Anda di halaman 1dari 15

07 DERRAMENTOS DE SANGUE _ Projeto Casa de Orao Igreja Manancial Fonte de Vida

PRIMEIRO DERRAMAMENTO DE SANGUE: O GETSEMANI Na cruz do Calvrio Jesus pagou tudo quanto havamos de pagar, e com isso, conquistou tudo o que precisamos para ter uma vida plena, feliz e completa. Sangue Precioso De fato, segundo a Lei, quase todas as coisas so purificadas com sangue, e sem derramamento de sangue no h perdo (Hebreus 9:22). No Antigo Testamento, vemos que era necessrio o derramamento do sangue de animais para que o pecado dos homens fosse encoberto. O sangue destes animais no eram suficientes para apagar o pecado, apenas encobria o pecado de uma famlia. Entretanto, h um sangue precioso a ponto de valer o perdo definitivo, e no apenas para uma famlia, mas para toda humanidade; e este foi derramado na Cruz do Calvrio, foi o sangue de Jesus. O Sangue de Cristo chamado de precioso, visto que nenhum homem jamais possuiu o Seu tipo sanguneo. Ele foi gerado pela semente de Deus, ou seja, um sangue de origem divina, o prprio sangue de Deus; a est a fonte de seu poder. a igreja de Deus, que ele comprou com o seu prprio sangue. (At. 20.28b) Ele a propiciao pelos nossos pecados, e no somente pelos nossos, mas tambm pelos pecados de todo o mundo. (I Joo 2.2) 9 Depois disso olhei, e diante de mim estava uma grande multido que ningum podia contar, de todas as naes, tribos, povos e lnguas, em p, diante do trono e do Cordeiro, com vestes brancas e segurando palmas. 10 E clamavam em alta voz: A salvao pertence ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro 13 Ento um dos ancios me perguntou: Quem so estes que esto vestidos de branco, e de onde vieram?14 Respondi: Senhor, tu o sabes. E ele disse: Estes so os que vieram da grande tribulao e lavaram as suas vestes e as alvejaram no sangue do Cordeiro. (Apocalipse 7.9-10,13-14)

Por sete vezes Jesus derramou o seu sangue Quando Cristo se entregou, por sete vezes derramou o seu precioso sangue, e no foi em vo. O nmero sete representa aquilo que completo, inteiro, perfeito. Cada vez que Jesus derramou seu sangue, apontava para a redeno de uma rea de nossas vidas; o preo alto que Cristo pagou por ns com seu sangue, foi suficiente no s para o perdo dos pecados de todo aquele que nele cresse, mas tambm, foi suficiente para trazer redeno completa, em todas as reas. O Primeiro derramamento: No Jardim do Getsemani, Jesus suou gotas de sangue. 41Ele se afastou deles a uma pequena distncia, ajoelhou-se e comeou a orar: 42 Pai, se queres, afasta de mim este clice; contudo, no seja feita a minha vontade, mas a tua. 43 Apareceu-lhe ento um anjo do cu que o fortalecia. 44 Estando angustiado, ele orou ainda mais intensamente; e o seu suor era como gotas de sangue que caam no cho. (Lucas 22.41-44) A medicina comprova que se um ser humano em condies absurdamente extremas de estress pode apresentar um quadro denominado Hematidrose, suor sanguinolento, onde o corpo comea a se desintegrar, e o sangue esvai-se atravs da pele. Foi exatamente assim que Jesus estava se sentindo enquanto orava, no Getsemani. Getsemani, cujo significado Prensa de Azeite, o lugar onde azeitonas eram prensadas para que delas fosse extrado azeite. Foi exatamente ali que Jesus enfrentou sua mais esmagadora batalha, onde envolto em angstia, pavor, terror, aflio, confessou: minha alma est triste at a morte, e revelando sua humanidade, intimidade, e sentimentos aos seus discpulos, lhes pediu: ficai aqui, vigiai e orai. Jesus assumiu a responsabilidade por Seu chamado Jesus estava sentindo sobre si o peso do pecado de toda humanidade. Como ovelha muda indo ao matadouro, Jesus a si prprio se entregaria queles que viriam lhe buscar ali no jardim. Porm, separado do Pai por causa do pecado, e vendo que seus discpulos no foram capazes de vencer a tentao e dormiram enquanto ele padecia, somou-se a esse peso a dor do sentimento de solido, dor da rejeio, do abandono e da traio. Neste momento Jesus cai ao solo e ora Abba papai se possvel passa de mim esse clice Jesus sabia que tinha de pagar o preo pela salvao da humanidade, mas estar separado de Deus estava sendo terrvel. Entretanto no havia outra maneira, Jesus teria de passar por aquilo. Jesus submete Sua vontade vontade do Pai

Pai, se queres, afasta de mim este clice; contudo, no seja feita a minha vontade, mas a tua. (Lucas 22:42 ) E mesmo diante de to terrvel sofrimento, declarou que a vontade de Deus se cumprisse, e no a dele. Benefcios do Sangue que Jesus derramou pelo suor Considerando que cada momento em que Jesus derramou o seu sangue trouxe redeno para cada rea de nossas vidas, naquele momento, ao suar gotas de sangue, grandes coisas o Senhor conquistou por ns: Ao derramar aquele sangue foi rompida a maldio do engano, da confuso. Ao derramar aquele sangue foi quebrada toda resistncia e a dvida frente ao chamado de Deus. Ao derramar aquele sangue lutando contra a prpria vontade, recebemos libertao da prpria vontade. Ao derramar aquele sangue sentido-se trado e enganado, e ainda assim perdoando, recebemos cura em nossos coraes. Ao derramar aquele sangue sentido-se triste e deprimido, recebemos cura para tristeza e depresso. Ao derramar aquele sangue sentido-se rejeitado, temos arrancadas de ns todas as razes de rejeio. Ao derramar aquele sangue Jesus estava sendo fiel ao chamado por ns, fiel a Deus por ns; por isso, Deus nunca nos deixar ou nos abandonar. Ao derramar aquele sangue cumprindo aquilo que estava determinado, proporcionou que a lei de Deus fosse gravada em nosso corao. Ao derramar aquele sangue separado de Deus pelos nossos pecados, fomos feitos livres para relacionarmo-nos com Deus. O SEGUNDO DERRAMAMENTO DE SANGUE: 39 CHIBATADAS A vida est no Sangue Pois a vida da carne est no sangue (Levtico 17:11a) A Bblia afirma que a vida da carne est no sangue. Uma descoberta cientfica do sculo XVII comprovou que atravs do sangue que temos a vida, e no possvel haver vida sem o sangue.

O mistrio que h no nosso sangue ainda no totalmente compreendido pela medicina, veja algumas curiosidades: O sangue circula por todo o corpo a cada 23 segundos, est em constante movimento; O sangue fluido e se move por todo o corpo, alimentando as clulas com nutrientes e removendo produtos eliminados; 7% do peso do nosso corpo composto pelo sangue; Os anticorpos no sangue atacam e destroem os germes, bactrias e outros organismos invasores; O sangue nos fortalece, torna possvel o nosso crescimento, protetor do corpo, lutando contra doenas e enfermidades, fornecendo uma resistncia organizada contra qualquer coisa que seja prejudicial ao corpo. A corrupo do sangue do homem Ado tinha o sangue puro. Quando entrou o pecado, o sangue de Ado tornou-se corrompido, levando toda a raa humana a herdar, a partir dele, a corrupo, decadncia e morte. O SENHOR Deus fez roupas de pele e com elas vestiu Ado e sua mulher (Gnesis 3:20) Por conta do pecado original, vemos o primeiro derramamento de sangue, por parte do prprio Deus. Sangue de animais foram derramados para cobrir a nudez do pecado de Ado e Eva. 3Passado algum tempo, Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. 4 Abel, por sua vez, trouxe as partes gordas das primeiras crias do seu rebanho. O SENHOR aceitou com agrado Abel e sua oferta, 5 mas no aceitou Caim e sua oferta. Por isso Caim se enfureceu e o seu rosto se transtornou. (Gnesis 4:3-5) Caim ofereceu frutos da terra ao Senhor, enquanto que Abel ofereceu um sacrifcio de seu rebanho. Aqui est o segredo de Deus ter recebido apenas a oferta de Abel: foi uma oferta de sangue. Para agradar a Deus necessitamos de sangue; precisamos de perdo pelo sangue para nos achegarmos diante de Deus. sem derramamento de sangue no h perdo (Hebreus 9:22) Jesus, o segundo Ado, gerado pela semente divina, possui um sangue precioso que mais ningum tem, no contaminado pelo pecado. Foi este o sangue derramado por Jesus para trazer perdo definitivo para os pecados dos homens. Pelo sangue de JESUS somos justificados diante de Deus, e nossos sacrifcios so aceitos pelo Pai. O pecado trouxe a enfermidade e a morte, mas pelo sangue de Jesus somos curados. As 39 chibatadas: a cura pelo sangue No contexto da crucificao, o segundo derramamento de Jesus foi quando Ele foi submetido tortura fsica, recebendo aoitamento. Conforme o costume romano da poca, alm da crucificao, os criminosos eram aoitados nas costas com 40 chibatadas, consideradas meio caminho para morte.

Com as costas despidas, trax inclinado sobre tronco, quatro argolas de metal algemavam pulsos e tornozelos. O instrumento usado chamava-se Flagelo ou Azorrague; Trata-se de uma pea de madeira de 14 polegadas de comprimento, ligadas a correias de couro com pontas de vidro, metal e ossos pontiagudos que arrancavam pedaos de pele. A inteno era dilacerar o corpo nu e reduzi-lo a tiras inflamadas de carne, sangrando pelas feridas. No era incomum o condenado morrer no tronco. Muitas vezes a vitima desmaiava de dor e era reanimada com pores de gua e sal. O objetivo que a vtima sofresse o tanto quanto possvel. Muitos morriam antes mesmo de ser crucificados. 4 Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenas; contudo ns o consideramos castigado por Deus, por Deus atingido e afligido. 5 Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgresses, foi esmagado por causa de nossas iniqidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados. (Isaas 53:4-5) Jesus foi o substituto pelo nosso pecado. S Ele podia nos redimir das maldies e distores que vieram pelo pecado de Ado. A enfermidade produto da semente maligna que veio atravs de Ado, e atravs das 39 chibatadas que recebeu, Jesus pagou, e pagou muito caro, a fim de nos fazer livres da enfermidade. O costume eram 40 chibatadas, mas Cristo levou 39. No foi por acaso; a cincia comprova que existem 39 doenas raiz, das quais todas as demais so derivadas. A cada chibatada que Cristo recebeu, cada uma de nossas dores e enfermidades estavam sendo curadas pelo sangue de Jesus 10 Certo sbado Jesus estava ensinando numa das sinagogas, 11 e ali estava uma mulher que tinha um esprito que a mantinha doente havia dezoito anos. Ela andava encurvada e de forma alguma podia endireitar-se. 12 Ao v-la, Jesus chamou-a a frente e lhe disse: Mulher, voc est livre da sua doena. 13 Ento lhe imps as mos; e imediatamente ela se endireitou, e passou a louvar a Deus. (Lucas 13:10-13) preciso compreender tambm que cada enfermidade um esprito, e que no provm de Deus. So conseqncias da rebelio e do pecado. Aplicao Atue como uma pessoa s No aceite a enfermidade na sua vida e na sua famlia Declare a palavra de cura sobre voc e toda sua casa TERCEIRO DERRAMAMENTO DE SANGUE: A COROA DE ESPINHOS A escassez em qualquer uma das dimenses (espiritual, emocional, fsica ou financeira) foi derrotada na vida do ser humano. A coroa de espinhos que Jesus recebeu em Sua cabea tem a ver com a maldio que atingiu a terra por causa do pecado de Ado, e que nos alcana impedindo-nos de

conquistar nas reas ministeriais, financeira, poltica, empresarial, nos meios de comunicao, etc. A Coroa representa poder, fama, glria e riquezas. O que a maldio trouxe 16 mulher, ele declarou: Multiplicarei grandemente o seu sofrimento na gravidez; com sofrimento voc dar luz filhos. Seu desejo ser para o seu marido, e ele a dominar. 17 E ao homem declarou: Visto que voc deu ouvidos sua mulher e comeu do fruto da rvore da qual eu lhe ordenara que no comesse, maldita a terra por sua causa; com sofrimento voc se alimentar dela todos os dias da sua vida. 18 Ela lhe dar espinhos e ervas daninhas, e voc ter que alimentar-se das plantas do campo. (Gnesis 3: 16-18) Dificuldade em possuir a terra maldita a terra por sua causa Condio para dar fruto com sofrimento voc se alimentar dela todos os dias da sua vida Ela lhe dar espinhos e ervas daninhas Liberdade pela coroa Depois que Jesus foi trado, o condenaram injustamente. Satans, querendo zombar ainda mais de Jesus, colocou sobre Ele uma coroa de espinhos. Quando esta coroa traspassou suas tmporas, sangue comeou a brotar de sua cabea. medida que essas gotas de sangue tocaram a terra, a coroa que estava em poder do inimigo, a mesma que ele havia oferecido a Jesus ao tent-lo, e que pertenceu por um tempo a Ado, foi arrebatada das mos do diabo e Jesus a recuperou legitimamente. 9 e eles cantavam um cntico novo: Tu s digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto, e com teu sangue compraste para Deus gente de toda tribo, lngua, povo e nao. 10 Tu os constituste reino e sacerdotes para o nosso Deus, e eles reinaro sobre a terra. (Apocalipse 5:9-10) Bendita ser a terra pelo sangue de Jesus A terra te devolver seu fruto Aquele que cr em Jesus pode compreender que a recuperao da coroa por causa da justia de Jesus, lhe d o privilgio de conquistar a rea ministerial e tambm a poltica. No antigo testamento, algum que no fosse da tribo de Levi no poderia se quer pensar em exercer o ministrio sacerdotal. Mas Deus escolheu a Jesus, que era da tribo de Jud, e por causa dele se abriu um caminho novo. Cremos que os dias em que vivemos so os dias finais e no devemos permanecer indiferentes diante das grandes decises de suas naes, as quais se tomam do cenrio poltico. Aplicao Elabore uma lista das reas em sua vida em que voc havia perdido o mpeto e a fora de conquista; Inicie seu desenvolvimento reativando em sua vida a conquista nas diferentes reas (espiritual, emocional, familiar, social, poltica, profissional,)

Desate o poder do sangue que brotou por causa da coroa sobre sua vida e sua famlia. Estabelea metas de f e se lance a conquistar. Orao Por quanto derramaste Teu sangue, Senhor Jesus, por meio da coroa de espinhos, bendita a terra por Tua causa. Ordeno aos espinhos e os abrolhos de minha vida e minha famlia que caiam nas profundezas do mar; declaro que hoje est trocada a maldio de minha terra, a herana de minha famlia, pela beno em Cristo Jesus. (inspirado no livro: El Poder De La Sangre de Jesus do Pr. Csar Castellanos) O terceiro derramamento do Sangue de Jesus garante a cura e a libertao da nossa mente. QUARTO DERRAMAMENTO DE SANGUE: A IDENTIDADE Quando realmente compreendermos quem somos, em todas as reas de nossas vidas seremos mais produtivos. (Gnesis 1:26) Ento disse Deus: Faamos o homem nossa imagem, conforme a nossa semelhana. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do cu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao cho. O Plano de Deus ao nos formar, foi para que fssemos conforme sua imagem e semelhana. Podemos definir imagem como sendo a figura, a representao, semelhana e aparncia de algo; o conjunto de traos que caracterizam uma pessoa diante da sociedade. Para semelhana, podemos definir como comparao, semelhana entre duas coisas; figura que consiste em comparar expressamente uma coisa com a outra. Ou seja, Deus nos fez para sermos a representao aqui na terra do que Ele . Nos formou de tal forma que em ns estivesse presente aspectos que caracterizam o prprio Deus, como por exemplo o domnio sobre as demais espcies, a capacidade para criar, dar nomes s coisas, reproduzir-se, abenoar. A distoro da imagem Essas caractersticas fizeram do homem exatamente aquilo que Satans desejava ser, de modo que seu plano ento passou a ser em ferir cada pessoa antes mesmo que venha nascer nesse mundo, com o objetivo de causar distores na imagem de cada um, e com isso, conseguir que no ocupemos o lugar que nosso por direito. Cada uma dessas feridas fazem com que as pessoas no venham querer a imagem que tm, e passam ento a ter a necessidade de buscar alguma outra identidade que, conforme os prprios pensamentos lhes satisfaam. Isso muito fcil de ser notado nos dias de hoje. A maioria das pessoas so guiadas por aquilo que aparente e se espelham na impresso que tm a respeito da vida de artistas, cantores, atletas, celebridades, personagens de TV e at mesmo em pessoas de outro sexo. Embora a sociedade de

modo geral no compreenda isso, os casos de homossexualismo so conseqncia de pessoas insatisfeitas com aquilo que realmente so, e acreditam que no outro sexo se identificam melhor. Muitos dizem que nasceram assim, quando na verdade nasceram perfeitas, pois Deus criou em perfeio o homem e a mulher. O Sangue que brotou do rosto de Jesus (Isaas 50:6) Ofereci minhas costas queles que me batiam, meu rosto queles que arrancavam minha barba; no escondi a face da zombaria e dos cuspes. (Mateus 26:62-68) Ento o sumo sacerdote levantou-se e disse a Jesus: Voc no vai responder acusao que estes lhe fazem? 63 Mas Jesus permaneceu em silncio. O sumo sacerdote lhe disse: Exijo que voc jure pelo Deus vivo: se voc o Cristo, o Filho de Deus, diga-nos. 64 Tu mesmo o disseste, respondeu Jesus. Mas eu digo a todos vs: Chegar o dia em que vereis o Filho do homem assentado direita do Poderoso e vindo sobre as nuvens do cu. 65 Foi quando o sumo sacerdote rasgou as prprias vestes e disse: Blasfemou! Por que precisamos de mais testemunhas? Vocs acabaram de ouvir a blasfmia. 66 O que acham? ru de morte!, responderam eles. 67 Ento alguns lhe cuspiram no rosto e lhe deram murros. Outros lhe davam tapas 68 e diziam: Profetize-nos, Cristo. Quem foi que lhe bateu? (Mateus 27:27-30) Ento, os soldados do governador levaram Jesus ao Pretrio e reuniram toda a tropa ao seu redor. 28 Tiraram-lhe as vestes e puseram nele um manto vermelho; 29 fizeram uma coroa de espinhos e a colocaram em sua cabea. Puseram uma vara em sua mo direita e, ajoelhando-se diante dele, zombavam: Salve, rei dos judeus! 30 Cuspiram nele e, tirando-lhe a vara, batiam-lhe com ela na cabea. O sangue que brotou do rosto de Jesus representa a contraposio rejeio; representa a nossa aceitao, mediante a vergonha, afronta e humilhao que Jesus sofreu quando arrancaram a sua barba. Este sangue nos fala que ainda que tenhamos sido rejeitados, o Senhor nos aceita; enquanto outros nos deram as costas, Ele nos d Seu rosto, se algum nos pisoteou, Ele nos levanta. A Rejeio Esta a arma que satans usa para corromper nossa imagem. Atravs da rejeio somos levados a no aceitar a maneira como somos. A rejeio pode nos alcanar das seguintes formas: No ventre materno, atravs de uma gravidez indesejada. Pais que no queriam ter filhos, ou queriam menina e veio menino; quando o pai no assume o filho, etc. Na infncia, por palavras negativas dos pais ou autoridades. Na adolescncia, quando no h aceitao em grupos de amigos, nos esportes e outras atividades, etc. Na juventude, atravs de relacionamentos danosos como amizades, namoro, etc.

Na idade adulta, por situaes no trabalho, na profisso, com o cnjuge, os filhos, etc. O que produz o sangue que brotou do rosto de Jesus Quando Cristo derramou o sangue que brotou de Seu rosto, Ele estava produzindo para ns aceitao, respaldo, fortaleza e valor. Entende que voc agora. Quando recebemos o Senhor Jesus em nosso corao, recebemos uma nova natureza, a de Filhos de Deus, criados a sua imagem, com todos os direitos de um filho (herana, autoridade e posio nos lugares celestiais) Pelo sangue que brotou do rosto de Jesus, voc pode restaurar sua imagem. Aceite o Esprito de adoo que o Senhor oferece e inicie uma nova etapa na sua vida. Creia que o Senhor Jesus j levou sua rejeio e dor, e voc pode ser uma pessoa feliz e cheia da vida de Deus. Comece a partir de hoje a se ver, chamar e comportar como um verdadeiro filho de Deus; mude sua maneira antiga de pensar e comece a ver-se como Deus te v. QUINTO DERRAMAMENTO DE SANGUE: A PRODUTIVIDADE Para cumprir o Seu propsito aqui na terra atravs de ns, Deus dotou-nos de um poder incalculvel atravs das mos. Nossas mos so muito importantes, pois com elas transmitimos a bno e a uno de Deus; elas so nossos instrumentos para fazer a obra. Muita coisa pode ser realizada atravs das mos, porm, devido s circunstancias dessa vida, nos desviamos do propsito de Deus. Entretanto, se retornarmos origem das coisas, encontraremos no livro de Gnesis alguns aspectos que nos levam a recuperar essa essncia. Ali descobrimos que as mos so utilizadas para criar, transmitir afeto atravs do abrao, do carinho; abenoar e transmitir o poder de Deus, de uno, de cura. Estamos vivendo o tempo de retomar a uno e desenvolver ao mximo os dons que o Senhor depositou sobre cada um. (Lucas 4:18-19) O Esprito do Senhor est sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperao da vista aos cegos, para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graa do Senhor O sangue que brotou das mos de Jesus nos fala a respeito da uno. Seu propsito ativar os dons de Deus em ns; a uno de Deus algo que nos dado para que os dons fluam permanentemente atravs de nossas vidas e da vida de nossos discpulos, e dinheiro algum pode compr-la. Entendendo o que uno A palavra uno significa a ao de ungir, untar, ou seja, cobrir com leo, que simboliza a presena e o poder do Esprito Santo. Portanto uno significa Graa e Comunho especial do Esprito Santo que move a alma virtude e perfeio. No conquistamos uno de qualquer forma, ela nos dada mediante a comunho com o Esprito Santo.

Entendendo o que dom Dom uma ddiva, um presente. uma graa especial ou habilidade para fazer algo; o bem natural ou sobrenatural que tem o cristo, que diz respeito a Deus, de quem o recebe. Deus quer restaurar e aperfeioar aquilo que j temos, que Ele j nos deu. O Sangue das mos de Jesus Jesus trazia em suas mos poder para curar e libertar. O inimigo cravou as mos de Jesus na cruz para deix-lo imvel, mas essas mos hoje esto sobre nossas vidas para levar-nos ao sobrenatural. Quando Jesus escolheu seus doze os enviou para suprir as necessidades das pessoas: curar enfermos, limpar leprosos, ressuscitar mortos, como de graa receberam, de graa deviam dar. Para que serve essa uno? Para abenoar e para que se transmita a outros poder para curar, limpar, abrir prises; Tambm serve para dar e fazer boas obras. Multiplique seus dons e talentos (Mateus 25:14-30) A cada pessoa Deus d habilidades especiais em diferentes reas (intelectual, manual, artstica, esporte etc.) Uns mais, outros menos, mas a todos Deus confiou talentos e espera que venhamos multiplic-los na medida em que foram entregues. nossa responsabilidade por todas nossas habilidades a servio do Senhor e fazer com que elas se multipliquem. Isso implica esforo, disciplina, preparao, perseverana, e sobre tudo disposio. Ao fazer isso voc provar de um fruto a cem por um. Quanto mais fazemos, mais somos capazes de fazer. Onde voc tem aplicado seus talentos? Ser que os tem enterrado? Podemos receber aplausos no mundo, mas nada se compara ao dom de Deus. (Gnesis 26:12) Isaque formou lavoura naquela terra e no mesmo ano colheu a cem por um, porque o SENHOR o abenoou. SEXTO DERRAMAMENTO DE SANGUE: O PROPSITO Todos ns fomos criados por Deus com um propsito perfeito e eterno. Devido as presses desse mundo, as muitas circunstncias que enfrentamos diariamente, ou at mesmo por nossa prpria ignorncia acabamos nos afastando do propsito de Deus. Porm o Senhor Jesus, pelo sangue que foi derramado de seus ps quando foi crucificado, restaurou o propsito de Deus para ns, e nos deu a oportunidade de trilhar um novo caminho. Precisamos buscar este propsito de Deus para nossas vidas, pois quando estamos no centro dele, nossa vida toma um novo rumo e todas as coisas se encaixam. O PROPSITO DE DEUS AO CRI-LO [Genesis 2:15] O Senhor Deus colocou o homem no jardim do den para cuidar dele e cultiv-lo.

Neste texto podemos notar que ao criar o homem, Deus o incumbiu de duas importantes responsabilidades: Cultivar o jardim, que significa produzir, dar frutos, e tambm cuidar do jardim, que consiste em guardar, defender, vigiar. Nossa prpria vida o bem mais valioso que Deus nos deu, e Ele nos criou para que por meio dela venhamos produzir, dar frutos. Mas acima de tudo precisamos guard-la, defend-la e vigiar para que nossa vida no venha ser roubada e conseqentemente destruda. Ir na direo do propsito de Deus comea em deixarmos de fazer aquilo que no certo. Para nos assegurarmos de que estamos fazendo o que correto, h alguns cuidados fundamentais: ESTAR NOS LUGARES CORRETOS Precisamos tomar muito cuidado com os lugares que freqentamos. Muitos problemas, Duvidas, equvocos que cometemos surgem por estarmos em lugares incorretos, onde h pecado, idolatria, etc. GUARDAR O TEMPO CORRETO A Bblia diz que h um tempo certo para cada coisa debaixo do cu. Deus tem o domnio de todas as coisas, e sabe, em sua oniscincia, o momento certo para todas as coisas. Somos livrados de situaes dolorosas como relaes emocionais prematuras, decises erradas, investimentos precipitados, quando entendemos este princpio e aprendemos a esperar o momento certo para todas as coisas PESSOAS CORRETAS A influncia que temos uns sobre os outros muito maior do que podemos imaginar. Nossos pensamentos, sentimentos e atitudes so sempre marcados de alguma maneira pelas pessoas com as quais nos relacionamos. Se algum convive com pessoas negativas, sua f reduzir; se convive com pessoas diligentes, certamente seus hbitos melhoraro. Estar ao lado de pessoas corretas fundamental para determinar o tipo de experincias que viveremos. APLICAO Por causa do sangue derramado por Jesus atravs de Seus ps, voc pode recuperar seu rumo. Sua vida tem um propsito especfico, e ao caminhar com Jesus voc poder alcan-lo. Nunca duvide que Jesus o nico caminho, e determine-se a seguir os passos de Jesus. STIMO DERRAMAMENTO DE SANGUE: A CONSAGRAO A lana que traspassou Jesus levando-o a derramar Seu sangue pela stima vez tocou o seu interior, para que por meio desse sangue, pudssemos receber cura em nosso interior.

As diferentes experincias que o ser humano enfrenta ao longo de sua vida, sem dvida, marcam positiva ou negativamente seu futuro e o de suas geraes. A soma dessas experincias determina a maioria das atitudes que cada um tem. O prprio Senhor Jesus durante sua permanncia na terra como homem teve que enfrentar muitas delas. No momento em que seu pai tem de tirar seus os olhos Dele, por causa do pecado da humanidade, quando o corao de Jesus no resiste mais e explode por causa de grande dor. Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste? Por que ests to longe de salvar-me, to longe dos meus gritos de angstia? 2 Meu Deus! Eu clamo de dia, mas no respondes; de noite, e no recebo alvio! 3 Tu, porm, s o Santo, s rei, s o louvor de Israel. 4 Em ti os nossos antepassados puseram a sua confiana; confiaram, e os livraste. 5 Clamaram a ti, e foram libertos; em ti confiaram, e no se decepcionaram. 6 Mas eu sou verme, e no homem, motivo de zombaria e objeto de desprezo do povo. 7 Caoam de mim todos os que me vem; balanando a cabea, lanam insultos contra mim, dizendo: 8 Recorra ao SENHOR! Que o SENHOR o liberte! Que ele o livre, j que lhe quer bem! 9 Contudo, tu mesmo me tiraste do ventre; deste-me segurana junto ao seio de minha me. 10 Desde que nasci fui entregue a ti; desde o ventre materno s o meu Deus. 11 No fiques distante de mim, pois a angstia est perto e no h ningum que me socorra. 12 Muitos touros me cercam, sim, rodeiam-me os poderosos de Bas. 13 Como leo voraz rugindo, escancaram a boca contra mim. 14 Como gua me derramei, e todos os meus ossos esto desconjuntados. Meu corao se tornou como cera; derreteu-se no meu ntimo. 15 Meu vigor secou-se como um caco de barro, e a minha lngua gruda no cu da boca; deixaste-me no p, beira da morte. 16 Ces me rodearam! Um bando de homens maus me cercou! Perfuraram minhas mos e meus ps. 17 Posso contar todos os meus ossos, mas eles me encaram com desprezo. 18 Dividiram as minhas roupas entre si, e lanaram sortes pelas minhas vestes (Salmo 22:1-18) Em geral, os grandes homens de Deus foram confrontados com a Cruz. Embora o sofrimento de Jesus tenha acontecido muitos anos depois de Davi, Deus tomou o esprito daquele rei e o transladou no tempo, levando-o a sentir tudo aquilo que Jesus iria padecer. Em cada palavra do Salmo 22 vemos refletida a dor, a angstia e a incerteza que Jesus sentiria enquanto estaria pendurado naquele madeiro. Neste Salmo, Davi nos fala a respeito das marcas que se produzem no corao humano quando seu clamor parece no ser ouvido. Esta foi tambm uma das batalhas que Jesus passou no momento de Sua crucificao, como relata o evangelho de Mateus 27:46 Por volta das 3 horas da tarde, Jesus bradou em alta voz: Elo, Elo, lam sabactni?, que significa Meu Deus, meu Deus, pq me abandonaste? Jesus clamou em aramaico, linguagem que usava quando criana. Ao mesmo tempo que isso era uma forma de comover o corao do pai, era

tambm o ensinamento de como importante retroagir infncia para curar aquelas feridas produzidas nessa etapa da nossa vida. Dentro desse clamor de Jesus vale a pena ressaltar os seguintes aspectos: POR QU? No como um questionamento da vontade de Deus, mas com um reflexo de um corao rasgado pelas circunstancias que manifestam angustia e desesperana. (v.1 Meu Deus, meu Deus! Por que me abandonaste?) Por que ests to longe de salvar-me, to longe dos meus gritos de angstia? Jesus esperava que o Pai viesse rpido em Sua ajuda e lhe desse uma total libertao, mas no foi o que aconteceu. Deus praticamente lhe deu s costas. Qualquer um poderia se perguntar porque o Pai no quis ajudar Seu prprio Filho. Precisamos entender que Jesus tinha renunciado a todos Seus privilgios para poder outorgar plena redeno humanidade. Na Cruz, Jesus representava toda a raa humana que se rebelou contra Deus; Ele havia assumido o pecado de todas as pessoas, no s daquela poca, mas de todos os tempos. E se h algo que Deus no pode ver o pecado; por esse motivo no teve outra opo a no ser afastar-se de Jesus. QUEM S TU? Tu s Santo, Rei digno de todo louvor e nossa confiana. (V 3-5 Tu, porm, s o Santo, s rei, s o louvor de Israel. Em ti os nossos antepassados puseram a sua confiana; confiaram, e os livraste. Clamaram a ti, e foram libertos; em ti confiaram, e no se decepcionaram) Deus estava acima de todas as coisas, livre de falhas ou pecados. QUEM SOU EU? Como um verme, nada frente grandeza e a Sua magnificncia (Vs. 6-7 Mas eu sou verme, e no homem, motivo de zombaria e objeto de desprezo do povo. Caoam de mim todos os que me vem; balanando a cabea, lanam insultos contra mim). As atitudes de outro ferem sua existncia (zombaria, crtica, questionamento, expresses negativas, etc.) PROFUNDA AFLIO A causa da opresso de seus inimigos sobre sua vida (Vs. 12-18 Muitos touros me cercam, sim, rodeiam-me os poderosos de Bas). Bas era uma regio frtil a leste do lago da Galilia, famosa pela criao de gado. Jesus podia ver como os demnios, com toda sua fria, vinham contra Ele como fortes touros de Bas, como lees famintos que abriam sua boca rugindo com toda a classe de palavras, procurando que fosse debilitado em sua f.

CONSEQUENCIAS DA AFLIO A Palavra, em Joo 19:28-37, relata a morte de Jesus, quando aps passar por horas de agonia, disse: est consumado e entregou o seu esprito; ou seja, tudo est completado, termina o sofrimento de Jesus e completa-se o plano de Deus. Jesus Cristo morre sem que nenhum de seus ossos tenha sido tocado, no quebraram suas pernas; mas em vez disso um dos soldados perfura o lado direito de Jesus com uma lana, do qual saiu gua e sangue ( comprovando q Jesus havia morrido ). Peritos dizem que quando a gua e o sangue se unem no corpo porque o corao da pessoa rompeu-se, explodiu. Foi to grande a angstia que Jesus sofreu na Cruz do Calvrio, que seu corao no pode resistir. Se voc um dos que diz: Meu corao est ferido, minha alma est em pedaos, as feridas so muito profundas; Jesus lhe diz hoje: filho, filha, meu corao explodiu para que o seu seja sarado, para que as suas emoes sejam restauradas. Volte-se para mim e Eu me voltarei para voc. Se voc retornar para mim, a partir de hoje sua vida ser completamente diferente. O que Jesus obtm na Cruz, atravs do sangue derramado de seu corao, a vitria sobre o adversrio quanto vida emocional de cada pessoa. Ele toma toda essa dor, a absorve e transplanta um novo corao capaz de expressar o louvor e adorao que Ele merece, e transmitir uma mensagem de salvao. Jesus entregou at a ltima gota de seu sangue para derrotar o inimigo que quer oprimir suas emoes. Deus confirma Seu amor condicional por voc desde sua concepo, desde antes mesmo de voc nascer, durante o nascimento, por todos os dias de sua vida, e frente toda adversidade. APLICAO Entregue os momentos de dor, aflio ao Senhor, pois o nico que pode livr-los Deposite toda sua confiana em Deus, atravs do louvor e da adorao. Anuncie a outros o que o Senhor tem feito por sua vida. MINISTRAO Ao derramar Seu sangue no momento em que foi traspassado, Jesus estava tomando toda aflio do homem. Abenoe as pessoas que lhe causaram este tipo de dor. Desate perdo sobre cada pessoa que tem ferido seu corao (Perdo uma deciso de vida. Pode no parecer lgico perdoar algum que nos traiu, feriu, difamou, insultou, mas um ato de f, pois da mesma forma que por Sua misericrdia o Senhor nos perdoou sem merecermos, esta mesma atitude Ele espera de ns)

Determine a no olhar para trs e trazer memria essas circunstncias. Deposite toda a sua confiana em Jesus. Anele um Esprito de reconciliao. Pea ao Senhor um corao de adorador. Bendiga a sua famlia. Pea graa para compartilhar a outros o amor e o cuidado do Senhor. Que o sangue absorva toda a dor e seja transformado em alegria.

ORAO SENHOR. hoje, em Nome de Jesus, eu decido perdoar todos aqueles que me ofenderam, porque pelo sangue de Jesus eu fui perdoado. Pelo sangue de Jesus fui redimido. Pelo sangue de Jesus as minhas emoes foram curadas. Deus me resgatou do poder do inimigo, Satans no tem poder sobre minha vida porque fui transladado para o Reino de Jesus Cristo; Pelo sangue de Jesus todos os meus pecados foram perdoados. Porquanto ando na luz, e tenho comunho com meus irmos, o Sangue de Jesus me limpa agora e continuamente de todo pecado; Pelo sangue de Jesus, fui justificado e Deus me v como se nunca tivesse pecado; O sangue de Jesus me santificou diante de seus olhos sou puro e santo. (inspirado no livro: El Poder De La Sangre de Jesus Pr. Csar Castellanos)

Anda mungkin juga menyukai