Anda di halaman 1dari 55

Maria Fernanda de Moraes Borini

UNIES ESTVEIS PLRIMAS

ESCOLA PAULISTA DE DIREITO Especializao em Direito de Famlia e das Sucesses

So Paulo 2014

Maria Fernanda de Moraes Borini

UNIES ESTVEIS PLRIMAS

Monografia apresentada ao Curso de PsGraduao Lato Sensu,

especializao em Direito de Famlia e das Sucesses, como parte dos

requisitos para a obteno do ttulo de Especialista em Direito de Famlia e das Sucesses pela Escola Paulista de Direito (EDP).

Orientador: Professor Flvio Tartuce.

So Paulo 2014

Maria Fernanda de Moraes Borini

UNIES ESTVEIS PLRIMAS

Monografia apresentada Escola Paulista de Direito ( EPD), como parte dos requisitos para obteno do ttulo de Especialista em Direito de Famlia e das Sucesses.

Aprovado(a) com mdia________________________

So Paulo, 20 de Fevereiro de 2014

Banca Examinadora:

_________________________________________________ Prof. Orientador:

_________________________________________________ Prof. Orientador:

_________________________________________________ Prof. Orientador:

Dedicatria

Dedico aos meus queridos pais, famlia, namorado, amigos e professores meu Trabalho de Concluso de Ps-graduao, pois sem o apoio e a crena deles, nenhum dos meus sonhos teria se tornado realidade. Amor foge a dicionrios e regulamentos vrios (Carlos Drummond de Andrade).

Agradecimentos

Primordialmente, agradeo queles que me proporcionaram chegar at onde cheguei: meus pais. Seres esses que desde a infncia me deram condies de sonhar, alm de estarem sempre na retaguarda me transmitindo segurana. Hoje consigo concretizar aquele sonho de infncia, graas aos seus esforos. Obrigada por me darem bons exemplos e me fazerem uma vencedora. Levo comigo seu exemplo de educao, coragem, fora de vontade, persistncia e determinao.

No menos importante, agradeo aos meus familiares, que mesmo distncia, torciam de forma cega pela minha vitria.

Agradeo sem dvida aos colegas, que estiveram esses meses todos ao meu lado. Tempo este mais dividido com vocs do que com a prpria famlia.

Um agradecimento especial aos mestres, sem distino daqueles que me deram as primeiras matrias, as quais no pareciam fazer sentido algum com a advocacia que sonhava, at os especialistas que passaram tudo sobre sua rea. Sem dvida vocs foram preciosos para minha formao e o meu preparo para incio de carreira. Bem como meus mestres nos escritrios em que advoguei, que me ensinaram na prtica os mandamentos do Direito e todas as suas consequncias.

Meu ltimo agradecimento no menos importante que os demais. para o Professor Doutor Flvio Tartuce que me orientou nesse ltimo processo de psgraduao no Curso de Direito de Famlia e das Sucesses.

Resumo

BORINI, Maria Fernanda de Moraes. UNIES ESTVEIS PLRIMAS. 2014. 53 f. Trabalho de Concluso de Ps-graduao- Curso da Direito de Famlia e das Sucesses, So Paulo, 2014. O presente trabalho visa analisar e esclarecer uma das situaes que tem se tornado frequente em nosso Judicirio, a existncia de Unies Estveis plrimas. A matria ainda muito divergente no entendimento dos doutrinadores e juristas e por isso deve ser analisada com respeito e entendimento, visando sempre as melhores consequncias as partes envolvidas na relao. Falaremos sobre o surgimento das unies estveis na nossa legislao, seus avanos, at chegarmos s unies plrimas, as correntes de entendimento, direitos e deveres.

Palavras-chave:Unies Estveis, Unies Plrimas; Concubinato; Poliamorismo; Plurarismo familiar; Casamento; Monogamia.

Abstract

BORINI, Maria Fernanda de Moraes. MULTIPLE STABLE UNION . 2014. 53 f. Conclusion Work-Graduate Civil Law, Family anda Inheritance Law, So Paulo, 2014. The present work aims to analyze and clarify one of the situations that have become common in our judiciary, the existence of unions Stable plrimas. The matter is still much scope in understanding the legal scholars and jurists and therefore should be analyzed with respect and understanding, always seeking the best consequences the parties involved in the relationship. We'll talk about the emergence of stable marriages in our legislation, its progress, until we reach the multiple unions, current understanding, rights and duties.

Keywords: Stable Unions, Multiple Unions; Concubinage; Multiple family, Marriage, Monogamy.

SUMRIO

Dedicatria.................................................................................................................4 Agradecimentos.........................................................................................................5 Resumo .....................................................................................................................6 Abstract......................................................................................................................7 1 Introduo ............................................................................................................10 2 A Unio estvel ....................................................................................................11 2.1 Origem ..............................................................................................................11 2.2 Conceito.............................................................................................................13 2.3 Requisitos da unio estvel ..............................................................................14 2.4 Impedimentos para constitui unio estvel........................................................18 2.5 Deveres da unio estvel...................................................................................19 3. Diferena entre unio estvel, concubinato e poliamorismo

.................................................................................................................................20 4 Unies Estveis Plrimas......................................................................................24 4.1 Fato social .........................................................................................................24 4.2 Requisitos ..........................................................................................................26 4.3 Correntes ...........................................................................................................28 4.4 Principio da boa-f ............................................................................................30 4.5 Do no conhecimento das relaes de unio estveis plrimas e suas consequncias ........................................................................................................31 4.6 Do conhecimento das relaes de unio estveis plrimas e suas consequncias ........................................................................................................35 4.7 Efeitos especficos ........................................................................................... 42 4.7.1 Direito ao uso do

sobrenome...............................................................................................................42 8

4.7.2 Direito alimentos...........................................................................................43 4.7.3 Direito meao.............................................................................................46 4.7.4 Direito sucesso...........................................................................................47 4.7.5 direito previdencirio....................................................................................49 5. Concluso .......................................................................................................... 51 Referncias Bibliogrficas...................................................................................... 53

1 INTRODUO

O direito de famlia transforma-se buscando acompanhar a realidade da sociedade, e se adequar juridicamente para garantir a ordem pblica, uma vez que se trata de um ramo do direito civil em constante evoluo.

A famlia e a sociedade no so instituies estticas, vide ao longe dos sculos as significativas mudanas que tivemos nos modelos e conceitos de famlia.

Cada pas, cada cultura e sociedade buscam se adequar aos moldes estabelecidos se transformando at atingir o modelo conveniente para todos, e que hoje abrangido pelo nosso ordenamento jurdico.

A unio estvel um instituto muito antigo, porm no Brasil, s foi tutelado na Constituio Federal de 1988.

De l pra c passaram-se apenas 25 anos, e assim por ser tratar de um tema ainda novo, traz muitas discusses entre os juristas, doutrinadores e aplicadores do direto, por no possuir uma legislao clara no que se refere ao assunto.

relevante estudar e analisar tais questes relativas s unies estveis paralelas, uma vez que quando uma unio estvel se encontra em concomitncia com outra, tendo em ambas um mesmo companheiro, nem a doutrina nem a jurisprudncia conseguem solucionar com preciso as questes. Segundo o escritor e doutrinador Paulo Jos da Costa Jnior em seu livro O direito de estar s O legislador caminha sempre com o passo trpego. Avana com vagar. Maus lentamente que os fatos sociais, que evoluem vertiginosamente, reivindicando normas e providencias. Surgem assim valores novos, que vo avante das leis, desprotegidos, a reclamar a tutela ( pag. 13 3 Edio - Ed. Siciliano )

10

O que se busca com o presente trabalho ponderar sobre os avanos ocorridos em relao aos conceitos de famlia e das unies estveis, e o que pode ser feito para melhor soluo em uma situao ftica quando tiver que ser apreciado pelos nossos tribunais.

2 A UNIO ESTVEL

2.1 A Origem A unio estvel sempre existiu, e foi reconhecido como fato jurdico.

O Cdigo Civil de 1916 guardava traos da cultura antiga, adotando uma famlia patriarcal, e por isso no admitia o instituto da unio estvel.

Os filhos nascidos fora do casamento, e as mulheres que no se casavam eram hostilizadas e no resguardavam direitos equiparados dos que tivessem em situao adversa.

Nesse cdigo ainda, os filhos legitimados, conforme art. 184.

eram considerados como legtimos ou

Art. 184 A afinidade resultante de filiao espria poder provar-se por confisso espontnea dos ascendentes da pessoa impedida, os quais, se quiserem, tero o direito de faz-la em segredo de justia.

O Douto Desembargador Wilson Bussada (1963), em um acrdo deixa claro como o concubinato era escondido e causava repulsa no Cdigo Civil de 1916 : Concubinato. Dispensada da publicao de editais. Vivendo maritalmente h mais de seis anos, um cidado e uma senhora viram nascer, dessa unio, um filha que conta hoje com pouco menos de trs anos de idade; a mulher esta em vsperas de dar luz um segunda criana. Por isso, resolveram legalizar a situao contraindo casamento. Como desfrutam, na cidade em que vivem, de bom conceito e respeito, requereram ao juiz da comarca a dispensa da publicao de editais para a celebrao do casamento. Alegaram que essa publicao levaria ao conhecimento de todos, necessariamente, a situao de 11

concubinato, fato esse que seria prejudicial a eles e aos filhos. E que nenhum inconveniente haveria se a publicao de editais e proclamas no fosse feita.( Bussada 1963, p, 183)

O concubinato era considerado como uma unio de fato entre os conviventes, no levado a registro civil.

Antes de existir o divrcio, muitos casais separados viviam em unio estvel com outras pessoas, mas isso no era reconhecido pelo Judicirio e nem bem visto na sociedade.

No Brasil o Decreto Lei 7.036/1944 foi a primeira norma que tratou do instituto, e reconheceu a companheira como beneficiaria da indenizao no caso de acidente de trabalho do companheiro.

E antes da expressa previso legal, a jurisprudncia reconhecia os direitos dos companheiros, na dcada de 1960, onde o instituto ainda era tratado como concubinato.

Sumula 380 STF: Enunciado: Comprovada a existncia de sociedade de fato entre os concubinos, cabvel a sua dissoluo judicial, com a partilha do patrimnio adquirido pelo esforo comum. (Data da Aprovao: 03/04/1964 . Fonte de Publicao: DJ de 12/05/1964, p. 1277.)

Logo aps a lei 6.015/1973 (Lei de Registros Pblicos) passou a admitir a possibilidade de a companheira usar o sobrenome do seu companheiro no art. 57, pargrafo 2 : 2 A mulher solteira, desquitada ou viva, que viva com homem solteiro, desquitado ou vivo, excepcionalmente e havendo motivo pondervel, poder requerer ao juiz competente que, no registro de nascimento, seja averbado o patronmico de seu companheiro, sem prejuzo dos apelidos prprios, de famlia, desde que haja impedimento legal para o casamento, decorrente do estado civil de qualquer das partes ou de ambas. (Includo pela Lei n 6.216, de 1975). 12

Na nossa constituio ptria de 1988, em seu art. 226, paragrafo 3, reconheceu a unio estvel nos seguintes termos: Art. 226 - A famlia, base da sociedade, tem especial proteo do Estado. () 3 - Para efeito da proteo do Estado, reconhecida a unio estvel entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua converso em casamento.

No Cdigo Civil de 2002, foram considerados tanto a unio estvel como o concubinato vejamos: Artigo 1.723. reconhecida como entidade familiar a unio estvel entre o homem e a mulher, configurada na convivncia pblica, continua e duradora e estabelecida com o objetivo de constituio de famlia. 1 A unio estvel no se constituir se ocorrerem os impedimentos do art. 1.521; no se aplicando a incidncia do inciso VI no caso de a pessoa casada se achar separada de fato ou judicialmente. 2 As causas suspensivas do art. 1.523 no impediro a caracterizao da unio estvel.

Artigo 1727: As relaes no eventuais entre o homem e a mulher, impedidos de casar, constituem concubinato.

A evoluo histria foi lenta, e ainda assim nosso cdigos e lei so defasados no que se refere ao instituto da unio estvel.

2.2 - Conceito O artigo 1.723 do Cdigo Civil conceitua basicamente o mesmo que o art. 226, 3da Constituio Federal, que deve ser reconhecida a unio entre homem e mulher com finalidade de constituir famlia.

Como j falado nossa legislao foi muito genrica na hora de conceituar a Unio estvel, com o passar dos anos e todo o estudo dos juristas e 13

doutrinadores ainda no resta completamente claro quais so os requisitos e conceito certo para se reconhecer uma unio estvel.

Para a maioria dos aplicadores do direito, para que seja reconhecida a unio estvel preciso preencher uma srie de requisitos quais sejam: - unio publica; - continua; - duradoura; - intuito de constituir famlia.

No entanto esses elementos so totalmente subjetivos, principalmente no que se refere ao tempo de durao, vez que no existe um tempo certo, a lei apenas diz duradoura.

Por isso ao analisar se estamos diante ou no de uma unio estvel so usados diversos outros elementos.

Hoje em dia o requisito de diversidade de sexos tambm no mais usado, vez que nossos Tribunais acolheram o reconhecimento de unies estveis entre homoafetivos.

2.3 Requisitos Passemos a descrever os requisitos que constam na lei :

- Convivncia pblica: entende-se pela unio na qual os conviventes se apresentam perante a sociedade como se casados fossem.

Na lio de Simo Isaac Benj, a unio estvel se aproxima de fato do casamento, de modo que a companheira deve ter o trat o, o nome e a fama de esposa(Unio Estvel e seus efeitos econmicos em face da Constituio Federal, na Revista brasileira de Direito Comparado, 1.991, v.II, pgs.59 e seguintes.

14

Durante litigio judicial tal convivncia pode ser provada por fotos de diversas ocasies do casal, bem como testemunho de pessoas.

Vide acrdo nesse sentido: UNIO ESTVEL. A simples existncia de um vinculo afetivo, ainda que persistente por muitos anos, no o bastante para configurar uma unio estvel. O pressuposto para o seu reconhecimento o enlaamento de vidas, que permite a identificao de ambos como um par e cujo entrelaamento de esforos mtuos leva ao embaralhamento de carter patrimonial, que enseja o surgimento de um estado condominial. Apelo provido em parte. (Apelao Cvel N70003905700, Stima Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Maria Berenice Dias, Julgado em 26/06/2002)

- Continuidade e duradora: seria a estabilidade do relacionamento. No exigido um tempo, mas que ao menos no tenham ocorrido rompimentos no perodo da unio, com o objetivo de parecer slido o relacionamento. Vide acrdo nesse sentido: UNIAO ESTAVEL. PRAZO. NUNCA A

JURISPRUDENCIA EXIGIU PRAZO PARA O RECONHECIMENTO DO ENTAO CONCUBINATO. A CONSTITUICAO FEDERAL TAMBEM NAO ESTABELECEU LAPSO TEMPORAL PARA CONSIDERAR A UNIAO ESTAVEL COMO ENTIDADE FAMILIAR. O PRAZO ESTABELECIDO PELA LEI 8971/94 FOI AFASTADO PELA LEI 9278/96. APELACAO PARCIALMENTE CONHECIDA E PROVIDA TAMBEM EM PARTE. RECURSO ADESIVO DESPROVIDO. (Apelao Cvel N70001952084, Stima Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Maria Berenice Dias, Julgado em 14/03/2001)

Ementa: UNIAO ESTAVEL. PRAZO. Confessada a vida em comum, ainda que por perodo inferior a dois anos, no ha como desqualificar-se o relacionamento pelo fato de o varo afirmar que no tinha inteno de casar. Apelo provido. (Apelao Cvel N70000908756, Stima Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Maria Berenice Dias, Julgado em 10/05/2000)

15

- Intuito de constituir famlia: seria a opo dos conviventes em se unir e compartilhar a vida e suas obrigaes. No necessariamente constituir prole, desnecessria a supervenincia de filho comum para esse fim, posto que a constituio de nova famlia pode existir, a partir da unio das proles j existentes de ambos os conviventes, instalando uma convivncia saudvel e intima de ambas. Assim entende nossa doutrina: Finalidade natural do casamento a procriao de filhos. Natural, porque os casais devem ter filhos, que lhes continuem a existncia, perpetuando espcie. Natural, mas no essencial, pois no so raros os casais sem filhos, como as unies de pessoas que pela idade ou estado de sade no tem condies de os ter ( Pereira, Caio Mrio da Silva. Instituies de direito civil, p. 40).

A inteno de constituir famlia pode ser baseada em todos os princpios que emanam do instituto do casamento, companheirismo, assistncia mtua, respeito e lealdade, quando os conviventes enfrentam os problemas que todas as famlias enfrentam, e ainda do assistncia aos filhos exclusivos e aos filhos em comum.

Assim segue jurisprudncia nesse sentido acima exposto: UNIO ESTVEL - Requisitos - Relacionamento pblico, notrio, duradouro, que configure ncleo familiar - Convivncia estvel e duradoura, por quase doze anos - Prova dos autos que demonstra caractersticas do relacionamento do casal, que ultrapassam os contornos de um simples namoro - Ru que arcava com as despesas do lar, inclusive de sustento dos filhos exclusivos da companheira, assumindo a condio de verdadeiro chefe de famlia - Auxilio financeiro que perdurou para alm do trmino do relacionamento, revelando dever moral estranho a simples namoro - Partilha de bens - Desnecessidade da prova de esforo comum na aquisio dos bens - Art. 5o da Lei n. 9.278/96 Comunicao 'ex lege' apenas dos bens adquiridos onerosamente na constncia da unio - Ao parcialmente procedente - Recurso provido em parte". 16

TJSP, 4 Cmara de Direito Privado, Apelao n 552.044-4/6-00, rel. Des. Francisco Loureiro, j. 07-08-2008, v.u.

Ainda nesse sentido, segundo o mestre em Direito Guilherme Calmon Nogueira da Gama Est nsita na idia de constituio de famlia o desejo dos companheiros compartilharem a mesma vida, dividindo as tristezas e alegrias, os fracassos e os sucessos, a pobreza e a riqueza, enfim, formarem um novo organismo distinto de suas individualidades. (...)1

Nada est disposto na lei no sentido de que a vinda de nova prole determinante para que seja reconhecido o requisito de constituio de famlia e da unio estvel, pois, se assim o fosse, casais em idade madura no seriam aptos a constituir unio estvel, assim como casais com problemas de fertilidade.

No um requisito para reconhecimento da Unio Estvel a coabitao, e j existe entendimento claro na nossa doutrina e jurisprudncia que a coabitao no elemento definidor da Unio Estvel, Smula n 382 do STF.

CIVIL.

FAMLIA.

ALIMENTOS.

UNIO

ESTVEL

CARACTERIZADA.

DISPENSABILIDADE DA COABITAO. RECURSO CONHECIDO E PROVIDO EM PARTE. DECISO UNNIME.I - Para a configurao da unio estvel, no se exige a unidade de residncia entre os companheiros, tal situao apenas auxilia na demonstrao da intensidade da relao entre as partes.II - A convivncia pblica pode ser concluda em razo da conduta social dos companheiros, quando ambos mantm uma relao afetiva contnua e slida, sem que haja motivo para a ocultao desta situao. (...)Recurso especial conhecido e provido. (REsp 275.839/SP, Rel. para acrdo Min. NANCY ANDRIGHI, DJe 23.10.2008).

UNIO ESTVEL. RECONHECIMENTO. AUSNCIA DE COABITAO. A COABITAO NO REQUISITO INDISPENSVEL CARACTERIZAO


1

pg.157 O Companherismo 2 Edio- RT, Guilherme Calmon Nogueira da Gama

17

DA UNIO ESTVEL, SE A PROVA COLACIONADA APONTA PARA A EXISTNCIA DE UMA RELAO NOS MOLDES DE UMA ENTIDADE FAMILIAR. INTELIGNCIA DO ART. 1 DA LEI 9.278 E DO ART. 1.723 DO CDIGO CIVIL.PARTILHA. Impe-se a partilha dos bens adquiridos na constncia da relao, independentemente de qualquer prova da aquisio conjunta para a formao do patrimnio. O fato de o bem ter sido adquirido com exclusividade pelo varo, por financiamento e cujo pagamento das parcelas era debitado diretamente do seu contra- cheque, no torna o bem incomunicvel. APELO DESPROVIDO. (APELAO 70007395932 Segue o tirocnio do ilustre Dr. Euclides de Oliveira , a lei no menciona o dever de coabitao, ou vida em comum no mesmo domiclio, que constitui, numa viso tradicionalista e na concepo jurdica do casamento civil, um dos deveres bsicos dos casados. Abre-se campo excepcional configurao da unio estvel distncia, mesmo que residam, os companheiros em locais diversos (como admitido pela Smula 382 do STF, para caracterizao do concubinato), desde que, no obstante esse distanciamento fsico, subsista a convivncia definida na lei. (Extrado do artigo intitulado Distino Jurdica entre Unio Estvel e Concubinato, publicado no livro Novo Cdigo Civil Questes Controvertidas no direito de famlia e sucesses Srie Grandes Temas de Direito Privado Vol. 3, Editora Mtodo, 2 tiragem, 2006, pg. 244.) CVEL N - STIMA CMARA CVEL TJRS)

STF Smula n 382 - 03/04/1964 - DJ de 8/5/1964, p. 1237; DJ de 11/5/1964, p. 1253; DJ de 12/5/1964, p. 1277Vida em Comum Sob o Mesmo Teto "More Uxorio" - Caracterizao do Concubinato. A vida em comum sob o mesmo teto "more uxorio", no indispensvel caracterizao do concubinato.

2.4 Impedimentos para constituir Unio Estvel

A unio estvel no ir se configurar se existirem os impedimentos do artigo 1.521 do Cdigo Civil, que so impedimentos para o matrimonio mas se aplicam 18

a Unio Estvel nos mesmos termos no artigo 1.723, 1, do mesmo diploma legal., vejamos: Art. 1.521. No podem casar: I - os ascendentes com os descendentes, seja o parentesco natural ou civil; II - os afins em linha reta; III - o adotante com quem foi cnjuge do adotado e o adotado com quem o foi do adotante; IV - os irmos, unilaterais ou bilaterais, e demais colaterais, at o terceiro grau inclusive; V - o adotado com o filho do adotante; VI - as pessoas casadas; VII - o cnjuge sobrevivente com o condenado por homicdio ou tentativa de homicdio contra o seu consorte.

Como a unio estvel no depende de chancela estatal para estabelecimento, fica mais difcil a coibio de tais impedimentos.

seu

No entanto tais impedimentos podero ser usados como fundamentao do no reconhecimento da unio.

2.5 Deveres da Unio Estvel

Os deveres da unio estvel so os mesmos atinentes do casamento, e assim dispe o artigo 1.724 do Cdigo Civil: Art. 1.724. As relaes pessoais entre os companheiros obedecero aos deveres de lealdade, respeito e assistncia, e de guarda, sustento e educao dos filhos.

Passemos a conceituar cada um deles :

Lealdade: ser leal ao seu companheiro.

Respeito: consiste no dever recproco que os companheiros possuem de respeitar e no violar os direitos a individualidade e personalidade do outro. 19

Assistncia: auxilio reciproco entre as partes, material e moral.

Guarda e educao dos filhos: deveres dos pais em relao a prole.

O entendimento no sentido que os deveres sejam concorrentes no unssono.

DIFERENA

ENTRE

UNIO

ESTVEL,

CONCUBINATO

POLIAMORISMO

Antes do acolhimento por nosso ordenamento jurdico da figura da unio estvel, essa era muito mal quista na sociedade, e chamada de concubinato. Aps os avanos da sociedade houve a diferenciao entre os dois institutos que hoje apresentam direitos e deveres distintos, outra corrente chamada poliamorismo surgiu tambm e tem sido objeto de discusso, passemos a analisar e diferencia-las

Segundo sumula 380 do STF : Comprovada a existncia de sociedade de fato entre os concubinos, cabvel a sua dissoluo judicial, com a partilha do patrimnio adquirido pelo esforo comum E ainda, Sumula 382 do STF : a vida em comum sob o mesmo teto, more uxrio, no indispensvel caracterizao do concubinato

A palavra concubinato embora muito utilizada pelos profissionais do direito, sempre trouxe uma enorme carga de preconceito. Para a D. Desembargadora Maria Berenice Dias : A expresso concubinato carrega consigo um estigma e um preconceito. Historicamente sempre traduziu relao escusa e pecaminosa, quase uma depreciao moral ( Dias, Maria Berenice. Manual de Direito das Famlias. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2005.p.45) 20

O vocbulo descende do latim concubinatos, que significava mancebia, amasiamento, abarregamento, do verbo concumbo ou concubo (derivado do grego), cujo sentido o de dormir com outra pessoa, copular, deitar-se com, repousar, descansar ter relao carnal, estar na cama .

No cdigo civil de 2002, o conceito de concubinato buscou diferenciar da unio estvel: Art. 1.727- As relaes no eventuais entre o homem e a mulher, impedidos de casar, constituem concubinato Segue neste sentido Silvio Neves Baptista: () se no h impedimento matrimonial, entende-se estvel a unio notria, continua e duradoura; se h impedimento matrimonial ( ainda que a unio seja notria, continua e duradora), a unio permanente ou no eventual co nsiderada concubinato () ( Baptista, Silvio neves. Unio Estvel de pessoa casada. In: Delgado, Mrio Luiz; Alves, Jones Figueredo ( coord.). Questes controvertidas no direito de famlia e das sucesses. So Paulo: Mtodo, v.3, 2005, p.303,)

Concubinato impuro aquele no qual ainda existem impedimentos matrimoniais, e mesmo que a outra unio possua todas as caractersticas de unio estvel, ser classificada como concubinato. Seus direito no sero reconhecidos pois no estar presente o elemento boa-f, pois os envolvidos tem conhecimento dos impedimentos.

Existe ainda o concubinato puro, no qual existe a boa-f, sendo que uma das partes no conhece os impedimentos, ai poderia ser reconhecida como unio estvel para aqueles que entendem pela corrente na qual se aplica por analogia o principio do casamento putativo.

Ao caracterizar uma unio estvel, ressalvada a unio estvel do convivente de boa-f. Diz que podem ocorrer unies estveis, mas sucessivas, e que retratam diferentes experincias afetivas de pocas distintas, cada uma no seu devido

21

tempo, mas no ao mesmo tempo. ( VELOSO, Zeno. Unio Estvel, Saraiva. So Paulo, 2003, p.98)

Nesse sentido segue jurisprudncia:

Ementa: UNIO ESTVEL RELACIONAMENTO PARALELO A OUTRO JUDICIALMENTE RECONHECIDO. SOCIEDADE DE FATO. A unio estvel entidade familiar e o nosso ordenamento jurdico sujeita-se ao princpio da monogamia, no sendo possvel juridicamente reconhecer unies estveis paralelas, at por que a prpria recorrente reconheceu em outra ao que o varo mantinha com outra mulher uma unio estvel, que foi judicialmente declarada. Diante disso, o seu relacionamento com o de cujus teve um cunho meramente concubinrio, capaz de agasalhar uma sociedade de fato, protegida pela Smula n 380 do STF. Essa questo patrimonial esvaziou-se em razo do acordo entabulado entre a autora e a sucesso. Recurso desprovido, por maioria. (Apelao Cvel N70001494236, Stima Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Srgio Fernando de Vasconcellos Chaves, Julgado em 20/12/2000)

Diferente do tema do presente trabalho surgiu nos ltimos tempos uma teoria que admite uma relao afetiva onde todos os participantes aceitam uns aos outros.

No se trata de relaes meramente sexuais, mas uma troca de experincias, companheirismo, amizade e sentimentos, que gera um equilbrio para os poliamoristas.

So relaes interpessoais amorosas de natureza poligmica, que admitem relaes intimas e duradouras com mais de um parceiro simultaneamente.

Essa conduta ainda no aceita em nossa sociedade, gerando muita polmica, e preconceito os seus simpatizantes.

22

O tema tornou-se mais discutido quando no ano de 2012 foi publicamente citada um escritura de poliamor feita por um cartrio da cidade de Tup, interior de So Paulo, firmando um contrato de convivncia entre 3(trs) pessoas, cujo o texto segue abaixo: Os declarantes, diante da lacuna legal no reconhecimento desse modelo de unio afetiva mltipla e simultnea, intentam estabelecer as regras para garantia de seus direitos e deveres, pretendendo v-las reconhecidas e respeitadas social, econmica e juridicamente, em caso de questionamentos ou litgios surgidos entre si ou com terceiros, tendo por base os princpios constitucionais da liberdade, dignidade e igualdade.

Grande debate surgiu no meio jurdico, a respeito da validade, possibilidade e concordncia sobre uma unio estvel poliafetiva.

Ultimamente as novelas e programas de TV tem tentado nos fazer crer que comum esse tipo de relao, onde um casal aceita a convivncia com demais pessoas, cientes e a tornam pblica, o que, para maioria das pessoas uma afronta aos princpios que sempre nos foi passado sobre uma relao que seriam da lealdade e confiana.

Existem os favorveis tambm sobre o tema, vejamos: O termo poliamorismo vem sendo utilizado pela psicloga e professora da PUC-SP, Noely Montes Moraes, sendo disseminado na doutrina do Professor Pablo Nas Stolze Gagliano, da do Universidade Federal da Bahia. professor:

palavras

renomado

O poliamorismo ou poliamor, teoria psicolgica que comea a descortinar-se para o Direito, admite a possibilidade de coexistirem duas ou mais relaes afetivas paralelas, em que os seus partcipes conhecem e aceitam uns aos outros, em uma relao mltipla e aberta. 2

GAGLIANO, Pablo Stolze. Direitos da (o) amante - na teoria e na prtica (dos Tribunais), disponvel em http://www.lfg.com.br , acesso em 02.11.2012.

23

A Desembargadora e doutrinadora Maria Berenice Dias, afirmou que preciso reconhecer os diversos tipos de relacionamentos que fazem parte da nossa sociedade atual. Temos que respeitar a natureza privada dos relacionamentos e aprender a viver nessa sociedade plural reconhecendo os diferentes desejos. 3 Em sentido diametralmente oposto, encontramos o magistrio de Regina Beatriz Tavares, para quem, o referido documento representa apenas um estelionato jurdico, no tendo qualquer validade, alm de inmeros outros doutrinadores, que, talvez por receio de desagradar o senso comum, ainda no se encorajaram a escrever sobre o tema. 4

4 Unies estveis plrimas

4.1 Fato Social

Conforme j mencionado neste trabalho a Unio Estvel foi reconhecida pela Constituio Federal de 1988, como sendo a unio entre um homem e uma mulher, configurada na convivncia publica, continua e duradoura com objetivo de constituir famlia.

A ideia tradicional de famlia para o direito brasileiro e a sociedade antigamente era aquela constituda pelos pais e filhos unidos pelo casamento regulado pelo Estado. Ao longo do tempo essa concepo mudou, reconhecendo como entidade familiar as relaes de unio estvel, as homoafetivas e outros diversos modelos de famlias.

O direito passou a proteger todos esses modelos, impulsionado pela evoluo da sociedade e da necessidade de ordem jurdica.

http://professorflaviotartuce.blogspot.com.br/2012/08/escritura-publica-de-tupareconhece.html acesso em 02.11.2012) 4 (http://www.migalhas.com.br/dePeso/16,MI165014,81042Uniao+poliafetiva+e+um+estelionato+juridico aceso em 02.11.2012)

24

Segundo Ministro Luiz Fux: O que faz uma famlia , sobretudo, o amor no a mera afeio entre os indivduos, mas o verdadeiro amor familiar, que estabelece relaes de afeto, assistncia e suporte recprocos entre os integrantes do grupo. O que faz uma famlia a comunho, a existncia de um projeto coletivo, permanente e duradouro de vida em comum. O que faz uma famlia a identidade, a certeza de seus integrantes quanto existncia de um vnculo inquebrantvel que os une e que os identifica uns perante os outros e cada um deles perante a sociedade. Presentes esses trs requisitos, tem-se uma famlia, incidindo, com isso, a respectiva proteo constitucional 5

Essa mesma realidade se impe para discusso a respeito das famlias simultneas, na qual uma pessoa mantem relaes afetivas com duas ou mais pessoas e ao mesmo tempo.

Como sabido as relaes de unies estveis devem pautar-se nos deveres de lealdade, respeito e assistncia e guarda (sustento e educao dos filhos), no entanto, como j mencionado no captulo anterior esses deveres no so unssono, e dai surge a possibilidade de existir uma unio estvel concomitante a outra. Hoje, se evidencia no mundo jurdico a diversidade de composies familiais, reconhecendo nessas unies um modelo plurar de famlia a ser protegido pelo Direito, como tambm o presente eleva o direito de viver junto condio de direitos fundamentais, orientados pelo principio da dignidade da pessoa humana" (Fachin, Rosana, 2002, p. 59)

Os diversos arranjos familiares vo alm das leis, formalistas, e o Estado no pode negar tutelar as relaes, visando no ferir o principio da dignidade da pessoa humana.

ADPF 132 e ADI 4.277, voto do Ministro Luiz Fux, p. 13-14.

25

Apesar do avano do reconhecimento da Unio Estvel pela Constituio Federal, os artigos que tratam do tema ainda so poucos e muito vagos, se mostrando insuficientes para as diversas formas de unies estveis.

No possvel o julgador se afastar de analisar e dar sua apreciao a questes relacionadas ao tema, mesmo que no haja lei que a tutele.

Existem nos nossos Tribunais diversas demandas sobre o tema, a matria ainda controversa.

As relaes plrimas so aquelas que uma pessoa mantm mais de uma unio estvel, concomitantemente, e todas apresentam as caractersticas necessrias para seu reconhecimento.

Segue exemplo para melhor expor o tema: Roberto reside na cidade de Presidente Prudente, onde vive em unio estvel com Carmem Lcia desde 2000, que atualmente est grvida, sendo seu scio em estabelecimento comercial. Devido ao seu emprego, Roberto necessita viajar durante a semana, inclusive dormindo fora alguns dias da semana. Toda tera-feira ele viaja para cidade de So Jose do Rio Preto, ficando na cidade at quinta-feira, onde mantm um relacionamento com Bernadete desde 2005, com quem inclusive possui 2 (dois) filhos.

As duas unies apresentam os requisitos constantes da lei, sendo que nas sociedades das duas cidades so reconhecidas a existncia da entidade familiar, tratando os companheiros como se fossem casados.

4.2 Requisitos

Para aqueles que consideram como existentes as relaes plurimas no nosso ordenamento jurdico, tais relaes devem apresentar alguns elementos

26

formadores, tais como o afeto6 e a finalidade de formar uma entidade familiar. No existe limitao de tempo, deve apresentar forma slida, como se casados fossem. O intuito de formar famlia ser a demonstrao de comportamento.

Basicamente os requisitos para reconhecimento so os mesmos da Unio Estvel nica. Mas principalmente hoje em dia, o que tem contado pra reconhecimento a boa-f das partes.

Assim o conceito de fidelidade deixa lugar para lealdade, mas ainda gera discusso para os que acreditam que nem mesmo o de lealdade entraria para determinar uma unio estvel plrima. Assim afirma Maria Berenice Dias: "No se atina o motivo de ter o legislador substitudo fidelidade por lealdade. Como na unio estvel imposto to-s o dever de lealdade, inexiste a obrigao de fidelidade e de vida em comum sob o mesmo teto"

Em sentido contrrio o Professor ROLF MADALENO: "No h como encontrar conceito de lealdade nas unies plrimas, pois a legitimidade do

relacionamento afetivo reside na possibilidade de a unio identificar-se como uma famlia, no duas, trs ou mais famlias, preservando os valores ticos, sociais, morais e religiosos da cultura ocidental, pois em contrrio, permitir pequenas transgresses das regras de fidelidade e de exclusividade que o prprio legislador impe seria subverter todos os valores que estruturam a estabilidade matrimonial e que do estofo, consistncia e credibilidade entidade familiar, como base do sustento da sociedade".7

A lealdade uma virtude que se desenvolve conscientemente e que implica cumprir com dignidade um compromisso, com o outro, ainda que seja perante

Somente podem ser dignas e iguais as pessoas que respeitam as outras, e isto acontece de forma voluntria quando se unem em virtude do afeto. CARBONERA, Silvana Maria. O papel jurdico do afeto nas relaes de famlia In: FACHIN, Luiz Edson (coord.). Repensando Fundamentos do Direito Civil Brasileiro Contemporneo. Rio de Janeiro: Renovar, 1998, p. 296.
7

MADALENO, Rolf. A Unio (Ins)Estvel (Relaes Paralelas). Disponvel em: . Acesso em: 06 jun 2010

27

circunstncias constantemente em mudana ou adversas. Leal ser sincero, franco, honrar com seus compromissos. No necessariamente quem leal infiel, mas a pessoal pode ser infiel e leal.

4.3 Correntes

Em despeito ao tema, existem diversas discusses, e assim surgiram diversos posicionamentos, tanto de doutrinadores quanto de julgadores. Vejamos abaixo:

- Primeira corrente: o posicionamento dos doutrinadores mais radicais, que entendem pelo no reconhecimento de nenhum tipo de unio concomitante.

Para esses doutrinadores se trata de concubinato impuro desleal. Estaria infringindo o dever de lealdade e fidelidade, acreditam que o principio da monogamia deve ser respeitado.

Se reconhecidas essas unies, deveria se admitir a bigamia e poligamia nos casamentos.

Nessa corrente esto: Maria Helena Diniz, lvaro Villaa Azevedo e Zeno Veloso.

- Segunda corrente: um posicionamento no sentido de reconhecer somente na rea do direito obrigacional, para no gerar enriquecimento ilcito do cnjuge infiel.

Admite-se as unies estveis putativas desde que as companheiras estejam de boa-f. Nessa corrente aplica-se por analogia das regras existentes no casamento putativo.

28

Preconiza o artigo 1.561 do Cdigo Civil: Embora anulvel ou mesmo nulo, se contrado de boa-f por ambos os cnjuges, o casamento, em relao a estes como aos filhos, produz todos os efeitos at o dia da sentena anulatria. 1 Se um dos cnjuges estava de boa-f ao celebrar o casamento, os seus efeitos civis s a ele e aos filhos aproveitaro.

Nesse posicionamento encontram-se: Rodrigo da Cunha Pereira, Francisco Jos Cahali, Euclides de Oliveira, Flavio Tartuce e Jos Fernando Simo. Para o professor Flavio Tartuce Essa parece ser a posio mais justa dentro dos limites da sociabilidade, com vistas a proteger aquele que, dotado de boa-f subjetiva, ignorava um vcio a acometer a unio. Assim sendo, merecer aplicao analgica o dispositivo que trata do casamento putativo tambm para a unio estvel putativa.

Para Laura de Toledo Ponzoini: Portanto, subsistiro os direitos assegurados por lei ao companheiro de boa f que tambm poder pleitear indenizao por danos morais.

- Terceira corrente: Vem surgindo uma nova corrente, os que acreditam na famlia e no afeto, descartando como princpios fundamentais a monogamia. Devendo para esses as unies estveis serem reconhecidas e amparadas pelo Direito de famlia.

Para eles so admitidas todas as unies estveis concomitantes, uma vez que negar efeitos jurdicos a essas unies apenas beneficiaria o infiel. Maria Berenice Dias adota esse posicionamento.

A evoluo quanto ao reconhecimento das unies estveis mltiplas, inclusive homoafetiva vem ganhando espao nos tribunais superiores, sendo que o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a existncia de repercusso geral na 29

questo constitucional alusiva possibilidade de reconhecimento jurdico de unies estveis concomitantes (sendo uma delas de natureza homoafetiva e outra, de natureza heteroafetiva), com o consequente rateio de penso por morte. O processo um Agravo em Recurso Extraordinrio (ARE 656298) contra deciso do Tribunal de Justia do Estado de Sergipe (TJ-SE), que negou seguimento a recurso extraordinrio de uma das partes.

- 4.4 Do princpio da boa-f

Como dito acima, a corrente principal sobre o reconhecimento das Unies estveis plrimas, a que adota as regras do casamento putativo, ou seja, aquele que entrou na relao sem saber da existncia de outra ou de impedimento, estando de boa-f.

O que nosso ordenamento e julgadores vm analisando e admitindo nessa relao a boa-f das partes, ou pelo menos de uma delas para atribuir os efeitos decorrentes da unio estvel.

Esse princpio relaciona-se com a honestidade e lealdade do comportamento praticado por uma pessoa.

Quando se trata de questes jurdicas, cabe ao juiz verificar se esse princpio existiu na relao firmada pelas partes. Segundo define Martins (2000, p.73): A boa-f, no sentido objetivo, um dever das partes, dentro de uma relao jurdica, se comportar tomando por fundamento a confiana que deve existir, de maneira correta e leal; mais especificamente, caracteriza-se como retido e honradez, dos sujeitos de direito que participam de uma relao jurdica, pressupondo o fiel cumprimento do estabelecido".

De acordo com a lio de Couto e Silva (1997; p. 42): "O princpio da boa-f enderea-se, sobretudo ao juiz e o instiga a formar instituies para responder 30

aos novos fatos, exercendo um controle corretivo do Direito estrito, ou enriquecedor do contedo da relao obrigacional, ou mesmo negativo em face do Direito postulado pela outra parte. A principal funo a individualizadora em que o juiz exerce atividade similar a do pretor romano, criando o "direito do caso". O aspecto capital para a criao judicial o fato de a boa-f possuir um valor autnomo, no relacionado com a vontade. (...).

No mbito do direito de famlia, tal principio vem sendo muito utilizado, uma vez que se busca a justia social.

Nas unies estveis plrimas o princpio da boa f considerado na hiptese em que um dos companheiros no sabe da existncia da outra unio estvel e acredita, piamente, que preenche todos os requisitos caracterizadores desta entidade familiar.

Tal principio ajuda a resolver as principais questes relacionadas ao tema, uma vez que o ora convivente que estiver de boa-f no poder ser prejudicado na relao jurdicas.

4.5 Do no conhecimento das relaes de unies estveis plrimas e suas consequncias.

Como visto o tema ainda muito debatido, e existem posies diferentes a respeito.

Para muitos dos que no aceitam a existncia das unies estveis plrimas, acreditam apenas que o companheiro est buscando um enriquecimento ilcito ou que a Justia estaria incentivando o sujeito a infringir os deveres do casamento e das unies estveis como lealdade e fidelidade.

E assim a pessoa que est requerendo ver seus direitos garantidos, no teria direito a nada.

31

Zeno Veloso rejeita o concubinato mltiplo, pois ele no caracteriza uma unio. estvel, ressalvada a unio estvel do convivente de boa-f. Diz que podem ocorrer unies estveis, mas sucessivas, e que retratam diferentes experincias. afetivas de pocas distintas, cada uma no seu devido tempo, mas no ao mesmo tempo.8

Por oportuno, vale transcrever as lies de CAIO MRIO DA SILVA PEREIRA sobre o assunto, verbis: Coerente com a caracterizao de unio estvel prevista na Lei n 9.278/96, o Cdigo de 2002 exige, no art. 1.723, que a unio seja 'pblica, contnua, duradoura', objetivando a 'constituio de famlia', sem fixar um prazo mnimo para se constituir entidades familiares, no que agiu com bom senso o legislador. Admite, finalmente, a caracterizao da unio estvel no caso de pessoa casada e separada de fato, ao declarar, no 1 do art. 1.723, que 'a unio estvel no se constituir se ocorrerem os impedimentos do art. 1.521; no se aplicando a incidncia do inciso VI no caso de a pessoa casada se achar separada de fato', ou seja, na hiptese de se comprovar que a pessoa vive um relacionamento consolidado com o novo companheiro, aps a separao de fato, mesmo que no tenha sido desfeita a sociedade conjugal, ou mesmo, o vnculo pelo divrcio ou anulao do casamento, ou ainda, pela morte do cnjuge. Os demais 'impedimentos' obstam o reconhecimento da 'entidade familiar' estabelecida, constitucionalmente. Os impedimentos matrimoniais, conhecidos anteriormente como dirimentes pblicos' no Cdigo de 1916 (art. 183, incisos I a VIII), identificados no Cdigo de 2002 como 'Impedimentos' (art. 1.521), devem afastar a caracterizao da unio estvel, com exceo expressa daquela unio que envolve pessoa casada, mas separada de fato. Neste aspecto, o legislador de 2002 solucionou a questo ao reconhecer a possibilidade da unio estvel pessoa que 'se achar separada de fato', concedendo a ela os efeitos jurdicos da unio estvel. Consolidou-se a orientao jurisprudencial que j permitia, inclusive, a partilha dos bens adquiridos, comprovadamente, na constncia da
8

VELOSO, Zeno. unio estvel, Editora CEJUP, Par, 1997, p.77.

32

vida comum, e objeto de interesses recprocos, mesmo sendo um dos companheiros ligados pelo vnculo do matrimnio. (in Instituies de Direito Civil, Volume V, Direito de Famlia, 14 ed., Editora Forense, p. 545/546).

Como confirma o Tribunal de Justia do Rio de Janeiro, na Apelao Cvel n 2001.001.06912, da 5 Cmara Cvel, julgado em 03 de agosto de 2001, sendo relator o Des. Humberto de Mendona Manes, com a seguinte ementa: Direito Civil. Ao declaratria de unio estvel com meao de bens, em virtude da convivncia da autora, mulher divorciada, com homem casado que at morte no se separara, mesmos de fato da esposa. Prova, outrossim, de que os bens foram adquiridos antes da relao adulterina ou pela transformao de bens anteriores. Pressuposto de fato, no preenchido, da Lei n 9.278/96, o que conduz improcedncia do pedido, mantendo-se, em apelao, a sentena que assim decidiu.

No corpo de seu voto consigna o relator Humberto de Mendona Manes a seguinte e ilustrativa passagem: Ora, a relao adulterina condenada juridicamente e, por isso, constitui causa-fonte da ruptura do vnculo conjugal. Assim, a Lei n 9.278/96 no chegou ao ponto de permitir a tutela jurdica de duas situaes: uma legtima, defluente do matrimnio; outra ilegtima, de natureza adulterina. 9

Jurisprudncias: EMENTA: CIVIL - FAMLIA - RECONHECIMENTO DE UNIO ESTVEL ENTRE MULHER E HOMEM CASADO, MAS NO SEPARADO DE FATO IMPOSSIBILIDADE - OFENSA AO ARTIGO 226, 3, DA MAGNA CARTA MATRIA AFETA AO STF - ALEGAO DE VIOLAO S LEIS 8.971/94 E

Rolf Madaleno - Direito de Famlia e Sucesses - Direito de Famlia Porto Alegre, Advocacia Porto Alegre, Advogado Porto Alegre, http://www.rolfmadaleno.com.br/rs Produzido em Joomla! Criado em: 22 July, 2013, 18:37

33

9.278/96 - SMULA 284/STF - INFRINGNCIA DISPOSITIVOS DA LEI 10.406/02 - FATOS OCORRIDOS NA VIGNCIA DE LEGISLAO ANTERIOR - INCIDNCIA DESTA - DISSDIO JURISPRUDENCIAL - COMPROVAO. 1. Esta Corte de Uniformizao no se presta anlise de matria constitucional (art. 226, 3, da CF), cabendo-lhe, somente, a

infraconstitucional. 2. A falta de indicao do dispositivo de determinado diploma legal supostamente violado, impede o conhecimento da matria, tendo em vista o bice da Smula 284/STF. 3. In casu, os fatos relacionados ao presente recurso ocorreram na vigncia do Cdigo Civil de 1916, o que afasta a incidncia, no caso, dos dispositivos da Lei 10.406/02 (Novo Cdigo Civil). 4. A teor da jurisprudncia desta Corte, a existncia de impedimento para se casar por parte de um dos companheiros, como, por exemplo, na hiptese de a pessoa ser casada, mas no separada de fato ou judicialmente, obsta a constituio de unio estvel. 5. Recurso conhecido parcialmente e, nessa parte, provido para, cassando o acrdo proferido pelo Tribunal a quo, afastar o reconhecimento da unio estvel, no caso. ( Resp. 684.407 RS 2004/0122359-5 STJ. Relator : Ministro Jorge Scartezzini)

Apelao Civil. Ao Declaratria de Sociedade de Fato c/c Retificao de Registro de bito. O reconhecimento da unio estvel depende de prova plena e convincente de que o relacionamento se assemelha, em tudo e perante todos, ao casamento. A existncia de relao amorosa entre as partes, sem os requisitos exigidos pela lei, no se caracteriza como unio estvel. Mantendo o ru unio estvel com outra mulher, no perodo do relacionamento mantido com a autora, no h que falar em unio estvel com esta, seja pela ausncia de requisitos legais para tanto, seja em razo da afronta ao princpio da monogamia, j que a lei impede a manuteno paralela de dois ncleos familiares com convvio marital. Apelo conhecido e desprovido. Apelao Cvel n 168005-83.2005.8.09.0001 (200591680050), de Abadinia. Acrdo de 29 de maro de 2011. 34

Ementa -

" inadmissvel o reconhecimento dplice de unies estveis

concomitantes". Justificativa: A Constituio Federal reconheceu a unio estvel como entidade familiar (artigo 226, par. 3.). A moral da famlia uma s. A duplicidade de casamentos implica na figura tpica da bigamia, logo no pode ser admitida a "bigamia" na unio estvel. Enunciado aprovado com a seguinte emenda de redao: "14 - inadmissvel o reconhecimento de unies estveis concomitantes. (2006.146.0005)) (TJ-RJ, Ap. Civel0039831-46.2006.8.19.0000

4.6 Do conhecimento das relaes de unies estveis plrimas e suas consequncias.

Para os que j tm entendido de forma menos conservadora, o tema vm ganhando espao no Tribunais.

Muitas vezes, a pessoa que busca em juzo o direito a meao de bens do de cujus, no quer apenas discutir essa meao, mas sim ver reconhecida juridicamente a sua entidade familiar, e a unio estvel que ocorreu simultaneamente com outra.

Yussef

Said

Cahali,

muito

sabiamente

nos

ensina:

"...mais to duro castigo pode ser injusto, ao punir pessoas que no visaram contrariar a lei, ferindo gente que foi levada ao matrimnio na ignorncia do impedimento, ligando-se atravs de uma unio que parecia regular aos olhos de todos."

Nesse sentido, Alburquerque Filho nos ensina que: Afinal, existindo a possibilidade de manifestao de afeto, atravs da convivncia, publicidade e estabilidade, estaremos diante de uma entidade familiar. Indubitavelmente e relaes simultneas estveis, existe convivncia, vida em comum, e, tambm, um minuto de publicidade, pois ao menos algumas 35

pessoas, parentes prximos, amigos ntimos, tm conhecimento daquela relao. Negar essa perspectiva significa negar a prpria realidade, pois o concubinato adulterino importa sim, para o Direito. As relaes intersubjetivas estabelecidas repercutem no mundo jurdico, pois os concubinos, que preferimos chamar de companheiros, convivem, s vezes tem filhos, existe construo patrimonial comum. Destratar mencionada relao no lhe outorgando qualquer efeito atenta contra a dignidade dos partcipes, companheiro (a), filhos porventura existentes; alm disso, reconhecer apenas efeitos patrimoniais, como sociedade de fato, consiste em de uma mentira jurdica, porquanto os companheiros no se uniram para constituir uma sociedade. 10 A D. juza Amini Haddad Campos, da Comarca de Cuiab-MT, em belssima sentena proferida nos autos do Processo no. 30325-71.2008.811.0041 , em seu r. fundamento lecionam : Nessa situao, pode-se considerar que o ESFORO E DEDICAO DA AUTORA SO EQUIPARADOS DA ESPOSA LEGTIMA, TENDO EM VISTA QUE A PRIMEIRA TAMBM DESENVOLVEU ATIVIDADE NESSA CONDIO, ADMINISTRANDO A CASA, OS PERTENCES DO CASAL,

ACOMPANHANDO/CHEFIANDO OS EMPREGADOS DA FAZENDA, etc., e, portanto, direitos devem ser assegurados.

Inadmissvel que nossos Tribunais deparem com tais situaes e simplesmente ignorem toda uma vida, esforo, convivncia e afeto existem entre as partes. E mais, no lhes concedam o que lhes por direito, tal como partilha, alimentos, guarda e sustento de filhos, etc.

Nesse sentido segue jurisprudncia :

EMENTA : Unio estvel. Disputa entre duas companheiras. Situao putativa. Prova oral. Reconhecimento. Reconhecimento de unio estvel. Conviventes, uma deste 1978 e outra desde 1960 que mantiveram relaes concomitantes, notrias e ininterruptas com o de cujus, at o seu falecimento. Prova oral que
10

Albuquerque Filho, 2002, p. 159

36

confirma o reconhecimento do companheirismo concomitante com ambas perante parcelas distintas da sociedade pela qual transitava o falecido, tendo elas vivido em affctio maritalis com o de cujus, cada qual sua forma. Pessoas de boa ndole e bem intencionadas que firmemente acreditavam na existncia de uma relao amorosa intensa do obituado com a outra, havendo xito deste em ludibria-las por longos anos, e de se reconhecer a existncia de unio estvel putativa com a apelante e com a apelada. Aplicao, por analogia do art. 221 do CC de 1916. Desprovimento do recurso (TJRJ, Acrdo 15225/2005, Rio de Janeiro, 2 Cmara Cvel, Rel. Des. Leila Maria carrilo Cavalcante Ribeiro Mariano, j. 10.08.2005) EMENTA: Direito civil. Famlia. Paralelismo de unies afetivas. Recurso especial. Aes de reconhecimento de unies estveis concomitantes. Casamento vlido dissolvido. Peculiaridades. - Sob a tnica dos art. 1.723 e 1.724 do CC/02, para a configurao da unio estvel como entidade familiar, devem estar presentes, na relao afetiva, os seguintes requisitos: (i) dualidade de sexos; (ii) publicidade; (iii) continuidade; (iv) durabilidade; (v) objetivo de constituio de famlia; (vi) ausncia de impedimentos para o casamento, ressalvadas as hipteses de separao de fato ou judicial; (vii) observncia dos deveres de lealdade, respeito e assistncia, bem como de guarda, sustento e educao dos filhos. - A anlise dos requisitos nsitos unio estvel deve centrar-se na conjuno de fatores presente em cada hiptese, como a affectio societatis familiar, a participao de esforos, a posse do estado de casado, a continuidade da unio, a fidelidade, entre outros. - A despeito do reconhecimento na dico do acrdo recorrido da unio estvel entre o falecido e sua exmulher, em concomitncia com unio estvel preexistente, por ele mantida com a recorrente, certo que j havia se operado entre os ex-cnjuges a dissoluo do casamento vlido pelo divrcio, nos termos do art. 1.571, 1, do CC/02, rompendo-se, em definitivo, os laos matrimoniais outrora existentes entre ambos. A continuidade da relao, sob a roupagem de unio estvel, no se enquadra nos moldes da norma civil vigente art. 1.724 do CC/02 , porquanto esse relacionamento encontra obstculo intransponvel no dever de lealdade a ser observado entre os companheiros. - O dever de lealdade implica 37

franqueza, considerao, sinceridade, informao e, sem dvida, fidelidade. Numa relao afetiva entre homem e mulher, necessariamente monogmica, constitutiva de famlia, alm de um dever jurdico, a fidelidade requisito natural (Veloso Zeno apud Ponzoni, Laura de Toledo. Famlias simultneas: unio estvel e concubinato. Disponvel em http://www.ibdfam.org.br/?

artigos&artigo=461. Acesso em abril de 2010). - Uma sociedade que apresenta como elemento estrutural a monogamia no pode atenuar o dever de fidelidade que integra o conceito de lealdade para o fim de inserir no mbito do Direito de Famlia relaes afetivas paralelas e, por consequncia, desleais, sem descurar que o ncleo familiar contemporneo tem como escopo a busca da realizao de seus integrantes, vale dizer, a busca da felicidade. - As unies afetivas plrimas, mltiplas, simultneas e paralelas tm tornado o cenrio ftico dos processos de famlia, com os mais inusitados arranjos, entre eles, aqueles em que um sujeito direciona seu afeto para um, dois, ou mais outros sujeitos, formando ncleos distintos e concomitantes, muitas vezes colidentes em seus interesses. - Ao analisar as lides que apresentam paralelismo afetivo, deve o juiz, atento s peculiaridades multifacetadas apresentadas em cada caso, decidir com base na dignidade da pessoa humana, na solidariedade, na afetividade, na busca da felicidade, na liberdade, na igualdade, bem assim, com redobrada ateno ao primado da monogamia, com os ps fincados no princpio da eticidade. - Emprestar aos novos arranjos familiares, de uma forma linear, os efeitos jurdicos inerentes unio estvel, implicaria julgar contra o que dispe a lei; isso porque o art. 1.727 do CC/02 regulou, em sua esfera de abrangncia, as relaes afetivas no eventuais em que se fazem presentes impedimentos para casar, de forma que s podem constituir concubinato os

relacionamentos paralelos a casamento ou unio estvel pr e coexistente. Recurso especial provido. (RECURSO ESPECIAL N 1.157.273 - RN (2009/0189223-0) RELATORA: MINISTRA NANCY ANDRIGHI)

"Se mesmo no estando separado de fato da esposa, vivia o falecido em unio estvel com a autora/companheira, entidade familiar perfeitamente 38

caracterizada nos autos, deve ser mantida a procedncia da ao que reconheceu a sua existncia, paralela ao casamento. A esposa, contudo, tem direito sobre parcela dos bens adquiridos durante a vigncia da unio estvel. (...) O presente feito a prova cabal de que uma pessoa pode manter duas famlias concomitantemente, e com as duas evidenciar a affectio maritalis, parecendo at que algumas pessoas tm a capacidade de se dividir entre tais famlias como se fossem duas pessoas, e no uma s" (TJ/RS. Apelao Cvel 70015693476. Rel. Des. JOS S. TRINDADE. J. 20/07/2006). DIREITO DAS FAMLIAS. UNIO ESTVEL CONTEMPORNEA A

CASAMENTO. UNIO DPLICE. POSSIBILIDADE DE RECONHECIMENTO FACE S PECULIARIDADES DO CASO. RECURSO PARCIALMENTE PROVIDO. Ao longo de vinte e cinco anos, a apelante e o apelado mantiveram um relacionamento afetivo, que possibilitou o nascimento de trs filhos. Nesse perodo de convivncia afetiva - pblica, contnua e duradoura - um cuidou do outro, amorosamente, emocionalmente, materialmente, fisicamente e

sexualmente. Durante esses anos, amaram, sofreram, brigaram, reconciliaram, choraram, riram, cresceram, evoluram, criaram os filhos e cuidaram dos netos. Tais fatos comprovam a concreta disposio do casal para construir um lar com um subjetivo nimo de permanncia que o tempo objetivamente confirma. Isso famlia. O que no caso polmico o fato de o apelado, poca dos fatos, estar casado civilmente. H, ainda, dificuldade de o Poder Judicirio lidar com a existncia de unies dplices. H muito moralismo, conservadorismo e preconceito em matria de Direito de Famlia. No caso dos autos, a apelada, alm de compartilhar o leito com o apelado, tambm compartilhou a vida em todos os seus aspectos. Ela no concubina - palavra preconceituosa - mas companheira. Por tal razo, possui direito a reclamar pelo fim da unio estvel. Entender o contrrio estabelecer um retrocesso em relao a lentas e sofridas conquistas da mulher para ser tratada como sujeito de igualdade jurdica e de igualdade social. Negar a existncia de unio estvel, quando um dos companheiros casado, soluo fcil. Mantm-se ao desamparo do Direito, na clandestinidade, o que parte da sociedade prefere esconder. Como se uma suposta invisibilidade fosse capaz de negar a existncia de um fato social que 39

sempre aconteceu, acontece e continuar acontecendo. A soluo para tais unies est em reconhecer que ela gera efeitos jurdicos, de forma a evitar irresponsabilidades e o enriquecimento ilcito de um companheiro em desfavor do outro. - Tribunal de Justia de Minas Gerais, julgado em 20 de novembro de 2008 e publicado em 10 de dezembro de 2008, Apelao Cvel n 1.0017.05.016882-6/003 Comarca de Almenara Relatora: Desembargadora Maria Elza. APELAO. UNIO ESTVEL PARALELA AO CASAMENTO DE PAPEL. ARTIGO 1.727 DO CDIGO CIVIL DE 2002. EFEITOS. Interpretao do Cdigo Civil de 2002 com eticidade, socialidade e operabilidade, como ensina Miguel Reale. Reconhecimento de efeitos a unio estvel paralela ao casamento de papel, como medida que visa evitar o enriquecimento ilcito. DERAM PARCIAL PROVIMENTO. (Apelao Cvel N 70014248603, Oitava Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Rui Portanova, Julgado em 27/04/2006).

Ementa CIVIL. AES DE RECONHECIMENTO DE UNIES ESTVEIS POST MORTEM. RECONHECIMENTO JUDICIAL DE DUAS UNIES ESTVEIS HAVIDAS NO MESMO PERODO. POSSIBILIDADE. EXCEPCIONALIDADE. RECURSOS DESPROVIDOS. I - OS ELEMENTOS CARACTERIZADORES DA UNIO ESTVEL NO DEVEM SER TOMADOS DE FORMA RGIDA, PORQUE AS RELAES SOCIAIS E PESSOAIS SO ALTAMENTE DINMICAS NO TEMPO. II - REGRA GERAL, NO SE ADMITE O RECONHECIMENTO DE DUAS UNIES ESTVEIS CONCOMITANTES, SENDO A SEGUNDA RELAO,

CONSTITUDA MARGEM DA PRIMEIRA, TIDA COMO CONCUBINATO OU, NAS PALAVRAS DE ALGUNS DOUTRINADORES, "UNIO ESTVEL

ADULTERINA", RECHAADA PELO ORDENAMENTO JURDICO. TODAVIA, AS NUANCES E PECULIARIDADES DE CADA CASO CONCRETO DEVEM SER ANALISADAS PARA UMA MELHOR ADEQUAO DAS NORMAS JURDICAS REGENTES DA MATRIA, TENDO SEMPRE COMO OBJETIVO PRECPUO A REALIZAO DA JUSTIA E A PROTEO DA ENTIDADE FAMILIAR - DESIDERATO LTIMO DO DIREITO DE FAMLIA. II 40

COMPROVADO APRESENTANDO

TER AS

DE

CUJUS

MANTIDO

DUAS

FAMLIAS, SUAS

RESPECTIVAS

COMPANHEIRAS

COMO

ESPOSAS, TENDO COM AMBAS FILHOS E PATRIMNIO CONSTITUDO, TUDO A INDICAR A INTENO DE CONSTITUIO DE FAMLIA, SEM QUE UMA SOUBESSE DA OUTRA, IMPE-SE, EXCEPCIONALMENTE, O

RECONHECIMENTO DE AMBOS OS RELACIONAMENTOS COMO UNIES ESTVEIS, A FIM DE SE PRESERVAR OS DIREITOS DELAS ADVINDOS. IV APELAES DESPROVIDAS. (TJ-DF- 2006 03 1 000183-9 APC - 000018383.2006.807.0003 Data de Julgamento: 27/02/2008 - rgo Julgador: 1 Turma Cvel , Relator: VERA ANDRIGHI Relator Designado: NVIO GERALDO GONALVES)

APELAO CVEL. RECONHECIMENTO DE UNIO ESTVEL PARALELA AO CASAMENTO E A OUTRA UNIO ESTVEL. UNIO DPLICE, POSSIBILIDADE. PARTILHA DE BENS. MEAO. TRIAO, ALIMENTOS. A PROVA DOS AUTOS ROBUSTA E FIRME A DEMONSTRAR A EXISTENCIA DE UNIO ESTVEL ENTRE A CONCOMITANTE AO SEU AUTORA E O RU EM PERIODO E, POSTERIORMENTE,

CASAMENTO

CONCOMITANTE A UMA SEGUNDA UNIO ESTVEL QUE SE INICIOU APS O TRMINO DO CASAMENTO. CASO EM QUE SE RECONHECE A UNIO DPLICE. PRECEDENTES JURISPRUDENCIAIS. OS BENS

ADQUIRIDOS NA CONSTANCIA DA UNIO DPLICE SO PARTILHADOS ENTRE A ESPOSA, A COMPANHEIRA E O RU. MEAO QUE SE TRANSMUDA EM TRIAO, PELA DUPLICIDADE DE UNIOES. O MESMO SE VERIFICANDO EM RELAO AOS BENS ADQUIRIDOS NA CONSTANCIA DA SEGUNDA UNIO ESTVEL. EVENTUAL PERODO EM QUE O RU TIVER SE RELACIONADO SOMENTE COM A APELANTE, O PATRIMNIO ADQUIRIDO NESSE PERODO SER PARTILHADO A METADE. ASSENTADO O VINCULO FAMILIAR E COMPROVADO NOS AUTOS QUE DURANTE A UNIO O VARO SUSTENTAVA A APELANTE, RESTAM DEMONSTRADOS OS PRESSUPOSTOS DA OBRIGAO ALIMENTAR, QUAIS SEJAM, AS NECESSIDADES DE QUEM POSTULA O PENSIONAMENTO E AS

POSSIBILIDADE DE QUEM OS SUPRE. CASO EM QUE SE DETERMINA O 41

PAGAMENTO

DE

ALIMENTOS

EM

FAVOR

DA

EX-COMPANHEIRA.

APELAO PARCIALMENTE PROVIDA. (TJRS- Rel. Des. Rui Portanova Apelao Civel n 70022775605, julgada em 07 de agosto de 2008)

4.7. Efeitos especficos

As Unies estveis apresentam alguns direitos que os companheiros podero adquirir.

4.7.1- Direito ao uso do sobrenome

Apesar da no exigncia de firmar contrato de unio estvel para seu reconhecimento, muitas vezes a partir do momento que as partes comeam a conviver, com as mesmas caractersticas de como fossem casadas, a sociedade passa a reconhec-los como famlia e com o mesmo sobrenome.

E assim muitos dos companheiros adotam o sobrenome do outro, mesmo no tendo alterado no registro ou em certido.

E com o fim ou rompimento dessa unio, pretendem muitas vezes permanecer com aquele sobrenome que j parte de sua personalidade.

Assim como para os divorciados, escolha deles a manuteno ou no do sobrenome.

A ministra Nancy Andrighi, relatora, destacou que " o ato social reconhecido supervenientemente como unio estvel carece de especfica regulao quanto adoo de sobrenome pelo (a) companheiro (a), no se encontrando na lei 6.015/73, os elementos necessrios para a regulao da matria". "quando no demonstrado nenhum interesse escuso na atitude, mas to somente o desejo da companheira de exteriorizar, tambm pelo sobrenome, a unidade familiar que souberam construir durante mais de trinta anos".

42

CIVIL. PROCESSUAL CIVIL. RECURSO ESPECIAL. UNIO ESTVEL. ALTERAO DO ASSENTO REGISTRAL DE NASCIMENTO. INCLUSO DO PATRONMICO DO COMPANHEIRO. POSSIBILIDADE. I. Pedido de alterao do registro de nascimento para a adoo, pela companheira, do sobrenome de companheiro, com quem mantm unio estvel h mais de 30 anos. II. A redao do o art. 57, 2, da Lei 6.015/73 outorgava, nas situaes de concubinato, to somente mulher, a possibilidade de averbao do patronmico do companheiro, sem prejuzo dos apelidos prprios, desde que houvesse impedimento legal para o casamento, situao explicada pela indissolubilidade do casamento, ento vigente. III. A imprestabilidade desse dispositivo legal para balizar os pedidos de adoo de sobrenome dentro de uma unio estvel, situao completamente distinta daquela para qual foi destinada a referida norma, reclama a aplicao analgica das disposies especficas do Cdigo Civil relativas adoo de sobrenome dentro do casamento, porquanto se mostra claro o elemento de identidade entre os institutos e a parelha ratio legis relativa unio estvel, com aquela que orientou o legislador na fixao, dentro do casamento, da possibilidade de acrscimo do sobrenome de um dos cnjuges, pelo outro. IV. Assim, possvel o pleito de adoo do sobrenome dentro de uma unio estvel, em aplicao analgica do art. 1.565, 1, do CC-02, devendo-se, contudo, em ateno s peculiaridades dessa relao familiar, ser feita sua prova documental, por instrumento pblico, com anuncia do companheiro cujo nome ser adotado. V. Recurso especial provido. ( RECURSO ESPECIAL N 1.206.656 - GO (2010/0141558-3, RELATORA: MINISTRA NANCY ANDRIGHI) 4.7.2- Direito a alimentos

43

O direito aos alimentos garantido no art. 1.694 do Cdigo Civil, ao companheiro que poder pedir ao outro os alimentos indispensveis para viver de forma digna.

Nos casos de unies estveis mltiplas, existe um dever de mtua assistncia, e solidariedade em que se baseia o relacionamento afetivo. E comprovado o binmio necessidade- possibilidade poder requerer o direito a alimentos.

EMENTA: DIREITO ADMINISTRATIVO. PROCESSUAL CIVIL. RECURSO ESPECIAL. MILITAR. PENSO. COMPANHEIRA. DESIGNAO PRVIA. DESNECESSIDADE. UNIO ESTVEL COMPROVADA. RATEIO COM EXCNJUGE. POSSIBILIDADE. PRECEDENTES. RECURSO CONHECIDO E IMPROVIDO. 1. O Superior Tribunal de Justia possui entendimento firmado no sentido de que 50% da penso por morte de militar devida aos filhos e a outra metade deve ser dividida entre a ex-esposa e a companheira, no havendo falar em ordem de preferncia entre elas. 2. Nos casos em que estiver devidamente comprovada a unio estvel, a ausncia de designao prvia de companheira como beneficiria no constitui bice concesso de penso vitalcia. Precedentes. 3. Reconhecida a unio estvel com base no contexto probatrio trazido aos autos, vedada, em sede de recurso especial, a reforma do julgado, sob pena de afronta Smula 7/STJ. 4. Recurso especial conhecido e improvido. (RECURSO ESPECIAL N 856.757 SC (2006/0118224-0) RELATOR: MINISTRO ARNALDO ESTEVES LIMA)

Ementa: APELAO CVEL. RECONHECIMENTO DE UNIO ESTVEL PARALELA AO CASAMENTO E OUTRA UNIO ESTVEL. UNIO DPLICE. POSSIBILIDADE. PARTILHA DE BENS. MEAO. "TRIAO . ALIMENTOS. A prova dos autos robusta e firme a demonstrar a existncia de unio estvel entre a autora e o ru em perodo concomitante ao seu casamento e, posteriormente, concomitante a uma segunda unio estvel que se iniciou aps o trmino do casamento. Caso em que se reconhece a unio dplice. 44

Precedentes jurisprudenciais. Os bens adquiridos na constncia da unio dplice so partilhados entre a esposa, a companheira e o ru. Meao que se transmuda em "triao", pela duplicidade de unies. O mesmo se verificando em relao aos bens adquiridos na constncia da segunda unio estvel. Eventual perodo em que o ru tiver se relacionado somente com a apelante, o patrimnio adquirido nesse perodo ser partilhado metade. Assentado o vnculo familiar e comprovado nos autos que durante a unio o varo sustentava a apelante, resta demonstrado os pressupostos da obrigao alimentar, quais sejam, as necessidades de quem postula o pensionamento e as possibilidades de quem o supre. Caso em que se determina o pagamento de alimentos em favor da excompanheira. APELAO PARCIALMENTE PROVIDA. (SEGREDO DE

JUSTIA) (Apelao Cvel N70022775605, Oitava Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Rui Portanova, Julgado em 07/08/2008)

Ementa: APELAO. UNIO ESTVEL PARALELA AO CASAMENTO. RECONHECIMENTO. PARTILHA. "TRIAO". ALIMENTOS PARA EX-

COMPANHEIRA E PARA O FILHO COMUM. Vivel reconhecer unio estvel paralela ao casamento. Precedentes jurisprudenciais. Caso em que restou cabalmente demonstrada a existncia de unio estvel entre as partes, consubstanciada em contrato particular assinado pelos companheiros e por 03 testemunhas; e ratificada pela existncia de filho comum, por inmeras fotografias do casal junto ao longo dos anos, por bilhetes e mensagens trocadas, por existncia de patrimnio e conta-bancria conjunta, tudo a demonstrar relao pblica, contnua e duradoura, com claro e inequvoco intento de constituir famlia e vida em comum. Reconhecimento de UNIO DPLICE que impe partilha de bens na forma de "triao", em sede de liquidao de sentena, com a participao obrigatria da esposa formal. Precedentes jurisprudenciais. Ex-companheira que est afastada h muitos anos do mercado de trabalho, e que tem evidente dependncia econmica, inclusive com reconhecimento expresso disso no contrato particular de unio estvel firmado entre as partes. De rigor a fixao de alimentos em prol dela. Adequado o valor fixado a ttulo de alimentos em prol do filho comum, porquanto no comprovada a alegada impossibilidade econmica do alimentante, que inclusive apresenta 45

evidentes sinais exteriores de riqueza. APELO DO RU DESPROVIDO. APELO DA AUTORA PROVIDO. EM MONOCRTICA. (SEGREDO DE JUSTIA) DECISO MONOCRTICA - (Apelao Cvel N 70039284542, Oitava Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Rui Portanova, Julgado em 23/12/2010). 4.7.3 Direito a Meao:

O artigo 5 da Lei 9278/96 estabelece que os bens adquiridos onerosamente na constncia da convivncia so frutos do trabalho e da colaborao comum de ambos os companheiros, e assim existe o direito a meao.

Tal direito somente poder ser afastado caso se comprove que os bens foram adquiridos por esforo individual, sem colaborao de ambos.

Aps o artigo 1.725 do Cdigo Civil, afastou a produo de provas nesse sentido uma vez que diz: Art. 1.725. Na unio estvel, salvo contrato escrito entre os companheiros, aplica-se s relaes patrimoniais, no que couber, o regime da comunho parcial de bens.

Para que tal regime vigore, os companheiros devero celebrar um contrato de convivncia estipulado o regime de bens que pretendem aplicar.

Assim, restando comprovada a existncia da unio estvel, sero todos os bens mveis e imveis adquiridos onerosamente na constncia da convivncia considerados de propriedade de ambos os companheiros.

A meao deve ser garantida aos companheiros na hiptese de dissoluo do relacionamento ou de bito de um dos companheiros, ainda que o patrimnio se encontre registrado no nome de somente um dos conviventes.

46

E assim, no caso das unies estveis mltiplas, devero ser analisados caso a caso os bens adquiridos, e a meao dever ser feita por todas as partes.

Quanto a diviso do patrimnio, reproduz o trecho do voto do Desembargador Rui Portanova (Processo no. 70009786419): reconhecida unio dplice ou paralela, por obivio, no se pode mais conceber a diviso clssica de patrimnio pela metade entre duas. Na unio dplice do homem, por exemplo, no foram dois que construram o patrimnio. Foram trs: o homem, a esposa e a companheira.

Assevera Slvio Venosa: "O maior volume de problemas surge quando se desfaz concubinato, com aquisio comum de patrimnio, com existncia paralela de casamento. Nesse caso, as discusses sero profundas acerca da atribuio do patrimnio. O mesmo se diga quando ocorrem duas unies sem casamento concomitantemente. Temos que definir duas massas patrimoniais, a meao, atribuvel ao companheiro (a) e atribuvel ao esposo (a). Em princpio, caber dividir.o patrimnio com base no esforo comum desse tringulo, o que nem sempre serfcil de estabelecer na prtica 11

4.7.4.- Direito a Sucesso

A sucesso dos companheiros garantida e esta expressa no artigo 1.790 do Cdigo Civil, vejamos: Art. 1.790. A companheira ou o companheiro participar da sucesso do outro, quanto aos bens adquiridos onerosamente na vigncia da unio estvel, nas condies seguintes: I - se concorrer com filhos comuns ter direito a uma quota equivalente que por lei for atribuda ao filho; II - se concorrer com descendentes s do autor da herana, tocar-lhe- a metade do que couber a cada um daqueles; III - se concorrer com outros parentes sucessveis, ter direito a um tero da herana;
11

Venosa, Slvio de Salvo. Op. cit. (nota 19). p. 394.

47

IV - no havendo parentes sucessveis, ter direito totalidade da herana.

Os companheiros hoje possuem ainda o direito real de habitao nos termos do Enunciado 117 do CJF/STJ, da I Jornada de Direito Civil, dispe que o direito real de habitao deve ser estendido ao companheiro, seja por no ter sido revogada a previso da Lei n. 9278/96, seja em razo da interpretao analgica do art. 1831, informado pelo art. 6, caput, da CF/1988.

UNIES ESTVEIS - CONCOMITNCIA. Civil - Aes de Reconhecimento de Unies Estveis post mortem - Reconhecimento judicial de duas unies estveis havidas no mesmo perodo - Possibilidade - Excepcionalidade - Recursos desprovidos. 1 - Os elementos caracterizadores da unio estvel no devem ser tomados de forma rgida, porque as relaes sociais e pessoais so altamente dinmicas no tempo. 2 - Regra geral, no se admite o reconhecimento de duas unies estveis concomitantes, sendo a segunda relao, constituda margem da primeira, tida como concubinato ou, nas palavras de alguns doutrinadores, "unio estvel adulterina", rechaada pelo ordenamento jurdico. Todavia, as nuances e peculiaridades de cada caso concreto devem ser analisadas para uma melhor adequao das normas jurdicas regentes da matria, tendo sempre como objetivo precpuo a realizao da justia e a proteo da entidade familiar desiderato ltimo do Direito de Famlia. 3 - Comprovado ter o de cujus mantido duas famlias, apresentando as respectivas companheiras como suas esposas, tendo com ambas filhos e patrimnio constitudo, tudo a indicar a inteno de constituio de famlia, sem que uma soubesse da outra, impe-se, excepcionalmente, o reconhecimento de ambos os relacionamentos como unies estveis, a fim de se preservar os direitos delas advindos. 4 - Apelaes desprovidas. (TJDFT - 1 T. Cvel; ACi n 2006.03.1.000183-9-DF; Rel. Des. Nvio Geraldo Gonalves; j. 27/2/2008; m.v.) APELAO. UNIO DPLICE. AGRAVO RETIDO. IMPOSSIBILIDADE

JURDICA DO PEDIDO. AFRONTA AO DEVIDO PROCESSO LEGAL. CURADOR ESPECIAL. EFEITOS.

48

(...) Mrito. Reconhecimento de unio dplice. Precedentes da Corte . A prova dos autos robusta e firme a demonstrar a existncia de unio entre a autora e o de cujus. Os bens adquiridos na constncia da unio dplice so partilhados entre a esposa, a companheira e o de cujus. NEGARAM PROVIMENTO AO AGRAVO RETIDO. PRELIMINARES REJEITADAS. DERAM PARCIAL PROVIMENTO. (Apelao Cvel N 70009786419, Oitava Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Rui Portanova, Julgado em 03/03/2005).

APELAO CVEL. UNIO ESTVEL. RELACIONAMENTO PARALELO AO CASAMENTO. Se mesmo no estando separado de fato da esposa, vivia o falecido em unio estvel com a autora/companheira, entidade familiar perfeitamente caracterizada nos autos, deve ser mantida a procedncia da ao que reconheceu a sua existncia, paralela ao casamento. A esposa, contudo, tem direito sobre parcela dos bens adquiridos durante a vigncia da unio estvel. RECURSO ADESIVO. Os honorrios advocatcios em favor do patrono da autora devem ser fixados em valor que compensa dignamente o combativo trabalho apresentado. Apelao dos rus parcialmente provida. Recurso adesivo da autora provido. (Apelao Civel no. 70015693476, Oitava Cmara Civel TJ/RS, Relator Des. Jos S. Trindade) 4.7.5 Direito previdencirio

Tero direito a receber penso por morte do companheiro aquelas que de fato conviviam com ele.

No direito previdencirio esse tipo de unio est bem claro, e no encontram-se bices na hora de requisitar a penso por morte. Vejamos:

PREVIDENCIRIO.

DUAS

COMPANHEIRAS

FILHO

MENOR.

DEPENDENTES. PENSO POR MORTE. RATEIO EM PARTES IGUAIS. PARA AS COMPANHEIRAS. I - A penso por morte deve ser rateada entre os 49

dependentes do segurado em partes iguais. II- Havendo comprovao de que o falecido segurado vivia concomitantemente com duas companheiras, tendo, ainda um filho menor, entre estes deve ser dividida a penso por morte (Lei 8213/91, art. 77). III - Nas causas em que se discute direito previdencirio, os juros devem ser fixados razo de 1% am. IV - Apelao dos litisconsortes improvida. V - Apelao do INSS e remessa oficial parcialmente providas.(TRF-5 - AC: 365045 PE 2001.83.00.019255-0, Relator: Desembargadora Federal Margarida Cantarelli, Data de Julgamento: 23/08/2005, Quarta Turma, Data de Publicao: Fonte: Dirio da Justia - Data: 03/10/2005 - Pgina: 1018 - N: 190 - Ano: 2005) ADMINISTRATIVO. PENSO POR MORTE DE SERVIDOR PBLICO. REGIME DE UNIO ESTVEL. DUAS COMPANHEIRAS. QUANTUM. DIES A QUO. CORREO MONETRIA. JUROS DE MORA.

Na vigncia da Constituio Federal de 1988, comprovada a unio estvel, os requisitos para a concesso de penso por morte passam a ser os mesmos para a mulher e a companheira. Orientao desta Corte e do e. STJ. A configurao da unio estvel entre o segurado falecido com duas mulheres, em concomitncia, no impede a concesso do benefcio s companheiras em conjunto, desde que as provas produzidas nos autos no deixem dvidas acerca da unio estvel. Precedentes do Tribunal.

No configura bice ao reconhecimento da unio estvel a ausncia de dependncia econmica das companheiras em relao ao servidor falecido. Tampouco necessria a indicao das requerentes como beneficirias da pretendida penso, porquanto tal dependncia presumida, dispensando cabal comprovao. Constatada a convivncia more uxorio entre as demandantes e o falecido, de se ratear na mesma proporo a penso devida entre estas, pela dependncia econmica de ambas para com o de cujus. As companheiras concorrem igualmente com os demais dependentes referidos no art. 16, inciso I, da Lei 8.213/91. O INCRA deve arcar com as parcelas vencidas e impagas da penso desde o requerimento de habilitao das companheiras na via administrativa ou, na 50

ausncia desta, do ajuizamento da ao, sem prejuzo para os beneficirios. Precedentes da Turma.

Os valores a serem pagos devero ser corrigidos monetariamente desde a data em que se tornaram devidos. Definida a utilizao do INPC, e, caso seja extinto esse indexador, pelo que vier a substitu-lo.

Sendo a presente ao ajuizada antes da vigncia da MP 2.180-35/01, devem incidir juros legais de mora taxa de 1% ao ms, desde a data da citao inicial (art. (TRF4. 405, Proc. do Novo Cdigo Civil). Precedentes Incra. do STJ. Marlene

200404010033135.

Recorrente:

Recorrido:

Domingos Durand)

5 CONCLUSO

O se conclui que ainda existe muita discusso sobre o tema, diversos posicionamentos divergentes, entretanto no se pode admitir que as pessoas envolvidas nesse tipo de relao no tenham a tutela do estado para garantir seus direitos.

O Estado est equipado com pessoas capazes, que quando dedicam sua ateno aos casos, raramente erram, fazendo o que chamamos de Justia.

Portanto o que tem nos mostrado e parecido mais sensato analisar caso a caso com a devida cautelar a fim de no se cometer injustias.

Somente com grande acareao de provas, documentos, testemunhas, o julgador ter embasamento suficiente para distinguir e reconhecer as situaes das unies estveis.

Tal analise rigorosa de cada caso, servir para saber se no existe por parte de uma das partes fraude, ou at mesmo concubinato. O que se de fato ocorrer devero ser tomadas as medidas cabveis.

51

As caractersticas da Unio estveis so claras, mas ainda geram muitas discusses, somente analisado o caso, poder ter certeza de que aquela situao se encaixa no caso de Unio estvel mltipla ou plrima.

Na minha opinio tal instituto deve ser reconhecido por nosso ordenamento, visto que uma situao real da sociedade, que est cada dia mais batendo nas nossas portas, e assim a pessoa que conviveu de boa f, sem ter conhecimento do impedimento ou da existncia de outra unio tem sim direitos, uma vez que no sabia que estava sendo ludibriada, no podendo sair desse relacionamento de mos abanando.

Portanto segundo minha opinio a corrente que deve ser adotada aquela que dar as mesmas caractersticas a unio estvel do casamento putativo.

Tais unies ainda, geram outros efeitos quando da existncia de filhos comuns e patrimnio. Podendo as partes da relao terem direitos a alimentos, guarda e visitas, partilha de bens etc.

Somente assim o direito e deveres de todos estaro garantidos, no ultrapassando o judicirio por cima dos cidados de boa-f.

52

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS NEGRO, Theotonio; GOUVA, Jos Roberto F.; BONDIOLI, Luis Guilherme A.; FONSECA, Joo Francisco N. da. Cdigo de Processo Civil 2013. 45 Edio, Editora Saraiva. NEGRO, Theotonio; GOUVA, Jos Roberto F.; BONDIOLI, Luis Guilherme A.; FONSECA, Joo Francisco N. da. Cdigo Civil 2013. 32 Edio, Editora Saraiva TARTUCE, Flavio; SIMO, Jos Fernando Simo. Direito Civil 5, Direito de Famlia, 7 edio. Editora Mtodo . MALUF, Carlos Alberto Dabus; MALUF, Adriana caldas do rego Freitas Dabus. Curso de Direito de Famlia. Editora Saraiva . NETO, Caetano Lagrastra; TARTUCE, Flavio; SIMO, Jos Fernando Simo . Direito de Famlia ,2 edio. Editora Atlas. TARTUCE, Fernanda. Processo Civil Aplicado ao Direito de Famlia. Editora Mtodo. DIAS, Maria Berenice. Manual de Direito das Famlia, 4 edio. Editora Revista dos tribunais . TARTUCE, Flavio; SIMO, Jos Fernando Simo. Direito Civil 6 Direito das Sucesses , 6 edio. Ed. Mtodo. Gama, Guilherme Calmon Nogueira da. O companheirismo, 2 edio. Editora revista dos Tribunais. MADALENO, Rolf Madaleno. Novos Horizonte no Direito de Famlia. Editora Forense. MADALENO, Rolf Madaleno. A unio instvel (Relaes Paralelas). Disponvel emhttp://www.rolfmadaleno.com.br/site/index2.php?option=com_content&do_pdf =1&id=320 Acesso em 09.dez.2009. WALD, Arnoldo. O Novo Direito de Famlia. 15 ed. So Paulo: Editora Saraiva, 2004. LIMA, Alcilia Teixeira Lima. Unio Estvel & Concubinato. Belo Horizonte: Editora Mandamentos, 2001. LBO, Paulo Luiz Netto. Anais do III Congresso Brasileiro de Direito de Famlia: 53

Famlia e Cidadania. Cap.V - Entidades Familiares Constitucionalizadas: para alm donumerus clausus . Belo Horizonte: IBDFAM, 2002. AIDAR, Antonio Ivo; SILVA, Ana Gabriela Lpez Tavares da. Prtica no Direito de Famlia - Alimentos, Regime de Bens, Unio Estvel e Concubinato. PEREIRA, Rodrigo da Cunha. Direito de Famlia - Uma Abordagem Psicanaltica, 4 Ed. 2012. GURGEL, Fernanda Pessanha do Amaral. Direito de Famlia e o Princpio da Boa-f Objetiva. MARTINS, Flvio Alves. Boa-f e sua formalizao no direito das obrigaes brasileiro. Rio de Janeiro: Lmen Jris, 2000 TARTUCCE, Flvio. O princpio da boa-f objetiva no direito de famlia. Artigo Cientfico apresentado no V Congresso Brasileiro de Direito de Famlia, promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito de Famlia em Belo Horizonte entre os dias 27 a 27 de outubro de 2005. Disponvel em http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=12050 Acesso em 06.dez.2009 RODRIGUES, Slvio. Direito Civil. So Paulo: Saraiva, 1993 CAHALI, Yussef Said. O Casamento Putativo. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1979. p. 2 CUNHA, Suelen Augusta da. A CONCOMITNCIA DE UNIES ESTVEIS E A LACUNA NO ORDENAMENTO JURDICO BRASILEIRO, Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais Departamento de Mestrado - Cursando Direito Internacional. MELLO, Celso Antnio Bandeira de. Contedo jurdico do princpio da igualdade, 3. Edio, 11. Tiragem, Maio-2003, So Paulo: Malheiros Editores. DIAS, Maria Berenice. Unio Homossexual: aspectos sociais e jurdicos. In: PEREIRA, Rodrigo da Cunha (Coord.). A famlia na travessia do milnio. Anais... II Congresso Brasileiro de Direito de Famlia. Belo Horizonte: IBDFAM, 2000, p. 166. DINIZ, Maria Helena. Curso de direito civil. So Paulo:Saraiva, 2005. ESPNOLA, Eduardo; ESPNOLA FILHO, Eduardo. A Lei de Introduo ao Cdigo Civil Brasileiro. 2. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 1995. SILVA, Regina Beatriz Tavares da. Unio poliafetiva um estelionato jurdico. In: http://www.migalhas.com.br/dePeso/16,MI165014,81042Unio+poliafetiva+e+um+estelionato+jurdico (acesso em 11 ou. 2012) LBO, Paulo. Famlias. 1 Edio, So Paulo: Saraiva, 2008. 54

PEREIRA, Rodrigo da Cunha. Princpios Fundamentais Norteadores do Direito de Famlia, 1 Edio, Belo Horizonte: Editora Del Rey, 2005. RIOS, Roger Raupp. O Princpio da Igualdade e a Discriminao por Orientao Sexual: a Homossexualidade no Direito brasileiro e Norte-Americano, 1 Edio, Porto Alegre: Editora Revista dos Tribunais, 2002. FACHIN, Rosana. Em busca da familia no novo milenio. In: PEREIRA, Rodrigo da Cunha (Coord.). Famlia e cidadania: o novo CCB e a Vacatio Legis. Anais... III Congresso Brasileiro de Direito de Famlia. Belo Horizonte: IBDFAM/Del Rey, 2002, p. 63. FILIPPI, Rejane Brasil. A Evoluo do Concubinato vista pelos Tribunais. Porto Alegre: Sulina, 1998. OLIVEIRA, Euclides Benedito de. Nova Regulamentao da Unio Estvel Inovaes da Lei 9.278, de 10.05.96. Tribuna da Magistratura, p. 21-25, jun. 1996. AZEVEDO, lvaro Villaa. Unio estvel, antiga forma do casamento de fato. Revista dos Tribunais. So Paulo, v. 701, 1994. ALEXY, Robert. Teoria dos direitos fundamentais. Traduo de Virglio Afonso da Silva, 5. Edio Alem, 1. Edio Brasileira, So Paulo: Malheiros Editores, 2008. ROSALINO, Cesar Augusto. Unio poliafetiva: ousadia ou irresponsabilidade?. Jus Navigandi, Teresina, ano 17, n. 3344, 27 ago 2012. Disponvel em: . Acesso em: 8 out. 2012. Sites : STJ, STF, TJSP, TJRJ, TJMG, TJRS, TJPR, TJSE, TJMT.

55

Anda mungkin juga menyukai