Anda di halaman 1dari 3

a Presso de Vapor e a umidade relativa do ar

Acima vemos a descrio do clima em Florianpolis no dia 18 de maio. Dentre os detalhes, figura uma propriedade interessante: a umidade relativa do ar, que neste dia era de 78%. O que significa este nmero? H gua na atmosfera? De que maneira, se sabemos muito bem que a gua s entra em ebulio a 100 C! Nesta parte de nossa aula sobre o estado gasoso iremos conhecer uma nova proprieadade: a presso de vapor. Aprenderemos que todos os lquidos e muitos slidos exibem uma presso de vapor de equilbrio que depende da temperatura.

Voltemos questo anterior: o que significa dizer que h 78% de umidade relativa do ar? Bem, este nmero indica a relao
entre a quantidade de gua (g) que existe atualmente no ar e a mxima quantidade possvel de gua (g) para esta temperatura. Esta quantidade mxima fruto dapresso de vapor da gua, que uma funo de T. A 19C, a presso de vapor da gua em equilbrio com seu lquido de 16,48 mmHg.

Se a umidade relativa de 78%, ento a presso real de vapor da gua em Florianpolis no dia 18 de maio era de (0,78 x 16,48) mmHg.

A presso de vapor aumenta exponencialmente com o aumento da temperatura. A ebulio ocorre na temperatura onde a presso de vapor se iguala presso externa.

umidade relativa = pvapor(H2O)/pvapor(H2O)


onde pvapor(H2O) a preso de vapor da gua pura nesta temperatura. Isto d uma presso de 12,85 mmHg. Este valor , na verdade, a presso de vapor de equilbrio da gua a uma temperatura menor: 15C. Por isso a tabela acima indica que o "Dew Point", ou "ponto de orvalho" de 15C: qualquer temperatura abaixo deste valor ir forar a uma parcela das molculas de gua dispersas no ar a se condensar em um lquido - o orvalho.

O que ocorre que, num lquido ou mesmo em um slido, algumas molculas conseguem escapar da fase condensada e passar para a fase gasosa. Se o recipiente for fechado, o nmero de molculas que atingem a fase gasosa chega a um mximo, que aumenta com o aumento da temperatura. Este mximo corresponde ao equilbrio lquido-gs ou slido-gs que se estabelece nesta T.

A quantidade de gs no equilbrio dada pela presso de vapor que este gs exerce. Alguns lquidos so mais volteis do que outros, ou seja,
possuem maior presso de vapor numa dada temperatura. Um frasco de ter aberto, por exemplo, evapora muito mais rapidamente do que o mesmo frasco com gua. Isto porque a presso de vapor do ter muito maior do que a da gua na temperatura ambiente.

A presso do vapor do ter to grande que, logo a 36C, o ter tem uma presso de vapor de 1 atm - igual da presso atmosfrica ao nvel do mar. Ento, o lquido entra em ebulio, pois produz gs o suficiente para vencer a presso externa. Este fato deve ser levado em conta quando um gs coletado sobre uma interface com um lquido. Um dos mtodos de produo do gs hidrognio, por exemplo, envolve a reao do cido clordrico (HCl) com um metal, tal como o zinco (Zn). Devido a existncia da presso de vapor do lquido (gua), o produto final uma mistura gasosa, de gua e gs hidrognio.

Se a temperatura baixar o suficiente em um dia mido, as molculas de gua podem se condensar diretamente para a fase slida, num processo chamado deposio. Ou geada...

pode-se posteriormente "secar" o gs obtido, atravs da


Neste caso, remoo da gua. Isto pode ser feito pela passagem do gs por um agente secante, tal como um slido higroscpico. Este mtodo de produo de hidrognio era largamente empregado nos sculos XVI a XIX, e era desta forma que o gs era obtido para os estudos de Boyle, Charles e Gay-Lussac.

pode ser tratada pelo formalismo de Dalton (vide etapa


A mistura de gs acima anterior de nossa aula). Assim, podemos usar o sistema acima (desde que conheamos a temperatura, a presso e o volume da fase por este mtodo, obtm-se uma gasosa coletada) para determinar a quantidade na produo de hidrognio mistura gasosa de metal em uma determinada amostra. Ainda, a coleta de gases sobre interface lquida pode ser usada para a determinao da presso de vapor do lquido naquela temperatura, desde que usemos a lei de Dalton. Na prxima etapa iremos conhecer um modelo terico que interpreta muito bem as propriedades dos gases: o modelo cintico dos gases. Use a barra de navegao no topo da pgina para seguir adiante.

Anda mungkin juga menyukai