Anda di halaman 1dari 7

Pierre Lvy: as novas tecnologias e a virtualizao do mundo humano

Gustavo Griebler1 Faculdade Trs de Maio SETREM Avenida Santa Rosa, 2.405 98.910-000 Trs de Maio RS Brasil
gustavogriebler@gmail.com
1

Abstract. This article aims to bring a theoretical discussion about the major works of one of today's thinkers and enthusiastic of the integration of Information and Communication Technologies in the human world, the philosopher Pierre Lvy. Resumo.O presente artigo tem por objetivo trazer uma discusso terica acerca das principais obras de um dos pensadores atuais e entusiasta da insero das Tecnologias da Informao e da Comunicao no mundo humano, o filsofo Pierre Lvy.

1. Introduo A incorporao das TICs ao mundo humano


No podemos mais tratar as Tecnologias da Informao e da Comunicao (TICs) como recursos, artefatos, ferramentas, entre outros, e sim como estando incorporadas ao mundo humano. Estamos conectados o tempo todo, seja por computador de mesa, notebook, laptop, palmtop, smartphone, celular, tablet, etc. As Tecnologias da Informao e da Comunicao fazem parte de nossa vida, assim como outros itens que so essenciais para a nossa manuteno em uma sociedade civilizada e globalizada. Afinal:
Considerar o computador apenas como um instrumento a mais para produzir textos, sons ou imagens sobre suporte fixo (papel, pelcula, fita magntica) equivale a negar sua fecundidade propriamente cultural, ou seja, o aparecimento de novos gneros ligados interatividade. O computador , portanto, antes de tudo um operador de potencializao da informao (LVY, 1996, p. 41).

Concordamos com Lvy que no podemos tratar as ferramentas como extenses ou continuaes do corpo humano, ideia levantada por Marshall McLuhan e Andr Leroi-Gourhan. Temos de trat-las como virtualizao de uma determinada ao, ou seja, no final das contas, incorporadas ao mundo humano.
Voc pode dar pedras talhadas a seus primos. Pode produzir milhares de bifaces [slex cortado dos dois lados]. Mas lhe impossvel multiplicar suas unhas ou emprest-las a seu vizinho. Mais que uma extenso do corpo, uma ferramenta uma virtualizao da ao. O martelo pode dar a iluso de um prolongamento do brao; a roda, em troca, evidentemente no um prolongamento da perna, mas sim a virtualizao do andar (LVY, 1996, p. 75).

2. O iderio de Pierre Lvy


Pierre Lvy defende a difuso das tecnologias nas mais diversas reas do conhecimento humano. um grande entusiasta da rea e suas teorias tm se confirmado na prtica. Conhecidas obras suas so: A Mquina Universo, Cibercultura, As Tecnologias da Inteligncia, A Ideografia Dinmica, A Inteligncia Coletiva, As rvores de Conhecimentos, O que o virtual?. Inicialmente apresentamos o que ele pensa a respeito do papel da Informtica e das tcnicas de comunicao de base numrica, no como substitutivos do homem, mas como favorecimento construo de coletivos inteligentes, com o desenvolvimento e alargamento mtuo das potencialidades sociais e cognitivas de cada um (LVY, 1994). Lvy dedica uma obra sua inteiramente questo da inteligncia coletiva. Em suas palavras, ela uma inteligncia globalmente distribuda, incessantemente valorizada, coordenada em tempo real, que conduz a uma mobilizao efetiva das competncias (LVY, 1994, p. 38). O filsofo trabalha muito com a questo social, a coletividade das pessoas, dizendo que ningum detm todo o conhecimento, mas todos sabem alguma coisa, residindo ento todo o saber na humanidade. A Inteligncia Coletiva no objetiva fazer uma fuso das inteligncias individuais, mas sim fazer crescer, diferenciar e reflorescer mutuamente cada singularidade de cada indivduo (LVY, 1994).
No espao que emana da inteligncia coletiva encontro, assim, o outro humano, j no como um corpo de carne, uma posio social, um proprietrio de objetos, mas como um anjo, uma inteligncia em ao em ao para ele, mas em potncia para mim. Se ele nunca aceitar revelar a sua face de luz, quando eu descobrir o corpo anglico do outro contemplarei a sua vida no conhecimento ou no seu conhecimento da vida, na projeo do seu mundo subjetivo no cu imanente do intelecto coletivo. Ora eu no sei o que ele sabe, os nossos futuros diferem, ele tem neste espao uma figura de desejo singular, incomparvel: o seu corpo anglico revela-mo como enigma e alteridade (LVY, 1994, p. 134-135).

Um conceito que o filsofo africano (Pierre Lvy nasceu na Tunsia) traz tambm em sua obra a questo da desterritorializao. Como referido anteriormente, com o saber no fechado em si, difundindo-se por metstase, o ciberespao tornar -se-ia o espao mvel das interaes entre conhecimentos e conhecedores de grupos inteligentes desterritorializados (LVY, 1994, p. 39). Para melhor situar sua posio, na pgina 85 do livro A Inteligncia Coletiva, Lvy questiona o fato da no utilizao das capacidades de aprendizagem cooperativa:
Depois de as nossas sociedades terem sentido os poderes crticos e desterritorializantes dos meios de comunicao clssicos, porque no experimentaro as capacidades de aprendizagem cooperativa, de formao e de reconstituio do tecido social, capacidades essas que contm em si os dispositivos de comunicao para uma inteligncia coletiva? (LVY, 1994, p. 85).

Lvy compara o intelecto coletivo a uma espcie de sociedade annima, na qual cada acionista contribui com seus mais variados conhecimentos adquiridos durante sua

vida. Este coletivo inteligente no limita as inteligncias individuais, pelo contrrio, elas so exaltadas e lhes so abertas novas possibilidades. Para ilustrar melhor esta questo da inteligncia coletiva, valemo-nos da WWW, World Wide Web, Rede de Alcance Mundial, que se configura como o meio mais popular de acesso Internet e disseminao de informaes. Ela , segundo Lvy (1996, p. 114), um tapete de sentido tecido por milhes de pessoas e devolvido sempre ao tear. Da permanente costura pelas pontas de milhes de universos subjetivos emerge uma memria dinmica, comum, objetivada, navegvel. Outra questo que o filsofo levanta o sempre estar ativo da inteligncia coletiva. Enquanto algum est dormindo, doente, cansado ou de frias, outro est acordado, so, disposto ou na ativa, fazendo com que o coletivo nunca pare (LVY, 1994). Dessa forma, no sei, mas o outro sabe. Todos os outros. Cada um sabe, cada um traz ao saber sua parcela incomparvel (LVY; AUTHIER, 1995, p. 102). Assim sendo, o mundo virtual constantemente iluminado, animado pelas chamas de inteligncias vivas. Unindo milhares de luzes intermitentes, obtm-se uma iluminao coletiva que nunca deixa de brilhar (LVY, 1994, p. 141).
[...] ao considerar um espao dos conhecimentos no qual todos os indivduos possuem zonas de competncias, cada um pode se definir a partir de sua prpria mestria. Essas zonas se tornam ilhas de confiana e servem de base para a explorao e a apropriao de novos conhecimentos. O indivduo no mais marcado a partir do que ele no sabe (atitude que tende a exclu-lo), mas a partir do que sabe. Esse reconhecimento instaura uma dinmica psicolgica e social positiva a partir da qual o excludo pode definir um projeto de formao, primeiro passo em direo insero (LVY; AUTHIER, 1995, p. 152).

O que potencializa esta inteligncia coletiva em grande parte o fato de podermos produzir em qualquer lugar, no ficando preso a um nico local, como um computador em um escritrio, apesar de esse ser um dos principais meios de produo. Exemplos citados so a televiso no bolso, o computador na pasta, o telefone no carro. Assim sendo, como nas palavras de Lvy (1994, p. 218), a distncia no nada e a velocidade tudo. Caminhando para uma concluso acerca de todas as discusses deste livro, Lvy afirma que no habitamos somente um espao fsico. Vivemos tambm um espao afetivo, esttico, social, histrico. O filsofo apresenta dois exemplos:
A minha vizinha do lado, com quem no fao mais do que trocar bons-dias e boas-noites, encontra-se perto de mim no espao-tempo comum. Mas ao ler um livro de um autor morto h trs sculos, posso estabelecer com ele, no espao dos signos e do pensamento, uma relao intelectual bem mais forte. As pessoas que viajam de p comigo no metr esto mais afastadas de mim, num espao afetivo, do que a minha filha ou o meu pai, que se encontram a quinhentos quilmetros daqui (LVY, 1994, p. 180).

Em outro livro seu, intitulado As Tecnologias da Inteligncia, Lvy (1993) traz uma comparao entre enciclopdia fsica e virtual. Fisicamente, a procura torna-se difcil, pois a pessoa tem de virar pginas, percorrer minuciosamente com os olhos cada pargrafo, etc. Os volumes so pesados e imveis. Em contrapartida, o hipertexto, que

pode ser entendido como um conjunto de ns ligados por conexes, dinmico e encontra-se sempre em movimento.
Com um ou dois cliques, obedecendo por assim dizer ao dedo e ao olho, ele mostra ao leitor uma de suas faces, depois outra, um certo detalhe ampliado, uma estrutura complexa esquematizada. Ele se redobra e desdobra vontade, muda de forma, se multiplica, se corta e se cola outra vez de outra forma. No apenas uma rede de microtextos, mas sim um grande metatexto de geometria varivel, com gavetas, com dobras. Um pargrafo pode aparecer ou desaparecer sob uma palavra, trs captulos sob uma palavra do pargrafo, um pequeno ensaio sob uma das palavras destes captulos, e assim virtualmente sem fim, de fundo falso em fundo falso (LVY, 1993, p. 41).

As trs tecnologias que o filsofo africano descreve so a fala, a escrita e o virtual. Ele tambm chama estas trs tecnologias de trs polos do esprito, denominandoos respectivamente de oralidade primria, escrita e informtico-meditico (LVY, 1993). A ordem cronolgica das tecnologias foi fala, escrita e virtual, mas todas continuam coexistindo, de forma que o virtual precisa da fala e da escrita, a escrita necessita da fala e se potencializa tambm no virtual, e a fala ganha terreno tambm na escrita e no virtual. Neste mesmo livro, Lvy comenta de Douglas Engelbart, que trabalhara em um sistema de radar na Segunda Guerra Mundial, sistema este que implica na interao entre homem e tela. Mais tarde, vendo modelos primeiros de computador, que eram alimentados por cartes perfurados e dando como sada listagens, ele teve a viso para o futuro de pessoas ao redor da grande mquina, de homens diante de telas falando com as imagens animadas de interlocutores distantes, ou trabalhando em silncio frente a telas onde danavam smbolos (LVY, 1993, p. 51).
No prolongamento de uma longa evoluo cultural que comea com as primeiras palavras articuladas pelos Neandertais, ele via no computador um instrumento adequado para transformar positivamente, para aumentar segundo suas prprias palavras o funcionamento dos grupos (LVY, 1993, p. 53).

Em As Tecnologias da Inteligncia, Lvy ataca fortemente o conceito de que os meios de comunicao sejam prolongamentos do olho ou do ouvido, o que defendido por Marshall McLuhan e Walter Ong. Para Lvy (1993, p. 172), o esprito humano no um centro organizador em torno do qual giram tecnologias intelectuais, como satlites a seu servio. Assim, a impresso prolongaria a viso, o rdio aumentaria a potncia de nossos ouvidos. Concordamos com esta informao ltima em partes, j que h de ser considerado tambm que o rdio potencializa nossa fala igualmente; falamos de um lado, a mensagem transmitida por um meio e chega at o ouvinte, do outro lado, que se vale de sua audio para escutar o som potencializado pela fala.
As tecnologias intelectuais situam-se fora dos sujeitos cognitivos, como este computador sobre minha mesa ou este livro em suas mos. Mas elas tambm esto entre os sujeitos como cdigos compartilhados, textos que circulam, programas que copiamos, imagens que imprimimos e transmitimos por via hertziana (LVY, 1993, p. 173).

Outro livro seu O que o virtual?. Nesta obra, Lvy (1996) nos diz que o termo virtual provm do latim medieval, significando fora, potncia. Assim sendo, o que

virtual existe em potncia, no em ato. O autor cita o exemplo de que a rvore est virtualmente presente na semente. Continua afirmando que em termos rigorosamente filosficos, o virtual no se ope ao real mas ao atual: virtualidade e atualidade so apenas duas maneiras de ser diferentes (LVY, 1996, p. 15). Para ele, a espcie humana existe a partir de trs processos de virtualizao: o desenvolvimento das linguagens, a multiplicao das tcnicas e a complexificao das instituies. Segundo Lvy (1996, p. 23), a inveno de novas velocidades o primeiro grau da virtualizao. Assim, dos unicelulares aos mamferos e aves, a melhoria da locomoo possibilitou a abertura, segundo Reichholf ( apud Lvy, 1996), de espaos mais vastos e possibilidades de existncia mais numerosas. A partir deste ponto da obra, o autor comea a trabalhar a ideia de telepresena, fazendo inicialmente um questionamento: A multiplicao dos meios de comunicao e o crescimento dos gastos com a comunicao acabaro por substituir a mobilidade fsica?. Lvy responde da seguinte forma: Provavelmente no, pois at agora os dois crescimentos sempre foram paralelos. As pessoas que mais telefonam so tambm as que mais encontram outras pessoas em carne e osso (LVY, 1996, p. 23). A respeito disso, podemos inferir que antes da inveno do telefone, bem como da multiplicao das formas de comunicao, os seres humanos somente tinham a possibilidade de visitar quem conheciam. Ou seja, no tendo contato com mais pessoas via recursos comunicacionais, o seu leque de relacionamentos era menor. Com a telepresena, emerge o conceito de ubiquidade, este conceito de estar aqui e l ao mesmo tempo graas s tcnicas de comunicao e de telepresena (LVY, 1996).
A projeo da imagem do corpo geralmente associada noo de telepresena. Mas a telepresena sempre mais que a simples projeo da imagem. O telefone, por exemplo, j funciona como um dispositivo de telepresena, uma vez que no leva apenas uma imagem ou uma (p. 29) representao da voz: transporta a prpria voz. O telefone separa a voz (ou corpo sonoro) do corpo tangvel e a transmite distncia. Meu corpo tangvel est aqui, meu corpo sonoro, desdobrado, est aqui e l. O telefone j atualiza uma forma parcial de ubiquidade. E o corpo sonoro de meu interlocutor igualmente afetado pelo mesmo desdobramento. De modo que ambos estamos, respectivamente, aqui e l, mas com um cruzamento na distribuio dos corpos tangveis (LVY, 1996, p. 28).

Em Cibercultura, Lvy comenta no incio da obra o segundo dilvio pelo qual a humanidade est passando, o das informaes. Esta expresso foi originalmente utilizada por Ascott, a fim de referir-se bomba das telecomunicaes que Einstein anunciou em uma entrevista nos anos 1950. Segundo o cientista, no sculo XX trs bombas explodiram: a demogrfica, a atmica e a das telecomunicaes. Esta ltima carrega consigo a caracterstica do aumento da quantidade dos dados disponveis, que se multiplicam enorme e rapidamente (LVY, 1997). Uma das principais responsveis, seno a principal, por este dilvio de informaes, a Internet. Lvy (1997) afirma que ela no se imobiliza no tempo, inchando-se, movendo-se e transformando-se constantemente. Entretanto, iluso

pensar que tudo est acessvel por causa do ciberespao 1, estando na verdade o todo fora do alcance. No resolveu o problema do dilvio colocando um espcime de cada espcie na sua arca. Para o ciberespao, a lgica no a mesma. Temos de construir zonas de familiaridade, deixando perto de ns o que nos interessa, pois impossvel abraar o todo j construdo. Lvy (1997) afirma que a grande arca pode ser substituda por uma flotilha de pequenas arcas, pequenas totalidades, segregadas por filtragem ativa, perpetuamente a serem recomeados pelos coletivos inteligentes que se cruzam, se chamam, se chocam ou se misturam nas profundas guas do dilvio informativo (p. 172). Outro ponto levantado por Lvy a ideia da substituio da amplitude fsica pela virtual. O autor trata isso como intil, ou seja, inexistente. O avano das comunicaes telefnicas no impediu que as pessoas se encontrassem fisicamente, j que nos valemos do telefone para marcarmos encontros. Os e-mails, na mesma linha, potencializam encontros em congressos, alm de servir para marcar reunies e viagens. Da mesma forma, a fotografia no substituiu a pintura, j que as pessoas continuam a visitar museus, exposies e galerias, alm de comprar obras para pendurar nas paredes de suas casas. Tambm o cinema no substituiu o teatro, j que este continua com seus autores, atores, salas, espectadores. A sociedade do conhecimento pede por uma maior variedade de coisas, mas no deixa de prestigiar a cultura tradicional. Por outro lado, a televiso afetou o cinema, segundo Lvy, mas no o aniquilou. As pessoas tm disposio filmes na televiso e tambm em DVDs, mas continuam indo ao cinema.
O desenvolvimento da telefonia arrastou a diminuio dos contatos face a face e uma recesso dos transportes? No. Muito pelo contrrio. Repitamos que o desenvolvimento do telefone e do automvel desenrolaram-se paralelamente e no em detrimento um do outro. Quantos mais postes de telefone se instalavam mais o trnsito urbano crescia. Existe certo uma relao de substituio visto que, se a rede telefnica da sua cidade sofresse uma avaria voc iria assistir provavelmente a uma multiplicao e a um acrscimo dos engarrafamentos (LVY, 1997, p. 233).

Nesta mesma linha de arguio, Lvy levanta a argumentao das pessoas que lem livros. Elas no esto diante de uma folha de celulose, mas em contato com um discurso, uma voz materializada no papel que fica para a posteridade mesmo aps a sua morte. Para melhor contextualizar esta ltima afirmao, a seguir Lvy comenta das sociedades de antes da escrita, em que o saber estava concentrado nas pessoas, sendo que quando alguma morria era como se uma biblioteca ardesse. Com a escrita, ocorre a materializao dessa verbalizao nos livros. Com a imprensa, o saber no est to somente no livro, mas na biblioteca. Um quarto momento o expresso pelo ciberespao, no qual as pessoas formam coletivos inteligentes em que o conhecimento se rearticula pelas suas aes. Em Cibercultura, Lvy tambm comenta da facilidade na transmisso de mensagens na atualidade. Pegando o exemplo do e-mail, podemos fazer um comunicado nico para dezenas, centenas ou milhares de pessoas ao mesmo tempo, sem a necessidade de estar telefonando uma a uma. Poderamos fazer isso tambm, j que o

Ciberespao pode ser entendido como um sinnimo de Internet.

telefone tambm est nossa disposio, representando um grande avano tcnico, mas consumiria muito mais trabalho e dinheiro.

3. Consideraes finais
A partir deste texto, no qual se traz as contribuies de Pierre Lvy no que tange virtualizao das aes no mundo humano, vislumbramos novos cenrios que se desenham com a crescente introduo das tecnologias no dia a dia das pessoas, que esto cada vez mais conectadas e necessitando dos recursos virtuais para realizar as suas atividades. Apesar da resistncia de sua utilizao em alguns campos do conhecimento humano, como por exemplo a educao por algumas pessoas, que podem ainda pensar erroneamente que as TICs iro aniquilar o professor e todo o tradicionalismo que se constituiu ao longo dos sculos, mas que em partes precisa ser revisto e readequado para os tempos contemporneos valendo-se das tecnologias que esto incorporadas ao mundo dos estudantes e professores, a insero das TICs tem tido um avano considervel, em especial na educao, constituindo-se como uma ferramenta a mais para o professor e para o estudante e ajudando a reorganizar alguns processos estagnados no tempo.

Referncias
Lvy, P. (1993), As tecnologias da inteligncia, Ed. 34. Lvy, P. (1994), A Inteligncia Colectiva: para uma antropologia do ciberespao, Instituto Piaget. Lvy, P. (1996), O que o virtual?, Ed. 34. Lvy, P. (1997), Cibercultura, Instituto Piaget. Lvy, P. and Authier, M. (1995), As rvores de conhecimentos, Escuta.

Anda mungkin juga menyukai