Anda di halaman 1dari 26

CADERNO DE ORIENTAES

HISTRIAS COM REPETIO

HISTRIAS COM REPETIO

Por que ler histrias com repetio?


Desenvolvendo o gosto de ouvir histrias

uvir histrias uma atividade presente em nossa cultura. Sabemos que as crianas podem desenvolver o gosto de ouvir e ler histrias, e este um dos maiores desafios da escola. Mas, para que isso acontea, preciso ler sempre para as crianas; se possvel, todos os dias. Bom mesmo que o momento da leitura ganhe um lugar na rotina da sala, de modo que elas saibam se antecipar: Agora hora da leitura! Em geral, quando se fala em leitura de histrias para crianas, a primeira ideia que vem cabea de que elas no tm a concentrao necessria para ouvi-las. No entanto, ao se repetir trs vezes essa atividade em sala, o que se percebe justamente o inverso: as crianas adoram, se encantam, prestam ateno e, o mais importante, aprendem muito. No to complicado transformar a leitura numa aliada do ensino. Basta um cuidado especial, com alguns detalhes que muitas vezes passam despercebidos. Um bom caminho partir da seleo de textos que estejam de acordo com o momento em que as crianas se encontram, trabalhando, por exemplo, com histrias com repetio, como sugere este Caderno de orientaes.

As histrias com repetio


Ver: Caderno de estudos

Crianas pequenas aprendem sobre a vida por meio da repetio e gostam de rever e refazer caminhos, gestos, descobertas. Com a linguagem, no diferente. As histrias com repetio oferecem s crianas a possibilidade de imaginar acontecimentos, que ocorrem de forma muito parecida, diversas vezes em uma mesma narrativa. Por meio desse movimento repetitivo da estrutura do texto, as crianas tm a oportunidade de compreender melhor a narrativa e de se apropriar de seu texto, chegando, muitas vezes, a realizar leituras autnomas dessas histrias. Portanto, deve haver lugar no dia a dia das crianas para que elas ouam histrias com repetio. um bom momento para faz-las aprender mais sobre a nossa lngua. O segredo est nos textos escolhidos e na maneira de conduzir o trabalho. Aqui voc encontrar sugestes para incluir as crianas de seu grupo no mundo da linguagem escrita.

Cuidados com a apresentao e a leitura do livro


Alguns cuidados tambm podem ser tomados no sentido de garantir um lugar especial para a leitura. A apresentao de um livro s crianas deve ser pensada e planejada com muito cuidado para que elas possam conhecer no somente aquilo que est dentro do livro, sua histria, mas tambm aquilo que est fora do livro, as informaes que o caracterizam e que podem alimentar a escuta da narrativa. Assim, aos poucos, podemos dar pistas importantes para que elas entrem de maneira positiva no universo da cultura escrita. Variar as situaes de leitura tambm algo a ser planejado: na leitura diria realizada pelo professor, possvel fazer com que as crianas participem ativamente, falando algumas partes do texto que sabem de memria, como os dilogos, por exemplo. A leitura deve se configurar como um ato bem distinto do de contar histrias. Na leitura, reproduz-se o texto tal como est escrito, enquanto, ao contar histrias, possvel falar de um jeito diferente sobre um contedo que j foi memorizado. So situaes diferentes que proporcionam aprendizagens diversas.

TRILHAS

Precisamos tambm criar condies para que as crianas entrem no texto e saboreiem a maneira como ele foi escrito. Claro que de acordo com os limites delas. importante ainda dar voz s crianas e ter ouvidos para escut-las. com base nesse tipo de troca que formaremos pessoas seguras, capazes de defender seus pontos de vista e de se tornar verdadeiros leitores. Neste Caderno de orientaes, voc vai encontrar formas de ampliar o que j faz em seu trabalho cotidiano com as crianas, explorando histrias com repetio, que costumam ser muito bem recebidas pelas crianas pequenas, alm de ser uma excelente porta de entrada para o mundo dos livros.

HISTRIAS COM REPETIO

Sobre os livros

s trs livros escolhidos para este Caderno de orientaes contam histrias com repetio. Os acontecimentos das histrias ocorrem numa sequncia linear que sempre repete o fato anterior e, no fim, retoma o incio da narrativa. A repetio ajuda na compreenso da histria por parte das crianas. Vamos conhecer algumas caractersticas desses livros.

Bruxa, Bruxa, venha minha festa


De Arden Druce, ilustrado por Pat Ludlow So Paulo: Brinque-Book Editora, 1995. Essa histria trata de uma festa. A Bruxa a primeira convidada, mas ela s ir se puder levar o Gato. Outros convidados s iro se tambm puderem chamar algum. No fim, o Lobo s ir se convidarem a Chapeuzinho Vermelho, que s ir se as crianas forem. Mas as crianas s aceitam o convite se a Bruxa for. Isso acontece, e as crianas vo festa, retomando o ciclo que constri a histria.

O rei Bigodeira e sua banheira


De Audrey Wood, ilustrado por Don Wood So Paulo: Editora tica, 2006.
A histria comea com um pedido de socorro que se repete ao longo de todo o texto: o pajem clama ajuda, pois o rei Bigodeira no quer sair da banheira! Pgina a pgina, vrios personagens que frequentam a corte fazem convites ao rei na tentativa de convenc-lo a deixar a banheira: guerrear, almoar, pescar, danar etc. No entanto, o rei responde a todos pedindo que o acompanhem guerreando, almoando, pescando e fazendo tudo o mais... na banheira! Todos atendem prontamente. Assim se desenrola a histria, cujo texto se repete fielmente: o pajem pede ajuda, algum arrisca uma soluo e todos acabam dentro da banheira fazendo a vontade do rei. At que o pajem tem uma brilhante ideia: puxar o tampo! Diante de to ousada atitude, o rei no tem outra sada a no ser deixar a banheira enrolado em uma toalha, ouvindo o glub, glub da gua escoando pelo ralo...

As ilustraes so riqussimas em cor, detalhes e luz. Dialogam diretamente com o texto, conferindo-lhe ainda mais graa e brilho. Comeam radiantes como o despertar do dia e vo anunciando o anoitecer em tons de azulescuro e num discreto despontar da lua na janela dos aposentos de banho do rei Bigodeira.

Quer brincar de pique-esconde?


De Isabella e Angiolina, ilustrado por Glair Arruda So Paulo: Editora FTD, 2006. O ttulo convida leitura da narrativa potica e ldica. Um macaco brinca de pique-esconde com outros animais, que tentam se esconder, mas no conseguem, deixando sempre uma parte do corpo aparecendo. A resposta pergunta Mas, e agora?, reiterada ao longo do texto, revela ao leitor o que cada bicho deixou de fora: as orelhas, o

TRILHAS

pescoo, a tromba e at um cheirinho, no caso do gamb! Assim se desenrola a histria at que o animal considerado o mestre do disfarce vence a brincadeira. O camaleo mistura-se paisagem e o macaco no o encontra. Nas pginas finais, a ilustrao que faz novo convite ao leitor: encontrar o camaleo camuflado em meio paisagem.

O que h em comum nos trs livros?


Nos livros de histrias com repetio, os autores usam recursos semelhantes entre si. medida que as crianas tm oportunidade de conhecer e identificar essas escolhas, estaro mais aptas a apreciar a literatura e interagir com o universo da leitura. A seguir, destacamos aspectos comuns encontrados nessas trs histrias que informam ou mostram o uso de determinados recursos textuais: 1. Os livros Bruxa, Bruxa venha minha festa e O rei Bigodeira e sua banheira contm dilogos (Bruxa, Bruxa, por favor, venha minha festa, Obrigada, irei sim, se voc convidar...) escritos em discurso direto, como numa conversa. Esse recurso possibilita que as crianas participem alternando as falas com o professor, como acontece no teatro, onde um fala e o outro responde. No caso do livro Quer brincar de pique-esconde?, embora no haja discurso direto, a repetio da pergunta Mas, e agora? tambm permite antecipaes por parte dos alunos. 2. Nas trs histrias, as falas, os fatos e as aes se repetem. A presena da repetio d a ideia de que os personagens esto interligados: Bruxa com Gato, Gato com Espantalho, Espantalho com Coruja e assim por diante. A repetio ocorre no s nas partes do texto que so escritas da mesma forma quanto linguagem, mas tambm na maneira como os fatos ocorrem. No livro Quer brincar de pique-esconde?, por exemplo, todos os animais tentam se esconder do macaco e no conseguem. 3. Nos livros Bruxa, Bruxa, venha minha festa e Quer brincar de pique-esconde?, os personagens assumem caractersticas humanas, porque falam, brincam ou se vestem como gente. Esse recurso de linguagem chamado de personificao. 4. A leitura em voz alta de histrias desse tipo permite destacar as diferentes entonaes. Nos livros Bruxa, Bruxa venha minha festa e O rei Bigodeira e sua banheira, isso ocorre nas falas dos personagens, e no caso do livro Quer brincar de pique-esconde?, nos versos que se repetem, j que se trata de uma narrativa potica: afirmaes (Irei, sim, se voc convidar...), interrogaes (Mas, e agora?) ou exclamaes (Socorro! Socorro). 5. Nas trs histrias h um grande nmero de personagens que aparecem, desaparecem e reaparecem com muita rapidez ao longo da narrativa, conferindo um movimento cadenciado leitura: um aps o outro desfilam diante do leitor. Em relao s ilustraes, nos trs livros elas contam a histria juntamente com o texto. Acrescentam informaes ou destacam partes da narrativa. Vejamos alguns aspectos interessantes:

HISTRIAS COM REPETIO

1. Nas trs narrativas, as ilustraes ocupam todo o espao ou ultrapassam os limites da pgina. No livro Bruxa, Bruxa, venha minha festa, parece que h uma lente de aumento. Em O rei Bigodeira e sua banheira e Quer brincar de pique-esconde?, cada cena ocupa duas pginas inteiras. 2. As cores vivas esto presentes nas ilustraes dos trs livros e no caso de Bruxa, Bruxa, venha minha festa e O rei Bigodeira e sua banheira os detalhes e os traados conferem maior singularidade s imagens e ampliam a significao do texto. Por exemplo, no livro Bruxa, Bruxa venha minha festa, a nfase recai sobre o rosto das personagens, em especial bocas, dentes e olhos que miram o leitor bem de perto, provocando espanto e admirao. As atividades aqui desenvolvidas so referncias para a explorao de livros com histrias de estruturas repetitivas. O texto de Bruxa, Bruxa, venha minha festa serviu de referncia para a elaborao das propostas apresentadas a seguir. Contudo, voc pode experimentar o mesmo tipo de atividade com outros livros que possuam a mesma estrutura. Este Caderno de orientaes um convite para que voc coloque em jogo seus conhecimentos, ampliando-os com as sugestes apresentadas. por essa razo que j indicamos neste texto dois outros livros que compem o acervo enviado com este material. Bom trabalho!

Lembrete
Sabemos que, quando gostam de uma histria, as crianas pedem para que ela seja lida e relida diversas vezes. Por isso, no hesite em contar vrias vezes a mesma histria. A formao de futuros leitores se dar no equilbrio de experincias em que eles possam ler e escutar histrias por puro prazer desfrutando de literatura de qualidade com outros momentos em que possam aprofundar conhecimentos sobre o texto. Portanto, o desafio est em no transformar a leitura de histrias numa atividade mecnica. Assim, procure garantir a leitura por prazer, de maneira independente das atividades com foco no texto. Este Caderno de orientaes apresenta um roteiro de trabalho que no deve ser escolarizado, mas, ao contrrio, servir de instrumento para que as crianas faam uma viagem pelo mundo da literatura e do conhecimento.

TRILHAS

HISTRIAS COM REPETIO

Sumrio

Atividade 1 Atividade 2 Atividade 3 Atividade 4 Atividade 5 Atividade 6 Atividade 7 Atividade

Conhecer o livro por fora e por dentro Ler trechos da histria Localizar nomes e ditar uma lista Desenhar os convidados que aparecem no livro Relacionar ilustraes e dilogos Escrever nomes com letras mveis Escrever em texto com lacunas Ordenar os dilogos da histria

8 10 12 14 16 18 20 22

| TRILHAS

Atividade 1

Conhecer o livro por fora e por dentro


professor apresenta s crianas o livro Bruxa, Bruxa, venha minha festa e conversa sobre as informaes da capa e da contracapa. Depois, pergunta sobre o contedo da histria, deixando as crianas mais curiosas e atentas leitura. Roteiro de trabalho
Preparao Analisar a capa e a contracapa do livro, bem como suas ilustraes, observando os detalhes para poder destac-los na conversa com as crianas. Ler algumas vezes o livro de forma a treinar a entonao para diferenciar a voz dos convites e das respostas presentes na histria. Organizao do espao e das crianas Essa uma atividade coletiva. importante garantir que todas vejam o livro.
O que as crianas podem pensar, dizer e fazer. Relacionar informaes da capa e da contracapa do livro e fazer antecipaes sobre a histria.

Orientaes para o professor Conversar com as crianas apresentando o livro por fora. Voc pode dizer: Hoje vamos conhecer um novo livro. Antes de ler a histria, vamos prestar ateno na capa e contracapa do livro. Vamos primeiro ver a capa. O que ser que ela nos mostra?
Conversar com as crianas, sempre partindo das observaes trazidas por elas. Por exemplo, se alguma delas disser: Nesse livro, deve ter uma bruxa muito feia, voc pode comentar: Ah! Ento vocs acham que essa histria fala sobre uma bruxa? Por qu? Ento me digam, vocs acham que o ttulo dessa histria tambm tem bruxa? Ler o ttulo da histria. Apontar o local onde est escrito o nome da autora e ler para as crianas. Perguntar a elas de quem esse nome, dizendo, por exemplo: Aqui est escrito Arden Druce. De quem ser esse nome? Se as crianas comentarem que o nome de quem escreveu o livro, voc pode informar que quem escreve livros chamado de autor ou autora. Mostrar a capa e a contracapa, abrindo o livro ao meio, e pedir que observem que a ilustrao da capa ocupa as duas pginas centrais. Convidar as crianas a observar as ilustraes de dentro do livro medida que for folheando (de frente para eles). Comentar sobre quem aparece na histria. interessante no confirmar nem negar as hipteses das crianas. Por exemplo, se, ao ver a ilustrao do Duende, alguma delas falar: um monstro, voc poder dizer: Ser que mesmo um monstro? Quando fizermos a leitura, poderemos confirmar, estimulando-as a buscar respostas a partir da leitura do livro.

Escutar a histria de forma ativa.

Ler o primeiro pargrafo da contracapa do livro, destacando as perguntas que deixaro as crianas curiosas para desvendar o fim da histria.

9 9

||

H II SS TT R R II A A SS C CO OM M R R EE P P EE TT II O O H

Realizar a leitura da histria em voz alta para as crianas com o livro voltado para elas, para que vejam as ilustraes enquanto escutam a histria.

O que as crianas podem aprender Ao apresentar o livro por fora, explorando a capa, a contracapa, o ttulo e o autor, as crianas aprendem sobre o livro como objeto e suas caractersticas.
Ao observar o livro por dentro, explorando suas pginas internas antes da leitura, favorece-se que as crianas imaginem e antecipem a histria do livro. Ao lanar perguntas s crianas antes de ler, possibilita-se que elas sejam mais ativas na escuta da histria.

O que mais possvel fazer Esse livro apresenta muitos detalhes, o que o torna to apreciado pelas crianas. Voc pode rel-lo outras vezes, propondo diferentes atividades, como:
Entregar o livro nas mos das crianas (indo de uma em uma) e sugerir que observem os detalhes das ilustraes, aproximando e distanciando os olhos do livro para que observem o que muda.

O que possvel fazer em casa Sugerir que as crianas contem aos pais que aprenderam uma nova histria e comentem sobre as ilustraes do livro.

10

||

T TR R II LL H HA A SS

Atividade 2

Ler trechos da histria


professor explora as informaes das ilustraes do livro Bruxa, Bruxa, venha minha festa, que ajudam a antecipar o que est escrito no texto. Em seguida, prope que as crianas leiam a histria junto com ela. Roteiro de trabalho
Preparao Observar com ateno os detalhes das ilustraes do livro para poder mostrar s crianas algumas pistas que ajudam a antecipar o que acontecer na histria. Organizao do espao e das crianas Organizar as crianas sentadas em roda, de forma que todas possam se ver e estejam prximas do livro, que estar nas mos do professor. Orientaes para o professor Perguntar s crianas se elas notaram que, no livro, alguns convidados da festa aparecem na ilustrao antes do convite (exemplo: na pgina da Coruja, aparece a rvore, que a convidada seguinte).
Passar o livro para as crianas olharem ou ir mostrando de forma que percebam qual convidado da pgina seguinte j est presente na pgina anterior. Voc pode dizer: Ser que conseguimos saber, s olhando para as ilustraes, qual ser o prximo convidado? Chamar a ateno das crianas para a localizao do texto em cada uma das pginas: Vocs notaram que em todas as pginas tem um texto, em algumas o texto est no canto de cima, e em outras no canto de baixo? S na ltima pgina que tem dois textos, um em cima e outro embaixo.
Ler partes da histria recuperando o texto de memria e observando as ilustraes.

O que as crianas podem pensar, dizer e fazer. Observar atentamente as ilustraes e antecipar o texto.

Anunciar que faro uma leitura da qual todos iro participar juntos. Explicar que voc comear lendo as duas primeiras pginas e pedir que as crianas falem o texto da pgina seguinte. Seguir a leitura alternando com a participao das crianas: A partir de agora vou ler uma pgina e gostaria que vocs lessem o que est escrito na pgina seguinte.

Possveis adaptaes Caso o desafio proposto nessa atividade se mostre muito difcil para algumas crianas, voc pode propor que acompanhem a leitura realizada por voc e deixem para ler em voz alta s as partes que se repetem: Por favor, venha minha festa; Obrigado, irei, sim, se voc convidar a...
Se o desafio proposto nessa atividade for muito fcil para algumas crianas, voc pode dividi-las em dois grupos

11 11 ||

H HI ISS TT R R II A A SS C CO OM M R R EE P P EE T T II O O

e sugerir que um deles participe da leitura lendo o que vem escrito na pgina da esquerda (o convite) e o outro grupo completa a leitura com o que est escrito na pgina da direita (a resposta ao convite).

O que as crianas podem aprender Ao chamar a ateno das crianas para os detalhes das ilustraes e sua relao com o texto, possibilita-se que elas leiam a histria com autonomia.
Ao propor a leitura participativa s crianas, contribui-se para que elas consigam ler a histria por inteiro, respeitando a sequncia da narrativa.

O que mais possvel fazer Como as crianas pequenas gostam muito de repetir as histrias conhecidas, voc pode promover outros momentos em que elas participem de diferentes maneiras da leitura coletiva do livro. Segue uma sugesto:
Combinar com as crianas quem falar o nome de cada convidado. Assim, todos leem as partes que se repetem, mas s as crianas que foram definidas anteriormente falam o nome do convidado. Por exemplo, a criana que foi escolhida para falar Espantalho fala: Espantalho, Espantalho. E todos participam da leitura da continuidade do texto: Por favor, venha minha festa; Obrigado, irei, sim, se voc convidar a... (e a criana que ficou responsvel por falar Coruja completa:Coruja).

12

|| T TR R II L LH HA S

Atividade 3

Localizar nomes e ditar uma lista


professor prope que, em duplas, as crianas localizem no texto do livro Bruxa, Bruxa, venha minha festa os nomes dos convidados da festa. Para isso, entrega tiras de papel com partes da histria escrita. Em seguida, solicita que as crianas ditem os nomes encontrados para que ele organize uma lista por escrito. Roteiro de trabalho
Preparao Com o texto do livro escrito ou digitado em letra de imprensa maiscula, preparar tiras de papel, em quantidade suficiente para todas as duplas, com as frases da histria agrupadas como pergunta e resposta. Por exemplo:
BRUXA, BRUXA, POR FAVOR, VENHA MINHA FESTA. OBRIGADA, IREI, SIM, SE VOC CONVIDAR O GATO. Caso no haja lousa, pode-se escrever a lista em um papel grande, de forma que todas as crianas observem sua escrita.

Organizao do espao e das crianas Essa uma atividade em que, na primeira parte, as crianas estaro organizadas em duplas. Portanto, importante pensar em como agrup-las. Na segunda parte, organiz-las de forma que todas possam visualizar coletivamente a escrita da lista. Orientaes para o professor Organizar as crianas em duplas sentadas s mesas.
Contar que iro ler novamente o livro, mas de um jeito diferente. A cada parte da histria lida tero de indicar, no texto que recebero, onde est escrito o nome do convidado da festa. Voc pode dizer: Vamos ler juntos a histria, mas vamos parar em algumas partes para que vocs encontrem o nome do convidado nas tiras.
O que as crianas podem pensar, dizer e fazer. Localizar nome no texto usando diferentes estratgias de leitura.

Pedir que leiam com voc o que est escrito nas duas primeiras pginas. Ao terminarem, entregar s duplas a tira com essa parte da histria e pedir que elas localizem onde est escrito o nome da Bruxa. Passar pelas mesas das duplas perguntando como elas fizeram para encontrar o nome escrito no texto. Seguir da mesma forma at o fim da histria.

Recuperar nomes e ditar um a um.

Propor que as crianas lembrem o nome de todos os convidados que elas encontraram para que voc possa

13

HISTRIAS COM REPETI O O

escrever uma lista. Pedir que ditem um nome de cada vez para que voc consiga escrever todos. Escrever os nomes devagar e fazer observaes que convidem as crianas a pensar sobre como se escreve. Por exemplo, ao escrever BRUXA, voc pode dizer cada parte da palavra enquanto escreve: BRU-XA. Ou, ao escrever GATO, aps escrever GA, voc pode perguntar: At aqui o que eu j escrevi? Ou ainda, aps escrever CORU, perguntar: At aqui j escrevi CORU. O que falta para escrever CORUJA? Ler a lista e estimular as crianas a fazer observaes sobre as palavras escritas: Vocs notaram que algumas palavras so maiores que as outras? Qual a menor delas? H palavras que comeam com a mesma letra? Chamar a ateno para CHAPEUZINHO VERMELHO, nome do famoso personagem, composto de duas palavras.

Formular ideias sobre como se escreve.

Possveis adaptaes Caso o desafio proposto nessa atividade se mostre muito difcil para algumas crianas, voc pode propor que elas localizem os nomes no texto coletivamente.
Se o desafio proposto nessa atividade parecer muito fcil para algumas crianas, voc pode entregar a elas uma folha com todas as frases da histria e pedir que circulem o nome dos convidados da festa.

O que as crianas podem aprender Ao propor que as crianas localizem nomes no texto, possibilita-se que elas coloquem em jogo diferentes estratgias de leitura.
Ao escrever de forma lenta as palavras ditadas, contribui-se para que as crianas observem as relaes entre o que falado e o que est sendo escrito.

O que mais possvel fazer Por ter uma estrutura bsica, as listas so textos adequados para a realizao de diversas situaes de escrita para as crianas pequenas. Segue outra sugesto de atividade:
Propor que, a partir da lista feita com todos os convidados, as crianas organizem duas novas listas, separando-os em personagens de histrias e animais.

14 14 | |

T TR R II L LH HA S

Atividade 4

Desenhar os convidados que aparecem no livro


professor prope s crianas que observem as ilustraes do livro Bruxa, Bruxa, venha minha festa. Depois, solicita que elas recuperem de memria quais so os convidados da festa para que, em seguida, os desenhem e organizem conforme a sequncia da histria. Roteiro de trabalho
Preparao Para favorecer a observao dos detalhes de cada ilustrao, sugerimos construir visores (papel com moldura vazada no meio) ou usar uma lupa. Separar os materiais para que as crianas possam desenhar. Cada criana dever receber um conjunto de 15 papis (podem ser folhas de papel sulfite divididas em quatro partes). Considerar que todas as fases dessa atividade no precisam ser realizadas em um nico dia. Organizao do espao e das crianas Na primeira parte dessa atividade, organize as crianas de forma que consigam observar as ilustraes do livro. Na segunda parte, as crianas podem sentar s mesas. Orientaes para o professor Conversar com as crianas sobre as ilustraes do livro, fazendo com que elas pensem sobre o porqu de as ilustraes serem grandes e to cheias de detalhes.
Dar s crianas um visor para que observem as partes menores das ilustraes do livro, destacando assim os recursos utilizados pela ilustradora. Enquanto as crianas observam os detalhes das ilustraes, voc conversa com elas sobre esses detalhes, estimulando suas observaes. Contar s crianas que agora elas sero os novos ilustradores do livro. Voc pode dizer: Agora vou convidar vocs a serem os ilustradores dessa histria. Vou entregar para cada um 15 folhas para que vocs desenhem todos os convidados da festa. Deixar o livro disponvel para que as crianas o manuseiem e se inspirem para suas prprias ilustraes.
Recuperar de memria a sequncia da histria.

O que as crianas podem pensar, dizer e fazer. Desenhar os diferentes convidados da histria.

Lanar como novo desafio s crianas a organizao dos desenhos na ordem em que aparecem na histria: Agora vocs tm outro desafio. Vo organizar os desenhos que produziram na mesma ordem em que aparecem no livro. Para isso, importante que se lembrem de como a histria contada. Propor s crianas que leiam a histria com voc para conferir se organizaram seus desenhos tal como na ordem do texto.

15

| |

H II S ST T R R II A AS S C CO OM M R RE EP PE ET T II O O H

Propor que faam uma exposio de suas produes na sala para que todos possam apreciar os desenhos dos colegas.

Possveis adaptaes Caso o desafio proposto nessa atividade se mostre muito difcil para algumas crianas, voc pode realizar essa atividade coletivamente, propondo que elas confeccionem os desenhos em pequenos grupos.
Se o desafio proposto nessa atividade for muito fcil para algumas crianas, voc pode solicitar que, depois de ordenar os desenhos, elas faam a correspondncia deles com o texto da histria, entregando-lhes tiras com os dilogos constantes no livro.

O que as crianas podem aprender Ao propor s crianas que observem e conversem sobre as ilustraes, possibilita-se que elas pensem sobre a relao entre texto e ilustrao.
Ao propor que as crianas desenhem os convidados da festa segundo sua ordem de apario na histria, favorece-se que elas retomem a histria memorizada em razo da sequncia de sua narrativa.

O que mais possvel fazer Voc pode chamar as crianas de outras salas para apreciar as produes da turma. As crianas podem recontar aos visitantes a histria do livro a partir de seus desenhos. O que possvel fazer em casa Sugerir que as crianas levem suas produes para casa, mostrem aos pais e familiares e recontem a histria a partir de seus desenhos. importante pedir que as crianas tragam novamente as ilustraes para a escola, pois elas sero utilizadas em outras atividades.

16

TT R RI ILLH HAASS

Atividade 5

Relacionar ilustraes e dilogos

professor prope que, em pequenos grupos, as crianas primeiramente reconheam todos os personagens nas ilustraes que receberam e, depois, l a histria para elas, parando em diferentes partes para que indiquem a ilustrao qual a parte lida se refere (ou seja, pareando). Por fim, pede para que as crianas retomem os dilogos da histria a partir das ilustraes. Roteiro de trabalho

Preparao Organizar, para cada grupo, um conjunto de ilustraes dos personagens da histria, produzidas pelas crianas na atividade anterior. Cada grupo deve ter um jogo com uma ilustrao de cada personagem. Organizao do espao e das crianas Essa atividade deve ser realizada em pequenos grupos. Portanto, importante pensar em como agrupar as crianas. Orientaes para o professor Organizar as crianas em pequenos grupos sentadas s mesas.
Apresentar ao grupo a proposta da atividade. Voc pode dizer: Vou entregar para vocs algumas das ilustraes que fizeram dos personagens do livro Bruxa, Bruxa, venha minha festa. Vocs vo olhar bem essas ilustraes e identificar cada um deles. Explicar que voc ler a histria parando em algumas partes para que elas apontem qual ilustrao se refere parte do texto lida: Agora vou ler para vocs partes da histria sem mostrar as ilustraes do livro e vocs iro me dizer qual ilustrao corresponde a cada parte lida. Finalizar a atividade mostrando as ilustraes e propondo que as crianas retomem de memria o dilogo da histria ao qual essas ilustraes se referem. Voc pode dizer: Agora, vamos inverter. Eu vou mostrar a ilustrao e vocs vo dizer de memria o dilogo da histria ao qual ela se refere.

O que as crianas podem pensar, dizer e fazer. Encontrar as ilustraes correspondentes ao texto.

Retomar de memria o texto correspondente s ilustraes indicadas.

Possveis adaptaes Caso o desafio proposto nessa atividade se mostre muito difcil para algumas crianas, voc pode, ao solicitar que as crianas digam os dilogos, ajud-las lendo a parte em que o convite feito, deixando que digam apenas a resposta.

17

EP PE ET T II O O HISTRIAS COM RE

Se o desafio proposto nessa atividade parecer muito fcil para algumas crianas, voc pode entregar a elas tiras com o texto de partes da histria e pedir que relacionem o texto com a ilustrao.

O que as crianas podem aprender Ao propor que as crianas indiquem oralmente a correspondncia entre ilustrao e dilogo, possibilita-se que elas estabeleam relaes entre o texto e a ilustrao.
Ao pedir que as crianas recuperem o texto da histria com apoio das ilustraes, favorece-se que leiam com autonomia.

O que mais possvel fazer Para dar continuidade ao trabalho de estabelecer relaes entre texto e ilustrao, voc pode propor ainda outras atividades. Seguem duas sugestes:
Apresentar todas as ilustraes do livro de forma desordenada e pedir que as crianas coloquem na ordem correta. Apresentar todas as ilustraes da histria ordenadas e substituir algumas por texto. Para isso, voc pede s crianas que ditem para voc o texto correspondente a cada imagem.

18 | | T RT IRLI HL A HS AS 18

Atividade 6

Escrever nomes com letras mveis


professor prope que as crianas escrevam o nome de trs convidados da histria Bruxa, Bruxa, venha minha festa, entrega as letras j selecionadas e pede que elas leiam o que escreveram e verifiquem a ordem em que as letras foram organizadas. Roteiro de trabalho
Preparao Para realizar essa atividade, ser necessrio um conjunto de letras mveis. Caso as crianas no conheam esse material, importante apresent-lo. Considerando que as crianas recebero as letras de cada palavra para orden-las, voc precisa separar as letras das palavras GATO, LOBO e CORUJA em quantidade suficiente para todas as duplas. Cuidar para que as letras das palavras no se misturem. Se o cartaz com a lista de personagens estiver pendurado na sala, importante retir-lo na primeira parte da atividade. Organizao do espao e das crianas Essa uma atividade em que as crianas estaro organizadas em duplas. Orientaes para o professor Apresentar a proposta de escrever os nomes de alguns convidados da festa. Voc pode dizer: Hoje vocs vo escrever, com essas letras, o nome de alguns dos convidados que esto nessa lista.
Separar as duplas e entregar para cada uma apenas o conjunto de letras necessrio para escrever a primeira palavra. Explicar que comearo escrevendo GATO e que vo receber as letras necessrias para montar essa palavra: Vocs vo escrever GATO. Eu vou entregar as letras e vocs vo coloc-las na ordem certa para que a gente consiga ler GATO. Circular entre as duplas oferecendo ajuda. Voc pode sugerir que procurem ajuda nos nomes dos colegas da classe para encontrar a melhor letra para montar a palavra indicada. Voc pode lembrar que GATO comea da mesma forma que GABRIEL. Entregar o envelope com as letras da palavra LOBO e repetir as instrues. Conforme as crianas forem terminando de escrever LOBO, entregar o envelope com as letras da palavra CORUJA e seguir as mesmas orientaes.

O que as crianas podem pensar, dizer e fazer. Organizar as letras formando as palavras indicadas.

Relacionar as informaes que possuem, buscando resolver a ordem correta das letras.

19

||

H H II S ST T R R II A A SS C CO OM M R R EE P P EE TT II O O

Verificar se h modificaes a fazer na ordenao das letras.

Pedir que as crianas leiam para voc o que escreveram e sugerir que consultem o cartaz para conferir a escrita correta das palavras, reorganizando suas escritas se necessrio.

Possveis adaptaes Caso o desafio proposto nessa atividade se mostre muito difcil para algumas crianas, voc pode propor que elas leiam os nomes da lista e, em duplas, escolham um para escrever com as letras mveis, solicitando que leiam o que escreveram.
Se o desafio proposto nessa atividade for muito fcil para algumas crianas, voc pode oferecer mais letras que as necessrias para a escrita do nome, deixando como desafio a deciso de quais letras usar. Por exemplo, para escrever ESPANTALHO, pode-se oferecer, alm das letras da palavra, o I (para que as crianas decidam entre o H ou o I na escrita de LHO), outro S e outras duas letras aleatrias.

O que as crianas podem aprender Ao propor que as crianas escrevam nomes com letras mveis, favorece-se que elas realizem uma escrita analtica, porque colocam em jogo suas informaes e hipteses sobre quantas letras so necessrias para escrever cada palavra, sobre quais letras usar e em que ordem essas letras devem aparecer.
Ao mostrar o cartaz com a lista dos personagens e fazer referncia escrita dos nomes das crianas, possibilitase que elas aprendam que h uma nica forma de escrever cada uma das palavras e que existem fontes escritas que podem ser consultadas para se verificar a escrita correta.

O que mais possvel fazer Como continuidade dessa atividade, voc pode pedir que as crianas selecionem as letras de que elas precisam para escrever o nome de determinado convidado a partir de um conjunto de letras que contemple todas as letras do alfabeto.

20 20

||

TRILHA AS S

Atividade 7

Escrever em texto com lacunas

ara cada dupla de crianas, o professor entrega um texto organizado com a estrutura do livro Bruxa, Bruxa, venha minha festa, contendo, no lugar dos nomes dos convidados, espaos em branco para que estes sejam completados. Roteiro de trabalho
Preparao Preparar folhas com o texto do livro escrito ou digitado em letra de imprensa maiscula, deixando lacunas para os nomes dos convidados da festa, conforme o exemplo a seguir. Providenciar uma folha para cada dupla de crianas.
__________, __________, POR FAVOR, VENHA MINHA FESTA. OBRIGADA, IREI, SIM, SE VOC CONVIDAR O _______________. __________, __________, POR FAVOR, VENHA MINHA FESTA. OBRIGADO, IREI, SIM, SE VOC CONVIDAR O _______________. __________, __________, POR FAVOR, VENHA MINHA FESTA. OBRIGADO, IREI, SIM, SE VOC CONVIDAR O _______________. __________, __________, POR FAVOR, VENHA MINHA FESTA. OBRIGADO, IREI, SIM, SE VOC CONVIDAR A _______________. (...)

Organizao do espao e das crianas Nessa atividade, as crianas estaro agrupadas em duplas. Orientaes para o professor Explicar s crianas que elas recebero o texto do livro escrito em uma folha de papel contendo alguns espaos em branco para preencher com os nomes dos convidados da histria. Voc pode dizer: Agora que j sabemos de memria todos os nomes dos convidados e a ordem em que aparecem na histria, vou entregar uma folha com o texto do livro escrito, mas com alguns espaos para vocs preencherem com os nomes dos convidados.
Oferecer o modelo de como realizar o preenchimento das lacunas do texto, reproduzindo na lousa o primeiro dilogo do livro e preenchendo lentamente na frente das crianas, solicitando que observem atentamente, pois elas faro o mesmo com os nomes dos convidados seguintes. Convidar as crianas, caso no se lembrem do convidado seguinte da histria, a pensar o que podem fazer para lembrar, sugerindo, por exemplo, que retomem a histria de memria. Voc pode lembr-las de que o nome do convidado j apareceu no texto em outro momento.

O que as crianas podem pensar, dizer e fazer. Decidir em conjunto como escrever as palavras.

21 21 | |

HHI ISSTTRRI IAASS CCOOM M RREEPPEETTI IOO

Circular entre as duplas, ajudando-as a pensar sobre a melhor maneira de escrever as palavras: Como se escreve o comeo da palavra ESPANTALHO? ou At aqui vocs j escreveram CORU, qual parte ainda est faltando? ou ainda Ser que, para escrever a palavra LOBO, basta colocar LO?

Possveis adaptaes Caso o desafio proposto nessa atividade se mostre muito difcil para algumas crianas, voc pode entregar o texto com algumas das lacunas preenchidas e outras em branco. Assim, as lacunas preenchidas podero ajudar a localizar palavras ou servir de modelo para as crianas.
Se o desafio proposto nessa atividade for muito fcil para algumas crianas, voc pode entregar o texto com lacunas em outras partes alm dos nomes dos convidados.

O que as crianas podem aprender Ao apresentar o texto com lacunas s crianas, respeitando a sua forma original, o professor possibilita que elas aprendam sobre a estrutura e a organizao dos dilogos na narrativa.
Ao convidar as crianas a escrever, favorece-se que elas reflitam sobre como se escreve, analisando oralmente a palavra e procurando algum tipo de correspondncia com as unidades do texto escrito.

O que mais possvel fazer Voc pode organizar outras situaes em que as crianas sejam convidadas a escrever o nome dos convidados da festa, retomando a ordem de apario no texto:
Escrever uma lista com o nome dos convidados da histria, seguindo a sequncia da narrativa. Propor que escrevam o nome dos convidados nos desenhos que elas mesmas fizeram.

22 | | T TR RI LI H LH 22 AA SS

Atividade 8

Ordenar os dilogos da histria


professor desafia as crianas a ordenar as tiras que contm as perguntas e as respostas dos dilogos do livro Bruxa, Bruxa, venha minha festa. Roteiro de trabalho
Preparao Preparar as tiras com partes do texto. Cada tira ter uma fala dos dilogos do texto (sempre escritos em letra de imprensa maiscula), como no exemplo a seguir:
BRUXA, BRUXA, POR FAVOR, VENHA MINHA FESTA. OBRIGADA, IREI, SIM, SE VOC CONVIDAR O GATO. GATO, GATO, POR FAVOR, VENHA MINHA FESTA. OBRIGADO, IREI, SIM, SE VOC CONVIDAR O ESPANTALHO.

Organizao do espao e das crianas As crianas estaro agrupadas em duplas num espao adequado para que possam espalhar as tiras e moviment-las. Orientaes para o professor Explicar s crianas, organizadas em duplas, que tero como desafio montar o texto, que est todo bagunado, cortado em tiras. Voc pode dizer: Pessoal, vocs no sabem o que aconteceu: recortei o texto do livro Bruxa, Bruxa, venha minha festa em tiras, mas elas se desorganizaram e o texto ficou todo bagunado. Vocs podem me ajudar a organiz-lo?
Retomar o incio da histria oralmente e de forma coletiva (Bruxa, Bruxa, por favor, venha minha festa) e pedir que localizem, nas tiras distribudas, aquela que tem esse incio. Algumas duplas podem no conseguir encontrar. Caso isso acontea, voc pode pedir quelas que conseguiram para que expliquem s demais como fizeram para localizar. Circular entre as duplas, ajudando-as, por exemplo, a reler o texto que j organizaram para encontrar a parte seguinte, a perceber que, na tira do convite, o nome do convidado sempre aparece duas vezes no comeo e a entender que, na tira da resposta ao convite, o nome do convidado seguinte sempre aparece no fim.
Ler a histria e verificar se as tiras esto na ordem correta.

O que as crianas podem pensar, dizer e fazer. Colocar em jogo as estratgias de leitura e ordenar as tiras.

Propor s crianas que leiam a histria junto com voc para que verifiquem se colocaram todas as tiras na ordem correta.

23

||

H II SS TT R R II A A SS C CO OM M R R EE PP EE TT I I O O H

Possveis adaptaes Caso o desafio proposto nessa atividade se mostre muito difcil para algumas crianas, voc pode colocar os dilogos completos (pergunta e resposta) numa mesma tira para que elas coloquem em ordem.
Se o desafio proposto nessa atividade for muito fcil para algumas crianas, voc pode entregar as tiras, mas agora com algumas repetidas. O desafio ser montar o texto e, ao longo dessa organizao, eliminar as tiras repetidas.

O que as crianas podem aprender Ao propor que as crianas ordenem tiras com um texto que sabem de memria, favorece-se que elas coloquem em ao suas estratgias de leitura e identifiquem as palavras conhecidas.
Ao reler as partes do texto que j ordenaram para encontrar a prxima parte, as crianas observam as relaes entre o oral e o escrito.

O que mais possvel fazer Para continuar incentivando as crianas a ler partes de texto que j conhecem de memria, pode-se propor outras atividades semelhantes a essa, como, por exemplo:
Entregar tiras da histria para que as crianas organizem, porm inserir algumas a mais em que apaream outros personagens de histrias conhecidas para que elas identifiquem e eliminem.

24

TRILHAS

Crditos institucionais TRILHAS Iniciativa: Instituto Natura Ministrio da Educao/ Secretaria da Educao Bsica Realizao: Programa Crer para Ver, Instituto Natura Desenvolvimento: Comunidade Educativa Cedac Ficha Tcnica Programa Crer para Ver, Instituto Natura Coordenao: Maria Lucia Guardia Comunidade Educativa Cedac Coordenao: Beatriz Cardoso e Tereza Perez Concepo do contedo e superviso: Ana Teberosky Direo editorial: Beatriz Cardoso e Beatriz Ferraz Consultoria literria: Maria Jos Nbrega Equipe de redao: ngela Carvalho, Beatriz Cardoso, Beatriz Ferraz, Debora Samori, Maria Grembecki, Milou Sequerra, Patrcia Diaz Equipe da Gerncia de Educao e Sociedade, Instituto Natura: Maria Lucia Guardia, Lilia Asuca Sumiya, Maria Eugnia Franco, Fabiana Shiroma, Eliane Santos, Isabel Ferreira, Luara Maranho, Marcio Picolo Edio de texto: Marco Antonio Araujo Coordenao de produo: Ftima Assumpo Projeto grfico: SM&A Design/ Samuel Ribeiro Jr. Ilustraes: Vicente Mendona Reviso: Ali Onaissi

Dados Internacionais de Catalogao na Publicao (CIP)

C122 Caderno de orientaes : histrias com repetio. So Paulo, SP : Ministrio da Educao, 2011. 24 p. : il. ; 28 cm. (Trilhas ; v. 9) ISBN 978-85-7783-071-8 1. Leitura (Educao pr-escolar). 2. Literatura infantil - Estudo e ensino (Pr-escolar). 3. Leitores Formao. 4. Crianas - Linguagem - Aprendizagem. 5. Repetio em literatura. I. Srie. CDU 372.41 CDD 372.4

ndice para catlogo sistemtico: 1. Rudimentos de leitura : Educao elementar 372.41 2. Literatura infantil : Estudo e ensino 087.5

(Bibliotecria responsvel: Sabrina Leal Araujo CRB 10/1507)

ESTE CADERNO TEM OS DIREITOS RESERVADOS E NO PODE SER COPIADO OU REPRODUZIDO, PARCIAL OU TOTALMENTE, SEM AUTORIZAO PRVIA E EXPRESSA DO PROGRAMA CRER PARA VER, DO INSTITUTO NATURA, COMUNIDADE EDUCATIVA CEDAC E MINISTRIO DA EDUCAO.

O QUE O PROJETO TRILHAS

esde 1995, a NATURA desenvolve o Programa Crer para Ver, que tem o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educao pblica do Brasil. No contexto desse programa, o Instituto Natura desenvolveu, em parceria com a Comunidade Educativa CEDAC, Organizao da Sociedade Civil de Interesse Pblico, o projeto TRILHAS, que visa orientar e instrumentalizar os professores e diretores de escolas para o trabalho com os alunos de 6 anos, com foco no desenvolvimento de competncias e habilidades de leitura e escrita. O Ministrio da Educao (MEC), desejando implementar uma poltica pblica, concluiu que a metodologia e a estratgia desenvolvidas pelo projeto TRILHAS, assim como os materiais e publicaes concebidos e produzidos por esse projeto, so particularmente especiais e compatveis com as diretrizes do MEC. Este material contribui para ampliar o universo cultural de alunos e professores, por meio do acesso leitura de obras da literatura infantil. A escolha da leitura como o principal tema do projeto justica-se por ser uma estratgia mundialmente reconhecida como determinante para a aprendizagem e melhoria do desempenho escolar ao longo de toda a vida do estudante. Com o objetivo de promover a qualidade da educao nas escolas pblicas do pas, o MEC apoia e distribui o conjunto de materiais do TRILHAS, que visa contribuir para o desenvolvimento da leitura, escrita e oralidade dos alunos de 6 anos de idade. Esperamos que voc possa utiliz-lo da melhor forma para que a melhoria da educao pblica seja concretizada em nosso pas.

Anda mungkin juga menyukai