Anda di halaman 1dari 24

A Lei Complementar n 141/2012

186 REUNIO ORDINRIA DO CES

EXPOSITORA: Dborah Dourado Lopes

A Lei Complementar n 141/2012


Regulamenta o 3o do art. 198 da Constituio Federal para dispor sobre os valores mnimos a serem aplicados anualmente pela Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios em aes e servios pblicos de sade; estabelece os critrios de rateio dos recursos de transferncias para a sade e as normas de fiscalizao, avaliao e controle das despesas com sade nas 3 (trs) esferas de governo; revoga dispositivos das Leis nos 8.080, de 19 de setembro de 1990, e 8.689, de 27 de julho de 1993; e d outras providncias.

A Lei Complementar n 141/2012


O que importante destacar da lei complementar 141? (SANTOS. L, 2012) uma lei bastante complexa no tocante s questes oramentrio-financeiras, s transferncias dos recursos entre os entes federativos, ao controle e fiscalizao dos recursos do SUS. Os primeiros artigos definem o que so gastos com sade, tambm esclarece quais as aes e servios que podem e no podem ser financiadas com os recursos da sade, depositados nos fundos de sade. Outro destaque relevante so as vinculaes de percentuais das receitas fiscais para serem aplicados com exclusividade na sade: municpios, 15% de suas receitas; estados, 12% de suas receitas; e a Unio o valor do ano anterior acrescido da variao do PIB. Se acontecer de o PIB ter variao negativa em relao ao ano anterior, no se poder reduzir o seu valor. Outro ponto que os recursos da sade no podem sofrer contingenciamento. Os recursos da sade devem ser movimentados por meio dos Fundos de Sade e para os entes federativos receberem recursos transferidos por outro ente devero contar com fundo, plano e conselho de sade em funcionamento.

A Lei Complementar n 141/2012


As transferncias da Unio para os estados, DF e municpios devem observar os critrios da lei complementar, os do art. 35 da lei 8080, cabendo CIT Comisso Intergestores Tripartite definir a metodologia de clculo, que dever ser aprovada no Conselho Nacional de Sade. Os valores dos recursos das transferncias da Unio devem ser publicados anualmente. Ela determina como devem ser a metodologia e os critrios de repasse dos recursos da Unio para os estados e municpios e dos estados para os municpios. Os critrios so os definidos na lei complementar e a metodologia dever ser definida pela Comisso Intergestores Tripartite (CIT) e aprovada pelo Conselho Nacional de Sade. Os controles sobre o uso dos recursos sero dos conselhos de sade e dos tribunais de contas, afora o controle especfico do SUS, o Sistema Nacional de Auditoria. No caso de utilizao indevida dos recursos das transferncias interfederativas, o ente federativo dever repor os recursos aplicados indevidamente e reaplic-los nas aes e servios de sade prejudicados. Em caso de malversao o ente responder administrativa e penalmente, conforme a infrao cometida, nos termos de leis especficas.

A Lei Complementar n 141/2012


apresentada em V Captulos e 48 artigos: CAPTULO I: DISPOSIES PRELIMINARES CAPTULO II: DAS AES E DOS SERVIOS PBLICOS DE SADE CAPTULO III : DA APLICAO DE RECURSOS EM AES E SERVIOS PBLICOS DE SADE : Seo I, II, III, IV e V CAPTULO IV: DA TRANSPARNCIA, VISIBILIDADE, FISCALIZAO, AVALIAO E CONTROLE : Seo I, II, III e IV CAPTULO V: DISPOSIES FINAIS E TRANSITRIAS

A Lei Complementar n 141/2012


CAPTULO I DISPOSIES PRELIMINARES Art. 1o Esta Lei Complementar institui, nos termos do 3o do art. 198 da Constituio Federal: I - o valor mnimo e normas de clculo do montante mnimo a ser aplicado, anualmente, pela Unio em aes e servios pblicos de sade; II - percentuais mnimos do produto da arrecadao de impostos a serem aplicados anualmente pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municpios em aes e servios pblicos de sade; III - critrios de rateio dos recursos da Unio vinculados sade destinados aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios, e dos Estados destinados aos seus respectivos Municpios, visando progressiva reduo das disparidades regionais; IV - normas de fiscalizao, avaliao e controle das despesas com sade nas esferas federal, estadual, distrital e municipal

A Lei Complementar n 141/2012


CAPTULO II DAS AES E DOS SERVIOS PBLICOS DE SADE Art. 2o Para fins de apurao da aplicao dos recursos mnimos estabelecidos nesta Lei Complementar, considerar-se-o como despesas com aes e servios pblicos de sade aquelas voltadas para a promoo, proteo e recuperao da sade que atendam, simultaneamente, aos princpios estatudos no art. 7o da Lei no 8.080, de 19 de setembro de 1990, e s seguintes diretrizes (...); e os Artigos 3 e 4.

A Lei Complementar n 141/2012


CAPTULO III DA APLICAO DE RECURSOS EM AES E SERVIOS PBLICOS DE SADE Seo I Dos Recursos Mnimos Art. 5o A Unio aplicar, anualmente, em aes e servios pblicos de sade, o montante correspondente ao valor empenhado no exerccio financeiro anterior, apurado nos termos desta Lei Complementar, acrescido de, no mnimo, o percentual correspondente variao nominal do Produto Interno Bruto (PIB) ocorrida no ano anterior ao da lei oramentria anual. Art. 6o Os Estados e o Distrito Federal aplicaro, anualmente, em aes e servios pblicos de sade, no mnimo, 12% (doze por cento) da arrecadao dos impostos a que se refere o art. 155 e dos recursos de que tratam o art. 157, a alnea a do inciso I e o inciso II do caput do art. 159, todos da Constituio Federal, deduzidas as parcelas que forem transferidas aos respectivos Municpios. Art. 7o Os Municpios e o Distrito Federal aplicaro anualmente em aes e servios pblicos de sade, no mnimo, 15% (quinze por cento) da arrecadao dos impostos a que se refere o art. 156 e dos recursos de que tratam o art. 158 e a alnea b do inciso I do caput e o 3 do art. 159, todos da Constituio Federal e os Atigos 8, 9 10 e o 11.

A Lei Complementar n 141/2012


CAPTULO III DA APLICAO DE RECURSOS EM AES E SERVIOS PBLICOS DE SADE Seo II Do Repasse e Aplicao dos Recursos Mnimos Art. 12. Os recursos da Unio sero repassados ao Fundo Nacional de Sade e s demais unidades oramentrias que compem o rgo Ministrio da Sade, para ser aplicados em aes e servios pblicos de sade. 2o Os recursos da Unio sero transferidos aos demais entes da Federao e movimentados, em contas especficas (...) 4o A movimentao dos recursos repassados deve realizar-se, exclusivamente, mediante cheque nominativo, ordem bancria, transferncia eletrnica disponvel ou outra modalidade de saque autorizada pelo Banco Central do Brasil (...) Art. 14. O Fundo de Sade, institudo por lei e mantido em funcionamento pela administrao direta da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, constituir-se- em unidade oramentria e gestora dos recursos destinados a aes e servios pblicos de sade (...) e os Art. 15 16.

A Lei Complementar n 141/2012


CAPTULO III DA APLICAO DE RECURSOS EM AES E SERVIOS PBLICOS DE SADE Seo III Da Movimentao dos Recursos da Unio Art. 17. O rateio dos recursos da Unio vinculados a aes e servios pblicos de sade e repassados na forma do caput dos arts. 18 e 22 aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios observar as necessidades de sade da populao, as dimenses epidemiolgica, demogrfica, socioeconmica, espacial e de capacidade de oferta de aes e de servios de sade e, ainda, o disposto no art. 35 da Lei no 8.080, de 19 de setembro de 1990, de forma a atender os objetivos do inciso II do 3o do art. 198 da Constituio Federal. Art. 18. Os recursos do Fundo Nacional de Sade, destinados a despesas com as aes e servios pblicos de sade, de custeio e capital, a serem executados pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municpios sero transferidos diretamente aos respectivos fundos de sade, de forma regular e automtica, dispensada a celebrao de convnio ou outros instrumentos jurdicos.

A Lei Complementar n 141/2012


CAPTULO III DA APLICAO DE RECURSOS EM AES E SERVIOS PBLICOS DE SADE Seo IV Da Movimentao dos Recursos dos Estados Art. 19. O rateio dos recursos dos Estados transferidos aos Municpios para aes e servios pblicos de sade ser realizado segundo o critrio de necessidades de sade da populao e levar em considerao as dimenses epidemiolgica, demogrfica, socioeconmica e espacial e a capacidade de oferta de aes e de servios de sade, observada a necessidade de reduzir as desigualdades regionais, nos termos do inciso II do 3 do art. 198 da Constituio Federal. 1o Os Planos Estaduais de Sade devero explicitar a metodologia de alocao dos recursos estaduais e a previso anual de recursos aos Municpios, pactuadas pelos gestores estaduais e municipais, na CIB, e aprovadas pelo Conselho Estadual de Sade. 2o O Poder Executivo, na forma estabelecida no inciso II do caput do art. 9 da Lei n 8.080, de 19 de setembro de 1990, manter o respectivo Conselho de Sade e Tribunal de Contas informados sobre o montante de recursos previsto para transferncia do Estado para os Municpios com base no Plano Estadual de Sade. Art. 20. As transferncias dos Estados para os Municpios destinadas a financiar aes e servios pblicos de sade sero realizadas diretamente aos Fundos Municipais de Sade, de forma regular e automtica, em conformidade com os critrios de transferncia aprovados pelo respectivo Conselho de Sade. E o Artigo 21

A Lei Complementar n 141/2012


CAPTULO III DA APLICAO DE RECURSOS EM AES E SERVIOS PBLICOS DE SADE Seo V DISPOSIES GERAIS
Art. 22. vedada a exigncia de restrio entrega dos recursos referidos no inciso II do 3 do art. 198 da Constituio Federal na modalidade regular e automtica prevista nesta Lei Complementar, os quais so considerados transferncia obrigatria destinada ao custeio de aes e servios pblicos de sade no mbito do SUS, sobre a qual no se aplicam as vedaes do inciso X do art. 167 da Constituio Federal e do art. 25 da Lei Complementar no 101, de 4 de maio de 2000. Pargrafo nico. A vedao prevista no caput no impede a Unio e os Estados de condicionarem a entrega dos recursos: I - instituio e ao funcionamento do Fundo e do Conselho de Sade no mbito do ente da Federao; e II - elaborao do Plano de Sade. E os Artigos 23, 24 (...)

A Lei Complementar n 141/2012


CAPTULO III DA APLICAO DE RECURSOS EM AES E SERVIOS PBLICOS DE SADE Seo V DISPOSIES GERAIS Art. 25. Eventual diferena que implique o no atendimento, em determinado exerccio, dos recursos mnimos previstos nesta Lei Complementar dever, observado o disposto no inciso II do pargrafo nico do art. 160 da Constituio Federal, ser acrescida ao montante mnimo do exerccio subsequente ao da apurao da diferena, sem prejuzo do montante mnimo do exerccio de referncia e das sanes cabveis. Pargrafo nico. Compete ao Tribunal de Contas, no mbito de suas atribuies, verificar a aplicao dos recursos mnimos em aes e servios pblicos de sade de cada ente da Federao sob sua jurisdio, sem prejuzo do disposto no art. 39 e observadas as normas estatudas nesta Lei Complementar.

A Lei Complementar n 141/2012


CAPTULO III DA APLICAO DE RECURSOS EM AES E SERVIOS PBLICOS DE SADE Seo V DISPOSIES GERAIS Art. 27. Quando os rgos de controle interno do ente beneficirio, do ente transferidor ou o Ministrio da Sade detectarem que os recursos previstos no inciso II do 3 do art. 198 da Constituio Federal esto sendo utilizados em aes e servios diversos dos previstos no art. 3o desta Lei Complementar, ou em objeto de sade diverso do originalmente pactuado, daro cincia ao Tribunal de Contas e ao Ministrio Pblico competentes, de acordo com a origem do recurso (...) Art. 30. Os planos plurianuais, as leis de diretrizes oramentrias, as leis oramentrias e os planos de aplicao dos recursos dos fundos de sade da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios sero elaborados de modo a dar cumprimento ao disposto nesta Lei Complementar. 1o O processo de planejamento e oramento ser ascendente e dever partir das necessidades de sade da populao em cada regio, com base no perfil epidemiolgico, demogrfico e socioeconmico, para definir as metas anuais de ateno integral sade e estimar os respectivos custos. 2o Os planos e metas regionais resultantes das pactuaes intermunicipais constituiro a base para os planos e metas estaduais, que promovero a equidade interregional. 3o Os planos e metas estaduais constituiro a base para o plano e metas nacionais, que promovero a equidade interestadual. 4o Caber aos Conselhos de Sade deliberar sobre as diretrizes para o estabelecimento de

A Lei Complementar n 141/2012


CAPTULO IV DA TRANSPARNCIA, VISIBILIDADE, FISCALIZAO, CONTROLE Seo I Da Transparncia e Visibilidade da Gesto da Sade AVALIAO E

Art. 31. Os rgos gestores de sade da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios daro ampla divulgao, inclusive em meios eletrnicos de acesso pblico, das prestaes de contas peridicas da rea da sade, para consulta e apreciao dos cidados e de instituies da sociedade, com nfase no que se refere a: I - comprovao do cumprimento do disposto nesta Lei Complementar; II - Relatrio de Gesto do SUS; III - avaliao do Conselho de Sade sobre a gesto do SUS no mbito do respectivo ente da Federao. Pargrafo nico. A transparncia e a visibilidade sero asseguradas mediante incentivo participao popular e realizao de audincias pblicas, durante o processo de elaborao e discusso do plano de sade.

A Lei Complementar n 141/2012


Seo II Da Escriturao e Consolidao das Contas da Sade Art. 32. Os rgos de sade da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios mantero registro contbil relativo s despesas efetuadas com aes e servios pblicos de sade. Art. 33. O gestor de sade promover a consolidao das contas referentes s despesas com aes e servios pblicos de sade executadas por rgos e entidades da administrao direta e indireta do respectivo ente da Federao.

A Lei Complementar n 141/2012


Seo III Da Prestao de Contas
Art. 34. A prestao de contas prevista no art. 37 conter demonstrativo das despesas com sade integrante do Relatrio Resumido da Execuo Oramentria, a fim de subsidiar a emisso do parecer prvio de que trata o art. 56 da Lei Complementar no 101, de 4 de maio de 2000. Art. 35. As receitas correntes e as despesas com aes e servios pblicos de sade sero apuradas e publicadas nos balanos do Poder Executivo, assim como em demonstrativo prprio que acompanhar o relatrio de que trata o 3o do art. 165 da Constituio Federal. Art. 36. O gestor do SUS em cada ente da Federao elaborar Relatrio detalhado referente ao quadrimestre anterior, o qual conter, no mnimo, as seguintes informaes: I - montante e fonte dos recursos aplicados no perodo; II - auditorias realizadas ou em fase de execuo no perodo e suas recomendaes e determinaes; III - oferta e produo de servios pblicos na rede assistencial prpria, contratada e conveniada, cotejando esses dados com os indicadores de sade da populao em seu mbito de atuao.

A Lei Complementar n 141/2012


Seo III Da Prestao de Contas 1o A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios devero comprovar a observncia do disposto neste artigo mediante o envio de Relatrio de Gesto ao respectivo Conselho de Sade, at o dia 30 de maro do ano seguinte ao da execuo financeira, cabendo ao Conselho emitir parecer conclusivo sobre o cumprimento ou no das normas estatudas nesta Lei Complementar, ao qual ser dada ampla divulgao, inclusive em meios eletrnicos de acesso pblico, sem prejuzo do disposto nos arts. 56 e 57 da Lei Complementar n 101, de 4 de maio de 2000. 2o Os entes da Federao devero encaminhar a programao anual do Plano de Sade ao respectivo Conselho de Sade, para aprovao antes da data de encaminhamento da lei de diretrizes oramentrias do exerccio correspondente, qual ser dada ampla divulgao, inclusive em meios eletrnicos de acesso pblico. 3o Anualmente, os entes da Federao atualizaro o cadastro no Sistema de que trata o art. 39 desta Lei Complementar, com meno s exigncias deste artigo, alm de indicar a data de aprovao do Relatrio de Gesto pelo respectivo Conselho de Sade. 4o O Relatrio de que trata o caput ser elaborado de acordo com modelo padronizado aprovado pelo Conselho Nacional de Sade, devendo-se adotar modelo simplificado para Municpios com populao inferior a 50.000 (cinquenta mil habitantes). 5o O gestor do SUS apresentar, at o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, em audincia pblica na Casa Legislativa do respectivo ente da Federao, o Relatrio de que trata o caput.

A Lei Complementar n 141/2012


Seo IV Da Fiscalizao da Gesto da Sade Art. 37. Os rgos fiscalizadores examinaro, prioritariamente, na prestao de contas de recursos pblicos prevista no art. 56 da Lei Complementar n 101, de 4 de maio de 2000, o cumprimento do disposto no art. 198 da Constituio Federal e nesta Lei Complementar. Art. 38. O Poder Legislativo, diretamente ou com o auxlio dos Tribunais de Contas, do sistema de auditoria do SUS, do rgo de controle interno e do Conselho de Sade de cada ente da Federao, sem prejuzo do que dispe esta Lei Complementar, fiscalizar o cumprimento das normas desta Lei Complementar, com nfase no que diz respeito: I - elaborao e execuo do Plano de Sade Plurianual; II - ao cumprimento das metas para a sade estabelecidas na lei de diretrizes oramentrias; III - aplicao dos recursos mnimos em aes e servios pblicos de sade, observadas as regras previstas nesta Lei Complementar; IV - s transferncias dos recursos aos Fundos de Sade; V - aplicao dos recursos vinculados ao SUS; VI - destinao dos recursos obtidos com a alienao de ativos adquiridos com recursos vinculados sade.

A Lei Complementar n 141/2012


Seo IV Da Fiscalizao da Gesto da Sade
Art. 39. Sem prejuzo das atribuies prprias do Poder Legislativo e do Tribunal de Contas de cada ente da Federao, o Ministrio da Sade manter sistema de registro eletrnico centralizado das informaes de sade referentes aos oramentos pblicos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, includa sua execuo, garantido o acesso pblico s informaes. 1o O Sistema de Informao sobre Oramento Pblico em Sade (Siops), ou outro sistema que venha a substitu-lo, ser desenvolvido com observncia dos seguintes requisitos mnimos, alm de outros estabelecidos pelo Ministrio da Sade mediante regulamento: I - obrigatoriedade de registro e atualizao permanente dos dados pela Unio, pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municpios; II - processos informatizados de declarao, armazenamento e exportao dos dados; III - disponibilizao do programa de declarao aos gestores do SUS no mbito de cada ente da Federao, preferencialmente em meio eletrnico de acesso pblico; IV - realizao de clculo automtico dos recursos mnimos aplicados em aes e servios pblicos de sade previstos nesta Lei Complementar, que deve constituir fonte de informao

para elaborao dos demonstrativos contbeis e extracontbeis (... );

A Lei Complementar n 141/2012


Seo IV Da Fiscalizao da Gesto da Sade 5o O Ministrio da Sade, sempre que verificar o descumprimento das disposies previstas nesta Lei Complementar, dar cincia direo local do SUS e ao respectivo Conselho de Sade, bem como aos rgos de auditoria do SUS, ao Ministrio Pblico e aos rgos de controle interno e externo do respectivo ente da Federao, observada a origem do recurso para a adoo das medidas cabveis. 6o O descumprimento do disposto neste artigo implicar a suspenso das transferncias voluntrias entre os entes da Federao, observadas as normas estatudas no art. 25 da Lei Complementar n 101, de 4 de maio de 2000. Art. 40. Os Poderes Executivos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios disponibilizaro, aos respectivos Tribunais de Contas, informaes sobre o cumprimento desta Lei Complementar, com a finalidade de subsidiar as aes de controle e fiscalizao. Art. 41. Os Conselhos de Sade, no mbito de suas atribuies, avaliaro a cada quadrimestre o relatrio consolidado do resultado da execuo oramentria e financeira no mbito da sade e o relatrio do gestor da sade sobre a repercusso da execuo desta Lei Complementar nas condies de sade e na qualidade dos servios de sade das populaes respectivas e encaminhar ao Chefe do Poder Executivo do respectivo ente da Federao as indicaes para que sejam adotadas as medidas corretivas necessrias. Art. 42. Os rgos do sistema de auditoria, controle e avaliao do SUS, no mbito da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, devero verificar, pelo sistema de amostragem, o cumprimento do disposto nesta Lei Complementar, alm de verificar a veracidade das informaes constantes do Relatrio de Gesto, com nfase na verificao presencial dos resultados alcanados no relatrio de sade, sem prejuzo do acompanhamento pelos rgos de controle externo e pelo Ministrio Pblico com jurisdio no territrio do ente da Federao.

A Lei Complementar n 141/2012


CAPTULO V DISPOSIES FINAIS E TRANSITRIAS Art. 43. A Unio prestar cooperao tcnica e financeira aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios para a implementao do disposto no art. 20 e para a modernizao dos respectivos Fundos de Sade, com vistas ao cumprimento das normas desta Lei Complementar. 1o A cooperao tcnica consiste na implementao de processos de educao na sade e na transferncia de tecnologia visando operacionalizao do sistema eletrnico de que trata o art. 39, bem como na formulao e disponibilizao de indicadores para a avaliao da qualidade das aes e servios pblicos de sade, que devero ser submetidos apreciao dos respectivos Conselhos de Sade.

A Lei Complementar n 141/2012


CAPTULO V DISPOSIES FINAIS E TRANSITRIAS
Art. 44. No mbito de cada ente da Federao, o gestor do SUS disponibilizar ao Conselho de Sade, com prioridade para os representantes dos usurios e dos trabalhadores da sade, programa permanente de educao na sade para qualificar sua atuao na formulao de estratgias e assegurar efetivo controle social da execuo da poltica de sade, em conformidade com o 2 do art. 1 da Lei n 8.142, de 28 de dezembro de 1990. Art. 46. As infraes dos dispositivos desta Lei Complementar sero punidas segundo o DecretoLei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Cdigo Penal), a Lei no 1.079, de 10 de abril de 1950, o Decreto-Lei no 201, de 27 de fevereiro de 1967, a Lei no 8.429, de 2 de junho de 1992, e demais normas da legislao pertinente. Art. 47. Revogam-se o 1o do art. 35 da Lei no 8.080, de 19 de setembro de 1990, e o art. 12 da Lei no 8.689, de 27 de julho de 1993. Art. 48. Esta Lei Complementar entra em vigor na data de sua publicao. Braslia, 13 de janeiro de 2012; 191o da Independncia e 124o da Repblica.

A Lei Complementar n 141/2012

OBRIGADA!

Anda mungkin juga menyukai