Anda di halaman 1dari 4

Dignidade da pessoa humana: Consideraes preliminares _______________________________________________

Sumrio: 1.Introduo 2.Conceituao 3. A importncia da Doutrina de Imannuel Kant 4. Direitos fundamentais e Dignidade da pessoa humana.

1. Introduo
O princpio da dignidade da pessoa humana, que norteia a maioria dos ordenamentos jurdicos ocidentais (Yves Gandra da Silva, 2012. p.318) , possui o atributo de atribuir aos seres humanos um valor intrnseco a si mesmo, valor do qual no pode ser trocado, substitudo ou at mensurado. de extrema importncia para o nosso Direito hodierno, pois solidifica os direitos fundamentais do homem moderno e alm de nortear o nosso sistema jurdico, da qual tanto o Estado deve respeitar as condies mnimas de dignidade que um ser humano deve ter e tanto os particulares nas suas relaes sociais. Todos devem atentar para o respeito a esse ncleo intocvel e incondicional de todo ser humano. Como Afirma Ives Gandra da Silva Martins:

A dignidade essencialmente um atributo da pessoa humana: pelo simples fato de ser humano, a pessoa merece todo respeito independentemente de sua origem, raa, sexo, idade, estado civil ou condio social e econmica.(Cfr. Jornal Braziliense de 08-09-08. p.27)

Como bastante notvel, apenas o fato de ser humano nos d o direito de viver em dignidade, da portanto no podemos falar em indignidade da pessoa humana visto que esse conceito no fica condicionado a nenhuma relao extrnseca a ele pois a dignidade da pessoa humana inerente a todos os seres humanos. A partir disso podemos ver a extrema importncia do prncipio da dignidade da pessoa humana, pois possui um carter inerente, inseparvel, indissocivel do ser humano, como afirma Jos Afonso da Silva:

A dignidade da pessoa humana no uma criao constitucional, pois ela um desses conceitos a priori, um dado preexistente a toda experincia especulativa, tal como a prpria pessoa humana.

A partir de agora, discorreremos sobre os demais tpicos da dignidade da pessoa humana.

2. Conceito
Como todos os conceitos que se referem aos humanos, a dignidade da pessoa humano possuem carter plurvoco e existem resistncias na denominao de sua origem e at mesmo seu conceito, explicitaremos aqui algumas das afirmaes que so feitas das sua origens. Para alguns doutrinadores a religio crist foi a responsvel por reconhecer no homem um ncleo digno e intrnseco a ele mesmo, atravs do carter antropomorfista a dignidade da pessoa humana, ou seja, a crena de que homem criado a espelho e semelhana de Deus. Como mesmo pode afirmar Paulo Gustavo Gonet O cristianismo arca impulso, para o acolhimento da idia de uma dignidade nica do homem. Atravs da viso antropomorfista o homem adquiriu alto valor intrnseco. (PAULO GUSTAVO GONET. 2010. p.318). Embora essa concepo seja defendida por alguns, devemos lembrar que desde a poca da Grcia antiga j existiam crticas ao antropomorfismo . Na clebre frase de Xenofnes, filsofo pr-socrtico (1): "Se os bois e os cavalos tivessem mos e pudessem pintar e produzir obras de arte similares s do homem, os cavalos pintariam os deuses sob forma de cavalos e os bois pintariam os deuses sob forma de bois." Outra viso a de que aps a segunda guerra mundial, foi necessrio ver no homem um ncleo digno, aps as atrocidade que foram cometidas arbitrariamente contra os seres humanos, e por isso as declaraes universais de direitos humanos tiveram um importante papel na construo do princpio da dignidade da pessoa humana:
Os desastres humanos das guerras, especialmente aquilo que assistiu o mundo no perodo da Segunda Guerra Mundial, trouxe, primeiro, a dignidade da pessoa humana para o mundo da direito como contingncia que marcava a essncia do prprio sociopoltico a ser traduzido no sistema jurdico (ROCHA, 2004. p. 22/34).(6)

Essas duas so as principais vises sobre a origem da dignidade da pessoa humana, ainda correlato a isso existe a influncia da dignidade da pessoa

humana nos direitos fundamentais fazendo-se mister uma anlise mais apurada que ser feita nos prximos captulos.

3. A importncia da Doutrina de Imannuel Kant


Kant foi o primeiro terico a reconhecer que ao homem no se pode atribuir valor por que ele um valor em si mesmo. Para Kant, a dignidade da pessoa humana o valor de que se reveste tudo aquilo que no tem preo, impossvel de ser substitudo por um equivalente. A condio humana o suporte ftico necessro e suficiente a dignidade da, independente de qualquer tipo de reconhecimento social. [Incompleto.]

Bibliografia:
MENDES, GILMAR FERREIRA. COELHO, INOCENCIO MARTIRES. BRANCO, PAULO GUSTAVO GONET. CURSO DE DIREITO CONSTITUCIONAL. EDITORA SARAIVA, 2010.

ROCHA, Carmem Lcia Antunes Rocha. O Direito vida digna. Belo Horizonte: Editora Frum, 2004. Tratado de direito constitucional v.1/ Coordenadores Ives Gandra da silva Martins, Gilmar Ferreira Mendes, Carlos Valder do Nascimento. So Paulo. Saraiva: 2012

Referncias:
http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0613190_08_cap_02.pdf http://www.filosofia.com.br/historia_show.php?id=14 http://www.conjur.com.br/2009-jan23/importancia_principio_dignidade_humana_constituicao_88?pagina=3 http://jus.com.br/revista/texto/7069/a-dignidade-da-pessoa-humana-no-pensamento-de-kant

Anda mungkin juga menyukai