Anda di halaman 1dari 21

1.

ETAPA - PROVA OBJETIVA


EXAME DE ORDEM DEZEMBRO/2005

ESTATUTO DA OAB/CDIGO DE TICA E DISCIPLINA 01. Sobre as sociedades de advogados, CORRETO afirmar que: a) adquire personalidade jurdica com registro aprovado de seus atos constitutivos junto ao Conselho Seccional da OAB onde tiverem registro principal seus scios. b) adquire personalidade jurdica com registro aprovado de seus atos constitutivos junto ao Cartrio do Registro Civil das Pessoas Jurdicas e Conselho Seccional da OAB onde tiverem registro principal seus scios. c) adquire personalidade jurdica com registro aprovado de seus atos constitutivos junto ao Conselho Seccional da OAB em cuja base territorial tiver sua sede. d) adquire personalidade jurdica com registro aprovado de seus atos constitutivos junto ao Cartrio do Registro Civil das Pessoas Jurdicas e Conselho Seccional da OAB em cuja base territorial tiver sua sede. 02 . Sobre a instaurao do processo disciplinar CORRETO afirmar que: a) somente instaura-se mediante representao de qualquer autoridade ou pessoa interessada. b) instaura-se de ofcio ou mediante representao de qualquer autoridade ou pessoa interessada. c) somente instaura-se mediante representao de pessoa interessada. d) instaura-se por representao de qualquer pessoa. 03. Na aplicao das sanes disciplinares circunstncia considerada atenuante da pena, EXCETO: a) falta cometida na defesa de prerrogativa profissional. b) prestao de relevantes servios causa pblica. c) ausncia de punio disciplinar anterior. d) contar mais de vinte anos de inscrio profissional. 04 . Patrocinando o advogado interesses de litisconsortes em processo judicial, sobrevm, naquele feito, conflito de interesses entre os mesmos, que no firmam acordo sobre a questo. Segundo o Cdigo de tica e Disciplina, dever o advogado neste caso: a) Manter o patrocnio dos interesses do cliente mais antigo, renunciando aos demais mandatos. b) Optar por um dos mandatos, com prudncia e discernimento, renunciando aos demais. c) Renunciar a todos os mandatos, indistintamente, mantendo o sigilo profissional. d) Notificar os constituintes sobre o conflito verificado, a fim de que possam os mesmos, livremente, constituir novo procurador, caso assim queiram. 05. Marque a alternativa CORRETA. O anncio de servios advocatcios a) pode conter quaisquer ttulos ou qualificaes e deve mencionar o nome completo e o nmero da inscrio do advogado na OAB. b) expressamente vedado, em qualquer situao e por qualquer meio.

www.aprovando.com.br
O melhor contedo para Concursos Pblicos e Exames de Ordem na internet.

c) quando veiculado em lngua estrangeira deve estar acompanhado da respectiva traduo. d) pode conter lista de clientes, desde que com autorizao destes. 06. Sobre a pena de suspenso aplicada ao advogado, CORRETO afirmar que: a) pode ser cumulada com a pena de multa, varivel entre uma a dez anuidades, havendo circunstncias agravantes. b) poder ser fixada pelo prazo de trinta dias a 6 (seis) meses. c) enquanto cumprir a suspenso, fica o advogado impedido do exerccio profissional perante o Conselho Seccional que a aplicou. d) comprovadamente presentes circunstncias atenuantes, poder ser convertida em censura. 07. competente para punir disciplinarmente os inscritos na OAB a) o Conselho Seccional perante o qual tem o advogado sua inscrio principal, independentemente de onde tenha sido praticada a infrao. b) o Conselho Federal da OAB, se perante ele for praticada a infrao, ou se a infrao for praticada perante mais de um Conselho Seccional. c) qualquer Conselho Seccional perante o qual tenha o advogado inscrio, principal ou suplementar, independentemente de onde tenha sido praticada a infrao. d) o Conselho Seccional em cuja base territorial tenha ocorrido a infrao, salvo se for cometida perante o Conselho Federal. 08 . Sobre os honorrios advocatcios, CORRETO afirmar que: a) Pode ser feita a compensao ou desconto dos honorrios dos valores que devem ser entregues ao cliente, desde que haja previso contratual. b) O crdito por honorrios advocatcios, desde que previstos contratualmente, autoriza a emisso da correspondente duplicata de prestao de servios para sua cobrana. c) No admitida a participao do advogado em bens particulares do cliente, sendo nula qualquer pactuao escrita nesse sentido. d) Todas as afirmativas esto corretas.

DIREITO E PROCESSO CIVIL 09 . Sobre a adoo correto afirmar, EXCETO: a) Somente as pessoas maiores de 18 (dezoito) anos podem adotar. b) A diferena obrigatria de idade entre o adotante e o adotado de, no mnimo, 18 (dezoito) anos. c) Os efeitos da adoo comea a partir do trnsito em julgado da sentena, exceto se o adotante vier a falecer no curso do procedimento, caso em que ter fora retroativa data do bito. d) Ningum poder ser adotado por duas pessoas, salvo de forem marido e mulher, ou se viverem em unio estvel. 10 . A companheira ou companheiro participar da sucesso do outro, quanto aos bens adquiridos onerosamente na vigncia da unio estvel, nas seguintes condies, EXCETO: a) se concorrer com filhos comuns, ter direito a uma quota equivalente que por lei for atribuda ao filho.

www.aprovando.com.br
O melhor contedo para Concursos Pblicos e Exames de Ordem na internet.

b) se concorrer com descendentes s do autor da herana, tocar-lhe- a metade do que couber a cada um daqueles. c) se concorrer com outros parentes sucessveis, ter direito a 1/4 (um quarto) da herana. d) no havendo parentes sucessveis, ter direito totalidade da herana. 11. Sobre a tutela, todas as afirmativas so verdadeiras, EXCETO: a) Aqueles que no tiverem a livre administrao de seus bens. b) As pessoas de mau procedimento, ou falhas em probidade, e as culpadas de abuso em tutorias anteriores. c) Os condenados por crime de furto, roubo, estelionato, falsidade, contra a famlia ou os costumes, apenas quando no tiverem cumprido pena. d) Aqueles que exercerem funo pblica incompatvel com a boa administrao da tutela. 12 . Sobre o poder familiar, pode-se afirmar que so causas de sua extino, EXCETO: a) Abandonar o filho. b) Castigar imoderadamente o filho. c) A prtica de atos contrrios moral e aos bons costumes. d) A condenao por sentena irrecorrvel de qualquer um dos pais em virtude de crime cuja pena exceda a dois anos de priso. 13. De acordo com o Cdigo Civil, so causas de extino das obrigaes, EXCETO: a) Transao. b) Confuso. c) Compensao. d) Novao. 14 . Extingue-se o penhor, EXCETO: a) Perecendo a coisa. b) Com a morte do devedor. c) Com a renncia do credor. d) Em decorrncia da extino da obrigao. 15 . Podem ser classificados como sendo contratos reais, EXCETO: a) Comodato. b) Mtuo. c) Depsito. d) Compra e venda. 16 . Sobre o direito das obrigaes, todas as afirmativas so verdadeiras, EXCETO: a) Na cesso de crdito, independentemente do conhecimento da cesso pelo devedor, pode o cessionrio exercer os atos conservatrios do direito cedido. b) Na assuno de dvida, o novo devedor pode opor ao credor as excees pessoais que competiam ao devedor primitivo. c) A respeito da solidariedade passiva, no importar renncia da solidariedade a propositura de ao pelo credor contra um ou alguns dos devedores.

www.aprovando.com.br
O melhor contedo para Concursos Pblicos e Exames de Ordem na internet.

d) Perde a qualidade de indivisvel a obrigao que se resolver em perdas e danos. 17 . A sentena condenatria produz a hipoteca judiciria, EXCETO: a) Embora a condenao seja genrica. b) Pendente arresto de bens do devedor. c) Mesmo havendo penhora no rosto dos autos. d) Ainda quando o credor possa promover a execuo provisria da sentena. 18 . Sobre a ao rescisria, possvel afirmar, EXCETO: a) cabvel quando ofender a coisa julgada ou violar literal disposio de lei. b) O prazo prescricional para ajuiz-la de dois anos, contados do trnsito em julgado da deciso. c) O Ministrio Pblico tem legitimidade para prop-la. d) Se os fatos alegados pelas partes dependerem de prova, o relator delegar a competncia ao juiz de direito da comarca onde deva ser produzida, fixando prazo de quarenta e cinco a noventa dias para a devoluo dos autos. 19 . Com relao competncia recursal do Superior Tribunal de Justia, possvel afirmar, EXCETO: a) Cabe recurso especial quando a deciso julgada em nica ou ltima instncia julgar vlida lei local contestada em face de lei federal. b) A reclamao para a preservao de sua competncia e garantia da autoridade de suas decises. c) O prequestionamento requisito de admissibilidade do recurso especial. d) Compete julgar, em recurso ordinrio, os mandados de segurana decididos em nica instncia pelos tribunais dos estados ou pelos tribunais regionais federais, mas apenas quando a segurana for denegada. 20 . As seguintes afirmativas, no que tange s aes de prestao de contas, so verdadeiras, EXCETO: a) O saldo credor declarado na sentena poder ser cobrado em execuo forada. b) Tanto credor quanto devedor tem direito de prop-la. c) Se o ru contestar a ao ou impugnar as contas e houver necessidade de produzir provas, o juiz designar audincia de instruo e julgamento. d) O prazo de resposta do ru de quinze dias. 21 . Nas aes de reintegrao e de manuteno de posse, incumbe ao autor provar, EXCETO: a) A sua posse, bem como sua propriedade. b) A turbao ou o esbulho praticado pelo ru c) A data da turbao ou do esbulho d) A continuao da posse, embora turbada, na ao de manuteno; a perda da posse, na ao de reintegrao.

DIREITO CONSTITUCIONAL

www.aprovando.com.br
O melhor contedo para Concursos Pblicos e Exames de Ordem na internet.

22 . Considerando-se a tutela de direitos individuais, coletivos e difusos, assinale a alternativa CORRETA: a) O mandado de segurana ser concedido para proteger direito lquido e certo, seja o responsvel pela ilegalidade autoridade pblica ou agente de pessoa jurdica privada atuando em seus prprios interesses. b) O Ministrio Pblico tem legitimidade para propositura da ao civil pblica, que deve ser utilizada para proteo do patrimnio pblico e social, meio ambiente e interesses difusos e coletivos. c) O habeas corpus no se restringe liberdade fsica individual, podendo ser utilizado para proteo da pessoa jurdica. d) A ao popular importante instrumento de exerccio da cidadania, e pode ser proposta por pessoa fsica ou jurdica, tendo por objetivo a anulao de atos lesivos a direitos e interesses coletivos e difusos. 23. Com relao previso constitucional da interveno, CORRETO afirmar que: a) A interveno da Unio nos Estados poder ser decretada por razo no expressa na Constituio Federal de 1988, desde que haja explcita autorizao do Supremo Tribunal Federal. b) Em nenhuma hiptese a Unio poder intervir em Municpios localizados em Territrio Federal. c) O decreto de interveno deve especificar a amplitude e as condies de sua execuo, podendo seu prazo ser indeterminado, desde que haja expressa autorizao do Congresso Nacional. d) Na hiptese de interveno federal para assegurar a observncia de princpios constitucionais, a decretao depender de provimento, pelo Supremo Tribunal Federal, de representao do Procurador Geral da Repblica.

24 . Em relao aos direitos polticos, assinale a alternativa INCORRETA: a) Os analfabetos e os inalistveis so inelegveis para qualquer cargo. b) Lei complementar pode estabelecer outros casos de inelegibilidade relativa, alm daqueles previstos expressamente na Constituio da Repblica. c) O alistamento eleitoral e o voto so obrigatrios para maiores de dezoito anos. d) A reeleio somente permitida para o Presidente da Repblica, Governadores de Estado e Prefeitos.

25 . Considerando a repartio constitucional de competncias no sistema federativo brasileiro, assinale a alternativa INCORRETA: a) A Unio poder autorizar, por meio de lei complementar, os Estados a legislar sobre questes especficas relacionadas a suas competncias privativas. b) A competncia comum entre Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios material, devendo haver cooperao entre tais entes, observado o disposto em lei complementar federal. c) A Constituio de 1988 confere aos Estados-membros a competncia residual, mas algumas competncias so expressas no texto constitucional. d) No mbito da competncia concorrente legislativa, a Unio deve editar as normas gerais e especficas, caso haja omisso dos Estados-membros.

www.aprovando.com.br
O melhor contedo para Concursos Pblicos e Exames de Ordem na internet.

26 . Considerando o processo legislativo constitucional, assinale a alternativa CORRETA: a) Os projetos de lei de iniciativa exclusiva do Presidente da Repblica no podem sofrer emendas dentro do mbito das Casas Legislativas, pois isto alteraria o sentido original da proposio. b) O veto do Presidente da Repblica somente poder ser rejeitado pela maioria absoluta dos membros do Congresso Nacional. c) Na Casa Iniciadora, o projeto de lei passa por Comisses e poder sofrer emendas, que podero ser apresentadas por qualquer cidado. d) Lei ordinria pode revogar lei complementar, pois h hierarquia entre as espcies normativas. 27 . Em relao ao Supremo Tribunal Federal, CORRETO afirmar que: a) O Presidente da Repblica escolhe livremente o candidato a Ministro do STF, desde que preenchidos os requisitos constitucionais, em que o candidato deve necessariamente ser brasileiro, nato ou naturalizado. b) O nmero atual de Ministros do STF fixado em Lei Complementar cuja edio expressamente prevista na Constituio Federal, e pode ser alterado em procedimento legislativo infra-constitucional, caso seja confirmado o interesse pblico relevante e a iminente necessidade de alterao. c) Os Ministros do STF, uma vez nomeados pelo Presidente, adquirem a vitaliciedade imediata, mas podero perder seus cargos pelo julgamento de crimes de responsabilidade perante o Senado Federal. d) O STF, assim como todos os demais tribunais brasileiros, est sujeito regra prevista no artigo 94 da Constituio Federal, ou seja, 1/5 de suas vagas devem necessariamente ser preenchidos por membros do Ministrio Pblico e por advogados.

28 . Considere esta hiptese: No mbito do controle difuso, uma lei declarada inconstitucional por deciso do Supremo Tribunal Federal. Neste caso, CORRETO afirmar que a deciso: a) Tem eficcia inter partes, pois no Brasil o controle difuso exercido por via de defesa ou exceo, e s produz efeitos para as partes envolvidas. b) Tem eficcia erga omnes e a fora de retirar a lei do ordenamento jurdico, pois esta deciso proferida pelo Supremo Tribunal Federal definitiva e dela no cabe recurso. c) Tem eficcia inter partes, pois no Brasil o controle difuso de constitucionalidade realizado por via de ao. d) Vincula todos os demais tribunais e juzes, que no mais podero dar execuo lei.

29 . Em relao s alteraes trazidas pela Emenda Constitucional n 45/2004, assinale a alternativa INCORRETA: a) Os juzes aposentados somente podem exercer a advocacia no juzo ou tribunal do qual se afastaram aps decorrido perodo de 3 anos do afastamento por aposentadoria. b) O Conselho Nacional de Justia pode determinar a perda do cargo de magistrado, por razes de relevante interesse pblico, desde que assegurada ampla defesa. c) A smula com efeito vinculante somente poder ser editada pelo Supremo Tribunal Federal, em relao a matria constitucional e mediante aprovao de 2/3 dos Ministros. d) O princpio da razovel durao do processo judicial e administrativo foi reconhecido como

www.aprovando.com.br
O melhor contedo para Concursos Pblicos e Exames de Ordem na internet.

direito fundamental.

DIREITO INTERNACIONAL

30 . Um diplomata russo, acreditado perante o Estado italiano, manteve relacionamento amoroso com brasileira que cursava doutorado na Universidade de Roma. Dessa relao nasceu um menino em territrio francs. Marque a afirmativa CORRETA: a) no ser considerado brasileiro nato, pois o Brasil adota o critrio do jus soli. b) ser considerado brasileiro nato, desde que a criana venha a residir na Repblica Federativa do Brasil e opte pela nacionalidade brasileira. c) no poder ser considerado brasileiro nato, em virtude das hipteses de jus sanguinis previstas na Constituio Federal no alcanarem a situao mencionada no enunciado da questo como forma de aquisio de nacionalidade originria. d) para ser considerado brasileiro nato, seus pais devem registr-lo perante o consulado brasileiro em Paris, local de nascimento. 31 . Juan Velsquez respondia a dois processos penais no Brasil por extorso, quando foi surpreendido por pedido de extradio do governo belga, em razo de estupro. Alm disso, j havia cometido outros crimes na Blgica, mas que no constavam no pedido de extradio. Marque a alternativa CORRETA: a) Juan dever ser imediatamente extraditado, com fundamento nos princpios da solidariedade dos Estados e da justia universal. b) Juan no ser extraditado, em virtude do princpio do non bis in idem. c) Juan ser extraditado imediatamente, podendo, inclusive, ser julgado pelos crimes que no constavam no pedido de extradio. d) Juan ser extraditado aps o fim do processo, no caso de absolvio; ou aps o trmino do cumprimento da pena, na hiptese de condenao; mas no poder ser julgado pelos crimes que no constam no pedido de extradio.

32 . Joo de Souza, brasileiro, motorista da embaixada alem no Brasil, trabalhou durante cinco anos para a embaixatriz sem gozar frias e sequer receber os vencimentos referentes s mesmas. Joo quer ajuizar reclamao trabalhista contra a embaixada alem. Marque a alternativa CORRETA: a) a ao ser extinta sem julgamento de mrito, em razo de o Brasil adotar a teoria da imunidade absoluta. b) a ao ser extinta sem julgamento de mrito, em razo de o Brasil adotar a teoria da imunidade relativa. c) haver julgamento da ao, pois o Brasil adota a teoria da imunidade relativa, mas dever ocorrer o cumprimento voluntrio da deciso, j que no pode haver nenhuma medida de execuo contra bens do Estado estrangeiro, sem que haja renncia expressa. d) como se trata de ato jure gestionis, o Estado acreditante possui imunidade absoluta.

33 . Marque a afirmativa INCORRETA no que se refere ao sistema interamericano de defesa dos

www.aprovando.com.br
O melhor contedo para Concursos Pblicos e Exames de Ordem na internet.

direitos humanos: a) a Corte Interamericana julga conflitos envolvendo violaes de direitos humanos de pessoas ou grupo de pessoas e os respectivos Estados. b) para que a Corte Interamericana de Direitos Humanos possa julgar ao o Estado no precisa reconhecer formalmente sua jurisdio, mas apenas ratificar a Conveno Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de So Jos). c) a regra do esgotamento dos recursos internos, considerada como um dos requisitos de admissibilidade perante a Comisso Interamericana admite exceo, caso haja denegao de justia no Estado onde houver ocorrido a violao dos direitos humanos. d) uma pessoa humana pode submeter, individualmente, caso de violao de direitos humanos Comisso Interamericana de Direitos Humanos.

34 . Brasil e Argentina litigam na Corte Internacional de Justia a respeito de questo envolvendo a fronteira entre os dois pases. Sabendo que ambos assinaram, mas apenas a Argentina ratificou a Conveno de Viena de 1980 sobre Direito dos Tratados, INCORRETO afirmar que: a) A Argentina pode alegar que as normas previstas na Conveno de Viena sobre Direito dos Tratados no podem ser utilizadas pelo Brasil, enquanto tratado internacional, pois o Brasil no expressou ainda seu consentimento definitivo. b) O Brasil pode utilizar as normas previstas na Conveno de Viena sobre Direito dos Tratados, como costume internacional, pois adota tais clusulas como prtica geral aceita como direito. c) O Brasil pode utilizar a Conveno de Viena sobre Direito dos Tratados, como tratado internacional, em razo de t-la assinado, o que garante, inclusive, sua vigncia interna. d) Tanto o tratado quanto o costume internacional podem expressar o posicionamento jurdico de um Estado no plano internacional, pois so fontes de Direito Internacional Pblico.

35 . Est em tramitao no Congresso Nacional projeto de lei ordinria visando denncia do Tratado de Cooperao Tcnica e Cientfica pactuado entre Brasil e Canad. O Presidente da Repblica j declarou que vetar integralmente a lei ordinria, na hiptese de aprovao. Marque a resposta CORRETA: a) o Presidente da Repblica no poder vetar o projeto de lei, pois a matria consta em tratado internacional. b) o Congresso Nacional no possui competncia para, isoladamente, denunciar tratado internacional, uma vez que s o Presidente da Repblica pode manter relaes com Estados estrangeiros. c) o Congresso Nacional poder derrubar o veto do Presidente da Repblica, pelo voto da maioria absoluta dos seus membros. d) a denncia no o instrumento por meio do qual um Estado emite sua vontade em se desobrigar em relao a tratado internacional.

36 . Sobre o processo de concluso dos tratados internacionais no Brasil, CORRETO afirmar que: a) todos os tratados internacionais passam pela aprovao do Congresso Nacional, em virtude das disposies do art. 49, I da Constituio Federal.

www.aprovando.com.br
O melhor contedo para Concursos Pblicos e Exames de Ordem na internet.

b) no h sano do Presidente da Repblica quando a matria objeto de aprovao pelo Congresso Nacional for tratado internacional. c) o Presidente da Repblica obrigado a ratificar tratado internacional, pois j concordou com seus termos, quando de sua assinatura, quando houver aprovao do Congresso Nacional. d) o decreto legislativo determina a entrada em vigor de tratado internacional no Brasil.

DIREITO TRIBUTRIO

37 . A respeito do princpio da legalidade, em matria tributria, tal como disciplinado em nosso sistema jurdico, CORRETO dizer a) que ele no se aplica ao Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), tributo que pode ser institudo ou aumentado por ato do Poder Executivo. b) que ele no impede o emprego da medida provisria para a instituio ou majorao de impostos de competncia federal, desde que no se trate de matria reservada lei complementar. c) que ele no se aplica instituio de emprstimos compulsrios. d) que ele no se aplica s hipteses de extino ou reduo do tributo, mas apenas aos casos de sua criao ou aumento. 38 . Entende-se como competncia residual, nos termos da Constituio Federal de 1988: a) A competncia da Unio Federal para instituir impostos extraordinrios, na iminncia ou no caso de guerra externa. b) A competncia dos Estados e do Distrito Federal para disciplinar seus impostos, caso no editada a lei complementar que defina os fatos geradores, as bases de clculo e os contribuintes dos impostos discriminados na Constituio. c) A competncia da Unio Federal para instituir, por lei complementar, imposto no previsto na sua competncia, desde que ele seja no-cumulativo e no tenha como fato gerador ou base de clculo prprios dos impostos discriminados na Constituio. d) A competncia da Unio Federal para instituir impostos estaduais, nos Territrios.

39 . Segundo a Constituio Federal, CORRETO dizer, sobre as imunidades: a) que a imunidade recproca entre Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios alcana quaisquer tributos. b) que as instituies de educao e de assistncia social, em qualquer caso, so imunes instituio de impostos sobre o seu patrimnio, renda ou servio; c)que os servios de comunicao nas modalidades de radiodifuso sonora e de sons e imagens so imunes ao ICMS (Imposto sobre a Circulao de Mercadorias e Servios de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicaes); d) que as aposentadorias e penses concedidas pelo regime geral de previdncia social so imunes s contribuies sociais.

40 . A Lei n 9.393, de 19 de dezembro de 1996, em seu art. 6, assim dispe: O contribuinte ou o seu sucessor comunicar ao rgo local da Secretaria da Receita Federal (SRF), por meio do Documento de Informao e Atualizao Cadastral do ITR DIAC, as informaes cadastrais

www.aprovando.com.br
O melhor contedo para Concursos Pblicos e Exames de Ordem na internet.

correspondentes a cada imvel, bem como qualquer alterao ocorrida, na forma estabelecida pela Secretaria da Receita Federal. Esta norma exemplo de: a) obrigao tributria principal. b) norma complementar. c) obrigao tributria acessria. d) lanamento por homologao.

41 . Respectivamente, so causas de extino do crdito tributrio e de suspenso de sua exigibilidade, segundo o Cdigo Tributrio Nacional: a) a deciso judicial passada em julgado e a antecipao de tutela. b) o parcelamento e a moratria. c) o depsito do seu montante integral e a converso deste montante em renda. d) a prescrio e a remisso.

42 . Assinale a alternativa CORRETA: a) Segundo a Constituio Federal e o Cdigo Tributrio Nacional, imposto tributo cuja obrigao tem por fato gerador uma situao independente de qualquer atividade estatal especfica, relativa ao contribuinte, sendo vedada, em qualquer hiptese, a vinculao de sua receita a fundo, rgo ou despesa. b) O fato gerador da obrigao tributria determina, conforme preceitua o Cdigo Tributrio Nacional, a natureza especfica do tributo, devendo ser observadas, ainda, a denominao e as demais caractersticas formais adotadas pela lei. c) Responsvel o contribuinte que tem relao indireta com o fato gerador da obrigao tributria, devendo estar expressamente prevista em lei sua responsabilidade. d) A pessoa natural ou jurdica de direito privado que, em alienao judicial em processo de falncia, adquire fundo de comrcio, no responde pelos tributos relativos ao fundo de comrcio adquirido, tributos estes devidos at a data do ato de aquisio, ainda que continue a explorar referido fundo, sob a mesma ou outra razo social.

DIREITO E PROCESSO PENAL

43 . Com relao teoria do crime CORRETO afirmar que: a) O dever de agir incumbe a quem tenha por lei obrigao de cuidado, proteo ou vigilncia. b) A omisso penalmente irrelevante quando o omitente devia e podia agir para evitar o resultado. c) O erro sobre elemento constitutivo do tipo legal de crime exclui o dolo, no permitindo a punio por crime culposo, ainda que previsto. d) O erro sobre a ilicitude do fato, se evitvel, isenta de pena. 44 . Com relao s penas e o seu cumprimento CORRETO afirmar que: a) O condenado no poder ser submetido, no inicio de cumprimento da pena, a exame criminolgico de classificao para a individualizao da execuo.

www.aprovando.com.br
O melhor contedo para Concursos Pblicos e Exames de Ordem na internet.

b) A pena de recluso deve ser cumprida em regime fechado ou semi-aberto e a de deteno em regime semi-aberto, ou aberto, salvo necessidade de transferncia a regime fechado. c) O condenado por crime contra a Administrao Pblica ter a progresso de regime condicionada reparao do dano que causou, ou devoluo do produto do ilcito praticado, com os acrscimos legais. d) O trabalho externo no admissvel, no regime fechado, mesmo em servios ou obras pblicas.

45 . Em relao ao livramento condicional INCORRETO afirmar que: a) Ser revogado se houver condenao irrecorrvel pena privativa de liberdade, por crime cometido na vigncia do benefcio. b) As penas que correspondem a infraes diversas sero consideradas isoladamente. c) Se revogado, no poder ser novamente concedido. d) Se no revogado at o seu trmino, considera-se extinta a pena privativa de liberdade.

46 . Os crimes contra a honra previstos no Cdigo Penal tero suas penas aumentadas se cometidos: a) Contra qualquer pessoa valendo-se de anonimato. b) Contra funcionrio pblico, ainda que fora de suas funes. c) Contra advogado no curso de procedimento judicial. d) Contra pessoa maior de 60 anos ou portadora de deficincia, exceto no caso de injria.

47 . Em relao aos crimes contra o patrimnio INCORRETO afirmar: a) No furto se o criminoso primrio, e de pequeno valor a coisa furtada, o juiz pode substituir a pena de deteno pela de priso simples, diminu-la ou aplicar somente a multa. b) Na extorso mediante seqestro, se o crime cometido em concurso, o concorrente que o denunciar autoridade, facilitando a libertao do seqestrado, ter sua pena reduzida. c) Na apropriao indbita previdenciria, ser extinta a punibilidade se o agente espontaneamente, declara, confessa e efetua o pagamento das contribuies, importncias ou valores e presta informaes devidas previdncia social, na forma definida em lei ou regulamento, antes do inicio da ao fiscal. d) A receptao punvel, ainda que desconhecido ou isento de pena o autor do crime de que proveio a coisa. 48 . Com relao aos crimes contra a administrao pblica, CORRETO afirmar que: a) No peculato doloso, a reparao do dano, se precede sentena irrecorrvel, extingue a punibilidade; se lhe posterior, reduz de metade a pena b) Equipara-se a funcionrio pblico estrangeiro quem exerce cargo, emprego ou funo em empresas controladas, diretamente ou indiretamente pelo Poder Pblico de pas estrangeiro ou em organizaes pblicas internacionais. c) No se equipara a funcionrio pblico aquele que exerce cargo ou funo em entidade paraestatal. d) No se equipara a funcionrio pblico aquele que trabalha para empresa prestadora de servio contratada ou conveniada para a execuo de atividade tpica da administrao pblica.

www.aprovando.com.br
O melhor contedo para Concursos Pblicos e Exames de Ordem na internet.

49 . Com relao homicdio culposo na direo de veculo automotor, previsto no Cdigo de Trnsito Brasileiro, CORRETO afirmar que: a) Tem pena maior do que o homicdio culposo previsto no Cdigo Penal. b) No h aumento de pena se o condutor for inabilitado. c) No h aumento de pena se o condutor pratic-lo em faixa de pedestres. d) No h aumento de pena se o condutor pratic-lo na calada.

50 . Sobre a competncia CORRETO afirmar que: a) Nos casos de exclusiva ao privada, o querelante poder preferir o foro de domicilio ou da residncia da vitima, ainda quando conhecido o lugar da infrao. b) No sendo conhecido o lugar da infrao, regular-se- pelo domicilio ou residncia da vitima. c) Ser, de regra, determinada pelo lugar em que se consumar a infrao, ou, no caso de tentativa, pelo lugar em que for praticado o ltimo ato de execuo. d) Ser determinada pela continncia se a prova de uma infrao ou de qualquer de suas circunstncias elementares influir na prova de outra infrao.

51 . Com relao prova CORRETO afirmar que: a) O juiz dever permitir que a testemunha manifeste suas apreciaes pessoais, mesmo quando separveis da narrativa do fato. b) Quando a infrao deixar vestgios, ser indispensvel o exame de corpo de delito, direto ou indireto, no podendo supri-lo a prova testemunhal. c) A confisso ser indivisvel e irretratvel, sem prejuzo do livre convencimento do juiz, fundado no exame das provas em conjunto. d) O interrogatrio do acusado preso ser feito no estabelecimento prisional em que se encontrar, em sala prpria, desde que estejam garantidas a segurana, a presena do defensor e a publicidade do ato. 52 . Sobre a priso e a liberdade provisria INCORRETO afirmar que: a) A falta de testemunha da infrao impedir a lavratura do auto de priso em flagrante. b) Nas infraes permanentes, entende-se o agente em flagrante delito enquanto no cessar a permanncia. c) A priso preventiva em nenhum caso ser decretada se o agente praticou o fato amparado por causa de excluso de ilicitude. d) Revogada a priso preventiva poder o juiz de novo decret-la, se sobrevierem razes que a justifiquem.

53 . Com relao ao procedimento comum de rito ordinrio CORRETO afirmar que: a) Cada denunciado poder arrolar at no mximo cinco testemunhas. b) Terminada a oitiva das testemunhas as partes oferecero alegaes finais. c) Os documentos podero ser juntados em qualquer fase do processo. d) So computadas testemunhas aquelas no compromissadas e as referidas.

www.aprovando.com.br
O melhor contedo para Concursos Pblicos e Exames de Ordem na internet.

54 . Com relao ao procedimento dos crimes de competncia do Tribunal do Jri CORRETO afirmar que: a) A suspeio argida contra um jurado, quando no reconhecida, no suspender o julgamento. b) O jurado excludo por suspeio no ser computado para a constituio do nmero legal. c) Sorteados os suplentes, os jurados substitudos sero admitidos a funcionar durante a sesso peridica. d) defeso ao jurado consultar os autos antes de dar o seu voto.

55 . Sobre os recursos no processo penal CORRETO afirmar que: a) O recurso em sentido estrito ser sempre encaminhado instncia superior atravs de traslado para no prejudicar o andamento do processo no juzo a quo. b) O prazo para apelar no Juizado Especial Criminal o mesmo daquele previsto no Cdigo de Processo Penal. c) A apelao fundada no argumento de que a deciso do juiz presidente do Tribunal do Jri foi injusta, se provida pelo Tribunal de Justia, importar em novo julgamento. d) Nos juzos criminais comuns, a apelao poder ser interposta sem o uso de petio, somente por termo nos autos.

DIREITO E PROCESSO DO TRABALHO

56 . Nos termos da Lei n. 6494/77, que dispe acerca dos estgios de estudantes de estabelecimentos de ensino superior e de ensino profissionalizante do 2o grau e supletivo, com as alteraes introduzidas pela MP 2.164-41, correto afirmar, EXCETO: a) A realizao do estgio dar-se- mediante termo de compromisso celebrado entre o estudante e a parte concedente, como intervenincia obrigatria da instituio de ensino. b) O estagirio deve estar, em qualquer hiptese, segurado contra acidentes pessoais; c) O estgio no cria vnculo empregatcio de qualquer natureza e o contrato a ele relativo deve prever, obrigatoriamente, a bolsa remuneratria dos servios a serem prestados pelo estagirio; d) A jornada de atividade em estgio, a ser cumprida pelo estudante, dever compatibilizar-se com o seu horrio escolar e com o horrio da parte em que venha a ocorrer o estgio.

57 . Nos dissdios individuais do trabalho possvel a interposio dos seguintes recursos, EXCETO: a) Recurso Ordinrio. b) Embargos Infringentes. c) Agravo de Petio. d) Recurso de Revista.

58 . Nos termos da Lei n. 8.036/90, a conta vinculada relativa ao FGTS do trabalhador poder ser

www.aprovando.com.br
O melhor contedo para Concursos Pblicos e Exames de Ordem na internet.

movimentada nas seguintes situaes, EXCETO: a) quando o trabalhador permanecer dois anos ininterruptos, a partir de 1 de junho de 1990, fora do regime do FGTS, podendo o saque, neste caso, ser efetuado a partir do ms de aniversrio do titular da conta. b) despedida sem justa causa, inclusive a indireta, de culpa recproca e de fora maior. c) quando o trabalhador ou qualquer de seus dependentes for portador do vrus HIV. d) falecimento do trabalhador, sendo o saldo pago a seus dependentes, para esse fim habilitados perante a Previdncia Social, segundo o critrio adotado para a concesso de penses por morte. Na falta de dependentes, faro jus ao recebimento do saldo da conta vinculada os seus sucessores previstos na lei civil, indicados em alvar judicial, expedido a requerimento do interessado, independente de inventrio ou arrolamento.

59 . Nos termos do art. 114 da Constituio da Repblica de 1988, com as alteraes introduzidas pela Emenda Constitucional n. 45/04, compete Justia do Trabalho processar e julgar, EXCETO: a) as aes de indenizao por dano moral ou patrimonial, decorrentes da relao de trabalho. b) as aes que envolvam exerccio do direito de greve. c) as aes relativas s penalidades administrativas impostas aos empregadores pelos rgos de fiscalizao das relaes de trabalho. d) a ao penal relativa ao crime de homicdio doloso praticado pelo empregador contra seu empregado, durante o movimento de greve, mediante denncia a ser apresentada pelo Ministrio Pblico do Trabalho.

60 . Acerca do Processo Judicirio do Trabalho, CORRETO afirmar: a) O direito processual comum ser, em qualquer hiptese, fonte subsidiria do direito processual do trabalho. b) Os dissdios individuais ou coletivos submetidos apreciao da Justia do Trabalho sero, quando o Juiz do Trabalho julgar conveniente, sujeitos conciliao. c) admitida a apresentao de reconveno pela reclamada nos dissdios individuais, na forma do artigo 315 do CPC, aplicvel subsidiariamente. d) No admitida a apresentao de defesa escrita pela reclamada em nenhuma hiptese, conforme entendimento jurisprudencial unnime do TST.

61 . Considerando as disposies celetistas a respeito das frias coletivas, INCORRETO afirmar que: a) Devero ser gozadas pelos empregados em um nico perodo, de 30 dias corridos, em qualquer hiptese, sob pena de pagamento em dobro. b) Podero ser concedidas frias coletivas a todos os empregados de uma empresa ou de determinados estabelecimento ou setores da empresa. c) Os empregados contratados h menos de 12 (doze) meses gozaro, na oportunidade, frias proporcionais, iniciando-se, ento, novo perodo aquisitivo. d) Durante as frias, o empregador no poder prestar servio a outro empregador, salvo se estiver obrigado a faz-lo em virtude de contrato de trabalho regularmente mantido com aquele.

www.aprovando.com.br
O melhor contedo para Concursos Pblicos e Exames de Ordem na internet.

62 . Analise as assertivas abaixo e assinale a CORRETA: a) unnime o entendimento doutrinrio e jurisprudencial acerca do reconhecimento do direito estabilidade da empregada domstica gestante. b) A dispensa de empregado dirigente sindical independe do ajuizamento de inqurito judicial para a apurao de falta grave. c) Fica vedada a dispensa arbitrria ou sem justa causa do empregado eleito como suplente para cargo de direo de CIPA, desde o registro de sua candidatura at 01 ano aps o final de seu mandato. d) Ao empregado acidentado, nos termos da lei, assegurada a garantia de emprego pelo perodo de 06 (seis) meses, contados de seu efetivo retorno ao servio.

63 . No processo do trabalho a reclamatria plrima aquela em que: a) h pluralidade de empregadores no plo passivo da lide. b) h pluralidade de empregados no plo ativo da lide. c) h pluralidade de julgadores, os quais proferiro deciso colegiada. d) h pluralidade de testemunhas do reclamante e da reclamada, limitadas a 2 (duas) por parte no rito sumarssimo, a 3 (trs) por parte no rito ordinrio e a 06 (seis) por parte no inqurito judicial para a apurao de falta grave.

64 . Acerca das Comisses de Conciliao Prvia correto afirmar, EXCETO: a) O termo de conciliao ttulo executivo extrajudicial e ter eficcia liberatria geral, exceto quanto s parcelas expressamente ressalvadas. b) Aceita a conciliao, ser lavrado termo assinado pelo empregado, pelo empregador ou seu preposto e pelos membros da Comisso, fornecendo-se cpia s partes. c) O prazo prescricional ser suspenso a partir da provocao da Comisso de Conciliao Prvia, recomeando a fluir, pelo que lhe resta, a partir da tentativa frustrada de conciliao ou do esgotamento do prazo de 10 dias previsto para a realizao da sesso de tentativa de conciliao. d) Aps a promulgao da EC n. 45/04 foi ampliada a competncia jurisdicional das CCP, a quem compete conciliar e julgar as lides individuais e coletivas decorrentes da relao de trabalho.

65 . Acerca da terceirizao no Direito do Trabalho verdadeiro afirmar, EXCETO: a) No forma vnculo de emprego com o tomador a contratao de servios de vigilncia (Lei n 7.102, de 20-06-1983) e de conservao e limpeza. b) A contratao irregular de trabalhador, atravs de empresa interposta, no gera vnculo de emprego com os rgos da Administrao Pblica Direta, Indireta ou Fundacional (Art. 37, II, da Constituio da Repblica). c) legal a contratao de trabalhadores por empresa interposta para a prestao de servios na atividade fim da empresa.. d) O inadimplemento das obrigaes trabalhistas, por parte do empregador, implica a responsabilidade subsidiria do tomador dos servios, quanto quelas obrigaes, inclusive quanto aos rgos da administrao direta, das autarquias, das fundaes pblicas, das empresas pblicas e das sociedades de economia mista, desde que hajam participado da relao processual e constem

www.aprovando.com.br
O melhor contedo para Concursos Pblicos e Exames de Ordem na internet.

tambm do ttulo executivo judicial (art. 71 da Lei n 8.666, de 21.06.1993).

DIREITO ADMINISTRATIVO

66 . O Poder de polcia administrativa: a) expressa-se, exclusivamente, por meio de atos discricionrios. b) subespcie do servio pblico de segurana pblica. c) pode ser delegado a empresas particulares, conforme, expressamente, autoriza a Constituio da Repblica. d) est presente quando o Estado confere autorizao para porte de armas. 67 . Os princpios constitucionais que regem a atividade administrativa a) atingem os atos vinculados e discricionrios praticados pela Administrao Pblica. b) no impedem que a concesso de servios pblicos seja formalizada sem a realizao de prvia licitao. c) atingem apenas a prestao de servio pblico. d) no se aplicam quando a Administrao Pblica realiza a atividade de fomento.

68 . Partindo da distino entre as atividades administrativas, exemplo de servio pblico, no direito brasileiro: a) a atuao na rea de siderurgia. b) o fornecimento de transporte coletivo por empresa concessionria. c) a imposio de multa. d) a concesso de benefcios fiscais.

69 . O empregado pblico: a) espcie do gnero agente pblico. b) detentor da estabilidade constitucional assegurada aos ocupantes de cargos de provimento efetivo. c) faz jus, pela Constituio da Repblica, aposentadoria integral, observada, ainda, a paridade. d) pode, em certos casos, figurar como autoridade coatora em mandado de segurana. 70. A responsabilidade civil objetiva do Estado, nos termos expressos da Constituio da Repblica: a) h de ser apurada mediante processo administrativo. Cabe vtima, aps a concluso da esfera administrativa, postular a indenizao perante o Poder Judicirio. b) no atinge os praticados pelas funes constitudas pelo poder pblico, uma vez que estas se sujeitam ao regime jurdico de direito privado de acordo com texto expresso da Constituio da Repblica. c) est condicionada atuao dolosa ou culposa dos agentes pblicos.

www.aprovando.com.br
O melhor contedo para Concursos Pblicos e Exames de Ordem na internet.

d) est presente quando os empregados das permissionrias de servios pblicos, no exerccio de suas funes, causarem danos a terceiros.

71 . Quanto ao regime constitucional dos servidores pblicos, CORRETO afirmar que: a) os servidores que exercem funo pblica temporria se submetem s regras relativas acumulao de cargos pblicos. b) como regra geral, a Constituio da Repblica exige estabilidade para a concesso da efetividade. c) os servidores estatutrios de todo o pas, ocupantes de cargos de provimento efetivo ou comissionado, se submetem a um estatuto nacional, que fixar seus direitos e obrigaes. d) a Constituio da Repblica no exige concurso pblico para o provimento de empregos pblicos.

72 . A respeito das licitaes e contratos administrativos, CORRETOafirmar que: a) o prego modalidade de licitao empregada para a contratao de servios comuns e para aquisio de bens comuns, cujo valores se encaixem nos limites fixados em lei. b) o concurso modalidade de licitao voltada para a admisso de servios pblicos. c) os contratos administrativos podem ser alterados quantitativamente, para aumentar ou reduzir a atuao do contratado, se este expressamene aquiescer. d) na concorrncia possvel o emprego dos tipos menor preo, melhor tcnica, conjugao de tcnica e preo maior lano (lance), a depender do objeto da contratao.

73 . A respeito da interveno do Estado no domnio privado, CORRETO afirmar que: a) o tombamento no pode atingir vrios bens situados no mesmo bairro, sob pena de refletir ocupao temporria. b) a declarao de utilidade pblica fixa o estado do bem, isto , suas condies, melhoramentos e benfeitorias existentes. c) a desapropriao sancionatria, por descumprimento da funo social da propriedade urbana, de competncia exclusiva da Unio. d) a desapropriao sempre gera direito indenizao prvia em dinheiro.

DIREITO EMPRESARIAL

74 . Deve ser observado na dissoluo da sociedade: a) sendo por prazo determinado, desde que o scio comunique sua inteno com antecedncia de 60 dias. b) sendo por prazo indeterminado, apenas se provar judicialmente justa causa. c) em caso de impossibilidade de atingir seu fim, apenas mediante ajuste prvio de scios que representem a maioria do capital social. d) por deliberao de scios que representem a maioria do capital social, desde que a sociedade seja sem prazo de durao pr-determinado.

www.aprovando.com.br
O melhor contedo para Concursos Pblicos e Exames de Ordem na internet.

75 . Quanto s quotas da sociedade limitada, INCORRETO afirmar: a) So penhorveis, desde que autorizado no contrato social. b) Podem ser de valor igual ou desigual. c) Representam parcela do capital social. d) Podem ser objeto de condomnio.

76 . Caso a Companhia delibere reduzir vantagens conferidas ao acionista preferencialista: a) Ele s poder exercer o direito de recesso se tiver comparecido assemblia geral que deliberou a reduo das preferncias. b) Ele poder exercer o direito de recesso, desde que dissinta da deliberao assemblear. c) Ele no poder exercer o direito de recesso, se o estatuto exclui essa possibilidade ao acionista dissidente. d) Ele no poder exercer o direito de recesso se tiver comparecido assemblia geral que deliberou a reduo das preferncias.

77 . Na eleio dos administradores: a) Ser observado o processo de voto mltiplo sempre que o estatuto assim autorizar. b) Ser adotado o processo de voto mltiplo sempre que se pretender a eleio dos diretores. c) A destituio de um administrador eleito pelo processo de voto mltiplo ensejar a destituio de todo o conselho. d) O processo de voto mltiplo no poder ser admitido quando comparecerem menos de 25% dos acionistas com direito de voto.

78 . O aval na letra de cmbio: a) Depender sempre do consentimento do cnjuge do avalista. b) Jamais depender do consentimento do cnjuge do avalista. c) Pode ser parcial. d) No pode ser parcial.

79 . CORRETO afirmar: a) A execuo de ttulo extrajudicial poder ser instruda com o boleto bancrio devidamente protestado, acompanhado do comprovante de entrega de mercadorias. b) Para cobrana de cheque, o portador dever protest-lo no prazo de apresentao. c) Letras de cmbio so passveis de protesto para suprimento do aceite. d) Notas promissrias vencidas no necessitam de protesto para instruir execues contra avalistas que prestaram referida garantia em branco.

80 . Como forma de evitar a falncia, a empresa em crise poder: a) Negociar com seus credores a dim de elidir pedidos de falncia.

www.aprovando.com.br
O melhor contedo para Concursos Pblicos e Exames de Ordem na internet.

b) Ajuizar pedido de recuperao judicial, ainda que tenha rejeitado seu pedido anterior de concordata. c) Confessar seu inadimplemento e sua incapacidade de solver suas dvidas. d) Apresentar pedido de recuperao judicial, recuperao extrajudicial ou concordata.

BOA PROVA!

GABARITO
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 C B D B C A D A B C C D A B D B C B A D A B D D D B C A B B

www.aprovando.com.br
O melhor contedo para Concursos Pblicos e Exames de Ordem na internet.

31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80

D C B C C B B C D C A D A C B D A B A C D A C A D C B A D C A C B D C D A B D D A D B D A B C C D A

www.aprovando.com.br
O melhor contedo para Concursos Pblicos e Exames de Ordem na internet.

www.aprovando.com.br
O melhor contedo para Concursos Pblicos e Exames de Ordem na internet.

Anda mungkin juga menyukai