Anda di halaman 1dari 70

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof.

Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

Ol! Nossa aula de hoje extremamente especial, pois tratar de um tema presente em quase todos os editais de concursos pblicos: atos administrativos. De todos os tpicos que sero apresentados, gostaria que voc desse uma ateno especial aos requisitos, atributos e formas de invalidao do ato administrativo. Digo isso porque so os assuntos mais freqentes em provas, sejam elas elaboradas pelo CESPE, FUNRIO ou qualquer outra banca examinadora. A propsito, transcrevo abaixo recente matria divulgada na mdia especializada sinalizando que a publicao do edital do INSS pode ocorrer a qualquer momento, portanto, vamos apertar o passo!
INSS: autorizao deve sair aps 2 turno das eleies
Com a proximidade do fim do ano, o aguardado concurso pblico para rea de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que, segundo o ministro da Previdncia Social, Carlos Eduardo Gabas, dever sair at dezembro, tem mobilizado inmeros candidatos pelo pas afora. Desde o ltimo dia 14, o pedido est sob anlise da Assessoria da Secretaria Executiva do rgo. Segundo fontes ligadas Diretoria de Recursos Humanos do INSS, a autorizao dever sair aps o 2 turno das eleies presidenciais, que acontecem no prximo dia 31. O objetivo do INSS oferecer 2.500 vagas, sendo 2 mil para o cargo de tcnico e 500 para o de analista do seguro social. Nos fruns da internet os interessados em participar no veem a hora de a seleo ser autorizada pelo Ministrio do Planejamento (MPOG).

Bons estudos! Fabiano Pereira fabianopereira@pontodosconcursos.com.br


"Direcione sua viso para o alto, quanto mais alto, melhor. Espere que as mais maravilhosas coisas aconteam, no no futuro, mas imediatamente. Perceba que nada bom demais para voc. No permita que absolutamente nada te impea ou te atrase, de modo algum."
(Eileen Caddy)

o s i l d a

S a n t o s ,

C P F : 4 6 8 9 7 8 0 1 4 5 3

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

ATOS ADMINISTRATIVOS

1. Consideraes iniciais ............................................................. 2. Ato administrativo, fato da administrao e fato administrativo 2.1. Ato administrativo e fato da administrao .................. 2.2. Fatos administrativos ................................................... 2.2.1. Fato administrativo involuntrio ................................ 2.2.2. Fato administrativo voluntrio ................................... 3. Conceito ................................................................................... 4. Elementos ou requisitos do ato administrativo ......................... 4.1. Competncia ................................................................. 4.2. Finalidade ..................................................................... 4.3. Forma ........................................................................... 4.4. Motivo .......................................................................... 4.5.Objeto ............................................................................ 5. Atributos do ato administrativo ................................................ 5.1. Presuno de legitimidade ............................................ 5.2. Imperatividade ............................................................. 5.3. Auto-executoriedade .................................................... 5.4. Tipicidade ..................................................................... 6. Classificao dos atos administrativos ..................................... 7. Espcies de atos administrativos .............................................. 8. Desfazimento dos atos administrativos .................................... 9. Convalidao de atos administrativos ....................................... 10. Reviso de vspera de prova RVP...................................... 11. Questes para a fixao do contedo .....................................

03

05 07 07 08 08 10 10 12 14 15 19 19 20 21 22 24 24 32 37 42 44 48

www.pontodosconcursos.com.br

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

1. Consideraes iniciais Ao exercer a funo administrativa com o objetivo de satisfazer as necessidades coletivas primrias, a Administrao Pblica utiliza-se de um mecanismo prprio, que lhe assegura um conjunto de prerrogativas necessrias ao alcance das finalidades estatais: o denominado regime jurdico-administrativo. o regime jurdico-administrativo que garante Administrao Pblica a possibilidade de relacionar-se com os particulares em condio de superioridade, podendo impor-lhes decises administrativas independentemente da concordncia ou da aquiescncia, pois so necessrias ao alcance das finalidades estatais. Com o intuito de materializar as funes administrativas, ou seja, para realmente colocar em prtica a vontade da lei, a Administrao ir editar vrias espcies de atos, cada um com uma finalidade especfica, a exemplo de uma portaria, um decreto de nomeao de servidor, uma ordem de servio, uma certido negativa de dbitos previdencirios, uma instruo normativa, uma circular, entre outros. Apesar de ser regra geral, vlido esclarecer que nem sempre os atos editados pela Administrao sero regidos pelo direito pblico, pois, a depender do fim ao qual se visa legalmente, alguns atos podem ser praticados sob o amparo do direito privado. Diante disso, possvel concluir que a Administrao Pblica edita dois tipos de atos jurdicos: 1) atos que so regidos pelo Direito pblico consequentemente, denominados de atos administrativos; 2) atos regidos pelo Direito privado. importante esclarecer que os atos administrativos editados pela Administrao esto amparados pelo regime jurdico-administrativo e, portanto, expressam a sua superioridade em face dos administrados. Por outro lado, nos atos regidos pelo direito privado, a Administrao apresenta-se em condies isonmicas frente ao particular, como acontece, por exemplo, na assinatura de um contrato de aluguel.
www.pontodosconcursos.com.br 3

e,

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

Quando a Administrao deseja celebrar um contrato de locao (ato regido pelo direito privado, mais precisamente pelo Direito Civil) com um particular (deseja alugar um imvel para instalar uma unidade administrativa da Polcia Federal, por exemplo), essa relao bilateral consequncia de um acordo de vontades entre as partes. No referido contrato, as clusulas no foram definidas e elaboradas exclusivamente pela Administrao, existiu uma negociao anterior at que se chegasse a um consenso sobre o que seria melhor para as partes e, somente depois, o contrato foi assinado. Pergunta: Professor Fabiano, ento correto afirmar que, nos atos regidos pelo Direito privado, a Administrao jamais gozar de qualquer prerrogativa ou privilgio? No. Tenha muito cuidado com a expresso jamais, nunca, exclusivamente, somente, entre outras, pois excluem a possibilidade de excees, existentes s milhares no Direito. Como regra geral, entenda que, nos atos regidos pelo direito privado, a Administrao encontra-se em uma relao horizontal em face do particular, ou seja, uma relao isonmica, em igualdade de condies e, portanto, no ir gozar de prerrogativas. Entretanto, em situaes excepcionais, tanto o direito privado como o Direito Administrativo (direito pblico) podem estabelecer prerrogativas (privilgios) Administrao, caso seja necessrio ao alcance do interesse pblico. Exemplo: Como estudaremos adiante, todos os atos regidos pela Administrao, inclusive os regidos pelo direito privado, gozam do atributo denominado presuno de legitimidade. Sendo assim, da mesma forma que ocorre em relao aos atos administrativos, os atos regidos pelo direito privado tambm so presumivelmente editados em conformidade com o direito. Professor, quando voc afirma que a Pergunta: Administrao Pblica pode editar atos regidos pelo direito pblico e pelo direito privado, voc est incluindo no conceito de Administrao tambm os poderes Legislativo e Judicirio?

www.pontodosconcursos.com.br

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

claro que sim. Lembre-se de que a funo administrativa tpica do Poder Executivo, mas no exclusiva. Portanto, os poderes Legislativo e Judicirio tambm podero exerc-la atipicamente. Ateno: Essas informaes sobre os atos regidos pelo direito privado so muito importantes para responder algumas questes em prova. Contudo, o nosso foco de estudo neste captulo so os atos administrativos, ou seja, aqueles regidos pelo direito pblico. Dificilmente voc ir encontrar uma prova de Direito Administrativo que no exija conhecimentos sobre o tema, principalmente sobre os requisitos e atributos do ato administrativo. Tente assimilar todos os conceitos que sero apresentados, bem como todas as questes que sero disponibilizadas ao trmino da aula, pois sero essenciais para o seu sucesso no concurso desejado. Aproveitando a oportunidade, gostaria de convoc-lo para participar do frum de dvidas. Tenho constatado que poucos alunos esto participando efetivamente do frum e isso dificulta a elaborao das prximas aulas, pois no consigo perceber a evoluo do curso. No consigo saber se a linguagem est sendo acessvel, se as questes de fixao do contedo esto sendo respondidas facilmente, enfim, preciso desse retorno. Caso voc no queira se manifestar no frum, envie o seu email para fabianopereira@pontodosconcursos.com.br. No mais, vamos voltar para o batente! 2. Ato administrativo, administrativo fato da administrao e fato

Apesar de as bancas examinadoras no cobrarem com muita frequncia esse tema, necessrio que voc conhea as diferenas conceituais existentes entre ato administrativo, fato da administrao e fato administrativo.

www.pontodosconcursos.com.br

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

2.1. Ato administrativo e fato da administrao Sem aprofundarmos neste momento, necessrio que voc entenda que a edio de um ato administrativo tem por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir ou declarar direitos, ou seja, os atos administrativos necessariamente produzem efeitos jurdicos. Por outro lado, os fatos da administrao so acontecimentos provenientes da atuao da Administrao que no produzem efeitos jurdicos, ou seja, no implicam aquisio, extino ou alterao de direitos, pois representam uma mera execuo ou materializao do ato administrativo. Ateno: lembre-se sempre de que o fato administrativo uma consequncia do ato administrativo. Primeiro, edita-se o ato administrativo e, posteriormente, no momento de coloc-lo em prtica, de execut-lo, ocorre o fato da administrao, que tambm denominado de ato material da Administrao. Exemplo: Imagine que um servidor, ao se deparar com um carregamento de produtos imprprios para o consumo (com prazo de validade expirado), tenha que efetuar a apreenso dos mesmos. Nesse caso, a apreenso dos produtos um ato material, ou seja, o servidor ir retirar os produtos do veculo que os transportava e lev-lo para o depsito do rgo pblico. Entretanto, a apreenso somente ocorreu em virtude da lavratura de um ato administrativo de apreenso. Ainda podemos citar como exemplos de fatos da administrao a limpeza de vias pblicas, uma cirurgia mdica realizada em um Posto de Sade do Municpio, a aula ministrada por um professor de Universidade Pblica, a edificao de uma obra, entre outros. Nem sempre ser fcil responder questes sobre esse assunto, como podemos perceber na afirmativa abaixo, includa na prova do concurso do Superior Tribunal de Justia, elaborada pelo CESPE: (CESPE / Analista STJ/2008) Enquanto os atos administrativos so passveis de anulao e revogao, de acordo com a ordem jurdica, os fatos da administrao gozam de presuno de legitimidade e se enquadram nos ditames da discricionariedade ( ).

www.pontodosconcursos.com.br

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

Resposta: Ora, se os fatos da administrao no produzem quaisquer efeitos jurdicos, claro que no poderei afirmar que gozam de presuno de legitimidade! Afirmativa errada. 2.2. Fatos administrativos Para facilitar a assimilao desse conceito, lembre-se de que fato jurdico pode ser entendido como um acontecimento capaz de criar, extinguir ou alterar relaes jurdicas. Quando algum acontecimento irrelevante para o Direito, pois no repercute na esfera jurdica, estaremos diante de um simples fato, mas no fato jurdico, pois este repercute no mundo jurdico e o primeiro no. Exemplo: Acabei de presenciar o meu filho de um ano (que est aqui ao meu lado, prximo ao computador, malinando) fazer um risco na parede recm-pintada de meu escritrio. Pergunta: Esse risco efetuado na parede do meu escritrio simplesmente um fato ou um fato jurdico? apenas um fato, pois no repercutiu no Direito, no produziu efeitos jurdicos. Sendo assim, quando algum fato jurdico acontece na rbita do Direito Administrativo, ser denominado fato administrativo, que pode ser entendido como um acontecimento voluntrio ou involuntrio que repercute no mundo jurdico. 2.2.1. Fato administrativo involuntrio aquele que decorre de um evento natural que produziu consequncias jurdicas no mbito do Direito. Podemos citar como exemplos a morte de um servidor, um raio que causou um incndio em uma repartio pblica, ou, ainda, o nascimento do filho de uma servidora. Pergunta: Nos exemplos citados, quais as consequncias jurdicas (efeitos jurdicos) que a morte e o nascimento podem produzir na Administrao?

www.pontodosconcursos.com.br

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

Bem, com o falecimento do servidor, ocorrer a vacncia do cargo e surgir o direito de seus dependentes receberem penso. Por outro lado, como o nascimento do filho de uma servidora, esta passar a usufruir da famosa licena-maternidade. 2.2.2. Fato administrativo voluntrio Os fatos administrativos voluntrios so consequncia de atos administrativos ou de condutas administrativas que refletem os comportamentos e as aes administrativas que repercutiro no mundo jurdico. Segundo o professor Jos dos Santos Carvalho Filho, os fatos administrativos voluntrios se materializam de duas maneiras distintas: a) por atos administrativos, que formalizam a providncia desejada pelo administrador atravs da declarao de vontade do Estado; b) por condutas administrativas, que refletem os comportamentos e as aes administrativas, sejam ou no precedidas de ato administrativo formal. Antes de voc me perguntar se esse tpico pode ser cobrado em prova, apresento-lhe abaixo uma afirmativa do CESPE, includa na prova para Advogado da AGU, em 2004.
(CESPE / AGU / 2004) Os fatos administrativos voluntrios se materializam ou por meio de atos administrativos que exprimam a manifestao da vontade do administrador ou por meio de condutas administrativas, as quais no so obrigatoriamente precedidas de um ato administrativo formal; por sua vez, os fatos administrativos naturais originam-se de fenmenos da natureza com reflexos na rbita administrativa. Resposta: Afirmativa correta.

3. Conceito So vrios os conceitos de ato administrativo formulados pelos doutrinadores brasileiros, cada um com as suas peculiaridades. Entretanto, percebe-se, nas provas de concursos, uma maior inclinao pelo antigo conceito elaborado pelo professor Hely Lopes Meirelles, que assim declara:
www.pontodosconcursos.com.br 8

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

Ato administrativo toda manifestao unilateral de vontade da Administrao Pblica que, agindo nessa qualidade, tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos, ou impor obrigaes aos administrados ou a si prpria. Analisando-se o conceito do saudoso professor, podemos concluir que o ato administrativo possui algumas caractersticas que so bastante peculiares e, consequentemente, muito exigidas em concursos: 1) uma manifestao unilateral de vontade da Administrao Pblica: nesse caso, suficiente esclarecer que a Administrao no est obrigada a consultar o particular antes de editar um ato administrativo, ou seja, a edio do ato depende, em regra, somente da vontade da Administrao (pense no caso da aplicao de uma multa de trnsito, por exemplo). 2) necessrio que o ato administrativo tenha sido editado por quem esteja na condio de Administrao Pblica: importante destacar que, alm dos rgos e entidades que integram a Administrao Pblica direta e indireta, tambm podem editar atos administrativos entidades que esto fora da Administrao, como acontece com as concessionrias e permissionrias de servios pblicos, desde que no exerccio de prerrogativas pblicas. 3) O ato administrativo visa sempre produzir efeitos no mundo jurdico: segundo o professor, ao editar um ato administrativo, a Administrao visa adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos, ou, ainda, impor obrigaes aos administrados ou a si prpria. Alm das caractersticas que foram apresentadas acima, lembre-se ainda de que, ao editar um ato administrativo, a Administrao Pblica encontra-se em posio de superioridade em relao ao particular, pois est amparada pelo regime jurdico-administrativo.

www.pontodosconcursos.com.br

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

4. Elementos ou requisitos do ato administrativo Os elementos ou requisitos do ato administrativo nada mais so que componentes necessrios para que o ato seja considerado inicialmente vlido, editado em conformidade com a lei. No existe uma unanimidade doutrinria sobre a quantidade e as caractersticas de cada requisito ou elemento do ato administrativo. Portanto, como o nosso objetivo ser aprovado em um concurso pblico, iremos adotar o posicionamento do professor Hely Lopes Meirelles, que entende serem cinco os elementos dos atos administrativos: competncia, finalidade, forma, motivo e objeto. 4.1. Competncia O ato administrativo no cai do cu. necessrio que algum o edite para que possa produzir efeitos jurdicos. Esse algum o agente pblico, que recebe essa competncia expressamente do texto constitucional, atravs de lei (que a regra geral) ou, ainda, segundo o professor Jos dos Santos Carvalho Filho, atravs de normas administrativas. Neste ltimo caso, o ilustre professor informa que em relao aos rgos de menor hierarquia, pode a competncia derivar de normas expressas de atos administrativos organizacionais. Nesses casos, sero tais atos editados por rgos cuja competncia decorre de lei. Em outras palavras, a competncia primria do rgo provem da lei, e a competncia dos segmentos internos dele, de natureza secundria, pode receber definio atravs dos atos organizacionais. Sobre a competncia, alm de saber que se trata de um requisito sempre vinculado do ato, importante que voc entenda ainda quais so as principais caractersticas enumeradas pela doutrina, pois muito comum encontrarmos questes em prova sobre o assunto. 1) irrenuncivel: j que prevista em lei, a competncia de exerccio obrigatrio pelo agente pblico sempre que o interesse pblico assim exigir. No deve ser exercida ao livre
www.pontodosconcursos.com.br 10

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

arbtrio do agente, mas nos termos da lei, que ir definir os seus respectivos limites. 2) inderrogvel: os agentes pblicos devem sempre exercer a competncia nos termos fixados e estabelecidos pela lei, sendo-lhes vedado alterar, por vontade prpria ou por atos administrativos, o alcance da competncia legal. 3) Pode ser considerada improrrogvel: quando a agente pblico edita um ato que inicialmente no era de sua competncia, isso no significa que, a partir de ento, ele se torna o nico competente legalmente para exerc-lo, pois, provavelmente, o ato foi editado em razo de avocao ou delegao, ambos estudados anteriormente. 4) intransfervel: como a avocao e a delegao esto relacionadas exclusivamente com o exerccio da competncia, vlido destacar que a sua titularidade permanece com a autoridade responsvel pela delegao, que poder ainda continuar editando o ato delegado, por exemplo. 5) imprescritvel: o exerccio de determinada competncia pelo seu titular no prescreve em virtude do lapso temporal, independentemente do tempo transcorrido. A obrigao de exercer a competncia subsiste sempre que forem preenchidos os requisitos previstos em lei. Alm das caractersticas apresentadas, atente-se ainda para as regras bsicas previstas na Lei 9.784/99 (Lei do processo administrativo federal), objeto frequente nas provas de concursos. 1) Um rgo administrativo e seu titular podero, se no houver impedimento legal, delegar parte da sua competncia a outros rgos ou titulares, ainda que estes no lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razo de circunstncias de ndole tcnica, social, econmica, jurdica ou territorial; 2) No pode ser objeto de delegao a edio de atos de carter normativo; a deciso de recursos administrativos; as matrias de competncia exclusiva do rgo ou autoridade; 3) O ato de delegao e sua revogao devero ser publicados no meio oficial;
www.pontodosconcursos.com.br 11

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

4) O ato de delegao revogvel a qualquer tempo pela autoridade delegante; 5) As decises adotadas por delegao devem mencionar explicitamente esta qualidade e considerar-se-o editadas pelo delegado; 6) Ser permitida, em carter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, a avocao temporria de competncia atribuda a rgo hierarquicamente inferior. 4.2. Finalidade Trata-se de requisito sempre vinculado (previsto em lei) que impe a necessidade de respeito ao interesse pblico no momento da edio do ato administrativo. Conforme estudamos anteriormente, a finalidade do ato administrativo deve ser atingida tanto em sentido amplo quanto em sentido estrito para que este seja considerado vlido. Em sentido amplo, significa que todos os atos praticados pela Administrao devem atender ao interesse pblico. Em sentido estrito, significa que todo ato praticado pela Administrao possui uma finalidade especfica, prevista em lei. Apenas para reforar o que foi afirmado anteriormente e facilitar a assimilao do contedo, apresento novamente a questo abaixo, muito comum em provas de concursos.
(Advogado IRB/2006) Tcio, servidor pblico de uma Autarquia Federal, aprovado em concurso pblico de provas e ttulos, ao tomar posse, descobre que seria chefiado pelo Sr. Abel, pessoa com quem sua famlia havia cortado relaes, desde a poca de seus avs, sem que Tcio soubesse sequer o motivo. Depois de sua primeira semana de trabalho, apesar da indiferena de seu chefe, Tcio sentia-se feliz, era seu primeiro trabalho depois de tanto estudar para o concurso ao qual se submetera. Qual no foi sua surpresa ao descobrir, em sua segunda semana de trabalho, que havia sido removido para a cidade de So Paulo, devendo, em trinta dias, adaptar-se para se apresentar ao seu novo chefe, naquela localidade. Considerando essa situao hipottica e os preceitos, a doutrina e a jurisprudncia do Direito Administrativo Brasileiro, assinale a nica opo correta. a) A conduta do Sr. Abel no merece reparos, posto que amparada pela lei. www.pontodosconcursos.com.br 12

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
------------------------------------------------------------------------------------------------b) O Sr. Abel agiu com excesso de poder, razo pela qual seu ato padece de vcio. c) O Sr. Abel agiu corretamente, na medida em que Tcio ainda se encontrava em estgio probatrio. d) O Sr. Abel incidiu em desvio de finalidade, razo pela qual o ato por ele praticado merece ser anulado. e) Considerando que o ato do Sr. Abel padece de vcio, o mesmo dever ser revogado. Resposta: letra d.

Na citada questo, apesar de no ter constado expressamente, possvel supor que o Sr. Abel apenas removeu o servidor para a cidade de So Paulo em virtude de desavenas familiares, pois o servidor ainda estava em sua segunda semana de trabalho. Na verdade, o objetivo do Sr. Abel foi vingar-se do novo servidor e, para isso, editou um ato administrativo removendo-o para outra localidade. Pergunta: Qual a finalidade, em sentido amplo, de um ato administrativo de remoo de servidor? Satisfazer o interesse pblico, assim como todo e qualquer ato editado pela Administrao. Outra pergunta: E qual seria a finalidade, em sentido estrito, do mesmo ato de remoo de servidor? Suprir a carncia de servidores em outra localidade. Todavia, o que se verifica na referida questo que o Sr. Abel no editou o ato administrativo para suprir a carncia de servidores na localidade de destino, mas sim para ficar livre daquele servidor, j que existiam desavenas familiares. Como o ato editado pelo Sr. Abel no foi editado com a finalidade especfica de suprir a carncia de servidores no local de destino, sendo editado apenas para satisfazer o seu interesse pessoal, dever ser anulado por desvio de finalidade. Apesar de a Administrao ter por objetivo a satisfao do interesse pblico, vlido ressaltar que, em alguns casos, podero ser editados atos com o objetivo de satisfazer o interesse particular, como acontece, por exemplo, na permisso de uso de um certo bem pblico (quando o Municpio, por exemplo, permite ao particular a possibilidade de utilizar uma loja do Mercado municipal para montar o seu estabelecimento comercial).
www.pontodosconcursos.com.br 13

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

Nesse caso, o interesse pblico tambm ser atendido, mesmo que secundariamente. O que no se admite que um ato administrativo seja editado exclusivamente para satisfazer o interesse particular. Sendo assim, o requisito denominado finalidade tem que responder seguinte pergunta: para que foi editado o ato? 4.3. Forma A forma, que tambm um requisito vinculado do ato administrativo, a exemplo dos requisitos da competncia e finalidade, tambm pode ser compreendida em sentido estrito e em sentido amplo. Em sentido estrito, a forma pode ser entendida como o revestimento exterior do ato administrativo, o modelo do ato, o modo pelo qual ele se apresenta ao mundo jurdico. Em regra, o ato administrativo apresenta-se ao mundo jurdico por escrito. Entretanto, existe a possibilidade de determinados atos surgirem verbal, gestual, ou, ainda, virtualmente. Exemplo: Quando o guarda de trnsito emite dois silvos breves com o seu apito, ocorre a edio de um ato administrativo informal, pois ele est determinando que voc pare o veculo para que seja fiscalizado. Da mesma forma, quando o semforo de trnsito apresenta a cor vermelha, est sendo editado um ato administrativo informal determinando que voc tambm pare o veculo. Ao contrrio do princpio da liberdade das formas, que vigora no direito privado, segundo o qual os atos podem ser praticados por qualquer forma idnea para atingir o seu fim, vigora no Direito Administrativo, em regra, o princpio da solenidade das formas, segundo o qual, para a edio de um ato administrativo, devem ser respeitados procedimentos especiais e forma prevista em lei. O princpio da solenidade das formas est consagrado no 1 do artigo 22 da Lei Federal 9.784/99, ao estabelecer que os atos do processo devem ser produzidos por escrito, em vernculo, com a data e o local de sua realizao e a assinatura da autoridade responsvel.
www.pontodosconcursos.com.br 14

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

Sendo assim, em mbito federal existe norma expressa que impe a regra da forma escrita para o exerccio das competncias pblicas, o que nos leva a entender que, em regra, os atos administrativos devem ser formais. Em sentido amplo, a forma pode ser entendida como a formalidade ou procedimento a ser observado para a produo do ato administrativo. Em outras palavras, entenda que a lei pode determinar expressamente outras exigncias formais que no fazem parte do prprio ato administrativo, mas que lhe so anteriores ou posteriores (exigncia de vrias publicaes do mesmo ato no Dirio Oficial, por exemplo, para que possa produzir efeitos). Ao contrrio do que ocorre em relao ao princpio da solenidade das formas, que impe a necessidade da vontade administrativa se exteriorizar por escrito, em relao formalidade ou procedimento, somente ser exigida uma dada formalidade se a lei expressamente determinar. Inexistindo lei impondo uma exigncia formal alm da exteriorizao escrita, no h que ser requerer qualquer procedimento complementar. Esse o teor do caput do artigo 22 da Lei 9.784/99, ao declarar que os atos do processo administrativo no dependem de forma determinada seno quando a lei expressamente a exigir. 4.4. Motivo O motivo, que tambm chamado de causa, o pressuposto de fato e de direito que serve de fundamento para a edio do ato administrativo. O motivo se manifesta atravs de aes ou omisses dos agentes pblicos, dos administrados ou, ainda, de necessidades da prpria Administrao, que justificam ou impem a edio de um ato administrativo. Para que um ato administrativo seja validamente editado, fazse necessrio que esteja presente o pressuposto de fato e de direito que autoriza ou determina a sua edio. a) Pressuposto de fato: um acontecimento real, uma circunstncia ftica concreta, externa ao agente pblico e que ensejou a edio do ato.
www.pontodosconcursos.com.br 15

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

Exemplos: a circunstncia ftica concreta que enseja a edio de um ato administrativo de desapropriao para fins de reforma agrria a improdutividade de um latifndio rural; a circunstncia ftica concreta que enseja a edio do ato que concede a licena-maternidade a uma servidora o nascimento do filho; a circunstncia ftica concreta que enseja a edio do ato concessivo da aposentadoria compulsria o implemento da idade de setenta anos, etc. b) Pressuposto de direito: o dispositivo legal em que se baseia a edio do ato. Em outras palavras, so os requisitos materiais estabelecidos na lei e que autorizam (nos atos discricionrios) ou determinam (nos atos vinculados) a edio do ato. Exemplos: 1) No ato de desapropriao para fins de reforma agrria, o pressuposto de direito para a edio do ato est no artigo 184 da CF/88, que assim declara: Compete Unio desapropriar por interesse social, para fins de reforma agrria, o imvel rural que no esteja cumprindo sua funo social[...] . Foi o artigo 184 da CF/88 que fundamentou juridicamente a edio do ato. 2) No ato concessivo de licena-maternidade, em mbito federal, o pressuposto de direito que autoriza a edio do ato o artigo 207 da lei 8.112/90, ao declarar que ser concedida licena servidora gestante por 120 (cento e vinte) dias consecutivos, sem prejuzo da remunerao. 3) No ato concessivo da aposentadoria compulsria, o pressuposto de direito, em mbito federal, o artigo 186 da Lei 8.112/90, ao afirmar que o servidor ser aposentado compulsoriamente, aos setenta anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de servio. 4.4.1. Motivo e motivao necessrio que voc tenha muita ateno ao responder s questes de prova para no confundir motivo e motivao, que possuem significados diferentes.

www.pontodosconcursos.com.br

16

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

O motivo, conforme acabei de expor, pode ser entendido como o pressuposto de fato e de direito que serve de fundamento para a edio do ato administrativo. Por outro lado, a motivao nada mais que exposio dos motivos, por escrito, no corpo do ato administrativo. Exemplo: 120 (cento e nascimento do artigo 186 da direito (ambos Na concesso de licena servidora gestante por vinte) dias consecutivos, j sabemos que o filho corresponder ao pressuposto de fato e o Lei 8.112/90 corresponder ao pressuposto de formando o motivo).

Entretanto, a motivao somente passar a existir a partir do momento que o agente pblico do setor de recursos humanos declarar expressamente, por escrito, o pressuposto de fato e de direito que justificar a edio do ato. 4.4.2. Teoria dos motivos determinantes Segundo a teoria dos motivos determinantes, o motivo alegado pelo agente pblico, no momento da edio do ato, deve corresponder realidade, tem que ser verdadeiro. Caso contrrio, comprovando o interessado que o motivo informado no guarda qualquer relao com a edio do ato ou que sequer existiu, o ato dever ser anulado pela prpria Administrao ou pelo Poder Judicirio. O professor Celso Antnio Bandeira de Mello, ao explicar a teoria dos motivos determinantes, afirma que os motivos que determinam a vontade do agente, isto , os fatos que serviram de suporte sua deciso, integram a validade do ato. Sendo assim, a invocao de motivos de fato falsos, inexistentes ou incorretamente qualificados vicia o ato mesmo quando, conforme j se disse, a lei no haja estabelecido, antecipadamente, os motivos que ensejariam a prtica do ato. Uma vez enunciados pelo agente os motivos em que se calou, ainda quando a lei no haja expressamente imposto a obrigao de enunci-los, o ato s ser vlido se estes realmente ocorreram e o justificavam. Exemplo: Suponhamos que o Prefeito de um determinado Municpio tenha decidido exonerar o Secretrio Municipal de Turismo, ocupante de cargo em comisso. Entretanto, por ser colega do Secretrio e temer inimizades polticas, decidiu motivar
www.pontodosconcursos.com.br 17

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

o ato alegando a necessidade de reduzir a despesa com pessoal ativo (motivo) em virtude da queda no montante de recursos recebidos do Fundo de Participao dos Municpios. Porm, trs meses aps a exonerao do ex-Secretrio de Turismo, imaginemos que o Prefeito tenha decidido nomear a sua irm para ocupar o mesmo cargo, mas sem motivar o ato. Pergunta: No referido exemplo, ocorreu algum vcio (irregularidade) na exonerao do Secretrio Municipal de Turismo, j que o Prefeito sequer era obrigado a motivar o ato de exonerao? Sim. Realmente o Prefeito no era obrigado a motivar o ato de exonerao, pois se trata de cargo de confiana (em comisso), de livre nomeao e exonerao. Contudo, j que decidiu motivar o ato, a motivao deveria corresponder realidade, ser verdadeira e real, o que no aconteceu no caso. Como o motivo alegado (reduo de despesas) foi determinante para a edio do ato de exonerao, mas, posteriormente, ficou provado que ele no existia, dever ser anulado o ato por manifesta ilegalidade, seja pela prpria Administrao ou pelo Poder Judicirio. Para que fique mais fcil visualizar a forma de cobrana desse tpico nas provas de concursos, apresento abaixo uma questo recente do CESPE, aplicada no exame da OAB/SP, no fim de 2008.
(CESPE/OAB-SP-135/2008) Com relao aos diversos aspectos que regem os atos administrativos, assinale a opo correta. A) Segundo a teoria dos motivos determinantes do ato administrativo, o motivo do ato deve sempre guardar compatibilidade com a situao de fato que gerou a manifestao de vontade, pois, se o interessado comprovar que inexiste a realidade ftica mencionada no ato como determinante da vontade, estar ele irremediavelmente inquinado de vcio de legalidade. B) Motivo e motivao do ato administrativo so conceitos equivalentes no Direito Administrativo. C) Nos atos administrativos discricionrios, todos os requisitos so vinculados. D) A presuno de legitimidade dos atos administrativos uma presuno jure et de jure, ou seja, uma presuno absoluta. Resposta: letra a.

www.pontodosconcursos.com.br

18

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

4.5. Objeto O quinto requisito do ato administrativo, que pode ser discricionrio ou vinculado, o objeto, entendido como a coisa ou a relao jurdica sobre a qual recai o ato. Segundo a professora Maria Sylvia Zanella di Pietro, o o efeito jurdico que o ato produz. O que o ato faz? Ele direito? Ele extingue um direito? Ele transforma? Quer objeto vem descrito na norma, ele corresponde ao enunciado do ato. objeto cria um dizer, o prprio

Para os professores Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino, o objeto do ato administrativo identifica-se com o seu prprio contedo, por meio do qual a Administrao manifesta sua vontade, ou atesta simplesmente situaes pr-existentes. Assim, continuam os professores, objeto do ato de concesso de alvar a prpria concesso do alvar; objeto do ato de exonerao a prpria exonerao; objeto do ato de suspenso do servidor a prpria suspenso (neste caso h liberdade de escolha do contedo especfico nmero de dias de suspenso dentro dos limites legais de at noventa dias, conforme a valorao da gravidade da falta cometida); etc. Bem, analisados os requisitos ou elementos dos atos administrativos, passemos agora ao estudo de seus atributos, que tambm esto presentes nas questes elaboradas pelas principais bancas organizadoras do pas. 5. Atributos do ato administrativo Como consequncia do regime jurdico-administrativo, que concede Administrao Pblica um conjunto de prerrogativas necessrias ao alcance do interesse coletivo, os atos administrativos editados pelo Poder Pblico gozaro de determinadas qualidades (atributos) no existentes no mbito do Direito privado. No existe um consenso doutrinrio sobre a quantidade de atributos inerentes aos atos administrativos, mas, para responder s questes de provas, necessrio que estudemos a presuno de legitimidade, a imperatividade, a auto-executoriedade e a tipicidade.
www.pontodosconcursos.com.br 19

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

5.1. Presuno de legitimidade Todo e qualquer ato administrativo presumivelmente legtimo, ou seja, considera-se editado em conformidade com o direito (leis e princpios). Essa presuno consequncia da confiana depositada no agente pblico, pois se deve partir do pressuposto de que todos os parmetros e requisitos legais foram respeitados pelo agente no momento da edio do ato. A presuno de legitimidade dos atos administrativos tem o objetivo de evitar que terceiros (em regra, particulares) criem obstculos insensatos ou desprovidos de quaisquer fundamentos, que possam inviabilizar o exerccio da atividade administrativa. Ateno: importante que voc saiba que a presuno de legitimidade alcana todos os atos administrativos editados pela Administrao, independentemente da espcie ou classificao. Entretanto, no correto afirmar que a presuno de legitimidade dos atos administrativos seja juris et de jure (absoluta), pois o terceiro que se sentir prejudicado pode provar a ilegalidade do ato para que no seja obrigado a cumpri-lo. Na verdade, a presuno de legitimidade ser sempre juris tantum (relativa), pois assegurado ao interessado recorrer Administrao, ou mesmo ao Poder Judicirio, para que no seja obrigado a submeter-se aos efeitos do ato (que considera ilegtimo ou ilegal). importante esclarecer que, enquanto o Poder Judicirio ou a prpria Administrao no reconhecerem a ilegitimidade do ato administrativo, todos os seus efeitos continuam sendo produzidos normalmente, e o interessado dever cumpri-lo integralmente. O atributo da presuno de legitimidade tambm tem sido cobrado em provas de concursos como presuno de legalidade, apesar de alguns autores discordarem desse entendimento.
(ESAF/AGU) O ato administrativo, a que falte um dos elementos essenciais de validade, a) considerado inexistente, independente de qualquer deciso administrativa ou judicial. b) goza da presuno de legalidade, at deciso em contrrio. c) deve por isso ser revogado pela prpria Administrao. d) s pode ser anulado por deciso judicial. e) no pode ser anulado pela prpria Administrao. www.pontodosconcursos.com.br 20

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
------------------------------------------------------------------------------------------------Resposta: letra B

Quando se afirma que o ato administrativo presumivelmente legitimo, est se afirmando que foi editado em conformidade com o direito, ou seja, respeitando-se as leis e princpios vigentes. Por outro lado, ao se afirmar que o ato administrativo presumivelmente legal, restringe-se a presuno ao respeito lei. Ateno: A professora Maria Sylvia Zanella di Pietro ainda afirma que, alm de serem presumivelmente legtimos, os atos administrativos tambm so presumivelmente verdadeiros. Segundo a professora, a presuno de veracidade assegura que os fatos alegados pela Administrao so presumivelmente verdadeiros, assim como ocorre em relao a certides, atestados, declaraes ou informaes por ela fornecidos, todos dotados de f pblica. Por ltimo, lembre-se sempre de que do particular a obrigao de demonstrar e provar a ilegalidade ou possvel violao ao ordenamento jurdico causada pela edio do ato. Enquanto isso no ocorrer, o ato continua produzindo todos os seus efeitos. Esse o posicionamento do professor Hely Lopes Meirelles, ao afirmar que essa presuno autoriza a imediata execuo ou a operatividade dos atos administrativos, mesmo que argidos de vcios ou defeitos que os levem invalidade. Enquanto, porm, no sobrevier o pronunciamento de nulidade, os atos administrativos so tidos por vlidos e operantes, quer para a Administrao, quer para os particulares sujeitos ou beneficirios de seus efeitos. 5.2. Imperatividade A imperatividade o atributo pelo qual os atos administrativos se impem a terceiros, independentemente de sua concordncia ou aquiescncia. Ao contrrio do que ocorre na presuno de legitimidade, que no necessita de previso em lei, a imperatividade exige expressa autorizao legal e no pode ser aplicada a todos os atos administrativos.

www.pontodosconcursos.com.br

21

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

O professor Jos dos Santos Carvalho Filho considera os termos coercibilidade e imperatividade expresses sinnimas, ao declarar que significa que os atos administrativos so cogentes, obrigando a todos quantos se encontrem em seu crculo de incidncia (ainda que o objetivo a ser por ele alcanado contrarie interesses privados), na verdade, o nico alvo da Administrao Pblica o interesse pblico. o atributo da imperatividade que permite Administrao, por exemplo, aplicar multas de trnsito, constituir obrigao tributria que vincule o particular ao pagamento de imposto de renda, entre outros. Em virtude da unilateralidade, a Administrao Pblica no precisa consultar o particular, antes da edio do ato administrativo, para solicitar a sua concordncia ou aquiescncia, mesmo que o ato lhe cause prejuzos. A doutrina majoritria entende que a imperatividade decorre do poder extroverso do Estado, que pode ser definido como o poder que o Estado tem de constituir, unilateralmente, obrigaes para terceiros, com extravasamento dos seus prprios limites. O poder extroverso pode ser encontrado, por exemplo, na cobrana e fiscalizao dos impostos, no exerccio do poder de polcia, na fiscalizao do cumprimento de normas sanitrias, no controle do meio ambiente, entre outros. 5.3. Auto-executoriedade A auto-executoriedade o atributo que garante ao Poder Pblico a possibilidade de obrigar terceiros ao cumprimento dos atos administrativos editados, sem a necessidade de recorrer ao Poder Judicirio. O referido atributo garante Administrao Pblica a possibilidade de ir alm do que simplesmente impor um dever ao particular (consequncia da imperatividade), mas tambm utilizar fora direta e material no sentido de garantir que o ato administrativo seja executado. Entretanto, necessrio esclarecer que a auto-executoriedade no est presente em todos os atos administrativos (atos negociais

www.pontodosconcursos.com.br

22

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

e enunciativos, por exemplo), pois somente ocorrer em duas hipteses: 1) Quando existir expressa previso legal; 2) Em situaes emergenciais em que apenas se garantir a satisfao do interesse pblico com a utilizao da fora estatal. Exemplo: Imagine que a Administrao Pblica se depare com a existncia de um imvel particular em pssimas condies, prestes a desabar e que ainda habitado por uma famlia de cinco pessoas. Nesse caso, a Administrao no precisar recorrer ao Poder Judicirio para retirar obrigatoriamente as pessoas do local, utilizando a fora se preciso for, pois est diante de uma situao emergencial, na qual a integridade fsica de vrias pessoas est em risco. Tambm podem ser citados como exemplos de manifestao da auto-executoriedade a destruio de medicamentos com prazo de validade vencido e que foram recolhidos em farmcias e a demolio de obras construdas em reas de risco (zonas proibidas). Ateno: Conforme j informei, nem sempre os atos administrativos iro gozar de auto-executoriedade e, para fins de concursos pblicos, a multa (ato administrativo) o exemplo mais cobrado em relao ausncia de auto-executoriedade. Nesse caso, apesar da aplicao da multa ser decorrente do atributo da imperatividade, se o particular no efetuar o seu pagamento, a Administrao somente poder receb-la se recorrer ao Poder Judicirio. Conforme nos informam os professores Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo, a nica exceo ocorre na hiptese de multa administrativa aplicada por adimplemento irregular, pelo particular, de contrato administrativo em que tenha havido prestao de garantia. Nessa hiptese, a Administrao pode executar diretamente a penalidade, independentemente do consentimento do contratado, subtraindo da garantia o valor da multa (Lei n 8666/1993, artigo 80, inciso III).
www.pontodosconcursos.com.br 23

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

Por ltimo, necessrio deixar bem claro que os atos praticados sob o amparo do atributo da auto-executoriedade podem ser revistos pelo Poder Judicirio, sempre que provocado pelos interessados. Para tanto, basta que os interessados demonstrem, por exemplo, que tais atos foram praticados de forma arbitrria, desproporcional, desarrazoada ou abusiva para que o judicirio possa anul-los retroativamente. 5.4. Tipicidade No existe um consenso doutrinrio sobre a possibilidade de incluir a tipicidade como um dos atributos do ato administrativo. Todavia, como as bancas examinadoras gostam muito de utilizar o livro da professora Maria Sylvia Zanella di Pietro como base para a elaborao de questes, bom que o conheamos. Segundo a ilustre professora, podemos entender a tipicidade como o atributo pelo qual o ato administrativo deve corresponder a figuras definidas previamente pela lei como aptas a produzir determinados resultados. Como possvel observar, o princpio da tipicidade decorre da aplicao do princpio da legalidade e, segundo o entendimento da professora di Pietro, para cada finalidade que a administrao pretende alcanar existe um ato definido em lei, logo, o ato administrativo deve corresponder a figuras definidas previamente pela lei como aptas a produzir determinados resultados. Resumidamente falando, a professora entende que, para cada finalidade que a Administrao deseja alcanar, existe uma espcie distinta de ato administrativo e, portanto, inadmissvel que sejam editados atos inominados. 6. Classificao dos atos administrativos No existe uma uniformizao doutrinria sobre a classificao dos atos administrativos, pois cada autor possui uma classificao prpria, segundo os critrios adotados para estudo.

www.pontodosconcursos.com.br

24

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

Entretanto, para fins de concursos pblicos, penso que o mais sensato focarmos a classificao do professor Hely Lopes Meirelles, que tem sido adotada pelas principais bancas examinadoras do pas. 6.1. ATOS GERAIS E INDIVIDUAIS Os atos administrativos gerais ou regulamentares so aqueles que possuem destinatrios indeterminados, com finalidade normativa, tais como os decretos regulamentares, as instrues normativas, etc. Caracterizam-se por serem de comando abstrato e impessoal (destinados a sucessivas aplicaes, sempre quando ocorrer a hiptese neles prevista), muito parecidos com os das leis, e, portanto, revogveis a qualquer tempo pela Administrao. Geralmente so editados com o objetivo de explicar o texto legal a fim de garantir a sua fiel execuo. Podemos citar como principais caractersticas dos atos gerais: 1) Devem prevalecer sobre o ato administrativo individual; 2) Para que produzam efeitos em relao aos particulares, necessitam de publicao na imprensa oficial; 3) Podem ser revogados a respeitados os efeitos j produzidos; qualquer momento,

4) Os administrados no podem impugn-los diretamente perante a prpria Administrao ou Poder Judicirio. Ao contrrio dos atos gerais, atos administrativos individuais so aqueles que possuem destinatrios determinados ou determinveis, podendo alcanar um ou vrios sujeitos, sendo possvel citar como exemplos os decretos de desapropriao, a nomeao de servidores, uma autorizao ou permisso, etc. Ateno: Para que um ato administrativo seja classificado como individual, no interessa a quantidade de destinatrios, mas sim a possibilidade de quantific-los (definir a quantidade e conhecer os destinatrios). Exemplo: Nesses termos, poder ser considerado ato administrativo individual tanto aquele responsvel pela nomeao de um candidato para o cargo X, quanto aquele responsvel pela
www.pontodosconcursos.com.br 25

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

nomeao de 20 (vinte) servidores, simultaneamente, pois, nesse caso, possvel definir e conhecer quais candidatos esto sendo atingidos pelo ato. Outra caracterstica importante dos atos individuais a possibilidade de serem impugnados diretamente pelos administrados, seja atravs de uma ao de rito ordinrio (ao judicial comum), mandado de segurana ou, ainda, ao popular, sempre que forem praticados contrariamente lei. Nos termos da Smula 473 do Supremo Tribunal Federal, a administrao pode anular seus prprios atos, quando eivados de vcios que os tornam ilegais, porque deles no se originam direitos; ou revog-los, por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciao judicial. Sendo assim, caso o ato individual tenha gerado direito adquirido para o seu destinatrio, torna-se irrevogvel. 6.2. ATOS INTERNOS E EXTERNOS Atos administrativos internos so aqueles que produzem efeitos somente no interior da Administrao Pblica, e, portanto, no tm o objetivo de atingir os administrados, sendo possvel citar como exemplos uma ordem de servio, uma portaria de remoo de servidor, etc. Como no possuem o objetivo de alcanar os administrados, no exigem publicao no Dirio Oficial, sendo suficiente a comunicao aos seus destinatrios internos pelos instrumentos de comunicao disponveis. Por outro lado, atos administrativos externos ou de efeitos externos so aqueles que afetam os administrados, produzindo efeitos fora da Administrao, e, por isso, necessitam de publicao no dirio oficial. Como exemplos, podemos citar um decreto, um regulamento, uma portaria de nomeao de candidato aprovado em concurso pblico, etc. Apesar de no possurem o objetivo de alcanar diretamente os administrados, vlido destacar que os atos que onerem os cofres pblicos e todos aqueles que visem produzir efeitos fora

www.pontodosconcursos.com.br

26

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

da Administrao so considerados externos, e, portanto, devem ser publicados. 6.3. ATOS DE IMPRIO, DE GESTO E DE EXPEDIENTE Atos de imprio ou de autoridade so aqueles praticados pela Administrao no gozo de sua supremacia sobre o administrado. So aqueles atravs dos quais a Administrao cria deveres aos particulares independentemente de concordncia ou aquiescncia, tal como acontece na aplicao de uma multa de trnsito, na edio de um decreto de desapropriao, na apreenso de mercadorias, etc. Atos de gesto so aqueles editados pela Administrao sem fazer uso de sua supremacia sobre o administrado, estabelecendo-se uma relao horizontal (igualdade) e assemelhando-se aos atos de Direito privado, sendo possvel citar como exemplo a aquisio de bens pela Administrao, o aluguel de equipamentos, etc. Atos de expediente so os atos rotineiros praticados pelos agentes administrativos no interior da Administrao, sem carter vinculante e sem forma especial, que tm por objetivo organizar e operacionalizar as atividades exercidas pelos rgos e pelas entidades pblicas. Para exemplificar, podemos citar o preenchimento de um documento, a expedio de um ofcio a um particular, a rubrica nas pginas de um processo administrativo, etc. 6.4. ATOS VINCULADOS E DISCRICIONRIOS Nas palavras do professor Hely Lopes Meirelles, atos vinculados ou regrados so aqueles para os quais a lei estabelece os requisitos e condies de sua realizao, ao passo que discricionrios so os que a Administrao pode praticar com liberdade de escolha de seu contedo, de seu destinatrio, de sua convenincia, de sua oportunidade e de seu modo de realizao. Em outro tpico da aula, afirmei que o ato administrativo possui cinco elementos ou requisitos bsicos: competncia, forma, finalidade, motivo e objeto. Sendo assim, sempre que a lei
www.pontodosconcursos.com.br 27

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

estabelecer e detalhar esses cinco elementos, no deixando margem para que o agente pblico possa defini-los no momento da edio do ato, este ser vinculado. Lembre-se sempre de que no ato vinculado o agente pblico no possui alternativas ou opes no momento de editar o ato, pois a prpria lei j definiu o nico comportamento possvel. Portanto, caso o agente pblico desrespeite quaisquer dos requisitos ou elementos previstos pela lei, o ato dever ser anulado pela Administrao ou pelo Poder Judicirio. Exemplo: Suponhamos que determinada lei municipal estabelea todos os requisitos que devem ser cumpridos pelo particular que tenha a inteno de construir um edifcio. Nesse caso, se o particular apresentar toda a documentao necessria e cumprir todos os requisitos legais, a Administrao no possui outra alternativa a no ser conceder a licena para o particular construir, por ser um direito subjetivo deste. Como a Administrao no possui alternativas ou opes (conceder ou no a licena), j que a lei estabeleceu todos os requisitos necessrios edio do ato, este denominado vinculado. Por outro lado, no ato discricionrio, a lei apenas estabelece e detalha os requisitos da competncia, forma e finalidade, deixando ao critrio da Administrao decidir sobre o motivo e o objeto. Sendo assim, vlido ressaltar que os requisitos competncia, forma e finalidade sero sempre vinculados (definidos em lei), independentemente de o ato ser discricionrio ou vinculado. No ato discricionrio a Administrao possui alternativas ou opes, e, dentre elas, ir escolher a que seja mais oportuna e conveniente ao interesse pblico. Exemplo: Suponhamos que o servidor pblico federal X tenha procurado o Departamento de Recursos Humanos do rgo em que trabalha para solicitar o parcelamento do seu perodo de frias, pois deseja usufruir 15 dias em julho e 15 dias em janeiro. Pergunta: Nesse caso, poder a Administrao Pblica recusar-se a deferir o pedido de parcelamento das frias efetuado pelo servidor?
www.pontodosconcursos.com.br 28

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

Sim. O 3 do artigo 77 da lei 8.112/90 estabelece expressamente que as frias podero ser parceladas em at trs etapas, desde que assim requeridas pelo servidor e no interesse da administrao pblica. Sendo assim, como a Administrao pode deferir, ou no, o pedido efetuado pelo servidor, o ato ser discricionrio. 6.5. ATO SIMPLES, COMPLEXO E COMPOSTO Ato administrativo simples aquele que resulta da manifestao de vontade de um nico rgo, unipessoal ou colegiado, sendo irrelevante o nmero de agentes que participaro da edio do ato. A edio do ato simples depende da vontade de um nico rgo e independe de aprovaes ou homologaes posteriores. Como exemplos, podemos citar a edio de um parecer sob a responsabilidade de uma determinada autoridade administrativa, o despacho de um servidor ou uma deciso proferida por um conselho de contribuintes (neste caso, apesar de ser composto de vrios membros, a deciso uma s, representando a vontade da maioria). Ato administrativo complexo aquele que depende da manifestao de vontade de dois ou mais rgos para que seja editado. Apesar de ser um nico ato, necessrio que exista um consenso entre diferentes rgos para que possa produzir os efeitos desejados. possvel citar como exemplos os atos normativos editados conjuntamente, por dois ou mais rgos, tais como as Portarias Conjuntas editadas pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional e Receita Federal do Brasil (a exemplo da Portaria Conjunta n 01, de 10 de maro de 2009, que dispe sobre parcelamento de dbitos para com a Fazenda Nacional); editadas pelos rgos do Poder Judicirio (a exemplo da Portaria Conjunta 01, de 07 de maro de 2007, que regulamenta adicionais e gratificaes no mbito do Judicirio), entre outras. Nesse caso, deve ficar bem claro que existe uma manifestao conjunta de vontade de todos os rgos envolvidos antes de o ato ser editado.
www.pontodosconcursos.com.br 29

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

Por outro lado, ato administrativo composto aquele em que apenas um rgo manifesta a sua vontade, todavia, para que se torne exequvel, necessrio que outro rgo tambm se manifeste com o objetivo de ratificar, aprovar, autorizar ou homologar o ato. Ateno: Lembre-se de que, no ato composto, o seu contedo definido por apenas um rgo, mas, para que o ato produza os seus efeitos, necessria a manifestao de outro ou outros rgos. Como exemplo de ato composto, podemos citar a nomeao dos Ministros do Supremo Tribunal Federal. Nesse caso, nas palavras da professora Maria Sylvia Zanela Di Pietro, teramos um ato principal (nomeao efetuada pelo Presidente da Repblica) e outro ato acessrio ou secundrio (aprovao do Senado Federal). 6.6. ATO VLIDO, NULO E INEXISTENTE O ato vlido aquele editado em conformidade com a lei, respeitando-se todos os requisitos necessrios para a sua edio: competncia, finalidade, forma, motivo e objeto. importante que voc entenda que nem todo ato vlido necessariamente eficaz. Pode ocorrer de o ato ter sido editado nos termos da lei, porm, para que possa produzir efeitos, s vezes depende da ocorrncia de um evento futuro e certo (termo) ou futuro e incerto (condio). Por outro lado, ato nulo aquele editado com vcio insanvel em algum de seus requisitos de validade. Entretanto, apesar de ser nulo, vlido destacar que o ato produzir seus efeitos at que o Poder Judicirio ou a prpria Administrao Pblica estabelea o contrrio. Essa possibilidade decorre da presuno de legitimidade ou legalidade, um dos atributos do ato administrativo. Ato inexistente aquele que no existe para o direito administrativo, pois no foi editado por um agente pblico, mas por algum que se fez passar por tal condio. Exemplo: Imagine que um indivduo qualquer (que no possui nada para fazer na vida) esteja fiscalizando o comrcio na
www.pontodosconcursos.com.br 30

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

cidade de Montes Claros/MG apresentando-se como auditor da Secretaria do Estado de Fazenda de Minas Gerais. Imagine agora que o suposto servidor aplique uma multa a um determinado comerciante, preenchida em um pedao de guardanapo. Ora, nesse caso, est claro e evidente que o falso servidor no atua em nome da Administrao e, portanto, no pode editar atos administrativos. Sendo assim, a Administrao no pode ser responsabilizada por eventuais prejuzos causados a terceiros por esse falso servidor. Ateno: O professor Hely Lopes Meirelles no concorda com a existncia de atos anulveis no mbito do Direito Administrativo, pois entende que, se os atos foram ilegais, so necessariamente nulos. 6.7. ATO CONSUMADO PERFEITO, IMPERFEITO, PENDENTE OU

Ato administrativo perfeito aquele que j completou todo o seu ciclo de formao, superando todas as fases necessrias para a sua produo. A perfeio do ato refere-se ao processo de elaborao, ao passo que a validade refere-se conformidade do ato com a lei. Sendo assim, caso o ato administrativo j tenha sido escrito, motivado, assinado e publicado no Dirio Oficial, por exemplo, pode ser considerado perfeito, pois cumpriu todas as etapas necessrias para a sua formao. Entretanto, apesar de ser perfeito, o ato pode ser invlido, pois, apesar de ter concludo as etapas para a sua edio, o ato violou o texto legal. Em contrapartida, ato administrativo imperfeito aquele que ainda no ultrapassou todas suas fases de produo e que, portanto, no pode produzir efeitos. Trata-se de um ato administrativo incompleto, que ainda necessita superar alguma formalidade para que possa produzir efeitos. Ato administrativo pendente aquele que, embora perfeito (pois j cumpriu todas as etapas necessrias para a sua edio), ainda no pode produzir todos os seus efeitos porque est aguardando a ocorrncia de um evento futuro e certo (termo) ou futuro e incerto (condio).
www.pontodosconcursos.com.br 31

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

vlido destacar que todo ato pendente perfeito, pois j encerrou seu ciclo de produo, mesmo que ainda no possa produzir os efeitos pretendidos. Contudo, no correto afirmar que todo ato perfeito pendente, pois s vezes o ato j cumpriu todo o seu ciclo de formao e no est aguardando qualquer termo ou condio. Ato consumado ou exaurido aquele que j produziu todos os seus efeitos, tornando-se definitivo e imodificvel, seja no mbito judicial ou perante a prpria Administrao Pblica. Como exemplo de ato consumado, podemos citar uma autorizao de fechamento da rua Y, concedida pela Administrao municipal, para a realizao de uma festa junina, em 22 de junho. Nesse caso, no dia 23 de junho, poder a Administrao revogar a autorizao? claro que no, pois o ato estar consumado, tendo produzido todos os efeitos inicialmente desejados. 7. Espcies de atos administrativos 7.1. Atos normativos Os atos normativos so aqueles editados com o objetivo de facilitar a fiel execuo das leis, possuindo comandos gerais e abstratos, tais como os decretos regulamentares, as instrues normativas, os regimentos, entre outros. Apesar de possurem comandos gerais e abstratos (assim como acontece com as leis), os atos normativos no podem inovar na ordem jurdica, possuindo como limite o texto da lei que regulamentam. 7.2. Atos ordinatrios Os atos ordinatrios decorrem do poder hierrquico e tm o objetivo de disciplinar o funcionamento da Administrao, orientando os agentes pblicos subordinados no exerccio das funes que desempenham. Os atos ordinatrios restringem-se ao interior da Administrao e somente alcanam os servidores que esto subordinados chefia que os expediu.
www.pontodosconcursos.com.br 32

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

Como exemplos de atos ordinatrios, podemos citar as ordens de servio (que so determinaes especiais dirigidas aos responsveis por obras ou servios pblicos, contendo imposies de carter administrativo ou especificaes tcnicas sobre o modo e a forma de sua realizao); as instrues (que so ordens escritas e gerais a respeito do modo e da forma de execuo de determinada atividade ou servio pblico, expedidas pelo superior hierrquico com o objetivo de orientar os seus subordinados), as circulares (que visam uniformizao do desempenho de determinada atividade perante os agentes administrativos), entre outros. 7.3. Atos negociais Atos administrativos negociais so aqueles pelos quais a Administrao faculta aos particulares o exerccio de determinada atividade, desde que atendidas as condies estabelecidas no prprio ato. Os atos negociais possuem um contedo tipicamente negocial, pois representam o interesse convergente da Administrao e do administrado, porm, no podem ser caracterizados como contratos administrativos (j que os atos negociais so unilaterais) e no gozam dos atributos da imperatividade e auto-executoriedade. Para exemplificar, podemos citar as licenas, as autorizaes, as permisses, as aprovaes, as dispensas, etc. Os atos negociais, nas palavras dos professores Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo, podem ser vinculados ou discricionrios e definitivos ou precrios. Os atos negociais vinculados so aqueles em que existe um direito do particular sua obteno. Uma vez atendidos pelo particular os requisitos previstos em lei para a obteno do ato, no cabe Administrao escolha: o ato ter que ser praticado conforme o requerimento do particular, em que faa prova do atendimento dos requisitos legais. Os atos negociais discricionrios so aqueles que podem, ou no, ser praticados pela Administrao, conforme seu juzo de oportunidade e convenincia. Assim, mesmo que o particular tenha
www.pontodosconcursos.com.br 33

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

atendido s exigncias da lei necessrias ao requerimento da prtica do ato, essa poder ser negada pela Administrao. No existe um direito do administrado prtica do ato negocial discricionrio; esta depende sempre do juzo de oportunidade e convenincia, privativo da Administrao. Os atos ditos precrios so atos em que predomina o interesse do particular. J sabemos que a Administrao somente pode agir em prol do interesse pblico e que este a finalidade de qualquer ato administrativo, requisito sem o qual o ato nulo. Ocorre que h atos nos quais, ao lado do interesse pblico tutelado, existe interesse do particular, o qual, normalmente, quem provoca a Administrao para a obteno do ato. Os atos precrios resultam de uma liberdade da Administrao e, por isso, no geram direito adquirido para o particular e podem ser revogados a qualquer tempo, pela Administrao, inexistindo, de regra, direito indenizao para o particular. Os atos definitivos embasam-se num direito individual do requerente. So atos em que visivelmente predomina o interesse da Administrao. Tal no significa que no possam ser revogados. Embora a revogao desses atos no seja inteiramente livre, a ocorrncia de interesse pblico superveniente autoriza sua revogao por haver ele se tornado inoportuno ou inconveniente, salvo na hiptese de o ato haver gerado direito adquirido para seu destinatrio. Poder surgir direito de indenizao ao particular que tenha sofrido prejuzo com a revogao do ato. Nas questes de concursos pblicos, as trs espcies de atos negociais mais cobradas so a licena, a autorizao e a permisso. 1) Licena: trata-se de um ato vinculado e que ser editado em carter definitivo, pois, enquanto o destinatrio estiver cumprindo as condies estabelecidas na lei, o ato dever ser mantido. Aps cumpridos os requisitos legais, o particular possui direito subjetivo sua edio. Como exemplos, podemos citar a licena para o exerccio de uma determinada profisso, a licena para construir, a licena para dirigir, etc.

www.pontodosconcursos.com.br

34

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

2) Autorizao: trata-se de ato discricionrio e precrio, em que, quase sempre, prevalece o interesse do particular. Podem ser revogados pela Administrao a qualquer tempo, sem que, em regra, exista a necessidade de indenizao ao administrado. A professora Maria Silvia Zanella di Pietro entende que, no direito brasileiro, a autorizao administrativa pode ser estudada em vrias acepes: a) Como ato unilateral e discricionrio pelo qual a Administrao faculta ao particular o desempenho de atividade que, sem esse consentimento, seria ilegal, tal como acontece na autorizao para porte de arma de fogo (artigo 6 da Lei 9.437/97); b) Como ato unilateral e discricionrio pelo qual o Poder Pblico faculta ao particular o uso privativo de bem pblico, a ttulo precrio, a exemplo da autorizao concedida para o bloqueio de uma rua para a realizao de festa junina; c) Como ato unilateral e discricionrio pelo qual o Poder Pblico delega ao particular a explorao de servio pblico, a ttulo precrio, como acontece na autorizao para a explorao do servio de txi. 3) Permisso: Segundo o professor Hely Lopes Meirelles, trata-se de ato discricionrio e precrio, pelo qual o Poder Pblico faculta ao particular a execuo de servios de interesse coletivo, ou o uso especial de bens pblicos, a ttulo gratuito ou remunerado, nas condies estabelecidas pela Administrao. Como se trata de ato precrio, poder ser revogada sempre que existir interesse pblico, ressalvado o direito indenizao ao particular quando a permisso for onerosa ou concedida a prazo determinado. 7.4. Atos enunciativos Segundo o professor Hely Lopes Meirelles, atos administrativos enunciativos so todos aqueles em que a Administrao se limita a certificar ou atestar um fato, ou emitir uma opinio sobre determinado assunto, sem se vincular ao seu enunciado. Dentre os atos mais comuns dessa espcie, merecem ateno as certides, os atestados e os pareceres administrativos.
www.pontodosconcursos.com.br 35

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

1) Certido: a declarao por escrito da Administrao sobre um fato ou evento que consta em seus bancos de dados. Como exemplo, podemos citar a certido negativa de dbitos tributrios, que deve ser expedida pela Administrao Fazendria no prazo mximo de 10 dias, contados da data da entrega do requerimento no rgo. 2) Atestado: a declarao da Administrao a respeito de um fato ou acontecimento de que teve conhecimento no exerccio da atividade administrativa, mesmo que no constante em livros, papis ou documentos que estejam na sua posse. Como exemplo, podemos citar um atestado mdico editado por uma junta mdica oficial declarando que o servidor no est momentaneamente apto ao exerccio de suas funes. 3) Pareceres: so manifestaes de rgos tcnicos atravs do quais a Administrao apresenta a sua opinio sobre algum assunto levado sua considerao. Segundo o professor Hely Lopes Meirelles, o parecer pode ser normativo ou tcnico: a) Parecer normativo: aquele que, ao ser aprovado pela autoridade competente, convertido em norma de procedimento interno, tornando-se impositivo e vinculante para todos os rgos hierarquizados autoridade que o aprovou. Tal parecer, para o caso que o propiciou, ato individual e concreto; para os casos futuros, ato geral e normativo. b) Parecer tcnico: o que provm de rgo ou agente especializado na matria, no podendo ser contrariado por leigo ou, mesmo, por superior hierrquico. Nessa modalidade de parecer ou julgamento no prevalece a hierarquia administrativa, pois no h subordinao no campo da tcnica. Os atos enunciativos so meros atos administrativos e, portanto, no produzem efeitos jurdicos. Sendo assim, alguns autores at afirmam que os atos enunciativos no seriam atos administrativos, porm, no esse o entendimento que voc deve se lembrar aos responder s provas de concursos.

www.pontodosconcursos.com.br

36

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

7.5. Atos punitivos Os atos punitivos so aqueles que contm uma sano imposta pela Administrao aos seus agentes pblicos ou particulares que praticarem atos ou condutas irregulares, violando os preceitos administrativos. Os atos punitivos so consequncia do exerccio do poder disciplinar (no caso de sanes aplicadas aos agentes pblicos ou particulares que tenham algum vnculo com o Poder Pblico) ou do poder de polcia (nos casos de sanes aplicadas aos particulares, mesmo que no mantenham qualquer vnculo com a Administrao), a exemplo das multas, interdio de estabelecimentos violadores das normas administrativas, destruio de produtos apreendidos, etc. 8. Desfazimento dos atos administrativos Todo ato administrativo, aps ter sido editado, deve necessariamente ser respeitado e cumprido, pois goza do atributo da presuno de legitimidade, que lhe assegura a produo de efeitos jurdicos at posterior manifestao da Administrao Pblica ou do Poder Judicirio em sentido contrrio. Os atos administrativos no so eternos, pois podem ser desfeitos aps a sua edio em virtude da existncia de ilegalidade (anulao), em razo de convenincia ou oportunidade da Administrao (revogao) ou, simplesmente, em virtude de seu destinatrio ter deixado de cumprir os requisitos previstos em lei (cassao). 8.1. Anulao Quando o ato administrativo praticado em desacordo com o ordenamento jurdico vigente, considerado ilegal e, portanto, deve ser anulado pelo Poder Judicirio ou pela prpria Administrao, com efeitos retroativos. Para que voc possa responder s questes de concursos pblicos sem medo de ser feliz, lembre-se sempre de que um ato ilegal (contrrio ao ordenamento jurdico) deve ser sempre anulado, nunca revogado.
www.pontodosconcursos.com.br 37

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

Alm disso, lembre-se ainda de que a anulao desse ato ilegal pode ser efetuada pelo Poder Judicirio (quando provocado) ou pela prpria Administrao (de ofcio ou mediante provocao). importante destacar tambm que a anulao de um ato administrativo opera-se com efeitos retroativos (ex tunc), ou seja, o ato perde os seus efeitos desde o momento de sua edio (como se nunca tivesse existido), pois no origina direitos. Esse o teor da smula 473 do Supremo Tribunal Federal ao afirmar que a Administrao pode anular os seus prprios atos, quando eivados de vcios que os tornem ilegais, porque deles no se originam direitos. Sendo assim, necessrio ficar bem claro que os atos ilegais no originam direitos para os seus destinatrios. Entretanto, devem ser preservados os efeitos j produzidos em face de terceiros de boa-f (que no tm nenhuma relao com o ato nulo). Exemplo: os professores Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino citam o caso de um servidor cujo ingresso no servio pblico decorre de um ato nulo (a nomeao ou a posse contm vcio insanvel). Imagine-se que esse servidor emita uma certido negativa de tributos para Joo e, no dia seguinte, seja ele exonerado em decorrncia da nulidade de seu vnculo com a Administrao. Os efeitos dos atos praticados entre ele e a Administrao devem ser desfeitos. Mas Joo, que obteve a certido, um terceiro. Sua certido vlida. Grave bem as informaes abaixo sobre a anulao dos atos administrativos para que voc jamais erre uma questo em prova (e tem sido cobrado demais esse tema nos concursos): 1) A anulao consequncia de uma ilegalidade, de um ato que foi editado contrariamente ao direito; 2) A anulao de um ato administrativo pode ser feita pelo Poder Judicirio, quando for provocado pelo interessado, ou pela prpria Administrao, de ofcio ou tambm mediante provocao do interessado;

www.pontodosconcursos.com.br

38

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

3) A anulao possui efeitos retroativos (ex tunc) , ou seja, deixa de produzir efeitos jurdicos desde o momento de sua edio (como se nunca tivesse existido); 4) A anulao no desfaz os efeitos jurdicos j produzidos perante terceiros de boa-f; 8.2. Revogao A revogao ocorre sempre que a Administrao Pblica decide retirar, parcial ou integramente do ordenamento jurdico, um ato administrativo vlido, mas que deixou de atender ao interesse pblico em razo de no ser mais conveniente ou oportuno. Ao revogar um ato administrativo a Administrao Pblica est declarando que uma situao, at ento oportuna e conveniente ao interesse pblico, no mais existe, o que justifica a extino do ato. Para responder s questes de concursos, seguindo o mesmo entendimento que apresentei em relao anulao, lembre-se sempre de que um ato ilegal jamais ser revogado, mas sim anulado. Da mesma forma, se a questo de prova afirmar que um ato inconveniente ou inoportuno deve ser anulado, certamente estar incorreta, pois convenincia e oportunidade esto intimamente relacionadas com a revogao. A revogao de um ato administrativo consequncia direta do juzo de valor (mrito administrativo) emitido pela Administrao Pblica (que responsvel por definir o que bom ou ruim para coletividade, naquele momento), e, portanto, vedado ao Poder Judicirio revogar ato administrativo editado pela Administrao. Ateno: o Poder Judicirio, no exerccio de suas funes atpicas, tambm pode editar atos administrativos (publicao de um edital de licitao, por exemplo). Sendo assim, posteriormente, caso interesse pblico superveniente justifique a revogao do edital licitatrio, o prprio Poder Judicirio poder faz-lo. Neste caso, importante destacar que o edital estaria sendo revogado pelo prprio Poder Judicirio, pois ele foi o responsvel pela edio do referido ato administrativo. O que no se admite
www.pontodosconcursos.com.br 39

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

que o Poder Judicirio efetue a revogao de atos editados pela Administrao Pblica, pois estaria invadindo a seara do mrito administrativo. Nos mesmos moldes, quando o Poder Legislativo editar um ato administrativo no exerccio de sua funo atpica, tambm poder efetuar a sua revogao, sendo proibido ao Poder Judicirio manifestar-se em relao ao mrito desse ato. Ao contrrio do que ocorre na anulao, que produz efeitos ex tunc, na revogao os efeitos sero sempre ex nunc (proativos). Isso significa dizer que a revogao somente produz efeitos prospectivos, ou seja, para frente, conservando-se todos os efeitos que j haviam sido produzidos. Exemplo: imagine que um determinado servidor pblico federal esteja em pleno gozo (no terceiro ms) de licena para tratar de interesses particulares, que foi deferida pela Administrao pelo prazo de 02 anos (artigo 91 da Lei 8.112/90). Neste caso, mesmo restando ainda 21 (vinte e um) meses para o seu trmino, a Administrao poder revog-la a qualquer momento, desde que presente o interesse pblico. Da mesma forma que agiu discricionariamente a Administrao no momento de concesso de licena para tratar de assuntos particulares, nos termos do artigo 91 da Lei 8.112/90, ser discricionria tambm a revogao da licena, caso assim justifique o interesse pblico. O ato de revogao possuir efeitos ex nunc (para frente), ou seja, o servidor ir retornar ao trabalho somente aps a edio do ato revocatrio, sendo considerado como de efetivo gozo o perodo de trs meses que usufruiu da licena. Pergunta: professor, o que preciso saber para no errar nenhuma questo de prova sobre revogao? Anote a: 1) Que a revogao consequncia da discricionariedade administrativa (convenincia e oportunidade); 2) Que os atos invlidos ou ilegais jamais sero revogados, mas sim anulados; 3) Que somente a Administrao Pblica pode revogar os seus prprio atos administrativos;
www.pontodosconcursos.com.br 40

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

4) Que a revogao produz efeitos ex nunc, enquanto na anulao os efeitos so ex tunc. Pergunta: professor Fabiano Pereira, ilimitado o poder conferido Administrao para revogar os seus atos administrativos? No! Existem alguns atos administrativos que no podem ser revogados, so eles:
1) os atos j consumados, que exauriram seus efeitos: suponhamos que tenha sido editado um ato concessivo de frias a um servidor e que todo o perodo j tenha sido gozado. Ora, neste caso, no h como revogar o ato que concedeu frias ao servidor, pois todos os efeitos do ato j foram produzidos; 2) os atos vinculados: se a lei responsvel pela definio de todos os requisitos do ato administrativo, no possvel que a Administrao efetue a sua revogao com base na convenincia e oportunidade (condio necessria para a revogao); 3) os atos que j geraram direitos adquiridos para os particulares: trata-se de garantia constitucional assegurada expressamente no inciso XXXVI do artigo 5 da CF/88; 4) os atos que integram um procedimento, pois, neste caso, a cada ato praticado surge uma nova etapa, ocorrendo a precluso de revogao da anterior. 5) os denominados meros atos administrativos, pois, neste caso, os efeitos so estabelecidos diretamente na lei;

8.3. Cassao A cassao o desfazimento de um ato vlido em virtude do seu destinatrio ter descumprido os requisitos necessrios para a sua manuteno em vigor. Sendo assim, deve ficar bem claro que o particular, destinatrio do ato, o nico responsvel pela sua extino. Exemplo: se a Administrao concedeu uma licena para o particular construir um prdio de 03 (trs) andares, mas este construiu um prdio com 05 (cinco) andares, desrespeitou os requisitos inicialmente estabelecidos e, portanto, o ato ser cassado.

www.pontodosconcursos.com.br

41

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

8.4. Outras formas de extino do ato administrativo Alm das hipteses de desfazimento do ato administrativo estudadas at o momento, que dependem da manifestao expressa da Administrao ou do Poder Judicirio, a doutrina majoritria ainda lista as seguintes: 1) extino subjetiva: ocorre em virtude do desaparecimento do sujeito destinatrio do ato. Por exemplo, se a Administrao concedeu ao servidor uma licena para tratar de assuntos particulares, mas, durante o gozo da licena, ele faleceu, considera-se extinto o ato, por questes bvias. 2) extino objetiva: ocorre em virtude do desaparecimento do prprio objeto do ato. Exemplo: se o particular possua permisso para instalar uma banca de revista em uma praa, mas, posteriormente, a praa foi destruda para a construo de uma escola, o ato de permisso consequentemente ser extinto. 3) extino natural: ocorre aps o transcurso normal do prazo inicialmente fixado para a produo dos efeitos do ato. Exemplo: se foi concedida licena-paternidade a um servidor, o ato ser extinto naturalmente depois de 05 (cinco) dias (que o prazo legal de gozo da licena). 4) caducidade: ocorre quando a edio de lei superveniente edio do ato administrativo impede a continuidade de seus efeitos jurdicos. A professora Maria Sylvia Zanella di Pietro cita como exemplo o caso de um parque de diverses que possua permisso para funcionar em uma regio da cidade, mas que, em razo de nova lei de zoneamento, tornou-se incompatvel. Neste caso, o ato anterior que permitia o funcionamento do parque naquela regio (hoje proibida por lei) dever ser extinto, pois ocorrer a caducidade. 9. Convalidao de atos administrativos Segundo a professora Maria Sylvia Zanella di Pietro, convalidao o ato administrativo atravs do qual suprido o vcio existente em um ato ilegal, com efeitos retroativos data em que este foi praticado.
www.pontodosconcursos.com.br 42

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

Na verdade, a convalidao nada mais que a correo do ato administrativo portador de defeito sanvel de legalidade, com efeitos retroativos. A lei 9.784/99 (Lei de processo administrativo federal) estabelece expressamente que: Art. 55. Em deciso na qual se evidencie no acarretarem leso ao interesse pblico nem prejuzo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanveis podero ser convalidados pela prpria Administrao. Art. 54. O direito da Administrao de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favorveis para os destinatrios decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada m-f. 1o No caso de efeitos patrimoniais contnuos, o prazo de decadncia contar-se- da percepo do primeiro pagamento. 2o Considera-se exerccio do direito de anular qualquer medida de autoridade administrativa que importe impugnao validade do ato. Inicialmente, necessrio esclarecer que a convalidao de um ato administrativo somente pode ocorrer em relao aos vcios sanveis, pois, caso o ato apresente vcios insanveis, dever ser necessariamente anulado. Alm disso, o prazo que a Administrao possui para anular os atos ilegais de 05 (cinco) anos. Ultrapassado esse prazo, considera-se que o ato foi tacitamente (automaticamente) convalidado, salvo comprovada m-f do beneficirio. Por ltimo, necessrio que voc entenda que somente possvel convalidar um ato administrativo se o vcio de legalidade estiver restrito aos requisitos competncia ou forma (desde que no seja obrigatria), pois, caso a ilegalidade esteja presente nos demais requisitos (finalidade, motivo e objeto), o ato ser considerado nulo, no sendo passvel de correo.

www.pontodosconcursos.com.br

43

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

SUPER R.V.P. 1) A Administrao Pblica edita dois tipos de atos jurdicos: a) atos que so regidos pelo Direito Pblico e, consequentemente, denominados de atos administrativos e b) atos regidos pelo Direito Privado; 2) Fique atento ao conceito de ato administrativo formulado pelo professor Hely Lopes Meirelles, pois ele muito cobrado em questes de concursos: ato administrativo toda manifestao unilateral de vontade da Administrao Pblica que, agindo nessa qualidade, tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos, ou impor obrigaes aos administrados ou a si prpria. 3) So elementos ou requisitos do ato administrativo a competncia, a finalidade, a forma, o motivo e o objeto. Os trs primeiros so sempre vinculados e os dois ltimos podem ser vinculados ou discricionrios; 4) O motivo, que tambm chamado de causa, o pressuposto de fato e de direito que serve de fundamento para a edio do ato administrativo. O motivo se manifesta atravs de aes ou omisses dos agentes pblicos, dos administrados ou, ainda, de necessidades da prpria Administrao, que justificam ou impem a edio de um ato administrativo; 5) Cuidado para no confundir as expresses motivo e motivao. O motivo pode ser entendido como o pressuposto de fato e de direito que serve de fundamento para a edio do ato administrativo. Por outro lado, a motivao nada mais que exposio dos motivos, por escrito, no corpo do ato administrativo; 6) Segundo a teoria dos motivos determinantes, o motivo alegado pelo agente pblico no momento da edio do ato deve corresponder realidade, tem que ser verdadeiro, pois, caso contrrio, comprovando o interessado que o motivo informado no guarda qualquer relao com a edio do ato ou que simplesmente no existe, o ato dever ser anulado pela prpria Administrao ou pelo Poder Judicirio;

www.pontodosconcursos.com.br

44

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

7) No existe um consenso doutrinrio sobre a quantidade de atributos inerentes aos atos administrativos, mas, para responder s questes de provas, lembre-se da presuno de legitimidade, a imperatividade, a auto-executoriedade e a tipicidade; 8) Todo e qualquer ato administrativo presumivelmente legtimo, ou seja, considera-se editado em conformidade com a lei, alcanando todos os atos administrativos editados pela Administrao, independentemente da espcie ou classificao; 9) A presuno de legitimidade ser sempre juris tantum (relativa), pois assegurado ao interessado recorrer Administrao, ou mesmo ao Poder Judicirio, para que no seja obrigado a submeter-se aos efeitos do ato, quando for manifestamente ilegal; 10) A imperatividade o atributo pelo qual os atos administrativos se impem a terceiros, independentemente de sua concordncia ou aquiescncia. Ao contrrio do que ocorre na presuno de legitimidade, que no necessita de previso em lei, a imperatividade exige expressa autorizao legal e no pode ser aplicada a todos os atos administrativos; 11) A auto-executoriedade o atributo que garante ao Poder Pblico a possibilidade de obrigar terceiros ao cumprimento dos atos administrativos editados, sem a necessidade de recorrer ao Poder Judicirio; 12) Nem sempre os atos administrativos iro gozar de autoexecutoriedade e o exemplo mais comum em provas o das multas. Nesse caso, apesar da aplicao de a multa ser decorrente do atributo da imperatividade, se o particular no efetuar o seu pagamento, a Administrao somente poder receb-la se recorrer ao Poder Judicirio, no sendo possvel gozar da autoexecutoriedade; 13) No existe um consenso doutrinrio sobre a possibilidade de incluir a tipicidade como um dos atributos do ato administrativo, mas, como as bancas examinadoras gostam muito de utilizar o livro da professora Maria Sylvia Zanella di Pietro como base para a elaborao de questes, bom que voc o conhea. Segundo a ilustre professora, podemos entender a tipicidade como o atributo pelo qual o ato administrativo deve corresponder a figuras definidas

www.pontodosconcursos.com.br

45

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

previamente resultados.

pela

lei

como

aptas

produzir

determinados

14) Para que voc possa responder s questes de concursos pblicos sem medo de ser feliz, lembre-se sempre de que um ato ilegal (contrrio ao ordenamento jurdico) deve ser sempre anulado, nunca revogado. Alm disso, lembre-se ainda de que a anulao desse ato ilegal pode ser efetuada pelo Poder Judicirio (quando provocado) ou pela prpria Administrao (de ofcio ou mediante provocao); 15) A anulao de um ato administrativo opera-se com efeitos retroativos (ex tunc), ou seja, o ato perde os seus efeitos desde o momento de sua edio (como se nunca tivesse existido), pois no origina direitos; 16) A revogao ocorre sempre que a Administrao Pblica decide retirar, parcial ou integramente do ordenamento jurdico, um ato administrativo vlido e legal, mas que deixou de atender ao interesse pblico em razo de no ser mais conveniente ou oportuno. 17) O Poder Judicirio, no exerccio de suas funes atpicas, tambm pode editar atos administrativos (publicao de um edital de licitao, por exemplo). Sendo assim, posteriormente, caso interesse pblico superveniente justifique a revogao do edital licitatrio, o prprio Poder Judicirio poder faz-lo; 18) Ao contrrio do que ocorre na anulao, que produz efeitos ex tunc, na revogao os efeitos sero sempre ex nunc (proativos). Isso significa dizer que a revogao somente produz efeitos prospectivos, ou seja, para frente, conservando-se todos os efeitos que j haviam sido produzidos; 19) No podem ser revogados os atos j consumados, que exauriram seus efeitos; os atos vinculados; os atos que j geraram direitos adquiridos para os particulares; os atos que integram um procedimento e os denominados meros atos administrativos; 20) A cassao o desfazimento de um ato vlido em virtude do seu destinatrio ter descumprido os requisitos necessrios para a sua manuteno em vigor. Sendo assim, deve ficar bem claro que o particular, destinatrio do ato, o nico responsvel pela sua extino;
www.pontodosconcursos.com.br 46

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

21) A convalidao (correo) de um ato administrativo somente pode ocorrer em relao aos vcios sanveis, pois, caso o ato apresente vcios insanveis, dever ser necessariamente anulado. Alm disso, o prazo que a Administrao possui para anular os atos ilegais de 05 (cinco) anos. Ultrapassado esse prazo, considera-se que o ato foi tacitamente (automaticamente) convalidado, salvo comprovada m-f do beneficirio.

www.pontodosconcursos.com.br

47

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

QUESTES COMENTADAS 01. (Analista Judicirio/TRE MA 2009/CESPE - adaptada) No tocante aos atos administrativos, julgue os itens abaixo: I. A imperatividade atributo presente em todos os atos administrativos, inclusive naqueles que conferem direitos solicitados pelos administrados e nos atos enunciativos. A imperatividade o atributo do ato administrativo que assegura Administrao a prerrogativa de impor unilateralmente as suas determinaes aos particulares, independentemente de concordncia ou aquiescncia. Esse atributo est presente somente nos atos que impem obrigaes aos administrados, a exemplo dos atos de imprio, que so editados com fundamento na supremacia do interesse pblico perante o interesse privado (interdio de estabelecimentos, apreenso de mercadorias etc.). O atributo da imperatividade no est presente nos atos que conferem direitos solicitados pelos administrados, a exemplo das licenas e autorizaes, bem como naqueles em que a Administrao se limita a certificar ou atestar um determinado fato (atos enunciativos). Assertiva incorreta. II. A tipicidade atributo do ato administrativo constante unicamente nos atos unilaterais, razo pela qual no se faz presente nos contratos celebrados pela administrao pblica. a professora Maria Sylvia Zanella di Pietro que se refere a um quarto atributo do ato administrativo: a tipicidade. Para a citada professora, a tipicidade o atributo pelo qual o ato administrativo deve corresponder a figuras definidas previamente pela lei como aptas a produzir determinados resultados. Para cada finalidade que a Administrao pretende alcanar existe um ato definido em lei. Esse atributo seria uma consequncia do princpio da legalidade, impedindo que a Administrao pratique atos inominados, sem a respectiva previso legal. Entretanto, entende a professora que a tipicidade somente est presente nos atos
www.pontodosconcursos.com.br 48

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

unilaterais. Isso porque nos contratos administrativos administrativos no h imposio de vontade da Administrao, pois depende sempre da aceitao do particular. Diante dos comentrios apresentados, a assertiva deve ser considerada verdadeira. III. A permisso ato administrativo bilateral e vinculado pelo qual a administrao faculta ao particular a execuo de servio pblico ou a utilizao privativa de bem pblico. A permisso ato administrativo unilateral, discricionrio e precrio, gratuito ou oneroso, pelo qual a Administrao Pblica faculta ao particular a execuo de servio pblico ou a utilizao privativa de bem pblico. A ttulo de exemplo, possvel citar a permisso de uso de parte de uma praa pblica para a instalao de uma banca de jornal e revistas. Ao responder s questes de prova, fique atento para no confundir a permisso de servios pblicos (caracterizada como um contrato de adeso) com a permisso de uso de bens pblicos (caracterizada como um ato administrativo). O art. 40 da Lei 8.987/95 afirma que a permisso de servio pblico ser formalizada mediante contrato de adeso, que observar os termos desta Lei, das demais normas pertinentes e do edital de licitao, inclusive quanto precariedade e revogabilidade unilateral do contrato pelo poder concedente. Como o texto da assertiva referiu-se ao ato administrativo denominado permisso, deve ser considerado incorreto. IV. A revogao do ato administrativo produz efeitos ex tunc. A Smula 473 do Supremo Tribunal Federal assegura Administrao Pblica a prerrogativa de revogar os seus prprios atos administrativos, quando no forem mais convenientes e oportunos. Todavia, diferentemente do que foi afirmado no texto da assertiva, a revogao sempre produzir efeitos ex nunc, ou seja, a partir do momento que o ato foi revogado.

www.pontodosconcursos.com.br

49

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

Ao declarar que a revogao produz efeitos ex tunc, a assertiva, de forma incorreta, afirmou que os efeitos so retroativos, ou seja, que a revogao se opera desde o momento da edio do ato, o que no verdade. V. O ato administrativo se sujeita ao regime jurdico de direito pblico ou de direito privado. A professora Maria Sylvia Zanella di Pietro afirma que os atos administrativos esto sujeitos ao regime jurdico-administrativo (direito pblico), pois, no momento da respectiva edio, a Administrao aparece como todas as prerrogativas de restries prprias do poder pblico. Assertiva incorreta. 02. (Tcnico Judicirio/TRE MA 2009/CESPE) Acerca dos atos administrativos, julgue os itens que se seguem. I. A imperatividade a caracterstica do ato administrativo que faz com que esse ato, to logo seja praticado, possa ser imediatamente executado e seu objeto, imediatamente alcanado. II. A presuno de legitimidade dos atos administrativos iuris tantum. III. Todo ato administrativo autoexecutvel. IV. So atributos dos atos administrativos a presuno de legitimidade, a imperatividade, a exigibilidade e a autoexecutoriedade. Esto certos apenas os itens (A) I e III. (B) II e IV. (C) III e IV. (D) I, II e III. (E) I, II e IV. Comentrios Item I A imperatividade o atributo (caracterstica) que assegura Administrao Pblica a prerrogativa de impor os seus atos obrigatoriamente aos particulares, independentemente de concordncia ou aquiescncia. Por outro lado, a
www.pontodosconcursos.com.br 50

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

autoexecutoriedade que permite que o ato administrativo, to logo seja praticado, possa ser imediatamente executado e seu objeto, imediatamente alcanado. Perceba que a banca examinadora simplesmente inverteu os conceitos de imperatividade e autoexecutoriedade, deixando a assertiva incorreta. Item II Segundo o atributo da presuno de legitimidade, os atos administrativos so presumivelmente legais, ou seja, editados em conformidade com a lei e com o direito (princpios gerais, por exemplo). Todavia, essa presuno no absoluta (jure et de jure), pois admite que os eventuais prejudicados pelo ato administrativo demonstrem e provem a sua ilegalidade. Desse modo, correto afirmar que a presuno de legitimidade juris tantum (presuno relativa), o que torna a assertiva correta. Item III Nem todo ato administrativo editado pela Administrao Pblica goza do atributo da autoexecutoriedade, a exemplo do que ocorre nas penalidades de natureza pecuniria, como as multas. Nesse caso, se o particular recusar-se a efetuar o pagamento, necessrio que a Administrao ingresse com uma ao judicial para receber o respectivo valor. Assertiva incorreta. Item IV O texto desta assertiva est correto, pois apenas citou alguns atributos do ato administrativo. Perceba que a assertiva no afirmou que os atributos so apenas os que foram relacionados, pois, neste caso, a questo poderia ser objeto de recurso. Isso porque a professora Maria Sylvia Zanella di Pietro se refere tambm ao atributo da tipicidade e o prprio CESPE j o cobrou em questes que analisamos anteriormente. Assertiva correta. Diante dos comentrios apresentados nos quatro itens, deve ser marcada como resposta correta a alternativa B. 03. (Analista Administrativa/ANATEL 2009/CESPE) Lucas foi aprovado em concurso pblico de provas e ttulos para o cargo de analista administrativo da ANATEL. Considerando que o prazo de validade do concurso expirar em julho de 2009, com possibilidade de prorrogao por mais um ano, ou
www.pontodosconcursos.com.br 51

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

seja, julho de 2010, Lucas resolveu encaminhar um e-mail para a ouvidoria da agncia, indagando se o presidente prorrogaria ou no o certame. A ouvidoria da ANATEL respondeu a Lucas que a contratao de pessoal nas agncias, por meio de concurso pblico, um ato de gesto e no de imprio e que a prorrogao do concurso constitui um ato discricionrio. Com base na situao hipottica acima apresentada, julgue os itens subsequentes, acerca da classificao dos atos administrativos. I. As informaes prestadas pela ouvidora esto corretas, pois a contratao de pessoal por meio de concurso pblico para composio de quadro funcional caracterizada como ato de gesto, no intervindo a vontade dos administrados para sua prtica. Atos de gesto so aqueles praticados pela Administrao Pblica em situao de igualdade jurdica com os administrados, portanto, regidos pelo direito privado. Tem por objetivo assegurar a conservao e gesto do patrimnio pblico e dos servios prestados coletividade. Por outro lado, atos de imprio so aqueles editados com base na supremacia do interesse pblico perante o interesse privado, gozando de todas as prerrogativas do regime jurdicoadministrativo, a exemplo de uma desapropriao. Como possvel perceber, a contratao de pessoal atravs de concurso pblico para suprir as necessidades de uma autarquia no pode ser considerada um ato de gesto, mas sim um ato de imprio, pois durante a realizao do certame sero aplicadas as normas concernentes ao direito pblico (Direito Administrativo). Assertiva incorreta. II. Na situao considerada, a informao da ouvidoria, quanto prorrogao do concurso pblico constituir ato discricionrio, est correta, embora no tenha atendido objetivamente indagao de Lucas. O inciso III do artigo 37 da CF/88 estabelece que o prazo de validade do concurso pblico ser de at dois anos, prorrogvel
www.pontodosconcursos.com.br 52

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

uma vez, por igual perodo. Assim, no existe a obrigatoriedade de prorrogao do prazo de validade do concurso pblico, que somente ir ocorrer se a Administrao Pblica entender conveniente e oportuno, j que se trata de ato discricionrio. Portanto, est correta a assertiva. 04. (Analista Judicirio/TRE GO 2009/CESPE - adaptada) Julgue os itens abaixo a respeito da discricionariedade administrativa, como prerrogativa do agente pblico e do seu controle pelo Poder Judicirio. I. A discricionariedade administrativa decorre da ausncia de lei para reger determinada situao. A discricionariedade administrativa pode ser entendida como a liberdade conferida ao administrador pblico, pela lei, para que este escolha a opo que melhor atenda ao interesse pblico, no caso em concreto, dentre as vrias alternativas que lhes so apresentadas. Deve ficar bem claro que a discricionariedade administrativa no decorre da ausncia de lei para reger determinada situao, pois foi a prpria lei que concedeu ao agente pblico a prerrogativa de tomar a deciso mais conveniente e oportuna para a coletividade. A discricionariedade administrativa se manifesta, por exemplo, quando uma autoridade, aps regular processo administrativo, decide aplicar a penalidade de suspenso a um servidor que tenha cometido infrao administrativa. Nesse caso, a lei no determina, com preciso, qual o prazo exato de suspenso que deve ser aplicado ao servidor. Entretanto, o art. 130 da Lei 8.112/90 expresso ao afirmar que essa penalidade de suspenso no poder exceder de 90 (noventa) dias. Sendo assim, perceba que existe uma lei regulamentando a aplicao da penalidade de suspenso, que tambm quem permite ao servidor decidir entre o prazo de 01 (um) a 09 (noventa) dias. Assertiva incorreta.

www.pontodosconcursos.com.br

53

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

II. No s a escolha do ato a ser praticado, como tambm a escolha do melhor momento para pratic-lo, revela hiptese de discricionariedade da administrao. A discricionariedade administrativa se revela sempre que o agente pblico possui liberdade para escolher a opo mais conveniente e oportuna para a coletividade, dentre as vrias alternativas que lhes so apresentadas. Isso pode ocorrer tanto na escolha do ato a ser praticado (convenincia), quanto na escolha no melhor momento para pratic-lo (oportunidade), o que torna a assertiva correta. III. Nas situaes em que o Poder Judicirio anula ato discricionrio, o juiz pode determinar providncia que defina o contedo do novo ato a ser praticado. A professora Maria Sylvia Zanella di Pietro afirma que em relao ao atos discricionrios, o controle judicial possvel, mas ter que respeitar a discricionariedade administrativa nos limites em que ela assegurada Administrao Pblica pela lei. Desse modo, ao anular um ato discricionrio o juiz no poder determinar providncia que defina o contedo do novo ato a ser praticado, pois, se assim agir, estar adentrando no mrito do administrativo, espao reservado pela lei ao administrador pblico, que por excelncia quem possui melhores condies de definir acerca da convenincia e oportunidade do ato. Assertiva incorreta. 05. (Tcnico Judicirio/TRT 5 2008/CESPE) A respeito de atos administrativos, julgue os itens seguintes. I. O Poder Judicirio pode revogar seus prprios atos administrativos e anular os atos administrativos praticados pelo Poder Legislativo. O texto da assertiva est em conformidade com o entendimento da doutrina majoritria e, portanto, deve ser considerado correto. Lembre-se sempre de que o Poder Judicirio no est autorizado a revogar os atos praticados pela Administrao Pblica, mas somente anul-los, quando contrrios lei. O mesmo ocorre em relao aos atos administrativos
www.pontodosconcursos.com.br 54

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

praticados pelo Poder Legislativo, que tambm podero ser anulados quando editados em desconformidade com a lei. Por outro lado, o Poder Judicirio pode revogar os seus prprios atos administrativos, quando no forem mais convenientes e oportunos. Isso acontece, por exemplo, quando o Presidente de um Tribunal de Justia decide revogar uma licena para tratar de assuntos particulares (sem vencimentos) concedida anteriormente a um servidor. Perceba que esta revogao somente possvel porque o ato que concedeu a licena foi editado pelo prprio Poder Judicirio (no exerccio da funo administrativa) e no pela Administrao. II. O ato administrativo de remoo de servidor pblico ocupante de cargo efetivo com o intuito de puni-lo caracteriza desvio de poder. Lembre-se de que a remoo no uma das penalidades previstas no art. 127 da Lei 8.112/90, que apenas se refere advertncia, suspenso, demisso, cassao de aposentadoria ou disponibilidade, destituio de cargo em comisso e destituio de funo comissionada. Ademais, a finalidade especfica da remoo de servidores suprir a carncia de pessoal existente em outros rgos ou entidades. Sendo assim, se a remoo for utilizada com a finalidade especfica de punir um servidor, estar ocorrendo um flagrante desvio de finalidade (espcie de desvio de poder), pois a remoo estar sendo utilizada com uma finalidade diversa daquela prevista em lei. Assertiva correta. III. A administrao tem o nus de provar a legalidade do ato administrativo sempre que ela for questionada judicialmente. Como consequncia do atributo da presuno de legitimidade os atos administrativos so presumivelmente legais, isto , legtimos, editados em conformidade com a lei e com o direito. Desse modo, a Administrao no tem o nus de provar a legalidade do ato (j que nascem presumivelmente legtimos). Pelo contrrio, o nus da prova cabe a quem alega a ilegalidade ou
www.pontodosconcursos.com.br 55

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

ilegitimidade do ato (um particular, por exemplo), o que torna a assertiva incorreta. IV. A aposentadoria de cargo de provimento efetivo, por implemento de idade, um ato administrativo discricionrio. A aposentadoria em cargo de provimento efetivo, por implemento da idade, um ato administrativo vinculado. Isso porque no existe margem de atuao (liberdade de escolha) no momento da edio do ato de aposentadoria. Se o servidor completou 70 (setenta) anos de idade, s existe uma nica conduta a ser adotada: a edio do ato concedendo a aposentadoria. Assertiva incorreta. 06. (Analista Judicirio/TRT 5 2008/CESPE) Julgue os itens que se seguem, acerca dos atos administrativos e do procedimento administrativo disciplinado no mbito da administrao federal. I. dispensvel a motivao para o ato administrativo quando este se destinar apenas a suspender outro ato anteriormente editado. A motivao exige que a Administrao justifique, por escrito, os seus atos, apresentando os fundamentos de fato e de direito, bem como a correlao lgica entre esses fatos ocorridos e o ato praticado, demonstrando a compatibilidade da conduta com a lei. A doutrina majoritria entende que todos os atos administrativos devem ser motivados, inclusive aqueles destinados apenas a suspender outro ato anteriormente editado. So raros os atos administrativos que dispensam a motivao, a exemplo das nomeaes e exoneraes em cargos de confiana (cargos em comisso). Nesse caso, entende a doutrina que o administrador no est obrigado a motivar o ato, pois se trata de cargo de livre nomeao e livre exonerao. Desse modo, a motivao deve ser considerada como regra e a ausncia de motivao, exceo. Assertiva incorreta.

www.pontodosconcursos.com.br

56

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

II. A revogao de ato administrativo por motivo de convenincia e oportunidade deve respeitar os direitos eventualmente adquiridos. O texto da assertiva est em conformidade com o teor da Smula 473 do Supremo Tribunal Federal, que expressa ao afirmar que a revogao de atos administrativos deve respeitar os direitos eventualmente adquiridos, vejamos: A administrao pode anular seus prprios atos, quando eivados de vcios que os tornam ilegais, porque deles no se originam direitos; ou revog-los, por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciao judicial. III. O prazo decadencial para a administrao pblica anular atos administrativos de efeitos patrimoniais contnuos renova-se periodicamente. O artigo 54 da Lei 9.784/99 prev que o direito da Administrao de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favorveis para os destinatrios decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada mf. Por outro lado, o 1 do mesmo artigo estabelece que, no caso de efeitos patrimoniais contnuos, o prazo de decadncia contar-se- da percepo do primeiro pagamento, o que torna a assertiva incorreta. 07. (Oficial de Inteligncia/ABIN 2008/CESPE) Na segunda fase do concurso para provimento de cargo de policial, Flvio matriculou-se no curso de formao, j que tinha sido aprovado nas provas objetivas, no exame psicotcnico e no teste fsico, que compunham a chamada primeira fase. No entanto, a administrao pblica anulou o teste fsico, remarcando nova data para a sua repetio, motivo pelo qual foi anulada a inscrio de Flvio no curso de formao. Acerca dos atos administrativos referentes situao hipottica apresentada, julgue os itens subseqentes.

www.pontodosconcursos.com.br

57

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

I. A anulao do exame fsico est inserida no poder de autotutela da administrao, no sendo imprescindvel que haja contraditrio e ampla defesa, pois o ato em si no trouxe qualquer prejuzo para Flvio - j que ele ir refazer o teste fsico - nem para os demais candidatos. No h dvidas sobre o fato de que a anulao do exame fsico est inserida no poder de autotutela da administrao. Entretanto, a doutrina majoritria tem defendido o entendimento de que imprescindvel a realizao de processo administrativo prvio, atravs do qual sejam assegurados o contraditrio e a ampla defesa quele que ser diretamente prejudicado pela anulao. Esse tambm o entendimento do Supremo Tribunal Federal, manifestado no julgamento do Agravo Regimental 710085//SP, decidido em 03/02/2009:

Perceba que a anulao do ato pode trazer graves prejuzos para Flvio, pois, apesar de ser submetido a novos testes fsicos, no existe a certeza de que ser novamente aprovado. Desse modo, o texto da assertiva deve ser considerado incorreto.
www.pontodosconcursos.com.br 58

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

II. Considerando que a motivao apresentada pela administrao no seja a medida mais adequada para anular o teste fsico de Flvio, o juiz poder aplicar a teoria dos motivos determinantes para anular o ato anulatrio. No julgamento do recurso em mandado de segurana n 19.013/PR, de relatoria da Ministra Laurita Vaz, o Superior Tribunal de Justia decidiu que "ao motivar o ato administrativo, a Administrao ficou vinculada aos motivos ali expostos, para todos os efeitos jurdicos. Tem a aplicao a denominada teoria dos motivos determinantes, que preconiza a vinculao da Administrao aos motivos ou pressupostos que serviram de fundamento ao ato. A motivao que legitima e confere validade ao ato administrativo discricionrio. Expostos os motivos, a validade do ato fica na dependncia da efetiva existncia do motivo. Presente e real o motivo, no poder a Administrao desconstitu-lo a seu capricho. Por outro lado, se inexistente o motivo declarado na formao do ato, o mesmo no tem vitalidade jurdica. No exemplo apresentado na questo, caso fique constatado que a motivao utilizada para a anulao dos testes fsicos no seja a mais adequada, ou que, simplesmente, no tenha qualquer relao com a finalidade da anulao, o juiz poder, sim, anular o ato administrativo que anulou os testes fsicos, mantendo o resultado inicial. Assertiva correta.

www.pontodosconcursos.com.br

59

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

QUESTES PARA FIXAO DO CONTEDO 01. (Analista de Regulao/ANEEL 2010/CESPE - adaptada) Sobre os princpios e conceito de servios pblicos, julgue o item seguinte. I. Aplica-se ao servio pblico o princpio da mutabilidade do regime jurdico, segundo o qual possvel a ocorrncia de mudanas no regime de execuo do servio para adequ-lo ao interesse pblico, que pode sofrer mudanas com o decurso do tempo. 02. (Analista Tcnico-Administrativo/Ministrio da Sade 2010/CESPE) Em relao ao servio pblico, julgue o item subseqente. I. Os servios pblicos podem ser classificados, quanto ao objeto, em exclusivos e no exclusivos do Estado. 03. (Delegado/Polcia Civil PB 2008/CESPE) Em relao ao servio pblico, julgue o item subseqente. I. O dispositivo constitucional que preceitua caber ao poder pblico, na forma da lei, diretamente ou sob o regime de concesso ou permisso, sempre mediante licitao, a prestao de servios pblicos, demonstra que o Brasil adotou uma concepo subjetiva de servio pblico. 04. (ACE/TCU 2007/CESPE) Julgue o item subseqente, relativo aos servios pblicos. I. Os requisitos do servio pblico identificam-se com o contedo dos princpios da permanncia ou continuidade, da generalidade, da eficincia, da modicidade e da cortesia. 05. A respeito dos servios pblicos, julgue os seguintes itens.
www.pontodosconcursos.com.br 60

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

I. Servios pblicos propriamente ditos so os que a Administrao presta diretamente comunidade, devido sua essencialidade, sendo exemplos os de defesa nacional e de polcia. II. Servios de utilidade pblica so os que a Administrao, por reconhecer sua convenincia, presta-os diretamente ou por meio de terceiros, sendo exemplos os de transporte coletivo, energia eltrica e telefone. III. Servios uti universi ou gerais so aqueles prestados para usurios indeterminados, para atender coletividade no seu todo, sendo exemplos os de polcia e de iluminao pblica. Por serem gerais, devem ser custeados pela espcie tributria taxa ou por tarifa (preo pblico). IV. Servios uti singuli, divisveis ou individuais so aqueles que tm usurios determinados e utilizao particular e mensurvel para cada destinatrio, devendo, por isso, ser custeados por meio de impostos. So exemplos os servios de telefone e energia eltrica domiciliares. 06. (Tcnico Judicirio / TRE 2009 / CESPE - ADAPTADA) Quanto ao conceito e aos princpios inerentes ao regime jurdico dos servios pblicos, julgue os itens abaixo: I. O conceito de servio pblico compreende no somente a execuo de determinada atividade, como tambm sua gesto, que deve ser desempenhada pelo Estado por intermdio da atuao exclusiva da administrao centralizada. II. Todo servio pblico tem por finalidade atender a necessidades pblicas, razo pela qual toda atividade de interesse pblico constitui servio pblico. III. Os servios pblicos, em qualquer hiptese, esto sujeitos ao regime jurdico pblico. IV. O princpio da mutabilidade do regime jurdico aplicvel ao servio pblico, motivo pelo qual so autorizadas mudanas no regime de execuo do servio para adaptaes ao interesse pblico, o que implica ausncia

www.pontodosconcursos.com.br

61

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

de direito adquirido quanto manuteno de determinado regime jurdico. V. O princpio da igualdade dos usurios no aplicvel ao servio pblico, na medida em que devem ser considerados, como regra, aspectos de carter pessoal de cada usurio na prestao do servio pblico. 07. (ACE/TCU 2007/CESPE) Julgue os itens subseqentes, relativos aos atos administrativos. I. Os atos praticados pelo Poder Legislativo e pelo Poder Judicirio devem sempre ser atribudos sua funo tpica, razo pela qual tais poderes no praticam atos administrativos. II. So exemplos de atos administrativos relacionados com vida funcional de servidores pblicos a nomeao e exonerao. J os atos praticados pelos concessionrios permissionrios do servio pblico no podem ser alados categoria de atos administrativos. a a e

III. O ato administrativo no surge espontaneamente e por conta prpria. Ele precisa de um executor, o agente pblico competente, que recebe da lei o devido dever-poder para o desempenho de suas funes. 08. (Analista Tcnico-Administrativo / Ministrio da Sade 2010 / CESPE) Com relao aos atos administrativos, aos poderes e ao controle da administrao, julgue os prximos itens. I. Conforme afirma a doutrina prevalente, o ato administrativo ser sempre vinculado com relao competncia e ao motivo do ato. II. Os atos administrativos gozam de presuno iuris et de iure de legitimidade. III. Existe liberdade de opo para a autoridade administrativa quanto ao resultado que a administrao quer alcanar com a prtica do ato.

www.pontodosconcursos.com.br

62

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

IV. Para se chegar ao mrito do ato administrativo, no basta a anlise in abstrato da norma jurdica, preciso o confronto desta com as situaes fticas para se aferir se a prtica do ato enseja dvida sobre qual a melhor deciso possvel. na dvida que compete ao administrador, e somente a ele, escolher a melhor forma de agir. 09. (Inspetor de Controle Externo/TCE RN 2009/CESPE) Com relao teoria dos atos administrativos, julgue os prximos itens. I. Os atos administrativos so presumidamente verdadeiros e conformes ao direito, militando em favor deles uma presuno juris et de jure de legitimidade. Trata-se, assim, de uma presuno absoluta, que no depende de lei expressa, mas que deflui da prpria natureza do ato administrativo, como ato emanado de agente integrante da estrutura do Estado. II. Como requisito do ato administrativo, a competncia , em princpio, intransfervel, s podendo ser objeto de delegao se estiver estribada em lei. III. O que fundamenta a anulao (ou invalidao) do ato administrativo a inconvenincia ou inoportunidade do ato ou da situao gerada por ele. 10. (Procurador/PGE-CE 2008/CESPE - adaptada) Com relao aos atos administrativos, julgue os itens seguintes. I. A revogao do ato administrativo tem efeitos ex tunc. II. Somente a administrao pblica possui competncia para revogar os atos administrativos por ela praticados. III. O ato administrativo discricionrio insuscetvel de exame pelo Poder Judicirio. 11. (Polcia Civil ES / CESPE 2009) Julgue os itens seguintes, acerca da competncia administrativa e de sua avocao e delegao.

www.pontodosconcursos.com.br

63

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

I. A competncia requisito de validade do ato administrativo e se constitui na exigncia de que a autoridade, rgo ou entidade administrativa que pratique o ato tenha recebido da lei a atribuio necessria para pratic-lo. II. Na delegao de competncia, a titularidade da atribuio administrativa transferida para o delegatrio que prestar o servio. III. Para que haja a avocao no necessria a presena de motivo relevante e justificativa prvia, pois esta decorre da relao de hierarquia existente na administrao pblica. 12. (Procurador/AGU 2010/CESPE) Julgue os seguintes itens, acerca do ato administrativo. I. A anulao ou revogao de ato administrativo que beneficie o interessado, nos processos que tramitem no TCU, deve respeitar o contraditrio e a ampla defesa, o que se aplica, por exemplo, apreciao da legalidade do ato de concesso inicial de aposentadoria, reforma e penso. II. Os atos do processo administrativo dependem de forma determinada apenas quando a lei expressamente a exigir. III. Se um parecer obrigatrio e vinculante deixar de ser emitido no prazo fixado, o processo pode ter prosseguimento e ser decidido com sua dispensa, sem prejuzo da responsabilidade de quem se omitiu no atendimento. IV. Interposto recurso administrativo, a autoridade julgadora federal, que no pode ter recebido essa competncia por delegao, pode, desde que o faa de forma necessariamente fundamentada, agravar a situao do recorrente. 13. (Advogado/ CETURB 2010/CESPE) Julgue os itens subseqentes, a respeito dos poderes da administrao pblica.

www.pontodosconcursos.com.br

64

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

I. Segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), a aposentadoria seria exemplo de ato composto mesmo nos casos em que o tribunal de contas, no exerccio do controle externo constitucionalmente previsto, aprecia a legalidade da prpria concesso. II. Atos praticados pela administrao valendo-se de suas prerrogativas e regidos por normas de direito pblico so exemplos de atos administrativos, no podendo ser classificados, portanto, como atos da administrao. 14. (Administrao/MCT- FINEP 2009/CESPE - adaptada) Acerca da administrao pblica direta e indireta, julgue os itens abaixo: I. Veda-se a prtica de nepotismo em todas as esferas da administrao pblica, federal, estadual e municipal, razo pela qual um governador no pode nomear o seu irmo para o cargo de secretrio estadual de transporte. II. A administrao pode anular os prprios atos, quando eivados de vcios que os tornem ilegais, porque deles no se originam direitos, ou revog-los, por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos. A anulao ou a revogao do ato pela administrao impede a apreciao judicial da situao por falta de interesse do administrado. III. Cabe ao Poder Judicirio verificar a regularidade dos atos normativos e de administrao do poder pblico em relao s causas, aos motivos e finalidade que os ensejam. 15. (Analista de Atividades/IBRAM 2009/CESPE) A Lei n. 4.717/1965, ao regular a ao popular, estabelece, em seu art. 2., as hipteses de nulidade de atos lesivos ao patrimnio das entidades definidas em seu art. 1.. A doutrina administrativista majoritria utiliza aquele dispositivo como norteador da definio dos elementos dos atos administrativos e das situaes de invalidade. A respeito dos atos administrativos, invalidade e controle, julgue os prximos itens.
www.pontodosconcursos.com.br 65

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

I. Consoante disposto na Lei n. 9.784/1999, que regula o processo administrativo, a administrao tem o dever de anular os atos administrativos eivados de vcio de legalidade, no exerccio de sua autotutela, podendo convalidar aqueles que apresentem defeitos sanveis, desde que no acarretem leso ao interesse pblico e nem prejuzo a terceiros. II. Conforme entendimento do Superior Tribunal de Justia (STJ), o controle jurisdicional a respeito do ato administrativo que impe sano disciplinar restringe-se aos seus aspectos meramente formais. 16. (Assessor Jurdico/FURNAS 2009/FUNRIO) O fato jurdico pode ser o acontecimento em virtude do qual iniciase, modifica-se ou extingue-se a relao jurdica. O conceito de ato jurdico e posteriormente, foi constatado ser o ato administrativo um ato jurdico qualificado pelo interesse pblico nele presente, desta forma podemos afirmar que, A) fato administrativo traz em seu cerne uma atividade material, atividade pblica material, com contedo jurdico. O interesse jurdico do fato administrativo provem do ato jurdico, notadamente, s consequncias jurdicas do ato administrativo que dele possam surgir, tanto para Administrao, quanto para os seus administrados. Consiste em atividade prtica de execuo de um ato administrativo, como o calamento de ruas e interdio de um estabelecimento. B) a Administrao Pblica no pode praticar atos ou celebrar contratos em regime de Direito Privado (Civil ou Comercial), no desempenho normal de suas atividades, pois em tais casos ela se nivela ao particular, abrindo mo de sua supremacia de poder, desnecessria para aquele negcio jurdico. C) nenhum ato pode ser realizado validamente sem que o agente disponha de poder legal para pratic-lo. Entende-se pr finalidade administrativa, o poder atribudo ao agente da Administrao para o desempenho especfico de suas funes, que resulta da lei e pr ela delimitada. Todo ato emanado de agente ilegtimo invlido, apenas quanto finalidade, passvel de convalidao os outros requisitos do ato. D) o objeto requisito vinculado e imprescindvel perfeio do ato administrativo, uma vez que no dado Administrao Pblica a
www.pontodosconcursos.com.br 66

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

livre manifestao de sua vontade, observando-se os bens envolvidos em suas emanaes. Podemos consignar que se inexistente o objeto administrativo, admite o ato administrativo secreto, semelhante ao praticado no Senado Federal. E) emanados de agentes investidos de parcela do Poder inerente a Administrao Pblica, os atos administrativos so revestidos de atributos, que os diferenciam dos atos praticados pelos particulares, tais como presuno de legitimidade, imperatividade e auto-executoriedade. O exame do ato administrativo revela nitidamente a existncia da competncia, finalidade, forma, motivo e objeto como requisitos necessrios sua perfeio. 17. (Administrador/FUNAI 2009/FUNRIO) O ato administrativo, unilateral e vinculado, pelo qual a Administrao Pblica reconhece a legalidade de um ato jurdico, definido como A) parecer. B) visto. C) comprovao. D) homologao. E) permisso. 18. (Promotor de Justia substituto/MPE ES 2010/CESPE) Assinale a opo correta com referncia teoria dos atos administrativos. A) Como faculdade de que dispe a administrao para extinguir os atos que considera inconvenientes e inoportunos, a revogao pode atingir tanto os atos discricionrios como os vinculados. B) Ato administrativo simples o que emana da vontade de um s rgo administrativo, sendo o rgo singular, no colegiado. C) Todos os atos administrativos dispem da caracterstica da autoexecutoriedade, isto , o ato, to logo praticado, pode ser imediatamente executado, sem necessidade de interveno do Poder Judicirio. D) A perfeio do ato administrativo diz respeito conformidade do ato com a lei ou com outro ato de grau mais elevado, e, nesse sentido, ato imperfeito o ato praticado em dissonncia com as normas que o regem.
www.pontodosconcursos.com.br 67

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

E) Pela converso, a administrao converte um ato invlido em ato de outra categoria, com efeitos retroativos data do ato original. 19. (Contador/AGU 2010/CESPE) A respeito do direito administrativo, julgue os itens seguintes. I. O ato discricionrio permite liberdade de atuao administrativa, a qual deve restringir-se, porm, aos limites previstos em lei. II. O ato administrativo, uma vez publicado, ter vigncia e dever ser cumprido, ainda que esteja eivado de vcios. III. facultado ao Poder Judicirio, ao exercer o controle de mrito de um ato administrativo, revogar ato praticado pelo Poder Executivo. 20. (Procurador Federal/AGU 2010/CESPE) seguintes itens, acerca do ato administrativo. Julgue os

I. O ato de delegao no retira a atribuio da autoridade delegante, que continua competente cumulativamente com a autoridade delegada para o exerccio da funo. II. A anulao ou revogao de ato administrativo que beneficie o interessado, nos processos que tramitem no TCU, deve respeitar o contraditrio e a ampla defesa, o que se aplica, por exemplo, apreciao da legalidade do ato de concesso inicial de aposentadoria, reforma e penso. III. O ato administrativo pode ser invlido e, ainda assim, eficaz, quando, apesar de no se achar conformado s exigncias normativas, produzir os efeitos que lhe seriam inerentes, mas no possvel que o ato administrativo seja, ao mesmo tempo, perfeito, invlido e eficaz. 21. (Tcnico Judicirio/TRE BA 2010/CESPE) Julgue os itens a seguir, relativos aos atos e poderes administrativos. I. Entre as espcies de atos administrativos, os atestados so classificados como enunciativos, porque seu contedo expressa a existncia de certo fato jurdico. II. A autoexecutoriedade administrativos. um atributo de todos os atos
68

www.pontodosconcursos.com.br

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

GABARITO
1) I.C 6) I.F II.F III.F IV.C V.F 11) I.C II.F III.F 16) E 21) I.C II.F 2) I.F 7) I.F II.F III.C 12) I.F II.C III.F IV.C 17) D 3) I.F 8) I.F II.F III.F IV.C 13) I.F II.F 18) E 4) I.C 9) I.F II.C III.F 14) I.F II.F III.C 19) I.C II.C III.F 5) I.C II.C III.F IV.F 10) I.F II.C III.F 15) I.C II.F 20) I.C II.F III.F

www.pontodosconcursos.com.br

69

Ponto dos Concursos Curso preparatrio para o INSS Direito Administrativo - Prof. Fabiano Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

www.pontodosconcursos.com.br

70

Anda mungkin juga menyukai