Anda di halaman 1dari 85

MINI MDULO DE QUADRINHOS DIGITAIS

ESTDIO DANIEL BRANDO

PARTE 1
PRANCHETA

Ol a todos. Eu sou Lus e serei seu guia nessa jornada acerca de quadrinhos (ou narrativas) digitais ou webquadrinhos (webcomics), como so tambm conhecidas essas mdias. Antes de tudo, gostaria de lembrar alguns conceitos daquilo que chamamos de HISTRIAS EM QUADRINHOS ou Arte Sequencial.

Algumas informaes sobre esse documento: - Ele um pdf interativo, ento voc pode utilizar as teclas de setas, page up ou page down para avanar ou voltar as telas dele; - Home e End fazem com que ele v para o incio ou o fim respectivamente; - V-lo em tela cheia facilitar sua imerso nessa esperincia. No seu leitor de pdf v em Janela (Window), depois clique Modo Tela Cheia (Full Screen Mode); - Seria interessante tambm estar conectado internet, tendo em vista que h muitos links de acesso a exemplos. O que pude adaptar para o documento, sem necessitar de internet, o fiz, mas nem todos foram possveis, desculpem-me; - Tudo que estiver em amarelo um link, ento podem clicar, talvez demore um pouco o acesso, mas funciona.

Segundo Will Eisner:

Arte sequencial uma forma artstica que lida com a disposio de figuras ou imagens e palavras para narrar uma histria ou
dramatizar uma ideia.

Segundo Daniel Brando:

Histrias em Quadrinhos so imagens pictricas e outras justapostas em sequncia deliberada que provoquem concluso, destinadas a transmitir informao e/
ou produzir resposta no expectador.

E... NUNCA ESQUEA (por JM DeMatteis aps Paul Levitz):

preciso

aprender as regras antes de QUEBR-LAS.

Uma vez sabendo isso, vejam o seguinte: quadrinhos geralmente so feitos em folhas A5, A4 ou 17x26, o conhecido formato americano, entre outros. Perceba que esses formatos so convencionalmente verticais.

A5

A4

FORMATO AMERICANO

O formato vertical muito bom porque permite ao leitor ver a pgina de quadrinho como um todo, entendendo assim o design e a sequncia de leitura pensados pelo autor, com cada elemento sendo um organismo de algo maior.

Nessa pgina dupla de Adam Kubert, o artista se utilizou do formato americano para dar dinamismo narrativa e ainda criar uma forma de leitura clara, quase instintiva.

As linhas indicam como Kubert se preocupou com o design da pgina. Tanto o prprio Aranha como sua teia e a disposio dos quadros guiam a leitura. Um aproveitamento timo do formato americano.

O formato de sada do meio digital, no entanto, so as TELAS que, normalmente, so horizontais, variando entre 600x300 pixels (21,17x15,58 cm) a 1280x800 pixels (45,16x28,22 cm).

600x300 1280x800

No entanto, por maiores que sejam, elas logicamente no foram feitas para os quadrinhos em formatos verticais. Mesmo alternativas de melhor visualizao impossibilitam a apreciao da leitura como primeiro pensada.

VISUALIZAO 01
Vejam como a pgina de Adam Kubert ficaria dentro desse formato. Primeiro com a pgina inteira, onde, alm dos incmodos vazios laterais, sofremos com a diminuio dos caracteres de leitura.

VISUALIZAO 02
Muito comum em arquivos .cbr, essa adaptao divide o arquivo de imagem em 2 ou 3 pedaos facilitando a leitura e permitindo uma visualizao quase quadro a quadro, mas diminuindo a sensao de imerso na pgina completa.

VISUALIZAO 03
A adaptao de zoom de quadro tima pra ler quadros completos, mas, assim como no modelo anterior, faz com que todo o design imaginado pelo artista no seja percebido pelo leitor.

Depois dos exemplos, fica a primeira grande regra para quadrinhos digitais: adaptao de formato, ou sai a pgina e entra a tela. A seguir, exemplos de quadrinhos que foram feitos pensando inteiramente no formato digital.

Insufferable, de Mark Waid e Peter Krause. Ttulo do selo digital Thrillbent. Aqui utilizando-se do clssico formato gradeado. Waid e Krause utilizam o formato de tela 940x705 pixels com leitura on line ou download gratuitos em thrillbent.com.

Insufferable, de Mark Waid e Peter Krause. Nesse exemplo os autores mostram que ainda possvel manter dinamismo na disposio dos quadros e ordem de leitura.

Imagino agora que voc deve estar se perguntando: mas com tantos formatos de tela, qual o melhor para fazer meus quadrinhos? Abaixo h 3 sugestes minhas de formatos que eu considero bsicas (em pixels).

formato PC

800x600

2048x1536
formato IPad

formato leitura on line

940x705

PARTE 2
NARRATIVA E LEITURA SEQUENCIAL

Agora que falamos de formatos de telas, vamos ao tpico que fazem os quadrinhos serem quadrinhos: NARRATIVA. Antes de tudo, preciso lembrar de um aspecto simples que diferencia em muito os quadrinhos de outras mdias:

TEMPO est nas mos do LEITOR.

Levar a afirmativa anterior em conta faz com que tudo aquilo que voc pense acerca dos quadrinhos digitais tratem realmente de LER QUADRINHOS. Sendo assim, pense nas ferramentas digitais que dariam esse poder ao leitor.

Pensando...

Pensando...

Pensou? Bem, espero que voc tenha encontrado algumas solues. Independente de voc ter pensado em alguma ou nenhuma, eu consigo contar ao menos 3 dessas ferramentas digitais de tempo:

CONTROLE POR SETAS


As setas do teclado ou do site da prpria webcomic te dizem quando passar pra prxima etapa, algo como um virar de pginas transformado em passar telas. Pode ser imediato a ponto de voc no perceber o passar como as telas podem deslizar deixando clara a mudana. Veja um exemplo prtico disso em http://strongfemaleprotagonist.com http://thrillbent.com

BARRA DE ROLAGEM
Amplamente usado por vrios web quadrinistas, a barra de rolagem um recurso simples e intuitivo porque evita que o leitor perca tempo tentando encontrar botes ou imaginar que as setas que sero seu controle de tempo. Alguns bons exemplos no uso desse recurso: http://odiariodevirginia.com/blog/ http://verabee.com/wolf/

TELA INTEIRA
Mais comum de todos, costuma ser utilizado por tiristas, linguagem de quadrinhos, por sinal, que encontrou na web o ambiente perfeito para se multiplicar. Os exemplos so muitos, mas mostro 2 principais em que o recurso tela inteira mais prprio: http://punyparker.blogspot.com/ http://limbero.org/jl8/1

Apesar de todos os recursos apresentados terem suas prprias caractersticas, h um em especial que gostaria de me fixar, O CONTROLE POR SETAS. Em especial da forma em que ele aparece em thrillbent.com ou nos ttulos Infinity da Marvel Comics.

A razo disso pela nova noo de tempo que ele pode apresentar, levando em conta sua acelerao e desacelerao (claro, todas ainda nas mos do leitor) e a apresentao do espao. No exemplo a seguir vocs tero trechos de uma adaptao feita por fs do quadrinho Old Man Logan de Mark Millar e Steve McNiven.

A sequncia mostrada anteriormente de Logan caminhando ferido. Na uma HQ impressa (abaixo) esses trs quadros so mostrados de uma vez, e a construo do movimento de caminhada construdo pelo leitor a partir de sua leitura visual e textual. No formato on line, ele foi mostrado quadro a quadro, dando mais importncia unidade de cada um deles.

Veja que o sentido de tempo construdo pelo leitor no se perdeu com a decupagem da adaptao on line. Mesmo o travelling originalmente feito pelo artista pode ser aproveitado e com um impacto mais cinematogrfico, apesar de ainda ser linguagem bsica de histrias em quadrinhos.

Vamos agora fazer o contrrio. Ainda tendo como exemplo o quadrinho Old Man Logan, mostro primeiro as pginas impressas e, por sua vez, como foram primeiro pensadas por McNiven.

Voc consegue pensar nas linhas de design de pgina e de leitura como fizemos com a pgina do Aranha de Adam Kubert? Exercite isso, ajudar a entender melhor como Millar & McNiven pensaram essas pginas e o senso de narrativa que quiseram criar, bem como a forma como a tenso foi trabalhada.

Agora irei mostrar as mesmas pginas adaptadas para o formato de narrativa on line. Se desejar, reveja os slides anteriores e entenda bem sua narrativa antes de seguir adiante. Pronto agora? Ento vamos l.

Legal, n? Percebam que essa adaptao para o digital exigiu um novo pensar sobre a estrutura da HQ. Apesar de ter parecido lento - o que pode ser refeito pelo prprio leitor - ele soube dar importncia aos quadros, aumentando ou diminuindo a tenso da histria, trabalhando a surpresa quadro a quadro, no somente na virada de pginas como geralmente ocorrer nas HQS.

esse repensar da estrutura narrativa que interessante nas HQs on line. At a distribuio e surgimento dos quadros por tela podem alavancar o senso no s de tempo, mas tambm de espao (a parte em que os dois hulks prensam Logan, os quadros do a ideia de acuado), surpreendendo o leitor de vrias formas e aumentando o dinamismo e a dramaticidade de uma histria.

Claro que esse s um entre vrios recursos que o mundo digital pode nos oferecer. Nas partes a seguir falaremos mais sobre softwares de produo e a insero de elementos externos aos quadrinhos, como animaes, sons, links e vdeos.

PARTE 3
SOFTWARES DE PRODUO

Basicamente, se voc tiver em casa papel, lpis, pincel nanquim ou unipin, borracha e um scanner, ento voc est hbil a fazer qualquer quadrinho on line. Afinal, a arte do desenho em sua forma clssica dificilmente se perder.

No entanto, quadrinhos no so somente isso. H uma srie de pormenores que devem ser pensados antes e depois de uma histria ser escrita ou desenhada e o que puder facilitar o processo costuma ser bem-vindo. Apesar de serem inmeros, a seguir eu falo dos trs principais programas que a maioria dos artistas utilizam para fazer seus quadrinhos.

Photoshop

Illustrator

InDesign

Possivelmente o mais completo programa grfico j criado, permite o traquejo de praticamente qualquer tipo de imagem digitalizada. amplamente utilizado por coloristas digitais, principalmente porque possibilita a aplicao rpida de efeitos, mas com o avano das mesas digitalizadoras e telas touch, cada vez mais artistas utilizam o programa para desenho.

Desenvolvido pela Adobe System e lanado no mercado em fevereiro de 1990, o editor de imagens mais utilizado no mundo. Apesar de ser conhecido por trabalhar com imagens bidimensionais, suas ltimas verses (CS5 e CS6) j veem o uso de 3D e possuem funes direcionadas a tecnologias mveis, como iPads e Smartphones. Veja o BSICO DO PHOTOSHOP.

Photoshop
Seu photoshop como um lpis (ingls): LPIS PHOTO.

Ainda novo na famlia Adobe, o Ilustrator um programa de vetores. Possui ferramentas bem direcionadas a desenho, apesar de serem raros os artistas que o utilizem pra isso, mas ele muito bom para criao de uma tipologia especfica ou produo de logos, bales e alguns efeitos especiais. Em agncias de publicidade utilizado para diagramao de panfletos e cartazes.

Illustrator

Em design grfico, vetores so elementos de imagens criados a partir de inmeras expresses expresses matemticas convertidas em formas geomtricas. Assim, uma imagem em vetor pode ser ampliada e diminuda que nada vai perder em qualidade ou tamanho. Antes do Illustrator, o mais utilizado programa de vetores era o CorelDraw. Conhea as ferramentas BSICAS DO ILLUSTRATOR.

LOGO NO ILLUSTRATOR.

O InDesign o melhor programa de diagramao de publicaes que existe no mercado atualmente. Com ele possvel fazer desde livros a revistas como a Caras, at livros ilustrados e quadrinhos e material digital (essa material foi produzido nele). Seus recursos so bem avanados, mas tambm simples e intuitivos se voc j usa os produtos Adobe h algum tempo.

InDesign

O InDesign basicamente trabalha com elementos. Caixas, imagens, textos etc so manipulados e organizados nele com o intuito de se dar beleza e equilbrio ao desing de sua publicao (ou no) impressa ou digital. Ele tambm funciona integrado com Ps, Ai e vrios outros programas da Adobe, podendo at mesmo exportar ou importar formatos Flash. Conhea o BSICO DO InDESIGN.

DIAGRAMANDO UM LBUM NO InDESIGN.

Um outro programa que tem ganho alguma popularidade no meio artstico o MANGA STUDIO. A proposta ser de um software inteiramente direcionado publicao de HQs impressas ou digitais, tendo, inclusive pr-formatos de pginas, texturas e pontilhados, possibilidade de se trabalhar em pginas duplas, lpis e arte-final, balonizao e letramento.

Manga Studio

Desenvolvido pela Smith Micro, o programa no esperava atingir tanta popularidade, mas seu sucesso faz com que em pouqussimo tempo ele precisasse de uma atualizao para usurios mais avanados. J em sua 4 Edio, ele tambm possui verses para animaes e motion comics. Alguns de seus ilustres adeptos Dave Gibbons, desenhista de Watchmen. Entre no site oficial do programa e conhea-o melhor: http://manga.smithmicro.com/

Dave Gibbons no Manga Studio (ingls)

PARTE 4
QUADRINHOS OU ANIMAO?

Uma das discusses acerca do que seriam realmente quadrinhos digitais seria a insero de elementos animados ou sons, fazendo com que a experincia de ler quadrinhos fosse (em teoria) mais imersiva. Programas como Adobe Flash e extenses de arquivo como os .gif permitiram esse tipo de criao.

SUGESTO
Se vocs no estavam conectados internet at agora, importante que o faam!

Sendo assim, muitas experincias misturando as duas linguagens foram feitas, gerando hbridos que nem eram quadrinhos e nem eram animao e, por mais inovadores que parecessem, acabaram por serem elementos estranhos, com uma repercusso abaixo da esperada. Veja um exemplo abaixo.

Nesse link: MOVEMBER RAIN, vocs podem ver um animated comic. Em tese, um quadrinho com elementos de animao. Veja que a estrutura de uma HQ se mantm (inclusive com o tempo ainda a cargo do leitor), apesar da insero de elementos animados. Obra de Anthony Holden.

Nos exemplos dessa tela, ambos so trabalhos mais prximos animao, no entanto, aquele aspecto que sempre insistimos (o tempo nas mos do leitor) mantido nos dois, criando uma experincia interativa bem divertida e colocando o leitor com algum controle da histria. O segundo exemplo, por sua vez, permite at mesmo que se escolha que direo da histria seguir.

Primeiro vejam esse trabalho: ROBINSON CRUSO. Percebem como ele lembra com a adaptao de Old Man Logan? O segundo exemplo amplia a experincia interativa, vejam: I DIDNT DO IT. Esses so trabalhos de Malec Turbo Media.

Outra experincia interativa de fuso das duas mdias (animao e quadrinhos) so os Motion Comics, adaptaes da Marvel Comics com as bnos de Neal Adams, um dos mais importantes artistas da histria das HQs. Na verdade, derivados dos motion books. A ideia bsica apresentar quadrinhos como animaes. Nos exemplos abaixo, h tanto a verso oficial, quanto um feito por fs. Cliquem e confiram.

GIFTED - OFICIAL

Vejam que em GIFTED a animao prevalece e a linguagem das HQs foi praticamente esquecida, enquanto que em DEATH OF SPIDER-MAN h uma srie de elementos que nos fazem lembrar da estrutura de uma HQ, aproximando-se bem mais dessa mdia que o anterior. No entanto, em ambos, o leitor perde o controle do tempo, distanciando as duas, inclusive, das animated comics.

THE DEATH OF SPIDER-MAN FEITO POR FS

Esse material no visa dizer que os animated comics ou os motion comics so webquadrinhos ou coloc-los em classificaes como melhores ou piores, mas os apresenta como opes modernas que se utilizam de elementos das linguagens das HQs. Fica a seu prprio cargo utilizar esses elementos ou no. Lembre, como produtor, a escolha de como voc quer contar suas histrias sempre vai ser sua.

PARTE 5
PUBLICAO E NEGCIOS

Tradicionalmente, os blogs so a maneira mais fcil e simples de publicao. Originalmente eram chamados de dirios virtuais, mas aos poucos foram se tornando espaos para expresso de artistas, principalmente por sua liberdade editorial, reduzida burocracia e custos atraentes (fazer um blog gratuito). Hoje em dia so as ferramentas mais difundidas na web, tendo servios especficos para qualquer tipo de pblico.

Um dos mais antigos servios de blog, o Blogger hoje do conglomerado Google. Sua popularidade se deve sua interface simples e costumizvel, mesmo em sua rea gratuita. Hoje possui ferramentas de integrao com mdias sociais e uma rede de relacionamentos e contatos prpria. O j comentado Puny Parker um que usa o blogger.

Considerado um servio para bloggers profissionais, o Wordpress teve sua popularidade alavancada por volta de 2005, quando uma srie de erros (bugs) afastaram os usurios do Blogger. Caracteriza-se por ser mais refinado, com inmeras templates, inclusive tendo servios especficos para lojas on line ou publicaes como quadrinhos. Infelizmente, os seus melhores visuais so pagos. O Armagem.com e o CT usam servio Wordpress.

importante lembrar que os servios descritos anteriormente so meios mais comuns e talvez sozinhos no possuam o tipo de plataforma que o quadrinista espera ou gostaria, por isso apresento alguns outros interessantes segmentos que podem ser encontrados na web de forma gratuita e que, adicionados aos blogs ou a um site mesmo, podem vir a atingir o grau de personalizao desejado.

REVISTAS VIRTUAIS

Extremamente recentes, as revistas virtuais comeam a ganhar espao na web, principalmente por apresentarem recursos que tentam simular a exprincia real de se ler uma publicao impressa (por isso, prepare-se para abusar da ferramenta zoom). Nelas, faz-se o upload do arquivo a ser publicado em diversos formatos (comumente pdf), o qual pode ser lido usando a interface especfica du servio ou por meio de download quando possvel. Importante lembrar que o formato tradicional vertical mais comum nesses sites.

Disponvel em Issuu.com um servio de publicao virtual mais voltado ao formato magazine, como em Nova Cosmopolitan ou Veja, por isso muito usado por fotgrafos. Possui uma visualizao em tela cheia agradvel e menu de fcil compreenso, apesar do zoom ser pouco intuitivo. A administrao e organizao dos documentos em prateleiras, simulando uma estante. Possui conexo com redes sociais, feed de novidades, verso pra download e pode ser integrado a blogs, no precisando estar no site Issuu para realizar a leitura. No muito diferente do Issuu, o Calamo possui as mesmas ferramentas que seu concorrente, mas com mais clareza e suporte para lngua portuguesa (de Portugal). Sua interface de leitura, no entanto, no to simptica. Alm disso, possui suporte para carregar mais de um arquivo (de at 100 mega) e mais facilidade de publicao. Em ambos, a inscrio do servio pode ser feito via Facebook ou no.

Fora do radar de vrios quadrinistas durante um tempo, servios gratuitos para publicao de sites altamente personalizados esto aos poucos sendo descobertos. A parte disso, os chamados blogs de imagens j so notoriamente bem aceitos e difundidos, principalmente pela velocidade com que as postagens podem ser reblogadas por outros usurios do servio, tornando uma publicao popular em questo de minutos. A seguir os dois mais comuns de cada gnero.

SITES DE ARTE/BLOGS DE IMAGEM


Bastante simples e com possibilidade de desenvolvimento e publicao de sites em flash ou html, o WIX vem ganhando espao pela sua liberdade de edio e recursos quase ilimitados. Usado principalmente por designers e lojas on line, possui um ambiente de edio que lembra em muito o Dreamweaver (software profissional da Adobe para construo de sites), mas deveras mais simples e intuitivo. Seu maior pecado ter opes demais. Dois exemplos de sites de quadrinhos feitos no WIX: Cultura de Quadrinhos e Nervous Comics. Oferecido como uma rede social de imagens ou blog de imagens o Tumblr se tornou rapidamente um servio utilizado por quadrinistas, de desenhistas, como Mike Deodato Jr, a roteiristas, como Michael Brian Bendis. Sua grande vantagem, alm da interao com outras redes sociais, a velocidade com que a informao pode fluir atravs dele, alm de ter suporte natural para arquivos tipo .gif, ambiente propcio para os entusiastas de animated comics.

Logicamente, essas no so as nicas formas de publicao on line e, com alguma pesquisa (e talvez um certo investimento, tendo em vista que tudo descrito at agora permite mais vantagens quando se est disposto a pagar o preo por elas), possvel encontrar a forma e o formato desejado por voc e que corresponda a suas exigncias de arte, tempo e trabalho.

Mas uma pergunta persiste: possvel ganhar

dinheiro com webquadrinhos?

Sim, possvel. Mas, como qualquer trabalho, necessrio investimento (de tempo e dinheiro), dedicao, foco e disciplina. Ter webquadrinhos como meio de vida no estar sempre brincando, mas assumir um trabalho que vai exigir profissionalismo e seriedade.

Se voc chegou at aqui e ainda tem dvidas sobre o que/como/e se quer fazer webquadrinhos, conhea as experincias, dicas e planos de artistas j consagrados (da rea ou no), como Fbio Yabu e Sean Murphy. Analise as condies de publicao e coloque sua obra para ser avaliada por profissionais do ramo. Estude, especializese e entre em contato com o que tem sido feito atualmente. Estar sempre antenado uma forma de decidir o caminho que se quer seguir e se ele vale pena.

No entanto, no existe, logicamente, uma frmula para se ganhar dinheiro ou se obter talento, e, de uma maneira simplista, a tela anterior j seria suficiente para dar incio aos seus objetivos. Mas, naturalmente, todas as pessoas desejam encontrar a frmula do sucesso.

Algo que considero importantssimo o artista sempre estar pronto pra se reciclar e para aprender com os prprios erros e acertos e com os dos outros. Por vezes experimentao e exemplo so as melhores formas de aprendizado que existem.

As dicas que darei a seguir de longe seriam isso, mas funcionaram em algum ponto para uma certa quantidade de artistas e talvez possam funcionar para voc, aluno. Mesmo assim, sempre siga seu instinto. No final das contas, ele talvez no te guie pro lugar desejado, mas com certeza te levar para um estado onde voc se sinta bem e confortvel em permanecer.

Essas dicas so um arremate de minha experincia pessoal e de outros (em especial de pessoas com bem mais anos de estrada que eu), de estudos (sempre indico as colees de livros tericos de Scott McCloud - em especial para esse caso o fenomenal Reinventando os Quadrinhos - e Will Eisner, elas costumam ser meu norte para praticamente tudo relacionado a quadrinhos), entrevistas entre outras fontes. Em especial, para os mais apressadinhos, indico o vdeo STRIPPED, uma prvia de um documentrio sobre o assunto. Minha nica ressalva sobre esse vdeo que sua realidade no necessariamente a brasileira, ento nem todas as dicas sugeridas por ele serviro para ns.

Bem, ento vamos l.

1. TENHA UM FOCO
Um assunto, um personagem, um conjunto de situaes, tirinhas, um serializado. Saber o que se quer fazer (e fazer uma nica coisa) pode ser terrvel para um artista, mas, se voc algum que est comeando agora, ter um foco no seu trabalho vai te ajudar a ser identificado e lembrado. O maior exemplo disso Vitor Cafaggi que, com seu Puny Parker, ficou conhecido e, mesmo tendo deixado a tira de lado e estar fazendo vrios outros (e bem sucedidos) trabalhos, ainda recebido com um Ah! O menino do Homem-Aranha criana! em qualquer lugar que v.

2. MANTENHA A REGULARIDADE
A internet um meio marcado pela velocidade e pela constncia. Se o pblico no for sempre lembrado de que determinada coisa existe e deve ser constantemente revisitada, fcil acontecer uma perda de interesse ou desvio de ateno. Por isso, manter alguma regularidade essencial. Se voc tem uma obra serializada ou uma tirinha, faa com que ela tenha uma data de publicao pr-fixada para que seus visitantes sempre saibam quando v-la. No precisa ser algo como Will Tirando, que tem tiras dirias, mas oferecer mensalmente material correr um risco muito grande. Novas publicaes semanais j so um bom comeo.

3. SEJA ATUAL
No documentrio Stripped, falam em inserir elementos da cultura pop no seus trabalhos, apesar de isso garantir sim uma certa quantidade de visualizaes, acredito que no sirva pra todos os trabalhos (imagine sua histria dark sobre homens do espao com um ET igual ao Michael Jackson, acho que quebraria um pouco o clima criado). Ento sugiro manter seu trabalho atual. Gadgets, questes sociais, polticas ou culturais atuais podem funcionar em qualquer tipo de histria se bem empregadas e relacionadas, com as simbologias e metforas claramente bem exploradas. Liz de Daniel Brando um exemplo leve disso, pois a relao de pais e filhos um assunto sempre moderno.

4. CONHEA QUEM J FAZ


H um estdio de quadrinhos na sua cidade? Visite-o. Comeou a seguir um artista no Twitter? Converse com ele, escute-o e, principalmente, aprenda com a experincia dele. E no, por favor, no leve sua histria de 300 pginas e faa-o ler, nem alugue o cara por 3 horas contando como seu enredo fenomenal. Seja humilde e aprenda, faa perguntas pertinentes sobre carreira, as dificuldades que passou, formas e disciplina de trabalho, convide-o para um papo informal e aprenda com isso tambm. Naturalmente e com o tempo ele vai querer ver seu trabalho e ter crticas fortes sobre sua inexperincia e amadorismo, nesse momento em que voc mais deve ouvi-lo e agradec-lo e, acima de tudo, evoluir como profissional.

5. APAREA
Certa vez em uma palestra, Gabriel B e Fbio Moon disseram quanto tempo eles investiam indo a eventos ou se fazendo presentes nas redes sociais, um tempo equivalente ao de trabalho de ambos. A cultura da velocidade exige que voc constantemente se mostre presente ou corre o risco de ser fatidicamente esquecido. Isso no quer dizer que o artista deva sempre mostrar seu trabalho (por mais que esteja sempre preparado para faz-lo), mas fazer-se presente em mesas redondas, fruns, palestras, encontros, eventos e convenes mostra o quanto voc est disposto a viver essa realidade e, com um pouco de simpatia e conversa, faz com que as pessoas se interessem em procur-lo (digitalmente ou impresso).

5. APRESENTE-SE BEM
O ambiente virtual propcio para colocarmos mscaras que possam vir a ser desagradveis ou expressemos comentrios reais sobre o que sentimos e acreditamos de uma forma que acabemos por ferir ou atacar pessoas e/ou grupos. Manter uma postura educada e demonstrar respeito, mesmo com aquilo que nos desagrada ou que v contra o que acreditemos inicialmente, ser profissional dentro e fora da rede. Pontuo que qualquer artista deva sim ter opinies fortes sobre diversos assuntos, mas deve encontrar a melhor maneira de express-las, levantando argumentos claros e lgicos, procurando manter o respeito mtuo e demonstrar-se profissional sempre, assim, como consequncia, sempre haver portas abertas a voc.

5. PROCURE A CRTICA E ESTEJA PRONTO PRA MUDAR

Uma vez com o trabalho no mundo, hora de coletar os comentrios e crticas positivas e negativas, filtrando aquilo que seja importante a voc e a seu trabalho e estando sempre pronto para mudar, melhorando-se como artista e profissional. A humildade uma importante ferramenta para a evoluo de algum, e contrabalanceada com o instindo daquilo que seja melhor para si mesmo acaba por ser uma forma segura no auto conhecimento e amadurecimento em praticamente tudo. Ento, mantenha os ouvidos sempre abertos e os lpis afiados.

Bem, ento isso. (ao menos por enquanto). Repetindo algo dito por Scott McCloud e Will Eisner, o mundo digital ainda um territrio pouco explorado, por isso, h uma variedade de coisas que no esto contidas aqui, mas acredito que j um bom comeo a interpretao e estudo de algumas dessas manifestaes de webquadrinhos.

Muito h de ser feito e recriado e repensado, na minha opinio, essa mudana parte de vocs e de seus prprios desejos de manifestao de suas artes, seja em ambiente digital ou no. Por isso, nos despedimos aqui, tendo a certeza de que esse material ir crescer e ficarei feliz em incluir alguns dos exemplos de meus alunos nas futuras atualizaes. Obrigado pelo tempo e pacincia. Desenhem sempre!

Quer ver uma forma interessante e divertida que empregou quase todas as ideias discutidas e apresentadas aqui? Ento clique no link e baixe o arquivo:

SOBRE QUADRINHOS DIGITAIS por Balak e traduo de Lus Carlos Sousa.

Anda mungkin juga menyukai