Anda di halaman 1dari 7

136

Captulo 5 - Antropometria: aplicaes

5.1 Uso de dados antropometricos


Naturalmente, mais rpido e econmico usar dados antropomtricos j disponveis na bibliografia (veja, por exemplo, os livros do Damon, Stoudt e McFarland, 1971; Croney, 1971; Panero e Zelnik, 1996; e Diffrient, Tilley e Bardagjy, 1974), do que fazer levantamentos antropomtricos prprios. Se isso constitui uma soluo prtica, por outro lado, deve ser acompanhado de certos cuidados, que sero apresentados a seguir.

Uso de tabelas

Como j vimos no item 4.3, a maioria das medidas disponveis foi realizada no exte- 1 rior. Portanto, antes de se usar tabelas de medidas antropomtricas, necessrio verificar certos fatores que influem nos resultados dessas medidas, tais como:

Etniu - Como j vimos no item 4.1, h diferenas tnicas das medidas antropo-

mtricas, principalmente nas propores dos diferentes segmentos corporais. 1 Profisso - Algumas medies foram realizadas no mbito de certas profisses. I Deve-se tomar cuidado especial quando foram realizadas nas foras armadas, devido ao critrio de seleo e a faixa etria dos militares, que se diferenciam da 1 populao em geral. Faixa etriu - Como j vimos em 4.1, as medidas e o peso do corpo variam conI tinuamente com a idade. poca - Tambm j vimos em 4.1 que as medidas antropomtricas dos povos evoluem com o tempo. Condies especiais - Referem-se hs condies em que as medidas foram tomadas, se as pessoas estavam vestidas, nuas, semi-nuas, com sapatos, descalas e assim por diante.
As diferenas antropomtricas podem ser facilmente comprovadas com as mquinas e equipamentos importados que no se adaptam aos operadores brasileiros. No caso das mquinas industriais e postos de trabalho, esse problema pode ser parcialmente resolvido, providenciando-se estrados e banquetas para os operadores, para compensar as diferenas de estaturas. A soluo desse problema j fica mais difcil no caso dos alcances horizontais. Um trabalho realizado nessas condies exigir maiores flexes com o tronco, provocando fadiga.
O problema tende a agravar-se no caso das mulheres, porque as diferenas antropomtricas, em relao s populaes estrangeiras, costumam ser mais significativas para elas.

Portanto, todas essas precaues so necessrias ao usar as tabelas de medidas antropomtricas. Na medida do possfvel, elas deveriam ser usadas apenas para um dirnensionamento preliminar do projeto, at a construo de um modelo (mock-up) em tamanho real. Este deveria ser testado com uma populao representativa dos usurios efetivos, fazendo-se os ajustes necessrios, antes de se passar ao dimensionamento definitivo do projeto.

5.2 - Critrio para aplicao dos dados antropomtricos

137

Antropometrias esttica e dinmica

Outro problema reside na escolha entre antropometrias esttica e dinmica. Para projetos de produtos e equipamentos que exigem relativamente poucos movimentos, podem ser usados os dados de antropometria esttica, inclusive porque so mais facilmente disponveis. Em equipamentos que exigem maiores movimentos corporais, conveniente utilizar os dados da antropometria dinmica, principalmente para se determinar os alcances e as faixas de movimentos.

1 Antropometria funcional
Na antropometria funcional, como o prprio nome sugere, as medidas so associadas anlise da tarefa como j vimos na pgina 110. Assim, o alcance das mos pode atingir valores diferentes de acordo com o tipo de ao exercida pela mo, como 1 apertar ou girar um boto, agarrar uma alavanca, colocar um livro na estante, e assim 1 por diante. Os valores das medidas obtidas na antropometria funcional podem apresentar diferenas em relao antropometria dinmica, pois esta ltima considera cada movimento isoladamente, ou seja, o alcance da mo medida com o ombro / esttico. Na prtica, os movimentos geralmente aparecem conjugados. Por exemplo, os movimentos dos braos so realizados simultaneamente com os movimentos dos ombros e troncos. Alm disso, alguns movimentos so dependentes entre si. Prova disso que no se consegue erguer o p direito e gir-lo no sentido horrio ao mesmo tempo em que o brao direito faz movimentos anti-horrios. Essa conjugao afeta tanto os alcances, como a velocidade e preciso dos movimentos. Portanto, os dados de antropometria esttica e dinmica disponveis devem ser adaptados s caractersticas funcionais de cada posto de trabalho, principalmente no caso em que h diversos movimentos exercidos simultaneamente pelo organismo.

5.2 Crittrios para aplicao dos dados antropomtricos


Do ponto de vista industrial, o ideal seria fabricar um nico tipo de produto padronizado, pois isso reduziria os custos. Contudo, do ponto de vista do usurio/consumidor, isso nem sempre proporciona conforto e segurana. Essa adaptao ao usurio torna-se crtico no caso de produtos de uso individual, como vesturios, calados e equipamentos de proteo individual. Nesses casos, a falta dessa adaptao pode reduzir a eficincia do produto, justificando-se os custos industriais envolvidos. Para fazer essa adaptao, h cinco principios para a aplicao das medidas antropomtricas, apresentados a seguir.

138

Captulo 5 - Antropometria: aplicaes

l0 Princpio: Os projetos so dimensionados para a mdia da populao


De acordo com esse principio, os produtos so dimensionados para a mdia da populao, ou seja, para o percentil de 50%. Esse princpio aplicado principalmente em produtos de uso coletivo, que devem servir a diversos usurios, como o banco do ponto de nibus. Isto no quer dizer que seja timo para todas as pessoas. Mas, coletivamente, causa menos inconvenincias e dificuldades para a maioria. Assim, em produtos de uso coletivo, costuma-se adotar a mdia dessa populao de usurios, principalmente quando no for possfvel defini-los com mais preciso. Contudo, esse conceito de mdia discutvel. Ouvimos falar frequentemente do homem mdio ou padro, mas isto , num certo sentido, uma abstrao. A pessoa mdia uma abstrao matemtica obtida de medies quantitativas como estatura e peso. No domnio da antropometria humana, provavelmente existem poucas pessoas que poderiam ser classificadas como padro em todos os aspectos. Por exemplo, uma pessoa pode ter a estatura mdia, mas no o peso mdio. Para exemplificar melhor este fato, a Fora Area dos EUA executou uma pesquisa antropomtrica com 10 variveis, medindo 4 000 pessoas. Como resultado, encontrou apenas 1,8% das pessoas dentro de uma faixa de 30% em torno da mdia, para quatro das 10 variveis medidas. Se fossem consideradas todas as 10 variveis, nenhuma das 4 000 pessoas estaria dentro da faixa 30% em torno das mdias.

2 O Princpio: Os projetos so dimensionados para um dos extremos da populao


De acordo com esse princpio, emprega-se um dos extremos, superior (percentil de 95%) ou inferior (5%) para o dimensionamento de projetos. Existem certas circunstncias em que os projetos feitos para as pessoas mdias no seriam satisfatrios. Por exemplo, se dimensionssemos uma sada de emergncia para a pessoa mdia, em caso de acidente, simplesmente 50% da populao no conseguiria passar. Tambm, construindo-se um painel de controle a uma distncia conveniente para o homem mdio, estaramos dificultando o acesso das pessoas abaixo da mdia, para oper-lo. Da mesma forma, construindo uma mesa, embaixo da qual houvesse espao para uma perna mdia, estarfamos causando graves incmodos s pessoas com pernas maiores que a mdia, se elas conseguissem sentar. Para utilizarmos esse 2" princpio, necessrio saber qual a varivel lunitante. Por exemplo, se considerarmos o painel de controle, a varivel limitante o alcance do brao. Assim, se quisermos englobar 95% da populao, a distncia ao painel no pode ser maior que comprimento dos braos de 5% da populao. Analogamente, temos o caso de uma dimenso mxima, como o vo entre a cadeira e a mesa, que limitada pelas dimenses das pernas maiores. Neste caso, o vo deve ser maior que 95% das pernas, o que representa o nvel da populao que pretendemos acomodar (excluindo-se 5% da populao).

I
I

5.2

- Critrio para aplicao dos dados antropomtricos

139

I
I

A maioria dos produtos indilstrializados dimensionada para acomodar at 95% dwpopulao, por uma questo econmica. Acima disso, teramos que aumentar muito o tamanho dos objetos, para acomodar, relativamente, uma pequena faixa adicional da populao, elevando os custos. Por exemplo, no teria sentido dimensionar um automvel para acomodar pessoas de at 200 cm de estatura, pois existem apenas algumas pessoas, em milhes, com essa estatura, e o custo seria muito grande para a populao em geral, que, em 95% dos casos, situa-se abaixo de 182 cm. Isso de aplica tambm ao dimensionamento das alturas de portas (Figura 5.1). A rigor, uma porta de 182 cm seria suficiente para acomodar 95% da populao. Entretanto, nesse caso, aumentou-se essa altura para 210 cm para permitir tambm a passagem de cargas.

3 O Princpio: Os projetos so dimensionados para faixas da populao


Alguns produtos so fabricados em diversos tamanhos, de modo que cada um acomode uma determinada parcela da populao. : o caso por exemplo, de camisas que so fabricadas nas dimenses P (pequeno), M (mdio) e G (grande). Nos casos em que se requer uma adaptao melhor, essa quantidade de faixas pode ser aumentada, para um ajuste mais preciso. Por exemplo, no caso de calados masculinos para adultos, existem 8 faixas, de tamanhos 37 ao 44. Embora as medidas da populao obedeam a distribuies contnuas, esses produtos so fabricados em tamanhos discretos, para tentar aumentar o conforto e, ao
Dimenses antropomtricas
200 95% da populao

150
I I

E I0
C)

L VI u

1O0

50

Batente de porta

O O /

acumulada da populao

o o

Figura 5.1 Um batente de porta bastaria ter altura de 182 cm para permitir a passagem de 95% da populao, mas costuma ter 21 0 cm para permitir tambm a passagem de cargas.

mesmo tempo, no aumentar demasiadamente os custos de fabricao. Estes se muito elevados se fossem produzidas variedades infinitas de tamanhos em pro como camisas e sapatos. Isso significa dizer que certas pessoas usaro esses p tos com mais conforto e outras com menos conforto, conforme as suas medid aproximem ou se afastem dos tamanhos de produtos disponveis no mercado.

4 O Princpio: Os projetos apresentam dimenses regulv


Alguns produtos podem ter certas dimenses regulveis para se adaptar ao individuais. Essas regulagens geralmente no abrangem o produto como mas apenas algumas variveis consideradas crticas para o desempenho. Por plo, as cadeiras operacionais podem ter regulagens para a altura do assento e do encosto. Outras dimenses, como os tamanhos do assento e do encosto permanecer furas. Os assentos de avio s tm regulagens para o ngulo do Automveis permitem regular a altura do assento, hgulo do encosto e a assento/volante. Mesas de computadores permitem regular a altura e a distncia monitor e a altura do teclado. Em todos esses casos, deve-se considerar que cada tipo de regulagem implica em maiores custos de fabricao e elas s devem ser aplicadas se resultarem em melhorias de segurana, conforto e eficincia que justifiquem esses investimentos adicionais.

5 O Princpio: Os projetos so adaptados ao indivduo


Existem tambm casos, embora mais raros no meio industrial, de produtos projetados especificamente para um indivduo. So os casos de aparelhos ortopdicos, roupas feitas sob medida pelo alfaiate, pessoas que tenham p maior que o tamanho 44 ou tenham deformidades fsicas que precisem encomendar os seus sapatos. Naturalmente, esse princpio proporciona melhor adaptao entre o produto e o seu usurio, mas tambm o mais oneroso. Do ponto de vista industrial, s se justifica em casos de extrema necessidade ou quando as conseqncias de urna falha podem ser to elevadas que as consideraes de custo so deixadas de lado. Exemplos dissoso as roupas de astronautas e os carros de Frmula 1.Nesses casos, embora os ' custos de adaptao individual dos projetos sejam elevados, tornam-se irrelevantes, frente ao custo total desses projetos.

Consideraes sobre a aplicao dos princpios


Do ponto de vista industrial, quanto mais padronizado for o produto, menores sero os seus custos de produo e de estoques. Assim, as aplicaes dos primeiros e segundo princpios so mais econmicas, e o custo aumenta consideravelmentepara o terceiro e quarto princpios, sendo praticamente proibitivo para o quinto princpio.-. O projeto para a mdia baseado na idia de que isso mcuamiza o conforto para a maioria. Na prtica, isso no se verifica. Deve-se considerar que h diferenas signi-

I
i

I
1
1

5.2 - Critrio para aplicao dos dados antropomtricos

141

- para toda a populao, acaba-se, na realidade, beneficiando apenas uma faixa relativamente pequena da populao.

ficativas entre as mdias dos homens e das mulheres. Ao se adotar uma mdia geral

Nos casos em que h predominncia de usurios de um dos sexos, deve-se adotar, de preferncia, as medidas desse sexo predominante. Quando isso no ocorre, pode-se optar pela realizao de dois projetos, um para homens e outro para mulheres, desde que esses usurios no se misturem, como no caso de sanitrios pblicos. Nesse caso, seria justificvel realizar projetos de aparelhos sanitrios diferentes para cada sexo, devido s suas diferenas antropomtricas e anatmicas. At a dcada de 1950, os automveis eram dimensionados somente para motoristas homens, porque havia uma grande predominncia desse sexo entre os seus usurios. Mesmo as poucas mulheres que du~giam eram da classe scio-econmica superior, que, em geral, apresentavam estaturas maiores que as da mdia da populao. Era, ento, antieconmico dirnensionar carros para as mulheres. A medida que foi aumentando o nmero de mulheres na direo de veiculas, tornou-se necessrio fazer uma adaptao do projeto, aumentando a faixa de ajustes do banco, para que as mulheres pudessem alcanar os controles.

Medidas mnimas e mximas


Em muitas aplicaes de medidas antropomtricas, h necessidade de combinar as medidas mnimas e mximas de uma populao. Como quase todas as medidas antropomtricas de homens so maiores que as de mulheres, com algumas excees, o mximo representado pelo percentil95% dos homens e, o mnimo pelo percentil 5% das mulheres. Em geral, as aberturas e passagens so dimensionadas pelo mximo, ou seja, para 95% dos homens. Os alcances dos locais de trabalho, onde devem trabalhar tanto homens como mulheres, geralmente so dimensionados pelo mnimo, ou seja, 5% das muiheres. Em outros casos, h necessidade de se combinar as medidas mximas com as mnimas. Na Figura 5.2 apresentado um exemplo de projeto de um posto de trabalho destinado tanto aos homens como s mulheres. As medidas antropomtricas indicadas pelas letras A,B,E e G correspondem s mximas (95% dos homens), enquanto aquelas indicadas pelas letras C,D,I e J pelas mnimas (5% das mulheres). Observa-se que as medidas F (largura da coxa) e H (profundidade do trax) deveriam ser dimensionadas pela medida de 95% dos homens, mas elas so excees (Tabela 5.1).

1
/

1i
I
1
I

Isso costuma ocorrer tambm com a largura dos quadris, para o dimensionamento da largura dos assentos. Nesses casos, devem-se adotar, como mximos, as medidas correspondente a 95% das mulheres. A altura do assento, G, foi recomendada pelo valor mximo, porque as pessoas mais baixas podem corrigi-la colocando-se um pequeno estrado para os ps, que pode chegar at a 13 cm de altura para as mulheres mais baixas. Se for necessrio introduzir regulagens da altura do assento, os custos de implantao seriam maiores.

142

Captulo 5 - Antropometria: aplicaes

Uso de medidas mnimas e miximas. Mnimas: c, d, i, j Mximas: a, b, e, f, g, h

Figura 5.2 No dimensionamento de postos de trabalho usam-se algumas medidas antropomtricas mnimas e outras mximas da populao.

TABELA 5.1 Uso de medidas antropomtricas mnimas (5%) e mximas (95%) da populao, para o dimensionamento de posto de trabalho. As medidas foram retiradas da Tabela 4.5 e esto indicadas na Figura 4.13
Medida adotada

c) Altura dos olhos, sentado e) Altura do cotovelo, sentado f) Altura das coxas

h) Profundidade do trax i) Comprimento do antebrao j) Comprimento do brao

29,2 61,6

36,4 76,2

32,7 66,2

38,9 78,7

* As medidas em negrito correspondem as medidas adotadas no projeto.

Anda mungkin juga menyukai