Anda di halaman 1dari 12

A facticidade e o tempo no pensamento do jovem Heidegger, p.

63 - 74

A FACTICIDADE E O TEMPO NO PENSAMENTO DO JOVEM HEIDEGGER


Marcos Suel Zanette*

RESUMO Tomando-se por base o texto El concepto de tiempo (Heidegger, 1889 1976), apresentamos as consideraes que Martin Heidegger elaborou sobre o tempo, de modo sucinto, sob a perspectiva dos estudos realizados nas culturas hebraica, crist e grega. Mesmo que a nfase da concepo de temporalidade seja desenvolvida posteriormente, em outra obra Ser e Tempo, de 1927, nesse contexto do incio de produo acadmica j aponta abordagem pertinente para se refletir e pensar o sentido do Dasein na perspectiva fenomenolgica. Palavras-chave: Fenomenologia. Facticidade. Tempo e Dasein. ABSTRACT In this study, the assumptions Martin Heidegger elaborated about time are shown in a summarized way based on the text El concepto de tiempo (Heidegger, 1889 - 1976) and in the perspective of studies done in the Hebraic- Christian and Greek cultures. Even having the emphasis on the conception of temporariness been established in another piece of his Ser e Tempo (1927), there is a pertinent approach at the beginning of this academic production to analyze and think about the meaning of Dasein in a phenomenological perspective. Keywords: Phenomenology. Weight. Time and Dasein. 1 INTRODUO Martin Heidegger uns dos pensadores que mais inovou o modo de pensar na filosofia do sculo XX. O seu incio acadmico foi marcado por um caminho de investigao, de estudo e de pesquisa na Teologia e na Filosofia. Dentre os escritos anteriores ao Ser e tempo1, principalmente o curso Natorp-Berich de 1922, encontramos uma fenomenologia da temporalidade que se emerge pouco a pouco pela descrio do conceito de vida factual (facktische Leben). Esse tema constitui-se como um fio condutor nas suas anlises tericas
* Marcos Suel Zanette mestre em Cincias da Religio UFJF. Professor de Filosofia do Direito no Instituto Vianna Junior e de Histria da Filosofia e Antropologia da Religio no Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora CES/JF. 1 HEIDEGGER, M. Ser e tempo. Traduo de Mrcia de S Cavalcanti. 2. ed. Petrpolis: Vozes, 1988. 2 v.

63
Juiz de Fora, 2008

Marcos Suel Zanette

desse perodo do incio acadmico na juventude. J no curso de 1919/1920 e na conferncia sobre El concepto de tiempo 2 de 1924, pronunciada na Sociedade Teolgica de Marburg, Heidegger aponta decisivamente o lugar do Dasein como temporalidade (Zeitlichkeit). A noo de tempo que Heidegger estudou na cultura grega, hebraica e crist lhe proporcionou fundamentar a compreenso da questo da essncia no ser humano. O contato com os textos de Aristteles sobre a questo do ser lhe proporcionou abrir caminho para compreender que o Homem um ser que se desvela enquanto ente cuja permanncia se localiza na temporalidade histrica. A histria acadmica de Heidegger foi marcada por rupturas e posies que testemunham seus conflitos vivenciados em cada etapa de sua vida (efetiva) ou fctica3. O encantamento para o saber filosfico aponta a direo do percurso assumido na vida de investigador e de algum marcado pelas idias que foram despertadas atravs dos textos pesquisados. Nessa direo, os anos do primeiro ensinamento em Freiburg (1919 a 1923) so marcados por um constante confronto com o mtodo fenomenolgico e com o pensamento de Husserl e por se desenvolverem principalmente atravs de um exame dos fundamentos filosficos da tradio crist; os anos de Marburg (1923-1927), por sua vez, so caracterizados por uma orientao experincia de pensamento grega que se concretiza em uma interpretao fenomenolgica de Aristteles. Contudo o nosso objetivo no apresentar o amplo percurso em que nasceu a formalizao do projeto ontolgico de Ser e tempo (1927), mas em pensar que algumas estruturas fundamentais das categorias da vida, manifestadas na experincia religiosa crist, podem servir de reflexo para o pensamento filosfico. Buscaremos tratar pelo menos de duas categorias trabalhadas na perspectiva de uma compreenso fenomenolgica, que so a da vida factual e a do tempo.
HEIDEGGER, M. El concepto de tiempo. Prlogo, traduccon y notas de Ral Gabs Palls y Jess Adrin Escudero. Madrid: Trotta, 2001. 3 As pesquisas de Heidegger sobre a vida, nos anos que se seguiram a 1920, passam a ser interpretada pelo termo facticidade ou o seu modo efetivo. Nesse perodo ele fala de experincia da vida factual e, ainda, no em Dasein. (A palavra facticidade derivada do latin factum, que quer dizer atividade e produo humana. Factum um artefato da prtica humana). Em Ontologia. Hemenutica da facticidade. (1923) GA. 63. Tracuccin e introduccin de Manuel Jimnez Redondo. Disponvel em: http://www.personales.ciudad. com.ar/M_Heidegger. Acesso em: 22 jul. 2004.,Heidegger utiliza o termo ex-sistncia (aquilo que prprio de cada um) Existenz - para designar Dasein: Da significa a e sein, significa ser. Esse termo tambm foi traduzido pela Editora Vozes por pr-sena. Cf. HEIDEGGER, M. Ser e tempo. Traduo de Mrcia de S Cavalcanti. 2. ed. Petrpolis: Vozes, 1988. 2 v.
2

64
CES Revista, v. 22

A facticidade e o tempo no pensamento do jovem Heidegger, p. 63 - 74

2 NOTAS SOBRE AS CATEGORIAS DE FACTICIDADE E DE TEMPO Na dcada de 1920, Heidegger pe em relevo a importncia primordial do pensar na filosofia. Segundo John D. Caputo (1993, p. 66-68) desde o incio Heidegger foi um filsofo revolucionrio, propenso a efetuar uma revoluo radical da existncia e do pensamento, a reconduzir a vida s suas fontes e recursos mais profundos. A sua renovao do pensamento foi concebida em termos de dificuldade (Schwierigkeit) e de luta (Kampf). As conferncias dos anos 20 sobre Aristteles e sobre o Novo Testamento j demonstram os conflitos que o jovem Heidegger estabelece com a vida fctica, ao criticar duramente a concepo acadmica prevalecente da filosofia como cincia pura, separada e teortica.
Aqueles que pretendem uma paz imperturbada tm de compreender que nunca entraro na radicalidade do pensamento filosfico. A filosofia anda a par da perturbao e do desassossego (Unrube, GA 61, 93). Provoca problemas e cria a desordem. A filosofia Kampf, uma batalha. Isto algo que aprendemos com Aristteles, que determinou o Ser da Vida em termos de movimento e agitao (Kinsis, Bewegtheit), e com o Novo Testamento, que adverte contra o amor paz e segurana. [...] As primeiras comunidades do Novo Testamento viviam com um sentido da incerteza das coisas, da contingncia radical e da incognoscibilidade do tempo por vir (Kairos), da hora marcada, do dia do Senhor, e realaram a necessidade de cuidado e de vigilncia permanentes, (CAPUTO, 1993, p. 68).

Segundo o testemunho de Gadamer (1998), antes de Heidegger, pensar significava relacionar, ou seja, colocar alguma coisa em determinada relao e sobre ela se fazer uma afirmao que se chama juzo. O pensamento avanava de uma relao outra e de um juzo a outro. Porm, a nova experincia introduzida por Heidegger indicou que pensar significa mostrar, isto , fazer com que algo se mostre. Heidegger (2003, p. 79) introduz uma nova maneira de abordar a coisa ao fazer um giro no pensamento, ao remeter a uma ou mesma coisa. Ele mostrou que, em outras circunstncias, o pensamento s avanava de um caso a outro; nesse sentido, o pensar centrava-se insistentemente na mesma coisa. O 65
Juiz de Fora, 2008

Marcos Suel Zanette

seu estudo cientfico questionvel passa a ser o campo prprio e permanente do seu pensar. Fazer filosofia, nesse aspecto, significa permanecer sempre em busca dos ltimos fundamentos, mesmo sendo aqueles que perpassam pelo campo das questes teolgicas. Como o prprio Heidegger afirmou, foi a provenincia da teologia que o fez chegar ao caminho do pensamento. Destacam os anos do primeiro ensinamento como professor substituto na Universidade de Freiburg (1919 a 1923), marcados por um constante confronto com o mtodo fenomenolgico husserliano4 e que se desenvolvem, principalmente, a partir das literaturas da tradio crist. Mesmo administrando curso sobre o contedo teolgico, Heidegger inaugura uma nova forma sobre o perguntar, unindo ensinamento e investigao, especificamente sobre questo do ser. E os anos de professor em Marburg (1923 a 1927), por sua vez, so caracterizados por uma orientao experincia de pensamento grega que se caracteriza em uma interpretao fenomenolgica de Aristteles. Nesse curso de 1923, ele o denomina de ontologia5. Heidegger, seguindo os traos da tradio da metafsica ocidental, que havia dado respostas pergunta pelo ser, inaugurou um sentido diferente do perguntar sobre esse ser. Essa necessidade de um novo perguntar delineia uma investigao em reconstruir o sentido do ser que ainda no havia sido perguntado. Mas perguntar pelo comeo , na verdade, perguntar por ns mesmos e por nosso futuro. Nessas aulas de 1923, cuja produo do texto foi a Ontologia.
Edmund Husserl nasceu em Prossnitz, na Morvia, no antigo Imprio Austraco (hoje Prostejov, na Repblica Checa), em 8 de abril de 1859, e morreu em Freiburg, em 27 de abril de 1938. A fim de completar seus estudos de matemtica, iniciados nas universidades alems, foi, em 1884, para Viena, onde, sob a influncia de Franz Brentano, desenvolveu sua pesquisa filosfica. Em 1887, Husserl, que fora judeu, converteu-se Igreja Luterana. Ensinou filosofia, como livre docente, em Halle, de 1887 a 1901; em Gttingen, de 1901 a 1918; e, em Freiburg, de 1918 a 1928, quando se aposentou. Ele foi professor de Martin Heidegger, por isso sua filosofia exerceu profunda influncia no seu pensamento. 5 Segundo Willian J. Richardson (1970), quando Heidegger estava com a idade de 18 anos, no seu ltimo ano de Gymnasium em Konstanz, um sacerdote amigo lhe deu uma cpia da dissertao do doutorado de Franz Brentano Sobre o significado mltiplo do ente segundo Aristteles (1862). Nessa obra, Brentano cita a frase de Aristteles: t n lgetai pollachs um ente (seiendes) se faz manifesto em mltiplos significados. A pergunta que o move se o ente expresso em mltiplos significados, qual ser, ento, o determinante significado fundamental? Que quer dizer ser?, (Martin Heidegger: in memorian. Publicado en Stromata, n 2, Universidade del Buenos Aieres, 1970. Disponvel em: http://www.personales.ciudad. com.ar/M_Heidegger. Acesso em: 25 jun. 2004., p. 2). Para Heidegger nem Aristteles nem Brentano problematizaram efetivamente sobre a questo do ser. A primeira questo o que quer dizer ser? a questo fundamental pela qual toda metafsica submete entender o sentido do ser. A segunda questo, a questo diretiva da metafsica: Em qual medida (porque e como) o ser do ente se desponta segundo os quatros modos estabelecidos por Aristteles, porm deixados indeterminados em sua comum procedncia? [Traduo livre], (HEIDEGGER, M. Questions III et IV. Paris: Gallimard, 1976, p. 341).
4

66
CES Revista, v. 22

A facticidade e o tempo no pensamento do jovem Heidegger, p. 63 - 74

Hermenutica da facticidade (1923)6, Heidegger articula sua reflexo ao oferecer a primeira anlise exaustiva da articulao categorial da vida factual. A questo da facticidade, com efeito, representa a via atravs da qual unicamente possvel e necessrio responder a pergunta sobre o ser. Jean Grodin, (1996, p. 187-188) a propsito destas prelees de 1923, observa que Heidegger introduz imediatamente o seu conceito de Dasein com a finalidade de explicar a facticidade. O termo facticidade permanece ligado, como uma oposio platnica, ordem universal, fato que teria condenado a hermenutica heideggeriana a no ser nada alm de um platonismo invertido. O termo efetividade teve que ser substitudo paulatinamente por aquele de Dasein. Mas em Aristteles, segundo John Caputo, que Heidegger vai construir uma nova abordagem ao afirmar que a vida fctica determinada como algo que se
automove, com um ser movida em si mesmo, aquele cujos movimentos procedem de si mesmo. [...] A filosofia escolheu para si prpria uma alvo em movimento, algo cujo Ser o prprio movimento, e isto que introduz a dificuldade na filosofia. [...] Segundo Aristteles, todo o ser em movimento marcado por uma privatio, carentia, pela falta de algo de que necessita, uma falta que o leva a movimentar-se para a culminar. [...] Como Ser de cuidado, a vida fctica tem necessidade e quereres e movimenta-se (bewegt) constantemente por forma a satisfazer essas necessidades, vivendo em contnua instabilidade, em Kinsis. (CAPUTO, 1993, p. 72).

A vida mantm sempre ocupada por um ir e vir numa luta constante em conservar o que se e por no deixar avanar pelo que vir. Em Heidegger, encontramos duas categorias para falar sobre esse processo dialtico que so: a relucncia e a prestruo; tais categorias so de movimento, formas de a vida fctica se manter ocupada, agitada, em movimento. Diz Caputo (1993), se a relucncia um movimento para trs (do mundo para a vida), prestruo um movimento para frente (da vida para o mundo).
Como tal, re e prae referem-se a uma espcie de movimentos para frente e para trs entre a vida e o mundo, constituindo, em conjunto, a estrutura-movimento da vida perdida no mundo, num ciclo incessante de excesso e defeitos. Ao movimento assim exibiHEIDEGGER, M. Ontologia. Hemenutica da facticidade. (1923). GA. 63. Traduccin e introduccin de Manuel Jimnez Redondo. Disponvel em: http://www.personales.ciudad.com.ar/M_Heidegger. Acesso em: 22 jul. 2004.
6

67
Juiz de Fora, 2008

Marcos Suel Zanette

do, chama Heidegger runa, [...] decadncia. (CAPUTO, 1993, p. 76).

A vida compreendida pelo horizonte de fctica no lhe d descanso, no oferece tempo de ficar parado, esperando as coisas acontecerem. O prprio conceito vida, afirma Heidegger (2002, p. 34), histrico, no sentido em que trabalharam os gregos. A dificuldade de investigar um sentido rigoroso do termo vida est na no possibilidade de reduo da dimenso originria ao mbito lgico-terico, isto , no possvel uma nica direo de explicao desse termo, pois ele possui uma multiplicidade de sentidos. Mas o tempo na vida, segundo Heidegger, no o mesmo tempo dos objetos ou coisas. Essa concepo de tempo enquanto Ruinanz o tempo cairolgico7. Cairs o tempo indicado ou oportuno, o tempo que chegou, que foi cumprido, como em Marcos 1, 158. o tempo a que Kierkegaard, e Heidegger depois dele, chamou Augenblick, o momento da deciso. O cairolgico a esfera das decises tomadas ou evitadas. A vida fctica descrita como exposta a uma queda, um (Sturz) ou uma runa (Ruinanz) especfica,a tentao de se compreend-la a partir de um ente do momento; o cairs no um tempo cronologicamente verificvel - crnos - onde se encontra o poder de escolher a si mesmo segundo a sua prpria finitude. O tempo cairolgico caracterizado enquanto a ocasio, o momento propcio, o favorvel ou no, ou seja, o aqui e o agora de cada instante; o tempo lgico do momento; a pontuao em cada situao em que manifesta a existncia. O movimento fundamental da runa retirar o tempo, extinguir o carter temporal e histrico do tipo de vida que atinge o alvo. A runa sedutora porque nos afasta do nosso verdadeiro cuidado e nos empurra para o nada. A queda no nada da runa no uma propriedade objetiva, observvel de um objeto, mas uma caracterstica de um ser cujo ser movimento, (CAPUTO 1993, p. 76). Nesses primeiros anos, a questo da relao entre filosofia e cristianismo (teologia) no representa simplesmente um tema entre tantos outros do pensamento de Heidegger, mas seu pensamento nasce e se constitui atravs de um dilogo constante e uma permanente tenso com os autores da tradio crist. A interpretao do cristianismo parte integrante do percurso que a partir
7

Confira, tambm, o artigo de Michel Haar intitulado: Le moment (Kairs), linstant (Augenblick) et le temps-du-monde (Weltzeit) [1920-1927], na obra. : Heidegger 1919-1929. De lhermneutique de la facticit la mtaphysique du Dasein. Paris: J. VRIN, 1996, p. 67-90. 8 Evangelho de So Marcos 1, 15. Cumpriu-se o tempo e o Reino de Deus esta prximo. Arrependei-vos e crede no Evangelho. A BBLIA DE JERUSALM. So Paulo: Paulinas, 1985.

68
CES Revista, v. 22

A facticidade e o tempo no pensamento do jovem Heidegger, p. 63 - 74

do escrito sobre Duns Scotus9 levou Heidegger a levantar as questes sobre a temporalidade e historicidade da vida. Por isso afirma que a filosofia deve manter-se a si mesmo como um questionar radical que responde s questes de modo a mant-las em aberto e de modo a abrir esferas sempre novas de questionabilidade. O questionar contraria a tendncia da vida para a decadncia, perturba a sua inclinao para se estabelecer, provoca problemas onde a vida quer paz e segurana. A filosofia uma batalha porque a vida uma batalha. A interpretao do texto da primeira epstola de Paulo aos Tessalonicenses segue o fio condutor que serve de indicao formal (formale Anzeige) de duas determinaes fundamentais do proto-cristianismo: 1. A religiosidade crist das origens est na experincia de vida do cristianismo originrio e esta experincia mesma; 2. A experincia da vida fctica histrica. A religiosidade crist vive a temporalidade (Zeitlichkeit) como tal, (HEIDEGGER, 1997, p. 108). A experincia fctica do proto-cristianismo determinada historicamente na medida em que inicia com um evento o anncio (Verkndigung) que constitui o princpio a partir do qual toda espiritualidade crist determinada em seu desenvolvimento temporal. Um princpio que remete a um passado vivo, pleno de efeitos e promessas para o futuro. Afirma Heidegger,

A experincia crist da vida fctica historicamente determinada por seu surgir com o anncio, que colhe os homens em um determinado momento e depois acompanha constantemente suas vidas em sua atualizao. Esta experincia de vida determina, por sua vez, ulteriormente as referncias que nela tm lugar. (HEIDEGGER, 1997, p.145-146).

O cristianismo se funda em uma relao histrica e concreta com um Deus que se encarnou e que no deve ser pensado somente de modo especulativo. Segundo Decleve (1983), Heidegger ao ler Lutero percebeu aquilo que o peso da filosofia grega havia ocultado. Nesse sentido, Heidegger investiga como os textos da tradio teolgica crist, descrita no Novo Testamento, viviam e expressavam o sentido do tempo, enquanto cairs; e qual possvel relao pode ser estabelecida com esse mesmo conceito, atravs da filosofia aristotlica sobre a problemtica existencial da ontologia fundamental, que, no curso de inverno de 1920/21, foi
9

Heidegger defende a tese de habilitao em 1916, denominada Trait des catgories et de la significations chez Duns Scot (1916). Trad. F. Gaborieu, Gallimard, 1970.

69
Juiz de Fora, 2008

Marcos Suel Zanette

intitulado Introduo fenomenologia da religio, - publicado em 1995 junto com o projeto dos cursos de 1918/19: Os fundamentos filosficos da mstica medieval e Agostinho e o neoplatonismo.10 Foi na leitura do verbete e do comentrio de K. Barth sobre a Epstola aos Romanos, que Heidegger elabora uma abordagem fenomenolgica da esperana escatolgica, - tema principal das duas cartas aos cristos de Tessalnica11, escritas por Paulo. Conforme atesta Decleve (1983) esses fenmenos se tornam o fio condutor da explicao fenomenolgica do jovem pensador. Em Heidegger, o problema do tempo deve ser separado da questo da constituio da temporalidade por parte da conscincia pura, de um eu transcendental. O filsofo deve-se perguntar: o que originariamente a temporalidade na experincia da vida fctica? O que significa na experincia fctica o passado, o presente e o futuro? Por isso o jovem acadmico vai balizar suas questes tericas, relativas temporalidade, numa interpretao fenomenolgica nas epstolas de Paulo, Santo Agostinho, B. Pascal, Lutero e Kierkegaard.12 Todos eles ensinaram a Heidegger que o ser no se reduz presena esttica conforme alguns pensadores gregos estabeleceram, mas enquanto movimento histrico. na esteira desse horizonte que se apresentar de modo sucinto o avano terico de Heidegger sobre o conceito de tempo. 3 NOTAS SOBRE A COMPREENSO DE TEMPO NA CONFERNCIA DE 1924 Na conferncia - El concepto de tiempo - pronunciada em 25 de julho de 1924 na Sociedade Teolgica de Marburg, evidenciam-se as duas principais linhas temticas das quais conflui a interpretao do cristianismo nos anos sucessivos s prelees do primeiro perodo de Freiburg. Heidegger apresenta a hiptese de uma compreenso do tempo a partir da eternidade, a fim de responder a essa questo. Mas a filosofia nunca poder dispor da eternidade que, assim, no pode ser utilizada como perspectiva metodolgica para compreender o tempo. pela f que o telogo pode falar do tempo a partir da perspectiva
DECLEVE, Henri. Thologie et histoire de ltre. Revie Philosophie Louvain. Ag., 1983, p. 421-422. Essa obra foi traduzida em Portugus, intitulada: HEIDEGGER, M. Estudo sobre a mstica medieval. Trad. de Jacobo Muoz. 2 ed. Mxico: Fondo de Cultura Econmica, 1997. 11 A BBLIA DE JERUSALM. Carta aos Tessalonicenses 4, 13ss. Paulo fala da esperana sobre a qual se fundamenta a vida dos cristos: da esperana do regresso de Cristo. 12 Observamos a influencia que esses pensadores tiveram na vida acadmica do jovem Heidegger na obra: PGGELER, Otto. A via do pensamento de Martin Heidegger. Lisboa: Instituto Piaget, 2001, p. 39-47.
10

70
CES Revista, v. 22

A facticidade e o tempo no pensamento do jovem Heidegger, p. 63 - 74

da eternidade porque est marcada pela perplexidade. Segundo Heidegger, a teologia trata da questo do tempo em diversos aspectos.
Em primeiro lugar, a teologia trata da existncia humana enquanto ser diante de Deus e de sua temporalidade em sua relao com a eternidade. Deus mesmo no necessita da teologia; sua existncia no est fundamentada na f. Em segundo lugar, a f crist deve ter em si mesma uma relao com algo que aconteceu no tempo; em um tempo que, segundo a mensagem que temos escutado, foi o da plenitude dos tempos. [Traduo livre] (HEIDEGGER 2001, p. 24).

J na filosofia, o campo de investigao se constri em outra direo. Ela procura conhecer os princpios que esto por trs de todas as coisas. Quando o filsofo se interroga acerca do tempo, ento ele est disposto a compreender o tempo a partir do tempo, conforme afirma Heidegger nessa conferncia (HEIDEGGER, 2001, p. 25). Heidegger no pretende tambm construir uma investigao filosfica no sentido tradicional com o termo, entende-se uma disciplina que tem como escopo uma abordagem sistemtica do tempo. A fenomenologia, por sua vez, pode oferecer uma discusso preliminar sobre os limites de filosofia e cincia, nela compreendida a teologia. Para ele, as reflexes que se podem elaborar seguem parte de uma cincia prvia, cuja tarefa consiste em investigar o que o discurso interpretativo do Dasein diz acerca do mesmo e do mundo. Heidegger prope nessa fala analisar as estruturas fundamentais do ser do homem. Dasein expressa literalmente o a (da) no que se manifesta o ser (Sein) ou como pode ser entendido como: pr-sena, existncia, ser-a, ser atual. O tempo que se encontra no quotidiano e que a cincia transforma em seu tempo, sublinha Heidegger, deve ser compreendido com base no Dasein, entendido como aquele ente que respectivamente-em-cada-momento (Jeweiligkeit) do seu ser, o ente que cada um de ns , que cada um de ns acerta ao dizer no enunciado fundamental eu sou [Traduo livre] (HEIDEGGER, 2001, p. 34). A retomada da estrutura da temporalidade, j evidenciada na interpretao do proto-cristianismo, enriquece-se com ulteriores consideraes. Em primeiro lugar a equao entre a calculabilidade do transcorrer, a concepo inautntica da temporalidade e o tempo da fsica, colhido atravs da mensurao e 71
Juiz de Fora, 2008

Marcos Suel Zanette

compreendido em relao ao movimento. Em segundo, a compreenso que o presente o xtase da temporalidade que a tem predomnio. O tempo da fsica representa um primado do agora inautntico: o futuro se torna o futuro do presente, no deixado ser na sua qualidade de futuro. Agora, o porvir (Zukunft) aquilo de que pende o cuidado (Sorge), no o ser-porvir em sentido autntico (o transcorrer), mas sim o futuro que o presente constri como seu, uma vez que o transcorrer, enquanto porvir em sentido autntico, nunca pode ser presente. Se o fosse, seria o nada. [Traduo livre], (HEIDEGGER, 2001, p. 35). A manifestao do tempo na fsica marcada pelo tempo do relgio que mensurvel, homogneo. Assim, como o espao em si no existe, no nada; s existe atravs dos corpos e das energias contida neles. Tampouco o tempo nada em si, s existe como consequncia dos acontecimentos que tem lugar no mesmo. O tempo aquilo no que se produz acontecimento. O relgio indica o tempo. um sistema fsico que se repete constantemente mesma sequncia temporal. uma repetio cclica, pois cada perodo tem a durao temporal. Diz Heidegger (2001, p. 30 -31): O relgio oferece uma durao idntica a qual sempre pode recorrer. A distribuio desta durao arbitrria. O relgio mede o tempo na medida em que a extenso da durao de um acontecimento se compara com as seqncias idnticas do relgio e, a partir da a, determinada em sua quantidade numrica. [Traduo livre] Ao compreender a experincia de vida do tempo, diversa da concepo aristotlica, Heidegger encontra nessas passagens a chave da concepo da temporalidade (Zeitlichkeit) da existncia humana. Trata-se de uma interpretao fenomenolgica da vida efetiva luz da experincia crist13. Nesse contexto, encontra-se o conceito de tempo, enquanto cairolgico, no respectivo instante (Jeweiligkeit) em que digo eu sou. A afirmao eu sou a autntica enunciao do ser que ostenta o carter do ser-a (Dasein) do homem. Este ente no respectivo instante como meu. [Traduo livre] (HEIDEGGER, 2001, p. 34). O ser-a (Dasein) o ente que se caracteriza pelo fato de ser-noAlm dos conceitos de tempo enquanto cairs e crnos h, tambm, o termo aion (que significa tempo, durao da vida, eternidade) nomeado por Herclito no Fragmento 52. Heidegger aborda essa categoria na obra: Herclito: a origem do pensamento ocidental. Lgica. A doutrina heracltica do logos. Rio de Janeiro: Relume-Dumar, 1990.
13

72
CES Revista, v. 22

A facticidade e o tempo no pensamento do jovem Heidegger, p. 63 - 74

mundo; por ser-com; um falar com o outro sobre algo, expressando-se; o sera um ente que determina com eu sou; eu sou com os outros; e, por fim, pela auto interpretao. Afirma Heidegger, [...] o modo como o ser-a fala em seu mundo, sobre a forma de tratar com o seu mundo, justamente a interpretao do ser-a acerca de si mesmo [...],[Traduo livre], (HEIDEGGER, 2001, p. 37). Portanto, para ele o tempo o prprio Dasein. Nessa conferncia, Heidegger apresenta a estrutura do Dasein que implica como elemento indispensvel para falar da temporalidade do Dasein. O tempo na temporalidade. O tempo para cada sujeito vai depender de como, no comportamento; o tempo para si. Esse tratado titulado El concepto de tiempo, de 1924, aponta antecipadamente a articulao fundamental ontolgica na obra Ser e tempo (1927) que ser publicado posteriormente luz de todas as questes levantadas anteriormente. 4 CONCLUSO A originalidade do pensamento do jovem Heidegger encontra-se na radicalidade com que afronta o problema do tempo, contrariando a tendncia eminentemente terica da fenomenologia e do neokantismo, com elementos do historicismo e do vitalismo. O fenmeno da vida, como demarca Heidegger, no se esgota numa atitude terica, mas s se alcana na sua plenitude na realizao histrica da mesma. Portanto, existir no um estar pronto, acabado, dado mas um realizar-se, um gestar-se histrico. Somente a partir desse dado da prpria facticidade pode-se abrir ao horizonte da temporalidade.

Artigo recebido em: 05/09/2008 Aceito para publicao: 2/10/2008

73
Juiz de Fora, 2008

Marcos Suel Zanette

REFERNCIAS A BBLIA DE JERUSALM. So Paulo: Paulinas, 1985. HEIDEGGER, M. El concepto de tiempo. Prlogo, traduccon y notas de Ral Gabs Palls y Jess Adrin Escudero. Madrid: Trotta, 2001. _______. Estudo sobre a mstica medieval. Trad. de Jacobo Muoz. 2 ed. Mxico: Fondo de Cultura Econmica, 1997. ______. Herclito: a origem do pensamento ocidental. Lgica. A doutrina heracltica do logos. Rio de Janeiro: Relume Dumar, 1990. ______. Ontologia. Hemenutica da facticidade. (1923). GA. 63. Traduccin e introduccin de Manuel Jimnez Redondo. Disponvel em: http://www. personales.ciudad.com.ar/M_Heidegger. Acesso em: 22 jul. 2004. ______. Ser e tempo. Traduo de Mrcia de S Cavalcanti. 2. ed. Petrpolis: Vozes, 1988. 2 v. ______. Questions III et IV. Paris: Gallimard, 1976. ______. Trait des catgories et de la significations chez Duns Scot (1916). Trad. F. Gaborieu, Gallimard, 1970. CAPUTO, John D. Desmistificando Heidegger. Lisboa: Piaget, 1993. DECLEVE, Henri. Thologie et histoire de ltre. In: Revie Philosophie Louvain. Ag., 1983. HAAR, Michel. Le moment (Kairs), linstant (Augenblick) et le temps-du-monde (Weltzeit) [1920-1927]. In: Heidegger 1919-1929. De lhermneutique de la facticit la mtaphysique du Dasein. Paris: J. VRIN, 1996. p. 67-90. PGGELER, Otto. A via do pensamento de Martin Heidegger. Lisboa: Instituto Piaget, 2001. RICHARDSON. Willian J.; Martin Heidegger: in memorian. Stromata, n. 2, Buenos Aires, 1970. Disponvel em: http://www.personales.ciudad.com.ar/M_ Heidegger. Acesso em: 25 jun. 2004. 74
CES Revista, v. 22

Anda mungkin juga menyukai