Anda di halaman 1dari 4

64

Demonstraes, Recurso e Anlise de Algoritmo

Exerccios 2.2
Nos Exerccios 1 a 16, use a induo matemtica para demonstrar que os resultados so vlidos para qualquer inteiro positivo n.

onde n ! o produto dos n inteiros positivos de 1 at n. 17. Uma progresso geomtrica (seqncia geomtrica) uma seqncia de termos onde existe um termo inicial a, e cada termo subseqente obtido pelo produto do anterior por um valor constante r. Prove que a frmula para a soma dos n primeiros termos de uma seqncia geomtrica :

Seo 2.2 Induo

65

18. Uma progresso aritmtica (seqncia aritmtica) uma seqncia de termos onde existe um termo inicial a e cada termo subseqente obtido pela soma de um valor constante d ao termo anterior. Prove que a frmula da soma dos n primeiros termos de uma seqncia aritmtica :

19. Prove que n2 > n + 1 para n

2.

20. Prove que n2 > 5n + 10 para n > 6. 21. Prove que 2n > n2 para n 22. Prove que n! > n2 para n 23. Prove que 2n < n! para n 24. Prove que n! < nn para n 5. 4, onde n! o produto dos inteiros positivos de 1 a n. 4. 2.

25. Prove que (1 +x)n > 1 + xn para n > 1, x > 0. 26. Prove que para n 1 e 0 < a < b.

27. Prove que 1 + 2 + .... + n < n2 para n > 1. 28. a. Tente usar a induo para provar que

O que deu errado? b. Prove que

mostrando assim que

Para os Exerccios 29 a 40, prove que as sentenas so verdadeiras para todo inteiro positivo. 29. 23" 1 divisvel por 7. 30. 32" + 7 divisvel por 8. 31. 7n 2n divisvel por 5. 32. 13n 6n divisvel por 7. 33. 2n + (-1) n+1 divisvel por 3. 34. 25n+l + 5n+2 divisvel por 27. 35. 3 4n+2 + 52"+l divisvel por 14. 36. 72n + 16n - 1 divisvel por 64.

66

Demonstraes, Recurso e Anlise de Algoritmo 37. 10n + 3 . 4n+2 + 5 divisvel por 9. 38. n3 n divisvel por 3. 39. n3 + 2n divisvel por 3. 40. x" 1 divisvel por x 1 para 41. Demonstre o teorema de DeMoivre:

para todo n

1. Dica: Utilize as frmulas da trigonometria:

42. Prove que

43. Use a induo para provar que o produto de quaisquer trs inteiros positivos consecutivos divisvel por 3. 44. Suponha que a exponenciao definida pela equao
xj . x = xj+1

para qualquer j 1. Use a induo para provar que xn . xm = xn+m para (Dica: Aplique induo em m para um valor arbitrrio e fixo de n.) 45. Uma cadeia de Os e ls deve ser processada e convertida para uma cadeia de paridade-par somando-se um bit de paridade no final da cadeia. O bit de paridade inicialmente 0. Quando um caracter 0 processado, o bit de paridade permanece inalterado. Quando um caracter 1 processado, o bit de paridade muda de 0 para 1 ou de 1 para 0. Prove que o nmero de ls numa cadeia final, ou seja, incluindo o bit de paridade, sempre par. (Dica: considere vrias possibilidades.) 46. O que est errado com a seguinte "demonstrao" por induo matemtica? Iremos provar que, para todo inteiro positivo n, n igual a 1 mais n. Suponha que P(k) verdadeira, k=k+ 1 Somando 1 a ambos os lados da equao, vem:

k+ 1 = k + 2
logo P(k+ 1) verdadeira. 47. O que est errado com a seguinte "demonstrao" por induo matemtica? Iremos provar que todos os computadores so construdos pelo mesmo fabricante. Em particular, iremos provar que para qualquer conjunto de n computadores, onde n um inteiro positivo, todos os computadores desse conjunto so construdos pelo mesmo fabricante. Inicialmente provaremos P(1), o que trivial, pois um conjunto de um nico computador tem apenas um fabricante. Agora vamos assumir P(k), ou seja, em qualquer conjunto de k computadores, todos os computadores foram construdos pelo mesmo fabricante. Para provar P(k+1), tomemos qualquer dos k+1 computadores. Coloque um dos k+1 computadores (chame-o de HAL) fora do conjunto. Por nossa suposio, os k computadores remanescentes tm o mesmo fabricante. Troquemos HAL de posio com um dos k computadores. No novo grupo de k computadores, pela

Seo 2.3 Recurso e Relao de Recorrncia

67

hiptese de induo, todos tm o mesmo fabricante. Ento o fabricante de HAL o mesmo dos outros computadores, o que prova que os k+1 computadores tm o mesmo fabricante. 48. Uma pitoresca tribo nativa tem apenas trs palavras na sua lngua, cuco, cuca e caco. Novas palavras so compostas pela concatenao destas palavras em qualquer ordem, por exemplo cucacucocacocuca. Use a induo completa (para o nmero de subpalavras na palavra) para provar que qualquer palavra nesta lngua tem um nmero par de c 's. 49. Demonstre que qualquer valor postal maior ou igual a duas unidades monetrias pode ser obtido usando-se somente selos com valor de 2 e 3. 50. Prove que qualquer valor postal maior ou igual a 12 pode ser obtido usando-se somente selos com valores de 4 e 5. 51. Prove que qualquer valor postal maior ou igual a 14 unidades monetrias pode ser obtido usando-se apenas selos de 3 e 8. 52. Prove que qualquer valor postal maior ou igual a 64 unidades monetrias pode ser obtido usando-se somente selos de 5 e 17. 53. Em qualquer grupo de k pessoas, , cada um deve apertar a mo de todas as outras pessoas. Encontre uma frmula que fornea o nmero de apertos de mo, e demonstre-a como verdadeira, usando induo.

Seo 2.3

Recurso e Relao de Recorrncia


Definies Recursivas
Uma definio na qual o item que est sendo definido aparece como parte da definio chamada definio indutiva ou definio recursiva. primeira vista isto pode parecer sem sentido como algo pode ser definido em termos dele prprio? Este procedimento funciona porque as definies recursivas so compostas de duas partes: 1. uma base, onde alguns casos simples do item que est sendo definido so dados explicitamente, e 2. um passo indutivo ou recursivo, onde outros casos do item que est sendo definido so dados em termos dos casos anteriores. A parte 1 nos fornece um ponto de partida na medida em que trata alguns casos simples; enquanto a parte 2 nos permite construir novos casos a partir desses casos simples, para ento construir outros casos a partir desses novos, e assim por diante. (A analogia com demonstraes por induo matemtica justifica o nome "definio indutiva". Em uma demonstrao por induo, existe a base da induo, isto , a demonstrao de P( 1) ou a demonstrao de P para algum outro valor inicial e existe a hiptese indutiva, onde a validade de P(k+1) deduzida da validade de P para valores menores.) A recurso uma idia importante que pode ser utilizada para definir seqncias de objetos, colees mais gerais de objetos e operaes sobre objetos. (O Predicado Prolog na-cadeia-alimentar da Seo 1.5 foi definido recursivamente.) At mesmo algoritmos podem ser definidos recursivamente.

Seqncias Recursivas
Uma seqncia S uma lista de objetos que so enumerados segundo alguma ordem; existe um primeiro objeto, um segundo, e assim por diante. S(k) denota o k-esimo objeto da seqncia. Uma seqncia definida recursivamente, explicitando-se seu primeiro valor (ou seus primeiros valores) e, a partir da, definindo-se outros valores na seqncia em termos dos valores iniciais.

EXEMPLO 19

A seqncia S definida recursivamente por: 1. S(1) = 2 2. S(2) = 2S(n-l)para

Anda mungkin juga menyukai