Anda di halaman 1dari 4

Nota Fiscal de Servios Eletrnica NFS-e

Verso do Manual: 5.4

pg. 84

possvel efetuar a consulta selecionando o perodo desejado, desde que no superior ao prazo decadencial, na forma da lei. Caso este campo no seja selecionado, o sistema assume o ms em referncia como padro.

Consultar por CPF, CNPJ, Nome ou Razo Social Se o prestador de servios indicar o CPF/CNPJ de determinado tomador de servios, poder selecionar as NFS-e emitidas ou os crditos gerados para tal tomador. Se o prestador de servios indicar o CNPJ de pessoa jurdica que lhe prestou servios, poder selecionar as NFS-e ou os crditos recebidos de tal prestador. Este campo no obrigatrio. Caso no seja selecionado, o sistema apresenta o universo dos prestadores ou dos tomadores que emitiram ou receberam NFS-e no perodo selecionado.

Imprimir ou enviar uma NFS-e por e-mail Exportar em arquivos as NFS-e emitidas ou recebidas

7.3. Cancelamento da NFS-e


Para cancelar uma NFS-e emitida, acesse o menu Consulta de NFS-e, faa o seu filtro e clique no BOTO NFS-e EMITIDAS.

Clique para selecionar as NFS-e a serem canceladas.

Nota Fiscal de Servios Eletrnica NFS-e

Verso do Manual: 5.4

pg. 85

Campo Situao

As NFS-e emitidas sero apresentadas. Selecione a NFS-e e clique em Cancelar na Coluna Status. Campo Situao: Normal: ser necessrio primeiramente cancelar a guia de pagamento, para depois cancelar a NFSe (Caso a NFS-e tenha sido emitida com a opo ISS Retido, o prprio tomador dever efetuar o cancelamento da guia); Normal CANCELAR: para cancelar a NFS-e, basta clicar em CANCELAR; Substituda: esta NFS-e foi cancelada por meio do procedimento de substituio.

Observaes: Prazo mximo para cancelamento eletrnico de notas

O contribuinte ter um prazo de 180 dias contados a partir da data de emisso da nota fiscal para cancelar uma nota fiscal no paga. Aps este prazo, o cancelamento eletrnico no ser permitido e dever ser feito por meio de processo administrativo, conforme descrito nas pginas seguintes. Impedimento de cancelamento de NFS-e pelo no pagamento dos servios prestados

O fato gerador do ISS a prestao do servio. Caso tenha sido emitida uma NFS-e para um servio efetivamente prestado, o ISS ser devido e no ser possvel seu cancelamento simplesmente pelo motivo do servio no ter sido pago pelo tomador.

Nota Fiscal de Servios Eletrnica NFS-e

Verso do Manual: 5.4

pg. 86

Impedimento de cancelamento de NFS-e bloqueada

Os bloqueios contra o cancelamento da NFS-e so resultado de aes dos contribuintes, tomadores ou da prpria administrao. Aparecer a seguinte mensagem de bloqueio quando da solicitao de cancelamento de nota fiscal bloqueada: Nota no pode ser cancelada. Ver detalhes no Manual.. Carta de Correo

permitida a utilizao de carta de correo, para regularizao de erro ocorrido na emisso de NFS-e, desde que o erro no esteja relacionado com: As variveis que determinam o valor do imposto tais como: base de clculo, alquota, valor das dedues, cdigo de servio, diferena de preo, quantidade e valor da prestao de servios; A correo de dados cadastrais que implique qualquer alterao do prestador ou tomador de servios; O nmero da nota e a data de emisso; A indicao de iseno ou imunidade relativa ao ISS; A indicao da existncia de ao judicial relativa ao ISS; A indicao do local de incidncia do ISS; A indicao da responsabilidade pelo recolhimento do ISS; O nmero e a data de emisso do Recibo Provisrio de Servios RPS. NFS-e em parcelamento

No possvel cancelar NFS-e que estejam selecionadas para parcelamento de dbitos tributrios (PAT ou PPI). Ateno: Eventual utilizao indevida da carta de correo, em desacordo com o previsto na legislao municipal, ser desconsiderada pela Secretaria Municipal de Finanas. Para mais informaes sobre como utilizar a carta de correo, consulte este manual na seo relativa Carta de Correo. Cancelamento de NFS-e antes do pagamento do Imposto

A NFS-e poder ser cancelada pelo emitente, por meio do sistema, antes do pagamento do Imposto. Caso a guia de recolhimento j tenha sido emitida, faz-se necessrio o cancelamento da referida guia para que seja possvel o cancelamento da NFS-e. Se a NFS-e j estiver sido includa em uma guia de recolhimento j emitida, o Status da NFS-e aparecer como Normal. Efetue o cancelamento da referida guia para que seja possvel o cancelamento da NFS-e. Ateno: Caso a NFS-e tenha sido emitida com a responsabilidade pelo recolhimento pelo tomador de servios (opo ISS Retido), o prprio tomador dever efetuar o cancelamento da guia.

Cancelamento de NFS-e aps o pagamento do Imposto

Aps o pagamento do Imposto, a NFS-e somente poder ser cancelada por meio de processo administrativo. a) Cancelamento de NFS-e: o servio no foi prestado Caso o ISS j tenha sido recolhido pelo prestador de servios, mas no tenha ocorrido a efetiva prestao do servio, o processo administrativo solicitando o cancelamento da NFS-e e a restituio do ISS dever ser autuado com os seguintes documentos: Os pedidos de restituio de tributos mobilirios devem ser dirigidos ao Diretor da Diviso de Fiscalizao do Setor de Servios, anexando os seguintes documentos:

Nota Fiscal de Servios Eletrnica NFS-e


Verso do Manual: 5.4

pg. 87

Requerimento do interessado, constando o nome ou razo social, nmero de inscrio no CCM, nmero de inscrio no CNPJ ou CPF, endereo completo, telefone para contato, exposio clara do pedido e todos os elementos necessrios sua prova; Atos constitutivos da pessoa jurdica e ata de eleio do representante legal ou documento equivalente; RG e CPF do signatrio; Identificao da NFS-e a ser cancelada; Caso a restituio seja referente ao ISS prprio, apresentar declarao de terceiro (tomador do servio) que autorize o prestador do servio a pleitear a restituio, nos termos do artigo 166 do Cdigo Tributrio Nacional CTN. Esta declarao dever ser assinada, com firma reconhecida pelo tomador do servio pessoa fsica ou, caso seja pessoa jurdica, pelo representante legal ou procurador, e vir acompanhada do contrato social ou estatuto onde constem os poderes do signatrio da declarao; -Caso a declarao seja referente ao ISS responsvel tributrio, apresentar declarao de terceiro (prestador do servio) que autorize o tomador do servio a pleitear a restituio, nos termos do artigo 166 do Cdigo Tributrio Nacional CTN. Esta declarao dever ser assinada, com firma reconhecida pelo prestador do servio pessoa fsica ou, caso seja pessoa jurdica, pelo representante legal ou procurador, e vir acompanhada do contrato social ou estatuto onde constem os poderes do signatrio da declarao.

b) Cancelamento de NFS-e: emitida com dados incorretos Inicialmente lembramos que na emisso da NFS-e, ao se indicar um n de CNPJ referente a um tomador de servio com inscrio ativa na base de dados do Cadastro de Contribuintes Mobilirios CCM, o sistema no permite alterar os dados na NFS-e. Portanto nesta situao no h que se falar em cancelamento de NFS-e. Ressalvado o disposto, o prestador de servios dever emitir uma NFS-e em substituio NFS-e emitida incorretamente. A substituio poder ser feita no sistema da NFS-e, conforme descrito no item 5.6 deste Manual. Observar que a data de emisso dever observar a data da ocorrncia do fato gerador. Aos pedidos de restituio de tributos mobilirios devem ser anexados os seguintes documentos: Requerimento do interessado, constando o nome ou razo social, nmero de inscrio no CCM, nmero de inscrio no CNPJ ou CPF, endereo completo, telefone para contato, exposio clara do pedido e todos os elementos necessrios sua prova; Atos constitutivos da pessoa jurdica e ata de eleio do representante legal ou documento equivalente; RG e CPF do signatrio; Relao da NFS-e a ser cancelada bem como da NFS-e que a substituiu; Sendo o caso, o prestador de servios poder solicitar a apropriao do pagamento efetuado para a NFS-e a ser cancelada na NFS-e que a substituiu.

Cancelamento de NFS-e emitida no ms anterior

Exemplo: Uma NFS-e foi emitida no dia 20/09. No dia 04/10 constatou-se que a mesma foi emitida incorretamente, sendo necessrio seu cancelamento e posterior substituio por outra NFS-e. O contribuinte, neste caso, dever: 1) Cancelar a respectiva NFS-e (verificar se existe guia de recolhimento); 2) Emitir um RPS com data retroativa do dia 20/09, desta vez com os dados corretos; 3) Efetuar uma nova converso de RPS em NFS-e, utilizando o RPS com os dados corretos. No formulrio da NFS-e preencha o campo "n do RPS", "Srie do RPS" e "Data de Emisso do RPS" com os dados do RPS. Para converso em lote, consulte o item 14 do manual de acesso ao sistema da NFS-e para pessoas jurdicas.

Anda mungkin juga menyukai