Anda di halaman 1dari 19

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR CENTRO DE HUMANIDADES DEPARTAMENTO DE CINCIAS DA INFORMAO CURSO DE ESPECIALIZAO EM TECNOLOGIAS APLICADAS AO TRATAMENTO, RECUPERAO E GESTO

DA INFORMAO MORGANA RAMOS ALBUQUERQUE

AVALIAO DA USABILIDADE NO SITE DA BIBLIOTECA VIRTUAL DE SADE (BVS)

FORTALEZA 2 !"

TEMA: Avaliao da Biblioteca Virtual de Sade conforme os Critrios de Usabilidade


Analisar a interface do site da Biblioteca Virtual de Sade, buscando identificar quais as dificuldades encontradas pelos usurios durante a interao com o site. Avaliar a interface conforme as os critrios de usabilidade com o intuito de propor solues para a mel oria do site.

B!ET"V S:

B!ET #E ESTU# : Biblioteca Virtual de Sade $BVS%


2

!"#$%&A'$
A interface de um sistema, nada mais do que um tradutor, mediador entre duas partes que se comunicam, tornado uma sens(vel a outra. A palavras interface tambm se refere a sistemas) soft*ares que do forma + interao entre usurio e computador. $sta interface tem por ob,etivo ser ami-vel e simples, para assim intera-ir de fato com os usurios. ./01"S0", 23345
3

6SAB!7!8A8$
A usabilidade a qualidade que caracteri9a o uso de um sistema interativo. $la se refere + relao que se estabelece interface, utili9a o entre usurio, e tarefa, demais dos equipamento sistema. A

aspectos do ambiente no qual o usurio anlise componentes e seu uso, alm da participao do usurio na construo da interface so fatores essenciais na criao de um sistema com usabilidade. .':B!S; B$#!07; &A6S#, 23435
4

'%!#<%!0 $%=0"0>!'0S 8$ 6SAB!7!8A8$

>$#08070=!A
'omo uma pesquisa qualitativa, devido aos ob,etivos propostos, as etapas de desenvolvimento foram compostas pela #$%&'(%) *(*+(,-./0(1), com levantamento de dados pertinentes ao tema, #$%&'(%) 2$ 1)3#, com aplicao de questionrio e anlise dos dados.

0 tipo de )4)+()56, 2$ '%)*(+(2)2$ conforme %oc a e Baranaus?as .233@5 compreende a reali9ao de testes de usabilidade, que so mtodos de avaliao centrados no usurio e incluem mtodos eAperimentais ou emp(ricos, mtodos observacionais e tcnicas de questionamento. 8esta forma, foi utili9ado o mtodo de anlise interpretativa

A B$SC6!SA
O '7(4$.%, 2) #$%&'(%) Alunos e e-ressos do curso de $nferma-em da &A>$#%0 .&aculdade >etropolitana da =rande &ortale9a5

A 1,+$8) 2$ 2)2,% Cuestionrio online e f(sico com nove .D5 questes abertas e fec adas.

As per-untas do questionrio buscavam identificar o -rau de estudo, se era usurio da BVS, qual a frequEncia de uso, o que o usurio buscava no site, qual o tipo de pesquisa utili9ava, alm de solicitar aos alunos e profissionais a atribuio de notas referente a critrios como utili9ao da interface -rfica.
7

C6$S#F0 4

C6$S#G$S 2 $ @

C6$S#G$S H $ I

10

C6$S#F0 J
45 maiores porcenta-ens de satisfao na avaliao .as . notas acima de J5K L nave-ao M o site mantEm vocE informado do que est fa9endoN L .O2P5, L apresentao dos resultados .O2P5 L opes de compartil amento L oferece lin? para arti-os na inte-ra M .OQP5

25 maiores (ndices de reprovao .notas abaiAo de O5K L !nterface -rfica .@OP5 L Barra de &erramentas .@QP5 L &acilidade no uso .@JP5.

@5 item que receberam maior (ndice de nota 9ero L &acilidade no 6so com OP .@ respostas5.

H5 item com maior (ndice de nota 43 L Apresentao dos %esultados com 23P .D respostas5

11

C6$S#G$S O $ Q

12

C6$S#F0 D

"a questo D, os participantes da pesquisa responderam o que o site poderia fa9er para facilitar suas pesquisas. "a anlise dos dados, foi abordo com maior Enfase as contribuies e su-estes para a mel oria da comunicao ente o usurio e o site, bem como as dificuldades encontradas e su-estes de mel oria, resultado das questes qualitativas respondidas pelos usurios.

13

A"R7!S$ 80S 8A80S


C,78$92, ()1$%%,, (2(,3) $ 2(%#,7(*(+(:)56,) &oi identificado que o idioma de nave-ao no Bortal no est relacionado com o idioma dos contedos das fontes de informao da BVS. 0u se,a, o usurio poder nave-ar e fa9er pesquisas em portu-uEs, mas isso no o impede de recuperar contedos em outros idiomas.

G$%86, 2$ $..,% 8e acordo com o usurio participante no foi identificado mensa-ens de erro durante as visitas ao site. !sto no si-nifica ausEncia da possibilidade de erro, ao passo que podendo ser um critrio a ser trabal ado no site.

14

A"R7!S$ 80S 8A80S


I78$.0)1$ 2$ *'%1) Apresenta dificuldades de uso pelos usurios nos quesitos de inte-rao da pesquisa e laSout de um modo -eral. 'omo su-esto de mel oria foi proposto que os lin?s de pesquisa fiquem mais evidentes, bem como a elaborao de um ambiente virtual mais moderno e menos compleAo no intuito de atender a necessidade dos usurios. F)1(+(2)2$ $ '%, 0s relatos dos participantes da pesquisa definem o uso do sistema como insatisfatTrio para pessoas que no possuem con ecimento em informtica e, por ve9es, at para pessoas que possuem tal con ecimento. 8esta forma, o sistema considerado fcil quando usurios sem eAperiEncia adquirem con ecimento do uso em um curto per(odo.
15

'0"S!8$%AUG$S &!"A!S
A interface de busca da BVS apresenta dificuldades de uso pelos usurios nos quesitos de inte-rao da pesquisa, auAilio nas duvidas, adaptabilidade e apresentao da interface de um modo -eral.

$strat-ias de pesquisa, simples e avanada, necessitam de eAperiEncia cont(nua do usurio, alm do con ecimento bsico no uso de computadores, para que este consi-a utili9ar elementos mais espec(ficos de busca e eAtrair mel or as informaes.

A -rande ocorrEncia de capacitao dentre os usurios da pesquisa su-ere a falta de adaptabilidade do site ao pblico iniciante, este fato se tornou bastante evidente nos relatos encontrado nos questionrios.

0 site passa a ser vivel e de mel or utili9ao especificamente para profissionais e pTsL -raduados, sendo que usurios iniciantes sentiram maiores dificuldades na utili9ao. 'omo maior predominVncia entre os pesquisados, a interface se apresentou dif(cil de ser utili9ada.

Apesar do site possuir uma estrutura or-ani9acional, diante dos dados, podeLse afirmar 16 que o espao no se adequa totalmente a realidade de usurios iniciantes.

'0"S!8$%AUG$S &!"A!S
P.,*+$3)% ,' D(0(1'+2)2$% a presena de documentos em l(n-ua estran-eira ou no indispon(veis na inte-ra; o resultado da busca que, conforme a anlise, no se mostrou eficiente em relao com o tema pesquisado;

a insatisfao dos usurios na -esto de erros, falta de informao para a a,uda nas interfaces de contato para pesquisa;

o uso do sistema insatisfatTrio para pessoas que no possuem ra9ovel con ecimento em informtica.

17

'0"S!8$%AUG$S &!"A!S
S'-$%8;$% 2$ 3$+<,.()

a criao um passoLaLpasso interativo apresentando a interface do site quando o usurio reali9asse o cadastro no ambiente de usurio; a presena (cones de acesso direto a a,uda ou aos tutoriais de busca em todas a interfaces de contato, desde a tela inicial at todas a telas de resultado de pesquisa; a utili9ao de eAplicaes no contato do cursor com os (cones; a disponibili9ao de per-untas frequentes com respostas direcionadas as principais dvidas dos usurios; implementar um filtro automtico para priori9ar ou estabelecer um -rau de relevVncia no momento da resposta aos teAtos inte-rais em l(n-ua portu-uesa; a presena de uma ferramenta para a traduo de teAtos, dispon(vel na interface de busca; a reestruturao dos elementos para a criao de ferramentas de busca simples com uma lin-ua-em clara, ob,etiva, (cones -randes e autoeAplicativos.

18

'0"S!8$%AUG$S &!"A!S
$ste estudo importante + medida queK

L apresenta estrat-ias para a construo de uma interface que atenda as condies de cada pblico; L contribui diretamente para a evoluo do site e resultar em mel orias no acesso e utili9ao da BVS por seus usurios, se,a eles espec(ficos ou -enerali9ados. As presentes consideraes, so apenas os primeiros passos a serem tril ados no camin o de uma interao eficiente, possibilitando a discusso e outras pesquisas relacionadas ao tema.

19

Anda mungkin juga menyukai