Anda di halaman 1dari 9

ESCOLAS MILITARES

Professor Robrio Bacelar


resuy@ig.com.br
I. CEVIANAS
1. Definio
Ceviana de um tringulo um segmento unindo um vrtice do tringulo a um ponto qualquer do lado oposto. Assim, se X, Y e Z so pontos sobre os lados BC, CA e AB respectivamente do tringulo ABC, ento os segmentos AX, BY e CZ so cevianas, conforme a figura ao lado. A altura, mediana e bissetriz so exemplos de cevianas do tringulo ABC. A palavra ceviana decorrente do nome do matemtico italiano Giovanni Ceva (16481734) que publicou em 1678 os teoremas seguintes:

2. Teoremas de Concorrncia
T1. (CEVA) Se as trs cevianas AD, BE, CF de um tringulo ABC, so concorrentes, ento:

T2. (CEVA-Recproco de T1) Se as trs cevianas AF, BE, CF de um tringulo ABC so tais que

ento as trs cevianas so concorrentes (tem um nico ponto em comum).

3. Teorema de Colinearidade
T3. (Menelaus de Alexandria (aproximadamente 100 a.C.)) Sejam trs pontos D, E e F respectivamente sobre os lados BC, CA e AB (ou seus prolongamentos) de um tringulo ABC.

D, E e F so colineares se, e somente se,

1. Dizemos que D, E e F so colineares se pertencem a uma reta. Esta reta frequentemente denominada de transversal ou secante e referiremos a ela simplesmente por DEF. 2. Necessariamente um dos pontos D, E ou F pertencem ao prolongamento do lado.

II. PONTOS NOTVEIS DE UM TRINGULO

2. Posio dos Pontos Notveis em Relao ao Tringulo ABC


Ortocentro (H) de um tringulo ABC

Circuncentro (O) de um tringulo ABC

O incentro [I] e o baricentro (G) so sempre pontos internos ao tringulo ABC.


Nota: A circunferncia circunscrita ao tringulo ABC denominada de circuncrculo e o seu raio de circunraio.

III. PROPRIEDADES IMPORTANTES


Veremos abaixo propriedades no usualmente mencionados nas aulas do nosso ensino mdio. Seus resultados (perolas) so extremamente importante para um estudo mais profundo da Geometria euclideana contempornea. Alm disso, o seu conhecimento tem sido fundamental na resoluo de vrios problemas que aparecem na fase final (que no o nosso objetivo aqui) das olimpadas de matemtica.

1. Tringulo Mdio
Sejam D,E ,F pontos mdios dos lados BC,CA e AB de um tringulo ABC. Propriedade: O tringulo DEF, denominado de tringulo mdio, semelhante ao tringulo ABC. A razo desta semelhana 1 : 2, com

2. Simtricos do Ortocentro
Sejam Ha, Hb e Hc e os simtricos do ortocentro H de um tringulo ABC em relao aos lados de comprimento a = BC, b = CA e c = AB. Propriedade: Ha, Hb e Hc pertencem a circunferncia circunscrita ao tringulo ABC.

3. Reta de EULER
Ortocentro (H), Baricentro (G) e Circuncentro (O) de qualquer tringulo ABC so colineares, isto , pertencem a uma mesma reta. A reta que contm estes pontos denominada de reta de EULER. Alm disso,o baricentro divide a distncia do ortocentro ao circuncentro na razo 2 : 1. Na Figura ao lado, em relao aos lados BC e CA temos respectivamente:

As retas mediatrizes OM e ON. As alturas AD e BE

As medianas AM e BN. H (ortocentro), G (baricentro) e O (circuncentro). A reta de EULER passando por H, G e O.

4. Circunferncia dos Nove Pontos


Os nove pontos: ps (D, E e F) das 3 trs alturas de um tringulo ABC; pontos mdios (A,Be C ) dos 3 lados e pontos mdios (L, M e N) dos segmentos HA, HB e HC, (H ortocentro).Pertencem a uma mesma circunferncia denominada de circunferncia dos nove pontos. O centro desta circunferncia pertence a reta de EULER e o seu raio a metade do raio da circunferncia circunscrita ao tringulo.

5. Reta de Simson
Seja ABC um tringulo. P um ponto da circunferncia circunscrita. D, E e F as projees ortogonais de P sobre as retas suporte dos lados BC, CA e AB respectivamente.

Propriedade: Os pontos D, E e F esto sobre uma reta. Esta reta denominada de Simson.

6. Teorema de Euler (Leonardo Euler matemtico alemo (17071783))


A distncia do incentro ao circuncentro de um tringulo ABC

R ( R 2r ) .

R e r so respectivamente os raios das circunferncias circunscrita e inscrita ao tringulo ABC. Nota: A circunferncia inscrita em um tringulo denominada de incrculo e o seu raio de inraio.

EXERCCIOS
1. Prove o Teorema de Ceva. 2. Prove o recproco de Ceva. 3. Prove o Teorema de Menelaus. 4. Prove que: As retas suporte das alturas de um tringulo ABC so concorrentes. Este ponto de concorrncia denominado de Ortocentro. 5. Prove o Teorema de Van Obel: Se AD, BE, CF so cevianas de um tringulo ABC concorrentes em ponto S, ento

AS AE AF = + . SD EC FB AF 2 CE 3 = e = , AB 3 CA 4

6. (Colmbia) AD, BE e CF so cevianas concorrentes do tringulo ABC. Sabendo que calcule a razo de reas

[DEF ] . [ABC ]

7. (Ponto de Gergonne) Sejam D,E,F pontos de tangencia do incrculo do tringulo ABC com seus os lados BC, CA e AB respectivamente. Prove que as cevianas AD, BE e CF so concorrentes, isto , tem um ponto S em comum. Nota: Este ponto denominado de ponto de Gergonne, em homenagem ao matemtico Joseph Dias Gergonne (1771-1859), enquanto que as cevianas AX, BY e CZ so denominadas de cevianas de Gergonne.

8. (Colmbia) Na figura ao lado, ABCD um quadrado. Sendo BE = BF, determine a medida do ngulo AGE, em graus.

9. (Portugal) ABC um tringulo acutngulo de ortocentro H e circuncentro O. Prove que o simtrico de H em relao a AB pertence ao circuncrculo de ABC. 10. Se G o baricentro de um tringulo ABC, ento os tringulos GAB, GBC e GCA tem reas iguais. Prove. 11. (Espanha) Pelo baricentro G de um tringulo ABC traa-se uma reta que corta o lado AB em P e o lado AC em Q. Demonstre que

PB QC 1 . . PA QA 4

12.

AD, BE CF so cevianas concorrentes, tais que: AF= 3, FB= 2, CE= 2 e EA = 4. Use o teorema de Ceva, para calcular a razo:

a)

BD DC

b)

[ABD] [ABC ]

Nota: 13.

[X ] = rea da figura X.

D, F e E so pontos colineares, tais que: AF= 3, FB= 2, CE= 4 e EA= 2. Use o teorema de Menelaus, para calcular a razo:

a)

BD DC

b)

[DFB] [DFC ]

14. (OBM) No tringulo ABC, a mediana e a altura relativas ao vrtice A dividem o ngulo BC em trs ngulos de mesma medida. Determine as medidas dos ngulos do tringulo ABC. 15. (Espanha) Na figura ao lado ADE e ACB so tringulos retngulos em D e C respectivamente. Sabe-se que F a interseco dos catetos DE e CB, FE = 2.FG e que o ponto G do segmento FD o baricentro do tringulo ABC. Determine, em graus, a medida do ngulo ABC.

16. (Espanha) Seja o tringulo ABC, pelo seu incentro I traa-se uma perpendicular a AC que corta em M e N a BC e o prolongamento de AB respectivamente. Se 90 . 17. (Colmbia) Demonstrar que se H o ortocentro do tringulo ABC e AK um dimetro da circunferncia circunscrita, ento HCKB um paralelogramo. 18. Utilizando-se conveniente um dos teoremas (Ceva,Menelaus),calcule x e y nas figuras:

1 IM
2

1 IN
2

1 , onde r o inraio de ABC, prove que B = r2

19. (Treinamento Olmpico Americano)

a) Usando o teorema de Ceva prove que as medianas de um tringulo so concorrentes. (O ponto de concorrncia denominado de baricentro). b) Sejam AD, BE e CF cevianas concorrentes de um tringulo ABC. Sejam L, M, e N pontos mdios dos lados BC,CA e AB respectivamente. Sejam D simtrico de D em relao a L, E simtrico de E em relao a M e F simtrico de F em relao a N. Prove que as cevianas AD, BE e CF so tambm concorrentes. 20. a) Considere a figura:

Os lados do tringulo ABC esto divididos em partes iguais. Nestas condies, usando o teorema recproco de CEVA, determine em qual das ternas de cevianas: (AD, BE, CF) e (AD, BE, CF) encontramos concorrncia das cevianas. b) Considere a figura:

Os lados de um tringulo ABC so divididos em partes iguais, F e D pontos marcados sobre os prolongamentos de BA e BC,conforme mostra a figura.Nestas condies, usando o teorema recproco de Menelaus, determine em qual das ternas de pontos: (D,E,F) e (D,E,F) encontramos colinearidade dos pontos. 21. (OBM) No tringulo ABC, M o ponto mdio do lado AC, D um ponto sobre o lado BC tal que AD bissetriz do ngulo BC e P o ponto de interseo de AD e BM. Sabendo que a rea de ABC 100, AB = 10, AC = 30, calcule a rea do tringulo APB. 22. (Peru) Em um tringulo ABC o incentro e o circuncentro so simtricos em relao ao lado AB. Achar, em graus, a medida do maior ngulo do tringulo ABC. 23. Seja ABC um tringulo retngulo em A. Sejam M, N e L pontos sobre os lados CA, AB e BC, respectivamente, tais que NA = 2, NB = 1, AC = 4 e BL = x. Sabendo que as cevianas AL, CN, BM so concorrentes em um ponto O e que BM uma mediana, calcule x.

A Geometria faz com que possamos adquirir o hbito de raciocinar, e esse hbito pode ser empregado, ento, na pesquisa da verdade e ajudar-nos na vida. (Jacques Bernoulli)

Anda mungkin juga menyukai