Anda di halaman 1dari 26

1- ESPORTE ADAPTADO E AVALIAO PSICOMOTORA ESPORTE ADAPTADO Apesar de alguns registros anteriores, foi atravs da iniciativa do Dr.

Ludwig Guttmann em reabilitar no Hospital de Stoke Mandeville, os lesionados da 2 Guerra (1944) com tcnicas esportivas, que o esporte adaptado se disseminou pela Europa e para o mundo. O sucesso do trabalho motivou o Dr. Guttmann a organizar em 1948, os primeiros jogos de Stoke Mandeville para atletas cadeirantes, na modalidade de arco e flecha. Nesta mesma poca, um grupo de soldados americanos lesionados criam a equipe de basquete "Rodas Voadoras. Os Jogos se fortalecem, ganham a adeso de outros pases e em 1960, o comit organizador dos jogos de Stoke Mandeville aceita o desafio de realizar os jogos logo aps a realizao da Olimpada de Roma. Usando os mesmos espaos, os jogos chamados de "Olimpadas dos Portadores de Deficincia", reuniram 400 esportistas em cadeiras de rodas de 23 pases. O termo Paraolimpada s passou a ser usado oficialmente em 1984 (Los Angeles). No Brasil, o esporte adaptado chegou em 1958, com o basquete em cadeiras de rodas por intermdio de Srgio Seraphin Del Grande (SP) e Robson de Almeida Sampaio (RJ). 1976 - Paraolimpada de Toronto Incluso de atletas cegos e amputados 1980 - Arnhem (Holanda), incluso dos PCs Nas Paraolimpadas de Pequim 2008, o Brasil alcanou a sua melhor colocao terminando em 9 lugar. O pas conquistou o recorde de 47 medalhas (16 de ouro), superando a marca de Atenas 2004, quando ficou em 14 e conquistou 33 medalhas. O Comit Internacional de esportes para Surdos (CISS) a entidade mais antiga de desporto para deficientes desde 1924. No Brasil a I Olimpada Nacional de surdosmudos aconteceu em 1957. Para a participao em eventos internacionais necessrio que a surdez do atleta seja de 55 db (perda auditiva moderada) . Os surdos no esto ligados ao CPB, por terem condies de competir sem equipamentos especficos. Olimpadas Especiais Em 1962, Eunice Kennedy Shriver, irm de J.F.Kennedy, convidou para um churrasco um grupo de pessoas com deficincia mental e observou que tinham boa habilidade para os jogos e nos campos de frias eram excludos das atividades fsicas. Em 1968 realizou as primeiras Olimpadas Especiais, somente para quem tivesse algum tipo de deficincia mental. So programas para pessoas com DM voltados para o esporte de participao e a prtica competitiva, sem preocupao com o alto rendimento. A prtica do desporto visa integrar os DM a se tornarem teis e produtivos sociedade. Implantado em mais de 100 pases, o programa da fundao KENNEDY chegou ao Brasil em 1990 Special Olympics International (Brazil). Em 1996, nos jogos paraolmpicos de Atlanta, ocorreu a 1 participao de atletas com DM em carter de demonstrao

no atletismo. Em Sydney 2000, foram oficialmente includos no atletismo, basquetebol, natao e tnis de mesa. Em razo de fraudes com alguns atletas, essa categoria foi suspensa das atividades do IPC at se encontrar um meio eficaz e seguro de definir sua elegibilidade. Em Novembro de 2009, o IPC decidiu readmitir os atletas com DM em competies oficiais e Jogos Paraolmpicos. A deciso est condicionada ao cumprimento de testes mdicos e cognitivos que determinaro o grau de deficincia. Nos Jogos Paraolmpicos de Londres - 2012, os atletas com DM podero participar de 4 modalidades: tnis de mesa, remo, atletismo e natao. CLASSIFICAO FUNCIONAL Mtodo que classifica o atleta pela sua capacidade de realizar movimentos, atravs da potencialidade dos resduos musculares. Inicialmente feitas por mdicos e especialistas de reabilitao, atravs de testes neurolgicos e de fora muscular, sem preocupao com o resduo motor. O que era apenas uma classificao mdica, ganhou muito com a contribuio do professor de Educao Fsica alemo Horst Strohkendl. Ele estabeleceu uma classificao funcional baseada na utilizao da musculatura e das articulaes preservadas de cada atleta. A classificao mdica juntamente com a funcional permite que os atletas participem com maiores condies de igualdade, onde os resultados passam a ser conseqncia do talento e treinamento de cada um. A classificao visual puramente oftalmolgica. J nas demais deficincias funcional, avalia-se o resduo motor de um atleta, de acordo com o potencial de movimento de um determinado esporte. Cada modalidade determina o seu sistema de classificao, baseado nas habilidades motoras do esporte escolhido. O processo se inicia na primeira competio do atleta e pode ser revista nas competies subseqentes. A necessidade de troca de classe precisa ser continuamente revista com base nas diferenas funcionais de performance e deficincias degenerativas. Com esse sistema, os atletas com limitaes diferentes podem competir juntos se tiverem nveis similares. No Movimento Paraolmpico, os atletas pertencem a 6 diferentes grupos: - Atleta com Paralisia Cerebral - Atleta com Leso Medular Atleta com Amputao - Atleta com Deficincia Visual - Atleta com Deficincia Mental - Les autres (no se encaixa em nenhum grupo) As classes so definidas por esporte e alm da avaliao fsica e tcnica, observado o comportamento do atleta dentro e fora de competio. Quanto maior o n da classe, menor o comprometimento motor ou visual do atleta. As classes so descritas geralmente por uma letra inicial do esporte (em ingls) e um nmero. S1 S10 - S de Swimming (natao) e N nvel de resduo motor.

ELEGIBILIDADE

Um atleta considerado elegvel (apto) para o programa Paraolmpico Internacional (IPC), quando no puder competir no esporte convencional por levar desvantagem causada por uma seqela permanente. Se o comprometimento for mnimo, o competidor considerado inelegvel e dever ser encaminhado ao esporte convencional. A carta internacional de Ed. Fsica e Desporto, aprovada pela conferncia da UNESCO, em 21 de novembro de 1978 no seu Art. 1 diz que - A prtica da Atividade Fsica e do Desporto um direito fundamental para todos. Na escola, era comum os alunos especiais, serem dispensados das atividades, privando o desenvolvimento de suas potencialidades. Devido os profissionais de Educao Fsica no estarem capacitados para atuar com alunos especiais. Como iniciar um programa de atividade fsica adaptada? fundamental conhecer algumas informaes:

defasagens. Alguns cuidados devem ser tomados na aplicao das atividades com alunos especiais: Iniciar com atividades bsicas, progredindo para as mais complexas. Propor atividades possveis de serem realizadas, evitar frustrar o aluno. HABILIDADES PSICOMOTORAS Psicomotricidade Tem como objetivo estimular as funes motoras, ao mesmo tempo em que desenvolve a inteligncia e a afetividade. Um bom programa de Atividade Fsica Adaptada deve seguir os seguintes princpios psicomotores: Conscincia corporal Lateralidade Estruturao espao-temporal Motricidade Ampla (Coordenao, equilbrio e tonicidade) Motricidade Fina Avaliao das habilidades psicomotoras

A avaliao psicomotora outra ferramenta que pode ser usada para observar indivduos com alguma dificuldade motora. Uma Bateria de Testes pode avaliar o desempenho dos alunos em aspectos como: coordenao, equilbrio e orientao espao-temporal. Testes psicomotores HABILIDADE PSICOMOTORA TESTE PSICOMOTOR COORDENAO Deslocamento em T Deslocamento - Bilateral Alternado Saltito Alternado Sentar e Deitar. EQUILBRIO- Equilbrio Esttico Mono Pedal ORIENTAO ESPAO TEMPORAL Corrida Vai e Vem Deslocamento com Bola ao Alto Deslocamento com Bola Quicada COORDENAO VISOMOTORA culo Pedal de Bola Rasteira culo Manual de Bola Rolando PERFIL PSICOMOTOR Perfil Aprxico No executa o movimento ou realiza de forma incompleta e muito descoordenada (insatisfatrio). Perfil Disprxico - Realizao imperfeita e com dificuldade de controle (fraco). Perfil Euprxico Realizao completa do movimento, podendo revelar certa cadncia ou impreciso (Bom). Perfil Hiperprxico Nenhuma dificuldade na execuo do movimento. Domnio perfeito, econmico, harmonioso e bem controlado (timo).

2- O PAPEL DA ESCOLA Famlia x escola: co-responsabilidade para educar em tempos de adversidade. Quais os desafios deste milnio para a famlia e a escola? A famlia e a escola deste novo milnio esto preparadas para o mundo das incertezas e mudanas? De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB), as crianas com alguma limitao devem receber da escola um atendimento educacional especializado com base diante de suas deficincias. O enfoque da incluso acredita que as crianas podem aprender em uma escola comum, pois suas inteligncias so mltiplas, isso significa que, cabe a escola e mais diretamente aos professores, verificar qual a maneira que determinada criana consegue aprender e a partir da trabalhar de forma diferente. claro que uma criana com deficincia aprende num ritmo diferente das demais e esse ritmo depende das possibilidades fsicas, cognitivas e acompanhamento da famlia. As crianas com deficincia visual e baixa viso tambm aprendem, vivem, amam, trabalham e fazem tudo o que as pessoas videntes fazem. Se no espera que tenha sucesso, ele tambm no o esperar. A criana especial no poder ser avaliada da mesma maneira que uma criana sem deficincia, a prpria LDB coloca essa questo, e isso no significa tambm, negligenciar o ensino dessa criana especial, subestimando sua inteligncia. A criana cega, alm do direito, tem a necessidade de cursar uma escola regular com o suporte de atendimento especializado com apoio da famlia. A famlia precisa contar com servios de avaliao e de atendimento s crianas e adolescentes, de forma que possam freqentar os espaos comuns da comunidade desde o incio de suas vidas, juntamente com seus familiares. Quando a famlia no conta com esses servios, tende a se fechar e a manter a criana em casa, iniciando um processo de segregao e de excluso j no contexto familiar (MEC, 2004, p.15). Dar a famlia o suporte necessrio para que a criana cega prossiga no seu processo de aprendizagem na escola regular vivenciando com forma responsvel a incluso propriamente dita.

Atendimento Educacional Especializado AEE Consideraes preliminares


Atualmente, tem sido marcante na educao especial a tendncia de manter na escola comum o maior nmero possvel de alunos com caractersticas excepcionais, devendo-se evitar a segregao daqueles alunos que possam se beneficiar dos programas comuns, ainda que para isso sejam necessrios auxlios ou servios especiais que favoream um atendimento apropriado. Este posicionamento est baseado, essencialmente, na importncia da integrao dos alunos com caractersticas excepcionais, nas atividades regulares da escola, com vistas a lhes proporcionar condies para que se beneficiem tanto acadmica quanto socialmente das oportunidades oferecidas aos alunos normais.

A escolha do recurso educacional mais apropriado a cada aluno constitui um dos aspectos mais relevantes da educao especial. Nesse sentido, devemos salientar que, a despeito de se indicar como mais desejvel a integrao do aluno com caractersticas excepcionais na escola comum, nem por isso se pode ignorar a validade e importncia dos recursos educacionais segregados, para diversos alunos, a partir do momento em que forem esgotadas todas as possibilidades de seu atendimento em recursos integrados. Dessa forma, a deciso sobre o encaminhamento de um aluno para um determinado recurso educacional deve estar fundamentada nas necessidades educacionais especficas e na situao global do aluno, suas possibilidades pessoais, atitudes dos pais, condies dos recursos escolares de sua comunidade. Da considerao dos diversos tipos de recursos educacionais especiais, do mais integrado ao mais segregado, caminhando em direo quele sempre que possvel e a este somente quando absolutamente necessrio, poder-se- chegar escolha do recurso mais adequado a um determinado aluno, num dado momento. Cuidado especial, entretanto, deve ser tomado no sentido de no se encarar nenhum encaminhamento ou colocao como definitivos, j que as mudanas exigidas pelas necessidades de desenvolvimento do aluno, apenas podero ser atendidas mediante a possibilidade de uma livre movimentao do mesmo pelos recursos educacionais que sejam compatveis com suas necessidades especficas. Neste ponto, parece-nos conveniente alertar que a expresso recursos educacionais, empregada at aqui, refere-se s vrias alternativas de organizao do atendimento educacional, abrangendo desde os auxlios especiais proporcionados no ambiente comum ou regular de ensino at os servios especiais desenvolvidos em situaes mais restritivas ou segregadas. Este esclarecimento se faz necessrio uma vez que, na presente obra estamos empregando o termo recursos ora para nos referimos modalidade de organizao administrativa, ora para explicitarmos tecnicamente o significado do trabalho desenvolvido. 1. Dimenses da integrao/ incluso

So diversas as possibilidades de organizao de recursos educacionais apropriados para alunos com deficincia. Via de regra, tais recursos so classificados como integrados ou segregados, em relao maior ou menor oportunidade oferecida ao aluno para convvio, contato ou interao com os alunos no rotulados ou classificados com deficincia, bem como com suas prprias famlias, amigos e demais pessoas de sua comunidade. De uma forma errnea, tem sido comum nos meios educacionais pensar-se na integrao e segregao do aluno apenas em relao presena fsica do aluno no ambiente onde se encontram os que no tiveram tal classificao. Entretanto, so muito mais complexos os aspectos envolvidos nesta questo do que simplesmente a proximidade ou distncia fsica ou espacial entre os alunos com deficincia e os ditos normais. Vrios so os estudiosos da educao especial que tm procurado explicitar o sentido da integrao, hoje em uma nova viso: a incluso. De um modo geral tem sido apontado que a situao de atendimento educacional ao aluno com deficincia envolve trs dimenses dessa interao: a fsica, a funcional e a social propriamente dita. A integrao fsica implica na reduo da distncia fsica ou espacial entre os com deficincia e os outros alunos. Ela est tambm relacionada ao tempo de permanncia do aluno com deficincia com os demais alunos, ou com as crianas e jovens no classificadas como tais. Segundo Kaufman e seus colaboradores, quanto mais oportunidades o aluno ou a pessoa com deficincia tiver para conviver com seus companheiros de classe comum, melhores sero os resultados integradores, desde que esse convvio ocorra de forma gradativa e seja adequadamente preparado. A integrao social supe o estabelecimento de relaes sociais entre os excepcionais e os demais alunos. Ela no se confunde com a mera presena fsica da criana excepcional no grupo de crianas no-excepcionais. No deve ser confundida tambm com a situao de uso dos mesmos recursos educacionais. Esse tipo de integrao, que psicologicamente mais significativa para a criana, refere-se diminuio da distncia social que implica, simultaneamente, uma falta de contato e o sentimento de isolamento. A integrao social envolve a interao, mediante a comunicao, assimilao, pela participao ativa e reconhecida da pessoa com deficincia como elemento do grupo de criana normais e, finalmente, a aceitao, refletida na aprovao da criana com deficincia como elemento participante e aceito no grupo, mediante relaes regulares e espontneas que fazem com que este sinta-se parte natural do grupo. Em relao aos adultos, essa integrao supe a mesma possibilidade de acesso aos recursos sociais que os outros, a mesma possibilidade de modificar sua situao, de desempenhar um papel produtivo e de fazer parte de uma comunidade social.

Integrao das pessoas com deficincia; Integrao: fsica, funcional, social; Interao, assimilao, aceitao.

3. Tipos de recursos educacionais especiais e atendimento Quanto maior for variedade de recursos educacionais especiais em uma comunidade, maior ser a possibilidade de colocar o aluno com deficincia na situao escolar que lhe mais apropriada. A fim de dar uma viso mais ampla, dos diversos tipos de organizao de recursos educacionais especiais, lanaremos mo de modelos propostos por trs autores: Reynolds (1962), Deno (1970) e Dunn (1973). De acordo com o significado de auxlios e servios especiais, que estamos procurando esclarecer os cincos recursos educacionais especiais referem-se aos auxlios, e os demais classificam - se como servios especiais. Evelyn Deno, esclarecendo a sua proposta de sistema de cascata, diz que esse sistema visa tornar disponvel qualquer tipo de situao, diferente do fluxo principal, que seja necessria para controlar as variveis de aprendizagem consideradas crticas para o caso individual. Mais do que um sistema de classificao, ele facilita a adaptao do atendimento s necessidades individuais. planejado para favorecer a movimentao do aluno de um recurso para outro, de acordo com as mudanas ocorridas em suas condies. O sistema de cascata suficientemente flexvel e adaptvel para tornar possvel a reduo da matrcula em educao especial, conservando, contudo, a oportunidade para aqueles alunos que necessitem de recursos de educao especial. O modelo da pirmide invertida, conforme ressalta o seu prprio autor, baseado na estrutura de Reynolds (1962) e no sistema de cascata dos servios de educao especial proposto por Deno (1970). Ao representar as vrias alternativas de recursos educacionais especiais, Dunn ressalta a importncia de se observar, em qualquer colocao escolar, o principio da normalizao; a criana deveria estar integrada, no maior grau possvel, em seu prprio lar, comunidade e escola da vizinhana. Tanto o sistema de cascata, quanto o modelo da pirmide invertida mostram vrias opes de colocao escolar, desde a mais segregada mais integrada, alertando que o maior nmero de alunos deveria ser atendido atravs de recursos educacionais especiais mais integrados. Aps esta viso geral dos recursos educacionais especiais, passaremos a descrever, sucintamente, os recursos que mais freqentemente tm sido organizados em vrios Estados brasileiros. 3.1. Ensino itinerante O ensino itinerante uma modalidade de recurso considerada como auxlio especial, que se caracteriza pela prestao de servios, por um professor especializado aos alunos que se encontram matriculados, de acordo com sua idade,

srie e grau, em escolas pblicas comuns de sua comunidade. Esses professores visitam escolas onde prestam atendimento aos professores da rede comum e aos seus alunos com deficincia. O ensino itinerante, enquanto auxlio especial tem sido mais amplamente utilizado para o atendimento de alunos com deficincia visual (cegos e de baixa viso), embora possa tambm ser apropriado a outros tipos de alunos. O professor itinerante especializado, no tem sua rea de atuao restrita a uma nica escola, e, por isso, geralmente tem sua sede de trabalho localizada em rgos centrais, regionais ou sub-regionais, do sistema de ensino. 3.2. Sala de atendimento educacional especializado AEE A sala de recursos, como o ensino itinerante, uma modalidade classificada como auxlio especial. Como o prprio nome diz, consiste em uma sala da escola, provida com matrias e equipamentos especiais, na qual um professor especializado, sediado na escola, auxilia os alunos com deficincia naqueles aspectos especficos em que precisam de ajuda para se manter na classe comum. O professor da sala de atendimento educacional especializado tem uma dupla funo: prestar atendimento direto ao aluno e indireto atravs da orientao e assistncia aos professores da classe comum, s famlias dos alunos e aos demais profissionais que atuam na escola. Mediante esta modalidade de atendimento educacional, o aluno matriculado na classe comum correspondente ao seu nvel de escolaridade. Assim sendo, o professor especializado deve desenvolver o seu trabalho de forma cooperativa com os professores da classe comum. 3.3. Escola especial ou de educao especial Escola especial ou escola de educao especial aquela organizada para atender exclusivamente alunos classificados como deficientes. No presta atendimento, portanto, aos alunos considerados normais. Algumas escolas especiais so instaladas para atender apenas alunos de um determinado tipo de deficincia, isto , alunos com deficincia intelectual, alunos com deficincia auditiva, ou com deficincia visual, etc. Outras escolas especiais destinam-se ao atendimento de alunos com diferentes tipos de deficincia. As escolas especiais podem ser ainda, classificadas de acordo com o regime de funcionamento. Assim, h escolas externas ou diurnas que atendem alunos da comunidade, em regime parcial ou integral. H, tambm, escolas residenciais, que como o nome indica aquela organizada de modo a possibilitar aos alunos com deficincia residirem na prpria escola. O atendimento educacional proporcionado atravs da escola especial, tanto a externa quanto a residencial, tem sido objeto de severas crticas, especialmente pelo fato de analisarem que essa escola reduz ou mesmo possa vir a eliminar as oportunidades de convvio do aluno com deficincia com sua famlia e seus vizinhos, bem como os efeitos da estigmatizao de que so alvo tanto os alunos quanto s

prprias escolas. Todavia, importante no esquecermos que sempre haver crianas e jovens que necessitaro de um atendimento em escolas especiais. Em tais escolas, geralmente, h uma gama de servios mdicos e paramdicos, alm dos educacionais, propriamente dito, que no so encontrados nos recursos escolares comuns e que, para muitos alunos, so imprescindveis.

3.5 Ensino hospitalar e domiciliar O ensino hospitalar e o ensino domiciliar constituem tipos de recursos educacionais especiais desenvolvidos por professores especializados. Tais tipos de servios so prestados a crianas e jovens que, devido a condies incapacitantes temporrias ou permanentes, esto impossibilitados de se locomover at a uma escola, devendo permanecer em hospital ou em seu domiclio, onde receberam o atendimento do professor especializado. Em hospitais, dependendo do nmero maior de alunos, bem como de sua condio pessoal, muitas vezes podem ser organizadas classes, que so conhecidas como classes hospitalares.

3- Revendo o Cenrio Histrico da Deficincia: da Segregao Incluso.


Introduo O Brasil vive um contexto de reformas especialmente no campo educacional, no qual se procedem a muitos questionamentos sobre a relao entre a sociedade e

os grupos historicamente excludos, dentre os quais, se encontram as pessoas com deficincia visuais. Presente nas discusses o paradigma da incluso se apresenta como um desafio a ser vivenciado por todos os cidados e, especificamente, escola, que chamada a propor e promover um ensino de qualidade para todos os alunos independente de possurem deficincias ou no. A Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (N. 9394/96), em decorrncia das mudanas no mundo do trabalho, frente s novas tecnologias e s novas estratgias de gesto, delineia as tendncias de formao profissional para traar o perfil do novo trabalhador. Assegura a insero de alunos com deficincia em classes regulares do ensino bsico, transferindo a responsabilidade de formao para os cursos de licenciatura e institutos superiores, que o de preparar os futuros professores para as aes pedaggicas conscientes, responsveis, com atuao alm do espao restrito da sala de aula, colaborando, conseqentemente, para a transformao de uma realidade social excludente e preconceituosa. A referida lei organiza o sistema educacional de educao bsica em educao infantil, ensino fundamental e ensino mdio. A educao especial surge como modalidade de educao escolar, presente em todos os nveis, facilitando assim, o atendimento s necessidades educacionais especiais dos alunos que apresentam alguma deficincia. Pressupe-se ento, que estes servios devero se fazer presentes em todas as escolas onde houver alunos que deles necessitem. Com a vigncia deste instrumento legal, surge problemtica: como educar alunos com deficincia no ensino regular e capacitar os professores para conduzir com eficincia o processo inclusivo? Confirmou-se ainda, segundo pesquisas elaboradas pelos diversos estudiosos da rea, que as crianas com deficincia visual na idade escolar inicial tm dificuldades na formao de conceitos simblicos, e que estas necessitam adequarse a todas as situaes da vida, para que atinjam sua plena realizao e integrao social. Na educao dessas crianas, o objetivo maior da escola e da famlia o de viabilizar o seu pleno desenvolvimento e integrao por meio de aes que visem contemplar os nveis evolutivos do desenvolvimento mental infantil, em seus aspectos fsico, intelectual e emocional, possibilitando o desenvolvimento das suas potencialidades e o atendimento s suas dificuldades. Somente assim, poder-se- facilitar a adequao da criana frente s situaes de vida e a conseqente formao de uma identidade prpria. O caminho para o atendimento s crianas exige preparao e capacitao adequadas a serem oferecidas aos professores para que estes possam dispor de mecanismos eficazes e especficos, e passem a adotar uma postura que favorea o desenvolvimento exitoso por parte das crianas.

Inmeros so os problemas apresentados por algumas crianas com deficincia visual que, se atendidos precocemente, apresentariam desempenho satisfatrio e uma melhor estruturao da personalidade. Entretanto, quando no submetidos ao atendimento precoce, provavelmente apresentaro problemas que vo se refletir diretamente em seu desenvolvimento e no contexto escolar, expressando-se pelas dificuldades de integrao em escolas comuns e situaes de repetncia da mesma srie. No Brasil, outros fatores se fazem presentes na vida das crianas com deficincia visual, em que muitas pertencem s camadas mais pobres do ponto de vista scioeconmico e cultural, e, em geral, sofrem privaes adicionais de crescimento, doenas carncias e pobres vivncias culturais, que as afastam da sala de aula. vista do exposto e com o respeito aos diferentes ritmos de aprendizagem em que os alunos se encontram, entende-se ser preciso desencadear o processo de incluso escolar, que dever favorecer a educao desses alunos com necessidades educacionais especiais, atravs da ao de profissionais preparados para essa nova estrutura e contexto social. Para aquisio do olhar diferente sobre a incluso das crianas com deficincia visual na escola regular, requer-se outra perspectiva, que consiste em quebrar as barreiras fsicas, afetivas e sociais para que no as impeam de desenvolver-se e facilitem a sua formao bsica para a cidadania. Na faixa de idade compreendida entre os 7 e os 11 anos, a maioria das crianas tem o estudo como atividade principal. A escola passa a ser o centro de seu universo, local de aprendizagem, fator determinante para a socializao dessas crianas. Essas caractersticas so comuns a todas as crianas, inclusive para as que tm alguma deficincia e que restringem a escola pblica como o foco de seu mundo, espao formalizado de construo de conhecimento. Sendo assim, o professor dessa escola dever estar capacitado para atender a essa clientela, ampliando as oportunidades educacionais na medida das suas necessidades concretas, com propostas e intervenes pedaggicas adequadas. H que se destacar a carncia de pesquisas cientficas e bibliografia especializada, em que os educadores possam encontrar respostas s suas inquietaes diante do paradigma da incluso de crianas com deficincia visual e as novas competncias do professor da escola inclusiva. (Elinalva Alves de Oliveira).

1.Revendo o Cenrio Histrico da Deficincia: da Segregao Inclusoatitudes sociais - ontem e Hoje. Desde a antiguidade, a cegueira vem sendo considerada como algo de difcil compreenso. As pessoas cegas, segundo Lorimer (2000), foram sempre consideradas como incapazes e dependentes, maltratadas e negligenciadas, sendo que algumas civilizaes chegavam mesmo a elimin-las. Somente h 200 anos atrs que a sociedade comeou a perceber que as pessoas cegas e com baixa viso poderiam ser educadas e viver independentemente. Este percurso histrico e a forma como a cegueira era considerada e tratada em diversas regies do mundo, ajudam-nos a compreender as razes pelas quais a sociedade, em geral, ainda associa algumas profisses, mitos e idias prconcebidas s pessoas cegas. Na China, a cegueira era comum entre os moradores do deserto. A msica era uma alternativa para se ganhar a vida e, para isto, as pessoas cegas precisavam exercitar o ouvido e a memria. Os japoneses, desde os tempos mais remotos, desenvolveram uma atitude mais positiva com relao s necessidades dessas pessoas, enfatizando a independncia e a auto-ajuda. Alm da msica, poesia e religio, o trabalho com massagem foi encorajado. Muitos cegos se transformaram em contadores de histria e historiadores, gravando na memria os anais do imprio, os feitos dos grandes homens e das famlias tradicionais, sendo encarregados de contar isto para outras pessoas, perpetuando, assim, a tradio. O Egito era conhecido na antiguidade como o pas das pessoas cegas, tal a incidncia da cegueira, devido ao clima quente e poeira. Referncias cegueira e s doenas nos olhos foram encontradas em papirus e os mdicos que cuidavam dos olhos se tornaram famosos na regio mediterrnea. Na Grcia, algumas pessoas cegas eram veneradas como profetas, porque o desenvolvimento dos outros sentidos era considerado como miraculoso. Em Roma, alguns cegos se tornaram pessoas letradas, advogados, msicos e poetas. Ccero, por exemplo, orador e escritor romano, aprendeu Filosofia e Geometria com um tutor cego chamado Diodotus. Entretanto, a grande maioria vivia na mais completa penria, recebendo alimentos e roupas como esmola. Os meninos se tornavam escravos e as meninas prostitutas. No Reino Unido, as primeiras referncias s pessoas cegas datam do sculo XII, e mencionam um refgio para homens cegos, perto de Londres, aberto por William Elsing. Os cegos eram geralmente mendigos que viviam da caridade alheia. Na Idade Mdia, mais ateno foi dada s pessoas pobres e com deficincia, principalmente devido lei - "The Poor Law Act", lavrada em 1601, que mencionava, explicitamente, os pobres, os incapazes e os cegos, prevendo abrigo e suporte para estas pessoas. Desta data em diante e por mais uns duzentos anos, os cegos viveram em suas casas ou em instituies, os chamados "asylums", contando com algum suporte dos governantes.

Na Bblia, a cegueira apresentada como sinnimo de escurido, de pecado. Deus luz, claridade. O pecado a escurido, a ausncia de Deus. Segundo Hull (2000), a Bblia foi escrita por pessoas que enxergam e os textos bblicos traduzem imagens negativas da cegueira e da deficincia. A cegueira smbolo da ignorncia, de pecado e falta de f. Alm disto, considerada como um castigo enviado por Deus. A cura dos cegos, citado na Bblia, est sempre ligada remisso dos pecados, confisso dos pecados. De certa forma, conforme comentado por Barasch (2001), a Bblia reflete o pensamento cultural da antiguidade em relao cegueira, tendo grande influncia sobre artistas e escritores da poca e tambm colaborando para manter o crculo vicioso do preconceito. Diante dos relatos, conclui-se que a histria, as lendas, a literatura e a prpria Bblia contriburam para perpetuar as idias negativas, os mitos sobre o efeito da falta da viso na vida das pessoas. A falta de conhecimento e entendimento sobre o tema, segundo Hutchinson et al (1997), acaba resultando em uma limitao das oportunidades que so oferecidas s pessoas cegas e com baixa viso. A cegueira e a baixa viso no deveriam ser barreiras para uma participao maior na sociedade e na escola. Estas barreiras so, na grande maioria, construdas pela prpria sociedade, sendo ressaltadas e traduzidas na linguagem utilizada para descrever as pessoas com deficincia pela cultura da normalidade. A evoluo das atitudes sociais em relao ao cego e aos deficientes em geral pode ser considerada de acordo com o seguinte esquema: a) eliminao fsica desses elementos que no eram considerados de utilidade para o bem comum; b) amparo da sociedade s pessoas cegas que eram consideradas como seres passivos, receptores da caridade pblica; c) oportunidade de educao adequada e de reabilitao, possibilitando ao indivduo enfrentar, com seus prprios meios, a luta pela sobrevivncia e contribuir como membro ativo da comunidade qual pertence. Esta posio, baseada na filosofia democrtica e na organicidade dos vrios grupos sociais, leva em conta, no apenas a existncia da limitao visual, mas, principalmente a existncia de uma srie de outras capacidades e recursos dos quais o ser humano no ficou destitudo pela perda da viso. Muitas vezes, entretanto, essa posio apenas uma atitude terica, no vivenciada pelos membros da comunidade que a afirmam. Considerando realisticamente a posio da pessoa cega na sociedade, observa-se que ela se encontra isolada. Ainda que constituindo sua responsabilidade e preocupao, a sociedade tem sido incapaz de assimil-la. Em contraposio atitude de algumas sociedades da Antigidade que eliminavam as pessoas portadoras de deficincia, o direito de sobrevivncia fsica lhes concedido, no lhes sendo reconhecido, todavia, o direito de sobrevivncia social: h uma eliminao simblica, pois, essas pessoas no vivem como membros participantes da sociedade.

As medidas tradicionais ainda empregadas para a soluo dos problemas das pessoas cegas, vm colaborar para o seu isolamento em grupos segregados e superprotegidos. Assim mantm-se o status quo do ceguinho sustentado atravs de esmolas individuais e s instituies que o abrigam. A maioria dos programas organizados para atender ao problema quer particular, quer governamental, ainda obedece a estes esquemas predominantes. A comunidade no dispe de recursos suficientes para o atendimento adequado e satisfatrio das necessidades das pessoas cegas, quais sejam: alojamento digno, reabilitao, educao e emprego, de acordo com suas habilitaes. Poucos so os deficientes visuais que conseguiram independncia e trabalho compatvel s suas reais capacidades. A maioria dos cegos ainda vive em instituies que se mantm de esmolas obtidas atravs de vrios artifcios, o que refora a figura do cego esmoler dependente e conformado. Alm da figura fsica, o esteretipo traz tambm, uma srie de valores integrantes desta concepo, que determina a maneira pela qual as pessoas videntes reagem s cegas. Estes valores observam-se serem diferentes dos que so aplicados maioria das pessoas, o que coloca o cego numa situao muito especial. Ele avaliado do ponto de vista sentimental, recebendo assim, sanes especiais e sendo, em geral, colocado numa posio de dependncia reforada e mesmo de inferioridade. Os deficientes visuais partilham de experincias comuns e, as respostas dadas a essas vivncias revelam o impacto do esteretipo. Embora tais respostas nem sempre sejam de conformismo, as atitudes que revelam independncia no so suficientes para destruir o esteretipo. At as atividades rotineiras, quando realizadas por cegos, podem ser consideradas pelos videntes como realizaes brilhantes. H uma tendncia a exagerar qualquer habilidade normal por parte de indivduos cegos, considerando-os possuidores de talentos e habilidades excepcionais. O cego gnio tambm parte das tradies populares. As atitudes dos videntes com relao aos cegos influenciam estes, profundamente, na sua tentativa de competir com o ambiente. fcil verificar como uma pessoa, diante de qualquer situao, reage de acordo com a idia estereotipada que formou da mesma e de acordo com a expectativa que o grupo tem a seu respeito. Assim, muitas das atitudes individuais e mecanismos desenvolvidos pela pessoa ao enfrentar a situao de cegueira, esto pautados por padres aceitos e desenvolvidos pela comunidade cuja influncia recebeu e, pela concepo que ele prprio formou sobre a deficincia. As vrias expectativas que as pessoas tm sobre a cegueira, desempenham um papel significativo na formao de sua auto-imagem e auto-avaliao. Isto no significa que as pessoas cegas tenham um comportamento padronizado, pois, h diferenas importantes nos comportamentos de cada uma delas, resultantes das disposies psicolgicas especficas de cada uma e tambm determinadas pelas situaes sociais em que se encontram inseridas. No estudo do ajustamento da pessoa cegueira, deve-se ainda considerar a classe social, sexo, idade, grupo tnico e religio a que pertence.

2. QUANTO VOC DESINFORMADO E PRECONCEITUOSO A RESPEITO DE PESSOAS COM DEFICINCIA? Marilena Josefina de Alencar Lorena Nosso objetivo com este artigo tentar desmistificar algumas conceitos (ou preconceitos?), algumas crenas (ou descrenas?) que a maioria das pessoas tm a respeito das pessoas com deficincia. Gostaria que o leitor, antes de prosseguir com a leitura, mentalizasse uma pessoa com deficincia. Quando isso solicitado s pessoas, a maioria, sempre pensa em indivduos aleijados, cegos, tortos, disforme, imperfeitos. Muitas vezes, em situao de palestra, peo aos participantes que tenham algum, tipo de deficincia para levantarem a mo, poucos o fazem. Tanto no primeiro como no segundo caso a explicao a mesma. As pessoas tm padres de beleza, de esttica, de perfeies, de normalidade herdados e estabelecidos pelos sistemas socioculturais. Assim, quando pensa em deficincia, tem como padres a eficincia, beleza, e perfeio preestabelecidos na ou pela sociedade e por isso muito comum, mentalizar, o coxo o louquinho ou o ceguinho. Da mesma maneira e pelos mesmos motivos no se reconhece como pessoa com deficincia. Na verdade, todos ns temos algum tipo de deficincia e o mais freqente tlas em grande nmero. Alguns tm deficincia em habilidade numrica (a matemtica um martrio), outros em expresso musical ou rtmica (danam samba como se estivessem ouvindo valsa), h pessoa que tem deficincia em orientao espacial (Ah,! Se no houvesse placas indicativas), outras tm deficincia da memria (quantos vexames por esquecer datas natalcias e confundir fisionomias e nomes), alguns tm deficincia orgnicas (hipertensas, diabticas), e quantas pessoas usam culos! As deficincias, das pessoas, so tantas que seria impossvel descrev-las todas e nem este, o nosso propsito. Nosso intuito com tais exemplos foi apenas lembrar que erroneamente as pessoas dividem o mundo em duas partes pessoas com deficincia e pessoas sem deficincia. A primeira desmitificao essa: no existe pessoas perfeitas somos todas, pessoas com, algum tipo de deficincia. Veja bem, eu disse pessoas com deficincia. Mas a maioria de ns diz assim: o cego pessoa deficiente, surdo outro deficiente, paraplgico uma pessoa deficiente, etc. Isso no verdade essas expresses alm de serem rotuladoras so erradas, falsas, inverdicas. Ns nos expressamos assim porque est presente em ns a marca de nossa cultura, de nossa tradio, ns aprendemos assim, ns somos preconceituosos. Vamos explicar melhor. Tenho uma figueira com frutas podres, eu no digo a figueira podre? Diante de uma roseira com rosas murchas, eu no digo roseira murcha; no a figueira que est podre, no a roseira que est murcha, parte delas que no esto perfeita e no ela todas. Do mesmo modo no posso dizer que o cego e o surdo, que o paraplgico, etc., so pessoas deficientes, mas pessoas com deficincia.

A Segunda desmitificao: no posso utilizar a expresso pessoa deficiente para algumas categorias de indivduos; claro que eles tm uma deficincia, tm limitaes(e quem no tem!), mas quando ns os conceituamos de modo incorreto, ns os despersonalizamos, ns os desequilibramos, ns os deformamos e isso sempre lhes traz situaes e repercusses negativas quando no desastrosas e estigmatizantes para sua vida e sua carreira social. E o que estigma? Todo indivduo que foge das normas e regras estabelecidas considerado estigmatizado: mas o estigma no est na pessoa ou na deficincia, que se apresenta. So os valores culturais estabelecidos pela sociedade que permitem identificar quais pessoas so estigmatizadas. Uma pessoa, traz em si o estigma social da deficincia. Contudo, estigmatizado porque se estabeleceu que ela possui no corpo uma marca que a distingue pejorativamente das outras pessoas (Ribas, 1983). Na verdade, o estigma da deficincia leva as pessoas a inferirem que todas as pessoas com deficincias so iguais, tm as mesmas incapacidades e o que pior, so totalmente limitadas. Isto incorreto. Uma criana nasceu com uma perda auditiva de mais de 80 decibis em ambos os ouvidos, na freqncia da fala, certamente, ter limitao na comunicao e os problemas dela decorrentes (por exemplo restrito mundo conceitual). Uma outra cuja perda auditiva de mais de 100 decibis, mas apenas em um ouvido, dificilmente ter limitaes. Uma criana cega que fica presa no quarto sem estimulao, cuidados, escolaridade, etc., fatalmente ter inmeras limitaes, ao passo que uma outra com o mesmo grau de cegueira, em Situao inversa, devera apresentar muitos progressos e ter menos limitaes que a primeira. Quanto total incapacidade que muitos reconhecem nos indivduos com deficincia, exemplificaremos com um fato muito comum. Freqentemente as pessoas ao se defrontarem com indivduos, por exemplo, cegos, mongolides, paraplgicos, em companhia da me perguntam a ela se referido ao filho qual o nome deles? Quantos anos ele tem? Ele gosta de brincar? Etc. Como se eles no tivessem condies de falar, ouvir ou ter opinies prprias! As diferentes e no totais limitaes das pessoas com deficincia so, geralmente causa e efeito da educao (formal e informal), tratamento e aceitao por parte da pessoa, da famlia e de outros grupos sociais. Pessoas com um mesmo tipo de excepcionalidade formam grupos heterogneos e diferentes entre si, com limitaes diferentes e personalidade nicas. No existe dois indivduos iguais; da mesma maneira, no existe duas pessoas com deficincia mental, auditiva, fsica, etc., iguais. A terceira desmitificao que as pessoas com deficincia no so iguais, no tm limitaes iguais e nem so totalmente incapacitadas. So seres com individualismo e personalidade prprias, muito mais frutos da estrutura familiar e sociais do que de sua deficincia. Outro erro comum a respeito da deficincia que muitos acreditam que as pessoas portadoras de deficincia so doentes. Ribas (1983, p 31) esclarece a relao doena-deficincia com muita

propriedade. Diz ele as pessoas deficientes, salvo algumas excees, no so doentes. Ao contrrio, como quaisquer outras pessoas devem gozar de boa sade. A relao que existe entre doena e deficincia que algumas respostas so inadequadas frente as pessoas denominadas excepcionais. Sentimentos como: medo, piedade, desprezo, proteo nada mais so do que reaes normais de pessoas desinformadas e preconceituosas. Leitor, espero ter desmitificado alguns conceitos errneos que voc possua, mas como tenho algumas deficincias e voc outras, pode ser que efetivamente isto no tenha ocorrido. Eu tentei, derrubar alguns tabus e faz-lo reavaliar algumas crenas. Quase tudo que sei a respeito do assunto aprendi convivendo com pessoas com deficincia. Mas voc talvez tenha outras experincias, pense de modo distinto e no tenha se convencido com meu discurso. Afinal, isso acontece freqentemente j que no somos e nem podemos ser iguais Concordo e aceito que os outros pensem de modo diferente do meu. No entanto, fico doente quando as pessoas e/ou autoridades escolares, inferindo que os deficientes so seres totalmente incapazes, tomam decises por eles e cometem certos erros que redundam em srios prejuzos para sua pessoa e sua vida. Tal doena no nem causa deficincia minha pessoa. Ao contrrio ele me d foras e garra para me tornar eficiente e capaz de apresentar s pessoas argumentos e fatos para que, se no todas, algumas passem a aceitar conviver e tentar melhorar a educao e a vida dessas pessoas. A bem da verdade, essa luta no s a minha mas de todos os educadores. Atualmente temos pela frente uma grande tarefa desmitificar o mito- problemas de aprendizagem que ora tomam conta de nossas escolas. Um nmero muito grande (excessivo a meu ver) de alunos que no conseguem aprender esto sendo neles ou por eles englobados. E o que mais grave, muitos destes alunos esto sendo indevidamente colocados em classe especiais. Ser mesmo que se trata de problemas de aprendizagem ou apenas problemas de ensinagem. Se estamos corretos quando afirmamos que no existe relao pessoa com deficincia educao especial, uma vez que alguns mesmo tendo sido consagrados na categoria de excepcionais devem receber educao em classes comuns quando eles e a escola tm condies evitando-se assim uma rotulao perniciosa e desnecessria, o que dizer a respeito daqueles que impropriamente esto sendo empurrados para a categoria problemas de aprendizagem por falhas do ensino e da escola? Concluindo, reitero a afirmao de que a diferena entre ns e as pessoas tidas como deficientes uma relao de grau e no de natureza. Convindo-o assim, a trat-las como pessoas que so e apelo para que voc de hoje em diante procure como eu, ser o Outro de sua vida.
3. A participao da famlia

A famlia desempenha papel fundamental no s na relao com seus membros, mas tambm na relao com o Estado, na perspectiva de instituio social decisiva ao desenvolvimento do processo de integrao/incluso social de seus membros. Como a constituio de Famlia foi influenciada pela sociedade burguesa, existe ainda um olhar romntico para as famlias, todavia, esperam que nas famlias seus integrantes encontrem paz, harmonia e respeito, fato este que no real em muitas circunstncias.
Tratando-se da famlia que tem uma criana com deficincia bem mais complexo. No momento em que a famlia recebe o diagnostico de um filho com necessidade especial, pode ter um vasto nmero de reaes. Com o passar dos dias no perodo de adaptao o momento difcil, pois requer dos membros da famlia a modificao de seus sonhos e aceitao da criana "diferente". Varia de famlia para a outra. Em alguns casos o processo longo e difcil; noutros fcil (Powell e Ogle, 1991). As famlias so por vezes vulnerveis e outras vezes extremamente fortes.

A um choque inicial (uma reao de confuso e incapacidade para raciocinar), segue-se, normalmente, a rejeio (os pais negam aceitar a realidade) e a incredulidade, seguidas de sentimentos de culpa, frustrao, raiva e, at, depresso e desnimo (desorganizao emocional). S mais tarde que o outro estdio parece acontecer, podem no existir apenas atitudes negativas face ao nascimento de uma criana com NEE, muitos pais conseguem uma organizao emocional, onde ocorre o ajustamento e a possvel aceitao (Nielsen, 1999; Correia, 1997; Botelho, 1994;

4- DISCUTINDO A INCLUSO NO ESPORTE E NO LAZER. Incio essa temtica citando o preceito constitucional que consagra: dever do Estado assegurar o direito constitucional de acesso s atividades esportivas e de lazer a toda a populao, independentemente da condio socioeconmica ou necessidade especial de qualquer natureza, e do estgio de ciclo de vida de seus distintos segmentos. Para que essa legislao seja cumprida e se realize de maneira plena, necessrio se faz contar com ambiente democrtico, acessvel a todos. Esse lugar idealizado dever ser construdo pela sociedade brasileira, longe de intervenes autoritrias, diferentes dos anseios populares. A democratizao do acesso ao esporte e ao lazer impe a colaborao recproca entre Governos, Instituies formadoras, Associaes e sociedade em geral, objetivando intervir positivamente para o xito do processo inclusivo, condio fundamental para proporcionar experincias significativas para o desenvolvimento deste cidado em todas as suas dimenses. Mas, o que temos ainda uma desvelada ao preconceituosa em diversos ambientes, at mesmo na escola regular o educando com deficincia penalizado

principalmente nas aulas de educao fsica onde so dispensados de pratic-las. mais cmodo aos professores deixar de lado esse aluno problema ou coitadinho. Embora sabendo que a prtica da atividade fsica melhora a aprendizagem e o rendimento escolar, os indicadores de sade e, consequentemente a qualidade de vida, as pessoas com deficincia se encontram alijados dessa ao. Na Escola Associao de Cegos, as atividades fsicas, Desporto Especial ocupam espaos privilegiados propiciadores ao exerccio da cidadania considerando que estas aes como parte integrante e fundamentais no processo educativo e inclusivo, so capazes de proporcionar experincias significativas para o desenvolvimento deste cidado em todas as suas dimenses. Em uma ao conjunta ACEC / SESC Cear est sendo possvel oferecer desde 2006 atividades que colaboram para a mudana da concepo do esporte competitivo para prtica desportiva de valorizao voltada para a qualidade de vida. Assim, estar sendo possvel s instituies envolvidas computar "experincias exitosas ao atender pessoas com deficincia por meio da atividade fsica e do desporto no processo de incluso social para pessoas com deficincia". No projeto desenvolvido: a) Natao; b) musculao, c) socializao e, sobretudo humanizao. Nas atividades, percebe-se o salutar convvio das pessoas com deficincia e seus familiares. Em outras oportunidades, a ACEC vivencia com seus alunos, anualmente o Dia do Desafio, acampamentos, passeios a locais histricos, a shows artsticos, culturais, a atividades diversificadas para prticas de caminhadas, arvorismos, escaladas, visitas a Orquidrios, sesso de cinema acessvel, teatro, museus com exposies tambm acessveis. Em todas essas programaes temos sempre o cuidado de saber com antecedncia se as mesmas esto apropriadas ao pblico com deficincia visual. Essa uma luta diria que travamos com os centros culturais, mas estamos atentas para exigir a acessibilidade. Hoje, esses locais j se empenham em trazer exposies acessveis. Essa mudana de atitude foi conseguida com muito esforo, luta e perseverana conjunta da turma de educando com deficincia visual, educadores e gestores da ACEC. Assim, essa instituio conta com um time de futebol de salo ou futebol de cinco, formado por pessoas cegas e de baixa viso, experimentou-se tambm o Goalbol, mas esse no se intensificou. Sempre que possvel desenvolve-se canto coral, violo, comemoraes cvicas, visitas a feiras culturais. Sempre que necessrio, nos socorremos do poder pblico, como o caso da presena da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Fortaleza, da Secretaria

Municipal de Educao, Servio Social do Comrcio, Biblioteca Pblica Estadual, Centro Drago do Mar, Centro Cultural Banco do Nordeste, dentre outros. Concluo afirmando que o municpio est trabalhando para implantar os servios e equipamentos necessrios a incluso na rea do esporte, lazer e como no pode trabalhar de forma isolada, estamos firmando uma parceria para que as polticas pblicas referente ao tema possam tornar-se uma realidade entre ns. 1 DEFICINCIA INTELECTUAL Ao longo da histria, as pessoas com baixa capacidade intelectual tm recebido muitas denominaes ou rtulos, influenciados pelas tendncias sociais, pelas teorias ou correntes cientficas de cada momento. Termos como: demente, idiota, imbecil e subnormal foram utilizados para qualificar os sujeitos com problemas de ordem intelectual. Com respeito educao dessas pessoas, desde o fim do sculo XVIII, a deficincia ou retardo mental tem sido objeto de estudo por parte de educadores que atuam com medidas preventivas que incluem procedimentos psicolgicos e pedaggicos. Quanto a Educao Fsica para pessoas portadoras de deficincia mental essa ainda bastante desconhecida no meio profissional, por razes sociais, de formao geral e profissional. CONCEITO Existem diferentes definies de deficincia ou retardo mental, porm a mais utilizada do DSM.IV - Manual de Diagnstico e Estatstica das Perturbaes Mentais, tambm adotada pela Associao Americana de Deficincia Mental (AAMR) que a define como: Funcionamento intelectual significativamente abaixo da mdia, que se manifesta durante o perodo evolutivo e est associado com um desajuste no comportamento adaptativo ou da capacidade do indivduo em responder adequadamente s demandas da sociedade nos seguintes aspectos: Comunicao; Cuidados pessoais; Habilidades sociais; Independncia na locomoo, sade e segurana; Desempenho escolar, Lazer e trabalho. 1Funcionamento intelectual significativamente abaixo da mdia: Quociente de inteligncia (QI) igual ou inferior a 70/75 pontos em testes psicomtricos (memria, associao, raciocnio lgico, etc.), que relacionam a idade cronolgica com a idade mental. 2- Oriundo do perodo de desenvolvimento: O dficit intelectual e a inadequao no comportamento adaptativo devem se manifestar at os dezoito anos de idade, aps esse perodo seriam classificados como doentes mentais. 3Comunicao: Diz respeito s habilidades para expressar informaes atravs da linguagem falada, escrita ou gestual, como tambm compreender as mensagens e emoes das outras pessoas. 4- Cuidados Pessoais: Refere-se s atividades da vida diria (AVD), ou seja, habilidades que asseguram a higiene pessoal, a alimentao, o vesturio, o uso do sanitrio, etc. 5- Habilidades sociais: Habilidade de praticar um comportamento adequado em situaes do lar (cuidado com os pertences), da comunidade (relaes com colegas e vizinhos), controlar impulsos, respeitar normas e compreender comportamento social de outras pessoas. 6Independncia: Habilidade de se manter como uma pessoa independente nas atividades da vida diria, incluindo habilidades para tomar iniciativa, fazer escolhas, resolver problemas, cumprir tarefas, enfim autonomia.

Desempenho Escolar: Relaciona-se aprendizagem dos contedos curriculares propostos pela escola como ler, escrever, calcular e outros conhecimentos que permitam maior funcionalidade na vida, independentemente do nvel escolar alcanado. 8- Lazer e Trabalho: Refere-se s habilidades para desenvolver interesses e participar de atividades de entretenimento individual ou coletivo e desenvolver tarefas em tempo parcial ou total, cooperando e comportando-se apropriadamente. Pessoa com Deficincia mental (intelectual) diferente de doente (transtorno) mental. Estes so os:

cos)

CLASSIFICAO A deficincia intelectual (mental) no somente um atraso nos processos evolutivos de personalidade e inteligncia, tambm um dficit porque os portadores no atingem os mesmos nveis de aprendizagem e habilidades que marcam o desenvolvimento considerado normal para a maioria das pessoas. (FIERRO 1995). QUOCIENTE DE INTELIGNCIA O Quociente de inteligncia ainda um dos procedimentos de medio de subnormalidade intelectual mais utilizado. O termo QI (quociente de inteligncia) foi criado para representar o nvel mental, baseado na razo entre "idade mental" e "idade cronolgica". A classificao de inteligncia obtida por meio de testes desenvolvidos para avaliar as capacidades cognitivas (inteligncia) de um sujeito, em comparao ao seu grupo etrio. Classificao da Inteligncia baseada nos escores de QI. Escala de Pontos Nvel de Inteligncia 120 Superdotado 110-120 Acima da Mdia 90-110 Normal (Mdia) 7689 Limtrofe 51-75 Leve 36-50 Moderado 20-35 Grave < 20 Profundo A nvel educacional a deficincia mental pode ser: EDUCVEL - D. Mental Leve QI entre 55 e 70 pontos TREINVEL - D. Mental Moderada e Severa QI entre 25 e 55 pontos. DEPENDENTE D. Mental Profunda QI abaixo de 25 pontos

Deficiente Mental Leve (Educvel) Uma criana DML aquela que devido ao seu desenvolvimento mental subnormal, incapaz de se beneficiar do programa escolar regular, mas que capaz de desenvolver as habilidades acadmicas bsicas, bem como se manterem independentes ou semi-independentes na comunidade quando adultas. Normalmente o DML no reconhecido durante os primeiros anos de vida,

pois no se mede a criana por seu contedo intelectual durante os anos prescolares. A identificao do dficit intelectual acontece principalmente no perodo escolar em que a dificuldade de aprendizagem se torna mais evidente. Deficiente Mental Moderado (Treinvel) - Apresenta em sua maioria, dificuldade em aprender as habilidades acadmicas a qualquer nvel funcional, sendo capazes de aproveitar programas de treinamento sistematizado, principalmente quanto aprendizagem de atividades ocupacionais da vida diria. No entanto, o desenvolvimento de habilidades acadmicas ou vocacionais bastante limitado para este grupo. Deficiente Mental Severo (Treinvel) - Necessita em sua maioria, de assistncia permanente, podendo ter um bom desempenho em tarefas simples quando supervisionadas. Deficiente Mental Profundo (Dependente) - Aquele incapaz de se beneficiar de qualquer tipo de treinamento ou educao, necessitando, portanto, de assistncia por toda a vida. CARACTERSTICAS A maioria das crianas deficientes mentais portadora de DM LEVE e no se distinguem fisicamente das outras crianas. As excees so os casos de DM grave e severa, bem como na Sndrome de Dowm, onde elas guardam alguns aspectos comuns entre si. Geralmente as crianas deficientes mentais educveis vm de classes sociais baixas. Isso significa que uma pessoa pode ser considerada deficiente em uma determinada cultura e no deficiente em outra. Muitos deficientes no apresentam limitaes em todas as habilidades adaptativas, portanto, nem todos precisam de apoio nas reas que no esto afetadas. No se deve supor que as pessoas mentalmente deficientes no possam aprender a ocupar-se. Felizmente a maioria das crianas deficientes mentais pode aprender muitas coisas, chegando vida adulta de uma maneira relativamente independente. As caractersticas da DM so muito variadas e dependem do nvel de comprometimento intelectual de cada um. As mais evidentes so: - Atraso no desenvolvimento psicomotor; - Dificuldade para integrao e adaptao ao meio social; - Equilbrio escasso e locomoo deficitria; - Dificuldades de coordenao de movimentos complexos; - Dficit de ateno e memria; problemas na linguagem; - Dificuldade de reao aos estmulos visuais, auditivos e tteis; Aprendizagem lenta, com atraso no rendimento escolar e superviso em atividades de autocuidado (controle de esfncteres, higiene corporal...).

CAUSAS E FATORES DE RISCO DA DM

Inmeras causas e fatores de risco podem levar Deficincia Mental, mas muito importante ressaltar que muitas vezes no se chega a estabelecer com clareza a causa da Deficincia Mental. A. Fatores de Risco e Causas Pr Natais: So os fatores que incidiro desde a concepo at o incio do trabalho de parto, e podem ser: Desnutrio materna; Doenas infecciosas: sfilis, rubola, toxoplasmose; Fatores txicos: radiaes, drogas (medicamentos, lcool, fumo, etc.); Fatores genticos: Consanginidade dos pais e Sndrome de Down (alteraes cromossmicas), B. Fatores de Risco e Causas Peri-Natais: So os fatores que incidiro do incio do trabalho de parto at o 30 dia de vida do beb, e podem ser: Traumas de parto (frceps) e Hipoxia (oxigenao cerebral insuficiente); C. Fatores de Risco e Causas Ps-Natais: Aqueles que incidiro do 30 dia de vida at o final da adolescncia e podem ser: Fatores ambientais: Desnutrio, carncia de estmulos e convvio social; Doenas infecciosas: Meningite, sarampo, caxumba, etc.; Agentes txicos: Envenenamento por chumbo; Acidentes: Traumatismos, afogamento, choque eltrico, etc. SNDROME DE DOWM Entre as deficincias mentais, a Sndrome de Down uma das mais comuns e mais conhecidas de todas as sndromes mal formativas da espcie humana e est ligada aos fatores orgnicos de origem gentica. Foi classificada e diferenciada de outras formas de retardo mental pela primeira vez em 1866, por JOHN LANGDON DOWN, mdico britnico que pesquisou e descreveu a enfermidade. Trata-se de uma anomalia gentica ligada a uma falha na distribuio cromossmica. Ocorre quando no par cromossmico 21 existem 3 cromossomos em vez de dois, da a terminologia de trissomia do 21. Devido a este cromossomo extra as pessoas com sndrome de Down apresentam 47 cromossomos em cada clula, em vez de 46 como os demais. Chamada inicialmente de mongolismo, devido a uma semelhana superficial com a raa oriental, esta anomalia gentica est diretamente relacionada com a idade da me, pois sua incidncia aumenta consideravelmente em crianas nascidas de mes com mais de trinta e cinco anos. As pessoas com sndrome de Down apresentam estruturas cerebrais reduzidas e menos desenvolvidas, onde acontecem leses superficiais das conexes nervosas, provocando um lento processamento das informaes e conseqentemente um retardo no desenvolvimento motor e mental. CARACTERSTICAS DE UM SNDROME DE DOWN A maior parte das pessoas com sndrome de Down tem retardo mental de leve a moderado costumam ser menores e apresentam estruturas cerebrais reduzidas e menos desenvolvidas, onde acontecem leses superficiais das conexes nervosas, provocando um lento processamento das informaes e conseqentemente um retardo no desenvolvimento motor e mental. Enquanto as crianas sem sndrome costumam caminhar com 12 a 14 meses de idade, as crianas afetadas geralmente aprendem

a andar com 15 a 36 meses. O desenvolvimento da linguagem tambm bastante atrasado. Geralmente as pessoas com sndrome de Down possuem caractersticas fsicas especficas, importantes para o mdico realizar o diagnstico clnico. Nem sempre a criana com sndrome de Down apresenta todas as caractersticas; algumas podem ter somente umas poucas, enquanto outras podem mostrar a maioria dos sinais da sndrome. Aproximadamente metade de todas as crianas com a sndrome, tem uma nica linha que cruza a palma das mos (linha simiesca) e h, freqentemente, um espao aumentado entre o primeiro e segundo dedos do p. Normalmente estas crianas apresentam mal-formaes congnitas maiores. As principais so as do corao (30-40% em alguns estudos), especialmente a do canal atrioventricular, podendo vir a bito na 1 dcada de vida. Outras caractersticas do sndrome de Down so: ; As moleiras so maiores e demoram mais a se fechar;

grosso;

(implantao abaixo da linha dos olhos); Hipotonia muscular e adiposidade acima da mdia; -axial; MITOS E VERDADES SOBRE SINDROME DE DOWN So doentes mentais No. So pessoas que devido a um erro gentico apresentam um retardo mental. So deficientes mentais por isso no aprendem Revelam inteligncia, sensibilidade e tm capacidade de aprendizagem, desde que estimulados precocemente. Morrem cedo, logo que iniciam a vida adulta. Tm o tempo de vida que for possvel de acordo com o tratamento recebido. Engordam com facilidade Verdade, como qualquer pessoa que no tenha uma boa educao alimentar. Andam e falam tardiamente devido a sua hipotonia generalizada. Estimulados andam entre 15 meses e 2 anos e falar entre 18 meses e 2 anos e meio se no houver problemas. Acontece somente na etnia branca. Pode se apresentar em qualquer etnia. Esto impossibilitados de praticar exerccios. Podem e devem praticar exerccios, desde que supervisionados por um profissional qualificado. PROGRAMA DE ATIVIDADE FSICA PARA INTELECTUAL PESSOAS COM DEFICINCIA

Tem como objetivo a utilizao do movimento como elemento educativo, favorecendo a formao integral do indivduo. A atividade fsica proporciona o

desenvolvimento da fora e coordenao neuromuscular, melhoria das habilidades motoras, autoconfiana e socializao, principais ingredientes para a integrao. O DM pode encontrar dificuldade na execuo das aes motoras, devido o processamento da informao ser mais lento que os indivduos normais. Para isso o educador precisa ter alguns cuidados na aplicao das atividades para portadores Selecionar atividades de acordo com o nvel de desenvolvimento dos educandos, progredindo gradualmente para as mais complexas, a partir de movimentos realizadas, evita

portadores de sndrome de Down em atividades que envolvam presso sobre os msculos do pescoo e da cabea at que seja diagnosticada a presena (ou no) de instabilidade atlanto-axial. PSICOMOTRICIDADE a ao integrada das funes motoras, mentais e afetivas. OBJETIVO Educar o movimento, ao mesmo tempo em que desenvolve a inteligncia e a afetividade. 7 A psicomotricidade uma tima ferramenta para se desenvolver um programa de atividade fsica adaptada. Um bom desenvolvimento psicomotor envolve seis qualidades: 1. ESQUEMA CORPORAL Est ligado formao do eu, isto , da personalidade da criana. quando ela toma conscincia do seu corpo. 2. LATERALIDADE Dominncia de um lado do corpo em relao ao outro, nos nveis de fora e preciso dos movimentos: DESTRO Lado Direito; SINISTRO Lado Esquerdo; AMBIDESTRO 2 Lados; CRUZADO Mo Direita / P esquerdo 3. ORIENTAO ESPACIAL Situao do lugar que seu corpo ocupa em relao s pessoas e objetos. Envolve noes de: frente, atrs, em cima, em baixo, dentro, fora. 4. ORIENTAO TEMPORAL Capacidade de a criana situar-se em funo da durao dos acontecimentos. Envolve noes de: Lento, rpido, antes, depois, agora, forte, fraco. 5. MOTRICIDADE AMPLA Capacidade da criana de conquistar atitudes habituais com um mnimo de fadiga ou desequilbrios posturais. Envolve: COORDENAO: Geral e de Membros; EQUILBRIO: Esttico e Dinmico; TNUS MUSCULAR: Postura e Fora. 6. MOTRICIDADE FINA o domnio harmonioso de gestos delicados e precisos que envolvem pequenas articulaes.

Anda mungkin juga menyukai