponto de criar um problema de pesquisa, ainda mais especi"ico, que ser& tratado adiante. 6ssim, a introduo de um projeto de pesquisa tem necessariamente al umas tare"as a cumprir: apresentar o assunto a ser tratado conte$tuali7ando'o> de"inir o tema da pesquisa, esclarecendo o por qu( do interesse pelo mesmo> "a7er uma breve reviso biblio r&"ica sobre o assunto e o tema. 6 introduo, mesmo no projeto de pesquisa, a Inica parte que pode ser escrita na primeira pessoa.

Dusti'icati-a
[usti"icar si ni"ica ar umentar a "avor da importMncia do estudo proposto, demonstrar as ra7es pelas quais ele reali7ado. D preciso, portanto, buscar nos autores e obras que tratam do tema, subsdios para a justi"icativa. /e a justi"icativa demonstra a relevMncia da pesquisa proposta, deve responder a al umas questes: Vuais os motivos que a justi"icamO Vue contribuies para a compreenso, interveno ou soluo para o problema trar& a reali7ao de pesquisaO D na justi"icativa que o pesquisador ar umenta sobre a relevMncia social e cient"ica de sua proposta de estudo, isto , por que o tema em estudo, a aborda em que ele pretende dar ao tema, tem si ni"icado intelectual e pr&tico para a educao.

O);eti-os

<N ,m objetivo um prop)sito, uma meta, um alvo que se pretende atin ir, uma ao a ser reali7ada, a pr)pria materiali7ao do estudo. 6ssim, a de"inio dos objetivos uma das mais importantes etapas de um trabalho cient"ico. D atravs deles que responderemos uma das mais importantes per untas do processo de investi ao: quais so as metas da pesquisaO Os objetivos de um trabalho cient"ico devem ser "ormulados a partir de al uns critrios: pertin(ncia ao estudo, clare7a e preciso. :ara isso, observemos al uns cuidados na sua "ormulao: W W W W apresentar, primeiramente, objetivos "ormular os objetivos espec"icos> no apresentar muitos objetivos, mas aquele que t(m mais sentido para o trabalho> articular os objetivos entre si, apresentando'os de "orma seqYencial> iniciar sempre a "ormulao de um objetivo usando o verbo *ao5 no in"initivo: identi"icar, analisar, compreender, etc. erais do estudo para, em se uida,

Pro)lema da pesquisa
O tema de uma pesquisa indica uma &rea de interesse a ser investi ada. #rata'se de uma delimitao ainda bastante ampla. D necess&rio, para a reali7ao de uma pesquisa, um recorte mais XconcretoT, mais preciso deste assunto. 6o "ormular per untas ao tema e ao assunto proposto, estaremos construindo sua problemati7ao. ,m problema decorre, portanto, de um apro"undamento do tema. %le sempre individuali7ado e espec"ico, e sua "ormulao deve se uir determinados critrios: W W W deve ser "ormulado como per unta> deve ser claro e preciso> deve ser delimitado a uma dimenso vari&vel

6 escolha de um problema merece que o pesquisador "aa al umas inda aes:

<4 W W W W W W #rata'se de um problema ori inalO O problema relevanteO 6inda que seja XinteressanteT, adequado para mimO #enho hoje possibilidades reais para e$ecutar tal estudoO %$istem recursos "inanceiros para a investi ao deste temaO #erei tempo su"iciente para investi ar tal questoO

3ormulao de hipteses
9ip)teses so inda aes a serem veri"icadas na investi ao, isto , so respostas provisrias ao problema da pesquisa e t(m como "uno principal nortear as investi aes. 6s hip)teses orientam o di&lo o do investi ador com a realidade a ser compreendida e interpretada, portanto, devem ser claras, objetivas, espec"icas e ter como base as re"er(ncias te)ricas do estudo apresentado pelo projeto.

7etodolo,ia
6 metodolo ia tem como objetivo principal in"ormar sobre o caminho a ser percorrido na pesquisa. %m um projeto de pesquisa em %ducao encontramos na metodolo ia, em primeiro lu ar, uma re"le$o te)rica sobre metodolo ia de pesquisa qualitativa e da modalidade de pesquisa escolhida para o trabalho: pesquisa biblio r&"ica, pesquisa de campo, pesquisa documental, pesquisa'ao etc. Os principais elementos da metodolo ia so: de"inio do universo da pesquisa> coleta, or ani7ao e an&lise dos dados. 0sto , ap)s a re"le$o te)rica acerca da modalidade de pesquisa escolhida, na metodolo ia deve constar a abran (ncia do universo a ser pesquisado, as tcnicas e instrumentos que vo viabili7ar a coleta de dados, descritos da maneira mais detalhada possvel, e a descrio tambm detalhada de como sero or ani7ados e analisados os dados coletados.

<3

<e'er&ncias )i)lio,r8'icas
6s re"er(ncias biblio r&"icas so componente importante do projeto de pesquisa, pois t(m o papel de o"erecer ao leitor mais al umas pistas sobre os caminhos te)ricos e metodol) icos percorridos pelo pesquisador. /ua "inalidade objetiva apresentar a documentao usada nos es"oros at a ora empreendidos no estudo do tema, proporcionando um maior apro"undamento dos estudos. 6s normas de re"er(ncias biblio r&"icas so bastante detalhadas e t(m o papel de padroni7ar as in"ormaes em todos os paises do mundo. 8o \rasil, essa normati7ao "eita pela 6ssociao \rasileira de 8ormas #cnicas *6\8#5. 6s re"er(ncias biblio r&"icas devem vir sempre no "inal do te$to, mas al uns cuidados so "undamentais no tratamento delas, mesmo no decorrer do te$to: W W observar ri orosamente as normas de Ae"er(ncias \iblio r&"icas> re"er(ncia a indicao da in"lu(ncia dos autores lidos nas idias apresentadas pelo pesquisador. 8o te$to deve'se entrar com autor e ano e nas re"er(ncias biblio r&"icas com as in"ormaes completas. %$emplo: 6nsio #ei$eira no "oi o primeiro a pesquisar a questo da municipali7ao do ensino> de "ato, antes dele outros j& o "i7eram *O+0V%0A6, 11115. W citao a "ala do autor, transcrita diretamente do te$to lido: "a7er citaes de autores quando "orem muito pertinentes ao tema abordado, "ormatado com destaque> %$emplos: ' :ara trechos com at tr(s linhas:

<K 8a realidade Xo indivduo competente,como personi"icao, acaba se trans"ormando num "eticheT *E6-96LO, 111K, p.N5. ou 8a realidade, como a"irma Eachado, Xo indivduo competente, como personi"icao, acaba se trans"ormando num "eticheT *111K, p.N5. ' :ara trechos com mais de tr(s linhas: D importante, ainda, ressaltar o conceito de autonomia escolar de"inido nos documentos o"iciais, se undo o qual,
-abe ;s escolas de"inir: o tratamento a ser dado aos conteIdos curriculares> os mtodos de ensino empre ados> o uso mais adequado do tempo e do espao "sico> e erenciar os recursos humanos e materiais que recebem pra reali7ar seu pr)prio projeto. */0+V6, 1111, p.15 (mar,em maior, letra 11, espao simples)

todos os autores citados ou re"erenciados durante o te$to, t(m que constar nas re"er(ncias, e somente os autores citados ou re"eridos devem estar nas re"er(ncias biblio r&"icas>

para "a7er omisses de partes do trecho citado ou saltos maiores nas citaes, usar retic(ncias entre colchetes G...H

%$emplo:
6 realidade hist)rica brasileira demonstrou G...H a persist(ncia secular da estrutura patrimonial. G...H 6dotou o capitalismo como tcnica, as m&quinas, as empresas, sem aceitar'lhe alma ansiosa por transmi rar. *]6OAO, 1121, p.CNK5

para dar destaque ; uma idia, palavra ou e$presso na citao, sublinhar, usar itlico, ou ne,rito, mas no se deve esquecer de colocar no "inal da citao G ri"o nossoH>

%$emplo:

<C
O estamento )urocr8tico comanda o ramo civil e militar da administrao e, dessa base, com aparelhamento pr)prio, invade e diri e a es"era econPmica, poltica e "inanceira. *]6OAO, 1121, p.CN25 G ri"o nossoH

se voc( quer citar um autor que "oi citado por outro, melhor procurar o ori inal. /e por motivo relevante no conse uir, use apud:

%$emplo:
6s burocracias centrais e intermedi&rias, a despeito dos projetos de descentrali7ao e autonomia, e$pandem'se cada ve7 mais, di"icultando o trabalho das escolas e justi"icando'se por meio da criao intermin&vel de projetos para serem reali7ados pelas unidades. *E%8LO8^6, apud, /O,@6, <BB<, p. 1BB5

as notas de rodap merecem cuidado especial: us&'las somente para completar in"ormaes e no para as re"er(ncias biblio r&"icas. 8umer&'las no te$to e no rodap, usar letra menor do que a do te$to, com espao simples.

6tente, a ora, para os e$emplos a se uir, que tradu7em as re"er(ncias que, provavelmente, voc( mais usar&. +ivros: 6E6A6+, 6na Earia. Aeatro de Animao. N.ed /o :aulo, 6teli( %ditorial., <BBC. A%V%A\%+, Ol a. Do,os Aeatrais na #scola. /o :aulo, /cipione, 111N. 6t tr(s autores: mencionar todos eles. +6.6#O/, %.E.> E6A-O80, E.6. 7etodolo,ia cient*'ica. /o :aulo: 6tlas, 1121. Eais de tr(s autores: indicar o primeiro se uido de et al.

<2 E%8%/%/, [.J.-. et al. #strutura e 'uncionamento da #ducao E8sica . /o :aulo: :ioneira, 1112. +ivros de v&rios autores or ani7ados por um ou mais autores:

\6A\O/6, 6na Eae *or 5. Arte F #ducao contempor"nea G (onson"ncias internacionais. /o :aulo: -orte7, <BB3. +ivros com subttulos: 6@%896, E. J. (onstruti-ismo: de :ia et a %mlia ]erreiro. /o :aulo: _tica, 111N. -aptulos ou partes de livros: ' Lo mesmo autor:

/6V0680, L. /obre a nature7a e a especi"icidade da %ducao. In: Peda,o,ia histrico0cr*tica: primeiras apro$imaes. /o :aulo: 6utores 6ssociados, 1114. ' Le autor di"erente do autor do livro:

V0686, #iche> /#A6@@6-6::6, E&rcia. O teatro na sala de aula. 0n: /ueli ]erreira *Or 5. O ensino das 6rtes: construindo caminhos. 4.ed. -ampinas'/: ::apirus, <BB1, p.1<1. 6rti os de jornal: ' -om autor:

L080@, E. :iora a poluio de o7Pnio em /o :aulo. 3olha de ?o Paulo, /o :aulo, <C de abril de <BB1. -aderno -, p.K. ' /em autor:

O ],#,AO sombrio da 0nternet. 3olha de ?o Paulo, 3 de maro de <BBB. -aderno Eais` p. 4'1.

<1 6rti os de revista: %La6AL, [. Vestibular /S6. Ve;a. /o :aulo, ano N1, n. N3, p.13, set. 1112

Ae"er(ncias \iblio r&"icas de Eono ra"ias, Lissertaes ou #eses: \%AE%+9O, O. O ,&nero parlamentar: an&lise dos discursos dos deputados sobre as reves do ma istrio pIblico estadual paulista no perodo de 11C2 a 1113 sob a lu7 da teoria do dialo ismo de \abhtin. 1111. N3B ". #ese *Loutorado em +in Ystica5 ! ]aculdade de ]iloso"ia -i(ncias e +etras. ,niversidade de /o :aulo, /o :aulo. Locumentos o"iciais: \A6/0+. >ei de 1iretriHes e Eases da #ducao @acional. +ei 1.N14 de <B de7. 111K. \A6/0+. Einistrio da %ducao e -ultura. /ecretaria e %nsino ]undamental. Par"metros (urriculares @acionaisI artes. \raslia: E%-, 111C. E086/ J%A60/. +ei n. 1<.KC2. << jan. 1112. Ae ulamenta o arti o 11C da -onstituio do %stado, o qual dispe sobre a descentrali7ao do ensino, e d& outras provid(ncias. 7inas $erais, \elo 9ori7onte, 1112. 6rti os veiculados por meio eletrPnico: ' 6rti os em peri)dicos disponveis on-line:

AOE68O, A. 6 crise dos paradi mas e a emer (ncia da re"le$o tica hoje. %ducao e /ociedade.Gon-lineH. V.11. n.K3. <2p. 1112. Lisponvel em : http:SSccc.unicamp.br. 6cesso em : <B out. <BBN. ' 6rti os de curta durao disponveis on-line:

/0+V6, [. Os novos paradi mas da %ducao brasileira. Lisponvel em: dhttpSSccc.mundodaeducacao.com.bre. 6cesso em: <B mar.<BB3, ;s 11hNB.

NB

<e,ras E8sicas de 3ormatao


Os trabalhos devero ser apresentados em papel branco, tamanho 64, di itados na cor preta, com espaos e con"i uraes padroni7ados.

7ar,ens: /uperior ! N,B cm %squerda ! N,B cm Lireita ! <,B cm 0n"erior ! <,B cm 3onteI 6rial ou #imes 8ec Aoman ! tamanho 1< para o te$to normal> 6rial ou #imes 8ec Aoman ! tamanho 1B para citaes> 6rial ou #imes 8ec Aoman ! tamanho 14, em ne rito para ttulos> 6rial ou #imes 8ec Aoman ! tamanho 1N, em ne rito para subttulos> #spaamentoI ,m e meio *1,35. AlinhamentoI [usti"icado. (itao com mais de tr&s linhas: recuo esquerdo com 4,B cm. Pa,inaoI #odas as "olhas do trabalho, a partir da "olha de rosto, devem ser contadas, mas no numeradas. 6 numerao colocada a partir da primeira "olha da parte te$tual, ou seja, desde a 0ntroduo, em al arismos ar&bicos, no canto superior direito da "olha.

N1

1C. O Processo de Orientao


O "undamental observar que o processo de orientao deve ser um processo que e"etive uma relao essencialmente educativa. -om e"eito, o orientador desempenha o papel de um educador, cuja e$peri(ncia mais amadurecida intera e com a e$peri(ncia em construo do orientando. 8o se trata de um processo de ensinamento instrucional, de um conjunto de aulas particulares, mas de um di&lo o em que as duas partes intera em, respeitando a autonomia e a personalidade de cada uma. O papel do orientador no o papel de pai, de tutor, de protetor, de advo ado de de"esa, de analista, como tambm no o de "eitor, de carrasco, de senhor de escravos ou de coisa que o valha. %le um educador, estabelecendo, portanto,com seu orientando uma relao educativa. 6 verdadeira relao educativa pressupe necessariamente um trabalho conjunto em que ambas as partes crescem. O orientando no pode provocar no orientador uma atitude paternalista, com sua inse urana. 0mpe'se'lhe a necess&ria maturidade e se urana para que seja su"icientemente autPnomo no e$erccio de sua criatividade. 6 de"inio do tema deve ser sua obra. 8o se procura um orientador enquanto se estiver de posse apenas de idias va as e propostas enricas, na esperana de que ele de"ina as coisas e imponha os caminhos. 8o se espera do orientador que ele reescreva captulo por captulo, que ele indique a biblio ra"ia in"orme as bibliotecas e as "ontes. 6 contribuio do orientador ser& tanto mais enriquecedora, quanto mais in"ormado estiver o orientando. 6ntes de procurar seu orientador, o orientando deve estudar e apro"undar suas propostas iniciais, at que devidamente instrumentado consi a amadurecer um projeto, elaborando'o por escrito. /) ento cabe iniciar sua discusso com o orientador. 8este momento e nestas condies, o orientador estar& su erindo pistas, testando opes "eitas e posies assumidas, esclarecendo os caminhos se uidos, ajudando a

N< clarear a proposta de pesquisa e a descobrir possveis pontos "racos. O di&lo o se inicia ento possibilitando ao orientador sentir a se urana, o pesquisa e do pr)prio processo de orientao. :or mais que a autonomia do orientando seja condio imprescindvel, no se pode desconsiderar a importMncia do di&lo o e da discusso entre o orientador e o orientando. Eas cabe i ualmente re"erir'se ao risco que correm os orientadores que, no a" de dar se urana e apoio ao orientando acabam assumindo as tare"as que cabem a este, revelando no con"iar su"icientemente na sua maturidade e capacidade, aba"ando'o, impedindo seu crescimento intelectual e praticando i ualmente o paternalismo. O orientador no pode assumir estas tare"as por maiores que sejam as di"iculdades que encontre o orientando, que deve, ao contr&rio, serem levadas a superar lacunas de sua "ormao, bem como eventuais tend(ncias ; acomodao e ; hesitao. :ode'se di7er ento que o processo de orientao consiste basicamente numa leitura e numa discusso conjuntas, num embate de idias, de apresentao de su estes e de crticas, de respostas e ar umentaes, em que no ser& questo de impor nada mas, eventualmente, de convencer, de esclarecer, de prevenir. #anto a respeito do conteIdo como a respeito da "orma. /) assim o orientador pode assumir seu papel de interlocutor crtico e e$ercer a autoridade le tima junto ao orientando, decorrente do pr)prio processo. <#3#<J@(IA EIE>IO$<K3I(AI D%EO, :. 7etodolo,ia do (onhecimento (ient*'ico. /o :aulo: 6tlas, <BBB. JO8^6+V%/, 9 L% 6. 7anual de Pro;etos de Pesquisa (ienti'ica . 1 ed. /o :aulo: 6vercamp, <BBC rau de autonomia, a perseverana e demais condies intelectuais do orientado para a continuidade da

Anda mungkin juga menyukai