Anda di halaman 1dari 5

DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRNSITO DE ALAGOAS - DETRAN/AL QUESTES SOBRE MEIO AMBIENTE A falta de conservao e a desregulagem dos veculos: 1 2 3 4 apenas

contribuem para a poluio do solo. no agridem o meio ambiente. acarretam, nica e exclusivamente, o desgaste do veculo. contribuem, principalmente, para a poluio do ar e sonora.

O catalisador, dispositivo de controle de emisso de gases, conectado ao escapamento dos veculos, objetiva: 1 2 3 4 1 2 3 4 1 2 3 4 1 2 3 4 diminuir o rudo do motor. economizar combustvel. diminuir a emisso de gases. aumentar a potncia do motor. mantendo o silenciador em bom estado. regulando periodicamente o motor. instalando equipamentos no originais. utilizando livremente os dispositivos sonoros dos veculos. poeira. vapores. gases. gases e vapores. partculas de fumaa, somente. gases e vapor dgua. gases txicos, somente. gases e partculas de fumaa.

No caso de poluio sonora, os proprietrios de veculos podem reduzi-la:

O Cdigo de Trnsito Brasileiro especifica como poluentes do ar:

Aconselham-se instalar exaustores no interior de tneis muito longos porque a se acumulam:

Dos elementos abaixo jogados pelo condutor em via pblica, qual deles demora mais tempo para se decompor? 1 2 3 4 Plstico. Papel. Papelo. Fumo de cigarro.

Para solucionar o problema de diminuio de poluio atmosfrica nas cidades devido ao grande nmero de veculos em circulao, necessrio: 1 2 3 4 equipar os veculos com catalisadores eficientes, segundo as especificaes dos fabricantes. equipar os veculos com silenciadores eficientes. abastecer os veculos com combustvel aditivado. manter os veculos limpos e com a pintura conservada.

Nas reas urbanas, a fumaa preta emitida por veculos movidos a leo diesel um dos principais problemas ambientais porque: 1 2 3 4 contm gotculas respiratrias por seu alto teor de dixido de carbono. contm minsculas partculas inalveis de fuligem envolvidas por leo altamente txico. causa doenas respiratrias por seu alto teor de dixido de carbono. causa irritao nos olhos e lgrimas, levando perda progressiva da viso.

DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRNSITO DE ALAGOAS - DETRAN/AL QUESTES SOBRE MEIO AMBIENTE A retirada do catalisador original de um automvel: 1 2 3 4 1 2 3 4 1 2 3 4 1 2 3 4 1 2 3 4 1 2 3 4 1 2 3 4 1 2 3 4 diminui consumo do combustvel. melhora a qualidade dos gases do escapamento. proibida. possvel, desde que se instale a injeo eletrnica. dispersiva. visual. provocativa. deficiente. irritar e provocar mudanas de comportamento no motorista. intoxicar o ambiente. desviar a ateno de pedestres e motoristas. motoristas e pedestres circularem desordenadamente. agresso ao meio ambiente. normal ao meio ambiente. tolerado nos veculos automotores. considerado satisfatrio. obrigado s para alguns tipos de veculos. tolerado a todo condutor de veculo. dever de todo condutor de veculo. facultado a todo condutor de veculo. preservao da vida humana, levando em conta a qualidade de vida. preservao apenas do meio ambiente. somente desenvolvimento da rea urbana. conservao das vias pblicas. direta. indireta. inversa. transversal. Controle Nacional do Meio Ambiente. Conselho Nacional do Meio Ambiente. Controle Nacional da Amaznia. Controle Nacional dos Motoristas Automotivos.

O excesso de anncios afixados em pontos estratgicos uma poluio:

A poluio visual contribui para:

Conduzir veculo produzindo fumaa, gases ou partculas em nveis superiores aos fixados pelo CONTRAN :

Evitar a agresso ao ambiente provocado por motores e escapamentos desregulados :

O principal objetivo das leis ambientalistas :

A relao entre trnsito e poluio :

CONAMA :

DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRNSITO DE ALAGOAS - DETRAN/AL QUESTES SOBRE MEIO AMBIENTE fator de integrao entre trnsito e meio ambiente: 1 2 3 4 1 2 3 4 1 2 3 4 1 2 3 4 1 2 3 4 1 2 3 4 1 2 3 4 1 2 3 4 a observao e o registro dos elementos que compem o meio ambiente. as normas do Cdigo de Trnsito Brasileiro. as normas do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente). todas as alternativas esto corretas. uso inadequado do acostamento como lugar de descanso. excesso de velocidade e descaso sinalizao. relao trnsito e meio ambiente. mau planejamento de estradas. preservar o meio ambiente. usar o acostamento como lugar de descanso. conhecer bem as leis do trnsito. ter uma postura cordial. manter uma postura agressiva e individualista. ser indiferente aos danos da poluio. conhecer e respeitar as leis do trnsito. desconhecer as leis ambientalistas. alta incidncia de cncer. conflitos entre os transeuntes. acidentes de trnsito. danos ao acostamento. altamente perigoso ao homem e ao meio ambiente. pouco perigoso ao homem e ao meio ambiente. perigoso apenas ao homem. perigoso apenas ao meio ambiente. inofensiva natureza. produto da queima de combustveis. facilitada pela boa qualidade do combustvel. conseqncia de uma boa regulagem do motor. dos veculos movidos a diesel. dos veculos movidos a lcool. do desgaste dos pneus e dos freios dos veculos. todas as alternativas esto corretas.

A poluio atmosfrica, visual, sonora e de gases poluentes provocada pelo(a):

comportamento inadequado do condutor de veculo no trnsito:

Para assegurar um ambiente saudvel e seguro no trnsito, necessrio:

O condutor, ao dirigir fumando, pode causar:

O combustvel utilizado pelos motores dos veculos :

A emisso de gases txicos na atmosfera :

A fumaa, a poeira e a fuligem so provenientes:

DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRNSITO DE ALAGOAS - DETRAN/AL QUESTES SOBRE MEIO AMBIENTE O limite de altura do som da buzina ou de qualquer outro equipamento semelhante dos veculos automotores produzidos a partir de 01/01/99 de at: 1 2 3 4 200 (duzentos) decibis. 150 (cento e cinqenta) decibis. 104 (cento e quatro) decibis. no existe limite estabelecido.

O limite de altura do som da buzina ou de qualquer outro equipamento semelhante dos veculos automotores produzidos a partir de 01/01/02 de at: 1 2 3 4 1 2 3 4 1 2 3 4 100 (cem) decibis. 120 (cento e vinte) decibis. 93 (noventa e trs) decibis. acima de 130 (trezentos e trinta) decibis. de acordo com os padres e freqncias estabelecidas pelo CONTRAN. entre as vinte e duas e s seis horas. toque breve como advertncia ao pedestre ou a condutores de outros veculos. rpida sob qualquer pretexto. alta incidncia de tuberculose. pequenos problemas respiratrios. aumento do oznio da atmosfera. diminuio do oznio da atmosfera.

ilegal usar buzina na seguinte condio:

O efeito causado pelos gases provoca:

O condutor que usar o veculo para arremessar sobre os pedestres ou veculos, guas ou detritos, ser punido com: 1 2 3 4 infrao gravssima e penalidade multa. infrao leve e penalidade multa. infrao mdia e penalidade multa. no h punio.

Os carros dotados de alto-falantes, de trios eltricos e de outros veculos que produzem som ou barulho nas vias: 1 podem transitar livremente sem autorizao. 2 s podem transitar no horrio das 7h s 19h. 3 precisam de autorizao para esse fim, regulamentada por leis. 4 nenhuma das alternativas anteriores. O condutor que usar indevidamente, no veculo, aparelho de alarme ou que produza sons e rudos que perturbem o sossego pblico, em desacordo com normas fixadas pelo CONTRAN, comete infrao: 1 2 3 4 grave e penalidade multa. mdia, penalidade multa, apreenso e remoo do veculo. mdia e penalidade multa. gravssima, penalidade multa e apreenso do veculo.

O condutor que deixar de retirar todo e qualquer objeto utilizado para sinalizao temporria da via comete infrao: 1 2 3 4 grave e penalidade multa. mdia e penalidade multa. gravssima e penalidade multa. leve e penalidade multa. 4

DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRNSITO DE ALAGOAS - DETRAN/AL QUESTES SOBRE MEIO AMBIENTE Assinale a alternativa correta: 1 2 3 4 somente os veculos movidos gasolina provocam poluio no ambiente. os veculos movidos a lcool no poluem o ambiente. todos os veculos automotores so poluentes. somente os veculos movidos a diesel provocam poluio no ambiente.

Anda mungkin juga menyukai