Anda di halaman 1dari 3

MATRIA: Legislao Especial - Interesses Difusos e Coletivos - TIDC PROFESSOR: Gianpaolo Smanio DATA: 09.02.

2010 Anotadora: Maria Ceclia Morais Aula 02 3. Interesses individuais homogneos CDC, art. 81, pargrafo nico, III. Art. 81. A defesa dos interesses e direitos dos consumidores e das vtimas poder ser exercida em juzo individualmente, ou a ttulo coletivo. Pargrafo nico. A defesa coletiva ser exercida quando se tratar de: I - interesses ou direitos difusos, assim entendidos, para efeitos deste cdigo, os transindividuais, de natureza indivisvel, de que sejam titulares pessoas indeterminadas e ligadas por circunstncias de fato; II - interesses ou direitos coletivos, assim entendidos, para efeitos deste cdigo, os transindividuais, de natureza indivisvel de que seja titular grupo, categoria ou classe de pessoas ligadas entre si ou com a parte contrria por uma relao jurdica base; III - interesses ou direitos individuais homogneos, assim entendidos os decorrentes de origem comum. Os interesses individuais homogneos tem origem comum. Os interesses so individuais, mas se tornam homogneos, pois os interesses decorrem da mesma situao. Ex: caiu o estdio, caiu o avio, etc. E os interesses afetados so vrios, como uma pessoa perde a perna, a outra pessoa perde o brao, etc. uma soluo coletiva para problemas individuais, ou seja, uma ao resolve a tutela de todo mundo e depois s liquidar o que cada um tem a receber. 3.1. Titularidade determinvel 3.2. Relao de fato No h necessidade de uma relao jurdica base, no precisa de um contrato, por exemplo, caiu o avio ou um acidente em show. Porm, pode-se ter relao jurdica, pois quem estava dentro do avio pagou a passagem. 3.3. Divisibilidade Os interesses so divisveis porque so individuais, cada um tem o seu, mas no pode esquecer que tem origem comum, ou seja, so homogneos.

MATRIA: Legislao Especial - Interesses Difusos e Coletivos - TIDC PROFESSOR: Gianpaolo Smanio DATA: 09.02.2010 Anotadora: Maria Ceclia Morais Aula 02 Esta divisibilidade faz com que parte da doutrina entenda que os interesses individuais homogneos no so transindividuais ou meta individuais. Mas pelo CDC so trs os interesses meta individuais, pois esto descritos no mesmo artigo. Exemplos: Dano ambiental ir haver interesse difuso, como alagamento. Pessoa no teve casa alagada mas a cidade ficou intransitvel, a pessoa foi indiretamente atingida, este dano pode gerar interesses individuais; A barragem rompeu, se a origem comum o interesse individual homogneo. Uma empresa joga mercrio no rio, mas tem uma populao ribeirinha onde trs crianas so intoxicadas, origem comum/interesse individual homogneo, mas a poluio interesse coletivo. II) Ao Civil Pblica Principal forma de proteo destes interesses. Lei n 7.347/85. A Ao Civil Pblica o nico meio de proteo de interesses transindividuais? R: No, tm-se a ao popular (meio ambiente e probidade administrativa) e o mandado de segurana coletivo, que so formas especficas de proteo. Alm de ao cautelar, habeas data, etc. Os doutrinadores apontam aqui uma impropriedade, pois toda ao pblica, pois o direito de ao pblico. A Ao Civil Pblica tem por objeto a proteo dos interesses meta individuais. O art. 1 da lei n 7.347/85 consta os interesses. Alm disto, caracteriza a ao os seus legitimados, que est no art. 5 da lei. possvel proteger danos morais por ao civil pblica? R: Sim, podem ser tanto danos patrimoniais quanto danos morais, ex: danos morais difusos (que atingem a todas as pessoas), ex: uma propaganda de TV ofensiva, um lugar alagado, etc. O pargrafo nico do art. 1 da lei tem excees:

MATRIA: Legislao Especial - Interesses Difusos e Coletivos - TIDC PROFESSOR: Gianpaolo Smanio DATA: 09.02.2010 Anotadora: Maria Ceclia Morais Aula 02 rea tributria no pode ser objeto de Ao Civil Pblica, mas para o Ministrio Pblico possvel a Ao Civil Pblica para discusses que envolvam taxas, pois pode caracterizar interesses individuais homogneos.

Anda mungkin juga menyukai