Anda di halaman 1dari 28

Cartilha da

APRESENTaO
gua pura, limpa, cristalina, abundante. Para que exista vida, fundamental garantir que o fornecimento de gua esteja sempre disponvel, na quantidade e qualidade necessrias. Entretanto, as atividades humanas tm colocado em risco esse suprimento. Esta cartilha tem por objetivo falar da importncia da gua para os seres vivos e para o meio ambiente; de seu uso em atividades econmicas; da sua distribuio no Distrito Federal; do direito ao uso da gua; e do importante papel dos jovens e de toda a sociedade na gesto participativa e sustentvel dos recursos hdricos do DF . Rodrigo Rollemberg Deputado Federal - PSB

A IMPORTNCIA DA GUA
Embora esteja em toda parte, a gua no uma substncia qualquer .Agua muito especial. T em propriedades muito caractersticas, que a tornam diferente das outras substncias. E por que a gua to importante para a vida? Trata-se do componente mais abundante de todos os seres vivos. indispensvel para o transporte de substncias (como faz o sangue) ou para a eliminao de resduos txicos (como ocorre na urina e no suor). Outra virtude da gua que ela contribui para manter o equilbrio trmico dos organismos e dos ecossistemas, evitando mudanas abruptas de temperatura. A razo disso que tanto seu aquecimento quanto seu esfriamento ocorrem muito lentamente. Por isso se diz que a gua extremamente eficiente quando se trata de guardar energia. Agora voc pode entender por que a gua importante para regular o clima da T erra. A massa de vapor dgua que se encontra na atmosfera regula o fluxo de energia entre a biosfera e o espao exterior . Ela impede que a superfcie terrestre esquente rapidamente durante o dia e esfrie rapidamente durante a noite. A Amaznia tem grande massa de gua na atmosfera e a temperatura pouco varia ao longo do dia (e mesmo ao longo do ano). Os desertos, em contraste, tm pouca gua e o resultado uma enorme variao de temperatura; por isso, so muito quentes de dia e muito frios de noite.

Podemos ver na figura que a gua circula entre a atmosfera, a terra e os seres vivos. Ela ocupa nada menos que 80% da superfcie do planeta. Na atmosfera, partculas de vapor dgua se juntam e formam nuvens. A condensao forma as chuvas. Corpos dgua, como rios, lagos, mares e oceanos, constituem as guas superficiais. Os lenis freticos e os aquferos constituem as guas subterrneas. A gua que consumimos pode ser superficial ou subterrnea. O Brasil detm boa parte da gua disponvel para consumo no planeta: de cada 500 litros de gua doce, 60 litros esto aqui. Em seu caminho pela natureza, a gua transporta inmeras outras substncias, como minerais, nutrientes e poluentes, muitas vezes a grandes distncias; a chuva que cai sobre o Cerrado, em Braslia, por exemplo, pode vir de regies to distantes como a Amaznia.

GUA E MUDANAS CLIMTICAS


Apesar de ser o aumento da temperatura a primeira coisa em que pensamos quando se fala de aquecimento global, os efeitos das mudanas climticas tero grande impacto no ciclo hidrolgico do planeta e, consequentemente, no regime de chuvas do Brasil. Quando a temperatura aumenta, mais chuva se forma com o vapor que entra na atmosfera, mas, ao mesmo tempo, aumenta a evaporao em reas onde no chove. Dessa forma, chuvas fortes, mesmo ao longo de poucos dias, podem provocar grandes enchentes em determinadas regies, enquanto a falta de chuva pode levar outras regies a secas insuportveis, tornando-as improdutivas ou mesmo inabitveis. Essa uma tendncia observada nas ltimas dcadas. Alagadas ou secas, as regies atingidas se tornaro imprestveis para a agricultura. No caso do Brasil, essa situao forar a migrao das lavouras e a expanso da fronteira agrcola em direo s reas de Cerrado ou Floresta Amaznica. Assim, seremos forados a escolher entre duas opes muito ruins: reduzir a produo de alimentos, em nome da preservao desses dois biomas; ou ampliar a sua devastao, em nome da produo de alimentos. A verdadeira soluo, porm, tomar, desde j, as medidas adequadas reverso do aquecimento global. As florestas contribuem para o equilbrio climtico de diversas formas. Com efeito, so verdadeiras mquinas de fazer chuva. Estima-se que apenas metade da umidade vinda do Oceano Atlntico que entra no pas pela regio Norte drenada de volta ao mar pelos rios. A outra metade reciclada pela Floresta Amaznica, devolvida atmosfera e exportada para outras regies, principalmente o Centro-Oeste, o Sudeste e o Sul. A vegetao do Cerrado e dos outros biomas desempenha papel semelhante. Apesar de possuir a segunda rea florestal do mundo, o Brasil ocupa atualmente o 4 lugar no ranking de pases que mais emitem gases do efeito estufa, contribuindo com 2,5% a 3% das emisses mundiais. Aproximadamente 75% de nossas emisses decorrem da converso de reas florestais para pecuria e agricultura, mediante queimada e desmatamento. Como podemos ver , o desmatamento, que j eliminou cerca de 80% das matas nativas do Cerrado, pode ter consequncias srias para o ciclo da gua em nossa regio.

OS USOS DA GUA
A gua sempre acompanhou o desenvolvimento da humanidade. Seus usos so mltiplos! Consumo humano, irrigao de lavouras, gerao de energia, produo industrial, navegao, esporte e lazer, diluio de esgotos. Alm de saciar a nossa sede e a dos animais, praticamente todas as atividades econmicas do homem dependem da gua. A maior parte do que captado nos corpos dgua usada na irrigao de hortas e lavouras. Por volta de 70% da gua consumida em todo o mundo tem essa destinao. Infelizmente, em geral, os mecanismos de irrigao so ineficientes e uma boa parte da gua perdida, o que compromete o futuro dessas regies. O crescimento populacional, no Brasil e no mundo, fez com que aumentasse a preocupao com o abastecimento de gua nas cidades e na zona rural. O mesmo ocorreu com as preocupaes com a eliminao do lixo, dos esgotos e dos resduos agrcolas e industriais que produzimos diariamente, pois estes frequentemente poluem a gua. No Distrito Federal, cabe Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) a prestao de servios de abastecimento e saneamento bsico. A empresa atende atualmente 1,9 milho de habitantes com fornecimento de gua (92% da populao), 1,8 milho com coleta de esgoto (88% da populao) e trata 66% dos esgotos coletados. (Fonte: Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) sntese de dados socioeconmicos, 2006). A gua comea hoje a ser percebida como um bem natural precioso, que est se tornando escasso e pode se esgotar. importante que a sociedade discuta o que fazer para garantir que a gua no falte e no perca a qualidade. A gesto adequada dos recursos hdricos, com vistas a garantir o fornecimento na quantidade e qualidade necessrias, para esta gerao e as futuras, o que se chama de uso sustentvel da gua.

AS guaS dO DiSTRiTO FEdERal


Se olharmos a Terra do alto, veremos que sua superfcie apresenta um mosaico de regies que lembram bacias coladas umas s outras. As partes do meio dessas regies so mais fundas, formando vales onde correm rios. No seu entorno existem encostas, pontos mais altos que formam uma linha, tambm conhecida como divisor de guas, que separa topograficamente bacias vizinhas. Essas regies so chamadas bacias hidrogrficas. Toda gua da chuva que cai dentro de uma bacia hidrogrfica escorre atravs de uma rede de drenagem das reas mais altas para as mais baixas, seguindo uma hierarquia fluvial, at se concentrarem em um nico ponto, formando um rio principal que corre no fundo do vale. Na regio onde se localiza o Distrito Federal, ocorre o encontro das trs maiores bacias hidrogrficas do Brasil: Platina, Amaznica e So Francisco. As duas primeiras tm suas nascentes na regio conhecida como guas Emendadas. A bacia do So Francisco tem suas nascentes ao norte, perto de Formosa (GO). O territrio do Distrito Federal abrange parte de trs das grandes regies hidrogrficas brasileiras, ocupando as seguintes reas dessas bacias: Paran (3.666 km), Tocantins-Araguaia (918 km) e So Francisco (1.277 km). regio hidrogrfica do rio Paran, alm do lago Parano, pertencem os seguintes rios distritais: Descoberto, Corumb, So Bartolomeu, So Marcos (Samambaia). O rio Maranho pertence regio hidrogrfica do Tocantins-Araguaia, e o rio Preto, regio hidrogrfica do So Francisco. interessante observar que, assim como vrios rios menores desguam em um rio maior, as bacias hidrogrficas podem ser vistas em diferentes escalas. Assim, por exemplo, o rio Preto desgua no Paracatu, e este no So Francisco. A bacia do Preto est, portanto, contida em outra maior, a do Paracatu. Finalmente, ambas esto contidas na grande bacia do So Francisco. Como podemos observar na figura a seguir, no Distrito Federal encontram-se sete bacias hidrogrficas: Descoberto, So Bartolomeu, Maranho, Preto, So Marcos, Corumb e a bacia do lago Parano. A nica bacia contida inteiramente no Distrito Federal a do Parano, cuja barragem permite a existncia do nosso lago. A bacia do Paran faz divisa com o DF .

BACIAS DO DISTRITO FEDERAL

BACIA DO RIO DESCOBERTO


LOCALIZAO NO DISTRITO FEDERAL

10

BACIA DO RIO DESCOBERTO


rea total aproximada da bacia no DF: 792 km Principais corpos dgua da bacia: rio e barragem do Descoberto; ribeires Rodeador, das Pedras e Melchior. Principais centros urbanos estabelecidos na bacia: Taguatinga, Brazlndia, Ceilndia e Samambaia. Uso do Solo: Agrcola 41,2% Urbano 8,6% Campos 34,6% Cerrado 2,0% Corpos dgua 1,0% Mata 7,6% Reflorestamentos 4,3% Solo exposto 0,7% Principais caractersticas: O mais importante corpo dgua da bacia a barragem do Descoberto, que abastece 67,2% da gua potvel consumida no Distrito Federal. A bacia compreende as Zonas de Amortecimento e de Transio estabelecidas pela Reserva da Biosfera do Cerrado Fase I. Principais impactos ambientais: s margens da barragem do Descoberto, ergueu-se, sem planejamento, a cidade de guas Lindas de Gois, ameaando a qualidade da gua para o abastecimento da populao da prpria cidade e do DF . At 2005, o rio Melchior recebia esgotos in natura de Taguatinga e Ceilndia. Era o mais poludo do DF . guas poludas, oriundas de ncleos urbanos da regio, desguam no rio Descoberto e chegam ao rio Corumb, acima do local onde foi construda a barragem Corumb IV. O objetivo dessa barragem produzir energia e captar gua para o abastecimento do DF e Entorno. Assoreamento, decorrente da eroso, e poluio por agrotxicos e fertilizantes tambm so observados na bacia.

11

BACIA DO RIO SO BARTOLOMEU


LOCALIZAO NO DISTRITO FEDERAL

12

BACIA DO RIO SO BARTOLOMEU


rea total aproximada da bacia no DF: 1.554 km Principais corpos dgua da bacia: rio So Bartolomeu; ribeires Mestre DArmas, Pipiripau, Sobradinho e Taboca. Principais centro urbanos estabelecidos na bacia: Sobradinho, Planaltina e So Sebastio. Uso do Solo: Agrcola 52,7% Urbano 4,3% Campos 21,7% Cerrado 8,51% Corpos dgua 0,14% Mata 10,7% Reflorestamentos 1,1% Solo exposto 0,85% Principais caractersticas: O rio So Bartolomeu o maior do Distrito Federal. Parte da bacia se encontra sob forma de vegetao original, ou est associada a relevos de grande declividade, ou est protegida na forma de Unidades de Conservao. Destaque especial para a Estao Ecolgica de guas Emendadas. A bacia forma grande corredor ecolgico entre os principais remanescentes da cobertura vegetal nativa da regio. Principais impactos ambientais: A partir da dcada de 1980, a grilagem de terras, a instalao de condomnios irregulares e a ocupao desordenada do solo alteraram o perfil da bacia, inviabilizando a construo da barragem do So Bartolomeu, que incrementaria o abastecimento de gua do DF . O ribeiro Pipiripau corta a rea agrcola de Planaltina e est contaminado por agrotxicos e fertilizantes. Nele existem conflitos entre irrigaes em ncleos rurais e o abastecimento de novos ncleos urbanos. O ribeiro Sobradinho recebe o esgoto de Sobradinho, tratado de forma insuficiente. A estao ecolgica guas Emendadas corre o risco de ficar ilhada. reas ocupadas pela agricultura em sua zona de amortecimento chegaram a 40,4% em 2003. As de uso urbano chegaram a 5%.

13

BACIA DO RIO MARANHO


LOCALIZAO NO DISTRITO FEDERAL

14

BACIA DO RIO MARANHO


rea total aproximada da bacia no DF: 775 km Principais corpos dgua da bacia: rio Maranho; ribeires Contagem e Sonhem; e crrego Vereda Grande. Principais centros urbanos estabelecidos na bacia: embora no existam reas urbanas consolidadas, h ali pequenas vilas, parte do Lago Oeste e o ncleo rural Alexandre Gusmo. Uso do Solo: Agrcola 33,5% Urbano 0,54% Campos 32,4% Cerrado 10,1% Corpos dgua 0,01% Mata 21,8% Reflorestamentos 0,35% Solo exposto 1,3% Principais caractersticas: considerada nossa bacia mais bonita localiza-se em regio montanhosa e relativamente bem-preservada. Algumas das atividades nela desenvolvidas so: agropecuria extensiva, minerao (argilas, lateritas, brita calcria e areia), fbricas de cimento e usinas de asfalto. Como o rio Maranho no utilizado pela Caesb para a captao de gua ou deposio de esgotos, a situao da bacia no monitorada regularmente. Alm da Estao Ecolgica de guas Emendadas, outra importante unidade de conservao situada nessa bacia a rea de Proteo Ambiental (APA) da Cafuringa. A bacia enfrenta problemas decorrentes do processo de urbanizao e explorao desordenada de seus recursos. A cidade de Planaltina de Gois, por exemplo, busca gua nessa bacia. O ribeiro Sonhem recebe efluentes sem tratamento de pequenos parcelamentos urbanos prximos a Sobradinho e das fbricas de cimento.

15

BACIAS DOS RIOS PRETO E SO MARCOS


LOCALIZAO NO DISTRITO FEDERAL

16

BACIAS DOS RIOS PRETO E SO MARCOS


rea total aproximada das bacias no DF: 1.384 km Principais corpos dgua da bacia do rio Preto: rios Preto e Jardim; ribeires Extrema, Barro Preto e Cariru. No existem reas urbanas consolidadas na bacia. Uso do Solo: Agrcola 80,71% Urbano 0% Campos 9,72% Cerrado 1,2% Corpos dgua 0,05% Mata 6,9% Reflorestamentos 0,12% Solo exposto 1,3% Principais caractersticas da bacia do rio Preto: uma bacia eminentemente agrcola, orientada para a monocultura. Possui cerca de 7.000 hectares de rea irrigada no DF, a maior parte por pivs centrais. a bacia de maior produo agropecuria. O potencial hidreltrico da regio vem sendo explorado pela usina hidreltrica de Queimados. A bacia encontra-se pouco protegida por unidades de conservao, quando comparada a outras do DF. Apesar da importncia dessa bacia, seu monitoramento deficiente. Principais impactos ambientais da bacia do rio Preto: Uso demasiado dos recursos hdricos para irrigao. Contaminao de guas superficiais e subterrneas e dos solos por insumos agrcolas. Desmatamentos e queimadas para manuteno/ampliao das reas de uso agropecurio. Existncia de um projeto para o aproveitamento do potencial agrcola da regio que prev a construo de 26 barragens nos afluentes do rio Preto. Fragmentao de reas naturais. Principais caractersticas da bacia do rio So Marcos: Essa bacia se situa a sudeste do DF e ocupa uma rea restrita de seu territrio. ocupada por propriedades rurais com atividade agropecuria extensiva. Principais impactos ambientais da bacia do rio So Marcos: Desmatamento e queimadas para manuteno/ampliao das reas de uso agropecurio. Forte tendncia para a agricultura mecanizada, a irrigao com pivs centrais e o uso intensivo de agrotxicos em reas no Entorno do DF.

17

LOCALIZAO NO DISTRITO FEDERAL

BACIA DO RIO PARANO

18

BACIA DO RIO PARANO


rea total aproximada da bacia no DF: 1.006 km Principais corpos dgua da bacia: ribeires do Gama, Cabea de Veado, Capetinga, Taquara, Bananal e Torto; crregos do Guar, Vicente Pires, Riacho Fundo e Acampamento. Principais centros urbanos estabelecidos na bacia: Braslia, Candangolndia, Riacho Fundo I e II, Guar I e II, guas Claras, Cruzeiro, Setor Sudoeste, Lagos Norte e Sul e parte de Taguatinga. Outros centros que ainda no se consolidaram so setor Noroeste, Vicente Pires, Vila Estrutural, Lago Oeste, ampliaes do Riacho Fundo I e II e Setor de Manses Park Way. Uso do Solo: Agrcola 10,9% Urbano 24,7% Campos 22,6% Cerrado 29,1% Corpos dgua 4,3% Mata 7,1% Reflorestamentos 1,0% Solo exposto 0,3% Principais caractersticas: a nica bacia que no ultrapassa os limites do DF e a mais modificada pela ao humana, particularmente pela urbanizao. a bacia de maior ocupao humana e a mais degradada. tambm a bacia mais bem-monitorada em termos de qualidade da gua. A barragem de Santa Maria, localizada dentro do Parque Nacional de Braslia, abastece mais de 20% da populao do DF . O corpo dgua mais importante o Lago Parano, que ocupa 4% da rea da bacia. Possui grande importncia para o pas, pois comporta a rea tombada como Patrimnio Cultural da Humanidade e a maior parte da Reserva da Biosfera do Cerrado. Principais impactos ambientais: Desmatamento nas cabeceiras dos rios, que resulta em eroso e assoreamento e na perda da qualidade da gua. Poluio do lago Parano por esgotos e ligaes clandestinas de guas pluviais. Ocupao desordenada do solo, como ocorreu na formao da Vila Estrutural, ao lado do maior lixo do DF , e de numerosos condomnios. Expressiva impermeabilizao do solo, que resulta no rebaixamento dos aquferos. Perda de biodiversidade e isolamento de reas naturais remanescentes. Contaminao e perda de solos.

19

BACIA DO RIO CORUMB


LOCALIZAO NO DISTRITO FEDERAL

20

BACIA DO RIO CORUMB


rea total aproximada da bacia no DF: 278 km Principais corpos dgua da bacia: ribeires Ponte Alta, Santa Maria e Alagado. Principais centros urbanos estabelecidos na bacia: Recanto das Emas, Gama, Santa Maria e parte de Samambaia. Uso do Solo: Agrcola 44,4% Urbano 15,04% Campos 30,9% Cerrado 3,72% Corpos dgua 0,01% Mata 5,03% Reflorestamentos 0% Solo exposto 0,9% Principais caractersticas: Importante bacia do ponto de vista industrial, pois nela esto estabelecidas as reas de Desenvolvimento Econmico do Recanto das Emas e de Samambaia Sul, o Plo JK e o Setor de Indstrias do Gama. Conflitos de uso das guas do ribeiro Santa Maria, decorrentes da ocupao da bacia. Atividades agrcolas na bacia aumentaram significativamente no alto curso do ribeiro Alagado. A bacia apresenta poucas reas protegidas por Unidades de Conservao. Principais impactos ambientais: Impactos relacionados a processos erosivos desencadeados pela ocupao de amplas superfcies de recarga de aquferos, como o aumento do escoamento superficial, assoreamento de corpos hdricos e rebaixamento do lenol fretico. Emisso de gases poluentes. Assoreamento e aumento da turbidez como fator de degradao dos corpos dgua que abastecem as cidades goianas de Pedregal e Cidade Ocidental.

21

LEGISLAO SOBRE AS GUAS


O Distrito Federal dispe de uma Lei das guas, a Lei n. 2.725, de 13 de junho de 2001. Moderna e abrangente, cria a Poltica de Recursos Hdricos e o Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hdricos do Distrito Federal. A Poltica de Recursos Hdricos adota os seguintes fundamentos: A gua um bem de domnio pblico, recurso natural limitado e dotado de valor econmico. As bacias hidrogrficas so a base da organizao do sistema de gerenciamento de gua. A gesto dos recursos hdricos deve garantir o uso mltiplo das guas, e a prioridade de uso o consumo humano. A gesto deve ser descentralizada e contar com a participao do poder pblico, daqueles que a exploram economicamente e das comunidades. Os seguintes instrumentos so usados para a implantao da Poltica de Recursos Hdricos: Planos de recursos hdricos. O enquadramento dos cursos dgua. Outorga do direito de uso. Cobrana pelo uso da gua. Sistema de informaes sobre os recursos hdricos. Vamos analis-los brevemente: Os Planos de Recursos Hdricos visam orientar a implantao da Poltica de Recursos Hdricos e o gerenciamento em cada bacia hidrogrfica. Eles devem conter: Diagnstico da situao da bacia (uso e disponibilidade de gua). Prioridades para o uso da gua. Anlises de alternativas para crescimento da populao e desenvolvimento de atividades econmicas na rea. Metas de racionalizao do uso. O Distrito Federal tem, desde 2005, um Plano de Gerenciamento Integrado de Recursos Hdricos (disponvel no site www.adasa.df.gov.br).

22

O enquadramento a classificao dos corpos dgua da bacia hidrogrfica em diferentes classes de uso, de acordo com a qualidade da gua. Torna-se um instrumento de gesto quando so definidas metas de recuperao, visando ao (re) enquadramento desses corpos dgua em classes de maior qualidade. O sistema de enquadramento ainda no foi implementado no Distrito Federal. A outorga do direito de uso de recursos hdricos uma concesso dada pelo poder pblico, para que indivduos ou empresas explorem economicamente a gua. O sistema de outorgas concedidas no Distrito Federal foi criado pela Lei n. 3.250, de 17 de dezembro de 2003. Alguns dos usos/atividades que dependem da outorga so: Captao de gua superficial ou subterrnea para consumo humano ou para uso em processos produtivos. Lanamento de esgotos e outros resduos em corpos dgua. Aproveitamento do potencial hidreltrico. A cobrana pelo uso dos recursos hdricos sujeitos a outorga outro instrumento para o gerenciamento do uso da gua, pois d aos usurios uma medida de seu valor econmico, estimula o uso racional e pode gerar recursos para a preservao do prprio sistema de guas. A cobrana ainda no foi implementada no Distrito Federal. O sistema de informaes sobre os recursos hdricos compreende dados sobre: a qualidade e a quantidade de gua disponveis; o consumo pelas diversas atividades; e reas que esto em perigo. Esses so elementos importantes para o gerenciamento integrado das guas em cada bacia e em todo o pas. O sistema de informaes ainda no foi implementado no Distrito Federal. Como dito anteriormente, nossa Lei das guas tambm cria o Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hdricos do Distrito Federal. Ele formado por: Comits de Bacia Hidrogrfica (base do sistema de gerenciamento). Agncias de Bacia. rgos pblicos relacionados com a gesto das guas. Conselho de Recursos Hdricos. Os Comits de Bacia Hidrogrfica so a instncia em que a participao popular mais relevante, pois neles esto representados os trs setores da sociedade: poder pblico (Unio, estados), empresrios que exploram economicamente a gua e organizaes da sociedade civil que tenham atuao comprovada na bacia. A proporo de representantes de cada setor deve ser definida na regulamentao da Lei n. 2.725/2001.

23

Em 31 de agosto de 2006, por meio do Decreto n. 27.152, foi criado o Comit de Bacia Hidrogrfica do Rio Parano, o primeiro Comit do Distrito Federal. Entretanto, esse Comit ainda no foi instalado. As Agncias de Bacia so rgos tcnicos, executivos, de apoio aos Comits. Sua funo : monitorar a disponibilidade de gua na bacia; produzir estudos; manter o cadastro dos usurios; manter o sistema de informaes; efetuar a cobrana e cuidar da contabilidade do Comit; e elaborar o Plano de Recursos Hdricos da bacia, para aprovao do Comit. Entre os rgos pblicos relacionados com a gesto da gua, o Distrito Federal conta com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma), o Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hdricos do Distrito Federal Braslia Ambiental (Ibram), e a Agncia Reguladora de guas, Energia e Saneamento Bsico do Distrito Federal (Adasa). O Conselho de Recursos Hdricos, rgo mximo do sistema, formado por representantes do GDF , empresrios que exploram recursos hdricos, organizaes civis de recursos hdricos e instituies de pesquisa e ensino superior. O Conselho um rgo de carter consultivo, normativo e deliberativo, criado pela Lei n. 2.725/2001 e regulamentado pelo Decreto n. 22.787, de 13 de maro de 2002.

COMO CONTRIBUIR PARA A DEFESA DA GUA?


Considerando-se que o Distrito Federal tem uma das menores disponibilidades hdricas por habitante do pas, ganhando apenas dos estados de Pernambuco e Paraba, a situao da gua em nossa regio e no Entorno muito grave. Do ponto de vista ambiental, persistem os problemas que afligem os corpos dgua, como o desmatamento, a eroso, o assoreamento e a poluio. Do ponto de vista da gesto, pode-se dizer que, embora a legislao seja avanada, preciso que ela se torne realidade. Como podemos ver, muito ainda precisa ser feito para que o Distrito Federal encontre o caminho da sustentabilidade e do aproveitamento racional de suas guas. A maior contribuio que qualquer cidado, de qualquer idade, pode dar para mudar esse quadro se engajar conscientemente no movimento em defesa da gua. preciso que os habitantes do DF se conscientizem da importncia de uma grande mobilizao em favor do uso sustentvel da gua.

24

Vejamos algumas aes que podem fazer a diferena: 1) Cada cidado pode dar grande contribuio economizando gua. Veja abaixo um quadro-resumo de estudos promovidos pela Companhia de Saneamento Bsico do Estado de So Paulo (Sabesp). Adote um estilo de vida que seja pautado pela economia de gua, pelo fim do desperdcio. Esse quadro mostra que a ao consciente pode reduzir sensivelmente o consumo de gua.

Fonte: Companhia de Saneamento Bsico do Estado de So Paulo (Sabesp)

2) Contribua com a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) para diminuir as perdas na distribuio de gua. Confira regularmente as instalaes de gua de sua casa ou empresa e faa a manuteno adequada para evitar vazamentos. Comunique imediatamente Caesb vazamentos nas reas pblicas.

25

3) Contribua para a formao e funcionamento dos Comits de Bacia Hidrogrfica de sua regio. Participe do planejamento do uso da gua na bacia hidrogrfica onde voc mora. 4) Participe e promova debates e mobilizaes a favor das guas e do meio ambiente. Divulgue essas idias e contribua para esclarecer mais pessoas. 5) Faa a sua parte e tambm cobre o cumprimento de nossas leis de gesto das guas e do meio ambiente. A participao da sociedade, em sintonia com os poderes Judicirio, Legislativo e Executivo, essencial para o fortalecimento da democracia e para a garantia de um ambiente saudvel para ns e para as futuras geraes. Lembre-se: a sobrevivncia da gua, no Distrito Federal e no Entorno, depende de ns!

26

REfERNciaS BibliOgRficaS
Vegetao do Distrito Federal: tempo e espao. Braslia: UNESCO, 2002 2 ed. Uma avaliao multitemporal da perda da cobertura vegetal no DF e da diversidade florstica da Reserva da Biosfera do Cerrado Fase I. Edio atualizada. ISBN: 85-87853-71-6 Anurio estatstico do Distrito Federal GDF/SEDUH, 2000 Sistema Cartogrfico do Distrito Federal SICAD, 1991 CEB - Companhia Energtica de Braslia PDOT , 1997 Sistema de Informaes Geogrficas do Programa de Monitoramento Ambiental no Distrito Federal PNUD projeto BRA/00/013 Plano de Gerenciamento Integrado de Recursos Hdricos do Distrito Federal SEINFRA/DF , 2005 Sntese de Informaes Socioeconmicas do Distrito Federal CODEPLAN, 2006 Comisso Especial Mista de Mudanas Climticas Relatrio Final Junho, 2008

Realizao: Deputado Rodrigo Rollemberg Mapas: Gustavo Machado - engenheiro florestal Textos: Pedro de Almeida Salles e Paulo Srgio Bretas de Almeida Salles Projeto grfico: Noventa Graus Comunicao e Marketing Reviso: Tarciso Nascimento e Manoel Rodrigues 1 Edio Tiragem: 5 mil Braslia, 2009

www.rollemberg.com.br rodrigo@rollemberg.com.br
Cmara dos Deputados, anexo 4, gabinete 662 , CEP- 70.160-900 | (61) 3215-5662 Escritrio poltico: SCLN 303, bloco C, sala 102/103 | (61) 3326-1596

Anda mungkin juga menyukai