Anda di halaman 1dari 10

CENTRO UNIVERSITRIO FACEX

DIREITO PROCESSUAL PENAL I


Professor(a): ENOQUE JOSE DE ARAUJO JUNIOR (enoquejradv@yahoo.com.br)

TEXTO DAS AULAS


(parte 2)

IV INQURITO POLICIAL
1. CONCEITO DE INQURITO. o conjunto de diligncias realizadas, em regra, pela autoridade policial e seus agentes (inqurito policial), objetivando a apurao da infrao penal e da sua autoria com vista de fornecer elementos ao titular da ao penal (Ministrio Pblico ou o particular) para que possa promov-la. Eventualmente poder ser realizado por autoridade administrativa, a exemplo da Comisso Parlamentar de Inqurito CPI (inqurito extrapolicial - art. 4, pargrafo nico do CPP)

2. INQURITO POLICIAL Desenvolvido pela polcia judiciria (art. 4, CPP), sendo sua obrigao promov-lo (funo tpica da polcia judiciria e atpica do Ministrio Pblico), o instrumento preparatrio da acusao penal.

a) Caractersticas do Inqurito Policial: 1) Pea Meramente Informativa: as provas coletadas na fase do inqurito precisam ser repetidas na fase da ao penal, agora sob o crivo do contraditrio e da ampla defesa, com as garantias do devido processo legal, para que possam embasar a sentena condenatria. 2) Dispensvel: possvel que uma petio inicial acusatria no dependa de inqurito (art. 12; 39, 5; 46, 1; CPP). 3) Escrito: mesmo que a prova produzida seja oral, dever esta restar consignada em termo escrito. Materializada (art. 9, CPP). 4) PODER ser sigiloso: o sigilo poder ser determinado pela autoridade competente, se esta entender conveniente para o sucesso da apurao (art. 20, CPP).

CENTRO UNIVERSITRIO FACEX


Haver circunstncias em que ser necessrio abrir mo do sigilo para eficcia da investigao. ATENO: no poder o delegado impedir o acesso ao inqurito dos Promotores de justia e dos Advogados devidamente constitudos para o caso (art. 26 da lei 8625/93 Lei Orgnica do Ministrio Pblico; e art. 7, XIV do Estatuto da OAB). 5) Inquisitivo: um dos poucos pases que ainda admite esta modalidade. Nele no se firma o contraditrio nem a ampla defesa, resguardando-os apenas a fase processual. No inqurito no h a participao obrigatria nem do promotor nem do advogado do acusado. 6) Obrigatrio: (art. 5, I, CPP). O delegado de polcia tem o dever de instaurar o inqurito policial diante da notcia de um crime, nos crimes de ao penal pblica. Nos crimes de ao penal privada necessrio que haja requerimento do ofendido para se abrir o inqurito (art. 5, 5, CPP), assim como a devida representao nos casos de ao penal pblica a est condicionada (art. 5, 4, CPP). Todavia, o delegado poder se negar a abrir inqurito, caso esteja diante de fato que no constitua crime (exemplo: indivduo que acredita ter perdido seus documentos em um txi). 7) Indisponvel: (art. 17, CPP). No pode deixar a autoridade competente de dar andamento ao inqurito, engavetar o inqurito, posto que isso se constitui crime de prevaricao.

b) Instaurao do Inqurito Policial: 1. Na Ao Penal Pblica Incondicionada: Art. 5, I de ofcio: flagrante (lavratura do auto de priso em flagrante). Baixar portaria iniciadora do IP (se no houver situao de flagrncia). Art. 5, II, 1 parte Requisio do Ministrio Pblico e/ou Juiz (tem o sentido de determinao, no pode ser rejeitada). Art. 5, II, 2 parte Requerimento (pedido, solicitao) do ofendido: o delegado poder recusar a instaurao do inqurito se o fato no configurar crime. O delegado no instaurando o IP, a vtima poder fazer requerimento ao Secretrio de Segurana Pblica ou comunicar ao MP e/ou ao Juiz (art. 5, 2) Art. 5, 3 - Delatio Criminis- quando um terceiro, que no tem interesse direto na investigao, solicita a instaurao do IP. (ex: maus-tratos contra criana, disque denncia)

2. Na Ao Penal Pblica Condicionada: Art. 5, 4 - Representao do ofendido, autorizao para o MP promover a ao penal atravs da denncia. A representao dada em fase de investigao vale durante a fase judiciria.

CENTRO UNIVERSITRIO FACEX

3. Ao Penal Privada: Art. 5, 5 - D-se a requerimento do ofendido. Este requerimento no tem valor em juzo, pois serve apenas para permitir ao delegado investigar. A Ao depender da apresentao de queixa-crime em juzo no prazo de at 06 meses aps tomar conhecimento do autor do fato. (art. 41, CPP)

c) Diligncias necessrias ao I.P. art. 6, CPP Todas que esto previstas neste artigo e tantas outras quantas forem necessrias. I preservar o local do crime. II busca domiciliar art. 5, XI, CF. Busca e apreenso em escritrio de advogado exige acompanhamento de um representante da OAB (art. 7 da Lei n 8.906/94). V Arts. 185/196, CPP antes do interrogatrio deve ser avisado ao ru o seu direito ao silncio. Na fase policial o interrogatrio deve ser assinado por 02 testemunhas aps feita a leitura do mesmo. VI Arts. 226 a 228, CPP as percias se desenvolvem na fase policial (art. 158 a 184, CPP.

V - DA AO PENAL
Ao penal o direito de pedir ao Estado-Juiz a aplicao do direito penal objetivo a um caso concreto. tambm o direito pblico subjetivo do Estado-Administrao, nico titular do poder-dever de punir, de pleitear ao Estado-Juiz a aplicao do direito penal objetivo, com a consequente satisfao da pretenso punitiva. (Fernando Capez). Ao penal o direito do Estado-Acusao ou do ofendido ou do ofendido de ingressar em juzo, solicitando a prestao jurisdicional, representada pela aplicao das normas de direito a caso concreto. (Gulherme Nucci). E o direito subjetivo pblico, autnomo e abstrato de invocar a tutela jurisdicional do Estado para que este resolva conflitos provenientes da prtica de condutas definidas em lei como crime (Paulo Rangel)

1. CONDIES DA AO PENAL

CENTRO UNIVERSITRIO FACEX

1) Possibilidade jurdica do pedido O pedido s ser possvel juridicamente se a conduta praticada for tpica conduta vedada em lei. 2) legitimidade ad causam S o titular do direito material pode exercitar o direito de ao (Legitimao Ordinria) salvo se autorizado por lei a postular em nome prprio direito alheio do EstadoAdministrao (Legitimao Extraordinria ou substituio processual).

CP, Art. 100 - A ao penal pblica, salvo quando a lei expressamente a declara privativa do ofendido. 1 - A ao pblica promovida pelo Ministrio Pblico, dependendo, quando a lei o exige, de representao do ofendido ou de requisio do Ministro da Justia. 2 - A ao de iniciativa privada promovida mediante queixa do ofendido ou de quem tenha qualidade para represent-lo. 3 - A ao de iniciativa privada pode intentar-se nos crimes de ao pblica, se o Ministrio Pblico no oferece denncia no prazo legal. 4 - No caso de morte do ofendido ou de ter sido declarado ausente por deciso judicial, o direito de oferecer queixa ou de prosseguir na ao passa ao cnjuge, ascendente, descendente ou irmo. CPC, Art. 6 Ningum poder pleitear, em nome prprio, direito alheio, salvo quando autorizado por lei. CPP, Art. 3 A lei processual penal admitir interpretao extensiva e aplicao analgica, bem como o suplemento dos princpios gerais de direito.

3 Interesse para agir quando a pretenso deduzida em juzo se apresenta: a) Necessria - aplicao do devido processo legal (ampla defesa e contraditrio) b) til - eficcia do provimento jurisdicional, (Ex. no estiver extinta a pretenso punitiva morte do agente, prescrio - prescrio em perspectiva ou virtual ?). c) Adequada uso da via processual correta

CENTRO UNIVERSITRIO FACEX


4 Justa Causa (?) Segundo a corrente doutrinria moderna, deve haver um lastro probatrio mnimo composto de materialidade e indcios suficientes de autoria, arrimado em elementos vlidos de informao, para permitir o incio da Ao Penal. A falta de justa causa constitui motivo para a rejeio da Denncia ou da QueixaCrime, nos termos do artigo 395, III, do CPP.

Condies Especficas ou de Procedibilidade a) Representao do ofendido ou substituto legal ou Requisio do Ministro da Justia (na aes penais condicionadas representao do ofendido ou requisio do Ministro da Justia); b) Inrcia do Ministrio Pblico (s para o caso de ao privada subsidiria da pblica).

2. TIPOS DE AO PENAL Art. 100, do CP, caput: A ao penal pblica, salvo quando a lei expressamente a declara privativa do ofendido

A) AO PENAL PBLICA (INCONDICIONADA): Proposta pelo MP, atravs da petio inicial denominada de DENNCIA. Excepcionalmente, quando se tratar de ao penal subsidiria da pblica embora essa continue na sua essncia sendo pblica, ser iniciada por queixa-crime pois houve uma substituio processual em relao ao titular da ao, que agora o ofendido (particular) ou seu representante legal.

Princpios bsicos que regem a ao penal pblica 1. Obrigatoriedade: identificados os requisitos necessrios, no pode o MP recusar-se a dar incio ao penal, no cabendo a ele a liberdade de apreciar a oportunidade ou convenincia, sendo obrigado a propor a ao penal. (Mitigao: art. 76, lei 9.099/95). 2. Indivisibilidade: a ao deve ser proposta contra todos que praticaram o ilcito penal, no podendo o MP escolher, dentre os indiciados, quais sero processados.

3. Indisponibilidade depois de oferecida a denncia, o MP no poder mais desistir da ao penal proposta - art. 42, CPP. Isso no significa dizer que ele (MP) no poder, nas

CENTRO UNIVERSITRIO FACEX


alegaes finais, pedir a absolvio do acusado. Esse princpio alcana o recurso interposto - art. 576, CPP. 4. Oficialidade o direito de punir compete ao Estado, titular exclusivo para exerc-lo, e s se realiza mediante o devido processo legal 5. Intranscedncia s cabvel a ao penal contra a pessoa a quem se imputa a prtica de algum delito. Pessoa Jurdica (?)

B) AO PENAL PBLICA CONDICIONADA

a) REPRESENTAO REPRESENTAO a autorizao do ofendido para que, em alguns crimes de ao pblica, a ao penal possa ser iniciada pelo MP, atravs de denncia. condio de procedibilidade e sua ausncia implica em falta condio especfica para a ao penal. Smula 594, STF: Os direitos de queixa ou representao podem ser exercidos, independentemente, pelo ofendido ou por seu representante legal. PRAZO: 6 (seis) meses - Art. 38, CPP / art 103, CP OBS. Menor de 18 anos: o prazo conta da data em que completar 18 anos. Da Retratao da Representao A representao ser irretratvel depois de oferecida a denncia (art. 102 do CP e 25 do CPP) Exceo art. 79 da Lei 9.099/95.

b) REQUISIO REQUISIO ato de natureza poltica (pedido /autorizao ordem legal) atravs do qual o Ministro da Justia autoriza a propositura de ao penal por parte do Ministrio Pblico para apurao de determinados delitos: a) Os crimes cometidos por estrangeiro contra brasileiro fora do Brasil (CP, art. 7, pargrafo 3, b b) Os crimes de injria praticados contra o Presidente da Repblica (CP, art. 141, I, c/c o pargrafo nico do art. 145 do CP e art. 26 da Lei de Segurana Nacional); c) Nos crimes contra a honra cometidos pela imprensa contra Ministro de Estado ( art. 23, I, c/c o art. 40, I, a, da Lei de Imprensa).

CENTRO UNIVERSITRIO FACEX

Retratao da Requisio Condio de procedibilidade, sendo ato administrativo, discricionrio e irrevogvel, no admitindo retratao. Prazo da Requisio Qualquer momento, desde que no extinta a punibilidade pela prescrio ou outra causa.

C. AO PENAL PRIVADA Casos excepcionais em que o Estado entrega ao particular o direito de agir, no lhe transferindo, contudo, o direito de punir. iniciada atravs da petio denominada Queixa-Crime, proposta pelo ofendido, pessoalmente, ou por seu representante legal, que age como substituto processual (legitimao extraordinria), litigando em nome prprio, como autor, defendendo direito de terceiro Estado-Administrao (legitimao ordinria) que espera ver reintegrada a ordem jurdica violada pela prtica da infrao penal. Quando o texto da lei diz somente se procede mediante queixa, significa que a prpria lei estabelece que trata-se de ao penal privada.

Espcies de Ao de Iniciativa Privada 1. Privada exclusiva (propriamente dita) Exercida por queixa, pelo ofendido ou seu representante legal, ou por algum dos seus sucessores relacionados no art. 100, 2 e 4 (CADI), do CP, art. 30, CPP. 2. Privada personalssima S pode ser exercida pelo prprio interessado, mediante queixa, e jamais por representante legal ou sucessores, (Exemplo: art. 236, pargrafo nico, CP). 3. Privada subsidiria da pblica a nica exceo, prevista na prpria CF, regra da titularidade exclusiva do MP sobre a ao penal pblica. exercida por queixa, pelo ofendido, no caso de o Ministrio Pblico no oferecer denncia no prazo legal (art. 29 do CPP) e art. 5, LIX, da CF. IMPORTANTE O prazo decadencial para a propositura dessa ao de 6 (seis) meses a contar do dia em que se esgotar o prazo para o oferecimento da denncia pelo MP (art. 38, CPP). S admitida a subsidiariedade em caso de inrcia do MP, jamais na hiptese de pedido de arquivamento.

Princpios bsicos que regem a ao penal de iniciativa privada 1) Oportunidade ou convenincia - facultado ao ofendido (vtima) propor ao contra o seu agressor, mediante avaliao da repercusso e publicidade que o processo pode causar.

CENTRO UNIVERSITRIO FACEX

2) Disponibilidade - O ofendido (querelante) pode a qualquer momento desistir de dar prosseguimento a ao, de trs maneiras: a) pelo perdo (ato bilateral); b) pela perempo; c) pela desistncia do recurso interposto. 3) Oficialidade - Conquanto exercida pelo particular em substituio ao EstadoAdministrao, tambm s se realiza mediante o devido processo legal 4) Indivisibilidade - significa dizer que a ao deve ser proposta contra todos os autores do fato (art. 48, CPP). O MP velar pela sua indivisibilidade. 5) Intranscedncia - por esse princpio, entende-se que a ao penal cabvel apenas contra a pessoa a quem se imputa a prtica de algum delito.

QUADRO COMPARATIVO: PRINCPIOS BSICOS AO PBLICA Obrigatoriedade Indisponibilidade Oficialidade Indivisibilidade Intranscendncia AO PRIVADA Convenincia e Oportunidade Disponibilidade

D. DA DENNCIA E DA QUEIXA-CRIME

A Ao Penal, propriamente dita, inicia-se pelo recebimento da DENNCIA (na ao penal pblica) ou QUEIXA-CRIME (na ao penal privada), que representa uma petio ao judicirio para proceder a aplicao do direito penal objetivo a um caso concreto, com a consequente satisfao da pretenso punitiva. Deve conter: a) a descrio dos fatos, b) a qualificao do acusado, c) a classificao do crime e d) o rol de testemunhas - art. 41 do CPP.

Hipteses de rejeio da denncia ou queixa-crime

CENTRO UNIVERSITRIO FACEX


luz do art. 395, do CPP (Lei n 11.719, de 20.06.08), a denncia ou queixacrime ser rejeitada quando: I - for manifestamente inepta (faltar-lhe um ou mais dos requisitos obrigatrios do artigo 41 do CPP). II - faltar pressuposto processual ou condio para o exerccio da ao penal III - faltar justa causa para o exerccio da ao penal Quando cabe HC? Obs. A QUEIXA-CRIME ser subscrita por advogado, devendo a procurao conter poderes especiais e meno expressa ao fato criminoso.

PRAZOS PARA OFERECIMENTO DA DENNCIA (regra) 15 dias quando o ru estiver solto; 5 dias se o ru estiver preso (art. 46, CPP). EXCECES Crime de Txico 10 dias ru preso ou solto; Crime eleitoral e de imprensa 10 dias ru preso ou solto; Crime contra economia popular 2 dias ru preso ou solto; Crime de abuso de autoridade 48 horas.

PRAZOS PARA OFERECIMENTO DA QUEIXA-CRIME a) at 6 meses, contados da data em que se souber quem foi o autor do crime (art. 38, CPP). Vtima menor de 18 anos conta a partir da data em que completar a maioridade; Crime do art. 236 do CP, - prazo comea a correr aps o trnsito em julgado da sentena anulatria b) em 3 meses da data da publicao nos crimes da Lei de imprensa; c) em 30 dias, a partir do despacho que homologou o laudo, no Crime contra Propriedade Imaterial (art. 529 do CPP).

RENNCIA AO DIREITO DE QUEIXA A Renncia ao direito de queixa (desde que antes do incio da ao penal), pode ser expressa ou tcita, conforme dispe o art. 104 do CP.

CENTRO UNIVERSITRIO FACEX


A renncia ocorre sempre antes do incio da ao penal. Trata-se de ato unilateral do ofendido (querelante), portanto no depende da aceitao do ofendido Aps iniciada a ao penal privada o ofendido no poder dela renunciar, porm, pelo o princpio da disponibilidade, poder dispor desta ao atravs dos institutos do perdo, da perempo ou desistindo do recurso interposto.

DO PERDO DO OFENDIDO O perdo do ofendido (quando aceito pelo querelado) obsta ao prosseguimento da ao. (art. 105 do CP). Cabvel somente em aes j iniciadas. No cabe o perdo na ao privada subsidiria da pblica, posto que esta no perde o seu carter de Ao Pblica, portanto, indisponvel. O perdo poder ser concedido no processo ou fora dele, ou seja, poder ser judicial ou extrajudicial. Contudo, depender sempre da aceitao do querelado, pois ato bilateral. Caso no haja aceitao, poder ainda o querelante dispor da ao penal pelo instituto da perempo ou pela desistncia do recurso interposto. Em razo do princpio da indivisibilidade, o perdo ofertado a um dos querelados ser, obrigatoriamente, oportunizando aos demais que podem ou no aceit-lo art. 51, CPP

PEREMPO A perempo a perda do direito de ao do querelante, devido inobservncia no disposto no artigo 60 do CPP. IMPORTANTE! No ocorrer a perempo nas aes penais pblicas, uma vez que nestas vigem os princpios da indisponibilidade e da obrigatoriedade. A diferena do perdo para a perempo que esta exige o abandono do ofendido (autor da ao) e aquele exige o aceite do querelado, por ser ato bilateral.

Anda mungkin juga menyukai