Anda di halaman 1dari 2

CONCEITO DE ESTRATGIA

No existe um conceito nico e definitivo de estratgia. O vocbulo teve vrios significados, diferentes em sua amplitude e complexidade, no decorrer do desenvolvimento da Administrao Estratgica.

Segundo CABRAL (1998), por sua abrangncia, o conceito de estratgia apresenta um paradoxo, pois exige a integrao de uma srie de teorias e enfoques, o que impede o completo registro de seus conceitos e abordagens. Dependendo do contexto no qual empregada, a estratgia pode ter o significado de polticas, objetivos, tticas, metas, programas, entre outros, numa tentativa de exprimir os conceitos necessrios para defini-la

(MINTZBERG e QUINN, 1991).

O conceito de estratgia vem sendo utilizado de maneira indiscriminada na Administrao, podendo significar desde um curso de ao formulado de maneira precisa, todo o posicionamento em seu ambiente, at toda a alma, a personalidade e a razo existencial de uma organizao.

Trata-se, portanto, de um conceito de grande emprego acadmico e empresarial, dotado de uma grande amplitude e diversificao, que em alguns aspectos complementar e, em outros, divergente. (MEIRELLES e GONALVES, 2001).

THOMPSON JR. e STRICKLAND III (2000) definem estratgia como sendo um conjunto de mudanas competitivas e abordagens comerciais que os gerentes executam para atingir o melhor desempenho da empresa. (...) o planejamento do jogo de gerncia para reforar a posio da organizao no mercado, promover a satisfao dos clientes e atingir os objetivos de desempenho.

J para MINTZBERG e QUINN (1991), estratgia um modelo ou plano que integra os objetivos, as polticas e as aes sequenciais de uma organizao, em um todo coeso. MEIRELLES e GONALVES (2001) definem estratgia como a disciplina
da administrao que se ocupa da adequao da organizao ao seu ambiente.

MICHEL (1990) partilha de uma viso mais operacional do conceito de estratgia, definindo-a como a deciso sobre quais recursos devem ser adquiridos e usados para que se possam tirar proveito das oportunidades e minimizar fatores que ameaam a consecuo dos resultados desejados.

Para LODI (1969:6), estratgia a mobilizao de todos os recursos da empresa no mbito nacional ou internacional visando atingir objetivos em longo prazo (...) seu objetivo permitir maior flexibilidade de resposta s contingncias imprevisveis.

Dentre os muitos conceitos de estratgia, um dos mais utilizados o de WRIGHT, KROLL e PARNELL (2000), que a definem como planos da alta administrao para alcanar resultados consistentes com a misso e os objetivos gerais da organizao. Mas, qualquer que seja a definio para estratgia destaca-se algumas palavras-chave que sempre a permeiam o conceito de estratgia, tais como:

Anda mungkin juga menyukai