Anda di halaman 1dari 19

Alexandre Npoles Direitos Humanos

Exerccios de Direitos Humanos para PRF

TEORIA GERAL DOS DIREITOS HUMANOS

1. (FMP / MPE AC / 2008) So caractersticas dos direitos humanos: A) a universalidade, a historicidade e a indivisibilidade. B) sua atemporalidade em relao historicidade de cada nao. C) abranger unicamente os direitos liberdade. D) serem direitos naturais, emanados de autoridade superior.

CARACTERSTICAS DOS DIREITOS HUMANOS

Historicidade: fruto de conquistas histricas; eles vo surgindo e se afirmando no passar do anos. Distancia-se da teses de que eles seriam direitos naturais. Caminha sempre para ampliar a proteo s pessoas (proibio do retrocesso); Universalidade: os DHs se destinam a todas as pessoas sem qualquer tipo de discriminao, pouco importando a etnia, religio, sexo, idade etc. Tambm tem validade em todos os lugares do mundo (cosmopolita). Efetividade: os DHs so garantidor dos direitos e garantias fundamentais; Indivisibilidade/Interdependncia: os DH devem ser compreendidos como um conjunto, como um bloco nico, indivisvel e interdependente. Engloba os direitos civis, polticos, econmicos, sociais e culturais. Para se garantir a proteo integral da dignidade humanos o Estado deve assegurar todos os dh conjuntamente. Complementaridade: Os Dhs no devem ser interpretados isoladamente, mas sim de forma conjunta com a constituio e diversas leis, princpios e objetivos estatudos pelo legislador constituinte. Imprescritibilidade: a pretenso de respeito e concretizao de DH no se esgota pelo passar dos anos. O titular no o perde mesmo que no exera.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

Inalienabilidade: os DHs no podem ser transferidos, no so objeto de comrcio. Essa caracterstica no obsta que seja atribudo a alguns direitos valorao econmica (ex: direito de propriedade). Irrenunciabilidade: as pessoas no tm o poder de dispor sobre a proteo sua dignidade, no possuindo a faculdade de renunciar aos direitos inerentes dignidade humana.

TEORIA GERAL DOS DIREITOS HUMANOS

2. (NUCEPE/ PM-PI/ 2012) Em relao ao conceito dos Direitos Humanos, identifique com V as alternativas VERDADEIRAS e F, as FALSAS e marque, em seguida, a sequncia CORRETA. ( ) O ncleo do conceito de Direitos Humanos se encontra no reconhecimento da dignidade da pessoa humana. Essa dignidade expressa num sistema de valores, exerce uma funo orientadora sobre a ordem jurdica porquanto estabelece o bom e o justo para o homem. ( ) Direitos Humanos uma expresso moderna, mas o princpio que invoca to antigo quanto a prpria humanidade. que determinados direitos e liberdades so fundamentais para a existncia humana. ( ) Os Direitos Humanos surgiram a partir do sculo XX, e devem ser utilizados apenas nos pases democrticos. ( ) Os Direitos Humanos so considerados fundamentais porque sem eles a pessoa humana no consegue existir ou no capaz de se desenvolver e de participar plenamente da vida. ( ) Os Direitos Humanos devem privilegiar apenas a parcela da populao mais carente, fato que justifica sua prpria existncia. a) V, V, F, V, F b) V, V, V, V, V c) V, V, F, F, V d) F, F, V, F, V e) V, V, F, F, F

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

3. (ESAF/ CGU/2012) Marque a opo incorreta. a) Os Fundamentos e Princpios dos Direitos Humanos tm como finalidade a observncia e proteo da dignidade da pessoa humana de maneira universal. b) Direitos Humanos, Direitos Fundamentais e Direitos do Homem no possuem o mesmo significado. Assim, a primeira nomenclatura surgida foi a dos Direitos Fundamentais, a qual remonta a poca do jusnaturalismo. c) A concepo contempornea de Direitos Humanos destaca que eles so vistos como uma unidade indivisvel, interdependente e interrelacionada, capaz de conjugar o catlogo de direitos civis e polticos ao catlogo de direitos sociais, econmicos e culturais. d) Surge uma concepo denominada ps-contempornea dos Direitos Humanos com a Declarao de Viena. e) Tendo em vista a influncia do pensamento religioso e do sistema poltico, as diversas teorizaes sobre direitos humanos encontram-se profundamente relacionadas s prerrogativas estamentais e hierarquia secular.

4. (CESPE/ DPE-MA /2011) Considerando a teoria geral dos direitos humanos, assinale a opo correta. a) Consoante a teoria da margem de apreciao, nenhuma norma de direitos humanos pode ser invocada para limitar o exerccio de qualquer direito. b) A caracterstica da indivisibilidade dos direitos humanos decorre da constatao de que a condio de pessoa o nico requisito para a sua titularidade de direitos e das necessidades humanas universais. c) A superioridade das normas de direitos humanos caracteriza-se pela aferio de idoneidade, necessidade e equilbrio da interveno do Estado em determinado direito fundamental. d) O princpio da proibio do retrocesso social uma clusula de defesa do cidado em face de possveis arbtrios impostos pelo legislador no sentido de desconstituir as normas de direitos fundamentais. e) Com a incluso dos direitos sociais no rol dos direitos do homem, antes composto apenas de direitos de liberdade, os direitos do homem passaram a constituir uma categoria homognea.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

AFIRMAO HISTRICA DOS DIREITOS HUMANOS

5. (ESAF/ CGU/2012) A Declarao de Independncia dos Estados Unidos da Amrica de 1776 e a Declarao Francesa dos Direitos do Homem e do Cidado de 1789 so consideradas de grande relevncia para o reconhecimento das garantias e proteo aos direitos humanos. Essas duas Declaraes possuam caractersticas em comum, exceto: a) os direitos declarados traziam uma conotao de direito natural. b) os direitos ainda eram concebidos como privilgios. c) garantiam o direito propriedade. d) asseguravam direitos j inseridos na Constituio de seus Estados. e) os direitos tinham conotao individualista.

6. (FGV/OAB/2011.1) Com relao aos chamados direitos econmicos, sociais e culturais, correto afirmar que (A) so direitos humanos de segunda gerao, o que significa que no so juridicamente exigveis, diferentemente do que ocorre com os direitos civis e polticos. (B) so previstos, no mbito do sistema interamericano, no texto original da Conveno Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de San Jos da Costa Rica). (C) formam, juntamente com os direitos civis e polticos, um conjunto indivisvel de direitos fundamentais, entre os quais no h qualquer relao hierrquica. (D) incluem o direito participao no processo eleitoral, educao, alimentao e previdncia social.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

1 GERAO

2 GERAO

3 GERAO

DIREITOS

Civis e polticos (Ex: vida, liberdade, propriedade, voto)

Econmicos, culturais

sociais

Difusos, ambientais consumidor (Ex: meio ambiente)

(Ex: sade, educao, trabalho, moradia) Igualdade

PRINCPIOS CONTEXTO HISTRICO POSITIVAO

Liberdade Lutas contra monarca o

Solidariedade e fraternidade e 1 Ps-2 Guerra Mundial

Revoluo Industrial Guerra Mundial

Decl. da Virgnia e Decl. Dos Direitos do Homem e do Cidado

Const. de Weimar, Const. Mexicana e Tratado de Versales

Carta da ONU e Decl. Universal dos Direitos Humanos

7. (CESPE/ DP-PI/2009) A respeito do desenvolvimento histrico dos direitos humanos e seus marcos fundamentais, assinale a opo correta. a) Os direitos fundamentais surgem todos de uma vez, no se originam de processo histrico paulatino. b) No h uma correlao entre o surgimento do cristianismo e o respeito dignidade da pessoa humana. c) As geraes de direitos humanos mais recentes substituem as geraes de direitos fundamentais mais antigas. d) A proteo dos direitos fundamentais objeto tambm do direito internacional. e) A ONU o rgo responsvel pela UDHR e pela Declarao Americana de Direitos.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

8. (CESPE/ DPE-MA/2011) Acerca da afirmao histrica dos direitos humanos, assinale a opo correta. A) A Magna Carta, de 1215, instituiu a separao dos poderes ao declarar que o funcionamento do parlamento, um rgo que visa defender os sditos perante o rei, no pode estar sujeito ao arbtrio deste. B) Os sistemas das minorias e de mandatos, criados no mbito das Naes Unidas, garantiam que os habitantes pertencentes s minorias de determinados pases europeus enviassem peties ao Comit de Minorias. C) A Declarao de Filadlfia considerada a primeira carta poltica a atribuir aos direitos trabalhistas o estatuto de direito fundamental, juntamente com as liberdades individuais e os direitos polticos. D) A importncia histrica do habeas corpus, de 1679, consiste no fato de que essa garantia judicial, instituda na Inglaterra para proteger a liberdade de locomoo, serviu de modelo para a criao de outras formas de proteo das liberdades fundamentais, como o juicio de amparo, na Amrica Latina. E) A Constituio de Weimar foi o primeiro documento a afirmar os princpios democrticos na histria poltica moderna.

DIREITOS HUMANOS NA CONSTITUIO FEDERAL

9. (PC-MG 2011) Os fundamentos do Estado Democrtico de Direito, conforme expressos na Constituio so: a) Os direitos polticos: votar e ser votado. b) A cidadania e a dignidade da pessoa humana. c) Federalismo e Repblica, como formas de organizao poltica. d) Meio ambiente e cultura, como bens de uso comum do povo. Obs: Os Fundamentos so (art. 1, da CF): I - a soberania; II - a cidadania; III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V - o pluralismo poltico.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

Principais artigos a serem estudados da CF/88:

1 ao 4 (Princpios fundamentais); 5 ao 16 (Direitos e Garantias Fundamentais); 226 a 230 (Da famlia, da criana, do adolescente e do idoso); 231 e 232 (Dos ndios).

10. (CESPE/MPE-RO/2010) A CF considerada modelo no que se refere tutela de direitos humanos e de garantias fundamentais. Acerca desse assunto, assinale a opo correta. A) A CF classificada como detalhista no que concerne aos referidos direitos, pois prev desde a gratuidade de transporte pblico para idosos at a gratuidade para celebrao de casamento civil. B) Os tratados de direitos humanos, ainda que aprovados apenas no Senado Federal, em dois turnos e por maioria qualificada, equiparam-se s emendas constitucionais. C) A concesso de asilo poltico prevista no acervo garantista do art. 5. da CF, que tambm probe a extradio e o banimento de brasileiros do territrio nacional. D) Os ndios, suas comunidades e organizaes, apesar de poderem defender seus direitos e interesses, no so partes legtimas para ingressar em juzo, devendo faz-lo por meio do MP. E) Direitos humanos de terceira gerao, por seu ineditismo e pelo carter de lege ferenda que ainda comportam, no recebem tratamento constitucional.

11. (MPT / Procurador Trabalho / 2007) Em relao tutela constitucional dos direitos humanos: I considerando que os textos constitucionais ho de ser compreendidos como sistema que seleciona determinados valores sociais, pode-se afirmar que a Constituio da Repblica Federativa do Brasil elege a dignidade da pessoa humana como valor essencial que lhe d unidade de sentido; II o texto constitucional brasileiro privilegia a temtica dos direitos humanos, o que pode ser verificado pela nova topografia constitucional, apresentando j nos primeiros captulos avanado sistema de direitos e garantias; III a Constituio da Repblica de 1988 a primeira constituio brasileira a integrar, na declarao de direitos, os direitos sociais e a elencar o princpio da prevalncia dos direitos humanos como princpio fundamental a reger o Brasil nas relaes internacionais; IV a Constituio da Repblica de 1988 institui o princpio da aplicabilidade imediata das normas que traduzem direitos e garantias fundamentais, valendo dizer que cabe aos Poderes Pblicos conferir eficcia mxima e imediata a todo e qualquer preceito definidor de direito e garantia fundamental.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

De acordo com as assertivas acima, pode-se afirmar que: A) apenas as de nmeros I, II e III esto corretas; B) todas esto corretas; C) apenas as de nmeros I, III e IV esto corretas; D) apenas as de nmeros II, III e IV esto corretas;

12. (Delegado MG / 2007) Referente ao direito nacionalidade CORRETO afirmar: A) O direito nacionalidade no reconhecido como um direito humano, conquanto no seja objeto de tratados internacionais. B) Em caso de banimento o brasileiro nato poder perder a nacionalidade brasileira. C) Aos estrangeiros so reconhecidos os direitos polticos, inclusive o direito de votar e ser votado nas eleies. D) Salvo nos casos previstos na Constituio, a lei no poder estabelecer distino entre brasileiros natos e naturalizados.

OBS 1: A constituio brasileira de 1988 em seu art. 5 inciso XLVII probe de modo absoluto as pena no:

a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, IXI; b) de carter perttuo; c) de trabalhos forados; d) de banimento; e) cruis;

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

OBS 2: Art. 12, 3 - So privativos de brasileiro nato os cargos:

I - de Presidente e Vice-Presidente da Repblica; II - de Presidente da Cmara dos Deputados; III - de Presidente do Senado Federal; IV - de Ministro do Supremo Tribunal Federal; V - da carreira diplomtica; VI - de oficial das Foras Armadas. VII - de Ministro de Estado da Defesa

INSTITUCIONALIZAO DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS.

13. (Delegado MG / 2007) Como corolrio do respeito aos Direitos Humanos o legislador brasileiro inscreveu entre os direitos e garantias fundamentais expressos na Constituio os seguintes princpios da legislao penal, EXCETO: A) Nenhuma pena passar da pessoa do condenado mesmo que a obrigao de reparar o dano possa ser estendida aos sucessores, nos termos da lei. B) s presidirias sero asseguradas condies para que possam permanecer com seus filhos. C) No haver penas de carter perptuo, de banimento, de trabalhos forados e cruis. D) assegurado aos presos o respeito integridade fsica e moral.

14. (FGV / OAB /2011.1) Determinado congressista flagrado afirmando em entrevista pblica que no se relaciona com pessoas de etnia diversa da sua e no permite que, no seu prdio residencial, onde atua como sndico, pessoas de etnia negra frequentem as reas comuns, os elevadores sociais e a piscina do condomnio. Ciente desses atos, a ONG TudoAfro relaciona as pessoas prejudicadas e concita a representao para fins criminais com o intuito de coibir os atos descritos. luz das normas constitucionais e dos direitos humanos, correto afirmar que a) o crime de racismo afianvel, sendo o valor fixado por deciso judicial. b) o prazo de prescrio incidente sobre o crime de racismo de vinte anos. c) nos casos de crime de racismo, a pena cominada de deteno.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

d) o crime de racismo no est sujeito a prazo extintivo de prescrio.

Crimes Inafianveis e imprescritveis:

1) Racismo (Art. 5, XLII); 2) Ao de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrtico (Art. 5, XLIV); Crimes inafianveis e insuscetveis de graa ou anistia: (art. 5, XLIII)

1) tortura; 2) o trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins; 3) o terrorismo; 4) os definidos como crimes hediondos;

15. (CESPE/ MPE-AM/2007) Considerando que o direito constitucional, no Brasil, veda, como norma, a extradio de brasileiros, assinale a opo correta. a) Nenhum brasileiro pode ser extraditado, salvo o naturalizado, se este tiver praticado, antes da naturalizao, crime poltico ou comum, ou se for comprovado seu envolvimento em trfico ilcito de entorpecentes ou drogas afins. b) Brasileiros naturalizados so declarados inextraditveis se acusados da prtica de crimes polticos ou de opinio. c) A lei permite a extradio de brasileiros em caso de comprovao de envolvimento com trfico ilcito de entorpecentes ou drogas afins. d) O brasileiro detentor de dupla nacionalidade pode ser extraditado. e) Apesar de nenhum brasileiro poder ser extraditado, em qualquer circunstncia, o seu banimento permitido, nos termos da lei.

10

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

OBS: Art. 5 da CF: LI- nenhum brasileiro ser extraditado, salvo, o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalizao, ou de comprovado envolvimento em trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei; LII- no ser concedida extadio de estrangeiro por crime poltico ou de opinio.

DIREITOS HUMANOS E RESPONSABILIDADE DO ESTADO

16. (FGV/ OAB/ 2011.2) No mbito dos direitos humanos, a respeito do Incidente de Deslocamento de Competncia, institudo pela Emenda Constitucional 45, assinale a alternativa correta. (A) Para assegurar o cumprimento de obrigaes decorrentes de tratados internacionais de direitos humanos de que o Brasil seja parte, o Procurador-Geral da Repblica pode suscitar, perante o Superior Tribunal de Justia, incidente de deslocamento de competncia para a Justia Federal, nas hipteses de graves violaes aos direitos humanos. (B) O incidente de deslocamento de competncia, embora garanta o cumprimento de obrigaes do Estado brasileiro em relao aos tratados internacionais de direitos humanos, no est relacionado com a razovel durao do processo para a consecuo da finalidade de efetiva proteo dos direitos humanos. (C) Pelo incidente de deslocamento de competncia, a Justia Federal s julgaria os casos relativos aos direitos humanos aps o Brasil ser responsabilizado internacionalmente. (D) O incidente de deslocamento de competncia se efetiva contrariamente ao princpio do federalismo cooperativo por no obedecer hierarquia de competncia para julgamento dos crimes comuns, mesmo no mbito de ferimento aos direitos humanos.

17. (MPT / Procurador do Trabalho / 2009) Assinale a alternativa CORRETA: A) Nos termos da Conveno Americana, o indivduo, a Comisso Interamericana e os Estados-partes podem submeter um caso Corte Interamericana de Direitos Humanos. B) De acordo com o Direito Internacional, a responsabilidade pelas violaes de direitos humanos na hiptese do Brasil da Unio, e das suas Unidades Federativas (Estados) os quais dispe de personalidade jurdica na ordem internacional.

11

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

C) Na hiptese de violao dos direitos humanos permitido ao Procurador-Geral da Repblica requerer ao Supremo Tribunal Federal o deslocamento da competncia do caso para instncias federais, em qualquer fase do processo. D) exclusivamente sobre a Unio que recai a responsabilidade internacional na hiptese de violao de tratado de proteo de direitos humanos.

INCORPORAO DOS TRATADOS INTERNACIONAIS DE DH

18. (FGV/ OAB/2011.1) Em 2010, o Congresso Nacional aprovou por Decreto Legislativo a Conveno Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia. Essa conveno j foi aprovada na forma do artigo 5, 3, da Constituio, sendo sua hierarquia normativa de a) lei federal ordinria. b) emenda constitucional. c) lei complementar. d) status supralegal.

19. (Instituto Cidades/ DPE-AM/2011) A respeito do status jurdico dos tratados internacionais que versem sobre direitos humanos no Brasil, assinale a alternativa correta: a) Os tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, pela maioria absoluta dos votos dos respectivos membros, sero equivalentes s emendas constitucionais. b) Os tratado e convenes internacionais sobre direitos humanos que foram incorporados ao ordenamento jurdico brasileiro pela forma comum, ou seja, sem observar o disposto no artgo 5, 3, da Constituio Federal, possuem, segundo a posio que prevaleceu no Supremo Tribunal Federal, status supralegal, mas infraconstitucional. c) Os tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos no podem ampliar o rol de direitos e garantias fundamentais previstos na Constituio, pois, no Brasil, pacfico o entendimento de que, sob pena de ofensa ao princpio da soberania, a Constituio sempre deve prevalecer sobre os tratados internacionais. d) O status jurdico dos tratados e convenes sobre direitos humanos depender da forma como estes documentos internacionais foram incorporados ao nosso ordenamento jurdico. Se a forma de incorporao seguiu o rito de aprovao de lei ordinria, ter status de lei ordinria; se seguiu o rito de

12

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

aprovao de lei complementar, ter status de lei complementar; se seguiu o rito de aprovao de emenda constitucional, ter status de norma constitucional. e) O Supremo Tribunal Federal tem posio consolidada no sentido de que no h justificativa razovel para diferenciar o status jurdico dos tratados internacionais de direitos humanos dos tratados comuns, pois se a Constituio no distinguiu no cabe ao intrprete distinguir

PROTEO INTERNACIONAL DA PESSOA HUMANA

20. (FGV/OAB/2011.2) A respeito da internacionalizao dos direitos humanos, assinale a alternativa correta. (A)J antes do fim da II Guerra Mundial ocorreu a internacionalizao dos direitos humanos, com a limitao dos poderes do Estado a fim de garantir o respeito integral aos direitos fundamentais da pessoa humana. (B) A limitao do poder, quando previsto na Constituio, garante por si s o respeito aos direitos humanos. (C) A criao de normas de proteo internacional no mbito dos direitos humanos possibilita a responsabilizao do Estado quando as normas nacionais forem omissas. (D) A internacionalizao dos direitos humanos impe que o Estado, e no o indivduo, seja sujeito de direitos internacional.

21. (MPT / Procurador Trabalho / 2007) Em relao ao sistema de proteo dos direitos humanos no Brasil: I o Estado brasileiro no reconhece a competncia jurisdicional da Corte Interamericana de Direitos Humanos; II o sistema de proteo internacional dos direitos humanos adicional e subsidirio, somente podendo ser invocado se o Estado brasileiro se mostrar omisso ou falho na tarefa de proteo dos direitos fundamentais; III a incorporao do sistema internacional de proteo dos direitos fundamentais pelo Estado brasileiro conseqncia do processo de abertura democrtica, que tem seu marco jurdico na Constituio Federal de 1988; IV o direito constitucional brasileiro apenas reconhece os direitos fundamentais previstos em tratados internacionais que reproduzam direito assegurado pela prpria Constituio Federal.

13

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

De acordo com as assertivas acima, pode-se afirmar que: a) apenas as de nmero II e III esto corretas; b) todas esto corretas; c) todas esto incorretas; d) apenas as de nmero I, II e III esto corretas;

22. (MPT / Procurador Trabalho / 2007) Assinale a alternativa INCORRETA: a) criada aps a 1 Guerra Mundial, a Organizao Internacional do Trabalho contribuiu para o processo de internacionalizao dos direitos humanos e tem por finalidade promover padres internacionais de condies de trabalho e bem estar; b) sob a tica normativa internacional, apenas os direitos civis e polticos so autenticamente direitos fundamentais, porque os direitos sociais no so passveis de serem acionados perante tribunais; c) os direitos humanos tradicionalmente conhecidos como de segunda gerao correspondem aos direitos sociais, econmicos e culturais, que traduzem o valor da igualdade; d) sob um enfoque estritamente jurdico-formal, a Declarao Universal dos Direitos Humanos de 1948 no possui fora jurdica vinculante, por no se revestir da natureza jurdica de tratado;

23. (FUNDEB / Delegado de Policia MG/ 2008) Analise as seguintes afirmativas acerca da Declarao Universal dos Direitos Humanos de 1948 e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas. ( ) , tecnicamente, uma recomendao que a Assemblia Geral das Naes Unidas faz aos seus membros (Carta das Naes Unidas, art. 10). ( ) Mostra os abusos praticados pelas potncias ocidentais aps o encerramento das hostilidades, pois foi redigida sob o impacto das atrocidades cometidas na Segunda Guerra Mundial. ( ) Enuncia os valores fundamentais da liberdade, da igualdade e da fraternidade, mas omissa quanto proibio do trfico de escravos e da escravido. ( ) Representa a culminncia de um processo tico que levou ao reconhecimento da igualdade essencial de todo ser humano e de sua dignidade de pessoa.

14

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

Assinale a alternativa que apresenta a seqncia de letras CORRETA. A) (V) (F) (V) (F) B) (F) (V) (F) (V) C) (V) (F) (F) (V) D) (F) (V) (V) (F)

24. (CESPE/ DPU/2007) Julgue os itens subseqentes. No Brasil, o reconhecimento da condio de refugiado d-se por deciso da representao do Alto Comissariado das Naes Unidas para refugiados ou por deciso judicial () Certo () Errado

OBS: O Artigo 12, I, da Lei 9474/97 diz que compete ao CONARE (Comit Nacional para os Refugiados), analisar o pedido e declarar o reconhecimento, em primeira instncia, da condio de refugiado.

ASILO POLTICO X REFGIO: REFGIO- h risco liberdade ou vida da pessoa em seu pas, por motivos de raa, religio, nacionalidade, ou em virtude de violao generalizada de direitos humanos. Quem concede o refgio o CONARE. Em regra, ofertado coletivamente para um grupo de pessoas.

ASILO - h uma perseguio poltico-criminal da pessoa em seu Estado. Quem o concede o Ministro da Justia. O asilo normalmente ofertado individualmente.

15

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

PROTEO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS

25. (FGV / Advogado Senado Federal / 2008) Sobre a Proteo aos Direitos Humanos, analise as afirmativas a seguir: I. Os Direitos Internacionais de Proteo pessoa humana vm a resguardar o homem quando o Estado que o tutela falha ao faz-lo. II. As regras de Direito Humanitrio, constantes das Convenes de Genebra, por se constiturem em jus cogens so erga omnes. III. O Tribunal Penal Internacional jurisdio no recepcionada pela Constituio Brasileira conforme seu art. 5o, inciso XXXVIII, que no admite juzo ou tribunal de exceo. Assinale: (A) se somente a afirmativa II estiver correta. (B) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. (C) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. (D) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. (E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

26. (VUNESP/DPE-MS/2008) Com relao ao Tribunal Penal Internacional, correto afirmar que a) a competncia do Tribunal restringir-se- ao julgamento dos crimes de genocdio e crimes contra a humanidade. b) o Tribunal no ter jurisdio sobre pessoas que, data da alegada prtica do crime, no tenham ainda completado 21 anos de idade. c) os crimes da competncia do Tribunal no prescrevem. d) o Tribunal s ter competncia relativamente aos crimes cometidos aps 17.07.1998, data da sua criao.

16

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

27. (VUNESP/DPE-MS/2008) Entre os diversos rgos especializados que tratam da proteo dos direitos humanos, inclui-se a Corte Internacional de Justia, rgo das Naes Unidas cuja competncia alcana no s os Estados, mas tambm quaisquer pessoas fsicas e jurdicas, as quais podem encaminhar suas demandas diretamente Corte. FALSO!

28. (FCC/DPE-MA/2009) luz da Conveno Internacional sobre a Eliminao de todas as formas de Discriminao Racial, as aes afirmativas so a) proibidas, porque constituem uma forma de discriminao direta positiva, nos termos da Conveno. b) permitidas, cabendo aos Estados-partes adot-las para fomentar a promoo da igualdade tnicoracial. c) obrigatrias, devendo os Estados-partes adot-las no prazo de at cinco anos a contar da data da ratificao da Conveno. d) proibidas, porque constituem uma forma de discriminao indireta negativa, nos termos da Conveno. e) obrigatrias, devendo os Estados-partes adot-las no prazo de at dois anos a contar da data da ratificao da Conveno.

POLTICA NACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS

29. (CESPE/DPE-MA/2011) Considerando que a Poltica Nacional de Direitos Humanos responsvel pelo desenvolvimento de polticas pblicas para a afirmao dos direitos humanos na sociedade brasileira, assinale a opo correta acerca dos programas nacionais de direitos humanos (PNDHs). A) A implementao do Plano Nacional de Educao em Direitos Humanos visa fortalecer os direitos humanos como instrumento transversal das polticas pblicas e revisar a legislao sobre abuso de autoridade e desacato autoridade, conforme definido no PNDH-1. B) O PNDH-3 apresenta propostas para o aperfeioamento do poder pblico no desenvolvimento de polticas pblicas de preveno ao crime e violncia, reforando a noo de acesso universal justia como direito fundamental. C) O Plano Nacional de Preveno e Erradicao do Trabalho Infantil e Proteo do Trabalhador Adolescente tem por finalidade coordenar as diversas formas de interveno estabelecidas no PNDH-2, de forma a assegurar a eliminao do trabalho infantil.

17

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

D) O PNDH-2 prev aes em prol do direito memria e verdade, que incluem a promoo da apurao e do esclarecimento pblico das violaes de direitos humanos praticadas no contexto da represso poltica ocorrida no Brasil, com o propsito de promover a reconciliao nacional. E) O PNDH-1 foi lanado em 1996 com o objetivo de estabelecer aes especficas para garantir o direito a educao, sade, previdncia e assistncia social, trabalho, moradia, meio ambiente saudvel, alimentao, cultura e lazer, assim como de estabelecer propostas voltadas para a educao e sensibilizao de toda a sociedade brasileira, visando construo e consolidao de uma cultura de respeito aos direitos humanos.

30. (FCC/DPE-SP/2010) O 3 Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH III), fruto de intenso debate pblico, especialmente durante a 11 Conferncia Nacional de Direitos Humanos, restou aprovado pelo Decreto n 7.037, de 21 de dezembro de 2009. Mesmo assim, alguns aspectos causaram grande repercusso, gerando alteraes no texto original por parte da Presidncia da Repblica, nos termos do Decreto n 7.177, de 12 de maio de 2010. Qual dos itens abaixo NO sofreu alterao? A) DIRETRIZ 24 - Preservao da memria histrica e construo pblica da verdade. OBJETIVO ESTRATGICO I - Incentivar iniciativas de preservao da memria histrica e de construo pblica da verdade sobre perodos autoritrios. B) DIRETRIZ 25 - Modernizao da legislao relacionada com promoo do direito memria e verdade, fortalecendo a democracia. OBJETIVO ESTRATGICO I - Suprimir do ordenamento jurdico brasileiro eventuais normas remanescentes de perodos de exceo que afrontem os compromissos internacionais e os preceitos constitucionais sobre Direitos Humanos. C) DIRETRIZ 9 - Combate s desigualdades estruturais. OBJETIVO ESTRATGICO III - Garantia dos direitos das mulheres para o estabelecimento das condies necessrias para sua plena cidadania. D) DIRETRIZ 22 - Garantia do direito comunicao democrtica e ao acesso informao para consolidao de uma cultura em diretos humanos. OBJETIVO ESTRATGICO I - Promover o respeito aos Direitos Humanos nos meios de comunicao e o cumprimento de seu papel na promoo da cultura em Direitos Humanos. E) DIRETRIZ 13 - Preveno da violncia e da criminalidade e profissionalizao da investigao de atos criminosos. OBJETIVO ESTRATGICO I - Ampliao do controle de armas de fogo em circulao no pas.

18

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

PROGRAMA NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS PNDH

PNDH I (1996) Foco nos polticos Direitos civis e

PNDH II (2002) Dir. Civis e Polticos + DHESC

PNDH III (2009) Eixos orientadores e diretrizes transversais 519 aes programticas

228 propostas de aes

518 propostas de aes

Dividido em 6 Eixos Orientadores: I - Interao democrtica entre Estado e sociedade civil II - Desenvolvimento e Direitos Humanos III - Universalizar Direitos em um Contexto de Desigualdades IV - Segurana Pblica, Acesso Justia e Combate Violncia V - Educao e Cultura em Direitos Humanos VI - Direito Memria e Verdade

19

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

Anda mungkin juga menyukai