Anda di halaman 1dari 4

Disciplina: Auditoria Operacional Curso: Administrao Data: 09/08/2012 Orientaes: Procure o professor sempre que tiver dvidas.

. Entregue a atividade no prazo estipulado. Esta atividade obrigatria e far parte da sua mdia final. Encaminhe a atividade via Espao UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. As folhas de pagamento de Companhia de Construes Kelly so preparadas pelos apontadores, nos canteiros de obras, e ento encaminhadas ao escritrio central, para preparo dos cheques. Como os operrios de construo no gostam de esperar pelo pagamento, o escritrio central prepara o mais rpido possvel. Cerca de 1.500 homens, em 30 diferentes locais, podem estar trabalhando ao mesmo tempo. O gerente geral da empresa acha que as folhas de pagamento tm aumentado, sem um correspondente aumento da quantidade de servio feito, mas ele no tem tempo nem conhecimento tcnico para descobrir exatamente o que est errado. Embasado no estudo de caso: a) Defina uma ao prtica que poder ocorrer em erro ou fraude na empresa analisada. (2,0 pontos) 2,0 - Erro nos clculos. - Funcionrio fantasma. b) Como auditor interno o que voc sugere para a empresa como melhoria para o sistema adotado? (2,0 pontos) 1,5 - Avaliao e criao dos controles internos, no apenas identifica os fatos j realizados mais impede a pratica desses delitos. Criao de que tipos de controles? - Realizao dos pagamentos via conta bancaria. 2. A Contabilidade e os procedimentos de controle interno relacionados com a compra de material para a Cia Branden, uma indstria de tamanho mdio que fabrica mquinas especiais sob encomenda, foram descritos da seguinte forma: Depois de aprovadas pelo chefe do departamento de fabricao as solicitaes de compra de material so encaminhadas ao supervisor do departamento de compras, que distribui essas solicitaes pelos diversos empregados sob seu controle. Estes preparam pedidos de compras

pr-numerados, em 3 vias, conferem os nmeros e enviam a via original ao fornecedor. Uma das cpias enviada ao departamento de recebimentos de mercadorias, onde utilizado como relatrio de recebimento. A outra cpia arquivada no departamento de compras. Quando os materiais so recebidos, so transferidos diretamente para o almoxarifado e fornecidos ao chefe do departamento de fabricao, sem requisies formais. O departamento de recebimento envia o relatrio de entrada de mercadorias (com sua cpia de pedido de compra anexada) ao departamento de compras, ao almoxarifado e ao departamento de contabilidade. O empregado do departamento de compras confere descontos, somas e multiplicaes, rubricando a fatura como pagamento. A fatura ento enviada para a seo de comprovantes de departamento de contabilidade, onde ela codificada para distribuio na conta, recebe um nmero de ordem, lanada no registro de comprovantes e arquivada de acordo com a data de vencimento. Nas datas de pagamento, os cheques pr numerados so requisitados ao Caixa pela seo de comprovantes e preenchidos, com exceo da assinatura. Depois de preenchidos, os cheques so devolvidos ao Caixa, que os autentica na mquina de assinaturas, confere a sequncia numrica, passando-os aos encarregado da escriturao de pagamentos para lanamento no livro de pagamento. Este encarregado devolve ento os cheques seo de comprovantes, que anota as datas de pagamento no registro de comprovantes, coloca os cheques no envelope e os envia a seo de correspondncia. Os comprovantes so ento arquivados em sequncia numrica. No fim de cada ms um dos encarregados dos comprovantes prepara uma fita de mquina de somar com itens no pagos, constantes do registro de comprovantes, comparando ainda seu total com o saldo do razo geral e investigando qualquer diferena descoberta com essa comparao. Voc foi contratado como auditor interno para realizar uma auditoria operacional nesta empresa. Analisando o caso anteriormente mencionado responda as questes que seguem: a) Mediante a conceituao de autoria operacional possvel voc auxiliar a empresa em estudo? Fundamente sua resposta. (2,0 pontos) 2,0 - Sim, elaborando diagnsticos que permitam visualizar e avaliar a situao da empresa ou organizao auditada de acordo com o desempenho relativo ao funcionamento e desenvolvimento das atividades e utilizao dos recursos e meios da maneira mais eficiente, com economicidade para atingir a eficcia. - Verificado a estrutura organizacional - Verificao das atividades e rotinas. - Anlises das atividades, relatrios e registros sobre as operaes. - Acompanhamento das atividades, analisando o desempenho.

3) Voc foi contratado como auditor operacional para executar a auditoria no setor da rea financeira.

Durante a execuo dos exames de auditoria, vocs solicitaram os relatrios de contas a pagar e a receber da empresa. O responsvel pelo departamento informou que os controles eram efetuados em um sistema instalado no computador do departamento, e imprimiu um relatrio para que vocs analisassem. Ao analisarem o relatrio, observaram que a empresa possua muitas contas a receber em aberto, e que estas contas estavam vencidas h mais de 60 dias. Vocs questionaram o responsvel pelo controle de contas a receber, e este informou, que fazia aproximadamente 30 dias que ele no conseguia atualizar as baixas no sistema, pois estava sobrecarregado de servio. O outro relatrio fornecido foi o de contas a pagar. Analisando o relatrio, vocs observaram que ele no tinha muitas contas em aberto, mas trs fornecedores lhe chamaram a ateno, pois estavam atrasados a mais de 120 dias. Circularizando os fornecedores, vocs puderam verificar que dois deles j estavam quitados. Apenas um deles estava realmente atrasado, mas o responsvel no soube explicar o motivo exato do atraso, apenas informou que deveria ter sido esquecimento. Alm dos pontos observados, ao analisar a documentao do departamento, foi observado que a maioria dos documentos que deveriam ser pagos pela empresa, estavam acompanhados de cpias de cheques. Porm foi notado que havia vrias cpias que estavam sem o efetivo documento que justificasse a emisso do cheque. O responsvel justificou, dizendo que eram documentos que haviam sido encaminhados para o pagamento bancrio, e que ainda no haviam sido anexados novamente as cpias. Mas vocs puderam observar ao analisar cada uma das cpias de cheques, que em algumas delas estava anotado a lpis na lateral, Aquiles, e que observando o documento, vocs notaram que eram contas particulares do proprietrio que estavam sendo pagas com cheques da empresa. Embasado no estudo de caso responda as questes que seguem: a) De acordo com os conceitos dos trs Es Economia, Eficincia e Eficcia, d um exemplo de ao econmica, outro de ao eficiente e uma ao eficaz a ser tomada pela empresa em estudo. (2,0 pontos) - Economia otimizao dos resultados, por meio da escolha dos menores custos, mantendo em um nvel aceitvel as despesas com aquisio, alocao dos recursos humanos, financeiros ou materiais utilizados. Adquirir e administrar de modo adequado os recursos, mantendo os custos baixos. Compra de materiais mais baratos porem com a mesma qualidade. - Eficincia otimizao dos processos de transformao de insumos em produtos, de maneira a aproveit-los ao mximo sem reduo da qualidade. Relao custo-benefcio dos produtos. Utilizar bem o tempo para realizar alguma tarefa ligada ao processo. - Eficcia capacidade de alcance dos objetivos, das metas e das prioridades fixados no planejamento das aes da empresa.

Meta de produo (produtos), atendimento (servios), uma tarefa realizada em menos tempo. Embasado nestes conceitos, sugira uma ao prtica para a empresa em estudo. O que ela deve fazer para atingir cada um dos trs Es? Contratar, demitir, segregar funes? b) Quais os procedimentos de Auditoria Operacional que voc utilizou para executar o seu trabalho como auditor? (2,0 pontos) No livro didtico temos os procedimentos ou tcnicas de auditoria para a execuo dos trabalhos. Escolha aqueles que voc utilizaria para realizar o seu trabalho na empresa mencionada. - Solicitar relatrios de contas a pagar e receber da empresa, certificar a regularidade das contas, verificar a execuo de contratos, acordos, convnios, ajustes, probidade na aplicao dos recursos, na guarda e zelo dos valores do patrimnio da empresa.

Anda mungkin juga menyukai