Anda di halaman 1dari 3

MATRIA: Legislao Especial - Interesses Difusos e Coletivos - TIDC PROFESSOR: Gianpaolo Smanio DATA: 11.05.

2010 Anotadora: Lilian Theodoro Fernandes Aula 14 ESTATUTO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE - CONT. Lei 8.069/90 6. DIREITOS FUNDAMENTAIS - CONT. 7. COLOCAO EM FAMLIA SUBSTITUTA 7.1. GUARDA - ARTIGOS 33 A 35 DO ECA 7.2. TUTELA - ARTIGOS 33 A 35 DO ECA 7.3. ADOO 7.3.1. Requisitos da adoo a) Medida excepcional e irrevogvel (artigo 39, 1, ECA) b) Requisitos quanto idade c) Requisitos de Motivao - artigo 43, ECA d) Requisitos de Consentimento - artigo 45, do ECA e) Estgio de convivncia - artigo 46 do ECA um perodo de convvio, para que se estabeleam os vnculos familiares. Pode ser dispensado em duas hipteses: Se o adotando no tiver mais de 1 ano de idade Se houver anteriormente companhia entre adotante e adotando 7.3.2. Hipteses especiais de adoo a) Adoo conjunta por separados judicialmente, divorciados ou excompanheiros (artigo 52, 4) Independentemente do estado civil, a pessoa pode adotar. A adoo pelo casal pressupe como regra a vida em comum. O ECA permite que essa adoo em conjunto por casal que no viva mais juntos ocorra, desde que:
O convvio com a criana e o adolescente tenha se iniciado na constncia da sociedade conjugal; Devem ser comprovados vnculos de afinidade e afetividade que justifiquem a excepcionalidade da situao;

Devem concordar entre si com a guarda e visitas.

MATRIA: Legislao Especial - Interesses Difusos e Coletivos - TIDC PROFESSOR: Gianpaolo Smanio DATA: 11.05.2010 Anotadora: Lilian Theodoro Fernandes Aula 14 Questo Possibilidade de adoo por casal de homossexuais. Sozinha, qualquer pessoa pode adotar (ser submetido ao juiz para anlise do caso concreto). No que tange a casal de homossexuais, h discusso doutrinria e jurisprudencial. O STJ decidiu recentemente que possvel a adoo por casal de honossexuais. Antes, a doutrina e jurisprudncia majoritrias eram contra a possibilidade de adoo, tendo por principal argumento que a unio homossexual no foi reconhecida como entidade familiar necessria para a adoo. O STJ entendeu que no h possibilidade de diferenciao, para fins jurdicos, por causa da opo sexual da pessoa - o que importa, para fins de adoo, a anlise do caso concreto. b) Adoo Pstuma (artigo 42, 6, ECA) O morto poder adotar, desde que o processo de adoo tenha se iniciado enquanto a pessoa estava viva e, alm disso, que haja inequvoca declarao de vontade de adotar. H o efeito sucessrio. Para que isso ocorra, o efeito da adoo pstuma tem que retroagir para a data da morte. A adoo pstuma tem, portanto, efeito ex tunc, retroativo. Alm disso, a adoo tambm traz ao adotado os vnculos familiares. 7.3.3. Efeitos da Adoo - artigo 47 e seguintes, ECA Os efeitos da adoo se realizam a partir do trnsito em julgado da sentena. Em regra, os efeitos da adoo so ex nunc, com exceo da adoo pstuma. a) Efeito aquisitivo Com a adoo so adquiridos os vnculos familiares (o adotado passa a ser filho, irmo, sobrinho, neto), como tudo o que da decorre (por exemplo, poder familiar)

MATRIA: Legislao Especial - Interesses Difusos e Coletivos - TIDC PROFESSOR: Gianpaolo Smanio DATA: 11.05.2010 Anotadora: Lilian Theodoro Fernandes Aula 14 b) Efeito extintivo Deixam de existir os vnculos anteriores adoo. Excees: Impedimentos matrimoniais permanecem, mesmo com a adoo.
Adoo por padrasto ou madrasta (artigo 41, 1, ECA) Se, por exemplo, a me e o pai se divorciarem e a me se casar com outra pessoa, falecendo o pai, o padrasto pode adotar o filho. Sero substitudos apenas os vnculos em relao ao pai que faleceu, permanecendo os vnculos em relao me.

Isso uma possibilidade e no uma obrigatoriedade. O juiz ter que analisar no caso concreto para verificar se essa adoo pelo padrasto benfica ao adotante. c) Irrevogabilidade da adoo - Artigo 48, ECA O artigo 48 estipula que a adoo irrevogvel, o que significa que ela no pode ser desfeita pelos interessados, mesmo que ambos queiram. Esse o limite da irrevogabilidade, pois pode acontecer com os pais adotivos tudo que pode acontecer com os pais naturais, acarretando a perda do poder familiar, suspenso do poder familiar, etc - casos em que o adotado pode ser colocado em outra famlia substituta. d) A morte dos adotantes no restabelece o poder familiar dos pais naturais No caso de falecimento dos pais adotivos, no haver restabelecimento do poder familiar dos pais naturais, pois ocorreu o efeito extintivo da adoo - o adotado j no mais filho dos pais naturais. Pais naturais podem se candidatar a adotar o filho? Por exemplo, se um casal jovem tem um filho e o entrega para adoo e, posteriormente, os pais adotivos morrem e a criana fica abandonada. Majoritariamente, a doutrina entende que possvel ao casal se candidatar a adoo da criana. Prxima aula - impedimentos da adoo e adoo internacional.

Anda mungkin juga menyukai