Anda di halaman 1dari 4

Disciplina/turma: Filosofia

Critrios a serem considerados, pelo professor, na Avaliao do Frum de discusso Quesitos indispensveis a cada um dos alunos: - nserir ! "um# te$to so%re o tema do Frum: a redao deve ter em torno de 10 a 15 linhas. - nserir ! "um# comentrio em continuidade a um te$to ou comentrio & pu%licado por um dos cole'as da turma( )o primeiro te$to, - a redao deve tecer-se em torno de 10 a 15 linhas. - o texto escrito dever: apresentar originalidade; estruturar-se com coeso e coerncia; produzir-se na l ngua portuguesa culta! isto "! respeitando-se as regras da gramtica normativa. - as ideias apresentadas devero articular-se de acordo com o tema proposto. #u se$a! o discurso dever pautar-se na temtica do texto original! ainda %ue este$a mani&estando discord'ncia em relao a ele. - transcrio de trechos das &ontes pes%uisadas dever ser &eita entre aspas e com a indicao da re&erncia na parte &inal do %ue &oi transcrito. - em caso de par&rase de uma ideia! citar a &onte! inclusive o livro didtico. - os textos %ue apenas se limitarem a transcrever trechos do livro didtico e de &ontes externas (inclusive internet) sero desconsideradas. )o te$to-comentrio, - a redao deve tecer-se em torno de * a + linhas. - dever evidenciar-se o nome da pessoa com %uem se esta,elece a interao ou a interlocuo. - dever demonstrar-se competncia de argumentao e contraargumentao. - o dilogo dever mani&estar-se com polidez! cortesia e respeito em relao -s ideias e - opinio do interlocutor. - o discurso do locutor dever pautar-se na temtica do texto-comentrio do interlocutor e! a partir da ! ento! " %ue se deve mani&estar a concord'ncia ou a discord'ncia em relao - ideia mani&estada por este.

*+tulo do frum: Fundamentos filosficos da tica na pesquisa . "tica prtica " um ramo da "tica %ue estuda a /aplicao dos princ pios gerais da "tica normativa em situa0es prticas do nosso dia-a-dia! do nosso cotidiano1 (2.3453#; 6578! 900:! p. 1+1). ;estacamos como "tica aplicada! a /<tica na pol tica1! a /<tica pro&issional1! a /<tica no servio p=,lico1! a /<tica na 2es%uisa1! dentre outras tantas. >amos de,ater neste ?@rum um tema de muita relev'ncia para o meio acadmico-cient &ico. Arata-se dos / Fundamentos filosficos da tica na pesquisa1. # de,ate ter dois momentos distintos: )o primeiro momento! para &undamentar a sua participao! voc precisar:

a) ler as unidades do livro didtico %ue a,ordam o pro,lema da <tica e Boral; ,) ler os recortes so,re ?alta de <tica na 2es%uisa! destacados no %uadro a,aixo; c) assistir aos v deos pu,licados no Coutu,e nestes endereos: Dhttp:EEFFF.Goutu,e.comEFatchHvI8J#+8ct.K*+L - 2rograma 2onto de 5ncontro - M<tica em 2es%uisa com 7eres 4umanosM - parte 01E0N; Dhttp:EEFFF.Goutu,e.comEFatchHvI5OPsdQ9z3NcL - 2rograma 2onto de 5ncontro - M<tica em 2es%uisa com 7eres 4umanosM - parte 09E0N; d) acessar a pgina do 352-R687RS http:EEFFF.unisul.,rEFpsEportalEhomeEpes%uisa-e-inovacaoEetica-empes%uisaEcomite-de-etica-em-pes%uisa-cep e ler o conte=do dos seguintes linQs: <tica na pes%uisa e 3omit de <tica em 2es%uisa da Rnisul (352R687RS) http:EEFFF.unisul.,rEFpsEportalEhomeEpes%uisa-einovacaoEetica-em-pes%uisa Tio"tica: princ pios ,io"ticos (autonomia! ,ene&icncia! nomale&icncia! $ustia e proporcionalidade) http:EEFFF.unisul.,rEFpsEportalEhomeEpes%uisa-e-inovacaoEetica-empes%uisaEcomite-de-etica-em-pes%uisa-cepUTioetica Vesoluo 367 1O*EO* W .presenta as ;iretrizes e 6ormas Vegulamentadoras de 2es%uisas envolvendo 7eres 4umanos http:EEFFF.,ioetica.u&rgs.,rEres1O*O*.htm

RECORTES QUE APRESENTAM SITUAES SOBRE FALTA DE TICA NA PESQUISA Recorte 1 Entre 1932 e 1972, um grupo de pacientes com sfilis foi deliberadamente deixado sem tratamento para que os mdicos pudessem estudar o desenvolvimento natural da doen a! "s pacientes eram pobres e negros! #sso aconteceu em $u%esgee, &labama, E'&!(
)#E*&, +!, -"++.E, /! +! Pesquisa mdica tica e metodologia! +0o 1aulo2 1ioneira, 1993!

Recorte 2 1ara estudar os efeitos colaterais de anovulat4rios orais 5remdio para n0o engravidar6, os mdicos administraram, a um grupo de 77 mul8eres, apenas placebo! "correram 19 casos de gravide: indese;ada no grupo que recebeu placebo! &s mul8eres eram americanas pobres, de ascend<ncia mexicana(
)#E*&, +!, -"++.E, /! +! Pesquisa mdica tica e metodologia! +0o 1aulo2 1ioneira, 1993!

Recorte 3

.a *ep=blica >ominicana, na $ail?ndia e na @frica, foram feitos experimentos, financiados pelo governo americano, com 12211 mul8eres para determinar a dose mnima de &A$ no tratamento de aidticas grBvidas! Cerca de metade dessas mul8eres recebeu placebo( )#E*&, +!, -"++.E, /! +! Pesquisa mdica tica e metodologia! +0o 1aulo2 1ioneira, 1993! Recorte 4 'm aluno da Brea da sa=de, em fase de elabora 0o de trabal8o de conclus0o de curso 5$CC6, enviou o seguinte eDmail ao professorDorientador2 1re:ado professor2 min8a 8ip4tese de pesquisa que pessoas que praticam artes marciais podem resistir ao sufocamento por um tempo significativamente mais longo do que as pessoas que n0o praticam artes marciais! Eu plane;o que um atleta profissional aborde sorrateiramente su;eitos de ambos os grupos e sufoqueDos at ficar inconscientes! " tempo do incio do sufocamento at a inconsci<ncia serB min8a variBvel independente! )oc< ac8a que eu vou ter algum problema em ter meu tema aprovado pelo Comit< de Etica em 1esquisa 5CE16 na utili:a 0o de seres 8umanos na min8a pesquisaF &tenciosamente, Gruce(! " professorDorientador responde2 1re:ado Gruce2 .0o quero diminuir seu entusiasmo pela pesquisa, mas voc< pode realmente ter um grande problema em obter aprova 0o para o seu tema 5para n0o falar em pessoas voluntBrias para a reali:a 0o do estudo6! $en8a certe:a de que o comit< de tica n0o apenas desconsiderarB sua proposta, mas tambm muito provBvel que a ;ogue no lixo! Encontre outro tema! &tenciosamente, 1H1(!
$-"H&+, IerrJ *!, .EK+"., Iac% L! M!"d"s de #esquisa em a!i$idade %&sica' 3! ed! +0o 1aulo2 &rtmed, 2992!

;epois de realizar as atividades relacionadas acima! voc dever produzir um texto %ue: a) $usti&i%ue a necessidade da ,tica na -es.uisa . .rgumente utilizando um dos exemplos apontados nos recortes so,re &alta de "tica na pes%uisa; ,) &aa a distino! de &orma conceitual e exempli&icativa! de tica e moral. .rgumente utilizando um dos exemplos apontados nos recortes so,re &alta de "tica na pes%uisa; c) relacione o conceito e a utilizao do /Aermo de 3onsentimento Sivre e 5sclarecido1 com os pressupostos &ilos@&icos da "tica Qantiana. d) relacione o conceito de /Viscos e Tene& cios1 da pes%uisa com os pressupostos &ilos@&icos da "tica de X. 7. Bill. Al'umas orienta/es e esclarecimentos para a produo do te$to, nesse primeiro momento: 1 # texto dever compor-se entre 10 e 15 linhas; dever conter um t tulo e constituir-se de introduo! desenvolvimento! concluso e re&erncias (o t tulo e as re&erncias no sero conta,ilizados no clculo da %uantidade de linhas).

9 2ara a apresentao de cita0es e das re&erncias consulte o manual /Ara,alhos acadmicos na Rnisul1! neste endereo: http:EEaplicacoes.unisul.,rEpergamumEtra,alhosYacademicosEindex.htm )o se'undo momento! voc dever 8nserir 1 (um) comentrio em continuidade a um texto ou comentrio $ existente utilizando a capacidade de argumentao e contrargumentao (entre * e + linhas). # texto escrito para este &@rum dever apresentar coeso! se%uncia l@gica! coerncia! originalidade e ser escrito na l ngua portuguesa culta.

Anda mungkin juga menyukai