Anda di halaman 1dari 4

MATRIA: Legislao Especial - Interesses Difusos e Coletivos - TIDC PROFESSOR: Gianpaolo Smanio DATA: 04.05.

2010 Anotadora: Lilian Theodoro Fernandes Aula 13 ESTATUTO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE - CONT. Lei 8.069/90 6. DIREITOS FUNDAMENTAIS - CONT. 7. COLOCAO EM FAMLIA SUBSTITUTA 7.1. GUARDA - ARTIGOS 33 A 35 DO ECA 7.2. TUTELA - ARTIGOS 33 A 35 DO ECA Tambm uma forma de colocao em famlia substituta, mas destinada proteo da pessoa e dos bens do menor. mais ampla do que a guarda, pressupe guarda - o tutor tem guarda e, alm da guarda, tem a administrao da pessoa e dos bens. A tutela no convive com o poder familiar, pois a tutela substitui o poder familiar, mas no o poder familiar completo, porque no gera a famlia no sentido da substituio da famlia completa, que s ocorre com a adoo. O tutor pode ser qualquer pessoa. O tutelado tambm pode ser qualquer pessoa at os 18 anos incompletos (artigo 36, ECA - modificado pela Lei 12.010/09, pois antigamente previa at os 21 anos - o que j no era reconhecido pela jurisprudncia em funo do Novo Cdigo Civil). 7.3. ADOO sempre regida pelo ECA, por fora da Lei 12.010/09 (Lei da Adoo). Para o ECA, no possvel adoo por procurao. A adoo, para o ECA, sempre judicial. uma forma ampla de colocao em famlia substituta, pois traz vnculos definitivos - a pessoa passa a ser filho, neto, sobrinho, irmo... os vnculos familiares se realizam com a adoo - as leis e, sobretudo, a Constituio Federal, probem qualquer discriminao em relao ao adotado.

MATRIA: Legislao Especial - Interesses Difusos e Coletivos - TIDC PROFESSOR: Gianpaolo Smanio DATA: 04.05.2010 Anotadora: Lilian Theodoro Fernandes Aula 13 A adoo gera os poder familiar, com se fosse um nascimento. Deixam de existir os vnculos antigos, que so rompidos, e em seu lugar entram vnculos novos, decorrentes da adoo. 7.3.1. Requisitos da adoo a) Medida excepcional e irrevogvel (artigo 39, 1, ECA) medida de exceo, s ocorrer se no for possvel a permanncia da criana e do adolescente com a sua famlia natural (pai e/ou me) e tambm se no for possvel que fiquem com a sua famlia extensa (parentes prximos). A adoo irrevogvel, no possvel desfaz-la. Uma vez realizada, a adoo permanece. b) Requisitos quanto idade O adotante tem que ser maior de 18 anos. A lei 12.010/09 alterou a idade civil dos adotantes, adequando-a ao Novo Cdigo Civil. No importa o estado civil do adotante. A diferena de idade entre adotante e adotando tem que ser, no mnimo, de 16 anos. Assim, algum de 18 anos no poderia adotar uma pessoa de 17 anos, pois haveria confuso de vnculos. c) Requisitos de Motivao - artigo 43, ECA A adoo tem que trazer reais vantagens para o adotando. O motivo da adoo a proteo da criana e do adolescente. A adoo tem que ter motivos legtimos para se realizar - formao da famlia. No pode ser fachada para explorao de qualquer espcie. d) Requisitos de Consentimento - artigo 45, do ECA necessrio consentimento dos pais ou do representante legal e do adotando maior de 12 anos. O consentimento tem que ser de quem tem o poder familiar.

MATRIA: Legislao Especial - Interesses Difusos e Coletivos - TIDC PROFESSOR: Gianpaolo Smanio DATA: 04.05.2010 Anotadora: Lilian Theodoro Fernandes Aula 13 Se os pais j tiverem perdido o poder familiar, no tm o que consentir. Sem o consentimento dos pais, tem que haver, primeiro, a perda do poder familiar. Primeiro o juiz tem que decidir a perda do poder familiar e, depois, a adoo. A perda do poder familiar pressuposto da adoo. Os pais podem escolher para quem iro entregar o filho adoo (adoo intuito personae)? Na antiga lei (antes da Lei 12.010/09), o STJ j havia se pronunciado no sentido de ser admissvel a adoo intuito personae, pois o que importava era a formao de vnculos familiares. O risco era a venda de crianas. A estrutura da nova lei no parece compatvel com a adoo intuito personae, pois a criana tem que ir para o acolhimento familiar, para o sistema nacional de adoo, havendo uma relao de candidatos, que so verificados e escolhidos pelo juiz da infncia. Mas ainda no h posicionamento dos Tribunais Superiores sobre a questo. Em deciso recente, o STJ permitiu a adoo por casal de homossexuais. Antes se dizia que no podia, pois precisava haver entidade familiar necessariamente formada por homem e mulher (a Constituio e a legislao no reconheceriam a entidade familiar entre homossexuais). Agora o STJ acolheu a tese contrria, se que no possvel haver discriminao, devendo o juiz analisar os requisitos perante o caso concreto. Ainda se aguarda deciso do Supremo a respeito. A polmica era quanto ao casal de homossexuais. J havia entendimento de que o homossexual sozinho poderia adotar como qualquer pessoa. Alm do consentimento dos pais, tambm necessrio o consentimento do adotado, se ele for maior de 12 anos. O consentimento do adolescente pode ser suprido pelo juiz? Antes da modificao da Lei, o entendimento majoritrio era de que o juiz poderia suprir, contrariar o consentimento do adolescente, pois a ele (juiz) caberia decidir sobre o que era melhor para o adolescente. Acredita-se que esse posicionamento ser mantido aps a Lei 12.010/09. No obstante o juiz deva levar em considerao a vontade do adolescente, ainda deve prevalecer a deciso judicial.

MATRIA: Legislao Especial - Interesses Difusos e Coletivos - TIDC PROFESSOR: Gianpaolo Smanio DATA: 04.05.2010 Anotadora: Lilian Theodoro Fernandes Aula 13

e) Estgio de convivncia - artigo 46 do ECA um perodo de convvio, para que se estabeleam os vnculos familiares.

Anda mungkin juga menyukai