Anda di halaman 1dari 5

0

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA-UFBA FACULDADE DE ODONTOLOGIA - FOUFBA

DANILO ANDRADE SILVA

DIscopexia e a ancoragem no tratamento cirrgico dos deslocamentos do disco articular da ATM

Salvador-BA-Brasil 2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE ODONTOLOGIA

DANILO ANDRADE SILVA

DIscopexia e a ancoragem no tratamento cirrgico dos deslocamentos do disco articular da ATM

Trabalho solicitado como requisito de avaliao na disciplina de Traumatologia Buco-Maxilo- Facial na Universidade Federal da Bahia.

Docente: Prof. Dr. Weber C. Cavalcante

Salvador-BA-Brasil 2014

RELEVNCIA CLNICA O tratamento cirrgico por meio da utilizao de ancoragem uma alternativa para pacientes com quadros clnicos de deslocamentos do disco articular da ATM, pois pode reduzir a sintomatologia dolorosa, bem como permitir a recuperao da abertura bucal. Procedimentos Realizados: 1- Aps conferir exames pr-operatrios e discutir o diagnstico com os residentes o preceptor liberou para que o paciente fosse internado na sala de cirurgia do Hospital das Clnicas; 2-O procedimento cirrgico foi realizado sob anestesia geral e intubao nasotraqueal; 3-. Foi realizada a inciso pr-auricular inicialmento do lado direito ; 4- Em seguida foi feita a divulso com tesoura at chegar cpsula articular ; 5-Uma inciso foi efetivada na cpsula, chegando rea de interesse cirrgico. 6-O disco articular foi identificado e ocorreu o seu pinamento, o qual foi liberado de suas aderncias, permitindo assim, um reposicionamento passivo do disco sobre a cabea do cndilo ; 7-Uma perfurao foi feita na parte posterior da cabea do cndilo com broca de 1,5mm, usando motor de baixa rotao e irrigao com soluo fisiolgica e um pequeno parafuso de titnio foi colocada na perfurao ; 8- A ncora Statak preparada usando presso manual, at que a mesma, de 3,5mm de tamanho e 1,7mm de dimetro, se inserisse toda. 9-A haste foi ento retirada, ficando mostra o fio Ethibond ; 10- Uma agulha de 8,0mm foi colocada em uma das extremidades do fio que foi passado pelo disco articular, o qual foi direcionado e suturado nos sentidos posterior e inferior, cobrindo assim todo o cndilo, sendo realizada a simples ancoragem Os tecidos foram suturados por planos

3
11-Do lado esquerdo foi feito a mesma tipo de acesso pre-aricular mas o paciente praticamente no apresentava mais cndilo ; dessa forma realizou uma pequena osteotomia no cndilo remanescente com irrigao com soro fisiolgico e depois

realizada sultura em planos dos tecidos. 12- Foi feito curativo compressivo em ambos os lado mantido por sete dias. Na alta hospitalar o paciente foi orientado para os cuidados ps-cirrgicos, como: dieta lquida ou pastosa nos primeiros dias; manter repouso; prescrio de amoxicilina(500 mg de 8/8 horas, diclofenaco(500 mg de 8/8 horas) de potssio e, se necessrio, paracetamol(750 mg de 6/6 horas).

Consideraes Finais A interveno cirrgica, aos meus olhos, foi um momento mgico em que se revelou o que eu havia visto em livros em forma de desenho, ou fotografias. Nada se comparava perfeio do que realmente ao vivo. Fixei meu olhar como uma criana que observa o mundo pela primeira vez. Todos os meus sentidos estavam em alerta. Eu estava atento aos mnimos sinais, sons e movimentos. Ao mesmo tempo em que no tirava os olhos da mo do cirurgio realizando as incises e divulses, podia perceber o anestesista e o enfermeiro ao meu lado acompanhando com curiosidade tudo que acontecia tambm. Reverencio a beleza do momento. Sempre desejei tal profisso e desejo mais ainda agora. Dessa forma destaco aqui a importncia das prticas de traumatologia nos centros cirrgicos pois possibilita ao graduando em odontologia viver experincias muito valorosas e enriquecedoras para seu futuro pessoal e profissional.

Anda mungkin juga menyukai