Anda di halaman 1dari 3

ARRENDAMENTO MERCANTIL (LEASING) - CONTABILIZAO O contrato de arrendamento mercantil, tambm denominado leasing, regulado pela Lei 6.

.099/1974, posteriormente alterada pela Lei 7.1 !/19" .

#O$#%&'O

#onsidera(se arrendamento mercantil o neg)cio *ur+dico reali,ado entre pessoa *ur+dica, na -ualidade de arrendadora, e pessoa .+sica ou *ur+dica, na -ualidade de arrendat/ria, e -ue ten0a por ob*eto o arrendamento de bens ad-uiridos pela arrendadora, segundo especi.ica12es da arrendat/ria e para uso pr)prio desta.

LEASING FINANCEIRO X LEASING OPERACIONAL

O leasing .inanceiro a opera13o de arrendamento mercantil -ue trans.ere ao arrendat/rio substancialmente todos os riscos inerentes ao uso do bem arrendado, como obsolesc4ncia tecnol)gica, desgastes, etc.

#on.orme disp2e o 5egulamento ane6o 7 5esolu13o !. 09/1996, do 8anco #entral 9artigos :; e 6;<, alterado pela 5esolu13o !.46:/199", considera(se arrendament mer!ant"# $"nan!e"r a modalidade em -ue=

& > as contrapresta12es e demais pagamentos pre?istos no contrato, de?idos pela arrendat/ria, se*am normalmente su.icientes para -ue a arrendadora recupere o custo do bem arrendado durante o pra,o contratual da opera13o e, adicionalmente, obten0a um retorno sobre os recursos in?estidos@ && > as despesas de manuten13o, assist4ncia tcnica e ser?i1os correlatos a operacionalidade do bem arrendado se*am de responsabilidade da arrendat/ria@ &&& > o pre1o para o e6erc+cio da op13o de compra se*a li?remente pactuado, podendo ser, inclusi?e, o ?alor de mercado do bem arrendado.

#onsidera(se arrendament mer!ant"# %era!" na# a modalidade em -ue=

& > as contrapresta12es a serem pagas pela arrendat/ria contemplam o custo de arrendamento do bem e os ser?i1os inerentes 7 sua coloca13o a disposi13o da arrendat/ria, n3o podendo o ?alor presente dos pagamentos ultrapassar 90A 9no?enta por cento< do custo do bem@ && > o pra,o contratual se*a in.erior a 7:A9setenta e cinco por cento< do pra,o de ?ida Btil econCmica do bem@ &&& > o pre1o para o e6erc+cio da op13o de compra se*a o ?alor de mercado do bem arrendado. &D > n3o 0a*a pre?is3o de pagamento de ?alor residual garantido.

LANAMENTOS CONT&BEIS 1. L%EF&$G H&$E$#%&5O Ie acordo com a $8# ' 10.!, na arrendat/ria, no contrato de leasing .inanceiro, o ?alor do bem arrendado integra o imobili,ado no ati?o permanente, em contrapartida ao ?alor total das contrapresta12es e do ?alor residual -ue de?e ser registrado no passi?o. I%J5%#&EKLO E deprecia13o do bem arrendado na modalidade de leasing .inanceiro de?e ser consistente com a deprecia13o aplic/?el a outros ati?os de nature,a igual ou semel0ante.

%$#E5GO H&$E$#%&5O E EJ5OJ5&E5

E di.eren1a entre o ?alor total das contrapresta12es, adicionado do ?alor residual, e o ?alor do bem arrendado, de?e ser registrada como encargo .inanceiro a apropriar em conta reti.icadora das contrapresta12es e do ?alor residual.

O pagamento antecipado do ?alor residual de?e ser considerado como uma contrapresta13o, sendo(l0e atribu+do tratamento semel0ante.

EJ5OJ5&EKLO IO %$#E5GO H&$E$#%&5O M%$FEL

O encargo .inanceiro de?e ser apropriado ao resultado, de acordo com o regime de compet4ncia, a dbito da conta de despesa .inanceira e a crdito da conta de encargos .inanceiros a apropriar.

!. L%EF&$G OJ%5E#&O$EL

Es opera12es de arrendamento operacional, por serem em modalidade em -ue o bem arrendado proporciona a utili,a13o dos ser?i1os sem -ue 0a*a comprometimento .uturo de op13o de compra ( caracteri,ando(se, essencialmente, como uma opera13o de aluguel ( n3o de?em integrar as contas do balan1o patrimonial.

Es obriga12es decorrentes do contrato de arrendamento operacional n3o de?em integrar as contas do passi?o circulante ou e6ig+?el a longo pra,o, e6ceto pela parcela de?ida no m4s.

Es despesas de?em ser recon0ecidas no resultado pelo critrio pro rata dia, em .un13o da data de ?encimento das contrapresta12es, mediante a utili,a13o do mtodo linear, obser?ada a compet4ncia. #O$HL&'O %$'5% $O5ME H&F#EL % #O$'N8&L O artigo 1: da Lei 6.099/1974 determina -ue o bem integrar/ o ati?o da arrendat/ria por ocasi3o do e6erc+cio da op13o de compra. %sta norma con.lita com o disposto na $8# ' 10.! ( subitem 10.!.!.1, -ue estipula -ue o ?alor do bem arrendado 9na modalidade de leasing .inanceiro< integra o imobili,ado no ati?o permanente da arrendat/ria, */ a partir da contrata13o. E interpreta13o -ue o artigo 1: da Lei 6.099/1974 se aplica somente 7 modalidade de arrendamento operacional, e n3o a de arrendamento .inanceiro, */ -ue neste Bltimo a op13o de compra normalmente estipulada no contrato de .orma compuls)ria 9permitindo, assim, -ue a contabili,a13o no imobili,ado se processe no ato da contrata13o<. Jara maiores detal0amentos e e6emplos de contabili,a13o, acesse o t)pico E55%$IEM%$'O M%5#E$'&L 9L%EF&$G< ( #O$'E8&L&OEKLO, no Guia #ont/bil On Lin

Anda mungkin juga menyukai