Anda di halaman 1dari 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAU DEPPARTAMENTO DE LETRAS - CCHL DISCIPLINA: LITERATURA NACIONAL III POESIA ROM PARN PROFESSOR: JEYMESON

DE PAULA VELOSO

ANLISE DA POESIA O VASO CHINS, DE ALBERTO DE OLIVEIRA.

DISCENTES:

FRANCISCA OLANE RODRIGUES DASILVA GLUCIA CASTRO AGUIAR

TERESINA/ 2014

Antnio Mariano Alberto de Oliveira (1857-1937), nascido em Saquarema Rio de Janeiro. Foi farmacutico, professor e poeta. No poema/ soneto proposto para anlise Vaso Chins o poeta expe a mgica e o amor com um vaso chins, utilizando assim, sua viso de poeta. Alberto de Oliveira transmite seu amor atravs dos ramos vermelhos, como sangra seu corao apaixonado. Vaso chins soneto parnasiano, cuja principal caracterstica a falta de temas ou ausncia de comprometimento social. Os parnasianos, em geral, acreditavam que a arte no deveria ter compromissos, o nico e verdadeiro compromisso privilegiando apenas a Esttica. Essa caracterstica to extrema que os poemas desse perodo tratam de assuntos considerados irrelevantes. Como a descrio de um vaso, uma parede ou qualquer outro objeto. O termo arte pela arte um princpio de crenas que defende a autonomia da arte, desligando-a de razes funcionais, pedaggicas ou morais e arte. Atualmente o este termo arte pela arte sinnimo de esteticismo. Em oposio a arte pela arte, tem-se arte engajada em que o artista usa seu talento, a partir de diferentes linguagens, para transmitir seus pensamentos, sua atitude pela arte ou a arte engajada, afirma Marcia. Para protestar contra algo que considera errado, ou ento como forma de denncia. Os artistas engajados se comportam como atores sociais ativos, ou seja, o autor no alienado dos problemas que afligem a humanidade de forma geral. A arte engajada reflete a realidade social, o tempo histrico em que produzida, a cultura de uma determinada comunidade lingustica. Picasso pintou um quadro Guernica sobre a guerra espanhola, protestando pela violncia do general Franco. No Brasil estilista Zuzu Angel usou sua arte, e as passarelas, para protestar contra o regime militar que matou seu filho.

VASO CHINS Alberto de Oliveira Estranho mimo aquele vaso! Vi-o, Casualmente, uma vez, de um perfumado Contador sobre o mrmor luzidio, Entre um leque e o comeo de um bordado. Fino artista chins, enamorado, Nele pusera o corao doentio Em rubras flores de um sutil lavrado, Na tinta ardente, de um calor sombrio. Mas, talvez por contraste desventura, Quem o sabe? de um velho mandarim Tambm l estava a singular figura. Que arte em pint-la! A gente acaso vendo-a, Sentia um no sei qu com aquele chim De olhos cortados feio de amndoa. Estrutura externa 1 Estrofe: O poeta trata o vaso como um ser sensvel que possui vida, apreciando como se fosse da famlia, e o deixa sobre uma mesa de mrmore junto a outros objetos preciosos. 2 Estrofe: O vaso provavelmente foi feito por um artista chins que estava muito apaixonado, e por isso pintou o vaso com um vermelho forte, conhecida como cor da paixo. 3 Estrofe: Mas talvez pelo modo de pintar, no fosse um artista especfico, e sim um simples funcionrio chins. 4 Estrofe: O autor descreve uma grande obra de arte, entretanto, no chega a ser uma obra que faa as pessoas se sentirem deslumbradas.

No poema suscitado, observa-se que o poeta parnasiano opta pela forma fixa de Soneto. Dois quartetos (estrofe com quatro versos) e dois tercetos (estrofe com trs versos). O soneto no somente um tipo de poema a mais, seno o nico tipo que tem nmero de versos absolutos (14 versos), resultando um intenso trabalho de adequao forma e ao contedo de estrutura como o soneto. Em relao mtrica ........................................................................As rimas alternadas nos dois quartetos (ABAB) e nos tercetos (ABA), ricas na distino da classe gramatical, vio-o (verbo + pronome) com luzidio (adjetivo).

Estranho mimo aquele vaso! Vi-o, Casualmente, uma vez, de um perfumado Contador sobre o mrmor luzidio, Entre um leque e o comeo de um bordado. Mas, talvez por contraste desventura, Quem o sabe? de um velho mandarim Tambm l estava a singular figura.

A A B A B A

Estrutura interna

H a predominncia de elementos descritivos em vez de narrativos; a descrio rigorosamente objetiva do vaso chins. O assunto so as pinturas que decoram um vaso chins e a interpretao que o poeta lhes d, sendo um poema exemplar da poesia parnasiana, com todas as caractersticas do Parnasianismo: o exotismo "estranho mimo", 1 verso; "corao doentio", 6 verso; "calor sombrio", 8 verso; "singular figura", 11 verso; "olhos cortados", 14 verso; a plasticidade, com seus efeitos poesia-pintura, presente em todo poema; as rimas ricas "vi-o", 1 verso: luzidio", 3 verso; "vendo-a", 12 verso / "amndoa", 14 verso), impassibilidade (no h sentimentalismo excessivo); preciso vocabular e sua correo gramatical; nfase no sensorial e suas sinestesias ("tinta ardente", 8 verso; "calor sombrio", 8 verso), e mesmo a necessidade e, ao mesmo tempo, certa impossibilidade de expressar algo ("sentia um no sei qu com aquele chim", 13 verso).

Linguagem potica No poema em questo, Alberto de Oliveira demonstra todo rigor formal de mestre do parnasianismo, e uma de suas maiores preocupaes enquanto parnasiano: So as inverses sintticas (hiprbato), como em "de um perfumado / contador sobre o mrmor luzidio". Ressalvar - se que no soneto Vaso chins no h juzos de valor a respeito do cotidiano ou da realidade. Alberto de Oliveira simplesmente , bem como os demais parnasianos, aliena-se propositadamente para fazer a poesia da arte pela arte, primor da forma.

Anda mungkin juga menyukai