Anda di halaman 1dari 8

102

CORTIZO, Mara del Carmen and GOYENECHE, Priscila Larratea. Judiciarizao do privado e violncia contra a mulher. Rev. katlysis [online]. 2010, vol.13, n.1, pp. 102-109. ISSN 1414-4980.

ENSAIO

Judiciarizao do privado e violncia contra a mulher

Mara del Carmen Cortizo


Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Priscila Larratea Goyeneche


Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Judiciarizao do privado e violncia contra a mulher


Resumo: Este trabalho apresenta alguns dos paradoxos presentes na Lei Maria da Penha, tendo como referentes tericos as recentes anlises sobre os processos de jurisdiciarizao da vida privada. A mencionada Lei trata sobre relaes que por muito tempo foram consideradas fora do espao regulatrio do Estado e tem por objetivo principal erradicar e punir as formas de violncia domstica contra a mulher. Os paradoxos, aos que fazemos referncia, apresentam-se tanto no grau de ampliao dos processos de criminalizao, quanto na aplicao concreta por parte do sistema jurdico-judicial do Estado. Neste sentido, assinalamos os problemas de uma aplicao da lei que possa vir a reproduzir a cultura jurdica conservadora presente na sociedade e, portanto, nos operadores de direitos, caso no se compreenda a questo da violncia contra a mulher e as suas formas de preveno e punio como uma questo cultural complexa, que no se esgota na jurisdiciarizao do espao privado. Palavras-chave: Lei Maria da Penha, violncia contra a mulher, jurisdiciarizao, cultura jurdica.

Judicialization of the Private and Violence against Women


Abstract: This article presents some paradoxes present in the Maria da Penha Law, using as theoretical references the recent analyses about the processes of judicialization of private life. The law mentioned applies to relations that for many years were considered outside the regulatory space of the State. Its principal objective is to eradicate and punish domestic violence against women. The paradoxes to which we refer appear both in the degree of expansion of the processes of criminalization, as well as in the concrete application by the States legal-judicial system. We indicate problems related to application of the law in a way that reproduces the conservative legal culture present in society and therefore, in the operators of rights. This is exacerbated if the question of violence against women, as well as forms for prevention and punishment, are not understood as a complex cultural issue that is not limited to the judicialization of private space. Key words: Maria da Penha law, violence against women, judicialization, legal culture.

Recebido em 15.10.2009. Aprovado em 10.01.2010. Rev. Katl. Florianpolis v. 13 n. 1 p. 102-109 jan./jun. 2010

Judiciarizao do privado e violncia contra a mulher

103

Apresentao Em briga de marido e mulher ningum mete a colher! A naturalizao da violncia contra a mulher, em especial a domstica, levou durante muito tempo invisibilidade de tais atos, no considerao dos mesmos como crimes e consequentemente impunidade dos agressores. O processo de ampliao da proteo social e de reconhecimento de direitos nesta rea acontece a partir de uma nova concepo da vida social e, sobretudo, da vida privada e da famlia, trazendo para o espao pblico relaes outrora impenetrveis. A nova concepo da vida privada a que fazemos referncia assenta no entendimento da categoria gnero como uma relao social ligada muito mais a fatores culturais que a elementos decorrentes das diferenas meramente biolgicas. Este processo no se deu sem que fortes lutas precisassem ser travadas. Foi, sobretudo, a partir da dcada de 1970 que o movimento feminista empunhou a bandeira pela visibilidade das agresses e pelo reconhecimento da violncia contra a mulher como um grave problema social. Os movimentos sociais, em especial os feministas e de defesa dos direitos humanos, passam ento a encabear esta tendncia de progressiva ampliao da criminalizao da violncia de gnero, que se torna matria de regulao jurdica e proteo estatal. A nova mulher na nova famlia Historicamente os sistemas de gnero designaram espaos e papis distintos a homens e mulheres: aos homens o mundo produtivo e s mulheres o espao reprodutivo. Porm, a insero cada vez maior das mulheres no mundo do trabalho, os novos arranjos familiares, somado ao crescente nmero de mulheres que assumem papis de liderana nos mais diversos campos, trazem profundas transformaes nas relaes de convvio e de organizao social. Desta forma, como assinalam Carreira, Ajamil e Moreira, as reivindicaes e conquistas feministas por igualdade
[...] transcendem o plano individual para incidir em toda a sociedade, trazendo consigo marcantes transformaes pessoais e coletivas, que tm como consequncia profundas mudanas na estrutura social, na organizao familiar, nas formas de produo e consumo, no mundo do trabalho e das responsabilidades pblicas (CARREIRA; AJAMIL; MOREIRA, 2001, p. 9).

Tratar das relaes de gnero compreender que esta definio vai muito alm daquela dada biologicamente, onde somos machos ou fmeas de acordo com o sexo que nascemos. O gnero no dado a priori no ato do nascimento e sim construdo socioculturalmente atravs de uma educao diferenciada para homens e mulheres, induzindo e fortalecendo papis e esteretipos (LISBOA; PINHEIRO, 2005, p. 4). Desta maneira, os sujeitos so constitudos atravs de relaes de gnero em homens ou mulheres, resultando ento em masculino ou feminino. impossvel falar de mulheres, ou de sistemas de gnero sem adentrarmos temtica das famlias, j que a histria de uma questo vem quase sempre inserida no contexto da outra. No que diz respeito violncia domstica contra as mulheres, trata-se de um fato presente no seio das relaes familiares e afetivas, revelando-se o lado mais doloroso das mesmas. A partir dos anos 1960, alguns avanos tecnolgicos atingem de maneira significativa a instituio familiar e a vida das mulheres, assim a plula anticoncepcional desvinculou o sexo da reproduo. Na dcada de 1980, outras descobertas trouxeram a reproduo in vitro. Ainda na dcada de 1980, no Brasil era promulgada a atual Constituio Federal, que trazia alteraes referentes famlia, entre elas a sociedade conjugal compartilhada, e a igualdade jurdica entre os filhos legtimos e ilegtimos. As mudanas no cessaram na dcada de 1990, com os estudos sobre o DNA, abre-se a possibilidade para que os homens sejam responsveis por sua reproduo biolgica. No Brasil, em 1993, o Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA) intervm mais uma vez na instituio familiar, dessacralizando a famlia ao expressar a necessidade de se proteger legalmente as crianas at da sua prpria famlia, quando assim for necessrio, ao tempo em que traz como direito bsico da criana o convvio familiar. A organizao domstica se transforma, as mulheres passam a trabalhar e a chefiar famlias. A escola, a televiso e os novos padres de consumo passam a interferir intensamente nas relaes familiares. A globalizao e as polticas neoliberais tornam as pessoas menos protegidas, mais sujeitas lgica do mercado, os servios pblicos, em boa parte, so substitudos por servios do setor privado. Conforme apontam Debert e Gregori,
No caso de agresses entre casais ou geraes na famlia, a questo muito mais complicada, pois se combina com a hipocrisia da defesa da famlia. No se trata da famlia patriarcal, nem da famlia como reino de proteo e afetividades, mas da famlia como nica soluo para o cidado que falhou e que pobre e incapaz de exercer os direitos conquistados (DEBERT, 2001 apud DEBERT; GREGORI, 2008, p. 175).

Rev. Katl. Florianpolis v. 13 n. 1 p. 102-109 jan./jun. 2010

104

Mara del Carmen Cortizo e Priscila Larratea Goyeneche

Diversos autores (GOLDANI, 2002; MARTIN, 1995; PARELLA, 2001; CAMPOS; MIOTO, 2003) concordam que as atuais transformaes no mundo do trabalho alteram a capacidade dos homens para atuarem como provedores, alterando de modo significativo a configurao da famlia, cabendo agora s mulheres parte substancial do elevado custo social. Ao tempo em que as mulheres veem seus papis tradicionais alterados, os homens sofrem com a perda da capacidade de prover seus lares o que muitas vezes aumenta as chances de tornarem-se violentos. As mulheres com suas mltiplas jornadas, no apenas do conta dos cuidados domsticos, garantindo a reproduo de suas famlias, como tambm contribuem para o PIB nacional (so responsveis em 40% pelo PIB mundial) e constituem 52% da populao votante em nosso pas1. O problema da violncia domstica pode ser considerado como resultado de dois fatores prinicpais. Em primeiro lugar, a crise da famlia: no Brasil, a proteo social tem carter fortemente clientelista e paternalista, que visa em grande parte o controle da populao. Tais polticas mantiveram um cunho residual, atuando na falncia dos canais naturais de proteo (famlia e mercado). Com a ascenso das doutrinas neoliberais o pas iniciou um processo de reformas e desregulamentaes que agravou ainda mais a situao da maioria da populao desprotegida. Neste processo, as famlias foram mais uma vez requisitadas a dar conta da proteo de seus membros, sem receber o respaldo necessrio, seja por parte do Estado, seja pelo mercado. Esta desproteo, sem dvida, colabora na gerao de conflitos conjugais, na medida em que os papis de gnero tradicionais acabam sofrendo alteraes a capacidade do macho de prover o lar j no mais a mesma. Em segundo lugar, o machismo, resultado de uma cultura fortemente paternalista e com fortes valores morais e religiosos. Maria, Maria2 Hoje em dia, no Brasil, vivemos em uma democracia formal, porm como sinaliza Vieira (2007, p, 104) Estados de direito democrtico [...] esto instalados em sociedades muito pouco democrticas. [...] Edificam-se Estados de direito democrtico em sociedades limitadas em suas manifestaes e interesses, com forte presena autoritria, na prtica poltica e na prpria cultura. Temos um Estado de direito declarado, mas ainda no totalmente concretizado e neste contexto que, em 2006, promulgada a Lei Maria da Penha com a finalidade de ampliar a proteo das mulheres vtimas de violncia. A Lei de Combate Violncia Domstica e Familiar contra a Mulher (Lei Maria da Penha), n. 11.340, de 07 de agosto de 2006 (BRASIL, 2006),

responde em boa medida ao movimento internacional de ampliao da defesa dos direitos humanos que impulsiona transformaes internas aos Estados. Como diz Almeida (2005, p. 13):
Constri-se a representao de um mundo global, capaz de nveis crescentes de integrao, que favorece a emergncia de uma sociedade civil global, que participar da governana global, capaz de assegurar a defesa e a implementao dos direitos humanos por que no? em escala tambm global.

Como exemplo, possvel citar o impacto e a influncia de documentos como a Declarao de Direitos Humanos de Viena (1922) que reconheceu que a violncia contra as mulheres infringe os direitos humanos (em 1995, a Conveno de Belm do Par ratificou esta posio, ao elaborar um estatuto interamericano que tipifica as violncias de gnero), a Conveno sobre a Eliminao de Todas as Formas de Discriminao contra a Mulher (Cedaw), de 1979; a Declarao e o Programa de Ao da Conferncia Mundial de Direitos Humanos de Viena, de 1993; o Plano de Ao da Conferncia Mundial sobre Populao e Desenvolvimento do Cairo, de 1994; a Conveno Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violncia contra a Mulher, de 1994; e a Declarao e a Plataforma de Ao da IV Conferncia Mundial sobre a Mulher de Pequim, de 1995. O Brasil o dcimo oitavo pas da Amrica Latina e Caribe a contar com uma lei especfica que trata a violncia contra a mulher. No existe dvida de que a Lei Maria da Penha representa um marco na luta pelos direitos das mulheres. Significa uma vitria dos movimentos feministas, e mais um avano no que tange ao reconhecimento legal da igualdade atravs de um tratamento especfico em relao aos diferentes segmentos e situaes sociais. Nas duas ltimas dcadas, como consequncia da IV Conferncia Mundial das Mulheres, realizada em Beijing em 1995, junto visibilidade e legitimidade que o movimento de mulheres tem alcanado, consagra-se o princpio do Gender mainstreaming (tambm conhecido como transversalidade de gnero), que, centrado no reconhecimento da diversidade de gnero, trouxe um novo olhar na elaborao de polticas pblicas, significando a reconstruo de uma humanidade diversa e democrtica. A considerao deste princpio permite, sobretudo, a incorporao da perspectiva de gnero nas instituies e em todas as reas das polticas pblicas. Ou seja, Gender mainstreaming (re)organizao, melhoramento, desenvolvimento e avaliao de processos polticos, de forma que a perspectiva da igualdade de gnero seja incorporada em todas as polticas em todos seus nveis e estgios, pelos atores normalmente envolvi-

Rev. Katl. Florianpolis v. 13 n. 1 p. 102-109 jan./jun. 2010

Judiciarizao do privado e violncia contra a mulher

105

dos em sua elaborao (COUNCIL OF EUROPE, 2008, traduo livre). Internacionalmente, a eliminao de todas as formas de discriminao reconhecida como um dos entraves ao processo democrtico e ao desenvolvimento social. De acordo com a Organizao Mundial da Sade (OMS), a violncia contra a mulher tornou-se uma epidemia, que produz agravos sade fsica, psquica e sexual das mulheres e meninas, devendo ser enfrentada com polticas pblicas e a punio dos agressores (OMS, 2008). De modo mais amplo, Almeida (2005, p. 27) sinaliza que
No Brasil, temos a violncia endmica estrutural cotidiana, que no errtica, mas dirigida sistematicamente a fraes de classe e a categorias exploradas, sendo, cada vez mais, enraizada na cultura poltica autoritria do pas, fecundada pelo medo, banalizada e naturalizada em todos os nveis da sociedade. Neste sentido, a luta pela defesa dos direitos civis, embora indiscutivelmente insuficiente, poltica e tem carter emancipatrio.

e mulheres iguais em direitos e obrigaes. Em entrevista ao jornal Correio do Povo (ANIS, 2008, online), o juiz afirmou, ainda, que a melhor forma de a mulher se proteger no escolher homem bagaceiro e pudim de cachaa, pedindo separao ou divrcio, quando preciso, e no perpetuando uma situao insustentvel. Outro grande problema que muitas vezes as mulheres mantm a esperana de que o companheiro mude de comportamento e acabam acreditando quando ele promete que no vai mais agredi-la. No toa que, em pesquisa realizada em uma Delegacia da Mulher de Joo Pessoa, na Paraba, entre janeiro e abril de 1999, Rifiotis constatou que na maioria das vezes os registros de ocorrncia nem sequer configuravam ocorrncias passveis de serem investigadas, mas sim relatos de cenas de conflitos intraconjugais:
A percepo da psicloga entrevistada de que as clientes no procuravam a delegacia em busca de uma ao jurdica, mas, antes, buscavam a soluo de conflitos fora do mbito jurdico, o que expressam em pedidos tais como chamar o companheiro para dar uma prensa, dar um susto etc., ou simplesmente para uma orientao saber dos direitos sem que isto implicasse a sua utilizao concreta. Trata-se de uma demanda extrajudicial em que se procede conforme uma etiqueta e regras talhadas na informalidade e no bom-senso, por vezes independentemente do caso ser de crime de ao pblica (MUNIZ, 1996 apud RIFIOTIS, 2004, p. 110).

Neste contexto, a Lei Maria da Penha pode ser vista como resultado de demandas histricas dos movimentos de mulheres e feministas, potencializadas pela criao da Secretaria Especial de Polticas para as Mulheres da Presidncia da Repblica (SPM/PR), e pelo trabalho articulado com os poderes Executivo, Legislativo e Judicirio (CFEMEA, 2007). Como tambm, de diversos compromissos internacionais assumidos pelo governo brasileiro, dado que estes funcionaram como forma de presso para a aprovao da mesma. Porm, cabe lembrar que a simples promulgao da Lei, apesar de uma grande conquista no suficiente, Dallari (1976 apud VIEIRA, 2007, p. 31) salienta que
Quem tiver conscincia jurdica no se satisfaz com frmulas abstratas, que nunca passam de meras abstraes, mas s aceita como Direito autntico aquele que tem expresso concreta na vida social. E percebe que as regras aparentemente jurdicas, mas desprovidas de qualquer eficcia, so inteis e at mesmo prejudiciais, porque apresentam o Direito como simples jogo de palavras.

Um dos entraves para a efetivao da Lei a questo da interpretao e aplicao realizada pelo Judicirio. Neste sentido, e como exemplo paradigmtico, podemos lembrar o caso do juiz que entre os meses de junho e julho de 2008, negou 60 pedidos de medidas preventivas amparadas na Lei Maria da Penha, alegando serem inconstitucionais. Segundo ele, violariam o artigo 5 da Constituio Federal que diz que todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, sendo homens

O que se observa aqui que, no mbito da Delegacia da Mulher, a polcia no pode ser considerada apenas um elo de transmisso entre os conflitos intrafamiliares e o campo jurdico, mas deve ser entendida como espao institucional de mediao no interior de relaes sociais privadas (RIFIOTIS, 2004). No basta a existncia de leis para que sejam alterados os costumes e regras de convivncia nas sociedades. Concordamos com Weber (1995a apud RIFIOTIS, 2008, p. 229) quando diz que a forma de legitimidade mais importante na sociedade moderna a crena na legalidade, mas a ordem respeitada unicamente pela racionalidade endereada a fins geralmente menos estvel do que aquela baseada no costume. O que torna as medidas judiciarizantes ainda muito frgeis em termos de capacidade de mudana de comportamentos e costumes. Dominguez Figueirido (2003, apud AZEVEDO; CUNHA; VASCONCELLOS, 2008, p. 5) faz uma anlise do processo legislativo com base no reconhecimento da existncia de uma srie de interaes que tm lugar entre elementos distintos e que do lugar a vrios nveis ou mbitos de racionalidade. Assim,

Rev. Katl. Florianpolis v. 13 n. 1 p. 102-109 jan./jun. 2010

106

Mara del Carmen Cortizo e Priscila Larratea Goyeneche

dem a ser maioria. A religio perpetua e reproduz papis, justifica-os, explica-os e os legitima. Esta uma fonte da opresso contra as mulheres. O fato que esta raiz permanece oculta, sepultada, arraigada to profundamente que resulta difcil traz-la tona. As mulheres so ensinadas que suas vidas devem ser vidas de entrega, e ainda que so capazes de realizar-se nesta entrega, amando os maridos, filhos, pais, alunos, doentes, pobres etc. Sempre amando aos outros mais que a si mesmas. Assim como Maria, a felicidade estaria condicionada ao A seguir abordaremos a questo das dificuldades amor ao prximo. de implementao da lei, partindo da premissa de que Na contramo desta lgica cultural perversa, o as leis so feitas por (e para) homens e mulheres, que movimento feminista luta pelo reconhecimento da nascem e so socializados dentro da cultura. Que culviolncia de gnero em todos seus aspectos. Um tura esta? Existe um padro que permita certa genedesses aspectos o que se refere a criao de ralizao no caso brasileiro? Sendo assim, como se d mecanismos jurdicos para ampliar o acesso ao siso processo de judiciarizao das relaes privadas? tema judicirio de causas antes tratadas como da ordem privada. A judiciarizao, como chamado este movimento, consiste na utilizao do poder A judiciarizao do privado de polcia do Estado para intervir nas relaes de poder do espao privado. Rifiotis (2008) salienta Sabemos que a violncia de gnero (aqui engloainda que a judiciarizao no deve ser considerabando a violncia domstica contra a mulher) parte da como um equivalente de das relaes de poder desiacesso justia, democraguais estabelecidas ao longo ... o movimento feminista luta tizao e cidadania, ainda dos sculos entre homens e que seja parte da dinmica mulheres. Historicamente, o pelo reconhecimento da das sociedades democrtiespao domstico foi consicas. Em determinados conderado o espao da privaciviolncia de gnero em todos textos, este processo pode, dade por excelncia, em opoinclusive, limitar ou ameaar sio s ruas, ao trabalho, seus aspectos. Um desses a cidadania e a democracia. poltica etc. que se consideaspectos o que se refere a No caso especfico da viravam espaos pblicos. Esta olncia contra a mulher, viso apoiava e reforava a criao de mecanismos Rifiotis (2004, p. 89) diz que, ideia de que o espao privado no era de interesse geral jurdicos para ampliar o acesso A judiciarizao apresentada e, portanto, no merecia ser discutido publicamente e ao sistema judicirio de causas como conjunto de prticas e valores, pressupostos em instituitampouco constitua objeto de es como a Delegacia da Muinterveno estatal. antes tratadas como da ordem lher, e que consiste fundamenEmbora na prtica no talmente em interpretar a violnexista apenas um nico paprivada. cia conjugal a partir de um pondro de famlia e de relaes to de uma leitura criminalizante entre os sexos, no imaginrio e estigmatizada contida na polaridade vtimasocial ainda persiste o modelo europeu de famlia agressor, ou na figura jurdica do ru. A leitura mononuclear burguesa, com fortes apelos criminalizadora apresenta uma srie de obstculos moralizantes e papis sociais claramente definidos. para a compreenso e interveno nos conflitos Importante fator moralizante e definidor de painterpessoais. pis na sociedade que no pode ser esquecido a religio. No universo cultural ocidental e cristo, O autor aponta ainda outros limites e perigos que todas as mulheres so descendentes de Eva a esta passagem do mundo privado para o mundo jupecadora , porm se convertem em Maria a rdico pode trazer, caso alguns aspectos sejam abnegada. Hoje em dia nosso Deus um homem e desconsiderados. Primeiramente, o perigo da sim assim nas grandes religies monotestas: cristiaplificao e, de certa forma, naturalizao da palanismo, judasmo, islamismo, bem como em outras vra violncia: religies politestas onde os deuses homens tenEntre os mbitos de racionalidade legislativa esto a comunicativa ou lingustica (capacidade do emissor da norma transmitir com fluidez a mensagem ao receptor); jurdico-formal (insero harmoniosa da nova lei no sistema jurdico); tica (sustentabilidade tica dos valores orientadores das condutas prescritas e dos fins buscados pela lei); e pragmtica ou teleolgica (adequao da conduta dos destinatrios ao prescrito na lei e capacidade de alcanar os fins sociais perseguidos). Rev. Katl. Florianpolis v. 13 n. 1 p. 102-109 jan./jun. 2010

Judiciarizao do privado e violncia contra a mulher

107

Violncia uma palavra singular. Seu uso recorrente a tornou de tal modo familiar que parece desnecessrio defini-la. Ela foi transformada numa espcie de significado vazio, um artefato sempre disponvel para acolher novos significados e situaes. O seu campo semntico tem uma regra de formao: a constante expanso. A aparente unidade deste termo resulta de uma generalizao implcita dos diversos fenmenos que ela designa sempre de modo homogeneizador e negativo (RIFIOTIS, 1999 apud RIFIOTIS, 2008, p. 226).

ainda para lhes conceder respeito, considerao e o reconhecimento da dignidade da pessoa humana pelo Estado, ente que detm a guarda e o dever proteger os delinquentes enquanto seus cidados, ainda que apenados (AMORIM, 2007, p. 3). Gregori (1992, p. 134) lana mo de uma anlise que aqui nos parece pertinente, segundo a autora,
a construo de dualidades como macho culpado e mulher vtima para facilitar a denncia e indignao, deixando de lado o fato de que os relacionamentos conjugais so de parceria e que a violncia pode ser tambm uma forma de comunicao, ainda que perversa, entre parceiros

Desta maneira, a violncia contra a mulher pode acabar no sendo problematizada, caindo na armadilha da dualidade vtima versus agressor ao se condenar ambas as partes previamente, sem considerar a totalidade e a diversidade dos prprios fenmenos denunciados, esquecendo que se trata de relaes sociais complexas. Segundo Rifiotis (2008), o processo penal domestica a conflitualidade, traduzindo-a em uma polaridade excludente, tpica do princpio jurdico processual do contraditrio, transformando em categorias jurdicas simples e opostas a complexidade das relaes de gnero. Outra questo que no pode ser deixada de lado diz respeito criminalizao de problemas sociais, tais como a violncia domstica que entra em choque com os processos de mediao e com os trabalhos psicossociais com os agressores. Segundo Rifiotis (2008, p. 229):
possvel identificar um quadro com duas frentes de leitura da violncia de gnero, as quais no precisariam ser excludentes, mas que a Lei 11.340/06, sobretudo, se a prtica jurdica tornar preponderante o carter penal de ao pblica incondicionada, pode separar radicalmente. De um lado teramos uma tendncia, digamos, relacional, voltada ao trabalho com os agressores, a mediao a busca de solues extrajudiciais etc. De outro, uma nfase na dimenso penal, da responsabilizao legal.

pode ser perigosa e ferir a individualidade dos sujeitos em questo. Assim, concordamos com Azevedo, Cunha e Vasconcellos (2008) quando dizem que o conflito de gnero que est por trs da violncia domstica no pode ser tratado pura e simplesmente como matria criminal. A volta do rito ordinrio do processo criminal para apurao dos casos de violncia domstica contra a mulher no leva em considerao a relao ntima existente entre a vtima e o acusado, no considera a pretenso da vtima nem mesmo seus sentimentos e necessidades. Outro entrave para a efetivao dos direitos se encontra nas caractersticas prprias dos rgos da administrao de justia. Como afirma Dias (2005, p.13):
O Poder Judicirio ainda uma das instituies mais conservadoras e sempre manteve uma posio discriminatria quanto aos gneros masculino e feminino. [...] Na Constituio Federal, a igualdade formal vem decantada enfaticamente em duas oportunidades (CF, 5, I, e 226, 5). Porm, a constitucionalizao da igualdade no basta, por si s, para alcanar a absoluta equivalncia social e jurdica de homens e mulheres. [...] Nos processos envolvendo relaes familiares, onde mais se v que os avanos legislativos ocorridos nos ltimos tempos no altera o discurso dos juzes.

Para algumas vertentes do movimento feminista, a mediao ao invs da equidade, igualdade e protagonismo dos sujeitos produziria a revitimizao e reprivatizao da violncia de gnero (DIGNEFFE; PARENT, 1998 apud RIFIOTIS, 2008). Por outro lado, a interveno penal do Estado priva a vtima de seu espao e anula seu poder de deciso. O que chama ateno que, independentemente da postura neste caso, a favor ou contra as medidas penalizantes, mais duras ou mais suaves, todos criticam a legislao penal, em especial a Lei de Execuo Penal, no que tange a realidade de execuo destas penas, as condies lastimveis dos abrigos e dos presdios no contribuem para ressocializar os apenados. Menos

Dessa maneira, apesar da existncia de normas internacionais e locais especficos para coibir e prevenir a violncia domstica contra a mulher, essas, por si s, no garantem a sua efetivao. Temos casos onde, apesar das queixas, no so instaurados inquritos policiais para verificar a denncia, demonstrando o descaso e o descrdito dos policiais que lidam com esta demanda e as decises judiciais preconceituosas e carregadas de subjetividade. Facio (1996 apud OLIVEIRA, 2002) lembra que para que a anlise de gnero do fenmeno legal seja completa, necessrio tomar em conta o preceito contido na Cedaw, cuja noo de lei discriminatria no exige que esta formalmente o seja, mas que sua interpreta-

Rev. Katl. Florianpolis v. 13 n. 1 p. 102-109 jan./jun. 2010

108

Mara del Carmen Cortizo e Priscila Larratea Goyeneche

o resulte em discriminao. Uma legislao aparentemente neutra suscetvel no somente a interpretaes e aplicaes diversas, mas tambm ser incorporada culturalmente pela populao de acordo com os valores, costumes e preconceitos presentes na mesma (OLIVEIRA, 2002). Esteretipos, preconceitos e discriminaes fazem parte de nossa cultura e esto profundamente inculcados nos indivduos. So, portanto, parte das concepes de mundo dos policiais e operadores do direito, marcando a sua prtica profissional, fazendo com que sejam reprodutores desta cultura que naturaliza e banaliza condutas violentas e performances desiguais entre homens e mulheres. Deste modo, a relao entre lei e justia dissolvida pelo paradigma do positivismo jurdico reaparece novamente hoje em termos de problema: nem toda lei (norma jurdica vlida) uma lei justa, mas os administradores de justia devem aplic-la igualmente, bastando que seja uma aplicao imparcial e independente, como se isso fosse possvel. No obstante, considerando que os administradores de justia (conceito mais amplo que o de juzes j que designa todos aqueles sujeitos diretamente envolvidos nos processos de tipo jurisdicional) traduzem (aplicam) a formulao hipottica da lei (a norma jurdica) em fato concreto (a resoluo jurisdicional do conflito), portanto, encontram-se em posio privilegiada para abrir a possibilidade de expanso de outros tipos de prxis jurdicas alternativas ao paradigma cultural dominante. A superao da perspectiva apontada deve ser ao mesmo tempo a configurao de um novo tipo de cultura jurdica. Para essa nova conformao, necessria uma transformao intelectual e moral dos administradores de justia dentro de um processo mais amplo (extenso, duradouro) seguindo Gramsci de reforma intelectual e moral da sociedade, entendida como um todo, gerada a partir dos elementos progressistas presentes nessa mesma cultura jurdica, considerando as suas possibilidades de articulao em um projeto de construo de uma nova hegemonia radicalmente democrtica. Consideraes finais Faltam ainda polticas pblicas e instituies do Estado que garantam a efetividade e a eficcia da Lei Maria da Penha. Embora no dependa de regulamentao, na prtica, a efetivao da Lei tem se dado de maneira lenta e desigual. Em algumas localidades faltam casas-abrigo, centros de orientao e atendimento s vtimas, e centros de recuperao dos agressores, e mais, muitas vezes, as mulheres agredidas so orientadas, dentro da prpria Delegacia, a no prestarem queixa contra seus agressores.

Alm disso, falta a expanso de uma nova cultura democrtica com novos valores. Vivemos em um tempo de relaes sociais perversas, preciso quebrar com este ciclo paternalista e machista que a priori j violenta as mulheres aprisionando-as em papis imaginrios. preciso libertar nossos homens, tambm, igualmente vtimas deste sistema que no os permite chorar, nem tampouco sofrer. Somente com a passagem do tempo poderemos fazer uma anlise mais detalhada da eficcia da Lei Maria da Penha na preveno e represso da violncia domstica contra a mulher. Porm o que j se pode dizer que extremamente punitiva, introduzindo novos tipos penais3 e expandindo o direito penal, impondo medidas privativas de liberdade que possivelmente no sero eficazes do ponto de vista psicossocial e sociocultural. Este trabalho pretende trazer para a reflexo alguns dos paradoxos presentes na Lei Maria da Penha, que so os paradoxos da nossa cultura jurdica e em particular da cultura jurdica da administrao da justia contempornea. Referncias
ALMEIDA, S. S. de. A poltica de direitos humanos no Brasil: paradoxos e dilemas para o Servio Social. Revista Praia Vermelha, Rio de Janeiro, n. 13, p. 12-43, 2005. AMORIM, M. S. Acesso justia e administrao judicial da violncia contra a mulher brasileira: polticas de despenalizao e de penalizao. In: XIII CONGRESSO DA ANPEDI, 2007. Anais... Disponvel em: <http://conpedi.org/ manaus////arquivos/anais/campos/maria_stella_de_amorim.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2009. ANIS. Informe 07.08.2008 .Disponvel em: <http:// w w w. a n i s . o r g . b r / i n f o r m e / v i s u a l i z a r _informes.cfm?IdInformes=102>. Acesso em: 13. Ago. 2008. AZEVEDO, R. G. de; VASCONCELLOS, F. B.; CUNHA, E. P. Juizados Especiais de Violncia Domstica e Familiar contra a Mulher. In: IX CONGRESO NACIONAL DE SOCIOLOGA JURDICA, 2008. Publicacin de las Ponencias del Congreso. Rosario, Argentina: UNR, 2008. BRASIL. Presidncia da Repblica. Lei n. 11.340, de 07 de agosto de 2006, Lei Maria da Penha. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil/_Ato2004-2006/2006/ Lei/ L11340.htm>. Acesso em: 14 abr. 2008. CAMPOS, M.; MIOTO, R. C. T. Poltica de assistncia social e a posio da famlia na poltica social brasileira. Ser Social: Revista do Programa de Ps-Graduao em Poltica Social, UnB, Braslia, n. 12, p. 165-190, jan./jun. 2003.

Rev. Katl. Florianpolis v. 13 n. 1 p. 102-109 jan./jun. 2010

Judiciarizao do privado e violncia contra a mulher

109

CARREIRA, D.; AJAMIL, M.; MOREIRA, T. Mudando o mundo: a liderana feminina no sculo 21. So Paulo: Cortez; Rede Mulher de Educao, 2001. CFEMEA CENTRO FEMINISTA DE ESTUDOS E ASSESSORIA. Lei Maria da Penha: do papel para a vida. Braslia, DF, 2007. COUNCIL OF EUROPE. Human Rights and Legal Affairs: Gender Mainstreaming. Disponvel em: <http:// www.coe.int/T/E/Human_Rights>. Acesso em: 17 ago. 2008. DIAS, M. B. Manual de direito das famlias. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2005.

______. Judiciarizao das relaes sociais e estratgias de reconhecimento: repensando a violncia conjugal e a violncia intrafamiliar. Revista Katlysis, Florianpolis, v. 11, n. 2, p. 225-236, 2008. SILVA SNCHEZ, J.-M. A expanso do Direito Penal aspectos da poltica criminal nas sociedades psindustriais. Traduo de Luiz Otvio de Oliveira Rocha. So Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 2002. VIEIRA, E. Os direitos e a poltica social. So Paulo: Cortez, 2007.

Notas
GOLDANI, A. M. Famlia, gnero e polticas: famlias brasileiras nos anos 90 e seus desafios como fator de proteo. Revista Brasileira de Estudos de Populao, v. 19, n. 1, jan./jun. 2002. GREGORI, M. F. Cenas e queixas: um estudo sobre mulheres, relaes violentas e a prtica feminista. So Paulo: Paz e Terra, 1992. ______.; DEBERT, G. G. Violncia e gnero: novas propostas, velhos dilemas. Revista Brasileira de Cincias Sociais, v. 23, p. 165-185, 2008. LISBOA, T. K.; PINHEIRO, E. A. A interveno do Servio Social junto questo da violncia contra a mulher. Revista Katlysis, Florianpolis, v. 8, n. 2, p. 199-210, jul./dez. 2005. MARTIN, C. Os limites da proteco da famlia. Revista Crtica de Cincias Sociais, Coimbra, Portugal, n. 42, p. 53-76, 1995. OLIVEIRA, R. M. R. de. Para uma crtica da razo androcntrica: gnero, homoerotismo e excluso da cincia jurdica. Cadernos Themis Gnero e Direito, Porto Alegre, ano III, n. 3, p. 101-134, 2002. OMS Organizao Mundial da Sade. Estdio multipas de la OMS sobre salud de la mujer y violencia domstica contra la mujer. Departamento Gnero y Salud de la Mujer. Ginebra. 2003 Disponvel em: < http://www.who.int/gender/ violence/who_multicountry_study/summary_report/ chapter1/es/index1.html >. Acesso em: 17 ago. 2008. PARELLA, S. Las polticas familiares. In: ADELANTADO, J. Cmbios en el Estado del Bienestar: Polticas sociales y desigualdades en Espaa. Barcelona: Icaria, 2001. RIFIOTIS, T. As delegacias especiais de proteo mulher no Brasil e a judiciarizao dos conflitos conjugais. Revista Sociedade e Estado, v. 19, n. 1, p. 85-119, jan./jul. 2004. 1 Atualmente dos mais de 130 milhes de eleitores inscritos na Justia Eleitoral brasileira, as mulheres representam 51,7%. 2 Trecho da msica Maria, Maria de Milton Nascimento e Fernando Brant (Mas preciso ter fora. preciso ter raa. preciso ter gana sempre. Quem traz no corpo a marca. Maria, Maria. Mistura a dor e a alegria). 3 Sobre a expanso do direito penal ver SILVA SNCHEZ (2002).

Mara del Carmen Cortizo maria.ufsc@gmail.com Doutorado em Cincias Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Professora do Departamento de Servio Social da Universidade Federal de Santa Catarina e do Programa de PsGraduao em Servio Social da UFSC Priscila Larratea Goyeneche niniaprilg@gmail.com Mestranda do Programa de Ps-Graduao em Servio Social da UFSC UFSC Programa de Ps-Graduao em Servio Social Centro Scio-Econmico Campus Universitrio Trindade Florianpolis Santa Catarina CEP: 88010-970

Rev. Katl. Florianpolis v. 13 n. 1 p. 102-109 jan./jun. 2010

Anda mungkin juga menyukai