Anda di halaman 1dari 11

REVISTA JURDICA da UniFil, Ano II - n 2

164

ESTADO PUNITIVO: O CAMINHO MAIS CURTO PARA O PIOR


Cezar Bueno de Lima*

RESUMO Trilhando o caminho clssico da funo punitiva, o Estado, mediante forte apoio da mdia, vem recrudescendo sua ao penal na tentativa de enfrentar a ocorrncia do crime, fenmeno que assusta e apavora quem vive nos grandes centros urbanos. Cresce a sensao de que, nesta esfera de administrao dos conflitos sociais, tanto o aparelho de Estado quanto os tericos da criminologia oficial tm colecionado o fracasso como resultado. Aumenta a convico social sobre a incerteza e a ineficcia da poltica oficial punitiva na busca de soluo e controle do crime. Esse tipo de reao estatal no oferece recompensa s vtimas do crime, permite que os presos sejam violentados e no impede que a desconfiana e o medo cheguem a tal ponto de a sociedade j no saber mais o que fazer. Palavras-Chave: Estado punitivo; direito penal; priso; descriminalizao; abolicionismo penal. ABSTRACT Following the classical way of the punishing function, the State, through strong media support, has been recrudescing its penal action in the attempt to face crime occurrence, a phenomenon that frightens and terrifies those who live in big urban centers. There is an increasing feeling that in this scope of social conflicts administration, not only the State apparatus but also the official criminology theorists have failed. It also increases the social conviction about the uncertainty and inefficacy of the official punishing policy in search of solutions and crime control. This kind of State reaction does not reward crime victims. It allows prisoners to be harassed and does not hinder distrust and fear to reach such a point that the society feels unable to do something about it. Key words: Punishment state; penal law; prison; decriminalization; penal abolitionism.
* Professor de Sociologia geral e jurdica do curso de Direito da UniFil. Professor de sociologia geral e jurdica do curso de Direito da PUC - Campus Londrina. Doutorando em Cincias Sociais pela PUC/SP.

Artigo

REVISTA JURDICA da UniFil, Ano II - n 2

165

SUMRIO: 1 Introduo. 2 O Estado Punitivo e seus Desdobramentos. 2.1 Vingar ou resolver os crimes ditos praticados? Duas sadas possveis. 2.2 Impor outra lgica e revolver os problemas em outro lugar. 3 Consideraes Finais.Referncias. 1 Introduo No mundo antigo a existncia da lei penal tinha por objetivo punir os escravos. Havia o consenso geral de que a pessoa livre poderia perder sua vida, mas no sua liberdade. Com a emergncia do racionalismo ocidental e a vitria da dupla revoluo europia do XIX, a sociedade foi marcada pela diviso de classes e a esperana burguesa na mo punitiva do Estado. Este, em nome da preveno geral, deveria impor o castigo generalizado1 . No sculo seguinte, os crimes estatais ofereceram espetculos criminais consumados por duas guerras mundiais. No mundo atual, o aparelho estatal punitivo continua prometendo alcanar todos os violadores da lei, mas, devido uma srie de motivos, restringe sua ao caa dos miserreis cuja violao da lei penal , em larga medida, explicada em funo dessa desvantagem. O processo de racionalizao da justia penal moderna teve por efeito institucionalizar o conceito de culpabilidade formalmente legalizado, centrado no ato, e no na pessoa do infrator, e na defesa da punio proporcional ao dano infligido vitima2 . O objetivo da punio foi e continua sendo retirar do infrator o que lhe custa mais caro: sua liberdade. Desde sua formulao legal abstrata, o direito penal punitivo constitui uma das reas mais refratrias mudana no mundo social e jurdico3 . A necessidade da punio permanece constituindo um dogma no seio do pensamento penal e criminolgico contemporneo. Propostas que visam reformar e aperfeioar o sistema penal tambm esbarram em limites estruturais, uma vez que deixam praticamente intocveis uma reflexo mais profunda acerca da punio como resposta s aes criminais.
1 PASSETTI, E. Sociedade de controle e abolio da punio. In: Violncia e Mal-Estar Na Sociedade. So Paulo em Perspectiva, v. 13, n. 3, jul/set/1999, p. 61. 2 PAIXO, A. L. Recuperar ou punir? Como o Estado trata o criminoso, p. 19. 3 BECCARIA, C. Dos delitos e das penas, p. 62. Na rea do direito penal e da criminologia oficial nenhuma novidade, desde Beccaria, tem surgido sobre a finalidade da punio. O aspecto dissuasivo permanece sendo a mola para justificar a punio. Um estudo clssico feito por Beccaria acerca da finalidade da pena afirmava o seguinte: a finalidade das penas no atormentar, afligir um ser sensvel, nem desfazer um delito j cometido. A verdadeira finalidade das penas, comenta o autor, impedir que o ru cause novos danos aos seus concidados e dissuadir os outros de fazer o mesmo. Em poucas palavras, o objetivo da pena a preveno geral contra a ocorrncia de crimes.

Artigo

REVISTA JURDICA da UniFil, Ano II - n 2

166

Uma crtica dirigida ao pensamento criminolgico contemporneo deveria formular a seguinte questo: por que uma reao punitiva seria mais adequada do que respostas no punitivas para resolver os conflitos sociais? O que justificaria este desejo obsessivo de punir sempre mais e com maior rigor? 2 O Estado Punitivo e seus desdobramentos A sociedade, apesar da expanso do aparelho estatal punitivo, tem convivido com a exploso da litigiosidade individual e coletiva em: a) reas de excluso em que predominam pouca tolerncia penal com os crimes de menor gravidade (furtos); b) devido ao maior grau de tolerncia social com a delinqncia juvenil em franca expanso; c) em razo da existncia de reas urbanas (pedaos de cidade) imunes aplicao da lei4 . Uma das razes do crescimento da litigiosidade no mundo atual decorre da diminuio do Estado social e do aumento do Estado penal5 . Basta olhar para o perfil criminal dos encarcerados em pases como os EUA onde as prises esto repletas de pequenos delinqentes e toxicmanos. Contrariando o discurso poltico e miditico dominante, as prises nos EUA e em outros lugares acolhem no criminosos perigosos e violentos, mas vulgares condenados pelo direito comum por negcios com drogas, furto, roubo ou simples atentados ordem pblica. Em 1998, afirma Wacquant, a quantidade de condenados por contenciosos no-violentos reclusos rompeu sozinha a cifra simblica do milho. Menos da metade tinha emprego em tempo integral no momento de ser posta atrs das grades6 .

4 ADORNO, S. Violncia e civilizao. In: SANTOS, J. V. T. dos; GUGLIANO, A. A. (Orgs.). Sociedade Brasileira de Sociologia: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA. PELOTAS: EDUCAT.11. 1999. Universidade Catlica de Pelotas. Anais. p. 92. 5 WACQUANT, L. As prises da misria. 2001. 6 Id. Ibid., p. 83.

Artigo

REVISTA JURDICA da UniFil, Ano II - n 2

167

A expanso da poltica de criminalizao em pases como os EUA pretendeu impor s classes pobres daquele pas o dever do trabalho precrio e sub-remunerado, como se fosse uma obrigao cvica servir o exrcito. A priso, imaginam as autoridades policias norte-americanas, deveria funcionar como uma instituio pedaggica, visando preparar os encarcerados para o mercado de trabalho desqualificado e mal pago. Alm das funes j descritas, o sistema prisional cumpre outro papel: atua como um poderoso instrumento regulador de acesso dos segmentos inferiores no mercado de trabalho e produz um duplo efeito: comprime artificialmente o nvel de emprego ao subtrair fora milhes de homens da populao em busca de um emprego e provoca, na seqncia, um aumento de emprego no setor de bens e servios carcerrios7 . Postos de trabalho precrios e sub-remunerados se multiplicam devido privatizao das punies. Se os novos fundamentos que justificam a necessidade da punio e do aumento das prises no produzem efeitos esperados (conteno do crime), por que no buscar outras formas, priorizando solues no punitivas para resolver o problema? Por que, depois de quase dois sculos de existncia, o aparelho punitivo prisional, custoso, ineficiente, fomentador da escola do crime e indutor da reincidncia, pois converte o infrator ocasional em delinqente permanente, no pra de crescer? Um dos objetivos explcitos das instituies prisionais o exerccio de punir. A ineficcia dos princpios da ideologia penal punitiva que prev correo, trabalho e educao provm do prprio reconhecimento emprico de que a priso no reduz a criminalidade, provoca reincidncia, converte-se numa fbrica de delinqentes, favorece a organizao de criminosos e no corrige8 . Nesse sentido, o discurso da punio produz um efeito mais ideolgico do que a preocupao efetiva de combate e controle da criminalidade cotidiana. A crise instada e oficialmente admitida pelo prprio sistema leva o poder poltico institucional a aceitar o fato de que a reao punitiva estatal deve apenas apoiar-se na idia de retribuio e preveno especial9 . J se admite que a pena no tem outra funo a no ser expressar uma manifestao simblica e justificar a continuidade do poder estatal de vingana. A crena na reao punitiva oficial constitui uma mera fantasia na medida em que a ao efetiva do poder punitivo estatal limita-se a identificar e resolver apenas um pequeno nmero de aes criminalizveis que ocorre cotidianamente.
7 WACQUANT, Op. Cit., p. 97. 8 SANTOS, J. C. dos. A criminologia radical. 1981, p. 5. 9 KARAN, Utopia Transformadora e Abolio do Sistema Penal. In: PASSETI, E.; SILVA, R. B da S. (Orgs.). Conversaes abolicionistas:Uma Crtica Do Sistema Penal e Da Sociedade Punitiva. So Paulo: IBCCrim, 1997.

Artigo

REVISTA JURDICA da UniFil, Ano II - n 2

168

O Estado penal, afirma Karan (1997), no tem condies e nem o propsito de punir todos os eventos criminais que ocorrem na sociedade. A interveno do aparato oficial de represso e controle foca sua ao a um grupo previamente definido de indivduos socialmente descartveis, vinculados prtica de roubo, estupro, seqestro, estelionato e certos tipos de homicdios. A ao punitiva estatal alcana esse pequeno grupo de violadores da lei com o propsito de impor-lhe uma carga de sofrimento pessoal10 . Ao atuar dessa maneira, o aparato oficial punitivo oferece aparentemente proteo, segurana e tranqilidade sociedade. A opinio pblica, perplexa, acuada, amedrontada e cotidianamente bombardeada pelo sensacionalismo da mdia, que em muitos casos fabrica e constri a imagem de uma realidade sombria e sem lei, oferece o combustvel de que precisa a burocracia oficial de controle para manter e fortalecer polticas criminais ultra-repressivas com o propsito de realizar o desejo irracional do castigo individualizado. A forma mais profunda de manifestao da reao punitiva estatal diz respeito privao da liberdade do agente que exerceu delito penal. A produo de discursos moralizantes e polarizadores serve para separar os bons dos monstros e justificar a urgncia da aplicao da pena, visando afastar o delinqente infrator do convvio social. Esta atitude simples, aparente e ilusria de resolver os problemas pretende oferecer aos indivduos bons, corretos e virtuosos, que escapam do processo de condenao, a sensao de inocncia coletiva. Em termos de interveno prtica, afirma Karan que a eficcia do sistema penal reside na excepicionalidade de sua atuao. Afinal, quem poderia dizer que nunca cometeu um pequeno furto, um atestado de mdico falso, a compra de um produto de origem duvidosa [...] um jeitinho para pagar menos imposto de renda, uma propina para o guarda11 , dirigiu embriagado, falsificou assinatura, adulterou remdios em laboratrio, combustveis nos postos de gasolina, fomentou a indstria da pirataria, etc. Imagine se todos esses fatos fossem, efetivamente, alcanados pelo brao repressor do Estado, como prescreve o direito penal. O resultado lgico, porm, absurdo, seria a punio generalizada. A sociedade inteira transformar-se-ia num vasto presdio12 .

10 KARAN, Op. Cit., p. 71. 11 Id., p. 72 12 A sociedade atual, afirma BOFF (1996 p. 99), gosta de dramatizar a violncia. Jornais, rdio, TV etc, apresentam os nmeros da perversidade dos crimes e o nmero de vtimas feitas com o propsito de converter a violncia como o mais urgente problema nacional. Na verdade, continua o autor, morre mais gente em acidentes de trfego (30 mil/ano), em conseqncia da fome e das doenas da fome em decorrente da ordem que os beneficia.

Artigo

REVISTA JURDICA da UniFil, Ano II - n 2

169

A atuao seletiva do aparelho oficial punitivo constitui uma premissa do prprio sistema. Este, no poderia ser funcional se pretendesse alcanar realmente todas as condutas criminalizveis13 . Ao atuar na realidade, sabendo que somente alguns casos podero ser resolvidos, e procurando, na seqncia, qualific-los como sendo os nicos que efetivamente merecem uma resposta punitiva exemplar, o que pretende o Estado? Identificar no a realidade do crime, mas um pequeno grupo de delinqentes habituais, oferecendo-os mdia e, portanto, sociedade como bodes expiatrios. Com isso, o aparato oficial de controle, aliado capa protetora dos meios de comunicao de massa, cumpre uma preciosa tarefa: personificar a figura do mau, do inimigo, do perigoso, do delinqente incurvel. Isso no resolve o problema, no contm a escalada do crime, no intimida os violadores da lei, no tranqiliza a populao, mas serve para justificar a expanso urgente de gastos estatais com segurana, contratao de pessoal, construo de presdios e fomentar a indstria do crime. O que fazer? 2.1 Vingar ou resolver os crimes ditos praticados? Duas sadas possveis O desenvolvimento de estudos sociolgicos e criminolgicos, a partir dos anos 40 do ltimo sculo, mostrou a realidade da priso e do tratamento penitencirio que convive com altas taxas de reincidncia alm de fazer surgir, como em todas as instituies fechadas, uma varivel subcultural especfica, denominada de populao carcerria14 . No interior da priso co-habitam dois sistemas de vida: o oficial, representado pelas normas legais que disciplinam o cotidiano no crcere, e o no-oficial que realmente rege a vida dos internos e as relaes entre eles. Na fase de internamento, escreve Cervine que a personalidade do detento adquire seqelas psquicas irreversveis ao ser levado a adaptar-se a uma nova forma de vida, uma nova linguagem, novas relaes de amizade, novos hbitos de comer, vestir e dormir, produzindo fraturas irreversveis na vida do interno.

13 BARROS, J. M. de A. In: Educao e Sociedade: mudana ou transformao? (20). So Paulo: Cortez. CEDES, Jan./abr./1985. De acordo com o autor, o campo da violncia no pas muito maior que o crime. Insere-se nas relaes sociais mais simples: marido que reprime a mulher, o chefe que sufoca o subordinado passando pelas relaes mais complexas de explorao econmica, poluio ambiental etc. Porm, a violncia e o crime no Brasil reduzem-se combinao de duas tendncias determinantes: primeiro, reduz-se a violncia ao crime violento; segundo, amplia-se o conceito de crime s relaes sociais dos grupos que habitam as periferias. 14 CERVINE, 1999.

Artigo

REVISTA JURDICA da UniFil, Ano II - n 2

170

O fenmeno da estigmatizao penal cria entraves intransponveis rumo a uma vida normal. A priso, avalia Cervine, produz o isolamento do encarcerado e pune simultaneamente o interno, sua mulher e seus filhos que ficam sem o sustento durante o perodo de recluso. O fenmeno da transferncia da pena provoca a deteriorao da famlia e da imagem familiar no grupo social15 . Diante do quadro exposto, movimentos poltico-tericos, vinculados descriminalizao e ao abolicionismo penal, advogam, ao contrrio do modelo punitivo penal vigente, o fim do castigo e da diabolizao penal do outro em favor da utilizao de mecanismos no punitivos como forma de resolver os conflitos sociais. Os defensores do abolicionismo penal procuram convencer sobre a necessidade de superao da justia penal punitiva, atuando em duas frentes: uma institucional, outra, acadmica. Afirmam, no primeiro caso, que a justia criminal pode ser superada pela humanidade tal como ocorreu com o escravismo, com o racismo e outras formas de discriminao social. Em segundo lugar, o abolicionismo penal procura questionar o pensamento unilateral dos tericos da criminologia positivista que, atravs de elucubraes tericas, procuram convencer os estudantes de que a justia criminal punitiva a melhor resposta para a ocorrncia do crime e para sua preveno no interior da vida social, sem questionar o prprio conceito ontolgico de crime. Algumas objees levantadas contra a vigncia e a legitimidade do Estado penal punitivo referem-se admisso oficial e espontnea da realidade do crime como um fenmeno natural; evidncia emprica de que a mquina de controle penal atua seletivamente e; ao fato do sistema penal desqualificar a voz e o interesse da vtima na soluo do problema16 . Situaes definidas legalmente como crimes no possuem nenhuma qualidade inerente que os torne crimes e que nos permita distingui-los de outros eventos proibidos, dolorosos ou ameaadores17 . No obstante, o sistema criminal est autorizado a empreender uma ao contra tais eventos criminais. A organizao cultural do sistema de justia criminal individualizante, isola pessoas para atribuir-lhes responsabilidades pessoais. Foca o criminoso e no a situao.

15 Id. Ibid., p. 44. 16 CELIS, J. B. de; HULSMAN, L. Penas perdidas: o sistema penal em questo. Rio de Janeiro: Luam, 1993. 17 HULSMAN, apud, SCHEERER , 1997, p. 221.

Artigo

REVISTA JURDICA da UniFil, Ano II - n 2

171

O sistema de justia criminal pode ser considerado o nico em que seus clientes potenciais no tm voz, e tampouco sentem necessidade de seus servios18 . As vtimas no querem comprar seus algozes. Buscam proteo e reparao. A realidade e os estudos mostram que tais produtos no podem ser vendidos pela justia criminal. O sistema de justia penal jamais ser capaz de alcanar a maioria das infraes cometidas e, tampouco, oferecer uma resposta adequada aos crimes alcanados no sentido de repor vtima e infrator em uma situao realmente produzida pelo ilcito penal. Os adeptos do abolicionismo penal afirmam que a atuao da vtima decisiva na soluo dos problemas infracionais. Ao invs de conceb-la com desprezo na conduo do processo que apura o crime, como faz a mquina penal oficial, deve-se oferecer vtima voz e vez (na) relao principal que define [...] as situaes conflituosas19 . O ressentimento justificvel da vtima no pode, como deseja a Estado punitivo, ser compensado pela vingana pblica e dissimulada contra o preso. O abolicionismo penal pe em xeque os fundamentos que balizam o direito penal e a poltica criminal atual e sugere a necessidade de abrir espaos para o surgimento de outras respostas ao crime. Os abolicionistas defendem a ampliao do enfoque criminolgico atual centrado no ato e no autor do ato; ressaltam a importncia de focar as situaes conflituosas no lugar onde ocorrem o desvio e a criminalidade e produzir, a partir da, aes e reaes para a soluo do problema. Como transformar na prtica o atual modelo de atuao do Estado penal? 2.2 Impor outra lgica e revolver os problemas em outro lugar Propostas em defesa de um amplo processo de descriminalizao20 admitem que muitos atos infracionais so praticados por delinqentes ocasionais que no requerem recluso nem tratamento. Pessoas portadoras de doenas mentais, alcolatras, farmacodependentes no devem responder por seus atos no mbito penal. Isso pode ser melhor resolvido mediante a adoo de polticas de:

18 Id., p. 223. 19 CARVALHO, P. A. de. O Sentido Utpico Do Abolicionismo Penal. In: PASSETI, E.; SILVA, R. B da S. (Orgs.). Conversaes abolicionistas: Uma Crtica Do Sistema Penal e Da Sociedade Punitiva. So Paulo: IBCCrim, 1997. p. 49. 20 CERVINE, 1999, p. 69-76.

Artigo

REVISTA JURDICA da UniFil, Ano II - n 2

172

a) desistitucionalizao cujo impacto imediato fazer o sistema funcionar com um numero mnimo de internos, substituindo ao mximo as penas privativas de liberdade; b) despenalizao criminal, visando diminuir e atenuar a pena de um delito sem descriminaliz-lo, mantendo seu carter de ilcito penal; c) diversificao da pena, suspendendo os procedimentos criminais e oferecendo s partes diretamente envolvidas em conflito (vizinhos, delinqente e vtima, conflitos ambientais etc) a possibilidade de soluo do problema. Torna-se igualmente urgente a criao de redes sociais externas ao direito penal21 como meio de valorizar a mediao comunitria na reconciliao entre delinqente e vitima em casos de delitos de roubo, vandalismo, arrombamento, entre outros. Trata-se, portanto, de pr em ao uma poltica de descentralizao do poder estatal, caro e ineficiente, e fortalecer as unidades sociais autnomas, trabalhando na base. 3 Consideraes Finais A melhor soluo para resolver inmeros conflitos, que hoje se encontram circunscritos pelo direito penal, abolir a noo de crime e retirar o conceito jurdico de ato punvel para reencontrar o acontecimento e a situao realmente vividos22 . Isso exige operar uma completa renovao de todo o discurso em torno do chamado fenmeno criminal e da reao social que ele suscita. Impor outra lgica com o intuito de descriminalizar comportamentos, tais como o homossexualismo e prostituio que vo, conforme a legislao do pas, desde a proibio sob ameaa penal, liberdade total ou controle administrativo. Atos como a embriaguez apenas indiretamente interessa lei ocidental no caso de dirigir embriagado. O mesmo ocorre com a proibio do trfico, exceto o consumo pessoal. J tempo de abolir os conceitos de crime, de delitos e convert-los em situaes problemticas cuja soluo deve envolver as pessoas diretamente afetadas. Aqui reside uma soluo humana distante do estilo punitivo atual dominado pelo pensamento jurdico estatal, distante da realidade devido sua rigidez formal, sua estrutura burocrtica e seu discurso preso idia de gravidade.
21 CERVINE, 1999, p. 77. 22 CELIS, J. B. de; HULSMAN, L. Penas perdidas: o sistema penal em questo. Rio de Janeiro: Luam, 1993. p. 95.

Artigo

REVISTA JURDICA da UniFil, Ano II - n 2

173

Retirar do Estado e devolver s pessoas envolvidas nos conflitos o domnio sobre a noo de gravidade, inteno de fazer mal, culpabilidade, etc, exige abolir a vigncia de leis uniformes que deveriam ser automaticamente aplicveis e convert-las em situaes-problema ajustando-se variabilidade dos fatos. A excluso da lei penal, de carter universalista e hierarquizado, possibilita reconhecer outras formas de acordo e de aceitao mtua das diferenas. As pessoas que sustentam a inevitabilidade da existncia do direito penal, argumentando que a hiptese da abolio das penas resultaria no aumento dos atos violentos, devem provar seus argumentos em dois sentidos: que o sistema penal protege eficazmente contra essa espcie de risco; que o sistema penal seja o nico mecanismo capaz de garantir tal proteo23 . At o momento nenhuma dessas duas proposies foram cientificamente demonstradas. O discurso oficial que justifica o Estado penal, como meio de sobrevivncia das pessoas, jamais funciona de acordo com os princpios que pretendem legitim-lo.

REFERNCIAS
ADORNO, S. Violncia e civilizao. In: SANTOS, J. V. T. dos; GUGLIANO, A. A. (Orgs.). Sociedade Brasileira de Sociologia: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA. PELOTAS: EDUCAT.11. 1999. Universidade Catlica de Pelotas. Anais, p. 77-106. BARROS, J. M. de A.. In: Educao e Sociedade: mudana ou transformao? (20). So Paulo: Cortez, CEDES, Jan./abr./1985. BECCARIA, C. Dos delitos e das penas. So Paulo: Martins Fontes. 1998. CARVALHO, P. A. de. O Sentido Utpico Do Abolicionismo Penal. In: PASSETI, E.; SILVA, R. B da S. (Orgs.). Conversaes abolicionistas: Uma Crtica Do Sistema Penal e Da Sociedade Punitiva. So Paulo: IBCCrim. 1997. CELIS, J. B. de; HULSMAN, L. Penas perdidas: o sistema penal em questo. Rio de Janeiro: Luam. 1993. HULSMAN, L. Temas e Conceitos Numa abordagem Da Justia Criminal. In: PASSETI, E.; SILVA, R. B da S. (Orgs.). Conversaes abolicionistas:Uma Crtica Do Sistema Penal e Da Sociedade Punitiva. So Paulo: IBCCrim. 1997.

23 Id. Ibid., p. 107.

Artigo

REVISTA JURDICA da UniFil, Ano II - n 2

174

KARAN, M. L. Utopia Transformadora e Abolio do Sistema Penal. In: PASSETI, E.; SILVA, R. B da S. (Orgs.). Conversaes abolicionistas:Uma Crtica Do Sistema Penal e da Sociedade Punitiva. So Paulo: IBCCrim. 1997. PAIXO, A. L. Recuperar ou punir?: como o Estado trata o criminoso. 2. ed. So Paulo: Cortez. 1991. PASSETTI, E. Sociedade de controle e abolio da punio. In: Violncia e MalEstar Na Sociedade. So Paulo. So Paulo em Perspectiva, v.13, n.3, jul/set/ 1999. SANTOS, J. C. dos. A criminologia radical. Rio de Janeiro: Forense. 1981. SCHEERER, S. Um Desafio Para o Abolicionismo. In: PASSETI, E.; SILVA, R. B da S. (Orgs.). Conversaes abolicionistas:Uma Crtica Do Sistema Penal e Da Sociedade Punitiva. So Paulo: IBCCrim. 1997. WACQUANT, L. As prises da misria. Zahar. 2001.

Artigo

Anda mungkin juga menyukai