Anda di halaman 1dari 5

OAB SEMESTRAL DIURNO LIBERDADE MATRIA: DIREITO PROCESSO PENAL PROF :JOANA DARC DATA: 20/08/2011

siga-nos: @fmboab

PRINCPIOS 1. Oportunidade propor 2. Disponibilidade: tem a faculdade de prosseguir ou no com a ao penal, para tanto tem ao seu dispor os institutos do PERDO e da PEREMPO. 3. Indivisibilidade: Art. 48 CPP O titular da ao dever incluuir no plo passivo da ao todos os agentes da infrao penal. 4. Intrancendncia: vigora em todos os tipos de ao, a ao penal deve ser proposta cotra o autor da infrao. OBS: Prazo para ao Penal Privada = 6 Semestres a contar da autoria (prazo decadencial). Exceo 1:crimes de induzimento a erro essencial e ocultao de impedimento, cuja contagem do prazo s ter incio aps o trnsito em julgado da sentena que anular o casamento no cvel. Exceo 2: Crimes contra a propriedade imaterial. Exceo quanto ao prazo; 8(dias) ru preso e 30 (dias) ru solto, contados da homologao do laudo pericial. AO PENAL PRIVADA PERSONALSSIMA aquela que o exerccio compete exclusivamente ao ofendido no sendo possvel a propositura, nem pelo representante legal ou sucessores, no caso de morte ou ausncia. O nico caso de crime de induzimento a erro essencial. 1 AO PENAL PRIVADA SUBSIDIRIA DA PBLICA a ao intentada pelo ofendido ou na sua falta por qualquer pessoa enunciada no Art. 31 do CPP, nos crimes de ao penal pblica quando houver a inrcia do Ministrio Pblico em oferecer a denncia no prazo legal (5 dias preso) e (15 dias solto)

Art. 236 - Contrair casamento, induzindo em erro essencial o outro contraente, ou ocultando-lhe impedimento que no seja casamento anterior: Pena - deteno, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos. Pargrafo nico - A ao penal depende de queixa do contraente enganado e no pode ser intentada seno depois de transitar em julgado a sentena que, por motivo de erro ou impedimento, anule o casamento.
1

OAB SEMESTRAL DIURNO LIBERDADE MATRIA: DIREITO PROCESSO PENAL PROF :JOANA DARC DATA: 20/08/2011
siga-nos: @fmboab

OBS: Prazo para ingressar com a queixa crime de 6 meses contados do dia em que se esgotar o prazo para o Ministrio Pblico oferecer a denncia.

MINISTRIO PBLICO

RU

VTIMA

A petio inicial oferecida pelo Ministrio Pblico (denncia) prazo: 5 (ru preso)15 (ru solto). A vtima pode intervir na hiptese de inrcia do Ministrio Pblico. (art. 5CF, LIX/ 29 CPP, 1003 CP). Queixa subsidiria pode ser oferecida pela vtima. ATUAO DO MINISTRIO PBLICO quando do oferecimento da queixa subsidiria. a) Poder adit-la no prazo de 3 dias (art. 45 e 46 do CPP) b) Poder repudi-la em caso de inpcia da Petio Inicial, oferecendo a denncia substitutiva. c) Reformar a ao como Parte Principal se houver negligncia do querelante. d) Fornecer elementos de prova, bem como interpor recursos etc. O Ministrio Pblico interveniente obrigatrio, sob pena de nulidade do processo. CITAO A citao pode ser das seguintes formas: 1. PESSOAL / REAL/ IN FACIEM Mandado utilizada quando o acusado residir em local incerto e no sabido, entretanto no mesmo juzo processante.2
2 Art. 351 CPP- A citao inicial far-se- por mandado, quando o ru estiver no territrio sujeito jurisdio do juiz que a houver ordenado. Art. 352 - O mandado de citao indicar: I - o nome do juiz;

OAB SEMESTRAL DIURNO LIBERDADE MATRIA: DIREITO PROCESSO PENAL PROF :JOANA DARC DATA: 20/08/2011
siga-nos: @fmboab

Carta Precatria utilizada quando o acusado residir em local incerto e no sabido, entretanto diverso do juzo processante. 3 Carta Rogatria utilizada para citar acusado residente em outro pas ou em legaes estrangeiras (sedes das embaixadas ou consulados) 4 OBS: A expedio da Carta Rogatria suspende o prazo prescricional. Citao de Oficial expedido o ofcio requisitrio ao superior hierrquico do militar para que este efetive a citao. OBS: Ru preso citado pessoalmente.5

II - o nome do querelante nas aes iniciadas por queixa; III - o nome do ru, ou, se for desconhecido, os seus sinais caractersticos; IV - a residncia do ru, se for conhecida; V - o fim para que feita a citao; VI - o juzo e o lugar, o dia e a hora em que o ru dever comparecer; VII - a subscrio do escrivo e a rubrica do juiz. Art. 357 - So requisitos da citao por mandado: I - leitura do mandado ao citando pelo oficial e entrega da contraf, na qual se mencionaro dia e hora da citao; II - declarao do oficial, na certido, da entrega da contraf, e sua aceitao ou recusa. 3 Art. 353 - Quando o ru estiver fora do territrio da jurisdio do juiz processante, ser citado mediante precatria. Art. 354 - A precatria indicar: I - o juiz deprecado e o juiz deprecante; II - a sede da jurisdio de um e de outro; III - o fim para que feita a citao, com todas as especificaes; IV - o juzo do lugar, o dia e a hora em que o ru dever comparecer. Art. 355 - A precatria ser devolvida ao juiz deprecante, independentemente de traslado, depois de lanado o "cumpra-se" e de feita a citao por mandado do juiz deprecado. 1 - Verificado que o ru se encontra em territrio sujeito jurisdio de outro juiz, a este remeter o juiz deprecado os autos para efetivao da diligncia, desde que haja tempo para fazer-se a citao. 2 - Certificado pelo oficial de justia que o ru se oculta para no ser citado, a precatria ser imediatamente devolvida, para o fim previsto no Art. 362. Art. 356 - Se houver urgncia, a precatria, que conter em resumo os requisitos enumerados no Art. 354, poder ser expedida por via telegrfica, depois de reconhecida a firma do juiz, o que a estao expedidora mencionar. 4 Art. 368 CPP- Estando o acusado no estrangeiro, em lugar sabido, ser citado mediante carta rogatria, suspendendo-se o curso do prazo de prescrio at o seu cumprimento. Art. 639 - Dar-se- carta testemunhvel: I - da deciso que denegar o recurso; II - da que, admitindo embora o recurso, obstar sua expedio e seguimento para o juzo ad quem.
5Art.

360 CPP- Se o ru estiver preso, ser pessoalmente citado. 3

OAB SEMESTRAL DIURNO LIBERDADE MATRIA: DIREITO PROCESSO PENAL PROF :JOANA DARC DATA: 20/08/2011
siga-nos: @fmboab

Carta de ordem emitida de um rgo superior para a um rgo inferior para que efetive a citao daquele acusado residente em sua comarca por ter foro especial. (usado para citar JUIZ, PRESIDENTE, PREFEITO etc.) OBS: No h citao por correio, por outro lado no h citao por edital no GECRIM. Citao Ficta ou Presumida o Edital 6 local incerto e no sabido utilizada para citar Ru que estiver em local incerto e no sabido, ou seja, quando no for encontrado. OBS: Prazo do edital: 15 dias sendo publicado no Dirio Oficial (art. 365) o Se o acusado for citado por edital no comparecendo e no constituindo defensor, prev o art. 36 que o prazo prescricional e o processo ficaro suspensos, podendo ser praticados os atos urgentes e poder ser decretada a priso preventiva. (com as inovaes da Lei 12403/11) o Se o acusado for citado por edital e no comparecer mas contituir defensor, se torna ru revel, tendo por conseqncia, no ser intimado para nenhum ato processual a que deveria estar presente OBS: No h presuno de veracidade dos fatos alegados. 2. Citao por hora certa: utilizada para citar o ru que est se ocultando desde que certificado pelo oficial de justia, na forma estabelecida nos artigos, 227 a 229 do CPP OBS: revel o acusado que citado pessoalmente ou por hora certa e no atender o chamamento do Juiz. PROCEDIMENTO COMUM ORDINRIO aplicvel quando a pena mxima privativa de liberdade for igual ou superior a 4 (quatro) anos. 1. Oferecimento da denncia ou queixa podendo ser arrolada at no mximo 8 testemunhas.

Art. 361 - Se o ru no for encontrado, ser citado por edital, com o prazo de 15 (quinze) dias. 4

OAB SEMESTRAL DIURNO LIBERDADE MATRIA: DIREITO PROCESSO PENAL PROF :JOANA DARC DATA: 20/08/2011
siga-nos: @fmboab

2. O juiz poder regeitar ou no liminarmente a Petio Inicial desde que presentes uma das hipteses do Art. 395 do Cdigo de Processo Penal. 3. Se no houver a rejeio o Juiz receber a Petio Inicial (denncia) e mandar citar o acusado para responder a acusao por escrito no prazo de 10 dias. 7 3.1. Contedo de resposta poder argir qualquer matria de fato e/ou de direito. Ex: preliminares, excees, juntar documentos etc. No podendo esquecer de arrolar as testemunhas (8 testemunhas).

7 Art. 396. Nos procedimentos ordinrio e sumrio, oferecida a denncia ou queixa, o juiz, se no a rejeitar liminarmente, receb-la- e ordenar a citao do acusado para responder acusao, por escrito, no prazo de 10 (dez) dias. Pargrafo nico. No caso de citao por edital, o prazo para a defesa comear a fluir a partir do comparecimento pessoal do acusado ou do defensor constitudo.

Art. 396-A. Na resposta, o acusado poder argir preliminares e alegar tudo o que interesse sua defesa, oferecer documentos e justificaes, especificar as provas pretendidas e arrolar testemunhas, qualificando-as e requerendo sua intimao, quando necessrio. 1 A exceo ser processada em apartado, nos termos dos arts. 95 a 112 deste Cdigo. 2 No apresentada a resposta no prazo legal, ou se o acusado, citado, no constituir defensor, o juiz nomear defensor para oferec-la, concedendo-lhe vista dos autos por 10 (dez) dias. 5

Anda mungkin juga menyukai